Conclusão da Viagem – Quantas milhas gastei e como emiti minhas passagens

Diversos 50

Por Fábio Vilela

Enfim, mais um Trip Report chegou ao fim e agora vou discriminar para vocês como foram feitas as emisões das minhas passagens. O meu roteiro todo foi assim: (Para saber como fazer este mapa leia este post)

map-8

Vamos então desmembrar os trechos:

São Paulo – Paris – Copenhagen – 65.000 milhas no Smiles / Classe executiva da Air France no B777 com os novos assentos e no A320.

Eu havia transferido 100 mil em Outubro do programa do Bradesco que iriam vencer e ganhei 30% de bônus então o custo saiu por 50.000.

map

Copenhagen – Istambul – Dhaka – 30.000 milhas Miles&Smiles (programa de fidelidade da Turkish Airlines) / Classe Executiva da Turkish no A321 e depois no A330.

Eu tinha apenas 25.000 milhas então comprei as outras 5.000 direto do site da TK por 100 EUR.

map-2

Dhaka – Abu Dhabi – London – 40.000 milhas AAdvantage / Primeira Classe da Etihad no B777 e depois no First Class Apartment A380.

Como o programa da American cobra 40.000 milhas entre Oriente Médio ou Sub-continentente Indiano para Europa, eu quis otimizar o máximo este gasto. Foi por isto que fui pra Dhaka em Bangladesh. Assim pude  voar em 2 aviões da Etihad na Primeira Classe no mesmo resgate sem pagar nada extra por isto.

map-3

London – Abu Dhabi – Johannesburgo – 70.000 milhas topbonus (Programa de Fidelidade da airberlin) / Classe Executiva da Etihad no A380 e depois no A330.

Ano passado a airberlin fez uma promoção imperdível onde estava vendendo 70.000 milhas por U$490 e acabei achando um ótimo resgate para elas.

map-4

Johannesburgo – Dar es Salam – Johannesburgo –  42.000 milhas Miles + Bonus (Programa de Fidelidade da Aegean Airlines) / Ida e Volta na Classe Executiva da South African Airways no B737 e depois no A319.

Uma grande vantagem do programa da Aegean é que você pode combinar saldo de diversas contas em uma conta só chamada de Together Account, o que facilita na hora do resgate. Isto é ótimo para famílias.

map-5

Johannesburgo – Atlanta – 52.500 milhas no Smiles / Classe executiva da Delta no B777-200LR (Emitida na tabela antiga).

Este foi o último resgate que fiz na tabela antiga que ainda não havia utilizado. Emiti com quase 1 ano de antecedência.

map-6

Atlanta – Toronto – São Paulo – 12.000 milhas + U$283,25 no LifeMiles / Classe executiva da Air Canada no CRJ705 e B777-200LR.

Ano passado durante apenas um dia o LifeMiles emitiu passagens por 50% do valor real. Eu aproveitei e emiti na opção Cash + Milhas o que foi um ótimo custo x benefício.

map-7

Bom espero mais uma vez ter mostrado para vocês como usar de forma inteligente e otimizar suas milhas. Como vocês podem ver há inúmeros programas de fidelidade no mundo cada um com sua respectiva vantagem. Veja o quanto diversifiquei nas emissões já que cada cia aérea cobra valores diferentes para os mesmos resgates.

Então quando me perguntam qual programa de fidelidade escolher, eu sinceramente não tenho resposta. O ideal é você concentrar suas milhas/pontos em poucos programas pra ter as milhas combinadas na hora da emissão. No meu caso pessoal eu prefiro diversificar um pouco mais pois no ritmo de viagens que tenho sempre vou achar o uso mesmo para elas mesmo que tenha saldo pequenos nas contas. Mas isto tudo vai do perfil do viajante, pois se você está acostumado a fazer somente Brasil x EUA não justifica pontuar/acumular em diversos programas.

Somos reféns no Brasil de programas de fidelidade limitados e com opções de resgates nada vantajosas para nós passageiros. Por isto sempre falo pessoal: pesquisem, leiam se interessem pelo assunto. Milhas/Pontos são “dinheiro” e com certeza você quer ver elas investidas/gastas da melhor forma, né?

E por fim, quero agradecer o apoio de todos vocês e palavras de incentivo que sempre leio por aqui parabenizando meu trabalho. Vocês são demais!

E fiquem ligados que logo mais já tem Trip Report novo por aí! Aliás para quem me acompanha no Facebook e Instagram vocês devem ter notado que não estou voando recentemente né? Primeiro foi porque ganhei mais um sobrinho lindo que nasceu fora de hora enquanto eu estava voando, então estou curtindo este momento tio babão e aproveitando meu tempo em casa. E segundo que desde que cheguei no final de Janeiro precisei passar por uma pequena cirurgia e estou de “repouso” por recomendação médica, mas logo recebo alta e estarei voando novamente para trazer as novidades para vocês. 😉

50 respostas para “Conclusão da Viagem – Quantas milhas gastei e como emiti minhas passagens”

  1. NT disse:

    Bom dia Fabio, td bem?
    Você fez emissão das passagens da TK pelo próprio site?
    Eu estou simulando um resgate em executiva no trecho MAD-BRU e não aparece os voos, sendo que se eu tento montar separado os trechos via IST aparece, mas aí cobram 30.000 ao invés dos 15.000 que consta na tabela. Se tentar via call center será que consigo os 2 trechos por 15.000? Você ja tentou algo similar?
    Abs e feliz páscoa.

