Conheça o P180 Avanti II da Piaggio Aero

Pessoal,  ano passado tive a oportunidade de ir experimentar o avião P180 Avanti II, da Piaggio Aero no hangar da Algar Aviation, em Uberlândia-MG.

Pra quem não conhece, A Algar Aviation atua no mercado desde 1976 oferecendo soluções completas em aviação executiva. Sempre atentos ao compromisso de servir com segurança. Atualmente possuem mais de 150 clientes em seus hangares e oferecem serviços de manutenção, fretamento e compra e venda de aeronaves.
A empresa faz parte do Grupo Algar, que atua nacionalmente nos setores de TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo, oferecendo soluções que garantam valor para todos de maneira simples, sustentável, inovadora, valorizando relacionamentos e o potencial humano.

A Algar Aviation é distribuidora exclusiva dos turboélices mais rápidos do mundo. O monomotor TBM 850 da fabricante francesa Daher-Socatae o bimotor P180 Avanti II da italiana Piaggio Aero, prestando também acessoria completa na compra ou venda de aeronaves usadas.

Hoje vamos falar do Piaggio Aero P180 Avanti II, o qual tive a honra de conhecer e tirar as fotos.
O design elegante e único(com suas hélices voltadas para trás), o excelente desempenho econômico e a performance inigualável fazem desta aeronave uma opção superior na aviação executiva em todo o mundo. Com custos operacionais surpreendentemente baixos, o menor nível de emissão de gases da categoria, um inigualável espaço interno e um desempenho notável, o Piaggio Aero P180 Avanti II é a mais rápida, avançada e confortável aeronave do segmento.

Veja o comparativo de Velocidades em relação a aeronaves de mesmo porte.

O P180 Avanti II é equipado com dois potentes motores Pratt & Whitney PT6A-66B. Silenciosos e confiáveis, eles podem desenvolver uma potência máxima superior a 1.630 HP cada (850 SHP). O Piaggio Aero P180 Avanti II alcança o teto operacional de 41.000 pés (12.500 metros) e é o avião turboélice máis rápido de todos os tempos.

Esta perfeita combinação de potência e economica operacional permite ao P180 Avanti II alcançar a velocidade máxima certificada de 402 nós (463 milhas por hora, 745km/h) a 31.000 pés (9.450 metros), com MMO de 0,70. Uma performance superior à encontrada em muitos jatos.

Máximo conforto em qualquer altitude

O P180 Avanti II acomoda até 9 passageiros confortavelmente em sua espaçosa seção de cabine, que inclusive permite aos passageiros ficarem de pé. A cabine do P180 Avanti II é a mais espaçosa da categoria. Com 1,75m de altura e 1,85m de largura, a cabine do P180 Avanti II oferece espaço ideal para trabalhar ou descansar. Com um perfeito sistema de perssurização (com pressão diferencial máxima de 9,0 PSI), o P180 Avanti II pode manter a cabine com pressão similar à do nível do mar, mesmo sobrevoando a altitudes de 24.000 pés (7.300 metros), proporcionando o máximo conforto para os passageiros.

Os assentos são luxuosos, espaçosos e totalmente reclináveis, e junto com muitas outras amenidades e facilidades disponíveis, tornam a experiência de cada voo no P180 Avanti II absolutamente inesquecível. E, para um voo ainda mais confortável, o P180 Avanti II oferece um ergonômico e bem equipado toalete, equipado com cinto de segurança e certificado para pousos e decolagens, além de um espaçoso compartimento para roupas e bagagens.

O super espaçoso compartimento de bagagem, com capacidade volumétrica de 1,25 metros cúbicos, é de fácil acesso e pode acomodar bagagens de grandes dimensões, como sacolas de golfe e esquis.

Alta performance com baixos custos operacionais

Com seu projeto aerodinâmico totalmente inovador, o P180 Avanti II é único e inconfundível. Um exclusivo e contínuo contorno aerodinâmico envolve toda a extensão da fuselagem do P180 Avanti II, criando um desenho perfeito e que mantém o fluxo laminar, minimizando o arrasto e maximizando o performance. O design aerodinâmico de sua fuselagem proporciona um arrasto 34% inferior quando comparado com aeronaves convencionais. Esta surpreendente solução em design traduz-se numa combinação inigualável performance associada a baixíssimos custos operacionais.

Diferentemente da maioria das aeronaves de sua classe, o P180 Avanti II pode operar em pistas com menos de 1.000 metros de comprimento e, por possuir certificação de aproximação íngreme, o P180 Avanti II pode operar até mesmo em aeroportos inacessíveis a muitos jatos comerciais e executivos.

Voe diferente, voe verde

Uma evolução para a aviação, um salto gigantesco em favor do meio ambiente: tecnologia inovadora, design e soluções construtivas únicas permitem ao Piaggio Aero P180 Avanti II um consumo de combustível 40% inferior quando comparado com aeronaves de sua categoria, implicando em um índice de emissão de gases 40% menor.

E não é tudo. O processo de fabricação desta aeronave recebeu a certificação UNI 140001 por seu sistema de gerenciamento ambiental. Por tudo isto, o P180 Avanti II é uma “aeronave verde”. Estes diferenciais, somados á inigualável versatilidade, tornaram o P180 Avanti II a aeronave mais amplamente usada em serviços públicos como ambulãncia aérea, resgate, apoio policial e vigilância, sempre em missões que asseguram a proteção e segurança de pessoas e propriedades.

Cockpit

O P180 Avanti II possui um cockpit digital integrado projetado para oferecer aos pilotos e passageiros a segurança, eficiência e confiabilidade da mais avançada tecnologia disponível. O P180 Avanti II é equipado com o abrangente sistema de aviônicos Collins Pro Line 21, que integra completamente todos os sistemas de navegação e comunicação da aeronave e é certificado para voos por instrumento (IFR), mesmo na condição de single pilot.

Piaggio e Ferrari

Graças á seus atributos e um incomparável nível de excelência, o Piaggio Aero P180 Avanti II foi o avião escolhido pela equipe de Fórmula 1 da “Scuderia Ferrari”. Uma escolha natural para pilotos de Fórmula 1, sempre acostumados à melhor performance.

E por representarem, assim como a Ferrari, a teconologia e o inigualável estilo italianos, as aeronaves P180 Avanti II utilizadas pela “Scuderia Ferrari” ostentam orgulhosamente a mundialmente famosa marca Ferrari.

Conheça agora o P180 Avanti II na nossa galeria de fotos.

Agradecimentos: Andressa Mundim (Analista de Marketing) – Algar Aviation