Conheça o novo Terminal 4, inaugurado em Guarulhos dia 08/02

A Infraero inaugurou ante-ontem dia 08/02, o Terminal de Passageiros 4, no antigo hangar da VASP no Aeroporto de Guarulhos.

Achei esta reportagem bem completa no site Contato Radar e vou reproduzi-la para vocês, portanto todos os créditos para os autores da mesma.

“Por Adriana Karady e Nelson Silva para o Contato Radar

Sem muito alarde, a Infraero inaugurou na quarta-feira (08/02) o novo terminal de embarque e desembarque doméstico do Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos.

Por enquanto, os únicos a usufruir da nova estrutura são os passageiros da Webjet, que é, no momento, a única companhia aérea a operar no terminal 4. Realizando cerca de 50 voos por dia entre chegadas e partidas, a empresa alçou seu primeiro voo saindo do terminal às 3.40hs da manhã da quarta-feira.

Se, de imediato, isto parece um favoritismo, de fato pode não ser – pelo menos nesse início de operações –  pois o Terminal 4 fica em uma edificação separada do corpo principal do aeroporto, o que exigiu que passageiros e tripulações  utilizassem um ônibus para chegar à nova area de embarque e desembarque.

O sistema de ônibus circular, disponibilizado pela Infraero, é gratuito e sai a todo momento do Terminal 2 para uma curta viagem de apenas seis minutos, mas o pequeno onibus não é previsto para transportar passageiros com malas e mochilas, e, portanto, gerou reclamações e problemas para aqueles que tinham muita bagagem.

Para quem foi de carro, bastaria ter seguido a eficiente sinalização que indica o caminho para o novo terminal, e estacionar em uma das 790 vagas distribuídas em duas áreas logo a frente do prédio.

Passadas as primeiras dificuldades, esperadas quando se altera uma rotina, os passageiros puderam apreciar uma certa calma, pois todo o processo de embarque ou desembarque era tranquilo, dada a reduzida quantidade de pessoas e ao fato de ter apenas uma empresa ainda operando no local. A área do terminal compreende 12.200m2, com 34 balcões de check-in, 9 portões de embarque, 3 esteiras para bagagens (modernas e inclinadas) e equipamentos de raio-x para inspeção de bagagens de mão.

O terminal conta com 14 posições para aeronaves bem em frente as salas de embarque, o que eliminou a necessidade de fingers. As obras que tiveram início em Julho de 2011, foram concluídas já no mês passado e representaram um investimento de R$85,7 milhoes.

Entre as amenidades oferecidas estão um sistema de som digital, rede wi-fi, caixas eletrônicos e um quiosque para lanches. Há também um mesanino, que contará com restaurantes e lojas, porém a área ainda não está aberta ao público, que ficou dependendo do quiosque para lanches e bebidas.

O fato de que ainda não há restaurantes e lojas funcionando no terminal, deixou passageiros e transeuntes frustrados, especialmente porque o quiosque nao funcionou grande parte do dia, por problemas com seus computadores. A quem quisesse comprar algum lanche, almoçar, ou comprar bebidas (essenciais no calor de mais de 30 graus), jornais e revistas, restava a opção de pegar o ônibus de volta aos terminais principais. Porém, a ausência de guarda volumes deixou os passageiros que nao queriam subir e descer suas bagagens no ônibus, desanimados. Adicionando a esses desconfortos, nota-se que no saguão não há tomadas para recarregar aparelhos eletronicos, e poucas cadeiras e, quando vários voos de partida e chegada se encavalaram, não havia onde sentar. São detalhes notados por usuários que, esperam, nao passem despercebidos pela Infraero.

A despeito das dificuldades típicas de uma inauguração, numa avaliação geral, o terminal impressionou pela leveza estrutural, que promete acelerar o processo de embarque e desembarque de passageiros e, principalmente, representará um alívio para a área original do aeroporto, quando as outras companhias Low Fare, previstas para operarem lá, transferirem suas operações.

Segundo a Infraero a área irá receber  5,5 milhões de passageiros/ano, ampliando assim a capacidade total do aeroporto Governador André Franco Montoro para 31,4 milhões de passageiros por ano.

Veja a seguir um video mostrando o novo terminal:”