  2. Felipe Rizzo Ricardo disse:

    Bom dia Fábio, ótimo post. Seguinte, dia 01/08 perderei 25k tam e hj tenho 35k. Agora em abril, estou indo de qatar airlines para dubai e pretendo (não sei o valor de milhas) passar as milhas dos trechos para o multiplus. Ainda sim, possuo 15k no bradesco fidelidade. Pretendo concentrar o máximo possível de milhas no multiplus até a data da expiração, pq pretendo ir para Miami em novembro, apenas por milhas. Vc teria outra sugestão, ou estou indo no caminho certo?? Detalhe, possuo 25k na Azul tbm…

  3. Fernando disse:

    Fábio, por favor me tira uma dúvida…
    Quero combinar EUA e Caribe via Delta utilizando aquelas milhas compradas pelo Smiles da promoção de bonus 200%.
    No dia 29/07 aparece procurando pelo site da Delta o voo GRU-SXM, com conexão em JFK, bilhete classe economica, (N), por 30.000 milhas.

    Não era para o dito cujo estar disponível no Smiles?? (só que não está…)
    E se eu ligar na Central e pedir para eles montarem, eles teriam que o fazer certo??
    Não consigo combinar nenhuma ilha do Caribe com EUA pela mesma milhagem ou vai ser sempre a soma dos dois vôos?

    Obrigado.

    • Fábio Vilela disse:

      O Smiles não permite esta rota porque é backtracking por isto você não vai achar no site e nem pela central.
      Não é possível ir para o Caribe via EUA (se for emitir pelo Smiles).

      • Njunior disse:

        Olá Fábio,
        Em 2012 eu consegui emitir GRU/CUN com conexão em ATL, pelo SMILES para viajar em Business com a Delta em ABR/13.
        Agora não pode mais?
        Ou Cancun por ser México (Caribe Mexicano) pode?
        Melhoras na sua recuperação.
        Abraços

  4. Celia disse:

    Fabio,
    Adorei o post, uma aula de milhas! Queria te perguntar omde vc pontuaria se tivesse no meu lugar. Minha familia tem 12k cada um voados na Azul em janeiro. Estou em duvida se pontuo esses voos na Azul ou United. Que sugere?

  5. Christian disse:

    Uma boa e rápida recuperação pra você!

  6. Ivana disse:

    Boa noite!
    Parabéns pelo excelente trabalho, Fabio e melhoras!

  7. Nandodemarchi disse:

    Top as viagens e as dicas!! Lendo e aprendendo!! Esperando suas novas viagens!! Bom repouso e obrigado por tudo!! Forte abraço

  8. Denis disse:

    Fábio,
    Eu também compartilho a dúvida do Thiago, mas entendo que não queiras falar sobre isso. Então vou fazer uma pergunta mais simples:
    De onde surgiram os pontos da Aegean e Turkish? Imagino que foram de vôos creditados para estes programas…
    Abraço!

  9. Ricardo Guerra disse:

    Fabio, Parabéns pelo excelente post. Tenho uma dúvida e acho que voce tem condições mas que suficiente de ajudar-me e outras pessoas. Estou para voar em abril pela copa air. Terei uns 9.000 milhas. Mas o problema é onde pontuar.Uma vez que só tenho pontos na star alliance no lifemiles e estar só me dar 25% das milhas voadas pois a classe da tarifa é L . A copa ainda so comecará a pontar no programa deles lá para maio e United não vale a pena conforme relatos lidos. Entâo pergunto qual escolher entre singapore, tap, aergean ou turkisk? Seria possivel voce pelo menos relatar quais as vantagens dessas 4? qual se alcança níveis mais alto.

    Desculpe a longa pergunta mais acho que vai ser útil não só para mim. Muito obrigado desde já.

  10. Hélio Oliveira disse:

    Fábio, parabéns! Com certeza aprendo muito com suas informações! Melhoras! Abçs

  11. André Assunção disse:

    Boa Fábio, seu blog é excelente! Muito esclarecedor e boa fonte de idéias. Uma pena que acumulo pontos apenas pelo cartão de crédito, no entanto fico refém dos programas associados ao Super Bonus.

    • Fábio Vilela disse:

      Este é o problema de 99% de nós brasileiros, ficamos reféns a meia-duzia de programas que os cartões são conveniados.
      Obrigado pelas palavras.

  12. Jair Morais disse:

    Parabéns Fábio pelo aula, o Brasil realmente está muito distante com relação aos programas de milhagens, aprendo muito com seu site, Abraço amigo.

