Faça sua pergunta

Utilize esse espaço para comentários gerais e dúvidas. Comente Agora

Deixe seu comentário:

No momento temos 5.945 comentários/dúvidas em nosso mural, comente você também. Comentar Agora

  • Vito:

    Será que é a nova First da Singapore? https://www.ausbt.com.au/concept-designs-for-new-singapore-airlines-first-business-class Eu sei que a notícia é velha, mas, se eles forem com fileiras 1-1-1, pode fazer sentido…

  • SUSANA SHIMIDZU:

    Bom dia Fabio,

    Tirei 05 passagens na Executiva de Dubai para SP com milhas, sendo quatro com milhas Smiles e uma da Skywards. Liguei para Emirates em SP para reservar carro e eles disseram que passagem com milhas Smiles não tem direito. Você sabe algo?
    Tenho duas funcionarias indo pela Econômica, vc sabe se o checkin é perto pois elas não falam inglês e tenho que ir junto.

  • Guilherme P.:

    Fabio, sei que você, em algumas vezes, “abandona” o último trecho de uma viagem, geralmente em GRU, por motivos diversos. Quando a passagem é pagante, os pontos/milhas são creditados normalmente? Ou você já teve problemas? Obrigado, como sempre!

  • carlos monteiro:

    recebi um cartao elo grafite bradesco tenho direito de usar a sala vip ?e quais outras vantagens oferecidas?

  • everlyn:

    comprei uma passagem no cartao do meu pai sem ele saber , tem como ele saber o nome do passageiro pela agencia ?

  • alexandre:

    Bom-dia lindei post. de milhagem porém estou com uma dúvida se
    For possível responder eu agradeço.
    Eu tenho milhas em variados programas de alguns cias da star alliance, contudo eu poderia concentrar as minhas dessas empresa em uma única para emitir passagem? Ou no caso teria que ter quantidade suficiente em uma empresa só para fazer o resgate em voos parceiros ? Grato. Parabéns pelo blog adoro tudo

  • Cesar Bittencourt:

    Só pra registrar: comprei passagens para mim e minha filha no SUBMARINO VIAGENS com bagagem despachada. Quando verifiquei a reserva na TAP não estava incluída a bagagem de porão. Após algum sacrifício – usual ao brasileiro que quer ver seus direitos respeitados – consegui contato com o SUBMARINO VIAGENS e acredite se quiser, me perguntaram se por acaso eu “teria o print da compra”. Como não sou bobo, realmente fiz o print. Enviei pra eles e aguardamos solução. Achei um absurdo eu ter de enviar a prova do erro deles!!

  • Ana Paula:

    Oi Fábio, tudo bem ?
    Sigo a sua página no face e nunca tinha tentando emitir passagens com as companhias parceiras da TAM. Estou vendo os tutoriais e precisava de sua ajuda… tenho acumulados 400 pontos Multiplus, podendo aquirir mais 50 mil c/ a Multiplus na minha conta e 150 mil pontos pelo meu marido (transferência presente). Infelizmente já aproveitei a promoção do km de vantagens e não tenho pontos para transferir pelos km de vantagens no momento.
    Estou montando nossa viagem de férias para Tailândia e Singapura no final do ano, saindo após o Natal, dia 26 ou 27 e retornando por volta do dia 26 de janeiro. Como somos muito altos, sofremos muito nas viagens em classe econômica e tenho tentado, sempre, emitir executiva com pontos…
    Gostaria de conseguir emitir pelo menos as passagens brasil/europa com esses pontos, adquirindo no máximo mais 50 mil pontos com a multiplus…. e aí europa/bangkok pagaríamos a executiva em dinheiro mesmo…
    Pensei em fazer GRU-Frankfurt e Frankfurt/GRU a ida e volta ao Brasil. De Frankfurt emitir executiva em dinheiro para Bangkok….. o que vc acha ? Pensei emitir pela Multiplus, via LATAM, a volta dia 25/01 2 passageiros, por 208 mil pontos total ou vi pelo site da united q teria essa volta disponível o dia 24/01 por 87,5 mil pontos em voo operado com a lufthansa e swiss (entraria na emissão de passagens pela multiplus/oneworld ?), o que baixaria esse custo para 175 mil pontos para a volta de 2 passageiros em executiva).
    A ida eu tentaria emitir com parceiros…tentei ver no site da Bristh e também no site da United para empresas q ainda emitem passagem com pontos da multiplus, mas não consegui ter a certeza e os pontos que seriam necessários…. Você pode me ajudar ? Como vai ser uma viagem cara, com pagamento de executiva, o que eu conseguisse comprar com os pontos que já tenho ou comprando o mínimo possível para complementar já ajudaria… Espero que vc possa me ajudar. Obrigada

  • Marcos:

    Vou com minha namorada para Lisboa no dia 05.01.18 e voltamos de Roma no dia 21.01
    Gostaríamos de ir em classe executiva. Podem nos ajudar a fazer a melhor escolha ?

  • Julio:

    Bom dia Fabio,

    Fiz uma simulação com a Latam executiva GRU – CHC com stopover de 5 dias em Sydney.
    O valor final da executiva dito pela atendente foi de 140 mil pontos e não os 110 mil da tabela.
    Sabe me dizer se e cobrado algum valor para stopover ou eu não soube montar direito meu trecho?

    Obrigado,

  • Francisco José Meyen:

    Fábio,

    Bom dia. Gostaria muito de poder visitar a Aleamnha em Maio de 2018. Tenho alguns pontos no Livelo e gostaria da sua orientação e experiência para adquirir as duas passagens em classe executiva da Lufthansa. Caso seja possível me orientar, agradeço desde já.

    Aceito sugestão de compras de pontos / milhas ou de pagamento em pontos + dinheiro.

    Obrigado desde já.

  • Fabricio:

    Fábio, boa tarde
    Vou fazer um voo curto dentro da Índia, usando a Air Índia. Como não sei quanto tempo demorarei a retornar a este continente (minhas viagens ficam condensadas nas Américas) , qual seria (ou seriam) as melhores opções para se pontuar? Ela faz parte da Star Aliance, então acredito que seria melhor pontuar em outra empresa.
    O que acha?
    Abraço

  • Kamila:

    Boa tarde,

    Li uma publicação sua a respeito de serviço de sala vip nos aeroportos para cartões VISA PLATINUM, minha duvida é se a bandeira MASTER PLATINUM também oferece este mesmo serviço?

    Agradeço a atenção!!
    O conteúdo é excelente, parabéns!!

  • Rafael:

    Fábio,
    Comprei agora uma passagem de São Paulo para Tel Aviv pela Alitalia na Economy Premium. E como no trecho FCO-TLV a aeronave é um A321 que não tem economy premium, eles permitem selecionar um assento na classe executiva (que vai ser as primeiras fileiras com poltrona do meio bloqueada). Enfim, a duvida é: por eu estar voando de “executiva” nesse trecho, terei acesso a sala VIP em Roma? Se o cartão de embarque for emitido como Business deve ser possível, não? Eu sei que não terei em Guarulhos e na volta sei que terei em todos os aeroportos ja que será na executiva mesmo.
    Abs.

  • Murilo Ribeiro:

    Fábio boa tarde,
    Tenho duas passagens emitidas pela Avianca Brasil(O6), cgh-sdu, qual o cartão fidelidade das parceiras da Avianca Brasil tem o melhor custo beneficio para lançar, o da própria cia ou alguma outra?
    Obrigado.

  • Rodrigo Maia:

    Bom dia Fabio, preciso da sua ajuda.

    Tenho duas passagens emitidas com a Delta em classe executiva pagante para Janeiro e as duas estão no mesmo localizador, acontece que precisarei cancelar uma e queria manter a outra, sabe me dizer se é possível cancelar apenas uma ou preciso cancelar tudo? Obrigado

  • Eduardo Leie:

    Tive um
    Problema
    Com uma companhia
    Aérea que dificultou e causou demora na fila propositalmente para perdermos o voo provavelmente devido à overbooking. Tive q esperar 3 dias para um próximo voo e pagar taxa de troca de voo e diárias de hotel a mais. O q pode ser feito?

    • Rodrigo Maia:

      Você deve guardar todos os recibos das despesas que teve durante esses três dias, isso inlcui o Hotel, alimentação, deslocamento etc. Após isso entre com uma ação no juizado especial e você irá ganhar fácil fácil, ja me aconteceu duas vezes e ganhei as duas, uma inclusive eles me pagaram o custo inteiro da minha viagem, inclusive dos dias que estive viajando.

  • Vinicius:

    O The Platinum Card da Amex está cadastrando número de celular para envio de SMS com as confirmações das compras.

    • Como fazer para cadastrar?

      • Silva:

        Oi Fabio,
        para cadastrar ligar na central do amex 0800-728-7070.
        pelo que entendi so esta funcionando para o cartao principal ainda, nao para adicionais.

  • Gabriela Santos:

    Bom dia Fabio,

    Eu tenho pontos Multiplus, mas gostaria de voar com companhias aéreas parceiras, One World, como faço para emitir passagens com pontos da Multiplus?

    • Rodrigo Maia:

      Estou dando uma de Fábio… Para emitir com parceiros Oneworld somente pela Central.

  • paulo:

    ola tive! um problema com passageiros que esqueceram o passaporte com o visto, troxe o novo onde nao consta o mesmo. qual providencia tomar pra que eles entrem no pais?

  • frida:

    Quantas milhas da United ganho voando na classe executiva com a Ethiopian de GRU para Shanghai (ida e volta)?

  • Daniel:

    Escrevo o presente e-mail para noticiar que, após a implementação, na data de ontem, da nova ferramenta de pesquisa do LIFEMILES, não mais se encontra, até mesmo em econômica, bilhetes prêmios da ASIANA e da EVA em tal sistema.

    Bilhetes estes que, até a última terça feira eram plenamente fácil de encontrar. Continua a existir ampla disponibilidade em outras cias parceiras Star Alliance e, quando se pesquisa no site do LIFEMILES, não se encontra bilhete em classe alguma em tais duas companhias.

    Até então, poderíamos considerar mero erro sistêmico, mas não.

    Enviei e-mail para o LIFEMILES, indicando a possibilidade de erro do sistema. Em resposta, alegaram que não há erro algum e que se não há disponibilidade, é simplesmente porque o Lifemiles não possuiria acesso a tal.

    Temo que, com a eventual integração com o AMIGO, o LIFEMILES esteja começando a se “comportar” como este, ou seja, bloqueando emissões com alguns dos parceiros STAR ALLIANCE (além da SAA, com a qual nunca teve disponibilidade mesmo).

    Não seria o caso de fazer um post a respeito?

  • Jhon:

    Olha fabio:
    Lufthansa Lounges In Munich Now Open To Select American Express Platinum Charge Card Holders
    (Plus First Class For Centurion)

  • Fausto:

    Fábio,
    Parabéns pelo site e principalmente pelos stories do Instragram! Muito bom mesmo. Me tira uma dúvida por favor: Pesquisei no site da United voos em executiva para emitir uma passagem ida e volta (GRU-PUJ). Não consegui achar disponibilidade para emitir pelo Victoria da TAP. Mas se eu monto os trechos de forma diferente do apresentado na pesquisa eu consigo chegar ao meu destino passando por outras conexões que tem disponibilidade. A pergunta é: É possível combinar os trechos conforme a minha pesquisa ou somente dá para usar as combinações que o site informa?

    Abs.

  • Pedro:

    Fabio,
    Queria deixar minha sugestão de post, ou até mesmo aba no site: Um lugar em que a gente possa consultar os cartões de crédito, suas principais vantagens a salas vip a que dão acesso.
    Forte abraço

  • Fabio:

    Fabio, alguma sugestão de o que fazer com 60 mil milhas smiles que vão expirar em duas semanas? Estava esperando uma daquelas promoções Essa é pra voar, mas até agora nada… Tenho 270 k no total.
    Abs!

  • Daniel:

    Fabio
    Pretendo fazer uma viagem GRU – MLE – DXB – GRU pelo que pesquisei a maneira mais fácil seria de Emirates porem o custo em executiva é surreal, qual a melhor custo beneficio para emitir esses trechos com milhas pela Emirates em executiva ?

    • Tem um post aqui no site falando exatamente como emitir Emirates com pontos, use o campo de busca para encontrar.

  • Guilherme:

    Caro Fábio!

    Graças as suas dicas consegui emitir First na LH pelo Amigo; ida GIG-AMS e volta Paris-EZE.
    Preciso comprar um trecho EZE-GRU ou GIG, mas está saindo perto de R$ 1 mil. Tem alguma solução para me ajudar? Comprar milhas e tentar emitir por onde?

    • Conseguiu fazer tudo no mesmo bilhete com cabine mista?
      Quanto tarifou?
      Sobre EZE-BR, tem que ver o que compensa – Smiles ou TAM, não sei te falar de cabeça – tem que pesquisar.

      • Guilherme:

        Sim, tudo no mesmo bilhete; tarifado em 100 mil/trecho. Venho pesquisando há uns 15 dias e notei que eles flexibilizaram a questão das cabines mistas. É o “Amigo” despontando novamente como uma excelente alternativa.

  • Fabi:

    Eu comprei uma passagem na promoção e minha amiga não conseguiu, perdeu a promoção dai voltou no preço normal, muito caro, mas ela tinha reservado já só não tinha pagado dai queria saber se eu ligar pra companhia aérea eles podem colocar ela no mesmo voo que o meu mas no valor da promoção???

  • Daniel:

    Fábio:
    Tudo bem? Voo GRU MIA – classe executiva – LATAM ou AA? Tenho notado uma certa queda no nível de serviço da LATAM e nas próprias aeronaves, à exceção do A-350…
    Obrigado. Abraços

  • Fernando:

    Mais alguém tendo problemas para comprar no site da TAP Victoria? A partir de determinado ponto aparece
    “Attention please

    We are experiencing technical problems at the moment and are unable to proceed with your request. Please try again later or contact TAP. “

    • Rodrigo:

      Eu também estou tendo o mesmo problema. Já tem mais de 10 dias que o site apresenta esse erro. Percebi que só ocorre na opção de emitir bilhetes Multi-City (open jaw) com milhas. É o seu mesmo caso? Conseguiu alguma orientação da parte da TAP sobre como proceder? Obrigado!

  • Felipe:

    Olá Fábio,
    Gostaria de saber se tem previsão ou interesse para avaliar a business do voo buenos aires – auckland da air new zeland. Além de ser uma alternativa aos voos via santiago, me chamou a atenção o fato de ser a única rota comercial que passa próxima ao polo sul.
    Parabéns pelo blog, é ótimo!
    Abraço,

  • Cícero de Paulo M. Lobato:

    Uma bagagem compartilhada para dois passageiros pode ultrapassar o peso de 23 kg?

  • Viajante:

    Fabio, sabe se emissões na business da Emirates usando milhas Victoria dão direito aos transfers cortesia (no caso dos aeroportos que possuem esse serviço) e ao Dubai Connect (no caso de conexão longa)? Valeu!

    • De acordo com o site da Emirates não.
      “Chauffeur-drive service is not available on reward tickets booked via Emirates Skywards airline partners for travel on Emirates (with the exception of Qantas).”

  • Edna:

    Sou FF Star Alliance Primeir 1k. Tenho um voo partindo pela Copa Airlines, terminal 2, para Chicago, via Panama.
    Gostaria de saber se posso utilizar o lounge no terminal 2.
    Obrigada,

    Edna Havlin

  • Lucas:

    Fabio, voce sabe se a Avianca Brasil disponibiliza emissao de executiva por pontos via parceiros?
    Tento achar MIA ou JFK em varios meses e so tem economica..

  • David:

    Fábio,

    Tem alguma sala Lounge Key em GRU que seja 24h?
    O limite de 5 horas de permanência é realmente obedecido?

    Muito obrigado!

    David

    • No Terminal 2 a sala internacional da GOL é 24hrs, a doméstica funciona das 06:00 às 00:00.
      No Terminal 3, a GRU Executive Lounge funciona das 07:00 às 03:00, já a da Star Alliance só permite o acesso das 07:00 às 15:00 e depois das 21:00 às 03:00.
      Sobre o limite de horas, não sei se é respeitado.

  • Gustavo Botelho:

    Olá Fábio, tudo nas alturas? (desculpe o trocadilho, HAHA).
    Estou precisando de um help! Quero trocar o Latam Fidelidade pelo AAdvantage, pois seria mais interessante pra mim. Não há muitos benefícios, exceto o Espaço+ e o embarque preferencial, em voos nacionais pela Latam, o mais interessante seria em voos internacionais, upgrade de cabines, salas VIP… Do meu ponto de vista, a AA teria uma malha internacional que me melhor atenderia, todo território dos USA, e com uma conexão (Dallas, MIA, NYC) para Europa, Canada ou América Central. Enfim, só não seria interessante América do Sul (Chile, Argentina), mas não é toda semana que vou para essas localidades. Agora indo ao direto ao ponto, achei o AAdvantage bastante complicado. Pela Latam, para conseguir um Black, basta voar algumas milhas e/ou viajar em cabine superior, no programada da AA, tem algumas regras mais chatinhas, e eu não entendi muita coisa, já li e reli sobre EQM, EQS e EQD e ainda não está fazendo sentido na minha cabeça, tô viajando nisso kkk. Enfim, você teria como me explicar melhor, usar algum exemplo (tipo GRU-LAX, GRU-MIA, GRU-JFK…), por gentileza. Grato. PS: sempre acompanho suas avaliações, sempre justa e maravilhosas.
    Ah, se for muito trabalhoso, pode me cobrar uns Ginger Ales.

  • Cristiane Borsari:

    Ola Fabio, tudo bem?
    Você pode ajudar? Existe alguma sala vip para quem tem cartão visa plantium em Congonhas ou no Galeão? Nós vamos viajar pela LATAM, mas não somos clientes vips deles… Só temos o Cartão visa plantium. Muito Obrigada!

  • Guilherme:

    Fábio, você indica qual chip para uso de celular nos EUA?

  • ANA:

    Bom dia!!
    Chego de um voo internacional no aeroporto de Guarulhos. De lá, tenho outro voo para o Rio de Janeiro. Contudo, sou de Belo Horizonte. Posso descer em Guarulhos e comprar um voo de SP para BH sem embarcar no voo pro Rio? Em caso positivo, posso pegar minha bagagem ou ela vai direto pro Rio?

    Obrigada!!!

  • Eduardo:

    Vc está bem? Não está aos postando?

  • william:

    Fabio,

    emiti uma viagem, com partida e retorno em GRU, utilizando milhas da TAP Victoria e voando pelas companhias da Star Alliance.

    Ocorre todos os atendentes informaram que é cobrado taxa de combustível em vôos da Star Alliance, mesmo em voos com partida e retorno no brasil, , apenas não sendo cobrado em vôos da TAP.

    Está correto isso? A TAP não tinha deixado de cobrar essa taxa em passagens com milhas?

  • Leny:

    Oi Fábio! Vc saberia me dizer se voos na executiva P da Lufthansa, pontuam no Latam Fidelidade!?

  • Luis:

    Fala Fábio, tudo bem? Estou por começar um projeto para uma grande linha aérea para repensar o serviço de business class em voo da empresa. Sou sócio de uma empresa de Design de Serviço chamada Livework, não sei se você já ouviu falar… Tua experiência seria muito bem-vinda em nosso trabalho, te interessaria participar? Um abraço desde já, Luis.

  • Leny:

    Olá Fábio! Fiz 06 voos na executiva P da Lufthansa, mas quando solicitei a pontuação para a Latam, a mesma me disse q ñ pontua a executiva classe P😶. É isso mesmo!? A Latam ñ menciona esta “restrição’ no seu site.

  • KAYO ASSEN:

    Fábio, acompanho sempre seu blog e suas dicas para acumulo de pontos nos programas de Fidelidade. Mas gostaria de lhe passar uma informação quanto ao programa smiles, sobre a total falta de transparência que o site, atendimento telefônico e demais meios informativos do programa, que não nos repassam e nem nos detalham informações sobre as “MILHAS QUALIFICÁVEIS” de quando irão vencer e acabam debitando da conta passageiro smiles sem nenhuma notificação. Nem pelo meio telefônico nos detalham a quantidade de milhas que irão expirar em determinada data.
    Isso criou um problema não somente para mim, quanto para diversos clientes milhes pelo site Reclame Aqui.
    Para se ter uma idéia faltavam apenas 1000 pontos qualificáveis na qual iria alcançar a categoria Ouro (18.000 milhas qualificáveis) em um próximo trecho entre Teresina-São Paulo para amanhã (26.09), quando para minha surpresa na data de hoje a minha pontuação de milhas qualificáveis caiu de 17.000 para 13.300.
    Achei um absurdo pois sempre nos preparamos para conseguir mais milhas, adesão de novos planos de clube smiles, mas o sistema deles não tem nenhuma transparência com o cliente.

  • Bruno Godke Corrêa:

    Prezado Fabio, boa tarde.

    A Smiles lançou uma promoção hoje (25/09/17), onde transferindo a partir de 5.000 milhas, ganha-se 60% de bônus e um código para comprar até 30.000 milhas a R$ 0,02 cada.
    Comprando essas 30.000 milhas, elas valem para Milhas qualificáveis? (no caso, seriam 3.000).
    Desde já te agradeço e parabenizo pelo seu excelente trabalho.
    Abraço

  • Marcos:

    Uma dúvida: Cliente Smiles Diamante que compra bilhete Delta na Classe “Delta Comfort+” pode entrar na lista de upgrade para a Delta One?

  • Leonardo Muritiba:

    Olá boa tarde. Mais do que dúvida é uma sugestão de matéria para o site.
    Tenho notado a dificuldade em que é se achar uma passagem com pontos. Parece que as empresas não querem mesmo que você encontre voos.
    Algumas empresas, como por exemplo, a TAM, na minha opinião, é a que tem a melhor ferramenta de busca de voos com milhas.
    A TAM exibe a menor pontuação do dia, dias anteriores e posteriores como também pode exibir o mes inteiro. Isso facilita muito a identificar voos com menores pontos e ajuda quem tem flexibilidade de dia para viajar.
    A Azul não é complicada também, mas a Smiles é by far a pior de todas. Lenta e não amigável. Você so ve a opção do dia e se quer ver outro dia tem que clicar no dia e processar a busca toda novamente. É uma perda de tempo absurda.
    Acredito que essa seria uma dica/ reportagem interessante para o site do Passageiro de Primeira.

    desde ja muito obrigado,
    Leonardo Muritiba

  • otonio lira:

    VOOS LATAM PAGOS COM MILHAS NÃO SÃO ELEGIVEIS PARA QUALIFICAÇÃO DE UPGRADE DE CATEGORIA ? EXISTE ALGUMA FORMA MAS RAPIDA PARA CHEGAR A UMA CATEGORIA ELITE LATAM? MUITO OBRIGADO ANTECIPADAMENTE.

  • luiz cesar moraes:

    tenho cartao fidelidade da Tam – Gold. Numa viagem de Milão para Goiania quantas malas posso trazer de cortesia.

  • Gonçalo Cardoso:

    Bom dia.

    Alguém sabe dizer qual o melhor programa de fidelidade para voos na classe executiva para países da Europa?

    Obrigado.

  • Leandro Nicolau:

    Bom dia Fábio.

    Antes de qualquer coisa, parabéns pelo site e pelo excelente trabalho.

    Queria sugerir de você fazer um post lembrando a todos sobre a liberação de pontos extras do Santander.

    Sei que teoricamente nem é necessário isso mas… vai que algum desavisado acabe esquecendo… rs

    Bem, bom dia e mais uma vez, parabéns!

  • D. Bergamasco:

    Para quem irá o total apurado com a cobrança pelo despacho das bagagens?
    Para o bolso do passageiro, como forma de baixar as tarifas de voo, ainda não ficou claro. AS EMPRESAS ENRIQUECEM MAIS ou pagam propina ???…
    Agora a lei das campanhas eleitorais vai mudar… O DINDIM volta para o passageiro?
    Protesto com veemência contra esta COBRANÇA ABUSIVA.

  • Luciano Augusto Rocha:

    Fábio, olha isso:
    http://www.kibeloco.com.br/momolada-avoada/
    A criatura emitiu um bilhete em um site de aérea fora do Brasil e no campo “Apelido”…..
    colocou o apelido. kkkkkkkkk
    Vc já tinha visto isso?

  • Fabíola Gonçalves:

    Bom dia Fabio, tudo bem? Por incrível que pareça hoje estou conhecendo o seu site (não acredito que só hoje) e você esta de parabéns!
    Eu e minha família estamos planejando viajar ano que vem para Orlando. Somos em 16 pessoas. E estou arduamente procurando passagens por até R$ 3.000,00 ida e volta em classe executiva em qualquer cia aérea. Trecho (Curitiba/São Paulo ou outra cidade/Orlando). Mas a minha estratégia já que não possuo cartão com milhas é de questionar as cias aéreas diretamente. Como a pretensão é ir em Setembro/2018 e acredito ser um mês de baixa temporada estou tendo fé que conseguiremos algo rsrsrs. Você acha que é sonhar muito alto?

  • Andre Soares:

    Olá boa tarde ! Alguém sabe se as milhas voadas na Lufthansa e Swiss são elegíveis/qualificáveis no LATAM fidelidade.

    • Leny:

      Que eu saiba, a Lufthansa pontua na Latam. Mas fiz em Agosto e 2017, 04 voos com a Lufthansa na classe executiva e estou tendo dificuldade em obter as milhas referentes à estes voos, com a Latam.
      Na 1ª solicitação, foi negado. Agora já estou na 2ª.🙄🙄🙄

      • Andre Soares:

        Obrigado Leny, na pag da Latam eles falam que são parceiros mesmo, e que voo em business ganharia 150% (tirando o aspecto da burocracia para conseguir os pontos), porém minha duvida era mais no sentido de as milhas valerem para se qualificar para Gold/Platinum/Black, etc.

        • Leny:

          Valem sim, André. Pq vc tem mais de uma forma de subir de categoria: somente pontos elite ( Latam e Oneworld); somente segmentos ( voos só Latam ); pontos elite + segmentos. A pontuação varia de uma categoria para outra.

  • Vinícius:

    Já tem algum tempo que o TPC não participa de nenhuma promoção de transferência de milhas para alguma cia aérea via MR. Não sei se alguém já sabe mas é possível transferir os pontos do MR para a Livelo (como se fosse um parceiro, como a Multiplus, pelo site do MR, e os pontos são transferidos na hora) e participar das bonificações por lá.

  • alex:

    pessoal tenho muitas milhas da korean airlines.
    como cancelaram o voo sp-los ángeles estou sem saber o que fazer com essas milhas.
    nao consigo falar com um atendente da smiles.
    tem alguma sugestão?
    muito obrigado

  • Elisabeth:

    Como faço para registrar as milhagens de minha viagem feita mês passado? Tenho cartão fidelidade Tam.

  • elaine Fonseca:

    Gostaria de sanar uma duvida.
    Estou indo para o México e me falaram que se for pela cia American Airlines, precisarei de visto ou do contrario não conseguiria embarcar. Mas se não irei descer pois é apenas conexão.
    Isso é fato ou não?

  • Marcelo Marcondes:

    Boa notícia esta ou não?
    Cade aprova acordo entre Latam e American Airlines
    Valor 14/09/2017 08h58
    O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou um acordo entre
    a Latam e a American Airlines para o compartilhamento da malha aérea de
    passageiros e cargas em rotas entre a América do Norte (Estados Unidos da
    América e Canadá) e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e
    Uruguai).
    O sinal verde está no “Diário Oficial da União” (DOU) desta quinta-feira (14).
    O acordo, explica o relatório da Superintendência Geral do Cade, é maior do que
    um “code share” porque “pressupõe cooperação mais intensa, já que o mesmo
    permite coordenação de suas partes em diversos aspectos, como, por exemplo, na
    oferta de assentos, na precificação, em vendas, em marketing e em capacidade,
    além de prever o compartilhamento de receitas e, até mesmo, de lucros e
    prejuízos”.
    Para realizar sua análise, o Cade avaliou que os mercados envolvidos no acordo
    contemplavam voos para passageiros saindo de São Paulo (SP), Rio de Janeiro
    (RJ) e Manaus (AM) para Miami e outros dois das capitais paulista e carioca para
    Nova York.
    Em todos os casos, o Cade concluiu que “não há óbices importantes à entrada e,
    além disso, as condições de rivalidade nas rotas em tela são suficientes para
    afastar as preocupações concorrenciais derivadas de um eventual exercício de
    poder de mercado” pelas duas empresas.

  • Marcos R:

    Meu amigo, tira uma dúvida….. Cliente Smiles Diamante tem uma série de benefícios na Delta, incluido o upgrade list e o acesso aos assentos preferenciais (Delta Confort+)sem custo.
    Até aí tudo bem…
    E, se no mesmo localizador estiverem um Smiles Diamante e um Smiles Gold? Conseguem viajar os dois juntos nos assentos preferenciais? Ou, no pior caso, o cliente Gold “impede” que o outro se candidate à lista de upgrade no check-in?
    Alguém aqui já passou por essa situação?

    Para complicar ainda mais, fui tentar marcar o assento preferencial como Smiles Diamante, e recebi a seguinte informação no site da DELTA:

    “Associados Medallion precisam autorizar o recebimento de comunicados promocionais para solicitar um upgrade gratuito para Delta Comfort+®, agora que Delta Comfort+ é uma opção de reserva como Cabine Principal ou Primeira Classe.”

    Como eu vou “autorizar o recebimento de comunicados promocionais” ? Afinal sou apenas “assemelhado” ao Medallion, e não “associado” .

    Obrigado pela ajuda!!!

  • jacqueline:

    Moro em Fortaleza/CE, e comprei uma passagem a vista de Belo Horizonte/Fortaleza e Fortaleza/ Belo Horizonte partindo no proximo dia 17/09 ,para José Carlos Guimarães, portador de Déficit Cognitivo, ,idade 74 anos, com maior dificuldade apenas de equilibrio e locomoção. O passageiro tem capacidade de cuidar de suas próprias necessidades a bordo, necessitando apenas de ajuda para conduzi-lo ao toillet e em terra, de uma cadeira de rodas facilitando a sua locomoção. Sua condição física e mental não incomoda os outros passageiros. Trata-se de uma pessoa calma , acostumado a viajar com frequencia ,sozinho, de avião. Como o seu medico assistente reside em Fortaleza o formulário MEDIF foi devidamente preenchido nesta cidade. Fui hoje, dia 13/09/2017 entregar no balcão da companhia e fiquei ciente de que este deveria ser entregue na cidade de Partida (Belo horizonte) , o que não constava nas informações explicitadas no referido formulário, não havendo potanto mais tempo para as devidas providências necessárias. Diante disso, como devo proceder?

  • Marcos R:

    Smiles com promoção só hoje, descontos em todos os trechos para Clube e Diamante. Consegui emitir duas passagens juntas SYD-DOH-CDG na Primeira Classe da QATAR por 172 mil milhas cada, para o mês de janeiro.
    Está bem ruim, quando comparado às 100 mil milhas que eles estavam oferecendo há alguns dias, mas melhor do que os 200 mil da tabela. Pior mesmo é ver que, pela Emirates eles cobram 280 mil na Executiva!
    O site do Smiles está bem instável hoje, mas já recebi o localizador e marquei os assentos no site da Qatar!

    Daí vem a pergunta Fabio…. Qual a melhor maneira de emitir Brasil-Sidney? A Delta vende passagem com tarifa promocional, na faixa de 900 dólares. Pelo AAdvantage, alguma dica?
    Obrigado!

  • Fabio:

    Fabio, boa tarde! Tudo bem?
    Bradesco Prime e clube livelo com 120% de bonus para o Smiles!!!!
    O que voce acha???? Sei que o Smiles já está uma caca faz um tempo, mas é muito bonus né non?????
    Abração

    Fabio

  • JUNIOR:

    Não estou conseguindo fazer o Check-In da minha filha de 1 ano e 4 meses, o que devo fazer ou nao e necessário pois vou viajar eu ela e minha esposa

  • Andreia:

    Fabio, gosto muito dos seus posts e tem me ajudado muito a organizar minhas viagens. Voce ja utilizou o site max milhas para compra de passagens executivas? O custo é bem menor. Poderia comentar sobre isso? Obrigada!

  • Denize Rodrigues:

    Boa Tarde
    Quero saber se posso levar e consumir lanche no voo?

  • Ricardo Menezes:

    Boa noite.
    A última do smiles (sim é com letras minúsculas mesmo): a promoção “triplo de milhas na reserva de hotel” foi prorrogada, PORÉM se você tentar reservar algum hotel somente aparecem hotéis 1 (uma) estrela. Tentei em várias cidades e o padrão se repete. Liguei para o (péssimo) serviço telefônico e depois de um diálogo bizarro (“senhor a promoção foi prorrogada mas terminou em agosto”, “senhor, se os hotéis não aparecem é porque vendemos tudo”) o “atendente-robô” se convenceu que o site está com problemas. Então é isto: promoção “o triplo de milhas em qualquer hotel 1 estrela”!
    smiles em estado puro !

    • Ricardo Menezes:

      Recebi o email abaixo do SMILES:

      “Obrigado por contatar a Hotéis Smiles.
      Investigamos o motivo do site da Smiles mostrar resultados incompletos. O site está mostrando apenas hotéis válidos para a promoção para o triplo de milhas. Enquanto trabalhamos para resolver o problema, por favor utilize o seu navegador em modo incognito e deverá mostrar todas a opções disponíveis. Estamos à disposição caso haja maiores dúvidas.
      Atenciosamente,
      Hotéis Smiles Concierge”

      a sugestão acima não funciona. Alguém conseguiu descobrir como resolver ?

  • Jose Gustavo:

    Olá Fabio,

    Parabéns pelo site. Sou seu conterrâneo, e queria emitir uma passagem UDI – MIL para agosto/2018, pelo Smiles. Consigo achar a ida no dia 01/08, por um preço até bom, mas a volta não aparece nada. Na verdade só aparecem datas até 23/07/2018. Sou iniciante em resgatar passagens internacionais com milhas, você sabe se costuma demorar para aparecer as “voltas” assim? Tenho receio de comprar a ida, e ficar engessado na volta depois… O que você recomenda?

  • Andre:

    Oi Fábio, tudo bem?

    Ano passado aproveitei a promoção de 100% da TAP Victoria e transferi algumas das minhas milhas do TPC para lá. Porém, sofro com a pouca disponibilidade de voos que a cia portuguesa oferece para viagens prêmio, principalmente em classe executiva.

    Gostaria de saber qual é o programa de milhagem que você mais recomenda para viagens em classe executiva tendo como destinos principais a américa do norte e a europa ocidental.

    Obrigado e parabéns.

  • Karina Bernardes:

    Ola, vcs sabem se pode levar comida na mala de mao? mais exatamente, mandioca cozida? Do Brasil p o Canada pela Air Canada. Obrigada

  • Rosane:

    desculpe, esqueci de mencionar que o meu cartão foi feito aqui na Alemanha e como moro aqui ha pouco tempo ainda não sei falar o idioma para poder ligar para central de atendimento do cartão e obter informações de como transferir os pontos

  • Rosane:

    Boa tarde, como faço para transferir meus pontos do cartão AMEX para o Victoria?

  • Marco:

    O Ukutula é diferente do Lions Parque de Pretória? Seria melhor se hospedar no Ukutula ou em Joanesburgo e fazer um passeio até la? tem mais de um tipo de passeios? qual o melhor, ou pode fazer mais de um em um dia?

  • Rodrigo Maia:

    Fabio, lendo o regulamento para emissão Star Alliance no site do TAP Victoria, encontrei a seguinte informação:

    Bilhete de ida e volta (adultos e crianças): máximo de 6 segmentos.
    Bilhete de ida (adultos e crianças): máximo de 3 segmentos.

    Será que eles começaram a emitir apenas um trecho com as parceiras, ou estou enganado?
    Pois li diversas vezes no seu site que o programa TAP Victoria só emitia trechos unicos em voos puros TAP.

    Fico agradecido se puder tirar esta minha duvida.

  • AMilcar Vianna:

    Alguma dica sobre como voar para LAsvegas em executiva com milhas?( 30 de setembro a 07 de outubro )

  • MrViana:

    Ola Fabio! Você sabe se a Emirates oferece upgrade (pagante, dinheiro e não milhas) da business para a first no voo para Dubai? Vc sabe aproximadamente esse valor? :*

  • Rodrigo Maia:

    Olá Fabio, alguma previsão de voar nas novas Qsuites da Qatar entre LHR-DOH e CDG-DOH (essa rota começa a operar dia 23/09). Parece que vão ficar excelentes! Estou ansioso para ver sua avaliação! Abraço

  • luciano:

    Bom dia! Numa das promoções da Smiles que postou aqui, em 10/2016, comprei ida para os EUA hoje, na executiva (45 mil pontos). Contudo, devido a este furacão Irma, estou com medo. Minha volta é segunda feira de milhas American. Então eu liguei no Smiles pra cancelar e não isentam ainda a taxa. Não sei, as americanas estando isentando, inclusive a Delta, mas a Smiles não. Uso seu espaço porque tem muito mais audiência. Não acha que seria o mínimo devolverem os pontos sem taxa, e ainda dar a possibilidade de remarcação?

    • luciano:

      Entraram em contato e estornaram sem taxa os meus pontos. Achei justo.

      • Maravilha!

      • Rodrigo Maia:

        Que pena Luciano, por 45k pontos um trecho em Executiva acho que nunca mais pelo Smiles, quem dera eu encontrasse por esse valor!

  • Jose silva:

    Ola a todos, tenho a seguinte duvida, tnh voo marcado do porto para madrid, voo as 6e30 chegando as 8:45 a madrid.. De seguida tnh de madrid para milão as 9e45.. O fuso horario entre portugallo e espanha faz diferença? Ou ja esta cauculado? Isto com a ryanair btw.

    Cumprimentos

  • Andréa Fernandes:

    Boa noite, estarei viajando de executiva e gostaria de saber se tenho direito a levar um acompanhante para sala vip que estará no mesmo vôo.

  • Johannes Lambert Trenkle:

    Olá, gostaria de saber se um portador do Bradesco gold card tem acesso ao lounge?

    Grato pela resposta, Johannes

  • Paula K:

    Sou platinum da Latam e resolvi voar american. Devo pontuar na American ou pontuo Latam?
    Qual a mwlhor cia para fidelizar? Obrigada.

  • Tainara Serodio:

    Olá. Minha família e eu viajaríamos para Miami nesta quinta-feira, porém, há a possibilidade de um furacão chegar lá no final de semana. LIguei para a Latam, mas eles não sabem de nada ainda, ou não quiseram informar. Sabe me dizer se posso remarcar as passagens? Se terei custos ou nesse caso eles são obrigados a remarcar? Os bilhetes foram comprados parte com dinheiro e parte com milhas, classe econômica. obrigada

  • Flavia Aguiar Pequeno:

    Boa noite,

    Estou querendo viajar para miami com milhas do mutiplus, eu só consigo fazer voos pela latam? esta sabendo de alguma promoção de passagem para final de novembro?

    Obrigada pela atenção!

  • Bárbara Paz:

    Olá Fábio,
    Iremos para MIA em fevereiro de 2018 e a aeronave nos vôos mostrados pela AA são a 757. BSB-MIA direto.
    Pesquisei e não achei muita informação. Você sabe me dizer como é a aeronave?Enterteinimento a bordo(se tem tv, monitores, enfim). Disposição de poltronas? ainda mais que vou com meu esposo e filho e gostaria de tirar tais dúvidas.

    Obg,

    Bárbara

    • As poltronas são flatbed’s (viram camas) mas entretenimento de bordo somente na executiva.

  • Sergio:

    Qual a diferença entre o Clube Smiles e as Categorias Smiles?
    Ter um número Smiles me credencia a algum Clube ou Categoria?
    Quais as vantagens do Clube e das Categorias?

  • Transição Novo cartao fidelidade:

    Possuo um cartão fidelidade da TAM e por motivos de saúde não pude viajar só retornando agora. O que devo fazer para migrar para um novo cartão da LATAM.
    Estou viajando agora pro Mexico e gostaria de converter meus pontos dessa viagem para o cartão fidelidade.
    Atenciosamente,
    Sonia Silva cartao nº. 1191761800.

    • Não tem necessidade de migrar, o seu novo cartão é o seu CPF.

  • Antonio:

    Caro Fábio, tudo bem? Acompanho sempre o blog e está cada vez mais interessante. Queria uma dica sua, se possível: faço o trecho Porto Alegre x Lisboa mensalmente. Emiti algumas vezes via Smiles, mas agora a disponibilidade anda quase zero, ainda mais no voo direto. De resto, é sempre pagando, inclusive pela Azul, via Campinas. Consigo acumular bastante milhas no Esfera do Santander também. Este mês irei via Lufhtansa, por exemplo. A pergunta que gostaria de fazer é: melhor tentar acumular sempre no Victória ou você vê algum mais interessante? Em tempo, recomenda algum lounge terminal 1 de FRA e em GIG? Se puder responder, agradeço muito.

    • O problema de acumular na TAP é que você não conseguirá mandar os pontos do Santander – a nao ser que você trabalhe com outro banco.
      Eu optaria pela TAP sim.
      Os lounges da Star Alliance em FRA são na sua maioria da Lufthansa e muito parecidos.
      Aqui no site tem diversos relatos, não há nenhum muito melhor que o outro não.

      • Antonio:

        Obrigado, Fábio. Vou acumular as milhas voadas e amex na TAP e os do Esfera usar em algum voo azul ou smiles quando tiver disponibilidade.
        Abraço,

  • Ricardo Costa:

    Caro Fábio,

    Você saberia dizer se pontos transferidos de cartões (como Amex Platinum, Santander, etc) valem para a qualificação (subir de categoria) nos programas das empresas aéreas (como AA, DL, LATAM)?

    Obrigado!

  • Bernardo:

    Caro Fábio,

    Acabo de chegar de Zurique pela Swiss, e vivi um episódio um tanto quanto desagradável! Quando fui dormir, tentei colocar a poltrona na posição cama e, para minha surpresa, a reclinação estava limitada, até uma posição similar ao “tobogã”. Pedi auxílio a um comissário (chefe de cabine), e ele tentou resolver o problema, sem êxito. Por fim, disse que eu teria que dormir daquele jeito. Perguntei sobre outro assento, e ele me disse que a executiva estava lotada. Pedi que me colocasse na primeira classe, mas ele disse que não poderia fazer isto de modo algum. Então, me perguntou se aceitaria um voucher compensatório, com um crédito de CHF 300,00 para uma compra futura de bilhete ou 10.000 milhas no meu programa de fidelidade. Respondi que não via outra opção e teria que me conformar com esta situação lamentável. Ao final do voo ele me ofereceu o voucher, que é um código para eu usar no site da companhia. Qual a análise que você faz desta situação, tendo em vista toda a sua experiência em relação ao universo das viagens em cabines premium? Eu estou propenso a renunciar ao voucher e mandar um e-mail “descascando” a companhia. Achei descortês ele não me disponibilizar um assento na primeira classe, tendo em vista que havia cerca de 4 ou 5 disponíveis. Ou você acha que estou exagerando e que esta “briga” será inútil?

    Parabéns pelo excelente blog!

    Um abraço!

    • Bernardo,
      Realmente nestes casos, é quase que impossível mudar de classe por causa de um defeito no assento.
      Esta política de compensação (seja em dinheiro, voucher ou milhas) é bem comum, já que o funcionário não poderia fazer o upgrade por causa do incidente.
      Eu acredito que a partir do momento que você aceitou o voucher, teoricamente o caso já se tornou encerrado.
      Mas se quiser ir pra frente, eu infelizmente não sei te falar quais seriam os seus direitos.

  • RENATA FERREIRA DE OLIVERA:

    Boa noite!
    Quero saber se tenho direito de trocar o nome de um amigo por outro na compra de passagens com milhas?

  • Janaina Verissimo:

    Olá, primeiramente parabens pelo site.
    Por favor gostaria de saber pq não consigo acompanhar minha reserva pelos sites como checkmytrip???
    Esse código é da AZUL. Sempre acompanho meus voos pelo aplicativo do checkmytrip da Latam e outras cias. Mas é a primeira vez pela AZUL e não consigo cadastrar em nenhum outro site, somente o da AZUL.
    Obrigada pela atenção

    • No checkmytrip você só consegue acessar reservas que são feitas pelo Amadeus e a Azul não usa este sistema.

  • Diogo Mafra:

    Olá Fábio, tudo bom? Minha esposa é uma assídua leitora do seu blog e vive me dando updates de promoções e como maximizar nossas milhas. Recentemente peguei uma promoção da TAP para transferir minhas milhas da livelo com 100% de bonificação. Obrigado pela dica!

    Minha pergunta é: Com essa promoção, acumulei 300 mil milhas na TAP e ainda tenho umas 50/60 na livelo e gostaria de fazer o trajeto GRU – EUA – EUROPA – GRU todo em executiva, eu e a minha esposa, e como sou um avgeek, gostaria de pegar algum voo com o a380 (ainda não o conheço pessoalmente). Você recomenda alguma rota para isso? Acha que as 360k milhas serão suficientes? Caso não, quanto você acha necessário? (posso comprar pontos no livelo e transferir mais).

    Pretendemos viajar na 2a quinzena de maio de 2018 (sei que esta longe mas acho ideal planejar assim para poder usar melhor as milhas).

    Um abraço e continue seu excelente trabalho.
    Diogo

    • Diogo,
      Esta rota não é possível pois é triangular e envolve 2 regiões em um só resgate o que não é permitido pelas regras do TAP Victoria.

  • pedro Henrique:

    From March 25 2018, the flagship QF1/QF2 Sydney-London Airbus A380 service will run via Singapore instead of Dubai, replacing one of the two daily Sydney-Singapore A330 flights.

    QF1 will depart Sydney at 4.55pm to reach Singapore around 10pm, and then continue to London for a 6.50am arrival.

  • Pedro Henrique:

    Fabio, boa noite! Já sou leitor assíduo do seu site e já o parabenizei diversas vezes, mas o parabenizo novamente porque o site nunca cai de qualidade, sempre com informações muito úteis e conteúdo excelente! Tentei postar essa mensagem duas vezes, mas acho que o chrome estava com problema, desculpe se houve repetição!

    Vou fazer uma viagem a Europa e surgiu a possibilidade de emitir a passagem de volta de business, pela OneWorld através da LATAM, ou seja, devo emitir British ou Iberia. Como suas matérias de ambas são meio antigas (especialmente British, Iberia tem pouco menos de 1 ano), pergunto sua opinião sobre qual das duas emitir, já que tens conhecimento de causa e senso crítico sobre as duas cias… Muito obrigado!!

    • Eu optaria pela Iberia amigo, pois a British está com uns aviões bem surrados pro Brasil.

      • Pedro Henrique:

        Muito obrigado Fábio, fiquei na dúvida porque as fotos do site da Club World da British são lindas né… Vou de Iberia então! Abraço!

  • Lucas:

    Fabio, boa tarde!

    Estava lendo agora os termos e condições para cias star alliance no site da TAP e esta escrito:

    Bilhete de ida e volta (adultos e crianças): máximo de 6 segmentos.
    Bilhete de ida (adultos e crianças): máximo de 3 segmentos.

    Sera que estao aceitando emitir so ida agora?

    • Já falei isto diversas vezes aqui no site Lucas.
      É possível sim emitir só ida, mas vão te cobrar o valor de ida e volta.

  • Bruno Chagas:

    Boa tarde, Fabio!

    Primeiramente, parabéns pelo site. Possui dicas excelentes.
    Em segundo lugar, você falou que, apesar da LATAM ter saído da Star Alliance, ela manteve parceria com as cias membro do Miles&More e que seria possível usar os pontos da LATAM para emitir passagens nessas cias.

    A pergunta que faço é a seguinte: Você sabe qual a tabela de resgate para usar os pontos LATAM para emitir passagens das cias membro do Miles&More?

    Obrigado.

    • É a mesma para emitir nos parceiros oneworld que consta no site da LATAM.

  • eduardo nakahata:

    Fabio, boa tarde!

    Em primeiro lugar quero dizer que sou muito fa do seu trabalho. Acompanho tudo o que vc posta sobre suas viagens. Acho simplismente demais!

    Tenho uma duvida: Eu possuo do Santander American Airlines Black. Com ele eu recebi o Priority Pass.
    Gostaria de saber se com o Ppass eu tenho acesso gratuito às salas vip dos aeroportos ou preciso pagar uma taxa pra usa-las? Minha esposa e minha bebe tbem podem entrar comigo?

    Grande abraco e muito obrigado pela sua ajuda!

  • junior barreto:

    Bom dia, poderia me ajudar a decidir? vale a pena reativar milhas smiles com bonificação de 200%. Muito obrigado

    • Se o preço da passagem que você resgatar for maior que o valor da transação, vale sim.

  • Marcio Correa:

    Fábio, me esclarece uma dúvida: tenho um voo interno com conexão em São Paulo (SDU-CGH-CNF). Tem algum problema, penalidade, se eu fizer o primeiro trecho, desembarcar em CGH e abandonar o segundo trecho, no caso CGH-CNF? Abs, Marcio

    • Não, desde que não tenha malas.

      • Marcio Correa:

        Obrigado Fábio, é o meu caso, sem malas. Abs.

  • Kamila:

    Oi Fábio, não sei se voce pode responder minha dúvida:

    -tenho um voo partindo dia 02/09 NATAL- e chegando dia 03/09 em BUENOS AIRES (com conexao em SP, e em ASSUNÇÂO)
    porém queria antecipar esse meu voo pra um mais curto, apenas com 1 conexão, porém sempre que pesquiso, dizem que so posso antecipar voo dentro das 24h gratuitamente, se for voos com as mesmas conexões, e o meu é o único voo desse dia com conexão em Assunção. Será que consigo? existe alguma maneira sem ter que pagar?

  • Ana Claudia:

    Fabio
    Boa tarde,
    Estou indo para o Líbano via Qatar Airways, com uma parada em Dubai também. Você tem notícias de como as pessoas estão contornando esse problema do Qatar? Como ir e voltar de Dubai para pegar o voo de Doha de volta ao Brasil? Obrigada

    • Tem certeza que sua parada não é em Doha ao invés de Dubai?

      • Ana Claudia:

        Meu voo é o seguinte:
        – GRU-Doha-Beirute
        – Beirute-Doha
        – Doha-Dubai
        – Dubai -Doha-GRU
        Tudo Quatar airways, mas tenho certeza que o trecho Doha-Dubai-Doha foi cancelado.
        Minha dúvida é: Como as pessoas que estão voando pela Qatar airways estão indo para Dubai?
        Obrigada

  • Ingrid Jonas Sartoris:

    Boa tarde,

    Tenho uma dúvida: Eu comprei 4 passagens aéreas na promoção, ida e volta, acontece que eu perdi o horário e acabei perdendo a passagem de ida. Desta feita, eu tive que comprar novas passagens de ida, no entanto, a atendente não me permitiu comprar somente a ida, me obrigando a comprar ida e volta e pelo preço sem ser o da promoção, paguei praticamente o triplo do valor da passagem. O que devo fazer?

    Obrigada desde já!

    • Ingrid,
      Nenhum atendente pode te obrigar a comprar uma passagem da forma que ele quiser.
      A decisão final é sempre do consumidor.

      • Ingrid Jonas Sartoris:

        Então, mas agora já foi, o que devo fazer?

        • A partir do momento que você aceitou, não tem mais nada o que possa ser feito.

  • Daniel:

    Fabio,
    Tenho um voo de Latam em exec de GRU para JFK e em seguida tenho um voo domestico em First da Delta emitida separadamente, estava lendo aqui no site e vi que não teria direito de usar a sala Vip da Delta mas tenho o TPC voce sabe se ainda esta podendo acessar a Sala Vip da Delta com o TPC ?
    Qual a melhor sala por lá pois terei 4h para conexão e gostaria de tomar um banho antes do próximo voo
    Muito obrigado

    Daniel

    • Sim, tem direito – sem acompanhante e desde que esteja voando Delta.
      A melhor é a do Terminal 4, perto do portão B32.

  • Silvana Andrade:

    Mandei uma mensagem ontem, mas não sei se recebeu. Por isso vou repetir minha dúvida.
    Tenho milhas suficientes na Multiplus para 2 passagens na executiva, trecho CNF-MIA-CNF. Ida novembro e volta dezembro. Quero ir pela AA, pois é a única cia que faz voos diários e diretos. Pela Latam só com várias conexões e mais de um dia.
    Pelo site da AA, existem assentos disponíveis.
    Depois de vários telefonemas, fui informada que não existem nenhum assento disponível para os meses acima, pois a AA disponibiliza muitos poucos, mas que sempre disponibiliza mais assentos, porém sem aviso prévio. Em resumo, teria que ligar todos os dias e em diversos horários para saber se tem ou não assentos disponíveis.
    Impossível!!!!
    Bom, a Multiplus, via Google, informa que tem como transferir milhas para a AA, mas na realidade, não tem!
    Minhas dúvidas: Existe esta possibilidade? Se sim, qual o caminho? Teria como me orientar?
    O pessoal da Latam sofrem para dar informações e ainda sem terem certeza de nada!
    Triste!
    Estou descobrindo que ter Multiplus é fria!
    Muito obrigada,
    Silvana

    Aguardo ansiosa seu retorno!

    • Daniel:

      Tem um tutorial aqui no site que ele ensina como buscar assentos em parceiros OW pelo site da british, funciona muito bem esse método, eu já usei

    • Eu te respondi ontem lá no seu comentário Silvana.

  • José Filipe:

    Boa tarde!

    Estou tentando emitir um trecho FLN-GRU-LIS-FRA-TRN via Star Alliance.

    Pesquisando pela United (cfe suas dicas!), existe disponibilidade. Via callcenter do Avianca Amigo, diz não ter disponibilidade. Fui tirar a prova real no site da ANA e realmente a pesquisa não monta FLN-TRN, mas monta FLN-LIS e LIS-TRN. Mesmo GRU-TRN não funciona (!!!).

    A atendente da Avianca diz que não consegue montar os trechos em separados, que o sistema é quem tem que montar a conexão. Essa informação procede? Existe algum tipo de restrição da Star Alliance pelo nro de conexões de uma mesma passagem ou algo assim?

    Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho!

    • Sim, o atendimento da Avianca só monta o que o sistema faz automático, eles não são capazes de fazer trecho a trecho.
      Cada cia aérea tem um tipo de método.

  • Raphaela:

    Boa noite! Quero tirar uma duvida sobre o programa TAP Victoria! Eles têm um valor fixo de milhagens por trecho, correto? Mas eles têm obrigatoriedade de ter lugares disponíveis em milhagens, se aparecem lugares disponíveis para compra em dinheiro? Porque estou tentando emitir a passagem de executiva, para ida aparece, mas na volta não aparece nenhum voo disponível de executiva, mas aparece quando coloco como compra! Obrigada!

    • A quantidade de assentos p/ compra é diferente da quantidade de assentos para milhas.

      • Raphaela:

        Esse lance de emitir numa data disponível e pagar 50Eur para alterar, funciona também para executiva?

  • gabriel zanetti:

    Boa tarfde Fabio, acompanho seu site a muito tempo, gostaria de parabenizar o trablho incrivel, ja aproveitei muitas promos, tenho um duvida, tentei encontrar no site e em varios comentarios, mas nao conegui encontrar, desculpa pela pergunta meio besta, mas gostaria de emitir gru jnb em first pela luftansa, pretendo usar o Tap Victoria se houver alguma promo de 100% de bonus, como o programa so emite ida e volta, eu consigo cocmprar a ida de first e volta de busines, pq pretendo ficar uns 18 dias no destino, entao nao teria disponibilidade da volta em first disponivel, ou seria possivel emitir ida e volta em first, ou depois conseguir alterar essa busines pra first, fico no aguardo, forte abraco.

    • TAP não altera classe.
      Se você quiser ir e voltar de First, já vai ter que emitir desta forma.
      Você pode emitir para a data que tiver disponível de volta e ir pagando 50EUR cada vez que precisar alterar.

      • gabriel zanetti:

        mas eu consigo emitir a ida e a volta de first, depois pago 50eur e altero o dia? obg pela agilidade na resposta.

        • Sim, mudança de data é possível, só não é de classe.

          • Pedro:

            Suponha que eu emita então a volta em First para GRU, e se eu tentar alterar depois e só encontrar a volta em First para EZE depois business com a Turkish para GRU, eles fazem essa alteração?

          • Não pois conforme eu falei a única alteração que a TAP permite é data e horário.
            Mudança de rota/classe/conexão e itinerário não é possível.

  • Joao:

    Bom dia Fábio!

    Eu normalmente não voo Gol em voos domésticos pois minhas rotas de viagem e meu aeroporto de partida (VCP) me direcionam para Azul. Mas em minhas viagens internacionais, que é sempre para América do Norte eu sempre viajo de Delta. Esse ano finalmente estou próximo de alcançar status Platinum, mas ainda faltam 1.200 MQMs. O problema é que não tenho mais viagens previstas para o EUA esse ano. Minha pergunta é a segunte, consigo MQMs Delta voando Gol domesticamente?

    Obrigado desde já.

    Atenciosamente.

    Joao.

  • ALEXANDRA:

    ESTOU TENTANDO EMITIR O CERTIFICADO DE SCHENGEN E QUANDO COLOCO O 6 PRIMEIROS DIGITOS DO CARTAO DIZ QUE NAO E POSSIVEL PQ O CARTAO NAO E IDENTIFICADO. ESTA TUDO CORRETO COM OS DADOS. COMO DEVO PROCEDER.
    AGUARDO
    OBRIGADA, ALEXANDRA

  • karina:

    Boa tarde Fabio

    Sempre emiti passagens pelo Smiles, voando Delta, seguindo o seu tutorial. Entretanto, não é mais possível fazer aquela busca por semanas. É impossível localizar passagens atualmente! Vc sabe o que mudou?
    obrigada

  • Reginaldo Mulroth Barboza:

    gostaria de saber se existe algum tutorial para consulta de trechos Oneworld usando milhas Multiplos/Latam.
    Quero usar minhas milhas de forma inteligente, pelo que acompanho dos posts. Gostaria de dicas para uma viagem em família no final do ano hoje tenho 100.000 e posso acumular através do km de vantagens mais 100.000 pagando R$2.590,00.
    Qual melhor negócio ?
    Aguardo orientação.

  • Glauco Todesco:

    Outra coisa, a volta não precisa ser necessariamente por Portugal, por ser outro outro país da união européia.

  • Glauco Todesco:

    Olá Fábio e internautas!

    Eu tinha milhas na Iberia e no cartão do Banco do Brasil. Aproveitei a sua dica para transferir para a TAP e ter 100% de bônus na transferência. Eu li bastante e fiz alguma simulações pelo site da United para ver disponibilidade e preço das tarifas.
    Primeiro fiz a compra das passagens pela Iberia pois ficou disponível primeiro no mês passado (GRU->Londres)
    Hoje foi tentar comprar a volta pela TAP (Lisboa-GRU) e apareceu uma taxa de combustível que não apareceria no site da United do valor de 560 Euros para 3 pessoas.
    Fiz outra simulação com voo de ida e volta pelo site da TAP GRU->Lisboa->GRU e a taxa caiu para 97 Euros (3 Pessoas).

    Cancelar a viagem de ida (tarifa de U$ 50 por pessoa) e fazer tudo pela TAP (ida-e-volta) é uma boa?
    Alguma dica de como fazer a minha volta ou viagem gastando menos com essas taxas?

    Obrigado!

  • marli czarneski:

    saio de cleveland dia 31 de dezembro pela American airlines, quantas bagagen posso levar sem custo e se a mesma politica se aplica no voo de conexao que vou fazer em Sao Paulo com a TAN, Quero saber peso e quantidade de malas tanto de porao como de mao, obrigada

  • Luis felipe:

    eu gostaria de saber passagem Econômica pode usar sala vip da Gol ou só a primeira classe que pode usar.

    • luiz b.:

      olha no vip lounge guru

  • Stive:

    Professor Fábio, eu reparo que vc faz muitas viagens com conexões em outros Países antes do destino final.
    Vc usa múltiplos destinos para traçar a viagem ou existem alguma estratégia para essas conexões do tipo, se eu quiser parar na Itália antes de chegar em Nova York, então se eu for com alguma aérea Italiana saindo de São Paulo daria uma conexão na Itália é isso ?

    Abraço meu ídolo !!!!!!

  • Antonio:

    Caro Fábio, tudo bem? Acompanho sempre o blog e está cada vez mais interessante. Queria uma dica sua, se possível: faço o trecho Porto Alegre x Lisboa mensalmente. Emiti algumas vezes via Smiles, mas agora a disponibilidade anda quase zero, ainda mais no voo direto. De resto, é sempre pagando, inclusive pela Azul, via Campinas. Consigo acumular bastante milhas no Esfera do Santander também. Este mês irei via Lufhtansa, por exemplo. A pergunta que gostaria de fazer é: melhor tentar acumular sempre no Victória ou você vê algum mais interessante? Se puder responder, agradeço muito. Parabéns pelo trabalho. Abs, Antonio

  • Thiago B.:

    Fabio, Vc chegou a olhar a promo de REATIVAR MILHAS do SMILES e ganhe 150%? Tenho 8.000 milhas expirando. Se for reativar com a promoção vou para 20.000 e o valor será de R$ 400,00.OU SEJA, R$ 0,02. Ou seja, para quem estiver precisando, acho uma boa. principalmente nesses Bugs da Qatar e Emirates. Abs

  • TIZIANO:

    Fabio bom dia.
    Geralmente uso Multiplus para voos LATAM dentro da America do Sul, mas como agora tenho mais pontos do que preciso gracas tambem a varias promoções, como aquela que voce citou recentemente de 1;10.000, bombaram minha conta, queria ver se posso usar para Europa (América do Norte prefiro AAdvantage).
    Mas LATAM pede min 120.000 para GRU-LHR/Business o que me parece um exagero (Miles&More que uso normalmentee para Europa, pede isso para First e 62.000 para Business)!
    Tem outras companhias que aceitam Multiplus ? e se sim, como emitir ?
    Obrigado
    Att.
    Tiziano

  • Juliana:

    Bom dia Fabio!
    Queria sua ajuda, se possível!
    Minha sogra está vindo me visitar em Johanesburgo. Chegará muito cedo em GRU para embarcar as 18:00. Ela possui cartão de crédito da TAM mas vai voar econômica. Vc sabe me dizer se ela pode usar a sala vip da TAM? Caso negativo, tem alguma sala vip em GRU que eu possa pagar p ela ficar esse tempo longo de espera?
    Obrigada !
    Sua seguidora e fã
    Juliana

  • Fernando Neto:

    Olá Fabio, parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de contar com sua experiência para tentar elucidar um fato, na verdade dois rs. Estou pesquisando uma viajem para Nova York ou Boston na semana antecedente ao Natal. Minha preferência seria pela Delta, porém nenhum voo aparece disponível, mas ao olhar no site da Delta existe disponibilidade. Minha primeira dúvida é se existe o costume de mais pra frente tais lugares serem disponibilizados para compra via Smiles ou se por ser em alta temporada o normal é que não sejam disponibilizados. A outra questão que me deparo é que achei disponibilidade no dia 17/12 pela Air France com escala em Paris. Porém vi algo na pesquisa: existem dois resultados diferentes de voos onde eles alternam os trechos entre executiva e econômica, um custando 170k com o trecho Paris x Boston em exec e o outro custando 200k com o trecho GRU x CDG em execu. Quando pesquiso os trechos separadamente o sistema resulta disponibilidade nos dois voos em exec, quando pesquiso tudo junto não. Existe uma forma de conseguir estes dois trechos em exec? Agradeço antecipadamente a gentileza. Grande Abraço.

  • Rodrigo:

    Boa noite, Fabio, tudo bem?
    Acompanho há muito tempo o PP, mas tenho sentido falta de promoção da TAP Victoria e Caixa/Visa para transferência. Já participei de boas promoções, com 100% de bônus. Tenho 90 mil pontos no meu visa infinite para colocar em algum lugar e mais 25 mil milhas no Victória. Preciso de 2 bilhetes adultos e 1 de criança para Londres ou Roma (ou arredores), com ida em Outubro. Gostaria de alguma sugestão do amigo, se for possível , claro. Sei dos compromissos e da enorme demanda de mensagens. Mas seria muito gentil algum orientação. Ficaríamos muito gratos. abraços!!

  • Willian:

    Primeiramente gostaria de dizer que VOCÊ É UM GÊNIO hahahaha
    Também gostaria de dizer que hoje sou Diamante graças as suas dicas. OBRIGADO
    Agora vamos a pergunta… sempre há novas promoções de “transfira milhas e ganhe 50, 60, 70% de bônus.” Recentemente passei tudo para Smiles, zerei minhas pontuações nos cartões, acumulo cerca de 5 a 10 mil milhas por mês, então quando aparece essas promoções devo aproveitar em transferir o que tenho ou deixo acumular mais no cartão e esperar outra promoção?
    Um abraço e parabéns pelo trabalho.

  • Luiz Hypolito:

    Fabio, tudo bem?
    Procurei no blog e não encontrei: Você sabe se as aeronaves que fazem os voos diretos da TAP de GRU-OPO-GRU já foram retrofitados com a nova classe executiva?
    Grato pela atenção.

  • ADRIANO CARVALHO:

    Fábio veja se consegue me esclarecer uma duvida, preciso emitir uma passagem de Manaus (MAO) para Dublin (DUB) utilizando milhas da TAP, fiz a pesquisa no site da United mas não consegui montar uma rota para pegar a First da Lufthansa, como saindo de Manaus só tenho a opção da COPA a minha pergunta é a seguinte, (1) posso montar uma rota Manaus-Panamá-Ezeiza-Frankfurt-Dublin? e (2) a volta vindo por outra rota mais curta ? e (3) quanto sairia essa emissão?

  • Henrique:

    Fabio, tudo bem? Estou emitindo uma passagem com a TAP para voar Luftansa de first de SP para FRA, e a volta so tem pelo Galeão, dai preciso pegar um voo da Avianca para SP. Se eu emitir GRU-FRA-GIG-GRU, e no meio da minha viagem eles liberarem a volta direto pra SP, eu posso alterar ligando pra TAP e pagando a taxa? Li que se tiver um ponto de conexão posso ter problemas, por isso te pergunto.
    Super obrigado

  • Caroline:

    Fabio, tudo bem? Onde vc colocaria suas milhas nessa situação aqui:
    Em um vôo GIGxDXBxBKK (e retorno) de Business pela Emirates, vc colocaria a pontuação no Smiles (que está hoje com 13 mil pontos) ou no TAP Victoria que está com saldo zerado? Ou tem alguma outra sugestão melhor?
    PS: estava super empolgada para o trecho DXBxBKK que seria no A380 mas olhei minha reserva hoje e mudaram para o 777. Que droga, né? Tomara que mudem novamente até a data (daqui a 2 meses).
    Obrigada! Abraços!!

    • Acumule onde você irá usar os pontos depois para não ficar com eles espalhados.
      Na TAP você não irá ganhar status, somente milhas, já no Smiles você ganha os dois.
      Tem que ver o que pesa pra você 🙂

  • ERIKA RABELO:

    Gostaria de aprender mais sobre os programas de milhagem e as melhores formas de emitir bilhetes com milhas. Você indica algum material ou curso?

  • Cristina Araujo:

    Tenho um voo partindo de Buenos Aires À SP dia 31/12, com conexao em Santiago no Chile: Chego em Santiago as 20:40 horas e o voo com destino a Sao paulo só sai as 4:00 da manhã;
    Minha pergunta: tenho que retirar as malas? Posso sair do aeroporto sem elas? Compensa sair ? Queria pesquisar um local para jantar. Obrigado

  • DANIEL MOUTINHO:

    Tenho uma passagem TAP, na executiva, cujo retorno dar-se-á no dia 19.04.18, de Lisboa(via Porto), para o RIO. Pergunto se, SEM CUSTOS ADICIONAIS, poderia eu pegar esse vôo no Porto ?

    • Somente entrando em contato com a cia que opera seu voo para saber.

  • eduarda:

    se eu compra uma passagem hje pelo boleto internet banking poderei pagar na segunda?

  • Josmar Klemba:

    Ola Fabio!
    Lendo o teu post “Viajar de Primeira Classe e Executiva é “coisa” de rico? NÃO!” do dia 18/08/17, vc disse que emite 80% com milhas! (de forma sensacional diga-se de passagem!) Nisso me veio uma dúvida: eu vi que vc tem status “top” em vários programas aéreos. Como é que vc chega/mantém esse status? Pois até onde eu sabia, passagens com milhas não dão diretos a status?? Ou estou completamente errado? ou você mantém/consegue o status com os 20% de passagens pagas???
    Parabéns pelo site! Sucesso!

    • Faço muitos voos internos no Brasil que contam como trechos voados, além claro dos 20% das passagens pagas que eu compro são sempre em executiva e primeira o que turbina meu acumulo perante o status.

  • Paulo Henrique:

    Olá, tudo bem?

    Tenho uma viagem amanhã cwb -gru com a gol e gru-atl-mco saindo as 21:25, porém tem um voo gru-mco saindo as 21:55, sabe dizer se tem alguma forma de alterar o meu vôo para esse direto?

  • Leandro:

    Caro Fábio, gostaria de agradecer de coração as diversas informações que vc, há anos e de maneira gratuita, disponibiliza no seu blog. Graças a elas consegui fazer algumas viagens bem confortáveis com preços próximos ou até iguais aos de econômica, bastando procurar direito e saber o “caminho das pedras” que vc ensina direitinho. Fazia tempo que eu lhe devia um agradecimento. No mais, se eu puder abusar, gostaria de saber qual a sua opinião acerca da British. Tenho a opção de ir para Londres em Dezembro, a partir de GRU, e gostaria de saber qual a sua sugestão entre ir com a Tam (que já conheço graças as suas informações) e a British, que eu nunca voei, nem de econômica. Vc sabe algo sobre a executiva dela que faz essa rota (GRU_LON)? Procurei no blog e não encontrei nada, sinal de que vc nunca fez um trip report dessa rota, mas talvez vc saiba de outras pessoas que já fizeram e utilizaram. Se não souber, de toda forma, agradeço a atenção e parabenizo pelo blog. Nunca li nele nada que não fosse útil. Obrigado pela atenção.

    • Leandro,
      Eu optaria por ir de British ao invés de LATAM pelo layout da executiva que é 1-2-1 assim você tem a privacidade de ir sozinho.

      • Leandro:

        Fábio, muito obrigado. Tentei responder a mensagem antes, mas não sei se a aba ” responder” está correta. Então se aparecer esta mensagem avulsa, não me ache (tão) louco rsrs. Muito obrigado pela dica sobre ir de Executiva pela British. Apenas um detalhe, vou eu e minha esposa. muda algo? Ouvi dizer que a comida e o entretenimento são piores, mesmo na executiva, mas como conta com Fast Track valeria a pena para ganhar tempo na migração. Vc sabe algo sobre estes fatos? De novo, muito obrigado e desculpa a amolação.

  • Jose Flavio Mesquita:

    informação do voo JJ788 e JJ3361 , viagem de Belo Horizonte a Foz do Iguaçu em 21/10/2017 com volta em 25/10/2017. Está confirmado?

  • Tiago Masschmann:

    Boa tarde, Fábio!
    Te acompanho sempre pelo Insta e também aqui pelo site, pra aprender a viajar mais e melhor com tuas dicas 🙂
    Vamos ver se consigo tua ajuda pra uma dúvida sobre minha primeira viagem pra Europa, que ocorre em Setembro:
    Fiz o seguro oferecido pelos benefícios do Visa Platinum, que agora sai com nome de “Seguro Viagem” e não mais certificado Schengen.
    Pelo que o site da Visa informa, a partir de 01 de abril de 2016, a Carta de Schengen está incluída dentro do Seguro de Emergência Médica Internacional.
    Com esse seguro em mãos é o suficiente para apresentar na imigração, caso seja solicitado (Espanha – MAD é o local de entrada na UE)? Há alguma outra exigência?
    Obrigado! Um abraço

    • Tiago,
      Eu sempre utilizei o do MC e ele vem com a carta Shenghen, então não sei te falar sobre o VISA.

      • Tiago Ma:

        Certo, Fábio! Obrigado pelo retorno.
        Vou buscar mais informações sobre o seguro Visa, as coberturas estão de acordo com a exigência da UE, resta saber sobre o Schengen… Obrigado! Abraço

  • Deive:

    Amigo
    Parabens pelo site!
    Como faço para emitir no exectutive club usando pontos multiplus?
    É possível?
    Abraços

  • Michelle:

    Olá Fábio,
    Até hoje só usei o Smiles, acumulo pontos somente com o Visa Infinite da Caixa. Você não acha nenhuma vantagem usar o Milhas & Money pra marcar executiva? Uma ida e volta sai por + ou – 3.500 reais em executiva.
    Outra, tenho bastante dificuldade de achar trechos, pois sempre que viajo é pra Charlotte nos EUA.
    Enfim, tenho lido bastante, tentando encontrar outro programa vantajoso pra voar esse trecho específico CWB – CLT. Abraço!

    • Geralmente não, pois o valor da milha sai por volta de 0.025 ou até mais caro.

  • Alcilenne Paula:

    Moro no exterior e anualmente visito o Brasil. Gostaria de viajar executiva e por isso tenho buscado me informar sobre programas de milhagens, etc. Voce conhece algum programa de milhagem existente fora Brasil (Europa), sem ser cartao? (como Smiles por exemplo)
    Eu tenho programa de milhagens (Smiles e Multiplus) e pretendo comprar pontos. É possivel emitir bilhetes como a Lufthansa por exemplo, residindo no exterior? Pelo que li, sim, por telefone. Confere? Outra pessoa poderia ligar e reservar bilhetes ou somente eu?
    Parabens pelo blog e pelo trabalho 🙂

    • Você pode emitir bilhete residindo em qualquer lugar do mundo.
      Dependendo do programa pode ser via telefone ou site e qualquer pessoa pode fazer desde que esteja de posse dos seus dados.

  • Flavio:

    Fabio,

    Estava em Orlando na mesma época que você. Pena que não coincidiu o Animal Kingdom no mesmo dia. rsrs

    Lembro que uma vez, 2014, se não me engano você foi fez GRU-FRA-MCO de LH. Não encontrei relato da emissão deste voo.

    Minha dúvida:

    Pelo TAP Victoria, consigo fazer emissões com duas regiões diferentes no mesmo bilhete ?

    Ir para Europa com escala nos EUA Ou vice-versa?

    Ele vai cobrar as duas regiões, a região mais cara ou a de destino ?

    Se for possível, a regra do Stopover do Bilhete Star Alliance da TAP, tem que ser em qual região?

    Obrigado.

    • Não consegue não – vai cobrar 2 regiões e 2 resgates.
      O stopover pode ser na região de destino, de origem ou no caminho.

  • Katia:

    Boa noite e parabéns pelo site.
    Gostaria de saber comprei minha passagens não companhia Ethiopian e mudaram o horário de saida da minha escala, meu destino do final Bangkok, gostaria em saber por causa dessa alteração tenho direito de uma uma remarcação de volta sem custo ? Posso ?

    • Somente entrando em contato com a cia aérea para saber pois cada uma tem uma política.

  • Sergio Lopes:

    Prezado Fabio,
    Parabens pelo trabalho e muito obrigado por todas as dicas. Preciso de uma ajuda: como faço para reclamar sobre o descaso do TAP Victoria com o crédito de milhas voadas em uma empresa parceira Star Alliance? Estou há 2 meses esperando um crédito de milhas por um voo que fiz na Lufthansa de classe Executiva. Ja tentei o canal do Victoria (me dizem que tem que esperar a Lufthansa se manifestar), o canal da TAP (não respondem), o ReclameAqui (também não), e o canal da Star Alliance (que encaminhou para a TAP que não respondeu!!) . Estou decepcionadissimo com o programa! Agradeço muito sua ajudar. Abs

    • Sergio,
      Você já entrou em contato com todos os canais que eu iria te sugerir, realmente não tem o que fazer se não aguardar ou tentar por vias judiciais.

  • Leandro:

    Ola Fabio,

    primeiro parabéns pelo feito das first e pelo site.
    Eu estou tentando emitir uma passagem pela Star Alliance mas não estou conseguindo! veja se consegue me ajudar. Vejo sempre a disponibilidade no site da ANA, Lifemiles e Delta.
    Trecho encontrado, as vezes eles montam direto e as vezes montam com escala, opção multicidades.

    Quando procuro (site ou Central) dos meus programas – Amigo TAP não existe a disponibilidade. Ok.
    Peco pra pesquisar trecho-trecho, eles acham mas sempre dizem que não conseguem tarifar de uma vez so! tem q ser em passagens separadas. O problema maior é o AMIGO pois o voo que eu quero e para a europa mas faz escala na Turquia, como a mesma fica na ASIA (???) e não na Europa o valor vai la estratosfera.

    Vc tem alguma dica para que eu possa ter mais sucesso nessa empreitada?? aceito ideias alem do Fabio!

    • O Amigo é lamentável – não tenho nenhum conselho pra te dar.
      Já pela TAP se você montar trecho a trecho e estiver dentre as regras do programa você consegue emitir sem problemas.
      OBS: No caso específico da Turkish a cia estava com problemas em todos os parceiros da Star Alliance onde mostra o lugar mas não era possível emitir – isto já estava sendo resolvido segundo eles.

  • Vandre:

    Olá Bom dia,
    primeiro obrigado informações e dicas e parabéns pelo sucesso do site.
    Minha duvida é: como posso transferir ou transformar pontos latam fidelidade/múltiplos em pontos AVIOS da British Airlines para fazer up grade?
    Obrigado.

  • Neuris:

    Boa tarde Fabio,
    Parabéns por ter atingido mais uma , estou com uma duvida vou de Qatar para Doha, com o status Sapphire da LATAM posso ir com um convidado na Sala VIP executiva do aeroporto GRU?
    Obrigado

  • SANDRA HELENA:

    Olá! Gostaria de saber se posso esperar uma pessoa que vai chegar em um outro vôo, 10 minutos depois do meu, no aeroporto de Miami, antes de passar pelo controle de passaportes.
    Gostaria de passar com ele, no caso meu namorado, no controle de passaportes juntos, é possível, tem algum lugar antes que eu possa esperá-lo?
    Grata.
    Sandra

    • É só você não entrar na fila da imigração – espere por ali mesmo.

  • Arthur:

    Boa noite Fábio, tudo bom? Acompanho seu blog e Instagram já tem um tempo e aprecio muito suas dicas. Em relação à esses novos planos da Smiles, que agora você ganha na proporção de 10:1 em milhas qualificáveis, vale a pena assinar o clube 10000 onde se ganha 1000 qualificáveis por mês? Pois estou querendo focar em algum programa e atingir sua categoria mais alta e estou meio na dúvida onde focar.
    Desde já agradeço!

  • Estevao:

    Boa noite Fábio, amanhã tenho um vôo de EZE para Galeão com destino final em Goiânia. Meu vôo chega no Galeão as 00:20 e minha conexão sai as 8 da manhã. Tem algum louge que possa ficar nesse período. Tenho um filho de 3 anos e não sei o que é mais viável, ficar ou ir pra um hotel. Tenho priority pass e amex platinum.

    • Silva:

      Ola, priority pass tem acesso a este louge na parte externa terminal 2. Tambem tem acesso a outros lounges internos mas creio nao ser seu caso: https://www.prioritypass.com/en/loungesearch?entity=3586d372-0f58-4921-a67e-34e6280ffa48

      • Estevao:

        Sim, só que ficarei vagando pelo aeroporto das 00:20 as 8:30, e pelo que vi os longes estão fechados, somente do embarque internacional que fica aberto. Confirmam? Tô olhando pra reservar um hotel dentro do aeroporto no terminal 1.

  • Mariana Carvalho Massari:

    Ola Fabio, boa noite. Eu li em um post seu sobre o smiles e a Alitalia. Temos uma viagem programada para dezembro com retorno em janeiro mas não consigo encontrar passagens pela alitalia, alem dos preços em milhas estarem exorbitantes.
    Todas nossas milhas estão no smiles, e gostaria de saber se vc tem alguma ideia do que esta acontecendo com a alitalia e se existe alguma opção melhor.
    Desde já obrigada pela atenção
    Mariana Massari

  • Nena:

    Boa tarde, alguém me informa se consigo antecipar meu voo e de outro pessoa com reservas diferentes ao mesmo tempo? Preciso antecipar e estou com medo de conseguir o meu e da outra pessoa ficar de fora.

  • Niltinho:

    Fabio, tudo bom? Eu tenho 04 swus e to olhando viagem pra Hong Kong e volta de shanghai pra qq lugar do Brasil, qdo pesquiso e abro os voos vidualizo as possibilidades de swu, eles dizem que somente o trecho br-eua esta disponivel, os trechos eua-pacifico e ate os transcontinentais dentro dos Eua esta dizendo que nao sao oferecidos.. sabe de algo?!

  • Viajante:

    Aquele momento em que você é um dos maiores blogueiros do Brasil, passa horas por dia planejando os mais interessantes resgates em cabines premium, traça os roteiros mais surpreendentes, dá voltas pelo mundo, faz “mile runs” incríveis e ainda divulga tudo isso em posts muito divertidos nesse blog, e aí alguém supõe que tudo isso é uma atividade secundária e pergunta qual é a sua profissão… quem já não passou por esse constrangimento? kkkkkkk

  • Marcos:

    Quem viaja de First pela British pode usar a sala VIP da LATAM no Terminal 3 de Guarulhos?

    • Leny:

      Sim, Marcos.

    • Leny:

      Marcos, completando minha resposta, sim, no embarque.

  • Marcos:

    Bom dia, não sei se você pode me ajudar com essa minha dúvida.

    Eu moro aqui nos EUA, e tenho empresa no Brasil, (e aqui também) eventualmente preciso ir ao Brasil para visitar meus clientes.

    E me surgiu uma duvida referentes ao meus equipamentos de trabalho, existe alguma maneira de eu declarar eles da entrada, e não pagar os impostos sobre eles, afinal eu moro aqui nos EUA e os equipamentos vão voltar comigo.

    Muito Obrigado.

  • Rodolfo:

    Fabio,
    não sei se percebeu mas a Delta que tinha programado o A330 para o proximo ano na rota NY para SP mudou novamente para o B767 de Janeiro a Março.

  • Alex:

    Boa tarde como faço para fazer uma cotação e saber como posso compra as milhar

  • Andreia:

    Fabio, tudo bem?
    Queria tirar uma dúvida: vou pegar um voo com a United para EWR e na descrição da aeronave consta que será o 777-200! A minha dúvida é…eles ainda operam a executiva com aquelas poltronas da sua review de dez/2013????

    Obrigada pela atenção e adoro acompanhar seus stories!!!

  • Leandro:

    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo site e agradecer as informações que vc, Fábio, disponibiliza de maneira generosa, aqui no blog já há muitos anos e que sempre são úteis. Se eu puder abusar dessa generosidade, gostaria de lhe fazer a seguinte pergunta. Vou para Londres em Dezembro e estou na dúvida se vou de LATAM ou de BA. Já conheço bem a executiva da TAM, mas nunca voei de British e gostaria de saber a sua opinião sobre qual é a melhor neste trecho e se vc acha melhor sair de SP ou do Rio, considerando a qualidade das aeronaves e o serviço. Muito obrigado e me desculpe pelo tempo tomado.
    Grato

  • Eliane:

    Gostaria de receber feed de notícias
    Grata

  • Samuel:

    Olá, irei fazer uma viagem próximo ano no trecho Fortaleza\Manaus e meu voo será as 23:30 chegando em Manaus 02:30.. Meu Check in é as 14:00 o que devo fazer até chegar esse horário para ir pro Hotel? devo ficar esperando no aeroporto?

  • Thiago:

    Olá Fábio, tudo certo? Estou cotando passagens para Paris pela Air France. Hoje a tarifa business está 3k mais cara que econômica. Se eu comprar a econômica agora e optar por fazer o upgrade depois (não por milhas e sim pagando) vou pagar menos que 3k provavelmente? Faço esse upgrade pela central de atendimento?

  • Paula:

    Fabio, gostaria apenas de compartilhar com todos uma pegadinha da Smiles em a qual quase cai ontem.
    Estava pesquisando passagens para bali e bangkok pela smiles, aonde achei trechos de 250.000 pontos ida e 230.000 volta descritos assim: Sao paulo- bali cabine EXECUTIVA.
    Fui la comprei um monte de pontos transferi de cartao enfim maior maratona para alcancar todos que possibilitasse a viagem minha e mais 3 integrantes da minha familia fazendo pontos + pagando quando estava quase finalizando, fui abrir detalhado p ver trechos e horarios e adivinha oque acontece: APENAS 1 trecho de gru a dubai era executiva , de Dubai a Bali ECONOMICA.
    E a descricao em cima e : SAO PAULOao GRU – BALI EXECUTIVA entao p mim isso eh pegadinha, eles nao deveriam descrever assim, pois pode gerar confusao e enganacao no final. Nao eram 2 horinhas de economica era 14hrs !!Como foi p mim agora estou com um monte de pontos que vao ficar parados. Smiles para mim acho que deu. Nao mando mais 1milha p programa.

    • Fernando:

      Ocorreu o mesmo comigo com o Smiles
      Procurei executiva e comprei com pontos e dinheiro Hong Kong- Gru e para minha surpresa quando veio o e-ticket estava la Hong -Kong Dubai em econômica.
      É fogo não dá para relaxar!

  • Rodrigo Maia:

    Olá Fábio,

    Sabe me dizer se os pontos provenientes de reservas de hoteis pelo site da smiles contam para upgrade de categoria na proporção de 10/1.?
    Obrigado e continue com seu excelente trabalho!
    Rodrigo

  • Renan:

    Fabio td bem?
    Vc fez reserva de hotel naquela que deu o triplo de milhas??prq eu fiz “não reembolsável” e hj venceu o prazo para crédito das milhas (10 dias da data da reserva) caso tenha feito, já recebeu as milhas e os bônus??ou sabe de alguém que recebeu ou que está tendo o mesmo problema que eu??
    Obrigado

  • nazare maia:

    quero ir a italia entre abril e maio de 2018 incluindo cassia e assis lanciano

  • Marcos vieira bousquet:

    Caro Fábio,
    Primeiramente gostaria de agradecer as dicas principalmente sobre a First da lufthansa, concordo que talvez seja a melhor opção de First no mercado.
    Porém tive um problema no serviço do Porshe que no último dia 27, fra-gig usei por 3horas para uma volta a Wisbaden onde estacionei no theater park e retornei ao terminal. Para minha surpresa veio uma cobrança de 274 euros e no recibo havia um relato que eu havia rodado 263 km. Ou seja quase impossível as 16h no rush hour mesmo que desejasse eu conseguiria rodar isso. Resumindo estou sem resposta da avis e paguei quase 3x o valor combinado.
    Abraços Marcos

  • Guilherme:

    Fábio, sensacional o seu trabalho e dicas aos leitores. Hoje ao ver seu post no facebook, achei muito interessante a sua dica da empresa Bella Star Travel em Orlando. Sempre organizo as minhas viagens de olho em cada detalhe, resolvendo tudo direto com hotéis, locadoras e parques. Queria saber a sua opinião, se na próxima viagem vale a pena solicitar os serviços através da empresa, como forma de obter uma nova experiência. Na minha cidade não tem esta agência, qual unidade que você indica?

  • Daniel:

    Fabio, considerando apenas voos que consigo emitir pelo Victoria da TAP qual a ordem de sua preferencia de cias em executiva com destino a Moscou na Russia
    Acho que a primeira da lista seria unanimidade – LH né ? e depois Swiss ou Turkish ?

  • Diego:

    Olá Fabio, já teve algum schedule change em passagem emitida pelo Victória TAP voando parceiras ?

    Sabe a política deles ?

  • andre:

    Boa noite. Eu consegui comprar as milhas da livelo e transferir a tempo pra TAP. Estou com uma quantidade boa de milhas la agora, porem estou querendo voar pros EUA. Vc saberia dizer como faco pra checar a disponibilidade de assentos com milhas da TAP em voos das aereas parceiras?

    grato

  • Diogo:

    Boa noite! Vi uma promoção no site do BB em parceria com a Azul pelo dia dos pais.
    O link do site é: https://tudoazul.voeazul.com.br/web/azul/bb
    Estou na dúvida se vale a pena, pois eu gostaria de usar esses pontos para uma viagem internacional e não entendi muito bem se a promoção contempla isso e se é válida para as parceiras da Azul.
    Poderia verificar, por favor?
    Obrigado!

  • Paulo:

    Olá Fábio!
    Tenho um voo em novembro entre MCO-GRU com a Latam. O voo seria operado pelo A350, mas hoje a cia mudou para o 777-300; pesquisei no site e vi que os voos partindo de MCO e MIA serão realizados pelo Boeing e apenas os que saem do JFK são operados pelo A350. Sei que você está em round trip agora, mas soube dessa troca de aeronaves nos voos partindo dos EUA? Obrigado e boa viagem!

  • Maiara:

    Bom dia Fábio…
    Acompanho diariamente seu insta, adoro seus videos!!!! 😍
    Maaaas, tenho uma curiosidade… Qual a sua profissão?
    Parabéns pelo sucesso e que Deus lhe abençoe e acompanhe em cada viagem!! 😘😘

    • Paulo:

      Pelo que percebe ele é jardineiro.

  • Renato:

    Fábio é uma pergunta misturada com indignação, dia 27 passado embarquei pela Qatar via GRU com destino a EZE, os bilhetes foram emitidos pelo smiles na classe executiva. A atendente no balcão quando ouviu que eu falei que iria a sala vip tão logo confirmasse o check-in a mesma falou que não teria direito, fora o péssimo atendimento do tipo “você adquiriu via smiles né?” (por isso você está aqui), a mesma ainda me “sugeriu” que fosse a sala vip do smiles no T2. Simplesmente saí com minha namorada e depois de acessar a área restrita nos dirigimos ao balcão da sala da Latam, onde fui bem atendido por sinal, lá me pediram o passe, falei que não me deram, me perguntaram se era upgrade, falei que não, até que ligaram pra alguém da Qatar com nossos nomes e fomos liberados. Aí fica a questão, será que nosso caso foi pontual ou será uma nova politica onde todos que adquirirem bilhetes na classe executiva via smiles não vão ter acesso a sala vip? Ou seria somente um erro de atendimento como nos disseram no acesso a sala? Obrigado e fica o alerta se precisar de mais dados estarei a disposição.

  • Luciano:

    Fábio, nas feiras que vc visitou, viu alguma das soluções apresentadas nessa matéria?
    https://incrivel.club/admiracao-curiosidades/assim-serao-os-avioes-no-futuro-124560/

    Um abraço

  • Solange Valiente da Silva Krampe:

    Boa tarde,
    Em fevereiro do corrente ano me associei ao Le Club Accor Hotels, marícula 3081031.34042894-6, inclusive já me hospedei no Ibis Parque Olímpico em junho, mas ainda não recebi pelo correio o meu cartão.
    vou viajar brevemente e gostaria de recebê-lo com a maior brevidade possível.
    obrigada

  • Piraja de Carvalho Filho:

    media de preços voos são paulo madri

  • Felipe Vieira:

    Oi Fábio,

    Para emitir por parceiros LATAM devo consultar no site das parceiras a quantidades de pontos e depois ligar na própria LATAM para eles emitirem?

  • MARIA HELENA SALVIA TEIXEIRA:

    Comprei passagem de São Paulo- Santiago vôo LA 753, Santiago- Auckland vôo LA 801 para o dia 30/08/2017. Gostaria de saber como faço para transferir (comprar ) o assento espaço mais no vôo LA801?Sou alta e idosa, tenho 66 anos. Estive na Latam do aeroporto de Guarulhos e me informaram que, eu
    deveria ter já comprado o assento espaço mais quando comprei a passagem.

    Muito obrigada e aguardo resposta

  • Danelise:

    Faremos uma viagem ao EGITO. Estamos em 04 pessoas.
    Em Curitiba embarcaremos com a AZUL até GUARULHOS. Lá retiraremos as malas no terminal 1 (antigo 4) e vamos embarcar para o Cairo com a ETHIOPIAN.
    Pergunta: como se deslocar do terminal 1 até o balcão da ETHIOPIAN para o check-in? É longe? Devemos ir de ônibus ou à pé? Quanto tempo demora esse trecho? Pode nos enviar orientações/mapa?

  • Adriano:

    Prezado Fábio,
    Primeiramente, te parabenizo pelo excelente trabalho esou seu fã e seguidor na newsletter e instagram.
    Já te enviei um e-mail uma vez contando que acumulei por anos milhas no Smiles sonhando viajar de executiva (viajo pouco) e quando quase tinha, eles aumentaram a quantidade de milhas necessárias. Fui seguindo suas dicas, aproveitando formas de potencializar o acúmulo e em novembro vou fazer minha primeira viagem de ida de executiva (não consegui a volta) na Delta.
    Eu ia então te perguntar que assentos você indicaria sentar pois vou estar com minha esposa (que vai tentar dormir pois tem medo) e com minha filha de 7 anos (terei que cuidar dela, ver alimentação, banheiro, etc), pois eu imaginei que o avião seria o A-330 espinha de peixe.
    Só que acabei de simular uma compra no site da Delta e apareceu como aeronave um B-767-400.
    O vôo é GIG-ATL-MIA (06/11/2017), 22:50h.
    Depois é um MD-90.
    Pode me ajudar com informações dos vôos, onde sentar?

    Também com algo mais que ache importante eu saber nessa primeira viagem de executiva e minha primeira viagem para os Estados Unidos.

    E sobre Sala Vip em Atlanta com o Visa Infinite.

    Agradeço imensamente.

  • Jorge:

    Fábio, parabéns, mais uma vez por seu trabalho! Se possível, por favor me ajude com as seguintes dúvidas: 1. se emitir um bilhete para voar Lufthansa pelo Victoria, é possível remarcar o bilhete após a data da viagem. ou seja, se usar a ida (na data original) e der no-show na volta, perco a volta ou ainda posso reutiliza-la, pagando a multa de reemissão? 2. Posso fazer mais de um remarcação da volta, pagando as multas claros, ou há alguma limitação de remarcações no programa victoria?
    obg.,

  • Giuliano Seguro:

    Fabio, procurei aqui no site e não achei mas se ja tiver respondido isso antes, te peço desculpas adiantadamente rs

    Qual melhor jeito de transferir milhas da Amex pra AA? Todas as minhas milhas estao na AA mas ganhei 30k de bonus na amex e não queria perder esses pontos. Pensei em transferir pra SPG ou HH mas a conversão é horrivel. Tem algum jeito melhor? Preciso de 2 passagens SFO-GRU e esses pontos que tenho na Amex iam fechar a conta direitinho. Dicas? Ps. Moro nos EUA e meus cartões são daqui, não sei se isso influencia. Obrigado e abs!

  • Rogério:

    Olá Fábio, comprei um pacote para Porto Seguro partindo de Curitiba em julho pela Decolar e agora, na hora de computar meus pontos a Latam disse que não teria direito aos pontos nem do meu nem dos demais passageiros, por ter comprado pela Decolar. Procede isso? É legal ou cabe ação no Procon?

  • Thiago Luiz:

    Boa tarde Fabio,
    acesso seu site com certa frequencia e gostaria de lhe fazer uma pergunta se possivel
    Voei ida e volta o trecho GIG – JFK – CDG em julho/2017 pela American Airlines e necessito saber qual a melhor opção de pontuação… Multiplus ou AA?
    procurei no google tabela de pontuação de ambos, mas nao achei nada esclarecedor.
    Desde já agradeço.

  • Daniel A. J:

    Fabio, só um heads-up … South African está nas últimas. Pode quebrar em menos de 2 meses.

  • Roberto:

    Comprei classe executiva e para setembro e por incrível que pareca não consigo falar com a empresa por telefone.

  • Júlio:

    Olá, bom dia !

    Estou planejando uma viagem e pesquisando as passagens nesses sites de busca e comparação vi que o site MOMONDO tinha as passagens mais baratas para o local pretendido. Assim que eu seleciono a passagem o site me redireciona para outro site chamado AIR PROJECTS para efetivamente comprar as passagens.

    Gostaria de saber se esses dois sites sao confiáveis, uma vez que o air projects está cerca de 15% mais barato do que os outros sites

    Atenciosamente,

  • maria karina kemp:

    olá, tenho passagem comprada pela AA com destino à Cuba e conexão em Miami para dia 25/09/2017.
    Alguém saberia me informar se a compania aérea está vendendo normalmente o cartão QUE VALE COMO VISTO de entrada em cuba? Houve alguma alteração depois que Trump revogou algumas medidas de Oama em junho deste ano?
    Agradeço desde já.

  • claudia regina costa:

    oi boa tarde gostaria por gentileza saber a data e o local onde buscar meu passaporte..o site da policia federal fala que esta confeccionado…pois minha viagem esta marcada para final de agosto e estou preocupada..por favor peço ajuda de voçes para maiores informaçoes…desde ja grata..claudia

  • Arlete Dagostini:

    qual a vantagem do retrofit dos avioes na classe turistica?

  • Patricia:

    Oi Fábio, estou viajando de Premium Economy da Latam de Buenos Aires a Fortaleza,fazendo conexáo em Guarulhos e depois em Brasília,você sabe me dizer se tenho direito as salas vips dos dois aeroportos, pois estava verificando a localizaçao das mesmas e me parece que se localizam já dentro do embarque internacional.Obrigada.

  • roberto:

    Oi Fabio
    acesso diariamente seu site e aprendo muito com suas dicas. mas preciso confessar uma coisa: quando eu quero dar risada eu venho aqui pra ler algumas perguntas que as pessoas fazem a você…. nada contra perguntar (afinal nao ofende, né?) mas tem cada uma ….. penso que só pode ser zueira…. depois você poderia catalogar as mais absurdas/divertidas/sem noção e escrever um capítulo à parte em seu livro….
    abs,

  • Fabio:

    Olá Fabio, me dê um conselho por favor. Qual o melhor programa para eu jogar meus pontos de uma viagem realizada pela AA? Tenho alguns bons AVIOS na Iberia. Aconselha colocar lá? Muito obrigado

  • Alexssandro Robalo:

    Vou para uma formação no Brasil. Compraram bilhete Fortaleza – Rio no Latam Airlines Brasil no voo JJ9023 partida 03 de Agosto 03:25 chegada 03 Agosto 06:35. tenho direito a um volume mas no bilhete electrónico não vem especificado quando KG tenho direito na mala de porão.

    Vou de Cabo Verde – Praia para Fortaleza no voo dos TACV VR664.

    Ref. reserva WKS9KO data de emissão: 25 Junho 2017.

    Desde já muito obrigado.

  • George Ibiapina:

    Prezado Fábio, boa noite, tudo bem?
    Gostaria de uma orientação sua, qual a melhor locadora de carros na sua opinião aqui no Brasil? Sempre utilizei a Hertz tanto em minhas viagens nacionais como internacionais, tem alguma com a frota tão nova como a dela? E que forneça benefícios como ela tem com relação ao programa de pontuação? E você recomendaria algum site que faça uma busca geral em todas as locadoras para verificar o melhor preço de uma determinada categoria? Indica algum site que sempre tenha ofertas de locação de veículos? Obrigado. Abraço.

    • Nunca aluguei carro no Brasil George – não vou saber te ajudar.

  • WILLIAM YANG:

    Voltei recentemente de BsAs via AEP.
    A sala VIP deles não aceitam mais o AMEX emitido por outros países, somente o local Argentino.
    Perguntei a recepcionista e a mesma informou que fazem 2 meses que mudaram a regra…
    Infelizmente fui pego desprevenido nesta viagem…
    #ficaadica

  • Vinicius Montenegro:

    Boa tarde.
    Tenho um voo de classe executiva pela Qatar partindo de Guarulhos para Buenos Aires. Gostaria de saber como ter acesso ao sala para aguardar o voo. O voo dia 04/08.

    • Basta apresentar seu cartão de embarque na porta da sala vip conveniada em GRU.

  • MARIA ISABEL DAMASCENO RAPOSO THOMPSON:

    Necessito telefone de contato para esclarecer uma dúvida.
    Considerando que o meu voo é para amanhã, dia 1/8, tenho certa urgência desta informação.
    Atenciosamente,
    Maria Isabel Thompson

  • Larissa:

    Olá, eu comprei um voo na gol para as 04:32 da manhã de segunda feira (primeiro voo do dia). Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu embarcar em voo anterior (no caso dia anterior) indo ao aeroporto e solicitando o embarque antecipado mesmo estando fora das regras.. ser a que alguém já conseguiu ? Existem inúmeras vagas no voo.

  • ana gabrielly:

    Bom dia. Peço desculpa pela pergunta, mas ja pesquisei em tudo e, ate hoje nao encontrei a resposta.
    Como faço para acumular milhas?
    Devo cadastrar meu cartao de credito em alguma promoção?
    Qual site tenho que me cadastrar?
    Parabéns pelo sucesso.

    Obrigada

  • Daniel:

    Caro Fábio,

    Ora analiso minha viagem do segundo semestre de 2018 (sim, o verbo é analisar pois pondero que cias viajar, graças aos seus ensinamentos). Daí a pergunta:

    Ignorando a quantidade de pontos, caso você estivesse em Singapura e tivesse de retornar ao Brasil, qual das opções:

    (a) Business Qatar até DOH (A350, a qual, em tese, até outubro/2018, já pode ser configuração QSuite) e, depois, First British de DOH até GRU com conexão em LHR?

    (b) Business Emirates até DXB (ainda não viajei de business Emirates, tendo, até a viagem, “apenas” conhecido a First Qatar e a First e Business Etihad…) e, de lá, Business British até Europa e Business Iberia até GRU?

    (c) Business Qatar até os EUA (A350 e 777, os quais, em tese, até outubro/2018, já podem ser configuração QSuite) e, de lá, descendo para GRU Business Delta ou AA (LATAM, jamais)…?

    (d) Business Qatar até Doha, de lá pegando a First Qatar em voo diurno até CDG e depois descendo Business Iberia?

    OU OUTRA DICA/ROTEIRO/CIAS FACE SUA EXPERIÊNCIA, USANDO PONTOS MULTIPLUS OU SMILES (não me importa quantidade de pontos, pois investirei pesado em tal retorno… a ida será de First ASIANA via LAX usando Star Alliance).

    MUITO OBRIGADO!!!

    • Daniel:

      Em tempo, me esqueci de uma das opções que analisei:

      (e) Business Qatar entre SIN e Europa e, continente europeu, descendo ao Brasil de Business Iberia.

  • Thiago Marques:

    Oi Fábio, tudo bem? Primeiramente parabéns novamente pelo blog. Acompanho DIARIAMENTE todos os seus posts e já aproveitei várias dicas! Faz tempo que você faz um post sobre status match! Sendo smiles diamante, fiz o status match da Sixt e achei bem legal. Tem alguma dica usando o smiles? Abraço.

    • Thiago Marques:

      Ops.. faz tempo que você não faz um posto sobre status match. Abs

  • Bruno:

    Olá Fábio, tudo bom? Estou para emitir um bilhete Miami-Paris usando milhas Latam para voar em alguma das cias One World (AA, British, Iberia ou Air Berlin). Qual delas você recomendaria? Neste caso seria executiva e não primeira…rsrs

    • Iria de AA se conseguisse algum avião com as poltronas novas.

      • Bruno:

        Obrigado pela resposta! Alguma dica de como eu posso descobrir quais equipamentos tem as poltronas novas? A propósito, parabéns pelo blog! Te acompanho sempre e acho suas dicas super valiosas. Abraços.

  • Carlos Antonio Stedtler:

    Devido ao fuso horário entre Itália e Brasil, se sair da Itália às 16:55 (horário local) que horas chegaria ao Brasil

    • Thiago M.:

      Pergunta pro Google.. Aff.. rs..

  • leandro:

    Fábio, estou tentando emitir os seguintes trechos com a TAP (Star alliance): bsb-gru-ath; cai-ist; ist-gru-bsb, entretanto, o atendente me disse que não poderia emitir , pois eu estaria misturando 3 regiões (America do sul, Europa e oriente médio). Isto procede? O cairo (Egito) é considerado mesmo oriente médio e não norte da África? obrigado.

    • Ixi, não vou saber te dizer já que no site da TAP não está especificado cada país.
      Você tentou desligar e ligar novamente?

  • Cassiano Gomes:

    Meu passaporte não foi entregue e tenho viagem marcada para a próxima 4a feira, dia 26/07. Caso eu perca a viagem, pagarei uma multa considerável para reagendar. O que posso fazer? Existe alguma forma de reaver esse dinheiro?

    • As cias aéreas estavam cientes da demora da entrega de passaporte, então as vezes se você mencionar o motivo pode conseguir remarcar sem custo.

  • Niltinho:

    Fabio, quais as rotas atualizadas que posso emitir a suite do a380 da Etihad? para ir a Hong Kong ou Taipe do Brasil voce teria alguma sugestao? obrigado

  • Camila Nascimento:

    Bom Dia.

    Somos uma Empresa de Viagens com 30 anos no mercado internacional, iniciando nossas atividades no Brasil com um novo conceito de Turismo. Neste momento, estamos firmando parcerias com estabelecimentos turísticos em todo o país, visando gerar milhares de postos de trabalho diretos e indiretos. Gostaríamos de te convidar a fazer parte desta conquista.
    Gostaríamos de agendar uma reunião para lhe apresentar uma proposta de negócios.

    Aguardamos a sua resposta.

  • Andre:

    Sou cliente Latam Platinum e achei que a pontuação acumulada em voo AA no trecho GRU-DFW muito baixa (1.283). Uma semana anterior voei GIG-CWB recebei quase o mesmo valor(1.200)
    Como é feito o cálculo de pontuação com a AA?
    obrigado

    • Leny:

      Depois q a TAM se tornou LATAM, está meio enrolado a pontuação dos parceiros. Tb já percebi a baixa pontuação c os parceiros, mas no seu caso, está tããão baixo. Q categoria vc foi!? Em econômica promocional!?

      • Andre:

        Está baixo mesmo! Imagina receber 1.200 pontos em um voo para os EUA! A passagem foi Economy – O , segundo o bilhete da AA.

  • Estêvão:

    Boa tarde, tem algum artigo sobre o A330-200 da avianca, estou querendo aproveitar a promoção para miami por avianca. Outra coisa, não consegui achar sobre a tarifa em executiva, apenas econômica. Você teria essa tabela, e como emito executiva pelo site?

  • CARLOS ALBERTO:

    Boa tarde Fábio!
    Você tem planos de voar, nos próximos meses, com a Singapore Air? Tenho bastante curiosidade em ler uma avaliação atualizada sobre os serviços da Singapore (que infelizmente deixou de voar para o Brasil, em outubro passado).
    Abraços.

  • Ricardo:

    Boa tarde, Fábio, os programas de milha nacionais estão com promoções esta semana, entre outras coisas milhas bonus para transferência de pontos do cartão de crédito. O Amigo, da Avianca, está oferecendo 100%. Vale a pena?

    • Somente você pode responder esta pergunta Ricardo.
      Faça as contas de quanto gastou para juntar as milhas e o valor que gastará para emitir a passagem e veja se compensa ou não 😉

  • chayene:

    Bom dia, eu precisava comprar hoje as passagens para Madrid pela Air China, mas meu passaporte foi roubado e ainda estou tramitando o novo. Se eu esperar o novo chegar perco o bom preço. Infelizmente o site me obriga a colocar o dados do passaporte. Vocês sabem se posso colocar os dados do passaporte roubado (ainda válido até novembro) e depois alterar para o novo? O telefone da Air China não atende.

  • Ricardo:

    Olá, os programas de milha nacionais estão com promoções esta semana, entre outras coisas milhas bonus para transferência de pontos do cartão de crédito. O Amigo, da Avianca, está oferecendo 100%. Vale a pena?

  • Felipe:

    Fabio,

    Você notou que os vôos diretos da Latam para Madrid estão indisponíveis a partir de 01/11. Você tem notícias do cancelamento da rota? Descobri isso por acaso, pesquisando vôos pro fim do ano (tenho preferido emitir europa via Madrid, por conta da diferença de conforto do 350). Fiquei bem intrigado! Abs.

    • Sim, já tem uns dias e semana que vem vou postar um posicionamento oficial a respeito.

      • Felipe:

        Que pena…

  • kelliany:

    quero saber o que tenho direito, quanto a um voo que comprei na american airline e eles cancelaram so podendo vijar no outro dia, tive que ficar no aeroporto jfk em nova york e nada eles ofereceram, e o motivo foi que eles colocaram outros passageiros em nossas vagas pois tinham cancelado o voo também no dia anterior destas pessoas.

  • Neusa Beraldo:

    Bom-dia , vou fazer trinta e cinco anos de casada , queríamos ir para Portugal , nunca voe de executiva , primeira classe , gostaria de saber se posso comprar com milhas

  • Milena Kruger:

    Boa noite Fábio, eu tenho 17 anos e quero comprar uma passagem para o Rio de Janeiro pela DECOLAR.COM porque é mais barato, porém, não sei se devo comprar a de adulto ou criança, porque não mostra pra comprar somente uma passagem de criança para ir desaconpanhado e também mostra pessoas acima de 11 anos é cobrado taxa de adulto. Será que se eu comprar a de adulto tem algum problema? Desde já muito obrigado pela atenção.

    • Milena,
      Pode comprar como adulto pois adolescentes com idade a partir de 12 anos não precisam apresentar a autorização de viagem, sendo necessário apenas o documento de identificação com foto.

  • Claudio Vianey:

    Fábio, pretendo viajar para Detroit em Junho de 2018, utilizando milhas smiles, tenho observado que o programa só tem liberado bilhetes de executiva. Será que devo ter esperanças de comprar bilhetes na classe econômica? Obrigado.

  • Paulo:

    Bom dia, Fábio!
    Faz tempo que você não viaja, hein? rs Imagino o que você não está programando…
    Minha pergunta: vi em alguns relatos que você levou alguns convidados consigo utilizando o Priority Pass. Tenho um filho de 3 anos e o Priority nível prestige e vi que algumas salas aceitam criança abaixo de 2 anos. Será que o acesso dele será pago como convidado? Você sabe como funciona? No site do Priority não informa nada, apenas diz que convidados pagam 27 dólares. Obrigado e grande abraço!

    • Não sei sobre a política de crianças amigo.
      Sempre levei convidados adultos usando meu PP do Santander e nunca tive que pagar nada.

  • Daniel:

    Bom dia,
    Ainda é possível transferir Avios sem custo entre Iberia e British?

  • Lucass:

    Olá Fábio!

    Fiz um voo pela AVIANCA, queria saber se consigo resgatar as milhas dessa viagem na MULTIPLUS… Sabe me dizer? Ou só é possível resgatar pelo AMIGO?

    Obrigado!

  • Silvia:

    Boa tarde,
    Tenho pontos no programa American Express Rewards e gostaria de transferir para a AA para comprar uma upgrade, mas não sei como fazer, pois me parece que a AA não é parceira da Amex.
    Alguma dica?
    Obrigada,

  • AMPARO CISNEROS:

    Tenho o cartão TAP VICTORIA.
    Mas não estou conseguindo accesar nele, coloca que meu PIN está bloqueido e eu realizei duas viagens com Air china que é membro de Star Alliance e registrei as milhas por esse cartão e não consigo ver as milhas ném consigo utilizar elas.
    Que posso fazer? Estou tentando de conversar com eles mas nao tem jeito.

  • janaina:

    Olá! Vou p Europa em novembro e comprei um bilhete de volta MAD-OPO-GRU pela TAP. Gostaria de saber se poderia desistir do primeiro trecho e embarcar direto no Porto…será que da “no show”? Tem chance de negociar isso com antecedência com a empresa aérea? Grata!

  • SILVIA M C CUNHA:

    Boa tarde ! Por gentileza, seria possivel utilizar a sala LATAM , mesmo nao se enquadrando em nenhuma das categorias informadas , pagando uma taxa ? Voarei de TAM , de GRU para Barcelona e devido cidade de origem , terei que aguardar muito tempo no aeroporto . Seria um enorme conforto.
    Grata
    Silvia
    34 98838 4316

  • Débora Mendes:

    Olá Fabio tudo bem? Acompanho suas dicas, porém nunca viajei de avião… minha dúvida é; a latam antecipou o meu voo de CWB até FOR com uma escala em 8 h , como meu destino era Jeri, vou ter que pegar uma diária em hotel em For ou em Jeri mesmo, essa diária é de minha responsabilidade mesmo ou eu posso ser reembolsada ?

    • Você pode pedir para eles te reacomodarem em outro voo que atenda suas necessidades sem custo.

  • Susane Pacheco:

    Olá Fabio, tudo bem?
    Você sabe se em breve teremos alguma promoção da TAP para transferência de milhas e pontuação em dobro, igual tivemos no ano passado?
    Preciso aumentar meu saldo pois quero viajar com a família em Novembro, porem tenho apenas 100 mil pontos na TAP.

    • Susane,
      Teve duas promoções da TAP de 100% mês passado, por tanto não acho que terá outra tão cedo.

  • RONAN AUGUSTO DA SILVA:

    Quais empresas de Belo Horizonte/MG sao conveniadas ao bonus esferea.

  • othniel harfuch:

    estou tentando comprar passagens aéreas para miami ou orlando com pontos da smile, saindo dia 26/12 e retornando 01/01– mas não estou conseguindo .Tem alguma dica pra conseguir.
    obrigado

  • Andre:

    Olá Fábio
    Comprei passagem naquela promo de executiva pra Buenos Aires com a Turkish. No site apareceu o preço em reais, mas na fatura do cartão veio em dólar. Isso é normal na Turkish ?
    Abraço

  • marcio:

    Fabio
    bom dia!
    me da uma opinão tinha o cartão Citi AA platinum e com isso acumulava milhas para AA e fiz ja duas viagens com a familia toda ( 5 pessoas) com esse cartão por milhas.
    porem o citi não tem mais parceria com a AA.
    Tenho também master card Black Unlimited e o American express Platinum.
    Estou querendo cancelar o Citi Platinum Visa e o master card Unlimited e pegar um Master black AA para acumular milhas direto na AA o que acha?
    o Black AA do Santander tem os mesmos beneficio que o BLACK UNLIMITED?

    • Não tem não.
      Tem um post aqui no site que eu falo exatamente sobre a comparação deste 2 cartões.
      Depois dê uma olhada no campo de busca.

  • Mauro Martins:

    Bom dia Fabio …. obviamente que leio tudo no PP e te acompanho no Facebook e Instagram …. mas eu nunca consigo pegar as promoções com as milhas que tenho. Nesse ano fui para MAD e JFK e gastei muito mais milhas do que gostaria. Agora quero ir para JFK outra vez e no site do Multiplus aparece uma coisa que não consigo achar…. já no aplicativo do Multiplus tem ida para o JFK por 75.000 que não aparece no site (esse voo seria GRU-SCL-JFK), no site aparece por 110.000 milhas e não tem esse voo da Latam (chile). Na volta também a mesma coisa …. só que queria usar as milhas do Smiles … (tenho 150.000 no Multiplus, 105.000 no Advantage e 245.000 no smiles) …. claro que não tenho tua flexibilidade mas mesmo com meses de antecedência não consigo. Vejo os tutoriais, que são ótimos (a dica do da United é ótima), mas não se aplica nas milhas que tenho. abs cara ….

  • Bruno Nunes:

    quero assinar a newsletter

  • Daniel:

    Caro Fábio,

    Off-topic: o AMEX TPC não mais permite o acompanhamento online das compras.

    Percebi, desde o último dia 06/07, que meu Passbook não estava funcionando para tanto… hoje, ao ligar no teleatendimento, informaram que CANCELARAM O FUNCIONAMENTO DO AMEX NO PASSBOOK, sem qualquer aviso prévio ao cliente.

    Um cartão supostamente para um público segmentado apenas piora ano após ano… acho que ano que vem não mais renovarei, permanecendo apenas com o UNLIMITED do Santander.

  • Adriane:

    Viajarei pela Lufthansa no dia 22/12/2017 de Amsterdam/Frankfurt para o Rio de Janeiro.
    Cheho dia 23 às 7:05 hs, e devo pegar um voo às 9:10 hs pela Gol no aeroporto internacional Rio/Florianópolis. Será que devo arriscar com tão pouco tempo? O farto é que esse último vôo é o único direto do dia. Obrigada! Adriane

  • Samuel:

    Ola voce poderia me dizer quanto vale mais ou menos em dinheiro , 20.000 milhas da delta?
    Agradeço e muito obrigado pelo blog!

  • joao:

    Ola Fabio voce poderia me dizer como vc monta esses mapas com as rotas e as siglas nos seus trip reports? obrigado

  • Gabriela Neto:

    Boa noite,

    Sou cliente Tap Victoria Gold, e este mês farei uma viagem Maputo Lisboa, ida e volta pela companhia aéra TAAG.
    Uma vez que a Taag não é membro star Aliance, poderei entrar na mesma nos lounges das TAP (Maputo, luanda e Lisboa) ou só posso fazê-lo quando viajo pela TAP ou membro Star Alliance?
    As regras de acesso que encontrei são pouco claras neste assunto!

    Obrigado

  • Rafael Costa:

    Fabio bom dia.

    Clientes Amex gold card tem direito a entrar em alguma sala vip em GRU para voos Internacionais?

  • Jose:

    Fábio, tudo bem?

    Com você já aconteceu dos pontos do Santander demorarem mais do que os 3 dias úteis para caírem no Iberia Plus? O banco diz que os pontos foram transferidos com sucesso e a Iberia diz que não podem fazer nada (apenas checar se caíram pontos ou não). Obrigado!

  • Michelle:

    Gostaria de saber se vcs tem algum cupon de desconto para o grupo Melia, no paradisus Palama real Palma real ??

  • Cesar Bittencourt:

    Caro Fábio, mais uma vez recorro a sua ajuda. Seguindo sempre suas dicas, minhas viagens têm sido ótimas. Mas ocorre que emiti uma passagem para minha sobrinha pelo Smiles, e por algum motivo o último nome dela não saiu no bilhete. O nome completo da passageira é JADE ARANTES VARGAS DUMONT, o o DUMONT ficou faltando. Assim que percebi o erro entrei em contato com a Smiles que me pediu 10 dias úteis para a solução. 11 dias úteis se passaram e nada. As passagens (GIG-GRU-JFK e JFK-GRU-BSB-PMW) têm trechos Delta e Gol. A Delta disse que somente o Smiles poderia solicitar a correção, assim como a Gol. Não sei mais pra que canal de SAC pedir orientação. Já falei com Smiles (protocolo 170855846565), Delta Brasil, Delta US e Gol. Meu código Smiles: Diamante 707136780. Se vc tiver alguma canal que possa efetivamente ajudar e puder encaminhar este problema, eu agradeço muito. Agradeço você e boas viagens!!

    • Tente o site Reclame Aqui – eles costumam responder rápido por lá.

  • Renata Porto:

    Ola Fabio,

    Vou viajar com meus dois filhos (13 e 8 anos), gostaria de saber a questão da mala de mão. Tenho que levar 3 malas cada um de até 10 kg ? Ou posso levar uma mala com até 30 kg?

  • Maria das Graças Lima:

    Na promoção 100% bonus até 09.07.2017, posso fazer no fim de semana?

  • Leandro Correa:

    Alguém com dificuldade para falar na central victoria para resgatar passagens? Estou a três dias tentando… ja fiquei 40 minutos em espera e nada….

  • Felipe Vieira:

    Fábio, vejo que tens alguns posts relacionados a transferência de pontos entre o Multiplus e o Avios para emitir British ou Iberia. As instruções seguem as mesmas ou houve alterações? São posts um pouco desatualizados mas são os únicos que achei na internet com fontes que realmente confio.

    • Não tem como mais fazer este ping pong via Le Club não.
      A depreciação é grande e você perde na transação.

  • FLAVIO KENZO:

    ola FABIO,voce saberia dizer se tem como eu usar a sala vip da Mastercard Black,que esta localizada no T3,mesmo se eu embarcar no T2 ?

    • Se for voo internacional sim, tem um conector entre os 2 terminais.

  • Frederico:

    Fábio, uma dúvida. Quando você viaja em trechos pagos dentro do Brasil, em companhias brasileiras, você pontua nelas? Ou prefere transferir para as parceiras? Por exemplo, quando você viaja na GOL ou na TAM, para qual programa envia as milhas recebidas?

  • Marcio Correa:

    Fabio, veja se pode me esclarecer uma duvida. Se por acaso eu chegar em um lounge da SA em qualquer lugar do mundo e informar o meu numero Amigo Avianca ou outro qualquer, a (o) atendente tem como saber meu status, ou seja o sistema da SA me identifica? Pergunto isto, porque um dia esqueci meu cartão Gold e fiquei na duvida, mas para não atrasar a atendente, entrei com Master Black, ja que a sala aceitava.

  • Rui:

    Como faço para conseguir passagens baratas de GRU para BKK no Natal 2017, business? Tenho milhas e não consigo nenhum bom resultado. Em caso de pagamento em dinheiro tem alguma melhor que a Ethiopian Airline?

  • EMERSON:

    Prezados, Boa tarde !

    Gentileza verificarem pois desde a semana passada a Qatar voltou a operar com os 777-2 DZ-LR (seria mesmo um downgrade?) na rota DOH-GRU-EZE-GRU-DOH (vôos QR-773 e QR-774), fiquei surpreso pois desde 01/12/2016, conforme anunciado, as aeronaves 77W assumiram tal rota mas … não sei se é reflexo dos bloqueios  (rotas mais longas para o Brasil) e consequentemente perda de passageiros para Emirates com o A380, fato é que temos um número menor de assentos a ser oferecido pela Qatar e tb várias alterações nos horários dos vôos. Se possível verifiquem tal informação e tb se esse panorama pode refletir na futura rota anunciada de DOH-GIG-SCL-GIG-DOH.

    Abç

    Emerson

  • Eduardo Santos:

    Olá Fábio,

    Você sabe quais as companhias aéreas (internacionais) que permitem aumentar o status no programa de milhagens por meio da transferência de milhas por cartão de crédito e não necessariamente por milhas voadas na cia aérea?

    Pergunto isso pois a LATAM, por exemplo, permite upgrade gratuito para executiva para os clientes com status mais altos no seu programa de fidelidade. No entanto, a LATAM não contabiliza a transferência de pontos do cartão de crédito para upgrade.

    Eu sou diamante azul e Gol, no entanto, estas não oferecem o upgrade gratuito para executiva. Elas permitem aumentar o status pela transferência de pontos do cartão.

    Abraço,
    Eduardo

  • Ana Veiga:

    Olá Fabio, sou fã e acompanho a sua página e gostaria de te relatar sobre um problema super estressante que minha filha está vivenciando. Quem sabe você pode nos ajudar ou publicar algo que alerte os futuros viajantes sobre este problema.

    Em Maio/2017 ela comprou uma passagem – classe Executiva, milhas+dinheiro no Smiles Rio(GIG)/RJ até Rochester(ROC)/NY com troca de aeronaves em Buenos Aires(EZE), em trecho operado pela GOL, com conexão e espera de 8 horas para embarcar em voo da Delta para Atlanta, daí mais uma conexão de 1:30 até Rochester.
    Os problemas começaram no embarque GIG, na GOL às 5:00, onde somente neste momento fomos avisados que, como o tempo de conexão era maior que 6 horas, ela teria que retirar as malas no desembarque e despachar novamente no check in da Delta. Além do estresse de ter que retirar 4 malas de aproximadamente 30kg cada (sim, ela teve que levar quatro malas porque vai ficar 3 anos por lá) a GOL cobrou pelo trecho GIG-EZE por peso (kg) excedente e não por volume que é o padrão da Delta (teoricamente dono do bilhete), sem garantir que esta cobrança valeria pelo trecho completo GIG-ROC.
    Aceitamos, à contragosto, a cobrança por não termos outra alternativa dado que tínhamos somente 1:30h para embarcar ou perder o voo às 07:45.
    Ao chegar, às 11:09 em Buenos Aires (EZE-Terminal A), minha filha se dirigiu ao check in da Delta no Terminal C e verificou que o mesmo só abriria às 17:00!! Ou seja, desinformação e falta de respeito em profusão!! Resultado, minha filha, com quatro malas que não poderiam ficar desassistidas, de castigo no saguão do aeroporto, sem poder ir para a sala VIP que tinha direito, que dirá ir ao banheiro ou comprar uma água.

    Tentei ajuda na Delta que, claro, disse que a culpa não era dela e só teriam agentes lá quando abrissem o check in às 17:00, que sentiam muito mas eles nada poderiam fazer.
    Tentei a GOL que também disse que não poderia fazer nada, não tinham agentes ou loja no aeroporto e a única solução era aguardar o check in da Delta abrir. Importante ressaltar que no site da GOL está escrito “ • Você não precisa retirar a sua bagagem do primeiro avião, apenas no destino final.“ (https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/voos-com-conexao-ou-escala)
    Além disso a GOL ainda disse que essa regra de “tempo de conexão acima de 6 horas tem que retirar as malas e despachar novamente” era da ANAC!! Ainda perguntei como as regras da ANAC valeriam no aeroporto de Ezeiza, na Argentina – outro país, seriam válidas. Aí o atendente me disse que então deveriam ser regras do aeroporto, “deveriam?”, sério?!
    Liguei para ANAC e praticamente a ligação foi perda de tempo, a atendente não sabe das regras/leis e me informou que eu tenho que me cadastrar no site https://consumidor.gov.br e abrir uma reclamação por escrito.

    Fiz uma pesquisa na internet com várias palavras relacionadas à obrigatoriedade de retirar as malas em caso de conexões acima de 6 horas e não encontrei absolutamente nada!

    Ou seja, o cliente está completamente desassistido. A vantagem de pagar mais pela classe executiva e poder esperar o tempo para conexão nos lounges VIP não valem nada pois na maioria dos aeroportos, em especial Ezeiza, essas salas ficam em frente aos portões de embarque e após a Policia Federal, ou seja, depois de despachar as bagagens.
    Não sei de quem é a responsabilidade quanto ao bilhete, de acordo com o Smiles é da Delta, mas a GOL cobrou a tarifa com os parâmetros dela quanto a bagagem extra no trecho GIG-EZE. Ninguém se entende e não é culpa deles, então só pode ser nossa.
    Mesmo assim estou abrindo a reclamação na ANAC, relatando a propaganda enganosa da GOL em seu site e vou tomar as medidas cabíveis para que eles, Smiles, GOL e Delta sejam obrigados a informar sobre essas regras quanto ao tempo de conexão. Se isso tivesse acontecido não teríamos comprado essa passagem. Como diz o ditado “O que é combinado não é caro”.

    Desculpe o textão, mas mesmo não podendo me ajudar, você poderá ajudar outros passageiros a não entrarem na mesma furada!

    Obrigada por ler e parabéns pelo seu trabalho,
    Ana Veiga

  • Vantuil:

    Bom dia Fabio, estou buscando a tabela de regioes e seus paises do Victoria Tap, vc ja comentou algumas vezes que foi retirada do site, por um acaso vc nao ha tem….. gracias vantuil

  • EDUARDO LANGER:

    Fabio, boa tarde! Aquela série “Melhores programas para utilizar suas milhas/pontos para ir . . . em classe executiva e primeira classe” terminou? Ou tem chance de sair uma voltada para a Asia/Oceania? Obrigado!

    • Daniel:

      Lembrou bem, adoraria uma publicação sobre emissões para Asia/Oceania.

  • Mirian:

    Olá,Fabio, parabéns pelo site e sempre nos manter informados.

    As milhas em dobro a tap victoria, verifiquei e foram creditadas, portanto, achei estranho pois os 6.300 pontos que a livelo creditou + 126.000 pontos que comprei, eles dobraram somente os pontos que comprei, então fiquei com 252.000 + 6300 = 258.300. Está certo? Os 6.300 (Promotion (Birthday Promotion in Brazil for LIVELO) tbem foram transferidos no dia 12/06, por que não dobraram, vc saberia me explicar?
    Aguardo um retorno

  • Danillo Gomes:

    Olá Fábio, obrigado pelo site!
    Acaba de ser creditada as primeiras milhas do meu cartao Aadvantage Black do santander. Porém fui informado no momento da adesao que as milhas nao expiravam. entrei no site da american airlines e me deparo com a seguinte informaçao:

    Resumo do saldo
    Data da última atividade: 12/06/2017
    Milhas prêmio necessárias (expiram em 12/12/2018) 546

    lá diz que minhas milhas expiram sim. e em apenas 18 meses.
    Vou ligar pra lá pra saber informaçoes. estou chateado. gostaria apenas que voce soubesse. Sei que nao é problema seu mas apenas para ficar ciente e avisar outros leitores seus deste meu problema.
    Se for assim creio que irei cancelar o cartao. nao tem vantagem visto que a anuidade é alta.
    Grato

    Danillo Gabriel

  • Elita Sarzedas:

    Oi, Fabio, tudo bom? Acompanho muito seu blog e fico impressionada com seu conhecimento sobre as aeronaves, companhias, rotas e tudo mais. Fora o bom humor delicioso (ok, as vezes garoto-enxaqueca, mas quem nunca?) e inteligente que você destila. Quer ser meu amigo? Enquanto isso, me dá uma dica: Clube Multiplus – yay or nay? Minha meta é usar os pontos para ter hotel por, pelo menos, 30 dias por ano na europa. Me julgue por usar pontos para hotel e não para passagem, mas sempre acho umas executivas com umas tarifas legais e pago hotel com pontos acumulados do Amex Platinum – mas esse ano estou com dificuldade de fechar esses 30 dias – continuo gastando tanto ou mais no Amex, mas a conta ficou desfavorável. Me ajuda nessa missão de saber se vale o Clube Multiplus, please? Beijo e obrigada.

    • A conta é bem simples – o preço que você vai investir no Clube Multiplus vai ser mais barato do que se você pagasse a estadia?
      Se sim, vale a pena!

  • raquel maria da silva salinas:

    Boa noite,
    Troquei pontos por vôo e inclui 2 bagagens de 23 kilos,
    1 para mim e uma para meu esposo.
    .
    percebi que duas malas é muito para nós, tem como cancelar 1 bagagem e receber o reembolso de 1 bagagem? fiz no cartão de crédito.
    Agradeço a atenção

  • Edney Tuão:

    Quem é você Fábio Vilela?
    Por favor, não se ofenda com a minha pergunta. ☺️
    Deixe-me explicar… 😌
    Comecei a seguir voce no instagram há poucos dias e fiquei encantado com os seus posts…😍 Mas no seu perfil não tem muita informação sobre você…😢
    Por isso estou tão curioso para saber sobre sua profissão e como chegou até ela… se puder matar minha curiosidade…
    Ficarei feliz e realizado!
    😘😘

  • Maiara:

    Boa tarde, qual o horário de funcionamento da sala vip Latam no aeroporto de Santiago (SCL) ? Meu voo chega em SCL dia 27/12/17 às 22:55h e meu voo só sai no outro dia 28/12/2017 às 09:10 da manhã. Posso permanecer todo esse tempo na área vip ou ela fecha em determinado momento? Obrigada.

  • Cristnao:

    Boa noite.

    Gostaria de saber o que fazer quando minha bagagem é extraviada.
    Tem 5 dias que a Latam não me dá nenhuma posição sobre o incidente e queria saber se o valor para voô doméstico de indenização é de 2500 reais for inferior ao conteúdo da bagagem o que devo fazer?
    Agradeço desde já pela atenção!

  • luciano:

    Eu já vi algumas vezes aqui como se encontrar a primeira classe por pontos da Lufthansa. Só que agora que quero ir não consigo achar o post. Poderia me ajudar?

  • Angelica:

    Eu vou dos EUA para o Brasil. Tenho duas malas grandes, uma mala pequena de mao e uma guitarra.
    Como saber o quanto pagarei de bagagens?

  • Mariene Vasconcelos Wasa Rodig:

    Senhores,

    Tenho 65 anos, estou tentando comprar uma passagem para meu filho de Recife para Toronto, por 15 dias de estadia, mas os preços são uma loucura, muita escala, mudanças de aeroporto, muito tempo de espera, as vezes penso que ainda estamos no meio do século passado.
    Muita publicidade e pouco beneficio para o passageiro (cliente). Decepcionante!!! Muita promoção sem a continuidade, ou seja , sem mostrar como se inscrever. Façam fácil. Melhore os preços, e as escalas.

  • Fernanda Stefani:

    Oi Fabio,

    Recentemente vi um post a respeito de um website que traduziu para o portugues, onde dá para verificar quantas milhas se ganha em todas as cias aéreas parceiras a partir de uma tarifa em determinada companhia. Dá pra informar de novo pois não estou achando o post?

  • Isabela Montanaro:

    Olá, boa noite!
    Adoro seu blog, Parabéns!
    Eu gostaria de tirar uma dúvida!
    Você sabe se existe alguma cia aerea que permita viajar com pet na cabine executiva nos voos de sp para Miami ou Fort Lauderdale? Todas que pesquisei até agora permitem apenas na classe econômica.
    Obrigada pela atenção!

  • Gilberto Guimarães:

    Fábio, bom dia.
    Críticas e perguntas:
    Acabei de chegar de MCO com a Latam, voo JJ8087.
    Que vergonha a sala Vip que a Latam nos colocou em MCO. Fraquíssima. E a executiva do 767? Continua apertada e velha, precisando urgente de um retrofit. E a comida, parece mesmo comida de avião: Bem fraca. Pena, pois quando comprei esta passagem dizia que voaria no A 350.
    Mas o pior de tudo foi fazer o translado de GRU CGH. Marcado no relógio, 2:30hs.
    Te pergunto: Pq será que a Latam não põe um voo direto UDI GRU? Simples, vou parar de colocar meus pontos no Multiplus, pois perde-se muito tempo neste translado em SAO.
    Continue nos ajudando e um grande abraço.
    Gilberto Guimarães

    • Leny:

      Tenho o mesmo problema em relação à voos internacionais, na questão aeroportos. Talvez até pior: cancelaram TODOS os voos de JOI/GRU!!!! Sendo q Joinville é a maior cidade de SC e polo industrial.

  • celso costa:

    olá.
    tive 49000 milhas expiradas no programa tam/multiplus. nunca recebi nenhuma informação a respeito por nenhuma destas cias. você acha que posso recuperar isso por alguma meio jurídico?

  • Moacir:

    Prezados, tenho duas perguntas.

    Vou viajar para o Canadá. Tenho visto canadense.
    Como não tenho o visto americano, vou ir por Georgetown, fazer uma escala em Port of Spain e iuma conexão em Barbados, na ida. Pergunto: tem algum problema a imigração em Barbados? pois ouvi falar que eles criam problemas, com pessoas em trânsito.

    Outra opção é pegar pela Caribbean Airlines direto de Georgetown para Toronto, fazendo somente uma escala em Port of Spain. Porém, eu compraria vôos desmembrados. Neste caso, uma agente de viagens disse que eu comprando direto pela Caribbean, a empresa poderia, sem qualquer prévio aviso, mudar meu vôo, me mandando para uma conexão nos EEUU. Caso não fosse, a imigração do Canadá poderia questionar minhas passagens de ida e volta separados.
    Pergunto: As empresas aéreas podem me colocar em vôos diferentes do que eu comprei, me mandando para uma conexão nos EEUU, mesmo eu tendo comprado um bilhete que não previa isso? E a imigração pode me barrar por eu ter comprado os bilhetes de ida e volta separados?

  • Gabriela:

    Olá, boa tarde.

    Gostaria de saber se tenho direito ao reembolso integral da compra de uma passagem internacional pela Avianca por arrependimento de compra, e por estar dentro dos sete dias conforme art. 49.

    Aguardo um retorno com uma certa urgÊncia.

    Obrigada.

  • Marcelo Luis Vieira:

    Olá Fábio, sou um seguidor assíduo das suas postagens e gostaria de uma ajuda sua. Sou cliente Diamente da Smiles, e fiz uma compra de passagens com milhas na Smiles, da Delta Airlines, onde tinha um cupom de desconto de 30%. Realizei a compra no site, recebi email da Smiles confirmando o desconto dos 30% e abatendo do total das milhas, porém no meu extrato o valor descontado foi o total, sem o desconto. Aguardei alguns dias pra ver se era algum erro, e nada, entrei em contato com a Smiles e enviei os comprovantes de email que recebi da Smiles, onde comprova a transação bem sucedida com o desconto em milhas, porém depois de alguns dias recebi um email da Smiles, informando que:

    “Prezado Senhor Marcelo,
    Em atenção a sua manifestação, informamos que compreendemos o seu relato, porém, esclarecemos que a conforme a regra para emissões com o voucher promocional, para utilizar o voucher de desconto em emissão de bilhete, o voucher tem que ser selecionado no momento do pagamento para gerar o localizador.
    O voucher será apresentado na tela de pagamento.”

    Neste caso Fabio, onde tenho todos documentos (email , print) que comprovam que foi feito o desconto, que foi abatido os pontos ( são 144.000 pontos de desconto) , qual seria a sua sugestão que poderia estar fazendo?
    Fico no seu aguardo, pois em últimos casos, terei que procurar a esfera judicial para rever meus pontos!

    Obrigado pela atenção!

    • Smiles sendo Smiles – difícil viu!
      Já que você tem todos os prints porque não posta lá no ReclameAqui?
      Eles costumam ser mais ágeis por lá e resolver os problemas.

  • Jose:

    Oi, Fábio!

    Dúvida rápida e direta: com a troca da aeronave da British que fará GRU-LHR, qual executiva vc recomendaria o A330 Iberia entre GRU-MAD ou o próprio GRU-LHR da British. O destino não importa nesse caso, gostaria, por favor, de saber qual executiva você entende ser melhor para esses trechos.

    Agradeço a gentileza se puder responder essa questão!

    • Nunca viajei na executiva da British em voos longos, então não posso te dizer.
      Só conheço a Iberia.

      • Jose:

        Entendi! Muito obrigado pelo retorno!

  • Fabio:

    Fabio, bom dia!
    Você saberia me dizer se o cartão diamante do Smiles dá direto a Sala Vip da Delta em Atlanta ou Miami?
    Voo com a Delta, mas dessa vez em econômica e gostaria de saber se tenho algum benefício. Sky Priority já vi que tenho, mas não sei algo além disso.
    Aparece na reserva que sou Diamond Medallion / Elite Plus.
    Abraço

    Fabio

    • Sim, pode usar tanto em Miami quanto em Atlanta, desde que tenha conexão internacional no mesmo dia.

  • Valentina:

    Oi Fabio,

    Sigo o seu trabalho ha um tempo e adoro o seu estilo… preciso, e claro… elogiando e criticando com muita elegancia…
    Eu mesma escrevo um blog… nao no seu segmento…. escrevo muito sobre lifestyle… hoteis, restaurante, moda e etc… e sei o quanto eh dificil adotar o tom certo…
    Se um dia tiver interesse, passe no Valentina Bling Bling… eu adoraria saber a sua opiniao.
    Um abraco e Parabens

    Valentina

  • Humberto:

    Bom dia Fábio,

    Sabe informar se a Lufthansa está com algum tipo de bloqueio para o resgate da classe executiva também? Digo isso, porque estava verificando o trecho GRU-FRA e não achei nenhuma passagem disponível até o final de agosto, aí parei de procurar. As únicas opções existentes ou tem escala no Panamá (Copa) ou nos EUA (United) para aí sim ir para Frankfurt de Lufthansa no 747.

    Obrigado e grande abraço.

    • Não está com bloquei não, mas o fato da cia não operar mais o GRU-MUC sobrecarregou o GRU-FRA que raramente agora tem disponibilidade pois o voo vive cheio.

      • Humberto:

        Obrigado pelo pronto esclarecimento. Sabe dizer se os vôos Lufthansa saindo do Galeão também estão com essa alta ocupação?

        Obrigado

        • Galeão é mais fácil de achar sim.

          • Humberto:

            Obrigado mais uma vez. Vou tentar emitir por lá mesmo.

            Abraços

  • GLAUCIO DE SOUZA BONFIM:

    bom dia
    você tem alguma informação se a alitalia ira disponibilizar a ececutiva no smiles novamente?

    • Não tenho não.

      • Fernando:

        Fabio, boa tarde. Estou vendo o Smiles disponibilizar executiva no Smiles novamente. (ex – 23 e 24/11 – FCO-BOS – 60.000pts) ! Um outro leitor falou a pouco tempo sobre FCO-MEX tb.

        Sabe se voltaram a emitir para SP tb ? Não encontrei nenhuma data !

        Obrigado !

  • Bruno:

    Bom Dia Fábio tudo bom??

    Tenho uma dúvida, gostaria de entra no programa de milhas áreas…
    Quais seriam os melhores programas, você acha que eu devo entrar em vários?

    Grato
    Bruno

    • Bruno,
      Impossível responder esta pergunta, afinal cada pessoa tem um estilo de viagens.
      Clique na aba programas de fidelidade aqui em cima para você ler o conteúdo que já tem disponível para você começar a aproveitar as ofertas.

  • Rafael:

    Olá Fabio, bom dia.
    Gostaria de comprar uma Business da Lufthansa para voar entre Asia e Europa em Março/2018,
    pelas suas experiencias passadas qual época deve aparecer disponibilidade pela Multiplus?

    Desde já, agradeço.

  • Guilherme Di Giacomo:

    Fabio, tudo bem?
    Estou tentando buscar no site mas nao to encontrando essa informacao.
    Moro em Londres e meu sonho eh voar na First do A380 da Etihad. Queria saber qual o melhor programa de fidelidade e/ou o que mais tende a lancar promocoes de compras de milhas que permitam emitir passagens nessa cabine.
    Tem algum tutorial seu falando isso?

    Obrigado!

    • American Airlines, conforme expliquei ontem no post do cartão de crédito AA.

  • Joao Henrique:

    Fabio blz, vi um comentário abaixo sobre o Priority Pass de um usuário daqui do passageiro de primeira falando que os convidados de uma pessoa que tem o priority pass pagam 27 dólares e vc disse que nao inclusive na ultima publicação, olhei no site deles e realmente la falam que os convidados pagam 27 dólares, recebi o meu do Unlimited agora e recebi meu priority, posso levar algum convidado free ou so se pedir um cartao para cada um?
    Taxa de visita para associados
    SEM CUSTO
    Taxa de visita para convidados
    US$27

    • Convidado não paga nada.

      • Alexandre Vaccarezza:

        Fábio vou chegar no aeroporto e chamar a primeira doida que vir pela frente e entrar comigo no na sala vip pelo PP se cobrar será só 27 dólares ai vou tirar essa duvida, confio mais na sua palavra do que no site, abs

  • Edneia:

    Olá

    Após a promoção 1 ano livelo 100% de bônus o site da voeazul subiu o trecho em milhas da executiva. Acredita que até outubro deve baixar? Compensa esperar? Tem algum dia da semana ou horário que eles variam a tarifa. Isso porque consegui comprar a minha nessa tarifa mas do meu esposo não porque subiram a quantidade de pontos.

  • Fernando Hollanda:

    Fábio boa tarde. O que eu temia aconteceu. Algum tempo atrás eu questionei vc, a respeito do overbooking praticado pela TAP, no que diz respeito a passagens emitidas por pontos na classe executiva. Ia viajar em maio passado e tinha receio de ser preterido. Não deu outra. No retorno (10/06), ao abrir o chek-in, tentei realizar e qual não foi a minha surpresa na hora de marcar o assento: Favor dirigir-se ao portão de embarque. Quando cheguei no portão, pediram que eu me dirigisse à sala vip que lá eles tratariam do meu caso. Fui atendido pela funcionária ANA que justificou: como a minha passagem era a mais barata daquela classe no avião e eles tinham que embarcar um passageiro, simplesmente venderam o meu lugar a ele e para mim, restava vir de econômica ou escolher na executiva: Lisboa/Rio/SP ou no dia seguinte Lisboa/SP. Optei pelo retorno via Rio. Agora estou aguardando o resultado da reclamação que abri na TAP, para ver qual a compensação que terei. Aliás, vc conhece esse site: app.airhelp.com/
    Dizem que conseguem indenizações por atraso, overbooking, cobrando uma taxa.

    • Henrique:

      Que absurdo!!!!! Estraga a viagem de qualquer um! Pelo menos foi na volta… Se fosse na ida, eu iria ficar com raiva a viagem inteira. Boa sorte, Fernando.

    • Depois nos poste o desenrolar da história.

  • Luiz Fernando:

    Boa Tarde,
    Vivi no Mexico por 2 anos e efetuava muitos vôos pela Aeromexico que pertence a Skyteam. Agora estou de volta ao Brasil, porém tenho ido ao México com frequência a trabalho.
    Tenho muitas dificuldades para efetuar alguma emissão por milhas pela Aeromexico principalmente para empresas parceiras da Skyteam(Delta, alitalia e etc), o site do club premier é péssimo e é impossível encontrar alguma disponibilidade que não seja para a Cidade do México ou da Cidade do México para algum destino da própria Aeromexico. Tentei entrar pelo site da Delta e ver se conseguia algo, porém só pelo programa da Delta. Tenho programado duas viagens para Italia esse ano e tão pouco consegui disponibilidade para emissão saindo de SP para Roma pela Alitalia. A saída que encontrei é vender a milhas para amigos brasileiros que queiram vir para o Brasil e assim ficar ao menos com o dinheiro. Teria alguma idéia? sei da dificuldade porque nenhuma empresa brasileira pertence a Skyteam.
    Obrigado e parabéns pelas dicas do site!

  • luiz martins:

    melhor epoca para bilhetes Sao paulo/ NY em classe executiva ?
    att
    luiz

  • Gustavo Klein:

    Como saber se o voo 0080 da TAP (GRU/OPO) já está renovada? Se ainda não está, quais as chances de já estarem em outubro? Obrigado!

  • Daniel:

    Bom dia,
    Alguém sabe informar quando todas as aeronaves da TAP que fazem a rota Brasil estarão retrofitadas?

  • Marina:

    Boa noite Fábio;
    Desde ontem tento emitir uma passagem FLN – LAX para maio de 2018 via Smiles pela Delta e não consigo, o site mostra disponibilidade e na hora de emitir a passagem diz que não possuem mais assentos disponíveis, mas a disponibilidade no site continua…Alguém está conseguindo emitir??

  • Geraldo:

    Como faço para assinar o Clube Livelo?

  • Fabio:

    Fabio, boa tarde! Tudo bem?
    Uma dúvida referente a esta promoção de transferencia da Livelo.
    Sou cliente diamante no Smiles.
    Tenho um acúmulo razoável no Smiles e um grande acúmulo no Livelo.
    Gostaria de saber se no meu caso também vale a pena essa transferência para TAP ou se sigo com o Smiles. Afinal 100% de bonus não é de se jogar fora.
    Agradeço como sempre!
    Um abraço grande.
    Fabio

    • Fabio:

      Será que alguém tem alguma idéia sobre essa minha dúvida? Estou muito em duvida do que fazer!!!

    • Não mandaria pra Smiles de forma alguma.

  • Fabricio:

    Fábio bom dia
    Acabei de ver que a GOL lançou a Conta família, onde juntam as milhas de até 6 pessoas
    Será que vale a pena?
    Por um lado, otimiza o uso das milhas, e você consegue usar essas milhas para o grupo todo de uma vez só, ao invés de ficar pegando passagem por passagem nas contas, correndo o risco de perder a alocação dos assentos vizinhos um aos outros. Além disso, consegue gastar as milhas antes da expiração, mesmo se o saldo for pequeno de uma conta, pois junta na outra.
    Por outro lado, acho que acaba perdendo as oportunidades de ganhos nas promoções do tipo transfira suas milhas para um amigo e ganhe em dobro. Acho que eles não vão deixar isso acontecer, né? hehehehe

    E então, o que acha?

    • Pra mim o Smiles já morreu como programa para emitir executiva e primeira classe – portanto no meu caso, não vale a pena.

      • Fabricio:

        E será que vale para classe econômica?

  • IGOR VERISSIMO:

    Bom dia Fabio,
    Primeiramente queria parabenizar pelo seu site e rede sociais, pois você sempre posta informações muito interessantes. Apesar de eu não ser a pessoa que tem condições de comprar passagens de executiva e primeira classe, sempre acompanho para ficar por dentro do que vale ou não a pena no dia em que a oportunidade surgir para mim.
    Gosto muito de aviões, outro motivo que sigo você, pois sempre fico antenado nas noticias mais recentes.
    No caso, surgiu com a promoção da livelo de bônus de 100% na transferência de pontos, e transferi 200.000 pontos para o TAP Victoria, portanto terei 400.000 pontos no programa, e pretendo utilizar na minha viagem de lua de mel ano que vem para a Europa.
    Sei, pelos posts que você já fez, que a executiva atual da TAP, não compensa, pois é velha, apesar de estarem refazendo as cabines, mas não tenho a certeza se até Abril do ano que vem todos os voo terão essa cabine nova.
    Portanto, gostaria de saber sua opinião como melhor utilizar essas milhas para ir para Paris. Vi que a primeira classe da Lufthansa sai por 180.000 ida e volta (mas saindo de GRU ou GIG, salvo engano), quanto seria de Executiva? Outra informação é que sou de Fortaleza, então não sei quanto aumentaria por causa do trecho interno (for-gru ou gig).
    Por fim, minhas dúvidas seriam:
    – Compensa viajar por 100.000 pontos para voar de executiva da TAP? Ou seria melhor emitir uma executiva da Lufthansa e de quebra, viajar no 747 (que seria muito legal)? Reforço que uma escala em GRU ou GIG para obter um serviço melhor não seria empecilho, pelo menos para mim heheheh.
    – Emitindo executiva por pontos, dá direito a sala vip tanto em GRU ou GIG, quanto em FRA (no caso de conexão, caso viaje de Lufthansa)? (trecho seria FOR->GRUouGIG->CDGouORY)
    – No caso da primeira classe da Lufthansa emitido por milhas, dá os mesmos direitos de aluguel de Porsche? as mesmas regalias de ser levado ao avião em um veiculo particular, utilizar o terminal exclusivo da 1 classe?
    – Com relação a stopover, eu utilizando os pontos Victoria para comprar Lufthansa, tem como fazer stopover em Frankfurt?
    – Penso também em ver pela Swiss, você tem noção de quanto seria milhas por ela, em executiva? pode-se fazer também o stopover?
    – Resumindo o que já está bem longo, rsss: qual companhia entrega melhor experiência (em executiva e talvez primeira classe, salas vip, stopover, quantidade de milhas utilizada) para utilizar esses pontos Victoria.
    – Não sou um viajante frequente, então utilizar os 400.000 pontos (pra 2 pessoas) poderia sim, ser uma opção. Gostaria de entregar para minha noiva (e para mim também, já que nunca viajei de executiva ou primeira) uma experiência bem marcante.
    Desculpe o texto longo, e obrigado antecipadamente caso possa responder minhas dúvidas.
    Igor X. Verissimo

  • Priscila:

    Gostaria de entender quando vocês falam que tenho que ser de um clube, eu já tenho o Tudo Azul e o TAP Victoria. Para participar e ter os benefícios descritos neste informativo tenho que me cadastrar em
    Outro clube?

  • Thiago:

    Bom dia! Continuo vendo problemas na montagem de trechos internos do Smiles, agora também com EUA. Emirates para Asia, Delta para EUA. Se eu procurar GRU/EUA/GRU várias cidades tem dezenas de opções. Se colocar a partir de FOR, onde estou, não dá opções, ou seja, não monta a conexão. Tentei em 30 dias diferentes. Alguém passando por problema semelhante?

  • Carolina:

    Fábio, boa noite. Comprei uma passagem pela delta executiva destino final dallas, na data que eu queria só tinha pra lá na promo. Daria para cancelar só os trechos Atlanta-dallas e dallas-Atlanta? Ou só cancela se for tudo?

  • GABRIEL WOBETO:

    Fábio, em primeiro lugar parabéns pelo site. Fantástico!
    Gostaria de uma ajuda. Vou para miami partir do Galeão na executiva da Delta. Chego em atlanta bem cedo e meu vôo para Miami é à noite. Eu consigo usar o Delta club para tomar um banho e depois aproveitar o dia em Atlanta?
    Outra coisa, ainda é preciso pegar as malas despachadas, passar pelo RX e despachar novamente?

  • José Roberto Peres:

    A sala Vip do Bradesco fica na área Internacional? Se não, tem uma opção para quem tem o cartão AMEX PLATINUN na área internacional?
    Obrigado

  • Henrique:

    Fabio, tenho a chance de voltar de Hong kong para o Brasil na First da Emirates ou First da Lufthansa. Com Emirates, pego a380 nos dois trechos e com Lufthansa, a380 e 747. Qual voce escolheria? Nunca voei first em nenhuma delas. Já li e reli todos os seus relatos, mas ainda não me decidi. hehehe Se voce fosse, o que faria? Obrigado!

  • Marina:

    Boa tarde Fábio;
    Estou tentando emitir MCO p FLN em janeiro e como meus pontos estão na Multiplus estou horrorizada com o superfaturamento das passagens…216.000 e 229.500 em executiva… 100.000 em econômica…alguém pode me explicar isso?? Ligo no call center e me dizem q não tem disponibilidade com a AAirlines… Tudo bem q é alta temporada, mas esses valores são ultrajantes!!

    • Silva:

      Em agradecimento ao Fabio pelo tanto que aprendo aqui, fiz uma pesquisa rapida para voce simulando GRU, GIG e BSB e encontrei MIA-REC-GIG dia 17/jan por 95k. Vi varios dias bem caros mesmo saindo de MIA e MCO, talvez este trecho nem seja adequado para voce, mas ao menos é mais barato e chega “proximo” a FLN.

    • Henrique:

      Marina, concordo com você!! Estes valores estão ridículos! Com 200k multiplus voce emite um First da Lufthansa pra Europa! Estou tentando uma passagem de NY pra São Paulo para a última semana de Julho e só encontro por 189 e 229 mil! E pensar que estes trechos você achava fácil por 65k. Sobre American Airlines, nunca achei disponibilidade para emitir pela LATAM. Boa sorte!!

      • Marina:

        Sim Henrique, já simulei uma first com a Lufthansa com quinze dias de antecedência e achei por 200 mil pontos, e agora a Latam com esses preços exorbitantes….
        Já consegui emitir AA, mas com muito custo e insistência, todos os dias…Espero q consiga emitir sua passagem, boa sorte!

  • Sergio Henrique Borges:

    Boa tarde. Sou titular do cartão de crédito BB Smilles Platinum, juntamente com a minha esposa. Irei viajar em dezembro para Argentina cuja escala será em GRU. Já utilizamos a sala Vip em outra viajem e achamos sensacional e de excelente bom gosto. O que gostaria de saber, é que nessa próxima viajem a minha sogra de 74 anos irá nos acompanhar, portanto, ela poderá ingressar na sala conosco como convidada? Não havendo essa possibilidade, existe outra maneira dela nos acompanhar?

    Att. Sérgio

  • pedro:

    Fabio, quando você voou de first de Doha para Sydney com a Qatar, vc emitiu pela LATAM? Nao consigo de jeito nenhum emitir esse trecho com eles, eles dizem que nao cosneguem tarifar. SUper obg.

  • Rafael Ferreira:

    Fabio, li numa matéria sua que certa vez recebeu um voucher EMD da Avianca Internacional como compensação. Qual o melhor jeito de gasta-lo (ou menos estressante)? Como fez com o seu?

    Obrigado

  • Sérgio Antonio do Nascimento:

    Somos clientes PRIME e temos os cartões Visa Platinum. Gostaríamos de saber se podemos utilizar as salas VIP dos grandes aeroportos. Se sim, quais são estes?

  • Alessandro:

    Olá Fabio, bom dia.

    Ontem no final da tarde recebi um SMS do Santander informando que o meu cartão Santander / AAdvantage Black foi emitido e será entregue em breve.

    Vamos aguardar e ver o que virá descrito no contrato como vantagens do cartão.

    Você ficou sabendo se mais alguém está recebendo este SMS ?

    Abraços
    Alessandro.

    • Frederico:

      Está um pouco bagunçado o sistema deles. Eu recebi a informação de que o cartão tinha sido negado. Três dias depois, recebi o cartão em minha casa, em um envelope simples (como se fosse uma reemissão de um cartão anterior). Ainda não chegou o PP.

  • TIZIANO BONICELLI:

    Fabio Boa Tarde.
    Voei recentemente na Premium Economy da AA, usei 30.000 como economy normal e pode reservar um assento Premium graças ao meus status.
    Sabe como AAdvantage vai administrar essa classe ? A opção já aparece na pagante (ca 300R$ mais), mas não na AAdvantage !
    Thanks
    Abs

  • rogerio:

    Fabio,

    Desde o ultimo final de semana nao consigo acessar diretamente a tua pagina http://www.passageirodeprimeira.com.br . Aparece mensagem de conexão recusada, tentei em varios browsers e nada. Aparece a mensagem abaixo:
    ——-
    Não é possível acessar esse site

    A conexão com passageirodeprimeira.com.br foi recusada.
    Tente:
    Verificar a conexão
    Verificar o proxy e o firewall
    ERR_CONNECTION_REFUSED

    ———

    Agora consegui entrando por : http://passageirodeprimeira.com/author/passageirodeprimeira/

    Muito estranho, sabe se tem algum problema ? Ou será somente na minha maquina? Acesso todos os demais sites do meu dia-a-dia normalmente. só o teu ta fora…

    • Rogerio,
      O site oficial é passageirodeprimeira.com sem o .BR
      O passageirodeprimeira.com.br é somente uma máscara que redireciona pro .COM
      De qualquer forma obrigado por compartilhar e vou ver o que está acontecendo.

      • Rogerio:

        Fabio, nao tinha me ligado que éra somente “.COM” na verdade fica salvo e quando começo a digitar já completa o resto , só seleciono e sigo adiante….
        Sem o “.BR” funciona normal, deve ter algum problema no redirecionamento mesmo.
        abraço.

  • Danilo:

    Boa tarde Fabio, qual a opção TPC de sala no Galeão? Meio confuso com com a Plaza e a antiga que fechou. Obrigado.

  • Gustavo:

    Fabio, sabe me informar o telefone do programa Victoria para bilhetar passagens com as parceiras? Confesso que no site da TAP só acho o 0800 da TAP (e não do programa). Obrigado!

  • Gustavo Rodrigues:

    Fábio, você sabe dizer que quem já tem o PP do Unlimited e receber o PP do Aadvantage,
    vão ser duas contas em separado ou vai substituir o antigo?
    Obrigado

    • Não sei dizer.

      • Gustavo Rodrigues:

        Valeu!!

      • Gustavo Rodrigues:

        Recebi o PP do advantage e consegui fazer outra conta no PP.
        Consigo acesso ao site com o login do PP que veio no Unlimited e com do Advantage.
        Acho q vai ser 2 contas.

  • Felipe m pereira:

    Olá gostaria de saber com a nova regra
    Tanto na tam como na gol
    Primeiro na tam eu faço parte da categoria Gold acho que não tenho mala grátis mas se eu despachar 4 malas com 23 kg cada quando pagarei por cada mala
    Na gol faço o arte da bateria ouro acho que twnhon2 malas grátis de 23 kg caso eu for despachar mas malas umas 2 ou 3 quanto pagarei por cada mala

  • Ricardo:

    Bom dia Fabio,eu participando dos planos da livelo clube 3.000, 7.000 e 20.000 consigo comprar milhas com 50% de desconto, consigo transferir estas milhas que compro com 50% de desconto pro Multiplus?

    • Você pode transferir para qualquer programa parceiro do programa.

  • roberto moutinh barreto:

    Bom dia!

    URGENTE
    Estava marcando os assentos de passagens que havia comprado anteriormente e não pude avançar pelo site da Air Europa, devido a solicitação de preenchimento do cartão de crédito, achando que era para uso em vôo, apareceu depois a confirmação pelo banco de que havia feito compras. Não comprei nada, queria o cancelamento, pois; minhas passagens foram adquiridas desde Fevereiro 2017.
    Aguardo retorno.
    Grato,

    • Entre em contato com a cia aérea.

      • Pedro:

        Jesus! Que povo sem noção! Olha o tipo de pergunta! Se fosse uma first da Lufthansa, pelo menos.
        mas Air Europa amigo? O Fábio passa longe desse tipo de cia! Parabéns Fabio pela paciencia.

  • Tory:

    Fabio primeiramente PARABENS pelo site ! com certeza é um divisor de aguas neste mundo dos programas de milhagem, sempre ligado no seu site e suas redes sociais.
    Minha duvida é como fazer para transferir pontos Multiplus para Iberia/British ? ou alguma outra jogada tipo Accor que parece nao ser mais possivel, pelo nao consegui encontrar como fazer.
    Novamente Parabens pelo seu trabalho !
    Abracos.

  • Humberto:

    Oi Fábio,

    Te acompanho há algum tempo tanto pelo site quanto pelas redes sociais. Parabéns pelo trabalho. Pois bem, estou querendo emitir uma passagem de GRU para BKK usando milhas da TAP. Seria possível fazer a seguinte emissão? Se não, o que você sugere?

    GRU – DXB de Emirates (stop over)
    DXB – SIN de Singapore
    SIN – BKK de Singapore

    BKK – SIN de Thai
    SIN – JNB de Singapore
    JNB – GRU de South African

    Obrigado e grande abraço.

    • Não é possível misturar parceiras da Star Alliance com parceiras fora da aliança, neste caso Emirates.
      Ou você faz tudo de Emirates ou tudo de Star Alliance.

      • Humberto:

        Obrigado pelo esclarecimento.

        Abraços

      • Humberto:

        Obrigado pelo esclarecimento. Quais você considera as
        Business para voar para Tailândia de Star Alliance?
        Abraços

        • Tenho diversos relatos aqui no site, praticamente de todas as cias da Star Alliance, dê uma olhada que fica mais fácil você conseguir optar por alguma melhor que te atenda 😉

          • Humberto:

            Obrigado mais uma vez.

            Abraços

        • Leny:

          Humberto,, viajei em Fevereiro no A380 com a Qatar na executiva e gostei muito.

          • Leny:

            Ops! Sorry! A Qatar ñ faz parte da Star Alliance😬

  • CLAU CLAU:

    Me divirto mais com os comentários aqui do que com filme de comédia.

  • FABIO BACCO:

    Boa noite Fabio, tenho uma pergunta, como poderia adquirir passagens para o Canada , usando milhas da smiles, isto é possível ?

  • Marta:

    boa tarde! gostaria de entender melhor essa promoção de 1.530 reais para os US, posso pagar em dinheiro ou só pode ser com pontuação? só for por pontuação, como faço para aderir o plano

  • Marta:

    O que é esse clube 7.000 e clube 20.000? Tem mensalidades? Como funciona?

  • Fausto Brasil:

    boa tarde! gostaria de entender melhor essa promoção de 1.530 reais para os US, posso pagar em dinheiro ou só pode ser com pontuação? só for por pontuação, como faço para aderir o plano?

  • fabio bacco:

    Bom dia Fabio, gostaria de saber se a lounge da delta pode ser usada em vôos nacionais, nos Estados Unidos

  • Pedro:

    Fabio, estou tentando emitir uma passagem com a LATAM para voar Lufthansa, de londres para dubai. O primeiro trecho ate frankfurt so tem em executiva, claro, e o segundo trecho em primeira classe. Porem, os atendentes nao conseguem tarifar! Dizem que nao da para emitir pois sao cabines mistas! É isso mesmo? Muito obg

    • Sim, você teria que pagar 2 resgates – problemas da LATAM.

      • Julio C:

        Fabio, você está enganado, pois é possível sim esse tipo de emissão.

        Henrique, fale com outro atendente pois é possível SIM emitir business depois First com Lufthansa, no mesmo bilhete, pagando 65k pontos Multiplus. Já emiti desta forma, ok?

        abs

        • Claro que é,eu sei, inclusive eu já fiz e já postei no site.
          Mas nem sempre o sistema tarifa um valor só.

  • Arthur:

    Boa tarde Fábio, tudo bem? Gostaria de saber sua opinião. Vou fazer uma viagem para Cancún em Julho agora via Copa. É possível computar os pontos no programa da TAP ou em qualquer outro parceiro da Star Alliance? Se for possível, você acha que vale a pena ou devo computar no próprio Smiles para tentar subir de status?
    Desde já agradeço!

    • Sim, é possível.
      Pontue aonde você costuma usar mais suas milhas,pra não ficar com pontos espalhados.

  • Daniel:

    Boa tarde,
    Com relação à promoção da TAP (100% de bônus nas tranferências BB – Livelo).
    Será que corro para abrir uma conta no BB ou confio que logo teremos para Bradesco – Livelo e TPC Membership Rewards?

    • Leny:

      Ano passado peguei a mesma promoção com o Bradesco.

    • Fica difícil prever amigo.

  • maria Pinheiro:

    Gostaria de trocar meus pontos do Amex para : voo direto Miami/ noturno/meados de agosto com retorno :inicio de setembro/2x adultos, saindo de Gru-SP na classe executiva.
    Necessito orientação.
    Consegui tudo na American Airlines mas infelizmente, não são parceiros.

  • Rafael Costa:

    Boa tarde fabio…

    Possuo um amex gold card e foi noticiado que o programa membership rewards ssera agora livelo gostaria de saber algum programa de milhas vantajoso para transferir minhas milhas e tbm alguim outro carao com priority pass para solicitar…

    agradeço desde ja

    Rafael Costa

  • Gustavo:

    Simulei o ano todo com a TAP para voar (executiva) GRU-Lisboa e/ou Lisboa/GRU e só aparece econômica. É difícil assim mesmo conseguir executiva? Valeu!

    • Curioso, a TAP costuma ser bem generosa em liberar assento com milhas.

      • Gustavo:

        Testei umas 20 datas, em todos os meses, e nada! Como vou viajar no final de outubro, vou esperar mais um pouco, inclusive aproveitar a promoção Livelo BB do dia 12/06!

  • Lucy:

    Olá, se puderem me esclarecer uma dúvida ficarei agradecida
    Já pesquisei no site da companhia aérea ASIANA e LATAM , sobre o peso permitido da bagagem de despacho, parece que a ASIANA uma mala de 23k e a LATAM com conexão pela Europa duas malas de 23k. Que eu saiba os vôo internacional tem direito a duas bagagem de 23k saindo do Brasil, no meu caso é o inverso “INCHEON”.
    Nunca viagem por essas companhias. Se alguém já viajo e puder me esclarecer o peso permitido das duas companhias

  • Alisson J.:

    Olá!
    Gostaria de saber: se eu comprar pontos livelo nessa promoção de 50% de desconto, posso passar esses pontos para a conta do smiles aproveitando promoções de bônus? Ou se eu comprar eles não podem ser usados para ganhar bônus?

    Obrigado, Fábio!

  • Alisson Juliani:

    Olá!
    Gostaria de saber: se eu comprar pontos livelo nessa promoção de 50% de desconto, posso passar esses pontos para a conta do smiles aproveitando promoções de bônus? Ou se eu comprar eles não podem ser usados para ganhar bônus?

    Obrigado, Fábio!

  • MARCELO FRUG:

    Fabio,
    Tenho um dúvida interessante: sou portador do Unique MasterBlack do Santander (2 milhas para dólar) e agora tenho o cartão Santander MasterBlack do AAdvantage.
    Como você sabe o Santander tem os períodos de aceleração em que ganho 6 milhas/dolar por 4 meses, dependendo dos meus gastos.
    Ouvi muita coisa que o programa do AAdvantage não é mais o mesmo.
    O que eu gostaria de saber é se vale a pena concentrar os gastos no Santander AAdvantage MasterBlack e pagar os 4% para dobrar as milhas e não mais gastar no Santander Unique MasterBlack.
    O programa do AA esta valendo a pena? No Santander ficamos restritos a poucos parceiros “viáveis” mas acumulo muitas milhas.
    O que devo fazer?
    Abraço,
    Marcelo

  • raphael rocha:

    Ola

    Parabens pelo seu site. Sou leitor fiel!!!!
    Gostaria de saber sua opiniao com a relacao a minha situacao.
    Irei me mudar para a Australia no meio do ano, e estou tentando otimizar as compras de passagens, ja’ que a oferta eh cara e escassa.
    Meu interesse eh na passagem executiva pela LATAM e suas parceiras.
    O Multiplus cobra por trecho, na tabela mais barata, 110 k. Esse valor eh o mesmo inclusive em alta temporada.
    O Clube Multiplus tem um oferta de 75k pts/ano que custa 162 reais/mes. Para completar uma ida+volta, gastaria 35 meses ou 5700 reais. Ja a compra de passagem executiva pra Australia, na melhor das hipoteses e em baixa temporada, ficaria no minimo uns 2000 reais mais cara.
    A desvantagem eh que ficaria dependendo da disponibilidade de voos e a nao pontuacao nos programas de fidelidade.

    O que vc acha?

    • S. Ricardo Manaus:

      Raphael, comprei recentemente 2 passagens de Foz do Iguaçu para Sydney, pois minha irmã e o esposo vão fazer mestrado lá. Consegui a executiva 220k a ida dos dois. Não comprei a volta porque eles vão passar 2,5 anos lá. Para chegar nesses pontos, utilizei o KmDeVantagens, o que deu um total de quase R$ 6.600,00. Aproveitei as promoções que o KMdV ofereceu em janeiro, março e maio (que chegaram a dar até 300% de bônus em KMdV + 20k Multiplus usando 4.000Km), saindo de uma base de 10.000km e chegando no meu objetivo no final de maio, sem gastar um real sequer de gasolina (uso o Premmia, que transfere pra Azul). Além da passagem sair a R$ 3.300,00 pra cada um, eles ainda pegaram um bônus de levar 3 malas de 32Kg (por ir de executiva e a compra feita antes do dia 18 – não sei se vale agora), além de acesso a sala VIP para tomarem um banho em Santiago, antes da viagem de 15h até Aukland (Nova Zelândia), sem contar que a taxa de embarque saiu bem mais em conta do que se fracionasse as passagens em mais de uma companhia aérea. Vão de Latam de IGU até SYD. Acho uma boa alternativa para você, pois pode se programar e até pagar os KM em 12x sem juros. Recomendo não usar as parceiras da Latam. Caso faça isso, perderá o direito as 3 bagagens de 32kg, pois fora do Brasil vale as regras da cia aérea. A Qantas (parceira que sai de Santiago também) só dá direito a 2 bagagens de 23kg para executiva com pontos da Latam. A viagem tem que ser Latam “pura”.

  • Maria Helena Ferreira:

    Fabio, no site da Tap diz que se eu quiser upgrade para a classe executiva posso dar minha oferta e eles avaliam se concedem ou não. Se eu colocar o mínimo será que consigo? Queria muito tentar conhecer a executiva, meus olhos brilham acompanhando teu histories.

    Abraço!

  • Eduardo:

    Fabio tudo bem? Preciso da sua ajuda para uma emissão… Estou tentando com a TAP o trecho GRU – SYD ocorre que eles somente tem disponibilidade indo pelos EUA e voltando pela Nova Zelandia, e com isso estão argumentando que o programa não permite uma emissão passando por 3 continentes (America do sul, America do Norte e Oceania) e apesar da disponibilidade não conseguem emitir sem que o valor com milias seja estratosferico…. Vc sabe se esta correta esta informação?

    • Sim está correto.
      A unica forma de você conseguir esta emissão é GRU-EZE-AKL-SYD e vice-versa.

  • Carol Calafell:

    Fábio td bem? Estou transferindo meus pontos p o Multiplus para emitir 2 executivas do Br p NY no período do carnaval de 2018. Já peguei uma promo de 60 mil na Executiva ida e volta em 2016 p TAM. Será se até lá eu consigo uma promo destas? Como faco p resgatar p American Airlines? Eu consigo promo na AA c Multiplus?
    Bjss

    • Acho difícil conseguir este valor já que a LATAM reformulou a tabela de resgate.
      Para emitir com a AA usando pontos Multiplus somente por telefone.
      Não é possível promo da AA com pts Multiplus.

  • Rosangela:

    Boa tarde Fábio, recebi a pouco um e-mail do Smiles informando a promoção de bônus de 80% para clientes Santander que transferirem a partir de 5.000. Vc acha que é uma boa oportunidade?

  • ALBERTO JUNIOR VELOSO:

    CARTÃO SANTANDER AA
    Prezado Fábio
    Vendo sua publicação sobre lançamento deste cartão, fiz solicitação no site do CARTÃO SANTANDER AA. Em abril recebi SMS afirmando que o pedido estava sendo processado e logo entrariam em contato. Esta semana recebi outro SMS dizendo que eu não havia completado o pedido e agora deveria procurar novamente no mesmo site. Olhando o site hoje, vi que informa 50% de desconto na primeira anuidade. Pelo que vi estão dando uma desculpa para dizer que não completei pedido (tanto completei que me mandaram um sms confirmando) para que eu perca a oferta de primeira anuidade grátis? Hj tentei contato com todos os números, e até com ouvidoria do SANTANDER, mas ouvidoria exige protocolo e não consigo protocolar reclamação pois o 0800 não atende. Estou me sentido lesado? Sabe de algo semelhante com outros leitores do blog?

    • Alberto,
      Te aconselho a comentar lá no post do cartão Santander pois outros leitores também tiveram problemas.

  • JOAO ARTUR TRINDADE FILHO:

    POR GENTILEZA , FAVOR INFORMAR: DIFERENÇA DE VALORES EM REAIS :
    ENTRE AS OPÇÕES: NORMAL – CONFORTO – EXECUTIVA.
    VOO RIO DE JANEIRO PARA PARIS.

    MUITO GRATO.
    JOAO ARTUR

  • Luiz Fabiano:

    Bom dia Fabio.
    Tenho algumas viagens compradas todas em cias que são parceiras das quais participo de programa de fidelidade. Recorri ao seu post sobre o Where to Credit e percebi que as tarifas são sempre umas letras (Z, S, Y, Q..). Então fui atrás de procurar isso nas passagens compradas. Notei que a AA envia isso claramente no e-mail da confirmação de reserva/compra, ainda que a única opção seja o LATAM Fidelidade porque é onde eu já concentro pontos (Multiplus). Porém nos casos da TAP e da Aeromexico, com bastante esforço encontrei sigas grandes: TAP (ZBRTAP) e Aeromexico (VRLBG e ERLSL). Neste caso devo considerar a primeira letra de cada código? Estou chutando… Porque tanto a TAP quanto a Aeromexico posso pontuar no AMIGO ou no SMILES. E estou decidindo qual quero fortalecer e me concentrar. Ultimamente ando insatisfeito com a LATAM Fidelidade (MULTIPLUS). Tem mais algum conselho útil neste sentido?

  • Fernando José Viana:

    Olá Fábio. Tenho 70.000 pontos no programa da Caixa e gostaria de saber se vale a pena resgatar com 50% de bônus na promoção da Vitoria-Tap que vai até 10/06/17. Já houve promoção deles com 100% de bônus. Devo aguardar promoção melhor ou aproveito esta? Pretendo viajar à Europa ano que vem. Aguardo sua orientação.

    • Já houve sim 100%, mas esta de 50% não dá pra descartar também.
      É sempre uma loteria amigo, fica difícil opinar.

  • evaristo:

    qual e meu direito quando compro a passagem , chegando no aerroporto ele falar que nao tem passagem com meu nome e vende outra mais cara

  • Guilherme:

    Prezado Fábio, primeiramente parabéns pelo seu excelente trabalho.
    Estou com dúvida se o programa Multiplus e o TAP Victoria, permitem emitir somente o trecho de ida do Brasil para EUA ou do EUA para o Brasil.
    Agradeço antecipadamente.

  • Vitória Vida:

    Comprei Uma Passagem Para O Dia 02 De Julho Ás 3:40 Da Madrugada, E Queria Saber Se É De Sábado Pra Domingo Ou De Domingo Para Segunda.

  • Gustavo:

    Fabio, para fazer um voo de SP para Lisboa (executiva), o que você prefere, a cabine antiga da TAP ou a nova da Azul? Valeu!

  • Daniele:

    Fabio vc sabe se voar na econimica premiun da american airline , cat P , e quiser pontuar na Tam , quantos pontos ganho , depois da mudanca em abril de 2017 ?

    • No site da LATAM tem a informação de porcentagem de acordo com cada tarifa comprada.

  • Geraldo Machado:

    Olá Fábio, tudo bem?

    Trabalho na Anfíbia, uma agência de marketing digital, e estamos planejando uma campanha para um cliente que tem tudo a ver com o público do seu site.

    Você teria um mídia kit que possa me enviar?

    Abs!

  • David Pessoa Pereira:

    Fábio, bom dia !

    Você saberia me informar se após emitirmos uma passagem para terceiros no programa Victoria TAP, enviarmos o e-mail de confirmação com os dados para eles, nós receberemos alguma resposta ou ficaremos noa vácuo ?

    Obrigado,

    David

    • Sim, você recebe uma resposta e o bilhete eletrônico por email.

      • David Pessoa Pereira:

        Obrigado, Fábio !

        Eles costumam responder rápido ? Saberia estimar o prazo baseado na sua experiência anterior ?

        David

  • Luiz Carlos:

    Fabio, estou com uma dúvida, e acho que ela afeta grande parte dos passageiros. A sugestão é que você fizesse um post sobre o assunto, mas vamos lá.
    Comprei um bilhete com a Delta em uma das promos para Miami (paguei R$2.100,00 no bilhete de executiva, ida e volta). Por conta de uma mudança (alteração do período de férias por parte do meu empregador) provavelmente eu teria que mudar as datas da viagem.
    Neste caso, entrei em contato com a Delta que me informou que eu teria que pagar USD300 pela alteração mais a diferença tarifária. É isso mesmo? Existe alguma dica para que a alteração possa ser feita sem este custo, ou pelo menos com um custo menor?
    Note que eu estou querendo mudar apenas a data, mas origem e destino permanecem os mesmos…
    Aproveito para dizer que sou super fã do site e das suas dicas!
    Grande abraço

    • Luiz,
      Eles estão corretos.
      Passagens pagantes são sujeitas a tarifas flutuantes, e com certeza o valor que pagou naquele dia não existe mais, portanto para mudar precisa sim pagar a multa + a diferença.
      A melhor saída é caso o seu vôo tenha alguma alteração de horário por parte da empresa, pois aí sim você pode mudar sem custo.

  • Daniel Dib:

    Fabio,
    Você viu que a Gol está com um projeto de colocar TV a bordo?
    Pelo que consta, parece que será disponibilizado via smatphones, tablets ou notebooks.
    Até que eles estão melhorando, instalaram o wi-fi, agora TV, só falta fazerem um programa de pontos decente!

  • Pedro:

    Fábio, tenho 45 trechos voadas com a Latam de passagens emitidas com pontos. Obviamente não pontuam, mas esses trechos também não estão sendo considerados como TRECHOS VOADOS para upgrade de categoria. Somente passagens pagas com dinheiro serão consideradas agora para trechos voados também. É isso mesmo? Super obrigado.

  • Leandro Correa:

    Ola fabio, li em outro post seu a respeito do membership do amex TPC, recebi a pessima noticia ontem de que todos os cartoes amex gold, TPC, etc emitidos a partir de novembro de 2016 nao irao mais pontuar no memberships rewards. Irá manter a pontuacao tubo de 2,2 mas serao automaticamente transferidos para a Livelo, tentei de tudo, mas nova politica da empresa!

  • HELIO MASAKAZU ONO:

    eu estou com passagens já compradas pela TAP: Rio – Berlim e retorno Munique – Rio. Eu ainda consigo fazer o stop over?

  • ANDRE LUIZ BOTELHO:

    Fábio, eu ficaria muito grato se você pudesse fazer uma série de matéria sobre alimentação especial de bordo, pois já tive problema com algumas companhias aéreas e já vi vários relatos similares.

    No meu caso eu tenho intolerância a glúten e lactose, mas a vida dos veganos, diabéticos e judeus não são mais fáceis.

    Em um voo vindo de Israel, todos os judeus abordo devolveram suas refeições, aquilo foi muito chato para todos os passageiros.

  • Cadu:

    Bom dia Fabio, tudo bem?

    Eu me lembro que você fez uma vez um post referente a um chip de dados internacional. Eu não encontrei esse post no seu site. Você teria como me falar qual sim card internacional que você ultilizou ou ultiliza?

    Muito obrigado
    Cadu

    • Nunca fiz post aqui no site de chip de dados internacional não Cadu, você deve ter se enganado.

  • Alexandre vaccarezza:

    Fábio blz? To com uma duvida é só vc para tirar, o PP do unlimited do Santander dá acesso gratuito a acompanhante igual ao LoungeKey? Se sim direito a quantos visitantes?

    • Até 5 acompanhantes gratuitos dependendo da política da sala.

      • Alexandre:

        Fábio, olhei no no site do PP e lá informa que mesmo no nível prestigie cobra 27 dólares do associado, seria só para o unlimited?

        • Você olhou errado Alexandre.
          Acabei de ir no site e está lá.
          Nível Prestige – Member Visit = FREE!

          • ALexandre:

            Fábio o membro é visita free mas os acompanhantes está informando que cobra 27 dólares , estou perguntando do direito a levar acompanhante sem o cartão PP.

            Taxa de visita para associados
            SEM CUSTO
            Taxa de visita para convidados
            US$27

  • sandra w.:

    Olá , vc saberia me informar o preço médio dos táxis em Paris e Londres? Só vou ter 1 dia livre em cada cidade, o que compensa mais estudar os mapas dos metros ou usar o táxi? Obrigada

  • bruno:

    Boa Tarde Fabio,

    tenho um voo AA dia 30 junho e não qualifiquei EXP ainda, então gostaria de te perguntar como seria possível conseguir um SWU da AA com outro membro AAdvantage, imagino que dentre tantos leitores e amigos do seu circulo, exista a possibilidade de você me ajudar a fazer este link.

    Desde já, meu muito obrigado

  • Celio:

    Bom dia a todos. Alguém sabe informar porque a Azul aumento em 65% a quantidade de milhas para Orlando esta semana. Levei um susto, porque estou acompanhando as milhas quase que diariamente a um ano e nunca vi aumento tão exagerado.

    • As tarifas são dinâmicas e a medida que as promocionais vão saindo primeiro surgem as mais caras.
      É assim mesmo.

  • Gustavo:

    Fabio, você acha que vale a pena pagar 24.000 pontos MULTIPLUS a mais por trecho para voar de A350 em vez do 777 na TAM (executiva)? Valeu!

  • Henrique:

    Fabio, acompanho há muito tempo o seu site. Era portador do cartão Citi AAdvantage e fiz o pedido pelo Santander assim que vi você anunciando aqui e já imaginava que confusão viria pela frente. Mesmo com o Citi muita promoção não era cumprida, dava um trabalhão. Enfim, fiz o pedido e 2 meses depois recebi o cartão MC Black. Como você já previa, nada de PP. Aliás, veio a entrega em um envelope chinfrin sem nem kit de boas vindas, sem nada. E, pra piorar, mandaram com um limite de R$2800!! Como querem que alguém que peça um MC Black viva com esse limite? Sem condições. E pior ainda quando se considera que pra aproveitar as milhas extras precisa gastar mais de R$5000 ou mais de R$8000 no mês. Já comecei a minha saga de reclamações sobre o limite e sobre a ausência do PP. Até usei seu site como referência. Minha sugestão (e pedido) é que tentasse abordar isso no seu site também. Já vi várias outras pessoas reclamando, tanto na minha vida pessoal como no trabalho. Acho que o Santander jogou no lixo uma ótima oportunidade de atrair um público diferenciado. Tenho um amigo com renda altíssima que teve o cartão negado. Tenho outro que por algum milagre recebeu o MC Black com limite decente (R$20.000) mas nada de PP também.

    • Janaina:

      Henrique, bom dia!
      Eu recebi o meu na semana passada com limite de 19k, achei baixo, as metas são baixas também para alcançar a bonificação.

      bj

  • Janaina:

    Fabio, bom dia!

    Adoro seu BLOG e suas viagens !!! acabei de verificar algumas alterações no cartão black do itaú para melhor !!!
    O cartão já pontua 2.5 como dito, só que para acelerar ele fica em apenas 2,05% a menor taxa que já vi, virando o cartão para 5 pontos para cada $

    Os pontos não vencerão mais a partir de junho, tendo movimentação na conta a cada 12 meses, a mesma forma que a AA faz.

    segue o que esta mostrando:
    4. Os pontos acumulados em razão das compras realizadas a partir de 01 de junho 2017 com o seu cartão Multiplus Itaucard Mastercard Black não irão mais expirar, desde que você mantenha a utilização do cartão. Caso você não acumule pontos no cartão por 12 meses consecutivos, os pontos passam a ter a validade padrão da Multiplus de 24 meses contados a partir do término desses 12 meses. Os demais pontos acumulados com o seu cartão, antes de 01 de junho 2017, manterão a validade de 36 meses.

    Espero ter ajudado !

  • Silvio Roberto Chiozini:

    Boa noite…Preciso fazer uma viagem à Roma (ida em setembro e volta em outubro/2017). Transferi pontos do meu cartão para o programa Avianca Amigo, pois tinha uma promoção ótima… transferindo acima de 100.000 pontos ganhava mais 150% em bônus. Fiquei sabendo da promoção aqui no site e fiz a transferência no mesmo dia e deu tudo certo… os pontos transferidos + os bonus já estão na minha conta na Avianca.
    Agora começou o problema. Não consigo marcar os voos na data EXATA que preciso. Estou ligando diariamente para a Avianca já há dois meses e eles informam que ainda não estão disponíveis os trechos.
    Me cadastrei no site ANA para tentar fazer por lá, mas é muito complicado. O tutorial que você fez infelizmente já está desatualizado. Você teria alguma dica ou um tutorial atualizado?
    Poderia simplesmente esperar uma data mais próxima e continuar ligando diariamente para a Avianca, mas o problema é que PRECISO das passagens em meu nome até semana que vem.

    • Os voos com milhas são sujeitos a disponibilidade então nem sempre vai ter exatamente nas datas que você quer mesmo não.
      Eu tenho um tutorial da United aqui no site que você pode usar.

  • Paula Cysneiros:

    Boa tarde, vou transferir pela primeira vez meus pontos dos cartões de crédito (Caixa, Itaú e Santander) para um programa de fidelidade. Gostaria de saber as diferenças e vantagens entre os programas para definir qual a melhor opção. Obrigada!

    • Tem vários posts no site a respeito deste assunto, passe um tempo lendo p/ entender melhor as vantagens já que é impossível sugerir um programa só.

  • João Pedro Veleda:

    Olá Fábio,
    Queria saber se pode acontecer de ao tentar emitir uma passagem no multiplos, com a própria Latam, não tenha tanta disponibilidade, mas ao tentar por telefone tenha mais opções? Já tentei ver no site da British, mas lá não aparece nada.
    Desde já agradeço e parabéns pelo site!

  • Sandra:

    Por favor enviar as publicações .

  • Paulo:

    Olá Fábio!
    Você já recebeu seu Santander AAdvantage? Caso positivo, veio com o Priority Pass?
    Eu recebi o meu semana passada, mas veio em embalagem simples e sem o Priority. Você está sabendo de algo? Obrigado!

    • Não recebi não.
      No post sobre o cartão aqui no site tem diversos relatos.

  • Fabio:

    Fabio, tudo bem?

    Recebi semana passada meu cartão Santander American Airlines Master Black.
    Não veio com nenhuma apresentação especial e nem o Priority Pass. Achei estranho.
    Mas pelo menos recebi.

    Abraço

    PS: entrei em contato com a central e me informaram que o PP já tinha sido enviado e que provavelmente receberei essa semana!

  • Matheus:

    Boa tarde… comecei lendo sues textos e curti demais a página. Virei “fãzasso”.

    Gostaria de tirar uma duvida, tenho uma viagem com escala de 10 horas no aeroporto de Johannesburg, vi que ele possui inúmeros lounges. Pagando a parte, tenho acesso a algum deles sendo passageiro comum?

    • Amigo, se não me engano todos os lounges operados pela Bidvest no aeroporto vendem acesso, agora só não sei te falar o valor.

  • gaspar rogerio cruz da silva:

    Boa tarde,

    usei os serviços da TAP no mes de janeiro e nao fiz o meu cadastro no programa VICTORIA.
    Ainda posso fazer e acumular as milhas ?

  • Pedro:

    O que foi esse post aqui???? hahahahah
    Isso aqui está virando comédia! Povo sem noção!

    “Quero me mudar p Portugal, mas minha preocupação é nao colocar meu cão no porão do avião, pois ela tem problema de pele e não pode se exaltar e bater seu corpo . ela tem 25 kilos”

  • Fabio:

    Ola Fabio
    Me perdoe se nao achei, mas procurei algum relato da Royal Laurel Class da EVA Air e nao achei.
    Voce tem algum?
    Voarei nela em julho e gostaria de ter uma ideia de como eh.
    Obrigado.

  • Joao Victor Pera Teixeira:

    Oi Fábio, tudo bom? Estou com uma dúvida no TAP Victoria que já mandei para eles e-mail e não recebi resposta e talvez você saiba.

    Na Tabela do programa existe a opção América do Sul -> Oceania por 245.000 pontos em executiva ida e volta. Porém ao montar este trecho GRU -> PPT somente consigo fazê-lo com 4 trechos na ida e 4 na volta, ultrapassando o limite de 6 trechos do TAP Victoria.

    Você sabe se tem alguma exceção a este limite de 6 trechos neste caso?

    Pelo que pesquisei o caminho da emissão seria:

    GRU -> FRA/ZRH
    ZRH/FRA -> NRT
    NRT -> AUCKLAND
    AUCKLAND -> PPT.

    Minha outra solução seria emitir separado America do Sul -> Europa e depois Europa -> Oceania em bilhetes separados (mas obviamente o custo de emissão seria maior).

    Muito Obrigado pela ajuda.

    Abraços

    • Você pode fazer GRU-EZE-AKL-PPT e vice versa, portanto não ultrapassa os 6 trechos.

      • Joao Victor Pera Teixeira:

        Muito Obrigado! Abraços.

  • Sullivan Lima:

    Boa tarde, Fábio.
    Não consigo achar mais aquele posta sobre pagar contas com cartões, sem taxas. Pode mandar ? Obrigado!!

  • edmir james:

    da pra mudar a data de coleta do roma pass que comprei pela inteernet?

  • Nikolas:

    Olá Fabio, como está?

    tenho uma passagem de JFK a LHR pela Alitália (membro skyteam). Você sabe me dizer se consigo ter acesso ao SkyClub com meu Amex?

    obrigado

  • Fabio roberto:

    Boa noite!!!
    Gostaria de saber setor de bagagem na aeroporto Joanesburgo na Africa , se a possibilidade de deixar bagagem e equipamentos esportivos e como seria cobrado por um dia.

  • deyvid wendell:

    Bom dia !!
    Minha esposa tem sobre nome italiano(seu bisavô materno e italiano) O avo dela e filho de um italiano com uma brasileira!
    Como seria o pedido de passaporte italiano dela?? Todas a família tem o sobre nome italiano!
    ** sobre nome italiano da família e Rende**
    Mais ou menos quanto ficaria o custo desse passaporte e reconhecimento de dupla cidadania ???
    E quanto demoraria pra minha esposa pegar um passaporte italiano??
    Seria necessário o avo e mãe dela pegar o passaporte e cidadania antes dela??

    Desde já agradeço!!!

  • Catarina:

    ola, comprei uma passagem ida e volta para ROMA na cia Alitalia (direto da cia) – voo direto porem ela esta em crise financeira … e minha passagem é para o dia 25 de junho 2017 e volto dia 11 de agosto será que corro o risco de ter a viagem cancelada ? e caso tenha será que tenho reembolso?? naãooo posso perder essa viagem :(((( estou preocupadíssimaaaaa

    • Acredito que não Catarina, a cia já enviou diversos comunicados que irá continuar honrando todas suas operações de voos.

  • Fabio:

    Fabio, tudo bem?

    Recebi hoje meu cartão Santander American Airlines Master Black.
    Não veio com nenhuma apresentação especial e nem o Priority Pass. Achei estranho.
    Mas pelo menos recebi.

    Abraço

  • Felipe:

    Existe algum site nos EUA que é similar ao Max Milhas? Só encontrei sites que compram ou vendem milhas. Obg!

  • Fabio:

    Fabio, tudo bem?

    Alguma novidade dos cartões American Airlines Santander Black??

    Não ouvi mais nada a respeito.

    Muito obrigado

    Grande abraço

    Fabio

  • Denilson:

    Bom dia pessoal, tenho uma dúvida é preciso do esclarecimento de vocês, consegui uma vaga de emprego no usa e o empregado entrar em contato com a agência de imigração para fazer a documentação e manou eu pagar 1400,00 dólares para a agência com despesas o nome da agência e SKYWARD AGÊNCIA INTERNACIONAL E CONSULTORES DE IMIGRAÇÃO gostaria de saber se é fraude ou não é se existe mesmo ?

    • Hildo:

      Olá Denilson me manda um watt p trocar ideia. Recebí também. 11983310141

  • Fernando:

    Fabio, começou de novo a promoção do Santander. Não vi muita divulgação, mas segue o link do site para cadastro dessa vez !!

    https://www.tudonocartao.com.br/

  • Paulo:

    Vou a Los Angeles pela Avianca e o voo do retorno parte às 3 e meia da manhã do Terminal Tom Bradley. Dei uma olhada nas salas vip do Priority Pass e vi que apenas a da Alaska fica aberta até meia-noite porem fica no Terminal 6,que pelo mapa do aeroporto,parece bem longe. Pelo jeito, não conseguirei utilizar nenhuma sala para aguardar até a hora do embarque!?

  • Leandro correa:

    Ola Fabio, adquiri recentemente o amex the platinum card, fui fazer o cadastro no membership e nao consegui conclui-lo devido sucessivos erros no site, liguei na operadora do cartao e fui comunidado que agora os pontos do platinum card vao para a livelo direto. Nao mais para o membership rewards… vc tem alguma informacao recente? Pois vi um post seu de 2016 que esse cartao iria ficar de fora da mudanca.

  • Felipe Maia:

    Poxa Fábio, acho que fiz uma pergunta bem boba. Veja só….adoro aviação e viajo sempre, sou membro de vários programas de fidelidade e tenho muitas milhas no the platinium card e no livelo. Daí minha pergunta não é para saber como fazer e sim uma dica do que pode esta melhor para brasil europa para eu ir a roma ou napolis

  • Felipe:

    Olá Fábio, Tudo bem? Sou seu seguidor de longa data! Meu nome é Felipe Maia e gostaria de saber se você pode me ajudar com uma dica. Estou querendo ir para a Costa Amalfitana em setembro deste ano e queria uma dica onde comprar via GRU ou RIO ou onde você achar melhor!

  • José Valladão:

    Olá Fábio,

    Esse ano, diante da situação que passa no país, estou indo para o Líbano com minha família, esposa e casal de filhos (4 e 2 anos) pela Econômica da Qatar. Vamos fazer uma escala em Doha com uma espera um pouco longa, então gostaria de saber como ter acesso à sala VIP da Qatar/Aeroporto.
    Grato desde já e parabéns pelos artigos.

  • José Valladão:

    Olá Fábio,
    Dessa vez estou indo com a família para o Líbano pela econômica da Qatar pela atual situação que estamos vivendo. Gostaria de saber como ter acesso à área VIP de Doha. Somos eu, minha esposa e nosso casal de filhos de 4 e 2 anos e faremos a escala lá que deve demorar umas 6-9 horas
    Grato desde já.

  • Antonio Macedo:

    Desculpe Enviei a Pergunta Sobre Abertura de Empresa Para o Setor Errado, Más se Poder Me Orientar Agradeço

  • Antonieta da Ailva:

    Boa noite. Eu e meu marido estamos planejando uma viagem para visitar parentes, porém vamos em dias diferentes e pretendemos voltar no mesmo vôo. O que fazemos? Mais de um avião da mesma companhia sai em um mesmo horário?

  • aline:

    Não sei se você poderia tirar uma dúvida sobre milhagem…. Eu e meu marido viajamos pela Qatar no fim de março, e eu gostaria de saber como é que eu faço para acumular os pontos dessa viagem pela Smiles ou Tam. Não estou achando em lugar nenhum qual seria o procedimento. Desde já, agradecida.

  • AYla:

    Comprei um pacote de viagem com uma empresa de turismo. Incluindo alguns passeios. Preciso cancelar um desses passeios. Posso pedir meu dinheiro de volta, do referido passeio o qual desisiti?

  • Luis:

    Fábio,

    Achei sensacional suas dicas.

    tenho uma pergunta: estou viajando pela AVIANCA pela primeira vez o trecho
    Guarulhos – Londres,pela classe economica e vou ficar 17 horas na conexão em Bogotá. Gostaria de saber como faço para utilizar a sala VIP da Avianca em Bogotá, e se vc sabe me dizer o custo.

  • Horacio:

    Gostaria de saber valor por pessoa para utilizar a sala, viajaremos pela Copa Airlines que sai de
    madrugada, funciona 24h
    Tem algum cartão de crédito que apresentando tem direito.
    Aguardo retorno
    Cordialmente
    Horácio

  • JOACIR ANGHEBEN:

    Obrigado pelo site, pelas dicas.

    Uma dúvida. Tenho elevada pontuação no American Express (Membership Rewards). Qual sua sugestão sobre a melhor forma de troca dessa pontuação por viagens?

  • Daniel:

    Caro Fábio,

    Esta é para você analisar quando voltar de sua viagem ÉPICA…

    Recomendo, E MUITO, que você faça tal pesquisa, em prol de seus leitores…

    Sugiro ligar no atendimento da AVIANCA/AMIGO (4004-4040) e tentar simular (ou tarifar) uma emissão nas parceiras THAI, EVA ou ASIANA… verificará que, mesmo após confirmar disponibilidade nos sites da UNITED, LIFEMILES e ANA, por exemplo, os atendentes visualizam a disponibilidade mas alegam que não conseguem “tarifar”…

    Ou seja, o sistema do AMIGO, programa este que recebeu milhares de milhas de clientes com seus bônus, atrai o cliente com a informação de que faz parte da STAR ALLIANCE, mas, em verdade, quando o cliente tenta emitir o bilhete em parceiros, EIS QUE O SISTEMA DA AVIANCA “NÃO PERMITE TARIFAR”…

    Trata-se de uma forma inescrupulosa de obter as milhas dos clientes (minhas e de minha esposa foram mais de 600k) e, depois, o tornar refém, vez que não consegue emitir em várias parceiras.

    Por mais incrível que pareça, tentei não apenas com business, mas igualmente com econômica (claro que não para emitir, mas só para ver se o sistema “permitiria” rsrs)…

    Os atendentes, até bem intencionados, visualizam a disponibilidade (tal como está disposto no site da UNITED e do LIFEMILES, por exemplo), mas, quando vão tentar “tarifar”, alegam que o sistema “NÃO ESTÁ PERMITINDO”.

    Pode ser o caso de uma GRANDE FRAUDE cometida pelo AMIGO, pois “coopta o cliente” com a informação da STAR ALLIANCE, a qual não se mostra verdadeira… sugiro que você e outros sites DENUNCIEM!!!

    Faça o teste… “veja” com seus próprios olhos… ligue e simule trechos em geral: tentei LAX-BKK e SYD-BKK. Nenhum destes, mesmo em econômica, conseguiram “tarifar”, pois o sistema “não permitia”.

    E se você conseguisse um posicionamento deles sobre tal, seria INCRÍVEL!!!

  • anne helga:

    Gostaria de saber se a companhia possui trocador para criança e se tem local para lavagem de mamadeiras

  • Gabriel Viana:

    Fabio boa tarde,
    espero que esteja aproveitando sua volta ao mundo!
    Qual a melhor maneira de emitir passagens premio partindo da europa pra sidney utilizando pontos Tam?
    somente via executive club?
    Gabriel.

  • Marcio:

    Fábio, gostaria de um conselho seu. Tenho 250 mil pontos no programa Membership Rewards da Amex, nos Estados Unidos. Estou pra cancelar esse cartão, e não sei pra qual companhia aérea transfiro, pois moro no Brasil e a Amex Americana nao transfere pra Latam. Você tem alguma sugestão?

  • Bruno Menezes:

    Eu vou fazer uma viagem de executiva na Lufthansa no futuro próximo e não tenho programa de milhagem ativo em nenhuma companhia da Star Alliance.
    Eu deveria fazer o cadastro a pontuar em:
    (i) Na própria Lufthansa pq voo para a Europa com alguma frequencia e posso passar a utilizar?
    (ii) Na United pq voo com bastante frequencia para os USA
    (iii) Na TAP pq posso transferir meus pontos do Itau Sempre Presente para aumentar o Saldo?

    obrigado !

  • MARCIO:

    Fabio, boa tarde!
    acompanho bastante seu site e notícias, parabéns novamente pelo belo trabalho.

    Não encontrei a informação, pois isso vou perguntar:
    Clube multiplus vale a pena na sua opinião?

    Obrigado
    Marcio

  • JOSE ROBERTO MARURI ZANELLA:

    Fabio, tenho passagem emitida para a Europa com a AA, que infelizmente não é classe executiva, mas gostaria de saber em qual programa é melhor de pontuar, pois naquele site eu não consigo saber com certeza, pois a Americam Airlines está bem confuso pra entender.
    Estou na dúvida se pontuo na TAM ou no Advantage AA, a classe do bilhete é N, as datas da ida são 19/5 e da volta 10/6.
    Obrigado

  • Ariane:

    Vou para las Vegas, porém tenho conexão em dallas e troca de aeroporto.
    o transporte de um aeroporto para o outro é por minha conta?
    como faço?

  • GUILHERME:

    boa tarde, atualmente, sabe me dizer se tem algum cartão/bandeira dando upgrade em programas de fidelidade. Isso já aconteceu com o infinity, lembra, que deu gold status (salvo engano) na rede Marriott.
    Atenciosamente

  • Mauro:

    Gostaria de saber se quem tem cartão MasterCard platinum pode fazer parte desse programa.
    Obrigado.

  • Cynthia Alvarez de Sousa e Silva:

    Olá em qual site posso comprr ticket para o Eurostar Londres-Paris com segurança e bom preço?
    Obrigada
    Cynthia

  • Humberto:

    Olá Fábio,

    Recebi um email da LifeMiles com a promoção de compre 1 e leve 2, com bônus que chegam a miados 25%. Os seus leitores serão contemplados com aquele bônus extra do Passageiro de Primeira?

    Obrigado e parabéns pelo site

  • Fabiola:

    Fabio, boa noite. Tenho uma duvida, num post antigo vc falou que valia a pena comprar o iPhone do dutyfree com os 10% do dufry red. Só que pelo q li isso não vale pra produtos Apple. Vale ou não o desconto? E será que da pra parcelar no embarque?
    E se comprar no embarque, será que tem cota ao desembarcar em Miami?

    Outra dúvida, tem algum jeito de conseguir upgrade Latam no voo diurno Gru Mia dia 07/06?

  • aparecida inacio:

    Quero me mudar p Portugal, mas minha preocupação é nao colocar meu cão no porão do avião, pois ela tem problema de pele e não pode se exaltar e bater seu corpo . ela tem 25 kilos

  • Marcio Carvalho:

    Boa noite Fábio.
    Tenho uma viagem comprada do Rio (GIG) para Phoenix, pela DELTA, agora em junho. Moro em Porto Alegre, então, devo me deslocar até o Rio para iniciar minha viagem. Informo que os vôos de ida e volta passam por Guarulhos, ou seja minha viagem international se inicia em São Paulo/GRU. Os trechos nacionais, GIG-GRU e GRU-GIG serão realizados pela LATAM. Chego de volta ao Brasil num sábado. Entretanto, gostaria de ficar em São Paulo no final de semana e de lá retomar a Porto Alegre. Sendo assim, pergunto se meu desembarque internacional se dará em São Paulo ou no Rio? Onde pego as malas? Pois caso só possa pegar minhas malas no Rio, tenho que abandonar os planos de ficar em São Paulo. Além do mais devo comprar a passagem para Porto Alegre saindo do Rio.

  • antonio carlos vieira:

    gostaria de saber se na viagem de trem da vale BH vitoria ou vice verso pode viajar em cabine separada e se tem opção de solteiro e casal

  • Mathias:

    Olá Fábio, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo site! Acompanho todos os reviews e são de uma qualidade excepcional. Tenho uma dúvida que você pode me ajudar!

    Vou fazer uma conexão regional no aeroporto de Frankurt e depois pego o tradicional voo para GRU, com um intervalo de 6 horas. Minha dúvida é a seguinte: há livre passagem por todo o Terminal 1 de FRA? Gostaria de fazer uma compras em lojas que ficam afastadas do ponto (remoto e péssimo) que nos colocam para GRU na Asa C. Minha intenção é ir para a Asa A e B, e depois voltar.

    Obrigado!!!

  • Vanessa:

    Olá Fabio,
    Vou para o Sudeste Asiático no final do ano, perdi de comprar passagens SP-Bangkok em uma promoção ótima da Ethiopian Airlines, agora os preços para o período que quero viajar estão bem acima… Acha que ainda possa existir outra promoção? Tenho que comprar já ou posso esperar um pouco mais?
    Grata desde já!

  • Leonardo Diamante:

    Houve um equivoco favor cancelar o pedido do cartão.

    Obrigado

    |Leonardo

  • LUÍS EDUARDO MIRANDA PACIENCIA:

    OLÁ;VOU VIAJAR AOS ESTADOS UNIDOS E CANADÁ,POSSUO O CARTÃO AMERICAN EXPRESS PLATINUM
    POSSO UTILIZAR O ESPAÇO LOUNGE EM GUARULHOS

  • Fabio:

    Ola Fabio
    Me perdoe se nao achei, mas procurei algum relato da Royal Laurel Class da EVA Air e nao achei.
    Voce tem algum?
    Voarei nela em julho e gostaria de ter uma ideia de como eh.
    Obrigado.

  • Estêvão Zago:

    Boa noite Fabio, vc conhece o flight network, estou pesquisando pelo Kayak e ele me redirecionou para ele.
    Posso confiar?

  • Jose:

    Fábio,

    Se possível, e desculpe já mencionou em outro lugar, gostaria de saber em quais companhias pontua seus voos pela Star Alliance e OneWorld. São sempre as mesmas?

    E em relação às milhas do cartão, para quais companhias costuma transferir?

    Obrigado!

    • Não, cada aliança tem cias diferentes.
      No site de cada uma delas você encontra os membros.
      Eu transfiro p/ diversas – depende do meu resgate em mente.

      • Jose:

        Obrigado!

        Sim, tinha curiosidade de saber se em cada aliança você prioriza alguma companhia para pontuar (quando viaja por outras companhias da respectiva aliança). Estou entendendo que varia também. Valeu!

  • DaN White:

    Fábio, saiu no dia 01/05 a promo “Troque seus Km de Vantagens por pontos Multiplus. Aproveite os lotes promocionais: 1 Km = até 5 Pontos Multiplus”.
    Será que vale a pena?
    Abs

    • Se o preço que você for gastar pra gerar os pontos for menor que o valor da passagem que você for resgatar sim.

  • hassan:

    Boa noite Fabio,

    segundo tua experiencia,qual cartão de fidelidade que tu achas que é o mais poderoso e que te da acesso a varias salas vip no mundo ,e também gostaria de saber qual é a melhor classe executiva na cias da Europa ?

    • Impossível responder amigo, cada cartão tem um benefício e vantagem diferente dependendo da necessidade do viajante.
      Eu gosto muito da classe executiva da Air France p/ Europa.

  • GABRIEL BRASIL:

    1 – Quando transfiro pontos do BB para Victoria TAP, tem algum ágio ou tarifa
    2 – Quantos pontos preciso para fazer Belém/Lisboa/Budapest, muldestinos e após alguns dias, Lisboa Belém

  • Nuno:

    Bom dia!
    Agradeço a vossa informação se existe alguma companhia a operar com classe executiva entre Rio de Janeiro e São Paulo!
    Muito Obrigado pela vossa ajuda!
    Nuno

  • Fernando Bezerra Ramos Filho:

    Gostaria de antecipar meu voo que esta programado para o sábado as 14:10 para a noite de sexta feira. Tenho que pagar alguma taxa?

  • Fabio:

    Fabio, bom dia!

    O que vc acha dessas promoções da Smiles de transferência de 40 mil pontos (no caso 30 para clientes diamante) e em seguida, se recebe um código para poder comprar 20 mil por 9,90?
    Compensa?
    Abraço
    Fabio

  • Fabio Pompeu:

    Primeiramente, parabéns pelo site.
    No dia 25 de junho de 2017 estarei viajando para Copenhague, partindo de Fortaleleza-CE. Iremos (eu e minha esposa) de TAP Executive, com conexão em Lisboa. Na ida Chegaremos em Lisboa às 10h15min e partiremos para Copenhague às 17h. Retornaremos no dia 10 de julho de 2017, fazendo o itinerário oposto ao da ida, onde sairemos de Copenhague às 6h, chegando em Lisboa às 8h45min e partiremos às 17h para Fortaleza.
    Tem alguma dica de lounge ou como melhor poderemos aproveitar nosso tempo? Ressalto que em 2015 estivemos em Lisboa por alguns dias.
    Outro ponto, em Copenhague faremos um cruzeiro que sai no dia 30 de julho de 2017 e retorna a Copenhague no dia 9 de julho 2017. Tem alguma sugestão de dormida com bom custo e benefício, pois nosso vôo sairá às 6h da manhã (como dito anteriormente)?

    • Fabio,
      Hoje a TAP só tem parceria com um lounge no aeroporto de Lisboa, que chama ANA.
      Tem relato aqui no site p/ você dar uma olhada.
      A ultima vez que fui em Copenhague fiquei em um Crowne Plaza – também tem review aqui no site, mas não lembro o valor.

  • Marcos:

    Olá Fábio! Eu gostaria de uma dica sobre como proceder com o smiles. Emiti o trecho GIG/MUC pela alitalia e o sistema calculou GIG/EZE – EZE/FCO – FCO/MUC. No momento da emissão, o primeiro e segundo vôo seriam em business e a última perna em economy, até aí tudo bem… Agora me enviaram uma alteração com downgrade para economy na primeira perna (GIG/EZE operado pela gol) ficando apenas o trecho FCO/GIG em business. Mesma coisa fizeram com o bilhete da volta. Isso já aconteceu com você?

  • Ricardo:

    Olá. Li seu post sobre o Centurion Lounge de Miami.

    Tenho duas perguntas:
    – Nós podemos usufruir da sala ao CHEGAR de um Vôo em Miami?
    pergunto isso porque estou chegando lá em breve. Pensei que fosse permitido apenas para que vai PARTIR.
    uma vez que exigem o cartão de embarque.

    – Mesmo fazendo o check in na LATAM (Terminal J) ou COPA (J também) seria possível se COM TEMPO DISPONÍVEL fossemos ao Centurion, depois SAÍSSEMOS e fizéssemos o Raio x de novo para ir embarcar.
    Isso faz sentido? Ou não é possível?
    No site do Centurion, eles fala que a sala é acessível a partir de QUALQUER TERMINAL. Será que houve uma atualização?

    • Não pode usar a sala chegando.
      Pelos relatos de outros leitores, ninguém conseguiu até hoje ir até a sala embarcando por outro terminal.

  • Pedro:

    Fábio, espero que esteja tudo bem.
    Coisa rápida, no aluguel da Porsche no First Class Terminal da Lufthansa, você mostra sua CNH brasileira?
    Ou você precisa de uma permissão internacional para dirigir ou tradução da CNH para alemão?
    Super obrigado e boa viagem!!

  • Leny:

    A Quatar tem 3 salas VIP em Doha. 1 para passageiros viajando na 1ª classe, 1 para passageiros viajando em executiva e uma 3ª para passageiros com status sapphire ( q é o q corresponde ao seu platinum da LATAM ) ou mais. Se vc estiver viajando com a Quatar em econômica, vc poderá ir à esta sala.

  • Daniel Soppa:

    Fala Fábio! Escrevi demais na minha pergunta….hehhehehe

    Help me GURU!

    Thks

  • Leny:

    A Quatar tem 3 salas VIP em Doha. 1 para passageiros viajando na 1ª classe, 1 para passageiros viajando em executiva e uma 3ª para passageiros com status sapphire ( q é o seu ) ou mais. Se vc estiver viajando com a Quatar em econômica, vc poderá ir à esta sala.

    • Tam:

      Leny,

      Agradeço pelas informações, porém irei viajar pela companhia South African, classe econômica e como a bandeira do cartão e nem a companhia (pela classe) não disponibiliza o serviço como benefício, tenho interesse em realizar o pagamento e usufruir o lounge enquanto aguardo o próximo voo.
      Sei que no aeroporto de Jonesburgo disponibilizava mediante pagamento, já o de Perth não consegui achar essas informações.
      Sabe me dizer se a Qatar permite o acesso realizando o pagamento no caso o ‘day pass’?

      • Leny:

        Desculpe Tam, estava respondendo ao Marcelo q irá voar c a Qatar e fazer conexão em Doha.
        Quanto à South Africa, ñ sei lhe informar.

  • Tam:

    Olá Fábio,
    por gentileza, sabe me dizer se há algum lounge no aeroporto de Perth que eu possa pagar (priority pass/day pass) para utilizar, no caso tomar um banho enquanto aguardo o próximo voo.

  • Gilda da Silva Barradas:

    Gostaria de cancelar um desconto que a smille está realizando no meu cartão de crédito,pois não tenho nenhum interesse em continuar pagando.Obrigada!

    • Você deve entrar em contato com o próprio Smiles para cancelamento.

      • Leandro:

        hahaha me divirto com algumas perguntas aqui.
        Parabens pela paciencia Fabio

  • Marcelo:

    Olá, Vou viajar para Xangai via Qatar com conexão em Doha. Sou Latam Platinum, e estou com duvidas quanto ao uso da Sala Vip Executive da Qatar. No site da One World a informação é confusa. Sabem se tenho acesso a sala Vip? Alguém da utilizou sendo latam platinum? obrigado!

    • A Qatar possui 4 lounges em Doha.
      1 – Al Safwa – Exclusivo p/ passageiros voando Primeira Classe.
      2 – Al Mourjan – Exclusivo p/ passageiros voando Executiva.
      3 – Qatar Business Class Lounge – Exclusivo p/ passageiros com status Sapphire.
      4 – Qatar First Class Lounge – Exclusivo p/ passageiros com status Emerald.

      Potanto, você terá apenas acesso ao terceiro desta lista que te mencionei.

  • Francisco:

    Boa noite, Fábio.

    Tenho 200k milhas Smiles e quero viajar para o Japão.
    Para emitir em classe econômica, tenho muitas opções. De classe executiva, no entanto, só com 260K cada trecho.
    Japão é muito longe indo pela Europa…
    Alguma sugestão em como emitir com milhas smiles com menor quantidade em alguma companhia? Ou outra opção: alguma que voe pelo pacífico?

    Grande abraço e parabéns mais uma vez pelo trabalho.

    • Infelizmente não, pra Ásia o Smiles cobra uma pequena fortuna mesmo.
      Se a Alitalia voltar a oferecer executiva o valor é 100k por trecho.

  • matheus:

    Olá Fabio !

    Horário da passagem como por exemplo 19:30 é o horário de decolagem ?? ou até mesmo de taxiamento ?

    Obrigado !!

  • cleide kitano:

    prezados senhores, gostaria de saber se preciso de visto tirar o visto aqui no Brasil para ir para Scheychelles, viajando pela ethiopian , ja que ha paradas em Lomé e pernoite em Addis Ababa por mais de 12 horas, para prosseguir viagem. a minha viagem é no mês de junho/17.Muito obrigada

    • Guilherme:

      Você não necessita de visto nem para Scheychelles e nem para Addis Abeba, é só chegar no balcão da ethiopian lá no aeroporto e eles te darão hospedagem e alimetação para o seu pernoite, espero ter ajudado.

  • Celso Galliza Junior:

    Boa tarde Fábio.

    Estou indo pra Europa quarta que vem, vou passar por Portugal, Inglaterra, França e Alemanha, e queria saber contigo se existe algum chip de celular que funcione em todos os países, sem que eu tenha que comprar um em cada. Se não tiver, me de algumas dicas por favor.

    Obrigado!!!!!

  • Matheus:

    Olá Fábio !

    Tenho uma viajem para sábado que vem com a Latam. a duvida é:

    1º Voo sai de CNF X GRU 19:30 as 20:55.

    Esse horário de saída de CNF 19:30 é o horário que o avião já estará decolando ? ou pelo menos taxiando ??

    • Decolando, ou seja, você precisa estar com pelo menos 90 minutos de antecedência à este horário.

  • Matheus:

    Olá Fábio !

    Tenho uma viajem para sábado que vem com a Latam. a duvida é:

    1º Voo sai de CNF X GRU 19:30 as 20:55.
    2º Voo sai de GRU X MXP 22:25 as xx:xx

    Esse tempo para troca da aeronave terminal 2 para o 3 é suficiente mesmo ? Esse horário de saída de CNF 19:30 é o horário que o avião já estará decolando ? ou pelo menos taxiando ??

    Obrigando

  • leo tomiato:

    Ola, bom dia, comprei um pacote de viagem em grupo sao 20 passageiros, e agora a 1 mes da data de saida, a agencia nos passou um reajuste de valores entorno de 40% do valor da viagem, eles alegam aumento de custos por conta de eventos no pais de destino(portugal – fatima), voce que tem mais experiencia, acha que devemos mesmo pagar este reajuste? o contrato diz que pode haver reajuste a qualquer hora, porem nao concordo com o reajuste, o que poco fazer? obrigado

  • DANIEL SOPPA:

    Olá Fábio!

    Parabéns pelo teu excelente trabalho! Tens ajudado muito a todos que tem como virar uma das prioridades de vida!

    Gostaria de um conselho.

    Viajo todas as semanas a negocio e tenho status Diamante (Smiles e Azul). Priorizo minhas transferencias para Smiles por facilidades de voo, gosto pessoal das cia aéreas parceiras e promoções da Livelo para o mesmo.

    Minha namorada não tem qualquer tipo de cartão fidelidade porém, sempre tem pontuação razoável no Itaú Sempre Presente para transferencia. Atualmente, está com saldo de 250k e não tenho certeza do que fazer.

    1) Pensei em transferir para algum programa que eu não tenha status mas, não sei quais reconhecem milhas de cartão para equivalência de status. A idéia é poder usufruir das salas, não pagar excesso, evitar filas com maior abrangência de Cia Aéreas pensando em Americas e Europa ;

    2) Tenho dúvida com qual programa o Sempre Presente interage melhor(promoções);

    3) Em ultimo caso, ela poderia transferir os pontos dela para o meu Smiles diretamente do Sempre Presente ?

    4) Pensei até em cadrastá-la no Clube Smiles de entrada e transferir nas boas promoções que eles vem oferecendo.

    Peço desculpa pelo detalhamento mas, quis ser bastante claro.

    Obrigado,
    Daniel.

    • 1 – Somente Azul e Smiles.
      2 – Qualquer um que não tenha depreciação já que em alguns casos o ITAU tem deságio de 20% na hora da transferência.
      3 – Não.
      4 – Pode ser uma boa alternativa se você tiver o Smiles como seu programa principal de emissão.

      • Daniel:

        Muito obrigado!!

  • Matheus:

    Oi, Fábio! Tudo bem?

    Sou Platinum na Latam e vou fazer conexão em GRU na próxima semana. Deixa eu te fazer uma pergunta: eu posso utilizar o lounge da LATAM e depois ir no Admirals Club? Ir nos dois com o mesmo cartão de embarque?

    Abraço,

    Matheus

  • Arnaldo Paes de Almeida:

    Meu voo, para Dallas e depois Las Vegas, é dia 28.4.17, às 20,20 hs., em Guarulhos, se estiver em greve, como fica, minha situação. Espero no aeroporto , uma remarcação ?

  • Pedro:

    Boa tarde, Fabio, tudo bem?

    Imagino que você venha acompanhando as (preocupantes) notícias sobre a Alitalia. Eu tenho duas viagens com passagens emitidas pelo smiles para voar nela em junho/julho e julho/agosto. Minha dúvida é, se você se estivesse no meu lugar, já iria buscando outras alternativas ou se você acha que até lá a cia honrará tudo.

    Sei que você não é profeta nem nada disso, só quero mesmo uma opinião. 🙂

    Obrigado!

    • Eu não preocuparia, pois a cia tem que honrar afinal é um contrato de transporte aéreo.

  • Ana Maria de Moraes Urbinati:

    Gostaria de saber quem tem direito ao uso de sala vip no aeroporto de Amsterdã.

  • Luiza:

    Oi Fabio, primeiramente gostaria de parabenizar seu trabalho. Sensacional! Virei fã! Estou tendo dificuldades para encontrar disponibilidade para 5 pax em Executiva voando GRU-YYZ-GRU de Air Canada. Minhas datas são bem flexíveis e só consigo encontrar para 1 passageiro, raramente para 2. Já procurei disponibilidade tanto pelo site da United (excelente dica) quanto pelo Smiles. Seria missão impossível o Smiles ou até mesmo a Air Canada disponibilizar 5 vagas em business? Ou seria uma “trava” do sistema liberando vagas em “doses homeopáticas”? É arriscado comprar 1 passagem por vez e depois não conseguir fechar o grupo todo em um mesmo voo? Obrigada e me desculpe pelo incomodo! Abraços!

    • Não é missão impossível não.
      O Smiles costuma liberar bastante vaga em voos diretos da Delta. Sei que seu destino é Toronto, mas tente por exemplo Orlando – que é sempre bem generoso com disponibilidade.

  • raphael:

    Fabio,

    A Multiplus abriu um canal de Chat Online na plataforma deles, sabe dizer se é possível emitir para parceiros através deste serviço de chat, e assim evitar o call center!?

  • Ricardo Carvalho:

    Fala Fábio, tudo bem?
    O que você acha de comprar passagens pelo site da MaxMilhas?
    A diferença de preço é considerável mas não me sinto confiante.
    Qual é sua opinião?
    Abraços e parabéns pelo trabalho.

  • Carlos Alberto Caiado Soeiro:

    Boa tarde,
    Ás 23,05, com partida de Fortaleza/Br h de hoje, viajarei no Voo TP 36 para Lisboa.

    Seria possível uma Vossa indicacão por esta Via, do meu número do Cartão Victória TAP?

    Antecipadamente agradecido, fico na espectativa das Vossa indicação.

  • Lenon:

    Boa tarde,
    Fiz um pacote de viagem na empresa CVC, onde parcelei os valores em 12 vezes no cartão de crédito. Porém, eu não pude ir à viagem, e pedi o cancelamento do pacote pessoalmente na agência (os funcionários me informaram que o cancelamento só poderia ser feito pessoalmente). Fui até lá e solicitei para que cancelassem as parcelas futuras a vencer no cartão de crédito e a devolução dos valores pagos até a data, porém, aceitando a multa exigida conforme em contrato. A funcionária que me atendeu me disse que eu não tenho essa opção, e que eu deveria continuar pagando o pacote e eu teria um crédito no valor para ser utilizado na agência durante 18 meses. Como eu não utilizei nenhum serviço, eu não tenho a obrigação de pagar uma coisa que eu não usei e não quero a opção de ficar com crédito.
    Peço a ajuda de vocês para eu resolver esse problema.

    Aguardo retorno
    Qualquer dúvida à disposição

    Grato
    Lenon

    • Você deve procurar seus direitos em algum órgão especializado.

  • Mario Sidrim:

    amigo,

    Vou para Budapeste em agosto desse ano, mas estranhamente o site do Smiles só oferece passagens de TAP, quando chequei no site da AF e KLM voos muito mais confortáveis e com conexões mais tranquilas. Eu consigo comprar com milhas smiles diretamente no site da AF?
    antecipadamente grato,
    Mario

  • Gabriel Viana:

    Fabio bom dia,
    Qual o melhor jeito para procurar assentos usando milhas de parceiras Oneworld?
    Somente aquele método via site da British que você postou ou existe algo mais atual?
    Gabriel.

  • Elisabeth:

    aonde entra para dar os lances do plusgrade?

  • ronie:

    Sou leitor assiduo desde blog.
    Acabo de receber uma promoção do itau para transferência de pontos dos cartões itau business para azul com promoção de 70%.

    site da promoção
    tudoazul.voeazul.com.br/web/azul/promo20170424op

    Abs

  • Pedro:

    Fabio, tudo bem?
    A Latam tarifou um trecho em business com a Qatar de SP a DOHA por 210 mil pontos!
    A tabela de parcerias mostra 100 mil pontos entre Brasil e Oriente Medio em Executiva.
    Eles podem mesmo variar este valor?
    Obg

  • MARIA LUCIA GOMES:

    Olá, gostaria de saber se a Iberia permite stopover e open jaw? Por exemplo: GIG/MAD ficando 6 dias em Madri e aí MAD/ PRG. A volta seria FRA/GIG (via Madri mas só como conexão). Obrigada

  • igor vicente:

    Sobre o programa Amigo Avianca.
    Em 2015 a avianca fez uma promoção de indicação de amigo e ganhava 50.000 pontos se indicasse num total de amigos.
    Em 2016 essa mesma promoção foi ao Ar novamente.

    A dúvida é, esse ano haverá uma promoção semelhante?

  • Neuber:

    Boa Tarde Fabio,

    Gostaria de saber se você tem alguma dica sobre pesquisa de forma mais fácil de troca de passagens na Azul usando pontos. Diretamente no site deles é impossível, pois não tem a opção de data flexível com pontos e você tem que ir alterando dia por dia até achar uma que valha a pena.

    Abs,

    Neuber

  • Fabio:

    Fabio, boa tarde!

    Gostaria de fazer um review profissional como o seu, mas é impossível, mesmo porque nem fotos eu tenho.
    Fiz um voo em business de Sao Paulo para Tel Aviv via Roma com a Alitalia e posso dizer que foi sensacional.

    No trecho GRU FCO valeu muito a pena. Já o trecho FCO TLV é impossível chamar de business. Avião pequeno e velho, somente com o assento do meio bloqueado.

    Não posso falar sobre a comida, pois sempre solicito refeição kosher.
    Quanto à poltrona achei incrível. Mesmo o lugar de apoio dos pés era bom. Sentei na 1A na ida e na volta, graças às suas dicas. Console do lado do corredor então tinha privacidade.
    Achei o atendimento na ida melhor que na volta.
    Check in rápido tanto em GRU como em TLV.
    Enfim é isso. Paguei com milhas Smiles (200 mil), ou seja, valeu muito a pena.

    Abração

    Fabio

    • Valeu por compartilhar Xará!
      Bons temos quando ainda era possível emitir executiva da Alitalia.

      • Fabio:

        Bons tempos!!!!!!!
        Emiti essa passagem em novembro do ano passado para voar agora em abril!!!!

        Mas valeu a pena. Gostei muito do serviço.
        Estou muito em dúvida, por conta dessa dificuldade com o Smiles, se mantenho o Smiles como principal, já que por hora me atende e tenho status diamante e já caminhando pra renovação do status ou se invisto na Latam/One World.
        Estou esperando, ainda, resposta da solicitação do Santander AA Black. Vamos ver o que dá!!!!
        Abraços

  • Thiago Marques:

    Olá Fábio, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo site! Acho que é a 1012x que falo isso pra você. Não existe um dia sequer que fique sem acessá-lo. rs
    Faz tempo que você não faz um post sobre status match. Sabe se tem algum programa fazendo status match usando o status do smiles?
    Um abraço e obrigado,
    Thiago

  • Rosangela:

    Dica de cartão pontuando 4 pontos por dólar.
    Fábio, ontem mandei uma mensagem sobre o cartão Elo do Bradesco que pontua 4 por dólar e hoje tive a confirmação da Gerente. É isso mesmo.
    Está ocorrendo uma promoção dos cartões Bradesco, quem adquirir os cartões Elo Nanquim ou TPC até 30/06/17, terão pontuarão 4 pontos por dólar, durante todo o tempo que ficarem com o cartão.
    A Gerente ficou de me mandar o prospecto dessa promoção por e-mail se quiser posso encaminhar para vc.
    Quem quiser aproveitar, acho que vale a pena.
    Obrigada!

    • raphael:

      Olá, já obteve o retorno da gerente? poderia encaminhar o documento!?

      • Rosangela:

        Sim, ela me andou o e-mail hoje, mas ao ler as regras percebi que na verdade o bônus é por um período máximo de 120 dias a contar da adesão, já respondi o e-mail para ela questionando, pois a informação que ela me deu é de que esses 4 pontos seriam durante todo o período que eu estiver utilizando o cartão, estou aguardando a reposta. Mas, se quiser posso encaminhar esse primeiro e-mail. Mande o seu e-mail que te encaminho.

  • vinicius simoes botelho:

    A Livelo/azul novamente usam de artifícios para enganar o consumidor. Ontem a tudoazul/livelo lançaram uma promoção de bônus de até 80%, no entanto, quando você vai transferir os pontos usando pontos+dinheiro, eles aumentaram esse valor de R$ 33,8 (que estava até antes da promoção), para pouco mais R$ 46,00 por 1000 pontos. Isso não é querer enganar o consumidor? livelo alega que quem define esses preços é o parceiro, ou seja, a Azul. Acho, porém, que ela também é responsável, uma vez que compra é feita em seu site e permite uma subida de preço em meio à promoção supracitada, induzindo clientes a comprar pontos+dinheiro achando que está pagando pelo valor antigo, mas no final está comprando por um novo valor (mais caro), tornando, por sua vez, a promoção desvantajosa.

  • CARLOS CORRAL:

    Olá
    Bom Dia

    Tenho 6 voucher da Tam me mando direito de fazer um up grand de economica para executiva.
    Mais qual seria a classe de reserva que meu agente de viagem tem que fazer para poder utilizar os voucher ?
    tambem gostaria de saber as Classes na da Iberia e British ?

  • Jose Marcio Nascimento Silva:

    Olá, eu quero comprar uma passagem na latam só que vou usar os pontos do meu cartão, quando eu for embarcar ou desembarcar tenho que pagar alguma coisa?

  • Rosangela:

    Boa tarde Fábio, vc conhece o cartão Elo do Bradesco que paga 4 pontos por dólar gasto? Estão me ofertando a abertura de uma conta Bradesco Prime, e a gerente me ofertou o TPC e tb esse Elo, mas nunca tinha ouvido falar dele, pagando 4 pontos por dólar. Vc acha que esse cartão é bom? Tenho conta no Select e possuo o Black Unlimited. Seria um bom negócio abrir a conta no Prime e pegar esse cartão? Entre o TPC e o Elo, qual melhor? Obrigada!

  • JOAO LOPES:

    Olá, Fábio. Tudo bem?
    2 dias:

    1. A Avianca/Amigo está dando bonus de 150% para transferências do santander: http://www.bonusesfera.com.br/products/programa-amigo?search_id=7969637

    2. É possível adquirir o status Gold do Le Club Accor por EUR 90 (http://www.ibis.com/gb/business/ibis-business-card.shtml). Será que vale a pena? Lembrando que o Le Club fornece upgrades de quartos mediante disponibilidade. A pergunta é: quem tem o status Gold costuma conseguir esses upgrades?

    Valeu. Abraço.

  • Vinicius:

    Bom dia, Fábio!

    Gostaria de saber se há algum programa de fidelidade onde podemos subir de status também comprando milhas e não somente voando.

    Att,

  • Ana luiza:

    Bom dia, ao me dirigir a agência da Guanabara para emitir uma passagem pelo Id jovem, eles informaram que a gratuidade é somente para ônibus convencional, sendo que a empresa possui executivo e leito também. Queria saber se o Id é somente para essa categoria, pois a passagem que preciso não corresponde com o horário disponível do ônibus convencional.

  • David:

    Olá Fábio no site da ALITALIA existe uma promoção de 15 % para compra de passagem para 1 passageiro por vez mas o valor acaba sendo o mesmo quando compro para 2 passageiros o que está acontecendo ? Fui até o final para ver se o desconto aparecia mas negativo. Veja que quando escolho 2 passageiros aí aparece essa msg oferecendo 15 % e pedindo para mudar para 1 passageiro. Obrigado

    • Não sei te dizer.
      Tentou entrar em contato com a cia?

      • David:

        Bom dia Fábio Já abri uma reclamação no 0800 da Alitalia pediram 5 dias úteis para resposta vou aguardar o retorno e informo obrigado !

  • Rodolfo:

    Olá Fabio, boa tarde.
    Qual a melhor época/antecedência para emitir passagens Lufthansa (Business Class) com pontos multiplus?

    • Não existe regra específica – você consegue emitir até com 300 dias de antecedência.

  • silvia helena gadelha e melo:

    como conseguir uma passagem do rio de janeiro p/ roma (executiva), indo no dia 10/10/2017 e volta 26/10/2017 ?

    • William:

      Olá Silvia, tudo bem?! Fabio não deve ter respondido por desatenção (passou batido…) pois certamente sua pergunta é bem interessante, então vou tentar te ajudar.

      Vamos lá, imagino que você tenha duas opções principais:
      1a) Pode pedir para alguém. Você pode pedir de presente para um amigo, parente, chefe, enfim, alguém que tenha algum interesse em te mandar para Roma.
      2a) Você pode comprar. Essa é a forma mais tradicional e para isso basta usar dinheiro. Dinheiro se consegue de várias outras formas também, mas principalmente trabalhando. Após possuir o dinheiro suficiente para as passagens, você deve entrar no site da cia aérea que preferir e efetuar a compra. Uma outra alternativa também usada é contratar um agente de viagens, o que não é o caso aqui do site.

      Espero ter ajudado.

  • GREICE:

    QUAL O LIMITE DE BAGAGEM GRATIS EU TENHO EM CASO DE VIAGEM DE BOGOTA PARA O CAIRO?

    • Você deve entrar em contato com a cia que opera seu voo e verificar.

  • Vinícius Silva:

    Olá Fábio, tudo bom?

    Primeiro de tudo, gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pelas redes sociais! É de uma utilidade tremenda suas informações aqui e muito divertido acompanhar-lhe pelo Instagram. Estive pesquisando sobre tudo que envolve o “universo das milhas” e vi que a TAP, através do programa TAP Vitória, é parceira da Gol, Azul e Avianca. O que eu fiquei na dúvida, e gostaria de saber se consegues me ajudar a entender, é se eu consigo acumular pontos em um dos programas das 3 cias brasileiras e trocar por passagens na TAP. E também o contrário, acumular pontos no programa TAP Vitória e trocar por passagens nas cias brasileiras.

    Desde já lhe agradeço.

  • Gomes:

    Boa noite Fábio!
    Gostaria de saber se existe a possibilidade de ter cadastro em mais de um programa de milhas e pontos?!
    Obrigado!

  • alex:

    ola Fabio
    leio tudo seu que encontro, parabéns !! adoro suas matérias
    mas ja li mil vezes o tutorial pra tirar passagem de primeira classe na lufthansa com pontos múltiplas e não consigo achar!
    voce pode me ajudar?
    grande abraço e boas viagens

    • Alex,
      Tudo o que for te falar e tudo que eu sei é o que está no tutorial amigo.

  • GILBERTO GOMES:

    Fábio, o que está acontecendo com o ITA-MATRIX E A LATAM ? Aliás, com outras cias também. Busquei os preços entre GIG/MIL para 13/6 e 27/6 (ida e volta), o ITA informa R$3.026,00, vou na latam, o preço sobe para mais de R$6.000,00. E assim, mas em menor escala, aconteceu com outras CIAS.

    • Realmente há um discrepância em determinados valores.
      Use o Google Flights que mostra preços mais realistas.

  • carlos alcides baumgartem:

    gostaria de saber se o voo de curitiba milão pela alitalia faz escala em roma.

  • Rita de Cassia:

    A franquia pra despachar bagagem,nos voos nacionais até o mês de maio , continua 23 kg ?

  • erika:

    Fabio,

    Pode me ajudar com dicas de passagens para o Havaí com milhagem. Nunca voei assim e vi no seu site ótimas dicas, mas antigas.

    Obrigada

    • Erika,
      Todas as dicas estão na aba ali em cima de programas de fidelidade.
      Fica impossível atender a ajudar demandas individuais com o volume de pedidos que temos por aqui.
      O mais em conta hoje seria 90.000 milhas TAP para ir e voltar de executiva saindo do Brasil.

  • Maria Cristina Lobo:

    Olá Fabio ! Após 20 anos de Citi / AA c/ quase 3.000.000,00 de milhas acumuladas e quase todas gastas !!!Agora estou perdida no que fazer . Você por acaso faz consultoria ? Obrigada

  • Joao souza:

    OLa fabio , tudo bem?

    EU tenho o programa de milhas da American e sou platinum , mas eu vi que os benefícios não estão tão legais mais como antes e gostaria de saber se vale a pena eu mudar para o da TAM , porque eu sou jogador de tênis e sempre tento comprar ou fazer os trechos quando posso de AMERICAN.

    Gostaria de saber se vale a pena e como que faço a troca de planos de um para o outro!

    Muito obrigado

    João Souza

    • Não tem como fazer a “troca” João e nem combinar as duas contas.
      Basta você se inscrever no LATAM Fidelidade e começar a acumular os voos da American por lá.

  • Jorge Salluh:

    Tenho milhas TAP victoria, posso usa-las pra fazer upgrade num voo da united airlines?

  • Leandro Abner:

    Olá, boa noite!
    Gostaria de saber como você começou a fazer essas viajes? Se precisa de ter Dinheiro pra começar e de quantos precisa?

    Dês de já agradeço a sua resposta.

  • Thiago:

    Boa tarde! A maioria voa a partir de GRU, mas estou em FOR. Há algum tempo o Smiles parou de montar conexões de FOR para DEL ou BOM (principais aeroportos da India), o que antes fazia. Tentei até Bangkok e nada. Esperei alguns dias para resolverem e continuei sem opções, até que resolvi entrar no site da Emirates. Nas mesmas datas há voos saindo de GRU mas mostra zero opções saindo de FOR. Morreram acordos de code share interno ou deve ser falha? Alguém tendo este problema? Abcs!

  • Ana:

    olá Fabio, tudo bem? Recém adquiri o The Platinum Card e estou pensando em fazer uma viagem a Buenos Aires. Você poderia me dizer quais benefícios e por onde começar? Muito obrigada! Abraços.

    • Os benefícios você encontra na cartilha que vem junto com seu cartão – lá tem as informações mais atualizadas.

  • Gustavo:

    Bom dia Fabio.
    Gostaria de uma ajuda sua com possíveis dicas antes de tentar diretamente com a empresa. Sou cliente Smiles Diamante e queria saber se é possível e como fazer para usar milhas Smiles para upgrade de cabine em vôo da Delta.
    Aproveitei aquela promoção que postou aqui essa semana para ir a Miami, mas na ida só tinha opção de classe econômica mesmo.

    Obrigado.

  • JOSE ROBERTO MARURI ZANELLA:

    Olá Fabio,
    não sei se é uma informação pertinente, mas acabei de receber um e-mail do Amex, com uma promoção de passagem para Miami e Orlando pela Avianca, por US$1.200,00 podendo parcelar em 10x.

    Eu e minha esposa sempre acompanhamos o Passageiro de Primeira, tuas dicas e tutoriais são ótimos.

    Att.

    José Zanella

  • Alexandre Viana:

    Fábio, tenho acompanhado meus pontos no Santander Esfera e desde o dia 22/03 que NENHUM ponto tem sido creditado na minha conta. O problema é só comigo ou vc recebeu outras queixas desse tipo?

    Obrigado!

    Alexandre

  • Daniel:

    Fabio, você já deve ter visto que a Livelo lançou o Clube 20.000 porém isso é uma grande piada
    O Clube 7.000 é mais barato que o novo Clube 20.000
    O Clube 7.000 da 100.000 pontos no primeiro ano por R$ 199,00 x 12 = R$ 2.388,00
    O Clube 20.000 da 240.000 pontos e custa R$649,90 x 12 = R$ 7.798,80
    Portanto 100.000 pontos no Clube 20.000 custaria R$ 3.249,50 quase R$1.000,00 a mais pela mesmo quantidade de pontos

  • André Luiz P:

    Boa tarde Fábio, comprei um voo para Las Vegas pela Latam, sendo o primeira parte do voo até Nova York (JFK) pela própria Latam e o outro voo JFK para Las Vegas com a Virgin American. Estou na dúvida como proceder na conexão pois apesar de ser os dois voos comprado no mesmo ticket, o terminal de chegada em NY é o 8 e o de partida para Las Vegas é o 4, não sei como terei que proceder com as malas, se terei que pegar​ elas e despachar novamente no outro terminal, como em um check in normal, pois o tempo de conexão será somente de 2:20h. E se tiver problema de atraso no primeiro voo, a Latam me acomodará em outro voo, sendo que é uma dia diferente?

    Grato pela atenção.

    • Nunca fiz conexão para terminais diferentes então realmente não sei te dizer.
      Se tiver atraso a cia é responsável por te reacomodar sim.

  • Fernando Hollanda:

    Prezado Fábio, boa tarde. Muito obrigado pelo excelente auxilio e dicas que você nos tem dado. Hoje a minha dúvida diz respeito a utilização dos pontos na American Airlines. Tenho pontos no Membership Rewards do AMEX e também no LIVELO. Entrei no site da AA e achei passagens para a dada que quero, por 57,5 K o trecho, na bussiness. Ocorre que não sei como aproveitar os pontos nesses dois programas para adquirir a passagem na AA. Alguma dica? Obrigado desde já pela atenção. Abraços.

    • Infelizmente nenhuma pois os programs não são parceiros da Amex e nem do Livelo.
      Você pode emitir este mesmo voo usando pontos da LATAM ou British ou Iberia – mas os valores seriam diferentes.

  • nazira maria san martin:

    GOSTARIA DE SABER QUANTOS PONTOS TENHO NO MASTERCARD BRADESCO E QUAL SITE CONFIAVEL PARA RESGATAR EM VIAGENS E HOSPEDAGEM. ATT. NAZIRA

  • ROGÉRIO:

    Bom dia Fábio, sou cadastrado no Latam fidelidade, mas ultimamente tenho voado AA, gostaria de saber se a AA faz a pontuação das milhas igual a Latam, obrigado a você e a quem puder me ajudar.

  • Augusto:

    Oi Fábio, bom dia!

    Você saberia me dizer se viu ou ouviu de pessoas com dificuldades para achar voos Delta para emissão pelo Smiles?

    Não consigo nada, nem em executiva nem em econômica para os Estados Unidos, nenhum destino, nenhuma data.

    Muito obrigado!
    Abraços

    • Marina:

      Boa noite Alexandre, tbém estou com dificuldade p achar disponibilidade com a Delta via Smiles. Estou procurando p janeiro/18, mas nada! Simulei agora em agosto e achei em executiva com a Delta, mas p janeiro realmente não possui disponibilidade! Talvez abram disponibilidade mais perto das datas q vc procura.

  • cristina:

    bom dia. vc sabe me dizer se tem algum plano priority pass onde o acompanhante não paga a visita? não consegui nenhum telefone que pudesse esclarecer minhas duvidas antes de me associar… ou se tem algum tipo de desconto ou parceria para quem tem o americam express platinum card emitido no brasil…

  • Jenifer:

    Você poderia fazer um post de indo para a Disney de classe econômica?

    • Ah Jenifer, vou ficar te devendo.

    • William:

      Ta aí uma idéia para um novo blog: Passageiro de Segunda.

      Posts
      – Ryanair: Vale a pena pagar marcação de assento?
      – Mega-review Ethiopian GRU-MXP. Saiba tudo o que aconteceu nas 33 horas de vôo.
      – Casa do Pão de Queijo lança novos recheios mas alerta: Preços irão aumentar!

      hahaha..só pra descontrair

  • raphael:

    Fábio boa tarde,

    Parabéns pelo site. Notei que o Santander Esfera parou de creditar os pontos relativos ao uso em compras dos cartões Santander. Geralmente em até 3 dias após as compras os pontos entravam no programa. Contudo nos últimos 10 dias nada de pontuação. Alguns familiares e amigos também relataram o mesmo problema. Sabe dizer se houve alguma alteração neste sentido nas regras do programa?

  • Roberta:

    Boa noite Fábio! vou viajar para a África do Sul em julho, eu e meu marido e mais um casal e fiquei com receio de esperar para comprar as passagens em função de ver que alguns voos já estão se esgotando. Por outro lado, não esta aparecendo nenhuma promoção. Será que vale a pena esperar mais um pouco para comprar?

  • José Correia de A. Neto:

    Fabio
    Boa noite!

    Vou viajar Rio-Londres pela B. A., desejo fazer upgrade qual a maneira mais em conta no momento do check in ou devo antecipar.