Dupla cidadania – Quem tem, como tirou e quanto tempo levou?

Bom pessoal, hoje um tópico foge um pouco dos aviões e hotéis mas é porque quero trocar idéias com vocês sobre quem tem dupla cidadania.

No meu caso que vivo pelo mundo, ter um passaporte europeu por exemplo me ajudaria demais principalmente pela isenção de vistos em alguns países já que estou sempre fazendo bate-volta e às vezes não tenho tempo hábil para providenciar toda a documentação.

passaporto

Enfim, então na verdade o post é pra pedir um conselho/ajuda pra vocês de quem já tirou, como foi, quanto tempo levou, quanto pagaram e se vocês indicam algum escritório (de confiança, claro!) que preste este tipo de serviço de organizar a documentação e orientar sobre os trâmites. Pesquisei e vi que tirando pelo Brasil (consulado) demora demais, que é mais aconselhável ir pra Itália.

Eu sei que tenho direito de tirar tanto por parte do meu pai quanto da minha mãe pois ambos são descendentes de italiano, e queria agilizar este processo o mais rápido possível.

E aí, alguém consegue me dar uma luz e me auxiliar? Vamos usar o post para trocar idéias assim ajudamos uns aos outros pois acredito que deve ter outras pessoas na mesma situação que eu.