  13. Guilherme disse:

    Fábio, caso o teu bilhete da GOL/AF em Executiva fosse: FLN-GRU-CDG-CPH como ficaria as vantagens no trecho FLN-GRU prestado pela GOL, no que se refere à prioridade no Chek-in e embarque? E considerando que você seja apenas cliente categoria Smiles.

    • Fábio Vilela disse:

      Guilherme, não vou saber te dizer, mas a franquia de bagagem será a internacional.
      Em relação a Check-in e embarque acredito que fique na fila comum mesmo já que o trecho doméstico é em econômica.

  14. Thiago disse:

    Oi Fábio, desculpe me intrometer, mas sempre tive curiosidade se esse é seu único emprego, vc ganha através de patrocínio? Vc tem os status elite das cias por convite das mesmas? Porque se vc sempre viaja de milhas não ganha pontos de upgrade com a emissão dessas passagens. Vc é muito organizado para comprar esse monte de trechos cada um em uma epoca do ano e depois conciliar tudo! Vc viaja sempre sozinho? Vai pra onde na próxima, surpresa ainda? Enfim, parabéns por seu trabalho! 🙂

    • Fábio Vilela disse:

      Thiago,
      Não recebo status elite das cias por convite não , a maioria é por status match.
      Sou super organizado sim, afinal para você obter sucesso em qualquer ramo na sua vida só com organização e planejamento.
      Em relação ao resto das suas perguntas, não preciso expor minha vida pessoal aqui, já que não é o intuito do site.
      Abraço

  15. Joao disse:

    Fabio parabens por mais 1 trip report e melhoras para voce!

    So 1 duvida estes trechos citados de 3 cidades, tipo Atlanta-Toronto-SP, com menos milhas voce sempre utiliza os stopover gratuito de acordo com a regra do programa ?

    Obrigado.

  16. Duda disse:

    Melhoras Fábio !!! Espero q em breve vc já possa fazer o q mais gosta.
    Abraços

  17. Frederico disse:

    Espero que melhore logo e parabéns pelo novo sobrinho.

  18. Beto disse:

    Fabio, só uma palavra.

    FANTÁSTICO!!!

    Cada dia aprendo mais contigo.

    Aliás tenho uma duas ajudas a pedir, quem sabe vc tem alguma forma.

    1) Nos bônus do Santander x Azul eu acabei transferindo uns bons pontos, visando ela iniciar as rotas para os EUA porém vieram os relatos da light executiva e eu desanimei!!
    Vc teria notícia de data que entrará a cabine remodelada? Com uma exec de verdade?
    A azul não tem parceiras para eua ou Europa para resgate?

    Era isso. Ótimo fim e semana e boa recuperação.

    Fiquem com Deus.

    Beto B.

    • Fábio Vilela disse:

      Beto,
      Infelizmente a Azul não iniciou as reformas dos aviões ainda.
      De acordo com o primeiro cronograma todos eram para estar reformados até Junho, mas nada ainda é concreto.
      A Azul ainda não tem parceiras internacionais para emissão de passagens.
      Grande abraço.

  19. João Rubens Nogueira disse:

    Grande Fabio,
    Parabéns por esses Trip reports e muito obrigado por essa aula de como usar as milhas, só tenho o que te agradecer!
    Melhoras ai!
    Grande abraço,
    João

  20. Rafael Correa disse:

    Fabinho, melhoras viu!! Adoro por nos, odiado pela smiles!! Fica bem logo viu!!! rs

  21. Sergio Barreto disse:

    Caro Fábio,
    Fico maravilhado com esses trip reports!
    Milhas são dinheiro mesmo mas, como você mesmo disse, aqui no Brasil fica um pouco difícil pois são poucos bons programas de fidelidade.
    Como viajo Estados Unidos e Europa, fico mais no Smiles mesmo e mesclando com uma reserva de pontos no Pontos pra você do BB.
    Nessa última semana mesmo teve promoção de 35.000 milhas para Europa pela Tap.
    Pra ser honesto nunca fiz executiva, apesar de ser cadeirante e ser infinitamente mais confortável para mim. Como somos 3 lá em casa, prefiro viajar 2 vezes por ano de econômica a 1 de executiva!
    Quem sabe o dia que tiver um pouco dessa experiência que me fascina para montar os melhores roteiros otimizando, da melhor forma, os programas de fidelidade?
    Parabéns amigo e continue nos enriquecendo com esses posts!

    • Fábio Vilela disse:

      Sergio,
      Realmente estamos muito “mal servidos” de programas de fidelidade no Brasil.
      Esta promoção da TAP foi ótima mesmo, que bom que aproveitou.
      Grande abraço e obrigado pelas palavras.

  22. Paulo disse:

    Parabéns, uma aula de utilização de milhas!

  23. Augusto disse:

    Fábio, parabéns por esta narrativa. Tenho aprendido bastante com suas dicas. Melhoras e saúde.

  24. Adriano disse:

    Parabéns!!! Muito bem utilizadas as milhas e um trip report sensacional!!!

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis