Faça sua pergunta

Utilize esse espaço para comentários gerais e dúvidas. Comente Agora

Deixe seu comentário:

No momento temos 4.938 comentários/dúvidas em nosso mural, comente você também. Comentar Agora

  • Marcos:

    [Alteração do tipo de aeronave] Pessoal, eu utilizei pontos multiplus para comprar um voo de Chicago para Miami num B777 da AA.

    Acontece que a AA alterou a aeronave que vai realizar esse voo para um B737.

    Liguei para a multiplus para solicitar o reembolso integral, mas eles querem cobrar uma multa de 150 dolares.

    Nesse caso, não deveria haver o reembolso sem cobrança de multa?

  • Rogerio:

    Fábio você sabia que a Multiplus está mostrando disponibilidade de emissão com os parceiros da oneworld direto pelo site.? Tem boas disponibilidades até em executiva. Não sei se é novidade, mas pelo menos evita ter que falar com a central e ficar catando as disponibilidades. Claro que a quantidade de pontos é ruim mas vale a pesquisa para quem estiver procurando algo…abç

  • Rafael Ferreira:

    Fábio, farei GRU-FRA em business na LATAM e depois pegarei um trem. Sabe se tem alguma sala vip de chegada que possa usar? Sou emerald na OW, gold na SA e elite plus na ST. Não tenho PP mas tenho o LK. Obrigado.

  • Marcos:

    Fábio, boa tarde!

    Quando você faz reservas com a Star Alliance, é possível marcar os assentos com antecedência ou só na época do vôo? No caso de poder marcar antes, precisa ser vôo puro de uma cia ou pode envolver mais cias parceiras?
    Porque eu consigo acessar as reservas na ferramenta CheckMyTrip do Amadeus, mas não tem opção de marcar assentos.

    Obrigado e parabéns pelo seu trabalho!

  • Cinthia Rangel:

    Fábio,
    Sabe se a tabela de emissão na LATAM com cias da Oneworld vai permanecer a mesma? A mudança será apenas para voos da LATAM?
    Ah, permanece a parceria da TAM com a SAA? E qual a tabela considerar para voos com a SAA se a parceria permanece? Da Oneworld ou da LATAM?
    Essas são as minhas dúvidas!

    • Acredito que siga a mesma tabela de parceiros da oneworld, que por enquanto no site está 65k por trecho na business.

  • rodrigo Betancourt:

    Fabio, boa tarde. Você sabe se voando delta eu acumulo trechos qualificativos no smiles? E se sendo diamante tenho acesso a todos os skyclub’s da delta?
    Obrigado!

  • Luciana:

    Olá,
    Vc já comprou passagens através da flightnerwork? Eles estão com uma promoção mt melhor do que comprar diretamente da Avianca. Como qdo a esmola é demais td santo desconfia ,queria saber sua opinião. Obrigada.

  • Mario Alberto de Oliveira:

    tenho voo dia 23/02 de Guarulhos a Santiago no chile e terei que aguardar 4 horas no aeroporto, gostaria de saber se tenho direito de usar a sala vip , numero do meu voo é 753 da companhia LA localizador nr VPTOJJ.

  • Gabrie Vasconcelos:

    Fabio, como vai?
    Estive a ler o post: http://passageirodeprimeira.com/programa-amigo-avianca-quando-a-esmola-e-demais-o-santo-desconfia/ e fiquei em dúvida quanto ao custo das emissões divulgados, a saber:

    “Brasil x Am. do Norte em Business (ida e volta) = custo 70k
    Brasil x Am. do Norte em Primeira Classe (ida e volta) = custo 75k
    Brasil x Europa (Oeste) em Primeira Classe (ida e volta) = custo 110k (ótimo negócio)
    Brasil x Oriente Médio/África em Primeira Classe (ida e volta) = custo 90k
    Brasil x África do Sul em Excutiva (ida e volta) = custo 60k (praticamente de graça)”

    Pois bem. Ao verificar a tabela da Avianca, o custo não parece ser “ida E volta”, mas apenas o trecho, no caso, ida OU volta.
    Assim, aqueles custos mencionados por ti não seriam o dobro? Por exemplo, Brasil x Europa (Oeste) em Primeira Classe (ida e volta) custaria 220k. Estou eu enganado? Corrija-me, por favor, em caso afirmativo.
    Obrigado e meus sinceros parabéns pelo sítio electrônico!

  • Rodrigo Silva:

    Boa tarde Fábio!

    Desde dezembro de 2016 passei para a categoria Black do Latam Fidelidade. Como até hoje não recebi o meu cartão físico, entrei em contato com a central de atendimento deles para saber a razão.
    De acordo com eles, a LATAM não vai mais emitir nenhum cartão físico, para nenhuma categoria, por questões de “sustentabilidade”!
    Vocês está sabendo de algo nesse sentido?

    Abraço e parabéns pelo site!

  • Mirian:

    Qual melhor luga em uma avião ? classe economy , leiaute 2 x2.
    obrigada! bjos

  • Diogo Melo:

    Fabio.
    Tenho 1,96 de altura e sofro muito com os assentos da aviação brasileira.
    Sempre compro assento conforto para tentar viajar melhor.
    Na volta de Fortaleza no começo deste ano comprei um assento e quando entrei no avião o espaço era muito pequeno para ser conforto.
    Fiz uma reclamação para os comissários e não adiantou.
    Entrei no site e não obtive resposta.
    Vou entrar com uma causa no Juizado de Pequenas Causas.
    Você acha isso válido? Temos de organizar as cias aéreas brasileiras para uma condição melhor para quem voa.

    Obrigado.
    Diogo Melo

  • Antonio:

    Bom dia Fabio,

    Tenho o Itau Platinum da TAM e sou gold no programa fidelidade. Recebi da Multiplus esta semana a oferta do Mastercard Black deles que oferece melhor pontuação por dolar gasto, entre outras… A dúvida que tenho é se vale a pena a troca do TAM pelo Multiplus, no tocante ao checkin preferencial, etc (já tenho outro cartão Master Black, então se for somente pelo acesso à sala VIP não justificaria a troca).
    Grato

  • Igor:

    Oii queria saber qual a sua profissão e por que viaja muito obrigado

  • Cláudio:

    Para conseguir o cartão unlimited master card black do Santander,você é cliente private banking ou somente pediu ao seu/sua gerente?
    Muito obrigado
    Felipe

  • Felipe:

    Para conseguir o cartão unlimited master card black do Santander,você é cliente private banking ou somente pediu ao seu/sua gerente?
    Muito obrigado
    Felipe

  • Cléa:

    Como é a cia aérea Air Europa de Guarulhos para Lisboa, de classe executiva?
    E a questão dos atrasos com perda de conexão?
    Obrigada.
    Cléa

  • Daniel:

    Fabio
    Tenho um voo com a AA de LAX-MCO com conexão em MIA e gostaria de tentar adiantar o voo para MCO, pois tem mais de 3h de conexão,em MIA quando eu liguei na AA ela falou que se eu não tiver mala despachada chegando em MIA posso conseguir isso, porém eu vou ter mala despachada, tem como pedir para que no check-in em LAX ela etiquete a mala somente até MIA para eu tentar adiantar o próximo voo para MCO ?
    Obs. Passagem paga em dinheiro e gostaria de conseguir isso pois chegaremos as 18:25h e o jogo da NBA começara as 19:00h e gostaria de adiantar para um voo que chega em MCO as 16:43h e esse será o único jogo enquanto estaremos em Orlando
    Obrigado !!!

  • Daniel:

    Fabio
    Tenho um voo com a AA de LAX-MCO com conexão em MIA e gostaria de tentar adiantar o voo para MCO, pois tem mais de 3h de conexão,em MIA quando eu liguei na AA ela falou que se eu não tiver mala despachada chegando em MIA posso conseguir isso, porém eu vou ter mala despachada, tem como pedir para que no check-in em LAX ela etiquete a mala somente até MIA para eu tentar adiantar o próximo voo para MCO ?
    Obs. Passagem paga em dinheiro e gostaria de conseguir isso pois chegaremos as 18:25h e o jogo da NBA começara as 19:00h e gostaria de adiantar para um voo que chega em MCO as 16:43h e esse será o único jogo enquanto estaremos em Orlando
    Obrigado !!!

  • Marcos:

    [A330 da Delta – Business Class] O descanso de pés dos assentos da primeira fileira (1C e 1G) e dos primeiros assentos da janela da segunda fileira (2A e 2J) são mais largos?

  • Marcos:

    [B767-300 da Delta – Business Class] Todos os assentos da primeira fileira (1A, 1B, 1C e 1D) possuem o descanso de pés mais largo?

  • Cristina:

    Oi Fábio, tudo bem?
    Sobre as salas VIP, especificamente Londres, aeroporto de Heathrow e New York, aeroporto JFK, tenho a Amex Platinum, e gostaria de saber se tenho acesso `a elas! Muito obrigada!

  • Bernardo:

    Olá, Fábio! O programa Amigo da Avianca Brasil está com uma promoção de 100% de bonificação para clientes Santander. Você mantém ainda sua “ojeriza” ao programa ou sabe de alguma mudança para melhor? Vale a pena?

    • Não vou mandar, acho que o programa deve anunciar uma mudança na tabela muito em breve.

  • marta:

    brasileiro de 16 anos,
    – com visto de turista vencido,
    – pais estão no Brasil
    – retorna ao Brasil sozinho.
    – passaporte registra autorização para viajar sozinho e possui carteira de identidade.

    Por parte das autoridades portuguesas haveria algum impedimento?

  • Fabio:

    Qual das opções???
    Ida e volta??

  • Pedro:

    Oi Fabio,

    Não sei se você viu, mas (aparentemente) acabou a emissão por telefone ou lojas no Latam Fidelidade, e tudo está sendo feito pelo site da Multiplus agora.

    Pelo visto os trechos disponíveis (especialmente em business) seguem limitados, mas consegui emitir Brasil-Japão pelo preço “justo” (110k o trecho) pra janeiro do ano que vem de forma combinada, voando Ibéria e Cathay Pacific na ida, e Cathay Pacific e British Airways na volta.

    Abs

    • Pelo call center é possível sim, pelas lojas é que foi limitado.

  • Marcela:

    Boa tarde!

    Fábio, como posso ver as passagens disponíveis pela executiva no site novo da TAP Victoria? Só consigo ver econômica….
    Grata

    • Somente pesquisando mesmo até encontrar, não há uma forma específica.

  • Fabio:

    Fabio, boa tarde!
    Estou tentando comprar passagens para Israel no fim do ano com a Alitalia através do Smiles.
    Hoje abriu o voo da volta que eu gostaria, mas a ida está num voo maluco com escala em Santiago, Chile, antes de seguir para Roma e Tel Aviv.
    O que você sugere?
    A volta está exatamente no voo que preciso.
    Convém comprar somente a volta e esperar para ver se abre opções para a ida, ou vale a pena comprar ida e volta, mesmo com esse voo maluco e se abrir o voo mais normal devolver e voltar a comprar?
    Enfim, não sei o que fazer!!!!
    Agradeço sua ajuda.
    Abraço
    Fabio

  • Thalita:

    Oi Fábio. Tudo bem? Eu tenho um cupom de desconto pra emissão de bilhetes delta pela smiles. Estou aqui quebrando a cabeça, pq quero ir para Grécia em agosto e gostaria de aproveitar a promo da smiles com bilhetes promocionais da delta (que termina amanhã) mais o meu desconto de 30%. Sairia por volta de 100000 a ida até Atenas, mas teria que ficar uns dois dias em NYC, pois foi o único dia q encontrei bilhete promo. Por outro lado, O voo direto pra Atenas no mesmo dia com escala em nyc sairia 120000, porém só um dos trechos na executiva. Em vdd, a smiles fala dos bilhetes promocionais, mas eh mais fácil uma galinha voar do que encontrá-los. Gostaria da sua opinião, se vale a pena gastar esse código promocional já ou se eh melhor ir pra Atenas via alguma cidade da Europa, ao invés de NYC. Obrigada

    • O Smiles está bem difícil então fica complicado dizer se vai ter algo melhor ou não.
      Geralmente a Alitalia estava por 85.000 o trecho mas desapareceu.

  • luiz b:

    Fábio eu tenho um voo na executiva DOHA-BKK , emiti por por pontos multiplus, vc. sabe se tem como conseguir upgrade para a first com pontos ou mesmo pagando ?

    • Com pontos basta pagar a diferença de pontuação desde que tenha na classe disponível.

  • Eva M. Oltrogge:

    Boa tarde,

    Por gentileza me informe em que terminal a Swiss Air está chegando.
    LX092 – chegada 25.02.2017 em Guarulhos ás 7.05horas.

    Obrigada pela atenção
    Eva M. Oltrogge

  • Daniel:

    Ola Fabio.
    Em Agosto irei fazer RIO > LISBOA > AMS > RIO.
    Gostaria de ir de executiva…. A da TAP, pelo que vemos é péssima.
    Voce tem alguma sugestão? (Tenho muitas milhas AAdvantage, mas é caro ir pra lá de milha).
    Eu poderia ir pagando mesmo….
    Ab. Parabens!

  • CARLA:

    Fábio, uma grande dúvida: as lâminas de barbear e os desodorantes em aerosol, onde colocá-los? Na bagagem de mão ou na bagagem embarcada? Ou não podem ser levados, especialmente em voos da Alitália. Abraço.

  • Rafael:

    Fabio, bom dia! Fica aqui uma sugestão de quando for mexer no site, colocar uma opção aonde consigo filtrar ou localizar um post antigo de cia/classe ou hotel. Às vezes preciso comprar uma passagem e fico em duvida entre qual cia/avião seria melhor, mas não consigo buscar no seu site. Tenho que entrar em relatos e ir passando as muitas paginas que tem. Outro ponto é que às vezes a sua página inicial é um pouco pesada. Fica a dica Tb. Abraços.

  • Niltinho:

    Fabio beleza? Tenho alguns voos de business Qatar, BCN-DOH (em BCN tem lounge embarque com chuveiro?) BKK-DOH (em Doh tem lounge desembarque com chuveiro?) DOH-Dubai/Al Maktoum (nesse aero tem lounge desembarque com chuveiros e lugar bom pra descansar? Esse trecho sera first* .. e so mais uma pergunta, quem viaja Fisrt Etihad tem lounge desembarque no Heatrow? Valeu

    • Você já pesquisou aqui no site?
      Se sim vai encontrar a resposta para a maioria das perguntas.

  • wendell:

    Ola Fabio! tudo bem? queria uma opniao sua para escolher a sala vip de guarulhos. vou viajar coma qatar agora no fim de fevereiro na classe executiva e queria ver quem sala vc recomenda. estaremos em 4 pessoas. fico no aguardo com sua dica. obrigado

    • Wendell
      Tenho relato de todas as salas vip’s de GRU aqui no site, dê uma olhada pra ver qual te agrada melhor.

  • PABLO:

    preciso falar contigo, para uma entrevista, obrigado

  • Rogerio:

    Fabio boa noite, falamos rapidamente em GRU na segunda-feira(6/2) a noite, eu estava com toda a familia vindo para Orlando…..Li num post antigo seu sobre sala vip nos parques por aqui, tentei procurar mas nao achei nada. Sabe me dizer qual parque tem esta facilidade e se o masterblack ou visa infinite tem alguma facilidade nos parques em orlando? Algum desconto ou alguma sala que valha a pena utilizar?

    • Olá Rogerio,
      Só existe a sala da Amex na Universal – em frente ao Shrek.
      Nenhum outro cartão com beneficio.

  • Felipe Pereira:

    Fabio, boa noite.
    Tem notado problemas com a disponibilidade de voos executivos da Qatar no smiles?
    Realizei umas 50 pesquinas nos trechos GRU – Bangkok , Singapura – Munich , entre outros e só acho economico para todos os meses do ano.

    Abraços.

  • Rafael Ferreira:

    Aconteceu isso comigo. Semanas depois fui ao mesmo aeroporto no setor de Perdidos e Achados. Tinham diversos itens menos o meu :(. Antes era só por tel, mas agora tem um formulário: https://lostandfound.miami-airport.com/login.php

  • Rodrigo Amaral:

    Boa noite,
    qual a melhor forma de aproveitar o bonus Multiplus do KM de vantagens ,depois que ja peguei a promoçao de 10000 por 129 reais e e uma vez so por ano?
    Grato

    • Tiago Gonçalves:

      Moro nos Estados Unidos posso voltar para Portugal com passport expirado????

  • luiz b:

    A partir de 1° maio de 2017, o Canadá deve liberar brasileiros de tirar o visto para entrar no país. Mas a medida só vale para quem já tenha tirado o visto canadense nos últimos 10 anos (mesmo que esse visto já esteja vencido) ou para quem tenha um visto válido para entrar nos Estados Unidos

  • Ezequias:

    Minha esposa esqueceu o relógio dela na bandeja de revista no Aeroporto de Miami /FL, como devemos proceder?

    • Rafael Ferreira:

      Ezequiel,

      Aconteceu isso comigo. Semanas depois fui ao mesmo aeroporto no setor de Perdidos e Achados. Tinham diversos itens menos o meu :(. Antes era só por tel, mas agora tem um formulário: https://lostandfound.miami-airport.com/login.php

  • Margarete:

    Qual o valor da corrida do Aeroporto de Guarulhos até a Rua Zélia Tanaka Vidal 167, Jad. Rosa maria – SP

  • Viajante:

    Fabio, pela sua experiência, a disponibilidade de vôos Emirates exibida no site dela (Skywards) bate com a do Victoria?

  • aratiri aratiri:

    Por favor, vc já usou os serviços da coberturas de seguro viagem e da proteção de aluguel de carro , através do cartão de crédito? Vc pode relatar se a experiencia foi positiva ou não? Grata

  • Leandro:

    Como nao achei um lugar especifico vou colocar aqui minha duvida!

    Ela Fabio,

    Eu vou realizar uns 3-5 voos em business com empresas da oneworld e gostaria de saber onde seria melhor credita-las. Tenho Latam(100k), IB+BA(90k). possuo status inicial nos dois PF.

    O meu interesse de viagens resgates são BR-Africa, BR-Europa.

    obrigado!

  • JOAO:

    Oi Fabio,

    Vou voar de KLM na business de AMS-GIG, mas meu voo foi alterado em mais de 2 horas tornando impossível eu pegar a minha conexão para Florianópolis que esta em uma reserva separada. Liguei para o call-center da KLM para tentar alterar o voo, indo por GRU. O pessoal do call-center disse que não pode alterar, pois a o atraso é menos que 4 horas. Isso procede? Também tentei alterar para fazer AMS-GRU-GIG porque poderia saltar em SP e pegar o voo para Floripa mas o call-center também não quis mudar. O problema é que vou ter que dormir no Rio porque esse era o ultimo voo para Florianópolis .

    Você tem alguma sugestão?

  • Alisson Pereira:

    Boa tarde Fabio

    Gostaria de sugerir um post para o blog.

    Por favor, faça um post referente a cartões e salas VIPs comentando na sua experiência quais os cartões mais usados fora os de companhias aéreas.

    Acredito que seria bem interessante e de ajuda pro pessoal que segue o blog.

  • Dan:

    Existe alguma sala vip no desembarque (internacional ou nacional mesmo) de GRU? Ou alguma fora da área de controle de segurança (para Diners, TPC ou PP). Não sei se a Centurion Club na área de check-in ainda existe.

  • Jairo Tcherniakovsky:

    Li o post sobre a sala vip American Express do aeroporto de Toronto e fiquei com duvida. Sou portador do cartão Platinum International da Amex e após ligar a central, me informaram que não possui sala Vip no aeroporto de Toronto. Pelo seu post isso não procede … Afinal, existe ou não Sala VIP para quem tem cartão Platinum da Amex em Toronto ?

  • Diego:

    Fábio,
    É melhor solicitar upgrade na aa antecipadamente (25.000 milhas + USD 350.00) ou arriscar valor melhor no check in?

    Obrigado,
    Diego

  • Ygor:

    Fábio, um mistério para você desvendar:
    Sabe-se que entre o Brasil e o aeroporto de Buenos Aires-Ezeiza a cia Emirates voa de GIG e a cia Qatar voa de GRU. O que estaria acontecendo com o programa Smiles que, quando busco um voo GIG-EZE, desconsiderando obviamente G3 e AR, ele me coloca em um GIG/SDU-GRU-EZE. E quando busco GRU-EZE, eles me colocam em um GRU-GIG-EZE. As buscas foram feitas para as mesmas datas (ida 13JUN, volta 17JUN), porém o sistema não me fornece um voo direto. Será isso uma tentativa de vender os voos da G3 e AR que são infinitamente mais caros que os das cias pesquisadas?
    É com você agora. Abs.

    • Esta rota não é oferecida pelo Smiles – mesmo sendo operada pela EK – já falei disso aqui no site 😉

  • Thalita:

    Caríssimo Fábio. Estou pesquisando voo da latam para Estados Unidos, e encontrei no valor de 60000 business partindo de fortaleza. Ocorre que o vôo faz escala em Guarulhos por 12h 20. Engraçado eh que não tem mais business partindo direto de Guarulhos. Portanto, eu queria saber se posso comprar o vôo de 60000 e somente pegar o vôo em São Paulo, desprezando a partida inicial de Fortaleza. Por favor, isso é possível? Obrigada

    • Infelizmente não, pois vai dar no show e a passagem é cancelada. Você tem que embarcar em FOR.

  • Rita Faria:

    gostaria de saber se passageiro com cartão smiles ouro (GOL), viajando Delta, pode utilizar sala vip Delta no aeroporto JFK mesmo pagando algum valor. o passageiro não se enquadra nas categorias permitidas. Obrigada

  • Maria Isabel:

    Fábio,

    Estava vendo os problemas que diversos dos seus leitores tem com a Alitalia. Eu nunca fiz trechos longos com a cia, apenas internos. Mas agora fechei a ida para minha lua de mel com a Alitalia e confesso estar um pouco preocupada. Já que não consegui comprar a volta porque a cia simplesmente some da Smiles, pensei em voltar de TAP. Mas ai me surpreende com a falta de Executiva no site, só tem passagens na Econômica. Alguma dica????

    • Infelizmente as passagens de executiva da Alitalia realmente sumiram do Smiles.

  • GE:

    Oi Fabio, gostaria de fazer um alerta e talvez uma ideia de post que tera muita importancia para todos os clientes Smiles. Fiz uma reserva NRT-ATL-GIG com a delta em executiva e apos a emissao dos bilhtes ao entrar no localizador delta vejo que o trecho ATL-GIG esta em economica.
    abri um protocolo com o smiles e passam de 30 dias e naor ecebo respostas e inclusive recebi respostas padrao que os trechos nacionais sao emitidos em cabine padrao, ou seja economica.
    nao sei que desfecho tera mas minha irritaçao esta a 1000 com a smiles e sugiro um post deste caso.
    o SAC deles é péssimo.
    estou ciente que outras passageiros estão passando pelo mesmo e os suprevisores do Smiles dao as caras.

    • Se você tem o print de todo o passo a passo da compra onde mostrava todas a cabines em executiva o direito é seu.
      Por isto sempre comendo aqui no site ir dando print à medida que for avançando no processo.

  • Yuri Costa:

    Olá Fábio, boa tarde! Pergunto a você se há observatório, terraço ou algo semelhante em Guarulhos para aqueles que gostam de apreciar o sobe e desce e táxi das aeronaves no pátio! Pergunto também se há opção de hospedagem no próprio aeroporto. Grato desde já.

    • Infelizmente não Yuri.
      Hospedagem perto do aeroporto tem várias sim, mas não vou citar nomes para me comprometer.

  • Agostinho Ignacio Lenhard:

    Faz algum tempo fiz uma transferencia de 20.000 pontos numa oferta de ganhar mais 50% para o programa Amigo. Como agora este programa está sendo administrado pela Livelo, aparentmente os meu pontos desapareceram. Gostaria que me informassem como faço para utilizar a pontuação agora

  • Isabella:

    olá Fabio, gostaria de saber se existe alguma promoção para que eu possa voar de Belo Horizonte para Hong Kong no mês de abril/17?
    Adoro seu site👋👋👋

    • As promoções são sempre anunciadas aqui no site, se aparecer vou postar.

  • Felipe Coelho:

    Boa Tarde, Fábio!

    Recentemente, a ANAC publicou a Resolução nº 400 / 2016, alterando as regras para as passagens aéreas adquiridas a partir do dia 14 de março de 2017, sendo que, dentre as várias mudanças, está a nova regra para franquia mínima de bagagem de mão e despachada, de modo que, os passageiros terão franquia mínima de 10 kg para bagagem de mão e não haverá franquia mínima para bagagem despachada.

    Por outro lado, no dia 14/12/2016, o Senado Federal aprovou projeto que susta a decisão da Anac que autorizava as empresas aéreas a cobrarem pelo despacho de bagagens. O decreto legislativo é o PDS 89/2016, link: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/127828 .

    A dúvida que então resta sobre o assunto é: Com relação à regra de bagagem, haverá mudança a partir de 14 de março de 2017? Tem como você criar um “post” buscando esclarecer essa situação?

    Obrigado por compartilhar suas experiências!
    Parabéns pelo Blog.
    Felipe

  • Fred:

    Fabio, tudo bem ?
    hoje, se vc ja soubesse que vai voar o suficiente para chegar a platinum na AA (saphire one world) ou platinum no Fidelidade (saphire one world)… em qual deles vc concentraria as milhas ? estou numa mega dúvida !!

    obrigado ! seu site é fantástico !
    abs,
    Fred

  • luiz b:

    Fábio existe algum tipo de upgrade para executiva na Thai Airways, a outra pergunta é se ela pontua na TAM, se sim eu mostro o numero da tam ou o CPF ? td. de bom para vc.

  • Rafael:

    Fábio, o melhor jeito de procurar passagens seria pelo ITA software? Existe alguma maneira mais efetiva de eu estar procurando passagens?

  • Carlos A Nielebock:

    Ola Fabio.
    Não sei se já respondeu para alguém antes. O que acha desta campanha do programa Azul , no clube 20000, na qual vc tem upgrade de categoria para safira. Milha a 0.013 R$

  • Vinicius Farina:

    Boa tarde Fabio,

    Uma duvida… existe a possibilidade de emitir via victoria os seguintes trecho em bussines…
    Gru –> Zurique (SWISS)
    Zur –> Lon Stopover
    Lon –> Cdg (destino final)
    volta
    Ist –> Bog Turkish
    Bog –> GRu Avianca.

    Obrigado! Um abraço

  • Milene Domingues:

    Para passagens emitidas com pontos, ainda assim é possível solicitar upgrade de classe ou somente as passagens compradas na tarifação cheia?

    Ex: comprei uma passagem da AA com pontos de terceiros e tenho status Platinum neste programa, posso usar de algum dos benefícios do meu status para transações deste tipo?

    Agradeço

  • Pedro:

    Olá Fábio. Mudei meu email para pedro@ecmprojetos.com.br

    Poderia atualizar?

    Grato.

    Pedro

    • Pedro, você pode cadastrar aqui na lateral do site – é a única forma de fazê-lo.

  • Claudia Boeira:

    http://wp.clicrbs.com.br/acertodecontas/2017/01/30/estados-unidos-aumentam-restricao-para-emitir-vistos-e-surpreendem-viajantes-de-porto-alegre/?topo=52,1,1,,171,e171

    Bom dia Fabio, segue alteração que já está sendo praticada na política de vistos para os EUA aqui em Porto Alegre.

  • Bruno:

    Olá Fabio,
    Emiti uma passagem de milhas para NY pela Latam e vi ontem que o voo JJ8080 sai do Terminal 2 de GRU. Gostaria de saber quais são as salas vip disponíveis para voos internacionais no Terminal 2? Tenho o Unlimited do Santander e o Platinum da Amex, mas não consegui acessar nenhuma sala da última vez que fui para o Chile pelo Terminal 2 de GRU.
    Valeu e Abraço!
    Bruno.

  • Marilda Jungmann:

    Gostaria de saber se há alguma promoção para Londres,saindo de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília para. O dia 14/05/2017. Obrigada

  • Matheus:

    A sala de visão para os aviões de perto já está pronto e já pode ser visitado??

  • José Eduardo Ribeiro de Assis:

    Tenho o cartão Platinum. Gostaria de saber se há a possibilidade de o AMEX do Brasil dar aos portadores deste cartão o Priority Pass, como é feito para os titulares do AMEX PLatinum dos EUA.

  • Pedro Abreu:

    Fábio, boa noite. Acompanho seu site a poucos meses e muito já me ajudou a comprar minhas passagens, especialmente porque sou x4 (esposa e 2 filhos).
    Não sei se você está ciente, mas o IBERIA PLUS está com promoção de compra de Avios que achei bem interessante, dando bônus de até 35% dependendo da quantidade adquirida.
    Consegui emitir 2 passagens GIG-MAD-GIG em executiva por 84.000 avios cada.
    Tem várias datas.
    Não sei se você tem interesse em divulgar essa promoção, mas acho que vale a pena porque, a grosso modo, cada passagem saiu por uns R$ 4.500,00, o que não é o melhor preço do mundo, mas é mais baixo que a média.
    Ótimas viagens!
    Pedro Abreu
    https://www.iberia.com/web/buyTransferPointsPage.do?menuId=IBBTPT&clickID=IBHMPI
    Earn up to 35% extra Avios
    Purchase or give Avios between the 23rd January and 5th February and get up to 35% extra Avios:
    BUY OR GIFT:
    Between 2.000 and 15.000 Avios, you will get a bonus of 10%
    Between 20.000 and 24.000 Avios, you will get a bonus of 20%
    Between 35.000 and 80.000 Avios, you will get a bonus of 30%
    Between 85.000 and 100.000 Avios you will get a bonus of 35%

  • Ali:

    Oi Fábio,
    Eu descobri essa semana que a Vivo fez uma parceria com a Multiplus. Entrei no MEU VIVO na página deles, e descobri que eu tinha 50 mil pontos na minha conta VIVO VALORIZA. Transferi elas para a multiplus sem custo nenhum, e ganhei 50 mil milhas totalmente inesperadas. Não sei se seu celular é Vivo, mas se for, dado que voce viaja bastante, voce deve ter bastante ponto lá. Dá uma olhada. Acho que vale um post para seus fãs.
    Abraço!,
    Ali.

  • André Cunha:

    Boa Tarde,
    Você tem algum comparativo entre os melhores cartões de crédito para acumular milha? Com essa quantidade cada vez crescente de programas fico confuso se existe vantagem em usar um em detrimento do outro. Qual sua indicação de cartão de crédito/programa para acumular pontos/milhas?

    • The Platinum Card da American Express e Unlimited Mastercard Black do Santander.

  • Andreas Kegel:

    Olá Fabio tudo bem? Espero que esteja aproveitando suas férias.
    Cara estou com dúvida no programa da TAM. No site deles aparece LATAM Fidelidade em KM, onde meu saldo é 0, mas mesmo assim joga para o site da múltiplus onde mu saldo está correto.
    Queria acompanhar quantos pontos preciso mara manter meu status Platinum e não acho de jeito algum.
    Haverá alguma unificação de programas?
    Outra coisa, tais sabendo se a Gol vai para a Star Alliance?

    Abraços

    • Você já tentou pelo aplicativo? Eu não uso o programa da LATAM então não sei te falar.
      Não tem nenhuma previsão de unificação dos programas da LAN e TAM.
      GOL nunca irá para a Star Alliance sendo que suas 2 maiores acionistas são da Skyteam.

  • Sergio:

    Fabio, boa tarde. alguma dica como proceder para emitir passagem Air France com Smiles milhas. Tenho um volume grande de milhas no Smiles e vi no Flying Blue passagem de business para Europa por aprox 300.000 – no site do Smiles nao aparece estas oportunidades. obrigado

    • Infelizmente pelo Smiles você tem que seguir a tabela deles e a disponibilidade mostrada no site – e não no do Flying Blue.

  • Rafael Ferreira:

    Sobre aquele caso de ser Diamante na Gol e dizerem que tinham assentos extras, saiu a conclusão:

    Quer dizer, não saiu. Fecharam a solicitação sem me dizer nada. Liguei e expliquei o ocorrido e disseram que, provavelmente, dei azar de os lugares (de vários voos entre qlq aeroporto da Florida para qlq aeroporto do Brasil em duas datas com um mês de antecedência em business com a Delta) se esgotarem no instante que eu reservava. O programa até que é bom, nos meus resgates talvez o melhor dos nacionais, mas essa parte em que brincam com a nossa cara desanima um tanto. Então podemos concluir que não existem tais assentos.

  • Jose Paulo Shu:

    Boa noite Fabio. Gostaria de saber se você ou alguem está tendo problemas na transferencia de pontos do Membership Rewards da Amex para a Singapore Airlines. Faz 2 semanas que tento e eles dizem que há problemas no sistema. Até já desisti e comprei a passagem. Mas em compensaçao transferi os pontos para a Smiles e ganhei 60% de bônus.

  • Kaique Martins:

    Olá boa tarde
    Fábio sou um grande admirador do seu trabalho, das avaliações que você faz, sempre detalhista em tudo em tudo. PARABENSSS!!!
    Estou querendo ir para casa de uma tia em Londres e quero ir de executiva, como faço para procurar melhores tarifas para a viagem? A rafa está entre abril e maio.

  • João Nogaroto:

    Estarei viajando São Paulo-Copenhaguen pela KLM e o retorno será Moscou-SP, pela Alitalia, em executiva.
    Você acha boa opção colocar as milhas no Smiles, ou há uma opção melhor?
    Obrigado

    • Coloquei em algum programa que você utilizar depois – se o Smiles for bom pra você te indico sim.

  • ayume:

    Boa noite
    Vou viajar com meu filho de 6 anos pela Gol, posso levar somente duas malas que somando o peso das duas da 30 quilos para despachar?
    como adulto pode 23 quilos e crianças de 2 a 12 anos pode 11,5 quilos, posso fazer duas que somadas de o pelo de 34 quilos? ou elas tem que ser feitas separadas?
    Att no aguardo!!

    • Rafael Ferreira:

      Ayume,

      Das vezes que viajei coma Gol a atendente somou todas as franquias (incluindo as dos cartões de níveis elite da cia) e depois pesou tudo. Quando estava dentro da soma geral, sem problemas (inclusive quando passava um pouco, mas vale lembrar que eu e minha esposa somos diamante).

  • Antonio Pires de Carvalho:

    Por favor qual é o horário de funcionamento do balcāo da LATAM no Aeroporto Internacional de Miami? E qual a sua localizaçāo?

    Muito grato, fico no aguardo.
    Att.
    Antonio Pires de Carvalho
    sfcapires@gmail.com

    • Você deve entrar em contato com a propria LATAM para obter estas informacoes.

  • Lucas:

    Olá, Fábio! Tudo bem?
    Com base na sua experiência, você sabe se a AA costuma demorar a confirmar os pedidos de upgrade para a executiva do tipo milhas + dinheiro (ex: 25.000 milhas + US$350)? Digo, a companhia deixa para confirmar esses pedidos apenas mais próximo do voo na expectativa de vender os assentos, ou isso não tem muito a ver? Independentemente dessa questão, você diria que a AA costuma honrar esses pedidos de upgrade quando existe disponibilidade na classe? Falo isso pois fiz uma solicitação de upgrade há alguns meses, com alguma antecedência em relação ao voo, e ainda não recebi a confirmação. Verifiquei no ExpertFlyer.com e também entrei com o fale conosco da AA e ainda existe disponibilidade na executiva (não falo em assentos não-marcados, conforme o próprio site da AA já mostraria, mas sim em demanda registrada na executiva). Obrigado!! Parabéns pelo trabalho! Abraços!

    • O upgrade usando milhas + dinheiro pode sair até na hora do embarque – no portão – portanto não há uma regra específica.
      Ter lugar disponível não significa que tem lugar na classe de upgrade. 😉

  • Alexander G Ruszkay:

    Como vai Passageiro de Primeira?

    Tenho uma dúvida que só você poderá me ajudar. Estou indo p/ Europa no meio do ano e irei voar de business. Ainda estou vendo as opções de Cia Aérea em relação a custo beneficio. A passagem mais em conta é pela Air Europa, mas nunca voei e não conheço ninguém que tenha voado. Você conhece? poderia me passar suas observações sobre a Business deles?

    Sou fã do seu site!

    Abraços e Muito Obrigado

    • Alexander,
      Nunca viajei com a Air Europa então não posso te falar como é o serviço deles.

  • luiz b:

    Estou indo de Qatar para BKK, comprada com milhas da tam em exec. , a tarifa é U, ela pontua em alguma cia. ?

  • Ralf:

    Blz Fábio. Parabéns pelo site. Sempre um prazer o visitar. Comprei cwb-jfk por pontos multiplus. E agora gostaria de comprar passagens domésticas nos EUA tb com pontos multiplus. Isso é possível? Tb tenho alguns pontos Smiles pra voar. Grande abraço

  • Felipe Germano:

    Gostaria de ouvir sua opinião diante da minha situação:

    Na segunda quinzena de junho deste ano irei com a minha noiva para Houston-TX, embarcando em Vitória (Vix). Tenho acompanhado os preços e fica em média R$ 4.000,00 cada (ida/volta+taxas).

    Agora me deparei com a promoção da smiles, que “transferindo a partir de 30.000 milhas do seu cartão de crédito pode comprar até 60.000 milhas por R$ 0,02 cada milha.

    Tenho 40.000 no Membership rewards (Amex)

    Minha simulação ficou:

    30.000 (Amex) + 30.000 (compradas x 0,02) + complemento com dinheiro

    Ficou:

    60.000 + R$ 600,00 + R$ 3.400,00 = R$ 4.000,00 (2 passagens com as taxas já)

    Você avalia interessante aproveitar esta promoção, acha que posso esperar mais um pouco?

    Obrigado!

    • Eu acho que você poderia esperar até pelo menos uns 2-3 meses antes da data da viagem pra decidir.
      Como está com muito tempo o valor da passagem ainda está caro.

  • Heloisa:

    Adorei o blog. Preciso de ajuda. Eu tenho 35000 milhas TAP e 16000 smilles. Posso utilizar na mesma ocasião? Meu esposo tem 45000 TAP. Podemos utilizar as milhas e pagar a diferença em dinheiro para passagens para a Europa?A TAP aceita? É melhor transferir as milhas de um e completar uma passagem? Temos 11000 cada um que devem vencer até maio. O que você sugere? Obrigada!

    • Não pode combinar as milhas do programa e nem completar o saldo com dinheiro.
      Se quiser transferir de um para outro pode mas tem taxa.

  • Vera:

    Estou viajando de Buenos Aires para São Paulo na classe executiva da Qatar. Tenho direito a sala vip no aeroporto Ezeiza ? Grata

  • Rodrigo:

    Fabio,

    Comprei na no último feirão da Gol CNF-SCL. Comprei a minha passagem e a da minha namorada juntas, ou seja, num mesmo localizador. O Smiles não permite pontuar para mim e para ela na minha conta. Como ela não conhece muito de programa de milhagem, ela vai acabar perdendo se ela pontuar no Smiles dela. Existe alguma forma de eu aproveitar melhor esses pontos? Eu deveria ter comprado de outra forma? A única opção é transferir?

    Abraço,

    Rodrigo.

    • Nenhum programa no mundo permite você acumular milhas voadas de outro passageiro.
      Ela tem que acumular em uma conta dela.

  • Marcos R:

    Fabio, no final de 2016 a KLM fez uma excelente promoção de Business para a Europa por 1,400 USD. Emiti GIG-AMS-CPH-AMS-GIG, para voar no 787-9 em abril próximo.

    Consultando a reserva hoje, verifiquei que agora estão alternando na rota o 787-9 com o 777-200.

    Pelo menos é a versão do 777 com a nova Business, mas, agora eu vou no 777 e retorno no 787.

    Minhas perguntas:
    1. Será que consigo antecipar ou adiar a ida em 1 dia para pegar o 787-9? Os preços agora estão bem mais caros.
    2. Como vou com minha esposa, talvez o 777 não seja assim tão ruim… pelo menos ficaremos juntos.
    O que vc acha?

    • Troca de aeronave não fere o contrato de transporte aéreo então eu acredito que você não consiga antecipar – mas não custa tentar.
      Realmente para quem viaja acompanhado o 777 é melhor.

  • lorenzo:

    ola Fabio…..
    Eu e minha familia temos uma viajem para NY em Dezembro,e o trecho de ida sera na classe executiva da AA.Qual sala VIP e melhor para ficar:a de Miami ou a de GRU?
    E qual comida voce indica para um bom jantar dentro do aviao?
    Atenciosamente
    Lorenzo

    • De Miami a AA só tem uma no terminal onde opera.
      Em SP você pode escolher a da própria AA quanto à da LATAM – tenho relato de ambas aqui no site.

  • Fabio Henrique:

    Fabio, gostaria muito de saber a sua opinião sobre o assunto abaixo antes de eu tomar qualquer decisão =)

    Estou procurando uma forma mais em conta para ter acesso a salas VIP´s no exterior. Pensei no Dinners Club mesmo depois da mudança das regras de salas VIP onde sao cobrados as salas nacionais mas as internacionais continuam gratuita.

    – Pensei em fazer um cartão Diners Club International exclusivamente para o uso de salas VIP´s no exterior, nem que seja apenas por 1 ano. Pensei em emitir ele e um adicional por 1 ano. Pelo site da dinners clube a 1ª Anuidade titular: 3 x R$ 60,00 e o adicional nao paga. Provavelmente deve dar pra negociar ainda mais essa anuidade quando o cartao chegar para menos de R$180,00.

    Estou indo para Dubai/Egito em março 2017 (Emirates_Economica) e mais pro final do ano devo ir Portugal/Belgica (Bilhete economica tb) e pensei em usar esse cartao apenas para ter acesso as salas VIP´s no exterior, oq acham? Pelas minhas contas só nas salas VIP de Dubai/Cairo/Sharml el Sheik o cartao já se paga, visto que a sala VIP em Dubai mais barata custa US$80,00 para duas pessoas.

    Bom, antes que voce pergunte meu principal cartão de credito uso para acumulo de milhas é o Bradesco Prime MC Platinum e meu cartao de backup é um Porto Seguro MC Platinum mas ambos não tem acesso a sala VIP e mesmo pontuando 1,5 por Dollar eu ainda os utilizado por que nao pago nada de anuidade.

    Aguardo ansiosamente sua resposta para saber se faço ou não meu cartao dinners club internacional apenas para usar as salas vip no exterior nestas duas viagens que farei em 2017 🙂

    Abraços.

  • Pedro:

    Fala Fabio!
    Você espera a anuidade do AMEX Platinum cair na fatura de janeiro ou já liga pra negociar antes do fechamento?
    Valeu

  • Murilo:

    Fábio,
    Tem alguma sala vip em aeroporto europeu que dê acesso com o TPC?
    Grato, Murilo

  • Daniel:

    Caro Fábio,

    Preciso voltar de DOHA/GRU em dez/2017, não estou encontrando disponibilidade de executiva na Qatar pela smiles, o que fazer? Continuo buscando porque tenho muito tempo, mudo a rota de volta (por onde?), procuro em outro programa (qual?), procuro outra CIA (qual?), ou simplesmente compro um bilhete?

    Grato.

    • Henrique:

      Pelas minhas procuras, esse voo da Qatar para SP em business geralmente só fica disponível alguns dias antes da data. Por exemplo, para segunda agora, dia 23/jan, tem 1 lugar. Acho difícil você encontrar lugar para dezembro agora. Procurei na British e também só em econômica.

    • Você pode tentar pelo multiplus fidelidade e advantage – ambos precisa ligar no call center.

  • Daniel:

    Caro Fábio,

    Ora lhe escrevo com duas dúvidas COMPLICADAS, face telefonema estabelecido com a 0800 da Qatar:

    Confiando em algumas coisas que li na internet, emiti minha volta da Europa com a Qatar com 02 localizadores distintos. Assim, primeiramente, com um localizador, farei PAR-DOH em First. Depois, em outro localizador e 08 horas após, farei DOH-GRU.

    Quando emiti os dois bilhetes em localizadores distintos, recordo-me de que tal o fiz confiando em algumas leituras no sentido de que, caso solicitasse à atendente da Qatar em Paris, esta poderia etiquetar as malas até GRU. Isto realmente é POSSÍVEL??? mesmo sendo 02 localizadores diferentes?

    Caso positivo, maravilha, pois então poderei passar a noite no lounge da First da Qatar.

    Caso negativo, terei de fazer imigração em Doha apenas para despachar as bagagens… e aí resta outra dúvida: Como terei feito outro check-in, no voo DOH-GRU, sendo este em executiva eu terei perdido o acesso ao lounge da First, correto?

    Liguei no 0800 da Qatar, sendo muito bem atendido diga-se de passagem, onde me informaram que seria impossível o despacho de bagagem direto, bem como que eu teria de imigrar apenas para o despacho de bagagem e não mais teria acesso ao lounge da First… mas como, inegavelmente, o pessoal que trabalha no 0800 necessariamente pode, jamais os criticando, não conhecer os mínimos detalhes de embarque e desembarque, ainda tenho esperanças… daí lhe perguntar.

    • Marcos R:

      Já fiz isso e funcionou!
      O primeiro bilhete, emitido pelo Smiles: BKK-DOH, em First;
      O segundo, emitido pelo AAdvantage: DOH-MUC em Business.

      O primeiro vôo chegou em DOH às 23h30, o segundo partia por volta de 8h30 do dia seguinte.

      No check-in em Bangkok tudo foi feito: malas até o destino final, e, em Doha, na porta do A-380 já havia uma pessoa com nossos nomes para nos conduzir à sala Al Safwa, onde recebemos uma suíte (sem custo nenhum!)

      • Henrique:

        Legal Marcos.

        Também estou na mesma situação, primeiro voo em F e segundo em B, em localizadores separados.

        Liguei na central da Qatar nos EUA e a atendente foi super mal educada e não garantiu que eu poderia despachar as malas até o final.

        Liguei depois na central direto em Doha, passei meus dois localizadores e a atendente super educada disse que é possível sim, eu apenas devo avisar o pessoal no momento do check in do primeiro voo.

        Nem tentei falar com 0800 do Brasil, deve ser pior do que nos EUA.

        Pelo blog flyertalk, as regras de acesso a sala da primeira classe são essas:

        Can I use the Qatar Airways Al Safwa Lounge?
        Access is restricted to Qatar Airways first class passengers :
        – either holding a First Class boarding pass* for their next flight
        – either holding a First Class boarding pass* from their previous flight, provided the flight time was over 5 hours (specifically, flights from BKK, CDG, LHR, SYD, CAN until March 28 2017, then only A380 flights and MEL from June 2017).

        *Operational Upgrades to First do not give access.

    • Sim, sempre consegui despachar até o destino final mesmo com localizadores diferentes.
      E tem acesso ao lounge da First sim.

  • Rodrigo:

    Boa tarde Fábio e equipe. Sabem me dizer se no momento alguma cia aérea ou rede hoteleira está fazendo status match? Sou diamante Gol.

  • Carlos:

    Fábio, conhece o motivo da LATAM ter retirado o A350 da rota GRU-MIA ?
    Em consultas recentes, verifiquei que foi alterada para B777.

  • mateus rolfsen velloce:

    bom dia.
    tudo bem?
    tenho os cartoes mater card black, the platinum da amex e priority pass.
    qual da salas vips vc acha melhor em GRU? master? executive lounge? star alliance?
    obrigado.

    • Tenho relato de todas elas aqui no site, te sugiro você ler as matérias para poder tirar sua própria conclusão 😉

  • Vania:

    Ola, tudo bem? Gostaria de saber o seguinte:
    Tivemos muitos problemas com a AA no voo de regresso da Colômbia em Julho/2016, Eles nos deram 600 dólares de bônus. Não consigo encontrar os vouchers. Vc sabe como posso adquirir uma cópia? A Atendente disse-me que não tem como fazer. Isto é verdade? 😱
    Obrigada!

  • Lucas:

    Olá Fabio,

    Consigo fazer status match de United 1K para TAM Black ou Black Signature ? Se sim, sabe onde posso fazer a solicitação ?

    Obrigado!

  • Leandro:

    Ola Fábio,

    eu emiti uma passagem ida e volta com o simples em classe executiva da Delta. Eles alteraram o horário do um dos voos em 1h. eu tenho direito a alterar os bilhetes? de todas as pernas ou só da que foi alterada? ligo pra Smiles ou pra Delta? caso não encontre uma data eles tem que me reembolsar as milhas mesmo se elas já estiverem vencidas?

    muitas duvidas!!

    obrigado

    • Não são obrigados a reembolsar milhas vencidas não.
      Teoricamente são obrigados a te reacomodar em voos parecidos/similares.

  • Mounir C. Jr.:

    Olá, gostaria de saber se vocês poderiam fazer uma consulta junto à Star Alliance para entender qual é a regra para o Upgrade de cortesia no check-in.

    Sou Gold, e na Avianca, por exemplo, o Upgrade é fornecido sempre que tenha assento vago na Business. Porém, agora em recente viagem pela África, a South African só permitia o upgrade se a Econômica estivesse lotada. Houve um voo em que todos assentos da executiva estavam vazios, e a companhia não autorizou o upgrade.

    Afinal, qual a regra da Star Alliance para o Upgrade de cortesia no check-in?

    • Upgrade cortesia é somente na cia a qual você é membro – neste caso em voos operados pela Avianca.

  • Cristina:

    Oi Fábio, tudo bem?
    Sobre as salas VIP, especificamente Londres, aeroporto de Heathrow e New York, aeroporto JFK, tenho a Amex Platinum, e gostaria de saber se tenho acesso `a elas! Muito obrigada!

  • Lucas:

    Olá, Fábio! Tudo bem?
    Com base na sua experiência, você sabe se a AA costuma demorar a confirmar os pedidos de upgrade para a executiva do tipo milhas + dinheiro (ex: 25.000 milhas + US$350)? Digo, a companhia deixa para confirmar esses pedidos apenas mais próximo do voo na expectativa de vender os assentos, ou isso não tem muito a ver? Independentemente dessa questão, você diria que a AA costuma honrar esses pedidos de upgrade quando existe disponibilidade na classe? Falo isso pois fiz uma solicitação de upgrade há alguns meses, com alguma antecedência em relação ao voo, e ainda não recebi a confirmação. Verifiquei no ExpertFlyer.com e ainda existe disponibilidade na executiva (não falo em assentos não-marcados, conforme o próprio site da AA já mostraria, mas sim em demanda registrada na executiva). Obrigado!! Parabéns pelo trabalho! Abraços!

  • Joshua:

    Fala Fábio, tudo bem?
    Então, eu comprei uma passagem de São Paulo (GRU) / Istambul (Turquia) / Tel Aviv (Israel) / São Paulo (GRU) em classe econômica e voando Turkish Airlines e tenho algumas dúvidas para um melhor desempenho na viagem.
    Primeiro, é possível eu dar um upgrade da classe econômica para uma superior? É muito caro (Vale a pena?) ?
    Segundo, caso eu fique na classe econômica mesmo, não terei direito a nenhuma sala vip, no entanto pelas minhas pesquisas, algumas oferecem aquele pagamento estilo “diária” para qualquer cliente em vôos internacionais. A minha pergunta é: Qual delas vale mais a pena?
    Terceiro, vi na internet sobre um programa chamado “Priority Pass” e não entendi muito bem, mas o fato é: nesse caso, ele compensa? Vi que tem salas vip desse programa não apenas em GRU, mas também em outras conexões longas que farei.
    Sei que fiz muitas perguntas, mas se puder ajudar com seus conhecimentos, será de grande ajuda.
    Parabéns pelo blog incrível. Um abraço!

    • Upgrade é relativo e não há regras específicas de quando ele pode ser comprado – somente ligando pra cia ou no balcão do check-in para saber estas informações assim como o preço.
      Eu não sei quais as salas vips que oferecem este estilo de diárias nos aeroportos que for passar portanto não posso opinar.
      Priority Pass é um programa que você precisa pagar uma anuidade (há 3 tipo de assinaturas) e que te garante acesso a lounges ao redor do mundo – as informações estão no próprio site deles.

  • Vitor:

    Boa noite Fábio. Qual seria sua escolha de business class num voo ICN-GRU: Turkish com seu 777 nos 2 trechos; British 787 e 777 ou Swiss A340 / A340? Muito obrigado!

    • Viajando sozinho British, viajando acompanhado TK por causa do wifi.

      • Vitor:

        Valeu Fábio. É para uma viagem com minha esposa, emitindo com pontos Multiplus. Consegui emitir a ida com a Qatar. A volta está disponível o voo da British. Pesquisei e vi que há voos da Turkish disponíveis tanto no site da United quanto ANA. No entanto, já liguei várias vezes na TAM e fui a uma loja agora a noite e não encontraram disponibilidade. Estou bastante em dúvida se aproveito a disponibilidade e já emito ICN-GRU com a British ou continuo tentando até conseguir emitir com a Turkish. Voo em agosto/2017. O que acha?

        • Eu emitiria na BA mesmo.

          • Vitor:

            Obrigado mestre!!! Vou emitir!!! Mudando um pouco de assunto, descobri uma forma de buscar disponibilidade de passagens por pontos na Oneworld de uma forma muito mais rápida e eficiente que ficar buscando no site da british dia por dia. Posso te mandar uma msg privada no facebook ou email?

  • Felipe:

    Fabio,
    você sabe como calcular a quantidade de milhas que serão acumuladas para um voo TAP pontuando no Victoria? As tarifas são Y e H.
    No wheretocredit.com a TAP aparece como “calculated”.

    A propósito, você recomenda acúmulo em outro programa parceiro que não o Victoria?

    Obrigado!

    • No proprio site do Victoria você consegue esta informação da tabela.
      Você deve pontuar no programa que melhor lhe convém e poderá te trazer mais benefícios – isto é relativo de acordo com cada perfil de viajante.

      • Felipe:

        Obrigado!

  • maicon:

    fabio,
    voce chegou a procurar alguma coisa na “travel festival” da Qatar? Achou alguma coisa interessante?
    devido a um post de um blog gringo achei LAX – SIN por US2.000,00. o que acha?
    abs.

    • Não achei nada de interessante saindo do Brasil não.
      Sobre o valor de U$2k, depende do seu orçamento – pra algumas pessoas pode ser caro para outras não.

      • Maicon:

        Quis dizer em relação acúmulo de milhas, status e etcs, em realacao a comprar milhas smiles (apenas como exemplo)

  • Fabio:

    Fabio, boa noite!

    Sou diamante no Smiles. Há status match com alguma companhia?

    Obrigado

    Um abraço
    Fabio

  • Bernardo:

    Olá, Fábio!

    Já ouvi dizer sobre cias que vendem o assento para um passageiro pagante, mesmo quando já há uma reserva para o mesmo assento por bilhete-prêmio. Você acha que isso é possível ou já soube de algo assim? Fiquei preocupado com relatos de leitores que falam sobre constante overbooking na executiva da TAP.

    Obrigado!

    • Overbooking é uma prática comum em todas as cias e caso isto aconteça ela é obrigada a te reacomodar em outro voo, e claro você pode pedir compensação depois.

      • Fernando:

        Fábio parabéns pelo site e pelas dicas. Adquiri duas passagens para Lisboa, classe executiva, com pontos, seguindo suas dicas. Ocorre que, conversando com amigos me disseram q o pessoal da TAP é terrível. Não respeitam os bilhetes adquiridos com pontos. Que para não ter problemas, eu deveria chegar com 4 horas de antecedência pois eles fazem muito overbooking. Até deram exemplo de um conhecido que tinha passagens compradas para 6 membros da família em dinheiro e por pontos, com o check-in feito e que, na hora do embarque foram “jogados” para a a classe turística, caso desejassem viajar juntos. Parece que essa prática é comum na TAP…

        • Bernardo:

          Obrigado pelas informações, Fábio! O objetivo da pergunta era saber se ele podem preterir um passageiro que adquiriu a passagem com milhas em favor de outro que pagou.

  • Vitor:

    Boa tarde Fábio, tudo bem? Parabéns pelo site, facebook, twitter e, principalmente, snapchat. Não perco uma! Tentei encontrar essa informação em seus inúmeros posts anteriores mas não consegui. Para emitir uma passagem com cias parceiras da LATAM usando multiplus (Lufthansa, Swiss, Turkish…), você costuma pesquisar a disponibilidade pelos métodos de busca da Star Alliance (United)? Normalmente o atendente encontra a mesma disponibilidade que lá? Encontrei alguns voos no site da united em business premium saver mas, quando falo com a atendente, eles não encontram. Você acha que devo insistir e ligar outras vezes? Muito obrigado!

    • Bernardo:

      Ola, Vítor. Na verdade a Latam não faz parte da Star Alliance, mas sim da Oneworld. A parceira americana no caso é a American Airlines.

      • Vitor:

        Boa noite Bernardo. Eu sei que Latam faz parte da Oneworld. Mas a Tam mantém parceria com outras empresas aéreas, mesmo que não façam parte da Oneworld. Você consegue acumular e resgatar milhas com essas empresas pela Tam (Airchina, Austrian, Brussels, Lufthansa, Shenzhen, South African, Swiss e Turkish).

    • Sim, insista.

      • Bernardo:

        Obrigado pelas informações, Vitor!

  • Fabio:

    Fabio, boa tarde!

    Sou diamante no Smiles. Há status match com alguma companhia?

    Obrigado

    Um abraço
    Fabio

  • Luciano:

    Bom dia, gostaria de saber se é possível obter status match em outro programas, para o Smiles Ouro. Ou só vale a pena na categoria Diamante?
    Obrigado

  • Renato:

    Olá Fabio td bem?
    Comprei uma passagem de classe executiva pela Lufthansa (GRU-FRA-ARN classe tarifária P) ida e volta e estou em dúvida de onde creditar as milhas – sou gold na *a pelo amigo (diamond)… mas sinceramente não acho um bom programa. Na ow sempre creditei na AA… latam aceita acúmulo da Lufthansa ainda? O que vc sugere?
    Vlw

  • Vinicius:

    Bom dia Fabio!

    Preciso emitir uma passagem ida e volta para a europa para um familiar em julho, a principio em economica, mas caso valesse o preço compraria em executiva (preços estão em 10k agora).
    Minha duvida é a seguinte: há uma ida no periodo que desejo por 42k pontos, que com essa promocao por vc anunciada sairia por 27k, porem a volta para os primeiros dias de agosto esta mais de 100k mesmo na economica. Aproveitando tambem a promocao da multiplus para comprar 100k por R$2.800, vc acha, baseado em sua experiencia e conhecimento da latam, que ate julho pode ser que apareca passagens com valores mais vantajosos? Caso tenha alguma outra sugestao sera de grande ajuda!
    Valeu e um grande abraço guru!!

    • Ixi, impossível dizer Vinicius, as cias andam muito imprevisíveis no quesito promoção.

  • Rulian:

    Bom dia Fábio!

    Acompanho seu site a muito tempo, mas é a primeira vez que escrevo aqui! Já utilizei de várias dicas e te agradeço muito por elas. Vai minha dúvida: está em aberto uma promoção da multiplus vendendo pontos em promoção (a cada 1000 pontos – R$28,00), será que valeria a pena comprar comprá-los? Estou sem base de preço das pontuações para realizar esta compra, já que nos últimos tempos tem mudado tanto as regras e as pontuações para aquisição de passagens e também varia tanto de companhia para companhia que nos acaba deixando meio “perdidos”. Se puder me dar sua opinião de te agradeço. Obrigado!

    • Este é o menor valor que a Multiplus vende pontos, então se você tiver algum resgate em mente em que o valor da passagem for maior do que o que você vai desembolar pra comprar os pontos vale a pena sim.

  • Vinicius:

    Bom dia Fabio!

    Preciso emitir uma passagem ida e volta para a europa para um familiar em julho, a principio em economica, mas caso valesse o preço compraria em executiva (preços estão em 10k agora).
    Minha duvida é a seguinte: há uma ida no periodo que desejo por 42k pontos, que com essa promocao por vc anunciada sairia por 27k, porem a volta para os primeiros dias de agosto esta mais de 100k mesmo na economica. Aproveitando tambem a promocao da multiplus para comprar 100k por R$2.800, vc acha, baseado em sua experiencia e conhecimento da latam, que ate julho pode ser que apareca passagens com valores mais vantajosos? Caso tenha alguma outra sugestao sera de grande ajuda!
    Valeu e um grande abraço guru!!

  • christian:

    acompanho vcs mas vejo q poderia melhorar nas promoções q vcs mostram deveriam ter um link de direcionamento pois todas q tentei procurar nao consegui.

    a q estou vendo agora é a da tap classe executiva por 50.000 milhas

    e uma duvida a tap tem convenio com smiles, multiplus ou levo (banco do brasil)

  • Elenice:

    Olá, Fabio.
    Em fevereiro tenho um voo pra Miami, saindo do Rio. Na volta, venho de Orlando, paro 3h em Guarulhos e sigo pro Rio. Tem como eu utilizar a sala Vip do MasterCard Black em Guarulhos nessa conexão?

  • hilton rogerio ferreira vaz:

    OLÁ, GRANDE FÁBIO!! PARABENS PELO BLOG E MUITAS VIAGENS.. É POSSÍVEL VENDER OS UP GRADES????

  • luiz b:

    Tenho 4 upgrade da AA para vender, eles vencem em fevereiro, eu moro em Brasília.

  • Edilson Krychak:

    Fabio, comprei uma passagem pela LATAM, de GRU – BKK, com escala em Milão, O trecho Milão – Bangkok é operado pela Thai Airways na First Class, entretanto devido a mudança de aeronave para o novo A350, fizeram um downgrade de classe, para a executiva. Visto que o A 350 não possui Firts.
    O agente já ofereceu mudança de data, entretanto nenhum voo do trecho escolhido possui First Class.
    O que posso exigir como compensação por essa mudança?
    Já solicitei alteração dos aeroportos de conexão mas não foi aceito.

    • Já tentou achar uma rota alternativa com outra cia que opere First?
      Você pode fazer via Cathay Pacific – Milão p/ Hong Kong p/ Bangkok – eles tem Primeira Classe.

  • aratiri aratiri:

    Estou tentando há mtos meses comprar gru/jfk ou qq outra cidade brasileira p qq outra cidade americana com milhas na classe executiva da AA e não há disponibilidade, nem p datas próximas, intermediárias ou distantes. Concluo q extra oficialmente a AA não irá mais disponibilizar executiva com milhas. Gostaria de saber sua opinião.
    Grata

    • Não sei te dizer, mas que a AA tem segurado os lugares isto é fato.

    • Daniel:

      Aratiri, você pode emitir pela AA (ligando no call center da AA) e voar pela LATAM o primeiro trecho e o segundo de AA GRU-MIA -JFK em executiva por 57,5K a LATAM esta com boa disponibilidade de voos para MIAMI em executiva no voo diurno

  • Amanda:

    Olá,

    Estou atras de promoção de passagens na executiva para viajar em Maio 2017, não tenho um destino de preferência. Qual site consigo pesquisar opções de preços na executiva em Maio sem destino definido?
    Obrigada,

    Amanda

  • Murilo:

    Fábio, conforme seus ensinamentos quero aproveitar da melhor forma os pontos do Victoria TAP.
    Pretende emitir GRU-ORD-HNL(stopover)-IAH-MCO (ida) e MIA-ORD-GRU (volta).
    Total de 6 segmentos, com um stopover e open jaw.
    Minha dúvida é se esse trecho do Havaí é possível e se posso iniciar a volta por Miami ou deve ser por Orlando?
    Feliz 2017!
    Grato, Murilo

    • Teoricamente é sim, mas vai levar algumas ligações até você conseguir achar um atendente que o faça.

  • luiz b:

    Estou viajando de exec. na Qatar saindo de GRU, qual a melhor sala VIP ?

    • No horário que a Qatar sai somente o GRU Executive Lounge está aberto.

      • roberto:

        Murilo se me permite…. estou indo pra HNL no final desse Mês. Posso lhe assegurar que vaga para lá via pontos é muito difícil e/ou caro. Tentei por mais de 1 mês emitir (em executiva) e não consegui d jeito nenhum. Fazendo uma comparação por cima é bem parecido com resgate para Fernando de Noronha aqui. Devem liberar uns 2 assentos por voo e olha lá… Pelo seu itinerário você vai tentar pela United, correto? (também simulei várias vezes). No final o que achei mais conveniente foi emitir GRU/EWR com milhas em exec) e comprar EWR/HNL/LAX (tenho upgrades da United). Volto de LAX pela LATAM (exec). No próprio site da United você vê que os voos para HNL são vendidos pela tarifa cheia (de milhas). Boa sorte! Apenas quis dividir minha experiência com você.

  • Rafael Mesquita:

    Ola Fabio. Parabens pelo trabalho. Consegui viajar em business apos suas dicas!

    Tenho um voo Boston – Quebec pela Air Canada. Estou tentando conseguir algum status na Star Alliance ou Air Canada. Voce tem alguma dica? qual melhor companhia para tentar status match?

    Sou AA Platinum, Tudo azul Safira e Latam fidelidade Gold.
    Feliz 2017

  • DIEGO TAVARES:

    Fábio, boa tarde!

    Estou a ir para Las Vegas agora em março (01/03 a 11/03) com a minha esposa e amigos.
    Vendo as passagens notei uma promoção no Viajanet ao valor de R$1.612,46 por pessoa pela LATAM, porém vi o voo será pela American Airlines. http://www.submarinoviagens.com.br/travel/resultado-passagens.aspx?searchtype=Air&Origem=SAO&Destino=LAS&Origem=LAS&Destino=SAO&Proximity=&ProximityId=0&Data=01-03-2017&RoundTrip=1&Data=11-03-2017&SomenteDireto=false&ExecutiveFlight=false&NumADT=2&NumCHD=0&NumINF=0&Hora=&Hora=&Multi=false&DataConsulta=Sat%20Jan%2007%202017%2013:10:48%20GMT-0200%20(Hor%C3%A1rio%20brasileiro%20de%20ver%C3%A3o)&Nav=Chrome%2055
    Sou platinum na LATAM, o que consigo o upgrade para a executiva.
    Pergunta: Consigo utilizar o upgrade?

    Obrigado,
    Diego Tavares

  • lu:

    Olá,

    Não sei se você comentou sobre as mudanças no Smiles, mas eu sou categoria ouro, e eu estava para ser mantida na categoria se eu conseguisse mais 2.000.00 milhas até março. Na alteração das regras do Smiles eles zeraram a minha contagem para permanecer ouro e agora eu preciso de 20 trechos para me manter na categoria até o mês de março. Isso é um absurdo.

  • ralf:

    Tudo bem Fábio:
    c sabe dizer se as dicas que vc passou neste artigo “Como buscar e achar disponibilidade de assento com milhas aéreas nas cias da Oneworld” ainda são válidas? O post tem 2 anos e maio.

  • Eduardo:

    Fábio, você sabe me dizer se a Latam ainda cobra 65k para o resgate em business para a Africa do sul?Grato.

  • Dott Macchia:

    Mais uma vez, parabéns pelo site. Estou juntando uns pontos no AAdvantage há um tempo andei reparando que não há mais passagem Executiva/Primeira MileSAAver de voos direito de MIA e JFK saindo do GIG, só saindo nao dia da pesquisa e voltando dois dias depois.

    Pensei que pudesse ser porque estavam mudando a tabela por conta do novo ano de 2017, mas continua isso. Será que agora vai ser esse o padrão?

    Como vc costuma usar seus pontos AAdvantage? Alguma sugestão de cia parceira?

  • Samuel:

    Fábio, eu quis dizer que na AA são exigidos 110K o trecho. No caso, com Multiplus será mais, menos ou igual, a quantidade de milhas para emissão?

    • Você precisa entrar no site da Multiplus e ver a tabela deles de parceiro para região e destino da sua viagem – esta será a quantidade que você vai precisar.

  • Samuel:

    Ola Fábio, tenho milhas da Multiplus e gostaria de emitir um bilhete pela AA. O trecho pretendido exige 110K na executiva, isto significa que para a emissão serão 110K de Multiplus ou obedece outra tabela?
    Obrigado!

  • henrique:

    Fabio, blz? Emiti uma passagem com Smiles de Uberlandia pra NYC. O primeira trecho é com a GOL (udi-gru) e segundo com a Delta (gru-jfk) Sabe se eu já despacho minhas malas em Udi mesmo? ou tenho que despachar novamente em guarulhos? Mto obg

  • Rodolfo Maio:

    Fabio, boa noite.
    Tenho reparado que a busca do Smiles não está retornando muitas passagens na classe executiva para algumas cias principalmente na Qatar , pesquisei vários trechos entre SP e Doha / SP e Bangkok mas pouca coisa aparece , realizei as pesquisas de Março até Novembro , sabe se está tendo algum problema entre as empresas para emissão dessas passagens?

    • Já tem alguns dias que o Smiles está super instável e não mostrando nada de disponibilidade.

      Questionei eles e ainda não obtive resposta.

  • Hellen:

    Olá Fabio

    Eu ganhei da GOL uma passagem para qualquer destino porque eles excluiram um trecho que eu havia comprado! E fui para Punta Cana e de la vim para os EUA só que o limite de bagagem é 23Kg de Punta Cana para o Brasil e dos EUA para Punta Cana são duas malas de 32Kg.

    Existe alguma formar de eu nao ter que pagar excesso de bagagem?!
    Muito Obrigada

    • Você pode tentar pedir pra despacharem direto mesmo em reservas separadas.

  • Renato Oger:

    Fabio, boa noite tudo bem, gostaria de uma opiniao sua, quero ir para Miami dia 20 e voltar dia 31 de janeiro, e voando business, qual companhia voce indicaria sendo melhor custo beneficio? podendo ter uma escala. Obrigado pela atenção e desculpa o incômodo, abraço

  • Rodrigo Rieger Maia:

    Olá Fabio,
    Emiti uma passagem no Smiles pelo Smiles & Money, gostaria de saber se esta passagem acumula milhas ou tem a mesma politica de passagem emitida somente com milhas.
    Abraço!

  • Renan:

    Fabio,boa noite
    uma duvida, emiti bilhete tap, pelo smiles, em executiva, mudaram o voo da ida e da volta, porem muita diferenca de horas, 4 horas, na ida e 3 horas na volta, eles tao alegando que a tap, nao tem nada disponivel, o problema ‘e que eu emiti para 4 pessoas. pergunto, se a tap nao tiver nenhuma disponibilidade em executiva, como fico?eles nao tem que tentar me remanejar pra outra cia?eles falam em cacelar e devolver as milhas, mas isso eu nao quero, eu quero viajar de business…kkkkkk

    • Entra em contato com a TAP pois ela que opera o voo e é obrigada a te reacomodar – não necessariamente em outra cia.

      • renan:

        Pior, que ja entrei em contato com a TAP, e tao jogando o problema para o smiles, falando que quem emitiu que tem que resolver. tenso……obrigado

        • Quem é responsável é quem opera o voo e não quem emitiu.
          Você tem um contrato de transporte aéreo com a TAP, eles que se virem.
          Poste no ReclameAqui.

  • Samuel:

    Olá Fábio,

    Como faço para emitir bilhetes pela AA com pontos multiplus?

  • Victor:

    Boa tarde, Fábio! Alguma informação se a American mudou algo em relação ao resgate com milhas para Executiva? Já fiz diversas simulações, para vários destinos nos USA, para qualquer época do ano, e não achei nada de Executiva promocional MileSAAver (que costumava custar 57K por trecho, se não me engano), apenas AAnytime (preço normal, mínimo de 110K por trecho!).

    • É só falta de disponibilidade mesmo – a tabela continua a mesma.

      • Victor:

        Mas falta de disponibilidade pro ano inteiro? Podem estar segurando por algum motivo e depois incluir? Sabe se costumam fazer isso?

        • Costumam liberar somente em cima da hora, faltando 1-2 dias pro voo.

  • Luiza:

    Boa tarde, gostei muito das dicas do seu site. Nunca viajei para o exterior e estou programando uma viagem à Europa em Novembro de 2017. Qual o momento certo de olhar as passagens? Quais os destinos mais baratos? No caso de milhas, qual é geralmente o valor usual?
    Desde já obrigada!

  • Niltinho:

    Muita duvida para mim escolher entre AA e Latam.. eu sou EXP da AA (renovei novamente) e Gold Latam, viajo bastante Latam (dentro do Brasil umas 4x/mes) e pra fora intercalo Latam e AA (umas 05x/ano).. as vezes pego umas executivas com bons precos como agora no Carnaval consegui uma executiva da Qatar de Krabi para Dubai por R$ 2.400 o trecho.. enfim Fabio, pode me ajudar a decidir onde focar este ano? Sera que vale perder p EXP e tentar o Black?
    E, afinal os dolares minimos serao exigidos para nos? se sim, nesta tarifa da Qatar como eu acumularia? valeu
    Ah, tenho 04 SWU vencendo em marco, alguem sabe dize se consigo usa-los para viagens apos esta data? ou o que fazer com eles ja que nao tenho nenhuma viagem AA para fazer antes do vencimento :/

    • Eu vou focar este ano somente em programas onde posso comprar milhas barato pois acumular voando está cada vez mais difícil.
      Veja qual programa te trará mais vantagens e coloque na balança pra ver o que te compense.
      Como você renovou seu EXP para 2017 você pode usar os SWU’s para datas posteriores pois ele sempre tira os mais antigos da conta primeiro.

  • Viajante:

    Fabio, dando uma olhada nos “Termos e condições” do Victoria TAP para resgate nos parceiros pude constatar 3 coisas interessantes:

    1) Está listado separadamente “ida e volta” (até 6 segmentos) e “ida” (até 3 segmentos). Será? =O

    2) Consta que é permitido 1 stopover “por bilhete prêmio”. Em tese, se for possível emitir ida e volta separadamente, seria possível fazer 2 stopovers. Será? =O

    3) Não fala nada sobre backtracking, mas já vi você comentando que não é possível fazer. Só pra esclarecer: se eu tentasse emitir Brasil-Europa voando Emirates pelo Victoria, eles não permitiriam, certo? =/

    No mais, um 2017 de muitas viagens gratificantes pra você, um abraço! =)

    Outra dúvida é: você sabe dizer se é possível emitir ida pra Europa voando Emirates usando o Victoria e tarifando Brasil-Europa?

    • 1) Sim, tenho vários relatos deste tipo de emissão aqui nos site.
      2) Não é possível emitir ida e volta separado.
      3) Sim, não é possível.
      4) Não é possível.

  • Eduardo:

    Fábio, estou tendo problemas com minha conta Livelo. Desde setembro os pontos do Banco do Brasil não estão sendo creditados corretamente no Livelo. Verifiquei no Reclameaqui que muitas pessoas também estão reclamando. A Livelo fala que é culpa do BB e o BB fala que é culpa da Livelo. Acho que você consegue perguntar para o Banco do Brasil o problema, porque eles não nos informar nada! Abraços

    • Não tenho contato com o Banco do Brasil Eduardo – a melhor forma é tentar por sites de reclamações mesmo.

  • Caio:

    Oi Fábio! Tenho um caso interessante para relatar/perguntar.

    Emiti uma passagem de dois trechos da Qatar pela LATAM (aliás, a tabela deles para First entre Ásia e Oriente Médio é bem razoável!) e aconteceram duas coisas interessantes.

    A primeira: emiti em first no primeiro trecho e business no segundo, e quando chegou a confirmação ambos estavam em business. Liguei pra lá em seguida e me falaram que não tinha mais disponibilidade em first e “o sistema emitiu business”. Bem, pelo menos cobraram a tabela de business e resolvi deixar por isso mesmo. Se fosse na Suites da Singapore ou Emirates teria batido o pé, hehe.

    Agora a segunda que me intrigou: a classe de emissão em business da Qatar é “U” (segundo o site da LATAM). Maaas… O primeiro trecho foi emitido em “I”. Segundo a tabela da LATAM, esta tarifa acumularia 125% no Fidelidade. Agora minha pergunta: será que este vôo vai acumular e até contar para status em 2017 (o vôo é em Abril)? Já teve alguma experiência assim?

    Um feliz ano novo!

    • Nunca tive não, mas por via das dúvidas coloque seu cartão fidelidade na reserva e se creditar é lucro.

  • Silva:

    Oi Fábio boas festas e um 2017 de muitas viagens legais. Consegue me ajudar com uma duvida ? No latam fidelidade nas regras até 31-dezembro-2016 os pontos de bônus por status Gold Platinum e black contam também para upgrade de categoria ? Obrigadão

  • luiz b:

    Daria 1.000 dólares então, vou pensar, vou ter que achar alguém aqui em brasília, valeu pela resposta abco.

  • Alcindo Cerci Neto:

    Fabio,
    Tenho uma dúvida que certamente só você poderá esclarecer. Tive um voo TAM JNB-GRU business que foi cancelado pela companhia. Eles me colocaram no voo parceiro SAA na mesma classe mas mantiverem a mesma reserva e o mesmo bilhete eletrônico (emitido pela TAM). Meu programa de fidelidade inserido foi o AA-emerald. No cartão de embarque que me entregaram apesar de na haver parceria entre SAA e AA consta o programa de milhagens da AA. Não tive tempo de trocar. Será que a TAM credita os pontos no meu programa da AA? Você acha que eu posso exigir isso? Obrigado e feliz natal e ano novo.

    • Acho difícil creditarem mas você pode abrir um chamado depois explicando o ocorrido e solicitar estas milhas.

  • luiz b:

    Oi Fábio, eu tenho 4 upgrades da AA vencendo em fevereiro, mas não vou viajar de AA até lá, eu perco esses upgrades ou tem como prorrogar, posso até comprar uma passagem da AA para voar em julho também se for o caso, o que eu não queria era perder esses upgrades, desde já obrigado.

    • Você perde, pois não podem ser aplicados para datas posteriores a 28/02.

      • luiz b:

        Mel dels, não gostaria de perder Fábio, tenho uma pessoa interessada, tu acha que vale quanto os 4 ?

  • Leandro:

    Ola Fábio, vc vai aproveitar a superpromoçāo da Garuda com 90% de desconto para voos operados pela mesma?

    • Não, pois só pode emitir quem for pessoalmente em um escritório da cia.

  • Marcos:

    Fábio, boa noite! Gostaria de confirmar uma condição contigo, porque acho que você sabe melhor as regras de emissão do TAP Victoria que o pessoal do atendimento… rs
    Estou querendo fazer uma emissão de bilhete premio Star Alliance pros EUA, sendo que a ida seria em econômica e a volta em executiva. Sem stopover, aplicando-se um open jaw. Neste caso, o total de milhas debitadas seria de 72500 (27500 ida e 45000 volta), certo? Estou me baseando numa emissão que você fez para a Europa, em que foi de First e voltou de Business e tarifaram você em 150.000 (90k + 60k)…
    Todo atendente da TAP que pergunto isso me diz que vai ser tarifado cheio em Business (90k)!
    Saberia me dizer se algo mudou?

    Obrigado,
    Abraço!

    • Marcos,
      Todas as emissões que eu fiz em cabines mistas sempre tarifou separado mesmo sendo ida e volta.
      Você chegou ao final da reserva e recebeu os valores ou foi só da boca pra fora?

      • Marcos:

        Eu apenas fiz uma simulação de resgate e o atendente me disse que seria cobrado com base na maior tarifa, ou seja, cobraria tudo em executiva. Como será a minha primeira emissão no TAP Victoria, desculpa até se foi inocência minha, fiquei em dúvida se o cara me disse isso porque é uma informação do site (“Sempre que seja reservado um percurso em classe executiva, será aplicado o valor de milhas da classe executiva para toda a viagem”) ou se ele me passou realmente a precificação final, pois a pessoa havia me passado o valor das taxas… Depois pensei que poderia ser porque você emitiu business e first, mas o site fala a mesma coisa para os dois. Então iriam te tarifar tudo em first se fosse a ferro e fogo o texto. Mas, acredito mais em você e na sua experiência real de emissão… To achando que esse texto, na verdade, seria aplicável se você emitir cabines mistas em um trecho. Não em trechos separados.
        Só abusando mais um pouco da sua boa vontade… Depois que você está com todos os trechos em mãos e consegue montar a sua viagem, o atendente já consegue te passar antes de emitir essa precificação correta dos pontos (como no caso dos 150.000 da combinação first + business) ou ele te passa o valor errado e no extrato aparece a emissão debitada corretamente?
        Eu to meio tenso porque vou fazer uma emissão de 7 passagens amanhã e to consultando a disponibilidade na ANA e no Aeroplan religiosamente. Continua de pé. E hoje não deu tempo de emitir, porque tava perto das 20hs e quero pegar alguém pra me atender com bastante calma… rsrs Mas o trecho da volta é em business e tem exatos 7 lugares, e as milhas contadas para emissão mista (72.500 cada perna no round trip), então tô quase infartando de medo que dê algo errado nessa transação… rsrs

        • Sim, ele te consegue te passar antes de emitir.
          E o valor que o atendente te falar depois de efetuar a reserva vai ser exatamente o que irão debitar.
          Geralmente se for itinerários complexos e que envolvem cabines mistas eles podem não conseguir precificar na hora, então geralmente a reserva vai pro rate desk e depois eles te ligam quando tiverem prontos para emitir.

          • Marcos:

            Fábio, boa tarde!

            Só lhe dando um feedback, usando sua tática HUCA, consegui falar com uma atendente muito solicita do Victoria. Fez todos os trechos certinho, conforme disponibilidade que conferi na ANA e Aeroplan. Na hora de precificar… voilá! 72500 milhas no round trip para ida em econômica e volta em executiva!

            Obrigado mais uma vez, Fábio!

          • Maravilha!!!!

  • Stephan:

    Boa tarde Fabio.
    O que voce acha do Clube Livelo? No plano mais caro voce paga 199,90 por mes e acumula 100 mil pontos no ano. Um milha custaria 0,024 centavos. Parece vantajoso. Procurei no site sobre o clube livelo mas nao achei um post seu sobre este assunto. Queria ter sua opinao. Abracos Stephan

  • Fabio:

    Fabio, boa tarde! Tudo bem?

    Acabo de ler o relato do pai com problema com o Smiles e desejo saúde e uma pronta recuperação à filha deles. Vi na sua resposta que você está gastando suas milhas Smiles e depois cancelará. Com relação a isso peço sua ajuda:
    Tenho quase 400 mil pontos no Smiles e faço parte do Clube Smiles.
    Como não é a primeira vez que escuto coisas desfavoráveis em relação ao Smiles e também o problema de TI que está gerando problemas na aquisição de voos usando os pontos Smiles estou na dúvida de como proceder a partir de agora. Aonde concentrar minhas transferências do cartão de crédito ou que aliança dar preferência.
    Em qual programa vale a pena investir? Meus principais destinos são Miami e Israel, portanto Latam me atenderia.
    O que vc acha?
    Obrigado
    Um abraço

    Fabio

    • Tente concentrar suas milhas em cartões de crédito onde elas não expiram e quando surgir as promoções de passagens você transfere para o programa adequado.

  • Victor:

    Boa tarde, Fábio! Gostaria de ir para China e Hong Kong de executiva, pela Turkish, em Novembro/Dezembro de 2017, usando milhas da TAP. Será que consigo?
    Alguma dica de como pesquisar datas disponíveis, assim já tenho definido antes de ligar para a TAP?

  • ANdré Fix Dias de TOledo:

    Bom dia,

    meu nome é André Fix Dias de Toledo, casado com Izabel, e pai de uma angelical menina de 10 anos, a Manu. Gostaria de pedir a sua ajuda, e se possível divulgar a crueldade a qual fomos submetidos pela empresa Smiles, responsável pelo Programa de Fidelidade da Gol. Espero que esse relato chegue ao maior número de pessoas e famílias, para que possam conhecer como agem Smiles e Gol.

    Tínhamos agendado viagem para os USA entre 19/dez (ida para Boston) e 19/jan (volta por NY), onde iríamos curtir o inverno nos Estados Unidos. Nossa passagens foram emitidas em meados de agosto através de milhas do programas Smiles, acumuladas por pontuação do cartão de crédito, clube Smiles e na maioria, compradas em oportunidades passada. Acontece que ao final de novembro, a Manu tinha vários exames de saúde agendados, exames estes que fazemos anualmente como rotina. Desta vez, a médica solicitou uma ressonância do crânio para avaliar a hipótese de uma dislexia (ou coisa semelhante) em minha filha. Com o resultado, fomos surpreendidos por um “achado de pesquisa”: encontraram acidentalmente uma mancha no cérebro da Manu. Em outras palavras:” Pequena lesão nodular peritrigonal à direita, caracterizada por hipossinal em T1, hipersinal em T2/FLAIR,…”. Baita susto, com uma tremendo baque em nossas vidas….. ainda estamos assimilando a situação, enquanto objetivamente tentamos nos aprofundar na pesquisa clinica da condição de saúde da nossa filha.

    A Manu fez semana passada outra ressonância, desta fez mais complexa, pra ver se seria possível identificar a composição da lesão. O resultado não foi conclusivo, e agora o neurocirurgião quer realizar uma biopsia na semana que vem, pre-agendada para 27/dez. Amanhã vamos escutar uma segunda opinião, e talvez uma terceira…. pra definirmos, com o maior número de informações possíveis, a melhor conduta.

    Em paralelo a esta tormenta, precisávamos cancelar nossa viagem, e dentre as providencias, cancelar os bilhetes emitidos, com o a devolução das milhas Smiles à minha conta e o reembolso das taxas pagas. Abri o processo na Smiles em 6/12/16 (código 1-55165725953), e apenas na segunda, dia 19/12, recebi a resposta: as taxas estornadas em meu cartão de crédito (30 a 60 dias) e as milhas voltariam pra minha conta Smiles. Acontece que mais 85.000 milhas perderam sua validade, pois tinham vencimento em setembro, e simplesmente deixaram de existir. Milhas que comprei com o suor do meu trabalho!!! Gostaria de registrar a crueldade e frieza da Smiles e Gol – não tiveram a decência de avaliar com bom senso a situação, e perderam uma grande oportunidade de agir com nobreza. Tão pequenos de caráter.

    Quanto à saúde da Manu, temos esperança e fé que vamos achar o melhor caminho com o suporte de bons médicos, e principalmente com a inspiração dos Planos Superiores. O “achado de pesquisa” foi nosso presente de Natal, uma supresa maravilhosa aos afortunados. Vamos aproveitar essa oportunidade para amadurecer, e aproveitar a maravilhosa experiência de viver. Viva à Família!!!

    Um Feliz Natal e Boas Festas!!!

    Andre, Bel e Manu

    • Victor:

      Prezado André,
      Entendo e compartilho sua indignação com o Smiles. Estou usando todas as milhas Smiles que tenho e cancelarei meu Smiles quando usar todas, pois realmente deixa muito a desejar.
      Mas se valer um conselho neste momento, esqueça isso e concentre-se em ajudar sua filhinha. Desejo de todo coração que não seja nada grave, e que vcs tenham equilíbrio para fazer o melhor por ela. Desde já estou orando por vcs. E não há de ser nada, se Deus quiser vcs vão fazer muitas viagens maravilhosas juntos, você vai ver.

  • Douglas Amancio de Godoy:

    Bom dia Fabio, tudo bem?

    Primeiramente parabens pelo canal, acompanho direto e sempre passo para outras pessoas acompanharem.

    Eu tenho uma duvida e uma curiosidade:

    Eu tenho um pouco mais de 100 mil milhas da Azul. Existe alguma tecnica/periodo do ano que seria mais facil para encontrar bilhetes na Business?

    Agora a curiosidade. Quantas vezes no ano voce tem que trocar de passaporte? Seria legal mostrar um resumo de quantas viagens voce fez e quantas passaportes voce troca no ano, porque imagino que nao tenha paginas suficientes para tanto carimbo, hahahahaha.

    Abracos e tenha todo sucesso!!!!

    • Geralmente os valores mais baixos você encontra para emitir com no mínimo 3 meses de antecedência da data do voo.
      Nos ultimos 2 anos troquei 3x de passaporte por falta de folhas. 😉

  • Denis:

    Fábio, boa noite
    O Múltiplus mudou o valor de resgate para os EUA com pontos na business. Antes estava tarifado 65k para maio cada perna, e agora já faz algumas semanas que o mínimo valor é 110k. Eles mudaram sem avisar?
    Denis

    • O Multiplus não tem tabela fixa de pontos para resgate, assim como o Smiles.
      Eles podem cobrar o quanto quiserem baseado na demanda pelo voo.

  • Camilla:

    Bom dia.

    Meu namorado baixou o app do uber no celular dele, porem como tinha que colocar um cartão de credito para cadastrar ele pediu o meu. Com o passar do tempo terminamos o namoro. E tenho reparado que na fatura do emu cartão tem chego cobranças da uber, porem não tenho ultilizado esse app. Caso eu entre em contato com uber tenho como saber quem esta ultilizando o app?

  • Natali:

    Fabio, tudo bem?

    Vamos ver se vc consegue me ajudar, peguei um voo com conexão no Chile e ao total vou ter quase 18h de viagem, chego em NY as 7h da manhã e o hotel já me respondeu que não tem a possibilidade de antecipar check in por conta de ser dia 25 de dezembro.

    Por questões de higiene, gostaria de saber se após o desembarque no JFK existe algum lounge que possa acessar com o priority pass ou até pagando um day use para que possa tomar um banho.

    Grata,

    • Você pode checar esta informação direto no site do Priority Pass, mas pelo o que eu saiba não existe não.

  • Rodrigo Rieger Maia:

    Olá Fábio,

    Sabe me dizer se eu comprar pontos Livelo e transferir para o Smiles eu irei contabilizar as milhas club na proporção de 1/10 de modo a aumentar de categoria no Smiles? Preciso de mais 1.500 milhas club pra atingir a categoria até o fim do ano e não vou fazer nenhum voo até la. Obrigado desde já!

  • Joao Victor:

    Olá Fabio,

    Recebi um e-mail essa semana da Emirates dizendo que eu e meus pais sofremos um downgrade da primeira para executiva num voo de MAD-DXB que vai acontecer semana que vem. Fiz o upgrade das passagens (90.000) transferindo do Amex para o Skywards. Pedi para fazerem o upgrade no voo de volta, pois vi que havia vagas se eu quisesse comprar mas eles afirmam que no sistema eles não podem fazer. Pedi que creditassem essas milhas de volta no AMEX, pois não voo frequentemente com a Emirates e pq acho o programa pouco vantajoso e dizem que também não podem devolver. Já tentei call-center nacional e internacional, SAC, programa SKYWARDS. É nenhum faz alguma coisa. Ficam empurrando o problema sempre para outro departamento. Você tem alguma sugestão para eu poder resolver essa situação?

    • Tente sugerir pra eles te reacomodarem em algum voo que tenha First saindo da Europa, teoricamente eles são obrigados.

  • Viajante:

    Fabio, reparou que desde a reformulação do site da TAP na Black Friday a tabela de resgate do Victoria simplesmente não está mais disponível? =O

  • Cesar Bittencourt:

    Fábio, mais uma vez só tenho elogios ao seu trabalho. Parabéns. Mas aqui vai umas dúvidas minhas com relação ao Smiles: estou na categoria Ouro que expira 30/03/2017 faltando 20.000 milhas club para a Diamante. Qual o jeito mais fácil para eu me manter na Ouro ou para eu seguir para a Diamante? Atualmente tenho no Smiles cerca de 261.000 milhas. Destas milhas, 91.000 expiram em Março de 2017 e preciso de uma boa dica para usar estas milhas e que não atrapalhe as minhas condições de categorias. Sucesso sempre e abraços!

    • O jeito mais fácil é voando ou transferindo milhas dos cartões de crédito – sendo que esta última a proporção é a cada 15 milhas dos cartões valem 1 milha para upgrade.
      Usar ou não as milhas não influencia em nada na sua categoria, pode gastá-las.

  • Guilherme P.:

    Boa noite, Fabio!

    Graças ao seu trabalho e à todas as suas dicas, acabo de emitir vôos para mim, esposa e filha, em executiva ida e volta, para os EUA a um custo fantástico! O seu trabalho mostra que, com planejamento, flexibilidade e senso de oportunidade, é, sim, possível, viajar com mais conforto, maximizando a diversão!

    Muito obrigado e ótimas viagens!!!

    • Que maravilha Guilherme – fico feliz que tenha contribuído de alguma forma 😉
      Depois conte pra gente como foi.

  • Cristina:

    Gostaria de saber qual as letras que a Delta usa para identificar as tarifas Econômica, Executiva e Primeira, porque sempre encontro (N) na econômica e na executiva eles falam que teriam várias cabines. Não consegui encontrar em nenhum dia as letras X , O, que vc postou. Desde já agradeço
    Cristina

  • Larissa:

    Olá gostaria de saber se consigo viajar para Cancun com passaporte a três meses do vencimento. Obrigada

  • Andre Maimone:

    Boa tarde Fabio! Tudo bem?

    Primeiramente gostaria de dizer que sou mto seu fan! Te acompanho em todas as redes sociais e queria agradecer por todas as otimas dicas e reviews que tem feito! Sao sensacionais!

    Gostaria de perguntar algo que durante estas 3 semanas tem me chamado a atencao e francamente nao sei a resposta. Em fevereiro farei uma viagem com meu pai a Milao, fazendo um stop over na volta em Miami, e durante estes 5 dias em que vamos ficar na Florida, gostaria que minha namorada fosse daqui do Rio para la tb. Somos Executive Platinum na American e sempre damos preferencia para ganharmos milhas e beneficios, porem tenho ficado abismado com os precos das passagens que estao beirando BRL $4K e tambem de hoteis que nao param de subir a cada dia. Trabalho no mercado financeiro e sei que o dolar tem a sua participacao nesta subida de precos…..mas nao estao emparelhados.

    Por acaso vc tem alguma ideia desse motivo? E teria alguma dica para me dar afim de contornar essa passagem cara da American?

  • João:

    Bo noite Fábio,

    Gostaria apenas de saber se teve algum retorno da Bradesco Cartões / Membership Rewards com relação ao Cartão American Express Gold Card (Não Gold Credit) ter automaticamente o programa Membership Rewards transferido para Livelo? No site ainda consta que os Cartões American Express Green Card, Gold Card e TPC são Membership Rewards e o restante dos Cartões Bradesco Livelo.

    Agradeço desde já.

    João

  • Samuel:

    Ola Fábio,

    Parabéns pelo blog e pelas dicas. Não passo um dia sequer sem consultá-lo. Voando Latam na Business saindo do Galeão, tem alguma sala vip que posso utilizar? Tenho 170.000 milhas Multiplus. Quais seriam as alternativas para bilhete na business voando do Brasil para Nova Iorque e voltando de Miami para o Brasil, sendo o trecho terrestre de NY para Miami? Obrigado!!!

    • A melhor forma de consultar a disponibilidade é pelo próprio site da LATAM pois os valores são sujeitos a variações dependendo da classe tarifária.
      Eu sei que a TAM usava a sala VIP da GOL no Galeão, mas agora com a reforma não sei dizer qual é a nova parceira.

  • Daniel:

    Fabio, os vouchers de upgrade de 500 miles da AA (para voos domésticos) pode ser usado para outra pessoa?

  • João Azevedo Neto:

    Bom dia. Tenho outra dúvida. Vou fazer meu voo saindo de Dubai com a Qantas, voando em Primeira Classe. Qual sala VIP vou poder usar? Posso usar a sala VIP da Primeira Classe da Emirates? Obrigado.

  • Paulo Henrique:

    Olá Fábio
    Gostaria de Saber quantos pontos Latam Fidelidade eu consigo acumular voando com a Qatar ? E se esses pontos são elegíveis para troca de status ?

    • Você deve verificar a classe tarifaria do seu bilhete e a distancia em milhas X sua categoria no programa.
      As informações estão no site da LATAM.
      Sim, serve para trocar de status.

  • João Azevedo Neto:

    Bom dia. Sou leitor de voces a algum tempo e tenho um questionamento. Existe algum lounge de chegada em Dubai? Estou chegando pela British (BA), viajando de Primeira Classe, as 07:30 da manhã. Preciso aguardar outras pessoas chegarem. Quais as opções que tenho para passar um tempo antes de ir para o hotel? Obrigado

  • junior@hotmail.com:

    Fábio, que raiva e desespero.
    Voos disponíveis em todos os sites para consulta (United, ANA) e nada do lifemiles mostrar a disponibilidade em pontos da Lufthansa saindo do Brasil na data que quero. Tudo certinho, conexão menor de seis horas, passagem saver, etc.
    Sabe de algo ou é o velho 171 de sempre?

    • Você está marcando a Lufthansa no campo de busca?
      Se sim, tente tirar e deixar apenas cias da Star Alliance.

      • junior@hotmail.com:

        Sim. Tentei todos os truques que sei. Nada. Lamentável. Milhas encalhadas.

  • Daniel Dib:

    Fabio,
    Bom Dia!

    Não sei se eu deixei passar, ou se mudou recentemente, mas o programa da smiles, para acumulo de milhas mudou? Agora são necessárias 15 milhas de parceiros não aéreos para 1 milha Club? Não era 10 para 1?

    Você sabe me dizer se mudou ais alguma coisa no programa?

    Desde já agradeço.

    Obrigado

  • Rosangela:

    Bom dia Fábio! Sabe se há algum problema com o site do Smiles? Faz alguns dias que não tenho conseguido pesquisar passagem para Buenos Aires na cias parceiras, clico para ver disponibilidade nas cias parceiras, mas não funciona, nada acontece. Já tentei pesquisar por 3 navegadores diferentes e sempre dá o mesmo erro. Obrigada!

    • Não sei te falar não Rosangela, mas vou tentar um contato com eles.

      • Rosangela:

        Bom dia Fábio, ok, muito obrigada!!

        • Rosangela:

          Boa tarde Fábio, por acaso vc conseguiu contato com o Smiles sobre esse problema? Obrigada!

          • Eles informaram que estão com problema no TI e não me deram retorno de quando o problema será solucionado.

  • Andreas Ferreira:

    Fábio, tudo bem?

    Quero tirar um Rio -> Paris pela TAP VICTORIA, mas quero ficar em lisboa e apenas voltar por Paris. Minha dúvida é, posso abandonar o meu trecho Lisboa – Paris ?

    Obrigado!

    • Se você abandonar o trecho Lisboa-Paris toda sua passagem de volta será cancelado.

  • Vinicius:

    Boa noite Fabio,

    Hoje estive no GIG e usei a Sala Vip PLAZA PREMIUM no desembarque. A sala fica no estacionamento do 2 andar, inaugurou na terça feira passada. Ela foi feita para passageiros em chegada de voo. Não sei se estava sabendo. Um abraço

    • Vinicius,
      Não estava sabendo não.
      No desembarque doméstico ou internacional?

      • Vinicius:

        Então… na verdade pra todo mundo, ele fica na área publica. Eu falei sobre ser pra passageiro de chegada, pois, no folheto deles fala que serve para esses passageiros. Mas acho que qualquer um pode acessar. Fiquei la por umas 3 horas, não pediram cartão de embarque. Usei meu priority pass. Tem chuveiro para banho, tem um cardapio para você pedir comida, como lanches, pizza e outros. Bebida alcoólica tinha apenas cerveja, pois, tinha acabado de inaugurar, mas vai ter destilado mais pra frente.

  • Bernard Jacques Crépin:

    Ao contrario do que consta o seu artigo “Casa Alitalia : dois novos lounges emblematicos nos aeroportos de Roma”, não tem acesso para o portador do cartão American Express Platinum Card”.
    Isto é um problema dos portadores Platinum Card, que não é aceita ao contrario dos comunicados.
    Ate em Paris CDG , não tem sala VIP pelo Platinum Card.

  • henrique:

    Fabio, tudo bem? Queria sua opiniao sobre uma questao que estou tendo com a Latam, se possivel.
    Estou tentando emitir o trecho Sydney para Doha em primeira com a Qatar usando pontos mulitplus. Já liguei umas 10 vezes e nunca conseguem tarifar, ja tentei todos os horarios e dias da semana rs
    Enfim, a ultima atendente me disse que a Qatar nao aceita este trecho pagando com pontos. Estranho ne? Abri uma reclamacao sobre essa questao e nao me passaram nada ainda.
    Mas o mais estranho aconteceu hoje, quando eu vi no site da Latam em Minhas Viagens (que mostra todas suas reservas), tem lá uma reserva minha no meu nome em primeira classe Sydney Doha. Entrei no site da Qatar com esse codigo e la tambem mostra minha reserva com status confirmado. O bilhete, porem, nao foi emitido. Entao, fica a questao. Eles conseguem fazer uma reserva, já tem inclusive o codigo localizador, mas não consigo pagar com pontos para emitir. Ja liguei de novo pra falar que ja tenho uma reserva e agora quero pagar com os pontos e eles me falaram que reserva e emissao com pontos precisam ser feitas simultaneamente, agora nao tem como fazer mais nada com essa reserva, so esperar expirar. Isso faz sentido pra voce? Voce ja passou por algo semelhante?
    Valeu pela ajuda! Abs

    • Não, nunca passei por isto não e não tenho a menor idéia de como faz sentido, rs.

      • henrique:

        hahaha blz, tks anyway

  • Anderson:

    Boa tarde !!
    Como faço para pontuar pela american air lines?

    Outra dúvida : se eu comprar passagens econômicas tipo para cancun , consigo fazer uograde de categoria por pontos ?

    • Você deve entrar em contato com a cia aerea para saber se sua tarifa é elegivel.

  • Newton Cyrano Scartezini:

    Comprei duas passagens SAO Santiago Chile para o dia 22/12. Gostaria de fazer um upgrade de classe. Como devo proceder?

  • Rodrigo Capriles Smith:

    Olá! Venho acompanhando seus posts não faz mais que 1 ano. Desde então já consegui cumprir uma de minhas promessas: nunca mais viajar no que chamamos (entre amigos) de “animal class”… Sem demagogia e muito menos querendo menosprezar (viajei muito assim por não ter condições nenhuma de ir de business ou 1a.) mas jurei para mim que, enquanto for possível, viajar com as 2 crianças pequenas, só de business – Econômica não dá!
    Bom, enfim – Você me ajudou a manter esta promessa 😉 Obrigado pela dica da LM pois com ela estamos indo para o Natal em NYC todos os 4 via business…

    O que queria perguntar agora é: Como fazer o mesmo para, em julho de 2017, ir para Los Angeles? Queremos fazer uma viagem com mais um casal de amigos (com filhos tem) onde vamos aluga um trailer e subir de LA para SF durante 20 dias. Quero muito garantir as 4 passagens de business já que este voo é ainda mais longo. Qual acredita ser a melhor aposta? LM (tenho umas 30 mil milhas), AA (tenho 70 mil milhas), Smiles (Tenho apenas 6 mil milhas) … Agradeço qualquer dica. o Trajeto a principio é GRU –> LAX mas tenho como sair de Campinas (se houver algum macete), Abraço e Feliz 2017! Parabéns pelo trabalho…

    • Amigo, com esta quantidade você não conseguirá emitir ida e volta nem para um passageiro.
      Aproveite alguma oferta da Livelo com a TAP (caso surjir) compre os pontos por lá e emita pelo TAP Victoria, pois o programa da cia portuguesa cobra 90.000 para ida e volta pros EUA de Business.

  • Marcelo:

    Boa tarde Fabio!

    Na sua opinião essa nova promoção do KM de Vantagens é realmente boa?

    250 Km = 5.000 pontos Multiplus – Taxa de transferência até 12 x de R$ 12,50

    Obrigado!

    Marcelo

  • Jonas Helding Rasmussen:

    Bom dia Fabio

    Você tem alguma sugestão de como conseguir passagens em classe executivo por um preço em conta do Brasil (SP) para Dinamarca…?

    Grato
    Jonas

  • Marlon Almaida:

    O programa smiles não fornece a informação extremamente relevante para o cliente que é o do vencimento das milhas club. Você só sabe que elas venceram quando elas desaparecem da conta, e aí já é tarde. Eu passei o ano todo acompanhando as milhas club. Até setembro as milhas club iam aumentando e a quantidade necessária para atingir a categoria diamante diminuindo, como você pode verificar na tabela abaixo.
    total de milhas Milhas club Milhas para categoria diamante
    fevereiro 266552 19684 15316
    março 270914 19778 15222
    abril 282250 22055 12945
    maio 286811 22447 12553
    junho 262913 24011 10989
    julho 266908 24040 10960
    agosto
    setembro 265724 28722 6278
    outubro 285653 25767 9233
    novembro 292462 18209 16791

    Meu plano era fazer em dezembro uma transferência do cartão de crédito para mudar para categoria diamante. Em setembro, faltavam apenas 6278 milhas e acreditava que seriam necessárias menos de 62800 pontos do cartão de crédito que correspondem a 6280 milhas club. Contudo, as milhas club começaram a desaparecer da conta em outubro. Liguei para o atendimento smiles e informaram que o sistema estava fora e que não poderiam informar. Quando vi já tinha recebido o extrato de novembro com outra baixa de milhas club e agora as milhas necessárias para upgrade são 16791, ou seja precisaria transferir 168000 de pontos do cartão para upgrade de categoria. Ou seja, se eu soubesse que existiam milhas club vencendo, teria transferidos os pontos de cartão em setembro, mas o programa smile nao informa aos clientes o vencimento das milhas club. Agora não vou conseguir a mudança de categoria de ouro pra diamante. Me senti prejudicado pela falta de informação do smiles.
    Onde eu posso reclamar já que o smiles só aceita reclamação pelo canal de voz e o pessoal do atendimento não entende do que estou reclamando, apenas respondem por e-mail falando que minhas milhas club estão corretas.
    Atenciosamente,
    Marlon Almeida

  • Lorena:

    Voos pela SA é melhor pontuar no Connect Miles ou na LATAM? Minhas classes são: L, Y, Q, B.

    Abs

  • quantas milhas são necessárias do aeroporto de confins Brasil para lisboa na classe executiva:

    Tenho uma passagem da tap para lisboa, gostaria de transferí-la para a classe executiva com milhas. De quantas milhas preciso para complementar?

  • João Mariano:

    Bom dia Fabio, tudo certo?
    Sobre essa promoção da Lifemiles de 2×1 + até 25% que entrou hoje…

    Está valendo a pena?

    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    João Mariano

  • Bella:

    Olá Fábio!Em primeiro lugar, gostaria de dar meus parabéns por seu site…. é maravilhoso, enriquecedor, e repleto informações valiosas e de lindas fotos! Obrigada!
    Gostaria de perguntar a você o que devo fazer para adquirir pontos (milhas) de companhias internacionais (preferencialmente para a Europa), utilizando o cartão de crédito Visa Itaú Personnalité. Gostaria de utilizar companhias internacionais, sem ser Gol ou LATAM. É possível fazer isso? Como proceder? Você acha que eu posso trocar por milhas os gastos passados no cartão, ou só daqui para a frente? Se você puder ou souber me responder isso… eu ficaria muito agradecida! Muito obrigada!

  • Cesar Bittencourt:

    Fábio, por um acaso você conhece os serviços / aplicativo Jetsmarter? Achei muito interessante! É como um UBER da aviação privada. Um amigo fez uma viagem a bordo de um Legacy 650 e achou o serviço excelente!

  • alexandre cunha:

    tenho milhas no programa da american airlines quanto tempo posso ficar sem fazer movimentação para nao perder os pontos (expirar), fiquei sabendo que se fizer uma movimentação de tanto em tanto tempo os pontos nao vencem

  • Darlan Esteves:

    olá Fabio,
    estou na luta tentando emitir via Smiles 2 passagens Curitiba – Toquio de business. Depois da entrada da Emirates a pontuação praticamente dobrou, alguns dias esta por 320k a perna, sem chances. Ha alguma chance de arrumar tarifa mais decente? Alitalia já era, nem pra remédio existe mais. Obrigado

    • Realmente Alitalia desapareceu, não sei o que houve – deve ser porque a propria cia alterou seus resgates.
      Infelizmente a melhor opção era ela.

  • Marcos:

    Fabio,

    Acabei de emitir um trecho interno nos EUA num voo da AA utilizando pontos Multiplus.

    Como não tinha disponibilidade na executiva, eu emiti na econômica (tarifa T).

    Vc sabe se, na hora do checkin, eu consigo um upgrade (pagante) para a First?

  • JOSE ROBERTO MARURI ZANELLA:

    Olá Fabio, tem algum tutorial para encontrar passagem pela Air france e emitir no smiles?

  • Vinicius:

    BOA TARDE Fabio,

    Duas duvidas… Eu emiti passagem em bussines da SAA pelo latam fidelidade para JNB, consigo marcar assento do voo ou só na hora do check in mesmo!?
    Outra coisa… Meu voo sera dia 17jan, existe algum jeito de descobrir se o meu voo sera na nova bussines!?
    Desde ja, obrigado!!!

    • Consegue sim, basta ligar na central da SAA no Brasil com o código localizador.
      Se o mapa de assentos for 1-2-1 é o novo, se for 2-2-2 é o antigo.

  • Carlos:

    Fábio, estou acumulando milhas no SMILES para uma viagem em 2017.
    Gostaria de maximizar a utilização, aproveitando para voar em uma mais cia de excelente qualidade, e talvez até em Primeira Classe.
    Considerando as parceiras atuais, todos os destinos mundiais, rotas e possibilidades, na sua opinião, quais são as melhores opções para emissão com o SMILES ?
    Se em primeira classe, quais as opções ?
    Grato.

    • A unica possibilidade de Primeira Classe é a Etihad que cobra no mínimo 330 mil por trecho – inviável.

      • Carlos:

        Fábio, me permita corrigir um aspecto e complementar.
        Não estava pensando em rotas necessariamente de/para o Brasil.
        Aproveito para sugerir um post, que responde minha questão:
        Quais são as melhores emissões (rotas) possíveis com milhas Smiles ?

        • Carlos,
          Não tem como fazer um post a respeito disto já que a tabela do programa é flexível e cada dia cobra um valor.

          • Carlos:

            Obrigado Fábio.
            Lamento minha dificuldade para melhor esclarecer a situação (rs).
            Na realidade, também não me referia a custo da emissão.
            O que pensei foi:
            Quais devem ser as opções mais bacanas para resgate no SMILES ?

  • Samuel:

    Olá Fábio,

    Estou planejando uma viagem para os Estados Unidos e hoje quando fui reservar os assentos na classe executiva da Latam pela Multiplus, o trecho de ida Uberlândia para Nova York, no dia 18/04/2017 passou de 65.000 para 90.000. Isso tá certo?

  • Guilherme P.:

    Boa tarde, Fábio! Li, em outro site, que, houve uma mudança nas regras de emissão de passagens de cias Star Alliance, pelo Victoria TAP e que, agora, é permitida a emissão one-way. Estou tentando contato com o call center há duas horas, sem sucesso, só ficando na espera. Sabe se esta informação procede?

    Continue nos brindando com o excelente site!!!

    Obrigado e ótimas viagens!

    • Nada mudou nas regras do TAP Victoria.

      • Guilherme P.:

        Obrigado pelo feedback!

      • Ricardo:

        Fabio, na verdade mudou sim. Eles agora permitem emissão one-way. Mas a tabela de pontos necessário não está mais disponível no site:

        Companhias da rede Star Alliance (site da TAP)
        Bilhete de ida e volta (adultos e crianças): máximo de 6 segmentos.
        Bilhete de ida (adultos e crianças): máximo de 3 segmentos.

        • Ricardo,
          Isto sempre existiu – eu tenho o print do site antigo.
          Porém eles cobram valor de ida e volta mesmo emitindo apenas só ida.
          Não é novidade – estou 100% certo do que estou falando 😉

  • joao gasparini sobrinho:

    Comprei 150000 pontos da LIVELO na promocao com desconto. Na mesma hora do dia 25/11/16 transferi 180000 pontos para a TUDO AZUL , afim de receber 100% de bonus que foi anunciado no PASSAGEIRO DE PRIMEIRA e confirmado no site da AZUL. Passaram varios dias uteis e ainda nao recebi os pontos e nenhuma mensagem. Queria saber se tem alguem na mesma situacao. Obrigado e abracos.

  • Carlos:

    Fábio,
    Bom dia! Já fiz muitas viagens de executiva com milhas, mas ainda não conhecia seu site. É incrível. Agora espero viajar mais e melhor.
    Quero uma ajuda sua, por favor. Em fevereiro quero fazer uma viagem de executiva de Brasília para Lisboa com minha esposa. Comprei milhas do SMILES, com promoção de 100% de pontuação adicional, seguindo uma dica do seu site. Agora, na hora de emitir as passagens, não consigo achar vôo direto na executiva, só na econômica. Acho vários vôos de executiva saindo de outras cidades, mas não de Brasilia. Simulando uma reserva no site da TAP, vi que ainda há vários lugares disponíveis na executiva para venda. Assim, estou no seguinte dilema: Compro uma econômica mesmo para garantir lugar ou espero um pouco para conseguir a executiva? Qual a sua opinião?

    • Carlos,
      Se suas datas são fixas e você precisa ir neste período eu te sugiro fazer o seguinte.
      Emita as passagens em classe econômica e tente ficar monitorando os lugares para ir de executiva.
      Só lembrando que para cancelar o bilhete e ter as milhas de volta tem o custo de U$75 por passageiro.

      • Carlos:

        Fábio, obrigado pela rápida resposta. Eu pensei nisso que você sugeriu. Ocorre que pelo que o pessoal do SMILES me disse, as milhas não voltam automaticamente para mim. Haverá um delay até que haja confirmação do pagamento da multa. Na prática, eu posso acabar cancelando e a disponibilidade da executiva acabar antes mesmo que as milhas voltem para mim, não seria isso?

        • Carlos,
          Em todas as experiências que tive assim que você faz o cancelamento online as milhas voltam na hora pra sua conta – não há este delay.
          O que você pode fazer para garantir o lugar é emitir na executiva sem as milhas necessárias na sua conta – usando a modalidade emissão sem milhas – e depois que elas retornarem você quita o bilhete.

          • Carlos:

            Fábio, muito obrigado pela sua atenção. Vou comprar na econômica e aguardar uma oportunidade na executiva. Será que devem lançar promoção de vôos internacionais com milhas reduzidas para quem é do club smiles?

          • Dificil dizer, mas estas promoções são bem constantes então a chance é grande.

          • Carlos,
            Acabou de ser lançada uma promoção para Lisboa.
            https://www.smiles.com.br/essa-e-pra-voar
            Você está com sorte.

  • Gustavo Rodrigues:

    Olhem esse link: http://www.membershiprewards.com.br/mr/recompensa_membership_rewards.shtml
    Lá diz que os cartões de compra são no MR.
    Neste outro, diz quais são do livelo.
    https://www.hotsitefidelidade.com.br

  • Marcos:

    Azul – Voo Doméstico em Executiva

    Vou fazer um voo de Recife a Viracopos e percebi que a Azul utiliza, às quartas-feiras e aos domingos, o Airbus A330 para fazer esse voo.

    Entretanto, ao comprar, não aparece a opção para executiva.

    Alguém sabe como faz para comprar o assento em executiva nesse voo?

    • Você deve entrar em contato pelo call center e solicitar comprar o espaço azul.

  • Iago:

    Boa noite.

    Sou um amante da aviaçao e seu fã,gostaria de saber aonde vc compra as miniaturas dos avioes comerciais,de preferencia de onde tem os melhores preços.
    Obg!!

  • Rafael Ferreira:

    Marcos, sim, tem passagem. O problema será se tiver malas pra despachar pq o guichê da Delta deverá estar fechado e dessa forma vc nao consegue ter acesso a parte segura do terminal. Farei a mesma coisa que vc, chego perto das 11 da manha e o voo sai somente a noite (acho que 23hs). Entao devo reservar o Slavieiro Fast Sleep (que fica na area anterior a seguranca no T2 ou outro hotel qlq). Abs

    • Marcos:

      Mas como o meu bilhete é conjugado, se eu despachar as malas em Brasília, eu só vou pegá-las nos EUA, certo? Eu terei q pegar as malas em GRU e despachá-las de novo?

      • Rafael Ferreira:

        Boa pergunta. To tentando lembrar qndo sai do Brasil pela ultima vez com bilhetes conectados mas confesso que nao consegui lembrar. Entretanto qndo fui a HNL eu desci em MIA (peguei as malas por conta da imigracao) mas nao consegui despachar por que meu voo de conexao era maior do que 4hs. De la fui pra SEA e mesma coisa, tive que retirar as malas. Na volta nova escala em LAX e tive que retirar as malas. Em todos os locais afirmaram que as cias nao estao mais ficando com malas em tempos superiores a 4hs. Vou tentar uma resposta tb e peço que caso tenha uma, avise por aqui. Abs

        • Marcos:

          Obrigado pela resposta, Rafael. Se eu descobrir alguma coisa, te aviso. Abcs

      • Exato, você pega somente nos EUA.

  • Marcos:

    Fabio,

    Vou voar com a Delta saindo do T2 de Guarulhos, mas como vou ter uma conexão longa (pois venho num voo de Brasília), eu reservei o Hotel de transito da Tryp que fica no T3.

    Há passagem interna (para quem já está na área de embarque) entre os terminais T2 e T3?

  • Andre Mesquita:

    Fabio, boa tarde.

    Com a recente onda de alteração das políticas de pontuação com base na tarifa (ao invés de milhas voadas), gostaria de perguntar quais programas você elencaria (já que eleger 1 ou 2 é complicado) os principais dentro de cada aliança para acúmulo de pontos voados.

    Sei que trata-se de uma questão bem ampla e cheia de variáveis, mas gostaria de ouvir tua opinião sobre o assunto.

    Eu tenho um voo pra FRA hoje à noite na LATAM, por exemplo, e quando comprei inseri meu número AAdvantage. Fazendo o check-in, resolvi mudar pra LATAM (onde não sou ninguém, só tenho pontos dos cartões e promoções) em função do acúmulo por milhas voadas (espero não ter feito besteira).

    Um abraço e obrigado.

    André S. Mesquita

    • Andre,
      O programa da LATAM é muito vantajoso quando você se torna elite por causa dos upgrades ilimitados.
      Mas isto só vale a pena se você costuma viajar exclusivamente para as rotas onde a cia opera.

  • messias:

    Marquei uma passagem utilizando pontos multiplos, entretanto não vou mais viajar como fica os pontos

    • Você deve entrar em contato com a cia aérea para pedir o reembolso.

  • Joao:

    Boa noite Fábio,

    Acompanho seu site há algum tempo e me beneficio muito das suas dicas. Mas agora eu tenho uma dúvida. Apenas recentemente eu recebi um Amex Gold card. Quando fui me inscrever no Membership Rewards fui direcionado automaticamente para Livelo. Ligando nas centrais de atendimento as informações passada é que agora tudo é Livelo. Quando ligo na central da Amex dizem que tenho que ligar na central de atendimento que consta no verso do meu cartão, e as respostas são sempre as mesmas, que agora todos os cartões Amex são programa de fidelidade Livelo. Apenas reafirmando que é um Amex Gold Card e não credit. O ultimo post que tenho do seu site com esse assunto é justamente um esclarecimento que que os cartões credit migrariam para Livelo e os Green, Gold e TPC permaneceriam Membership Rewards. Não sei mais onde consultar.
    Agradeço desde já.

    • Joao,
      Eu entrei em contato com eles para pedir uma posição oficial afinal muita gente está recebendo estas informações.
      Quando obtiver uma resposta vou colocar aqui no site.

  • DANIEL FERNANDO S COSTA:

    Olá, encontrei passagens no trecho Londres – Dubai, por menos de R$ 100,00 (cem reais), ida + volta. Vôos em fevereiro a maio. O que pega são as taxas.

  • Ticiana:

    Gostaria de saber se você tem medo de voar ou se já teve e como superou isso? Você viaja muitoooo e nunca passou por isso? Tenho pânico de avião, já fiz viagem internacional, estou prestes à fazer outra, mas o medo é tanto que estou quase a desistir!!!

    • Ticiana,
      Graças a Deus não tenho não, se não estava perdido, rs.

  • Rogerio Schwartz:

    Fabio, boa tarde. Gostaria de lhe enviar um email, para que endereço posso enviar?

    Um abraco
    Rogerio

  • Patricia:

    Gostaria de maiores informações para fazer um publieditorial no blog de vcs passageiro de primeira.

  • Camilo Barros:

    Fabio, tudo bem?

    Sou leitor assíduo do site e de suas redes, e já estou convencido que não sei utilizar minhas milhas, nem mesmo os benefícios dos meus cartões.

    Tenho uma viagem de final de ano pela Delta feito somente agora e pela ocupação do voo não consegui reservar delta business elite, o máximo que consegui foi delta confort, para ida.

    Tenho cartões American Express The Platinum Card e Mastercard Black pelo ItaúPersonalitte.

    Saberia me dizer qual a melhor opção de Sala Vip já que perdi o direito pela tarifa da companhia?

    Parabéns pelo trabalho e siga nos inspirando.

    Sigo aqui tentando aprender como não perder minhas milhas…. Para ter uma ideia estou com 200 mil no Membership Rewards e mais umas 90.000 no Sempre Presente. Fora ter um Clube Smiles, já que perdi meu status por conta de um ciclo de permutas da minha empresa coma Gol.

    Abc.

    Camilo Barros

    • Camilo,
      Com o TPC da Amex você consegue acessar qualquer Skyclub da Delta – somente portador – sem acompanhante.

  • Eder:

    Bom dia!

    Gostaria de ficar sócio deste empreendimento, você pode explicar como que funciona, os benefícios que tenho direito e o valor da aquisição?

    Grato!

  • Mauricius Vogel:

    Olá Fabio

    Sabe me dizer se na campanha “GANHE bonus extras do santander”
    é somente valido para compras em R$ e USD ou se as compras realizadas em outras moedas como (EUR, GBP) tbm irão contar após a conversão para dólar?

    Porque se não vai acabar compensando pagar as despesas de viagem com o TPC.

  • Daniel:

    Caro Fábio,

    Sobre a Qatar, uma constatação: estranhamente, ao menos há 15 dias (quando comecei a pesquisar), há disponibilidade ZERO da Qatar voando business a partir de setembro… até agosto, ainda se acha. Isto pesquisando British e Smiles.

    E pior: GRU-DOHA não se acha mais em executiva no Smiles… ao menos a partir de 1º de setembro… antes, igualmente com grande dificuldade. O Smiles oferece apenas a “extorsiva” opção Etihad…

    Em minha santa ignorância, bilhetes eram “encontráveis” com 330 dias… tanto que neste ano emiti para voar Business Qatar via Smiles com tal antecedência.

    Se ligar na LATAM, beira o ridículo: sempre que há disponibilidade e se pede para cotar, dizem que há problemas tecnicos…

    Ou seja, Qatar, seja saindo do BR, EZE, USA ou Europa, não se encontra disponibilidade alguma de business a partir de 01/09/17. Será uma restrição que a Qatar, até então tão “disponível”, passou a fazer?

    • Geralmente quem coloca os assentos disponíveis é a própria parceira – neste caso quem opera o voo.
      Se não aparece nem no site da British realmente é uma restrição da própria QR.

  • André:

    Oi enviei coment sobre TAP há alguns dias mas não publicado – é na matéria sobre Viagem p Europa de Milhagem

  • Richard:

    Oi Fabio.

    Pra você, qual melhor cartão de crédito para se acumular milhas. Não cheguei ao patamar de ter um black santander ainda, meu cartão é o free e o acúmulo de ponto é ridiculo (1 ponto para 5 reais gasto). Para transferir ponto, o santander libera só partir de 15.000 agora. Ficou quase impossível acumular milha via cartão de crédito.

    Alguma sugestão?

    Abs
    Richard

  • Darlan Esteves:

    Olá Fábio, parabéns pelo site, está cada dia melhor! Estou tentando marcar com milhas Smiles uma viagem de GRU – RIO para Toquio ou Seul para agosto. No começo das minhas pesquisas achei por 120K em média business, agora no Black Friday passou para no minimo 200K. Há alguma chance desse valor mudar? na sua experiência voce ja viu isso acontecer? As passagens da Alitalia simplesmente não existem…

    • Geralmente o valor é 100k com a Alitalia mas realmente não sei o motivo de terem desaparecido.

  • Rodrigo:

    Bom dia Fabio,
    Você viu que nesta semana, entre 22/11 e 28/11 o lifemiles está com a promoção de comprar milhas e receber até 120% de bônus?
    Você acha uma boa idéia comprar para utilizar futuramente?
    Obrigado

    • Se o custo da compra de milhas for menor que o do valor da passagem vale sim.

  • luana ferreira:

    gostaria de saber se realmente e gratis a primeira corrida do uber

    • Se usar o código “uberpassageirodeprimeira” a primeira corrida (até R$20) é de graça.

  • gerson:

    Oi Fabio, chegando em F na LH e conectando em F Asiana, é possivel usar o FCT em FRA?
    abs

  • Gabriel:

    Oi, Fábio, tudo bem? Estou buscando a tabela de resgate para parceiros Victoria, mas o site da Tap mudou e os links antigos todos se perderam. Será que você tem em algum post aqui do site?

    • Gabriel:

      Fábio, acabei de ver que alguém ali em cima perguntou a mesma coisa kkk obrigado mesmo assim!

    • Também ainda não achei esta informação no site novo.

  • Rodrigo:

    Olá Fábio,
    Tudo bem?
    Sabe dizer se o Lifemiles lançará alguma promoção, bônus extras para compras de milhas num período breve? Melhor ainda se os leitores do Passageiro de Primeira forem beneficiados com mais alguns bônus extra…heheheh.

    Abraço

  • Dott Macchia:

    Fabio, considerando que o Black Unlimited do Santander não envia mais pontos para o TAP, qual é o melhor cartão de crédito na atualidade na sua opinião?

  • Maurício Carneiro:

    Bom dia Fábio, tudo bem?
    Amigo, estou com muitos pontos em vários cartões e gostaria de seu auxílio!
    Tenho 277.000 pontos nos cartões do BB, 325.000 pontos no Bradesco e 120.000 no AAdvantage do Citi.
    Gostaria de transferir para algum programa que pudesse emitir business tanto para Europa/Ásia quanto EUA.
    Poderia me orientar na melhor forma para maximizar meus pontos?
    Muito obrigado e continue assim!
    Sucesso,

    Maurício Carneiro

    • Maurício,
      Você pode checar as dicas que posto aqui no site diariamente pois fica impossível atender as demandas individuais.
      Com a promoção vigente do BB pro Smiles você consegue um ótimo benefício – veja as matérias de ontem e ante-ontem.
      Um abraço.

  • Vitor Carvalho:

    Fabio boa noite,

    O Bradesco começou a migração dos cartões Amex da linha credit do Membership Rewards para o Livelo (tem materia aqui no site sobre isso, e também um comunicado oficial do Bradesco na época falando sobre a mudança), porém o regulamento da Livelo (http://www.membershiprewards.com.br/MR/site-novo/PDF/regulamento.pdf) fala que os cartões da linha card (Green, Gold e TPC) estão fazendo parte do programa. O site (https://www.hotsitefidelidade.com.br) fala apenas dos cartões Amex da linha credit. Isso está gerando uma dúvida enorme na cabeça dos clientes. Uns dizem que os cartões card também irão migrar do MR para o Livelo, outros dizem que não, e por ai vai.
    Será que tem como você novamente entrar em contato com o banco e pedir um novo esclarecimento?

    • Vitor,
      Se os cartões da linha MR forem migrados os clientes serão notificados em tempo hábil assim como aparece no regulamento.
      Não precisa de alarde 😉

  • A. Monteiro:

    O tópico sobre achar passagens na OneWorld ainda funciona?
    http://passageirodeprimeira.com/como-buscar-e-achar-disponibilidade-de-assento-com-milhas-aereas-nas-cias-da-oneworld/

  • Eduardo:

    Olá Fabio, como vai?

    Só queria avisar que saiu o regulamento da Blackweek da LIVELO http://www.pontoslivelo.com.br/blackfriday-regulamento

    Tem aquela promoção de pontos + dinheiro que devolve até 15 pontos, mas não fica claro se funciona para cartão OUROCARD e Bradesco (Nanquim e Grafite) ou todos os OUROCARD + Bradesco Nanquin e Grafite. Ficou meio confuso.

    Abraços

  • Thalita:

    Oi Fábio. Estou pesquisando sobre voos na Tailândia e queria saber qual das companhias aéreas vc recomenda: Thai airways ou Air Asia? São voos curtos e não sei se vale a pena comprar business. E vale a pena pontuar na star alliance pela Thai? Posso pontuar na TAP vitória ou Lufthansa? Gosto muito de viajar pela Alemanha também. Obrigada. Thalita

  • Gabriel:

    Fábio, boa tarde.

    Minha dúvida é a seguinte: pretendo fazer um intercâmbio de estudos para a Austrália. Sabes me dizer se posso ir somente com a passagem de ida, ou precisa ser ida e volta? Se precisar ser ida e volta, tens alguma sugestão do que eu poderia fazer? Será que existe alguma cia que permita a volta um ano depois? Ou, será que eu não poderia emitir com milhas e depois cancelar? Provavelmente será mais barato que comprar ida e volta… Muito obrigado!

    Gabriel.

    • Não sei te falar, você deve entrar em contato com a cia aérea que tem interesse em ir e perguntar.

  • Tenisson Peixoto Rezende:

    Olá Fábio tudo bom ?

    Fábio estou pretendendo emitir bilhete para alguma das cias da Star Alliance pela TAP , só que a mesma reformulou o site e não estou conseguindo achar a tabela você poderia me ajudar ?

    Muito obrigado

  • Aline Auricchio:

    Oi Fábio, obrigada por suas dicas, são perfeitas.
    Estou na dúvida com relação a essa semana de Black Friday: Transfiro pontos pra Multipus ou pra Azul?
    Encontrei voos interessantes na data que preciso na Tam. Mas não consegui consultar no site da azul.
    Vc conseguiu verificar se a Azul disponibiliza voos para a Flórida em Janeiro com pontos?

    • Emite por onde você terá um custo menor.
      Sim, basta fazer a busca pelo site da Azul marcando a opção de pontos.

  • JANETE BRAGA:

    Bom dia. Gostaria de verificar minhas milhas.
    como fazer?
    tenho o cartão da Victoria Tap

  • Leandro:

    Ola Fabio,

    vc viu a mudança no site do Victoria TAP? o que vc achou?

    eu nao consigo mais acessar a tabela de regiões nem estimar o valor de uma viagem com os parceiros!!!

    • Notei isto ontem, acredito que ainda estejam adaptando algumas áreas do site até tudo funcionar corretamente.

  • Eduardo:

    Fabio, Bom dia.
    Tenho 300 mil milhas no meu cartão Bradesco e acabei de ver uma promoção do Smiles para transferir com 100% de bônus (me cadastrando no Clube Smiles). Vale a pena? Pois estava pensando em transferir para o Multiplus.
    Obrigado pela dica. Aguardo. Abraço

    • Eduardo
      Eu fiz vários posts ontem a respeito dessa promoção e outras.
      Dê uma lida para você saber como melhor aproveitar.

  • Niltinho:

    Fabio, depois da uma olhada nessa pagina de duvidas e perguntas, fui procurar uma pergunta minha da semana passada tive que baixar a barra de rolamento que comeca com perguntas de 2014 (pense num trabalho esperar carregar) melhor seria se as duvidas fossem em ordem decrescente de datas a partir da mais recebte.. absss

    • Niltinho:

      Mais um help, Voce ta achando algo ai pra viajar eua/europa ou ate asia com precos terráqueos no reveilon? Ate joenaesburgo ta $8 mil na econo da Latam.. inacreditavel!!! Bateu o desespero aqui..

      • Não cheguei a olhar preços pagantes, mas com milhas tá bem difícil também.

    • Pode deixar, vou olhar sim.

  • MARCOS SILVA DE CARVALHO:

    Estarei viajando com minha esposa para Europa utilizando pontos Multiplus, deverei fazer IDA e VOLTA por Madrid.
    Minha passagem tenho pontuação para ida e volta, ao qual pagarei aproximadamente R$ 280,00 de taxas aeroportuarias
    Passagem da esposa será com pontuação de duas pessoas, tendo que comprar uma ida e uma volta, aí que vem o golpe da TAM, para só ida a taxa aeroportuaria é R$ 138,00 e na passagem só de volta cobra o absurdo de R$ 770,00. Qual motivo de cobrança absurda para essa taxa de volta?
    Se eu comprar ida e volta na mesma compra R$ 280,00 e se eu comprar as passagens em duas compras vai para quase R$ 1.000,00 de taxas.
    O que justifica cobrança tão abusiva para essa taxa de volta? Claramente a diferença não é para os aeroportos e sim para a cia.
    Para comparação a TAP só para volta de Madri para o Brasil cobra apenas os +- R$ 138,00 que seria a taxa dos aeroportos. A TAM pode cobrar taxa sem ter a finalidade especifica? o correto seria pagar as taxas dos aeroportos.

    • Pois saindo do Brasil a legislação brasileira não permite a cobrança de taxa de combustível em bilhetes emitidos com pontos.
      Já quando o voo se inicia na Europa (o caso da volta da sua esposa – já que está em bilhete separado) a cia pode cobrar.

  • Helen Dorneles:

    Olá,
    Gostaria de saber se consigo antecipar o horário de um voo da TAP (Madri / lisboa) em um espaço de tempo menos que 6:00 horas, assim como no Brasil costumamos a fazer… sem cobrança de taxas?

  • GLAUCIA REGINA DE VASCONCELLOS:

    Fabio estou programando uma viagem para Europa com visitação e estadia em 3 cidades. Amsterdam, Praga e Bruxelas. Vou utilizar Smiles classe executiva ida e volta. Pelo seu conhecimento qual será o ponto de ida e volta que eu vou conseguir fazer este casamento?
    Fomos este ano de executiva TAP e achamos horrível os assentos inclinados para baixo.

    Tem sugestões para me dar?

    Obrigada…
    Glaucia Vasconcellos

  • Richard Laver:

    Olá!

    Já havia lhe perguntado no passado se você acha melhor acumular as milhas da One World na Tam ou AA. Você havia me dito AA. Mas agora estou novamente com essa dúvida. PQ:

    Viajo sim para o exterior, até com uma certa freqüência. Mas por razões obvias viajo mais dentro do Brasil. Devo virar agora esse mês Executive Platinum da Aadvantage. Mas agora a Tam está dando para os clientes com status o assento + de graça. Além disso, também estão dando os upgrades. Nem sempre viajo de Exec e por isso ter upgrade ou pelo menos o premium economy de graça é uma vantage. Mas o que me fez pensar foi o seguinte: Sendo Emerald da One World eu consigo os assentos especiais de graça na American mesmo nao sendo do Aadvantage. Na LATAM, nao consigo esses assentos gratis sendo Emerald da One World. Ou seja, para esse caso ser Elite na Latam me da esse beneficio em ambas as empresas. Como sempre viajo no assento + nos voos domestico acabo pagando os 30-60 reais pelo assento em todos os 30-40 voos que faço por ano. O status na AA nao me da o assento de graça mas se fosse da Latam teria esse assento de graça. Logo estou na dúvida. Nao sei se vc fez uma analise recente de ambos os programas com as novas regras para saber qual é a melhor opção hoje? (a AA agora só da 50% dos pontos dos voos em parceiras da OneWorld, que diminuiu muito meu acumulo.

    abraços!

  • Vivian Bacha:

    Ola Fabio e obrigada por infos sempre super uteis! Bom, vou para europa em fevereiro, impossivel trocar milhas smiles na executiva pois a quantidade subiu para 150 mil cada trecho. Entao a solução é guardar minhas milhas para uma melhor ocasião e pagar a passagem. A duvida é se vale a pena ir de premiun economica da Air france? Eu nao conheço, das ultimas vezes fui e voltei de executiva…Outra possibilidade é ir de economica e voltar de executiva, qual a tua opiniao ? Tks Vivian

  • vivian bacha:

    Ola e obrigada por infos sempre super uteis! Bom, vou para europa em fevereiro, impossivel trocar milhas smiles na executiva pois a quantidade subiu para 150 mil cada trecho. Entao a solução é guardar minhas milhas para uma melhor ocasião e pagar a passagem. A duvida é se vale a pena ir de premiun economica da Air france? Eu nao conheço, das ultimas vezes fui e voltei de executiva…Outra possibilidade é ir de economica e voltar de executiva, qual a tua opiniao ? Tks Vivian

  • valdir:

    Fabio, sabe dizer se a BA bloqueou assentos F com destino Brasil? A disponibilidade, que até 28.11.2016 era ampla, desapareceu depois. Não tem nada. Nem no AA nem pelo Avios.

  • sibelle menim:

    Fábio,
    estou tentando emitir 2 passagens do Rio para Toquio em business pela Alitalia via smiles, segui todos os caminhos que voce deu, fiz a simulação pelo site da Delta, Expert flyer e Air France, há lugares mesmo no site do smiles mas…. quando termino de colocar os dados dos passageiros, as passagens desaparecem! Fiz a simulação todos os dias de hoje até final de outubro de 2017. Voce sabe se há algum problema? entrei em contato pelo canal de atendimento e eles dizem simplesmente que não há lugar, volto no site e lá está o assento…

  • nivaldo parizoto:

    tirar duvida

  • Marcelo Tadeu Locchi:

    Carlos foi ao posto de combustíveis abastecer seu veículo, gastando 60% do dinheiro que tinha. 20% do valor não gasto, Carlos deu à sua filha e dividiu os R$ 48,00 restantes com sua esposa. O valor que Carlos gastou no posto de combustíveis foi igual a:

  • Bernardo:

    Olá, Fábio! Você c conhece o programa Victoria+ da TAP? Você acha que vale a pena?

    • Já fiz um post aqui no site a respeito 😉

      • Bernardo:

        Obrigado! Bem, mas parece que houve uma modificação. Aquelas 15.000 milhas que só eram dadas para transferência do cartão BCP, agora valem para qualquer cartão. São 65.000 milhas por € 480,00. Apesar da TAP não ser grande coisa, é possível emitir pela SWISS por 120.00 milhas com relativa facilidade. Então, vale ou não vale?

  • leila puppin:

    Srs responsaveis, boa arde
    Comprei minhas passagens para Cuba pela Copa e gostaria de saber como posso ser favorecida em milhas ?
    No momento da compra não usei nenhum numero de fidelidade e como vcs agora fizeram parcerias, poderei utiliza-las agora ja que regressamos de viagem no dia 13/11/16 saída dia 01/11/16
    obrigada e no aguardo
    Leila

  • renato lima:

    oi fábio, tudo bem? você viu isso que incrível?

    http://www.ausbt.com.au/photos-inside-a-boeing-787-private-vip-jet

    abraço,

    renato lima

  • Niltinho:

    Fabio, tudo bom? To com bastante ponto no meu cartao de credito Itau (master black) gostaria de transferir para Latam, tem alguma promocao em vista ou voce acha melhor aguarda pois perco 20% nas transferencias correto? abss

  • Cesar Bittencourt:

    Fábio, me cadastrei naquela promoção Smiles AMEX, solicitei a Bradesco Cartoes a transferência das milhas para o SMILES no prazo, só que não recebi o código para a compra com desconto. Infelizmente a Bradesco Cartões sempre demora a transferir para o SMILES. As milhas só caíram na minha conta SMILES dia 01/11/2016. Será que ainda consigo com o SMILES o código para compra com desconto?
    Abraços!

  • Cesar Bittencourt:

    Fábio, quero uma dica sua! Farei um vôo SXF-AMS em fevereiro pela EasyJet e AMS-ZUR (Transavia). Gostaria de saber qual a antecedência necessária pra chegar nos aeroportos.

  • hebert:

    Fabio a admirals club no EUA aceitam o TPC , o terminal 3 de GRU aceita ? vi falar que a star esta aceitando para entrar na sala.

  • Gustavo:

    Fabio, qual sua opinião em relação a eleição do Trump quanto ao turismo Brasil/USA? Digo, desde obtenção de visto a preços de passagens. Acha que muda alguma coisa?

    • Paulo:

      Fábio, o que acha de macarronada na chapa?!! Gostoso né!!! Fala sério, nada a ver.

  • Eliane:

    Quero descadastrar meu e-mail, como faz?
    Está enchendo minha caixa e não desejo mais receber informações
    Obrigada

    • No próprio email que você recebe tem o link para se descadastrar.

  • Lucilia Diniz:

    Fabio, amoooo seu site! Estou sempre por aqui.
    Uma pergunta: você sabe se as passagens emitidas com Smiles em Primeira Classe Etihad têm direito ao serviço de chauffeur?
    Thanks!

  • vantuil afonso fernandes:

    gostaria da opinião sua e de seus seguidores. Uma cia aérea pode impedir vc de embarcar em um voo a um destino que vc necessita de um visto de entrada,, mesmo vc informando que nao vai entrar nesse país, e simplemente fazer uma troca de voos da mesma cia demostrado o bilhete e confirmadp por eles, dia e mesmo aeroporto a outro destino final(casa). Nesse caso não poderia usar o espaço seguro sem precisar passar pela imigração já tendo todos os trajetos confirmado pela mesma Cia fica a dúvida….Obrigado

  • enrique:

    Boa Noite Fabio,

    Tenho uma pergunta sobre programa de milhagem. A 7 anos consecutivos sou Executive Platinum na AA e tenho o status Platinum for life por ser million miler. Hoje vi que o programa irá mudar novamente. Agora foi adicionado o Elite Qualifying Dollars, ou seja, tenho que gastar por ano na AA USD 12.000 além de voar 4 ou 5 trechos com eles para manter meu status EP.
    Meu problema é que voo muito mais para a Europa e Ásia usando Iberia, BA, CX, AY… não vou muito AA. Para mim sempre foi o melhor programa porém agora estão fechando o cerco para pessoas como eu que vôo muito Oneworld porém não tanto AA.
    Resolvi perguntar a você que sabe mais sobre os programas se existe algum que se assemelhe ao da AA ou seja tão bom quanto. Pesquisei o da Alaska, Tam, LH… mas ainda achei os prêmios da Exec caros em comparação aos da AA.
    Minha ideia seria ou manter o da AA e aceitar essa mudança possivelmente rebaixado para Saphire ( status for life) ou começar com outro programa… algum da Star Alliance (não sei qual seria o melhor) ou algum programa independente.
    Por favor, me de uma luz!!
    Obrigado,
    Enrique

    • Enrique,
      Acredito que a melhor forma seria concentrar na TAP – que é parceria de diversos cartões de crédito no Brasil e possui uma tabela justa para emissão – além claro de excelentes promoções ao decorrer do ano.

  • Fabio Tomaz:

    Olá,
    Espero que estejam super bem.
    Saberiam informar se o duty free do aeroporto de guarulhos também receberão o lançamnto do iPhone 7 do dia 11?
    Fiz contato com o dufry, mas não quizeram informar.
    Caso tenha qualquer informação do tipo das atualizações do equipamentos da loja ou se ocorreu o mesmo quando o iphone 6 ou 6s foram lançados.

    Sou grato por qualquer informação.

    Desde já, obrigado.

    Fábio Tomaz

  • Thiago Almeida:

    Boa tarde fabio,

    O sistema de emissao de passagens da avianca brasil nao consegue achar NENHUMA passagem com pontos usando a Turkish Airlines. Fiz um teste em varias datas e destinos e usei o lifemiles/united mileage plus/ana mileage bank/miles and smiles e TODOS mostram disponibilidade de passagem pras datas testadas, porem o Amigo da Avianca nao deixa emitir porque nao tem disponibilidade.

    Como voce eh bastante influente, voce consegueria fazer um post e ver o porque a avianca brasil esta bloqueando passagens com pontos da turkish?

    Obrigado

    • Thiago,
      Já fiz varios posts a respeito dos problemas do Amigo – seu caso não é específico. 😉

  • Raul Pinheiro:

    Olá Fábio, primeiro faço questão de elogiar o seu blog, acho gostoso ler todas suas experiências e dicas de executiva de diversas empresas aéreas.

    Só de ler suas matérias, resolvi arriscar a viajar de executiva pela Delta através do Smiles. O trecho será POA-Rio-Atlanta-Orlando. O que me deixou um pouco desconfortável foi que o trecho de volta (Orlando-Atlanta) ficou como classe econômica e não como 1a classe como está no voo de ida (Atlanta-Orlando). Pode existir essa diferença já que praticamente gastei o mesmo número de milhas? Entrei em contato com a Smiles, eles alegam que é culpa da Delta, que a 1a classe devia estar cheia e me empurraram pra classe econômica, acontece que entrando no site da delta, ainda há lugar vago na 1a classe nesse vôo Orlando-Atlanta.

    A pergunta que faço novamente: isso é comum? Ou foi um erro do Smiles?

    Obrigado,

    Raul

    • Sim é comum – se não tinha disponibilidade na hora da emissão o interno fica em economica.
      Por isto é sempre bom tirar print na hora da emissão para garantir se você está emitindo tudo em classe superior.

  • Hélio:

    Fábio, uma dúvida. Em um post, vc estavaindo de LAG para MIA com a AA. Vc tinha status sapphire e não pode usar o admirals club por se tratar de um voo domestico. Mas vc conseguiu por ter status sapphire na airberlin. Pergunta: é possível usar o admirals em voos domesticos nos eua tendo status em outra cia oneworld? Abços e aproveite!

  • Marilene mota pineiro:

    È o seguinte; fiz uma alerta de viajem, receber uma promoção,a data da ida dia 21 do 12 e a volta só para o dia 24 de janeiro de 2017 vcs poderiaram antecipar para o dia 15 do mesmo? Se poder envie para o meu email por favor?

  • RUI ALMEIDA:

    BOA TARDE
    GOSTARIA DE SUA AJUDA. VOU VIAJAR PARA LISBOA, EM AGOSTO, FICAR CERCA DE 3 A 4 DIAS, E DEPOS DE LISBOA PARA ASTANA. VOLTO DIRETO DE ASTANA PARA SÃO PAULO. QUAL SERIA O MELHOR MODO, NA EXECUTIVA? TENHO MILHAS DISPONÍVEIS E PONTOS DE CC

  • vanessa de oliveira prevedello:

    Ola fabio,
    viajo para a italia de 6 em 6 meses em casal e sempre vou com companhias aereas diferentes. Queria saber o que voce me recomenda para o programa de pontos : viajar pela mesma empresa sempre? é possivel viajar em companhias diferentes e manter os pontos em um so programa?

    Obrigada

  • Fernando Hollanda:

    Tem sim. http://www.mobal.com

  • PEDRO HENRIQUE CARVALHO:

    Fabio, tenho 11.000 pontos avios que obtive em um viagem com a British Airways. Como não sou passageiro frequente dessa cia e conheço nada do programa de fidelidade deles, gostaria de saber o que consigo fazer com esses pontos? É possível tirar algum trecho em outra cia? Ou um trecho com desconto pela própria BA?

  • PEDRO HENRIQUE CARVALHO:

    Fabio, tenho 11.000 pontos avios que obtive em uma viagem com a British Airways e gostaria de saber o que consigo com esse pontos

  • marcelo fernandez:

    Como viajar de primeira classe para orlando com preço de economica? conheci sua pagina agora e nao sei onde achar as dicas?

  • Celeste Nobre:

    Olá Fabio, tudo bem?
    Estou pesquisando passagens para o ano que vem na American, e notei que eles trocaram o velho 777 nos voos 906 e 929 pelo 772 reformado. Achei uma boa notícia e talvez você queira compartilhar com os seus leitores pois tenho certeza de que muitos, como eu, evitavam voar nesses vôos desde que a companhia trouxe as velharias de volta, apesar dos horários serem mais cômodos para quem mora em SP e procura evitar o trânsito!
    Parabéns pelo blog…continuo acompanhando sempre!
    Abs
    Celeste

  • Tatiane:

    Fábio tudo bem?

    Estou com algumas milhas da gol que vai expirar nos próximos meses, então resolvi fazer uma viagem curta, irei para Buenos Ayres e vi que eles tem a opção pela Qatar, entre gol e Qatar qual das duas você recomenda?

    Obrigada!

  • Jorge Luiz:

    Fábio,
    Tenho pontos no AAdvantage e gostaria e emitir uma passagem BCN-PAR. É possível?

  • Jorge Luiz:

    Olá Fábio.
    Gostaria de saber se existe um sim card que funcione em vários países da Europa.

  • Luís Carlos:

    Olá, Fábio. Tudo bem? Sou um leitor assíduo do site, que é muito bom! Parabéns!

    Fábio, tenho uma dúvida. Vou viajar ao Chile agora no final do ano, via GOL, que utiliza o terminal 2 de GRU. Porém, gostaria de saber, por favor, se tem como eu sair do terminal 2 e ir para o freeshop do terminal 3 em GRU antes de embarcar. Há essa possibilidade? Meu tempo de conexão em GRU é de 2h.

    Desde já, muito obrigado!

    Abraço!

  • Cristiane:

    Olá Fabio tudo bem? Na sua opinião, qual a melhor rota e cia aérea para voar executiva saindo de São Paulo para Israel, Egito e Grecia ?
    Obrigada e Abraços

    • Qualquer uma que seja flatbed.
      Aqui no site tem diversos relatos, de uma olhada.

  • Pedro Henrique Rodrigues:

    Oi Fabio, tudo bem?

    Recentemente em minhas pesquisas de passagens de/para os EUA com a Delta pelo Smiles tenho encontrado algumas inconsistências pertinentes em várias rotas, como o caso de um voo internacional em executiva e o trecho doméstico em primeira classe, neste caso, em 80% das minhas pesquisas o Smiles ultimamente está acomodando o trecho da conexão sempre em Econômica, mesmo havendo disponibilidade em Primeira doméstica no mesmo voo quando pesquisado trecho a trecho.

    Pesquisei qualquer trecho simples, como GRU-NYC em qualquer data – eu pesquisei dia 31/01 – veja que o trecho GRU-ATL (DL 104) está em business, mas o trecho ATL-EWR (DL 1072) eles colocam em economy mesmo havendo disponibilidade também First.

    Veja outro exemplo, o qual eu realmente desejo emitir: MIA-CUN dia 04/01 por 32.5k, nesse caso, o trecho MIA-ATL (DL 1686) é em primeira, e o trecho ATL-CUN (DL 529) deveria ser em Business, porém eles só juntam em Econômica, mesmo tento disponibilidade separadamente.

    Engraçado que pesquisando diretamente com milhas reduzidas no site da DL, o site monta direitinho Business + First, já o Smiles faz questão de colocar pelo menos um dos trechos em Y. Passei ontem a noite inteira pesquisando vários trechos/destinos em qualquer data e cheguei a conclusão que é exatamente isso que está ocorrendo, o Smiles somente une Business + First quando a Econômica, de fato, não está disponível, caso contrário, eles irão colocar Business + Economy ou First + Economy.

    Quando você tiver um tempinho, poderia fazer-me essa gentileza de tirar a prova e ver se é isso mesmo.

    Muito Obrigado! Parabéns por esse maravilhoso blog que nos ajuda demais, graças à suas preciosas dicas só viajo em J e F!! Abraços.

    • Luís Carlos:

      Olá, Fábio! Parabéns pelo site. Sou leitor assíduo.

      Fábio, minha dúvida é simples, talvez você possa me ajudar. Tem como eu sair do Freeshop no terminal 2 de GRU e ir para o Freeshop do terminal 3? Isso no intervalo de conexão entre meu vôo internacional?

      Desde já, muito obrigado!

      Grande abraço!

    • Obrigado por compartilhar.

  • Dayse tavares:

    Bom dia
    Gostaria de saber se a rimowa modelo limbo entra no aviao como bagagem de mão?voos nacionais

    Obrigada
    Dayse

  • João:

    Boaa noite Fabio,

    Sera que pode me ajudar a achar um voo mais barato e com poucas horas de espera no aeroporto?
    estava a precisar de lisboa para uberlandia em qualquer data do mes de Março. Gostaria de ficar 20 dias no Brasil.

    Muito obrigado

    • Voce pode usar o mecanismo de busca do Kayak aqui na lateral do site.

  • longomar:

    ola tudo bem , vou fazer uma viagem pela executiva da avianca agora para New York , como sou novato no plano amigos da avianca , teria alguma dica para acumulo de ponto ou alguma dica , eu mesmo tendo o amigos da avianca , devo me cadastrar na lifemiles? qualquer ajuda é bem vindo , e muito parabéns pelo fantástico site

  • Valdir:

    EY J no Smiles 210K só ida 21/02/2017.

  • Yasmin:

    Olá vou viajar para Florianópolis pela operadora avianca e gostaria de saber se existe algum problema em levar uma TV de 42 polegadas no avião? ?

  • sibelle menim:

    ola Favio,

    adoro suas viagens e de caronq, acabo viajando junto. Talvez voce possa me ajudar, pretendo ir em marco ou abril para o Japao, gostaria de emitir passagens de executiva com pontos smiles, estive pesquisando e a perna custa cerca de 330k, ha algo que eu possa fazer para uma quantidade mais crista? Seriam 1200k o casal, uma fabula.

    • A Alitalia cobra 100.000 por trecho por pessoa, mas tem que procurar bastante pelo site do Smiles.

  • Andre Araujo:

    Fábio, como não achei um lugar melhor para te passar essa informação… já tem passagem da Emirates disponível no Smiles !!! 70 mil milhas a econõmica e 210 mil milhas a executiva (trecho GIG-DXB no dia 31/08/2017).

    Sinceramente, achei que seria pior… o único problema por enquanto é a baixa disponibilidade de passagens, pelo menos pra este trecho.

    Um abraço,

    • Obrigado por compartilhar, estou esperando uma resposta do Smiles sobre um ponto que quero apontar antes de escrever o post.

  • Belmiro Luiz Ferreira junior:

    Olá Fabio…
    Gostaria de usar de sua larga experiência para saber como posso fazer a melhor reserva para voar para Dallas ou Houston comprando as passagens de econômica e fazendo upgrade para executiva com milhas.

    Obrigado

    • A melhor opção é comprar na American Airlines que oferece a opção de upgrade por U$500 + 25.000 milhas por trecho dependendo da sua classe tarifária.
      Lógico que o upgrade é sujeito a disponibilidade.

  • Juan Jose:

    Uma pergunta, eu posso voar no first class com lufthansa so na europa mesmo? tem algum roteiro que incluia o aeroporto do frankfurt pra aproveitar o lounge e o alugel do carro? o so pra voos interoceanicos
    obg

  • Alexandre Soares:

    Fábio, qual a melhor empresa cem termos de business: Thai ou Asiana?

    Abraço!

    Alexandre

    • Só conheço o serviço da First delas então não sei te falar.

  • Roger:

    Olá Fabio, boa tarde !

    Estou querendo passar o natal e reveillon na Europa (saindo de Salvador).
    Você acha que vale a pena pagar R$ 5.100,00 (ida e volta) para viajar na executiva da TAP ?

    Grato ! Abraços,
    Roger

    • Roger,
      O produto da TAP é bem antigo e nada luxuoso.
      Mas em se tratando de final de ano, o preço não está caro.

  • Antonio Fernandes:

    Saio de SP para Bruxelas e de lá para Berlim. Fico dois dias em Bruges e dois em Bruxelas antes de seguir viagem. Pergunta 1 – Qual a melhor opção para ir até Bruges? Pergunta 2 – Vou direto do aeroporto de Bruxelas para Bruges, fico dois dias e retorno para mais dois em Bruxelas e daí para Berlim? Se meu voo chegar à noite, muito difícil ir de carro para Bruges?

    • Não sei te falar.

    • Leandro maciel:

      A melhor maneira é de trem. Você pode ver os horários na Belgian rail, normalmente saem de 30/30min. Também tem a opção de ir de carro pois é muito tranquilo.

  • Daniel:

    Fábio, boa noite! A Livelo lançou o “clube livelo” com 4 opções de planos, na sua opinião vale a pena aderir a algum plano para acumular pontos mais rápido? Agradeço e fico no aguardo.

    • Não vale a pena.

      • Gustavo:

        Está saindo 100k por R$2.400, equivale a uma ida e volta de executiva pela TAP. Aproveitando a pontuação dada em dobro pela TAP uma vez por ano, seria uma viagem de casal de executiva por R$2.400. Mesmo assim você acha que não vale a pena? Valeu!

  • Idailson:

    Como é feito o pagamento no Rocketmiles? à vista ou parcelado?

  • Maria Teresa Mohallem Fonseca:

    gostaria de me cadastrar para receber alertas de promoções

  • Allan:

    Boa noite Fábio!! Eu queria muito Tito ser u um blogueiro de viagem se como vc, mas hj entendo que vc consegue ser patrocinador pelas cias. Como vc sugere que eu comece para um dia ser igual a vc?

    • Allan:

      Ops, alguns errinhos do corretor!

  • Marcos R:

    Fabio, uma sugestão: Tente incluir numa viagem o A-318 da British Airways, “all Business”, que faz a rota Londres (LCY) New York (JFK) com escala em Limerick (Shannon Airport- SNN) na Irlanda.

  • Fernando:

    Olá Fabio,
    Estou indo para China com bilhete emitido por um parente de sua conta da United – Vou de Lufthansa via Frankfurt.
    Você acha que preciso de algum documento dele (tipo uma carta de doação das milhas) para apresentar no embarque?
    Paguei as taxas com meu cartão e recebi todas as confirmações e e-tkt. Marquei assentos e tudo está OK.
    Só me preocupo pois viajarei sozinho (sem meu parente).
    Obrigado !!

  • Cesinha Bittencourt:

    Na sala VIP de GRU usei o cartão Smiles Gold e entraram comigo duas pessoas. Minha esposa e filha.

  • Alfeu Tavares:

    Gostaria de saber se a sala vip da Gol no aeroporto de Guarulhos é possível levar um acompanhante. Digo, eu sou cliente Ouro, nesse caso que eu tenho acesso a sala vip da Gol eu posso levar comigo um acompanhante mesmo que este não tenha Smiles e esteja embarcando comigo em vôo internacional? Grato

  • soraia de fatima hubner jung:

    gostaria de saber como se faz o cadastro para participar do programa passageiros de primeira
    Att
    Soraia jung

  • Rodrigo Ferreira:

    Prezado Fabio,
    Parabéns pelo aniversário, um pouco atrasado, mas mesmo assim Muitas Felicidades.
    A dúvida é a seguinte:
    Você sabe dizer se houve alguma atualização no site da British sobre a emissão de vôos saindo do Brasil?
    Entendi tudo o que foi explicado no tutorial, no entanto, antes era possível ver as disponibilidades de vôos após aquela mudança sugerida por você no mesmo tutorial.
    Acontece que estou tentando apenas ver a disponibilidade de vôos para os Estados Unidos e não completa a solicitação.
    Obrigado e muitas ótimas viagens para você nesta nova idade
    Rodrigo

  • Pedro Ivo Dantas:

    Boa noite, tudo bem? Me disseram que você esteve recentemente em Moçamique, estou procurando informações sobre como tirar visto pra lá. Pode me contar como foi? Obrigado!

    • Pedro,
      Você consegue sim pegar o visto no aeroporto mas é uma dor de cabeça só.
      As funcionárias da imigração ficam revoltadas de saber que você não pegou o visto na embaixada e é um custo explicar o motivo de você não o ter feito. E mesmo assim fica à critério delas aceitarem te dar o visto na hora ou não – você precisa ter uma ótima explicação.
      Além disto, li relatos na internet que algumas cias não deixam nem você embarcar se já não tiver o visto.
      De qualquer forma eu consegui o meu no aeroporto de Maputo.

  • Rosilane limas kobayashi:

    Olá Fabio boa tarde! Gostaria de saber como é o voo pra Dubai da Emirates saindo de São Paulo. Sei que você só viaja de primeira Classe, eu e minha família vamos de econômica . Meu filho tem muito medo e gostaria de saber como é a rota se tem muita turbulência ou é mais tranquilo devido ser um trecho longo. Obrigada ABS Rosilane

  • Leonardo Albuquerque:

    Boa noite, acompanho seu site já faz um tempo. Parabéns pelo trabalho!
    Gostaria de pedir uma dica, não sei se você atende esses pedidos. Estamos planejando uma viagem em Fev do ano que vem para a Toscana. Gostaria de saber pra qual programa de milhagens você me orienta a transferir cerca de 250.000 pontos do Santander. Smiles, onde tenho 60000 pra voar por parceiros, Multiplus onde tenho cerca de 50000 pra somar.
    Somos de Ilhéus-BA então temos opção de voos saindo de Salvador ou mesmo ir pra Sao Paulo onde as opções são maiores.

    • O melhor é transferir para a Iberia que você consegue emitir ida e volta pra Madrid em voos direto saindo de Guarulhos por 85.000 ida e volta em classe executiva em baixa temporada.

  • Marcello Ferrante:

    Olá , Fabio td bem? Gostaria de te perguntar se tem alguma passagem para Europa com ida entre 5/12 a 10/12 e volta entre 16/12 a 4/01 com precos abaixo de 1600 reais

  • Leonardo:

    Oi Fabio, lembro que vc postou há um tempo atrás sobre um CHIP de celular/internet que vc comprou e mandou entregar na ALEMANHA. Sabe dizer ainda qual e como posso encontrá-lo? Obrigado!!

  • Silvana:

    Olá, Fábio! Tudo bem?

    Terei um voo de business pela Lufthansa GIG-FRA-LHR, com uma conexão de quase 3 horas em FRA. Dei uma olhada nos seus reviews sobre as salas vip e não achei o que eu queria…qual sala eu posso usar nessa conexão em FRA?

    Bjoo

    • Você tem certeza que olhou os reviews?
      Pois tenho mais de 10 avaliações das salas vips disponíveis em Frankfurt.
      Mas respondendo sua pergunta você pode usar qualquer Business lounge da Lufthansa.

  • Flávio resende:

    Estou indo para China com conexão em frankfurt. Eu gostaria de saber como é a conexão de luftansa para air China quando chegar em frankfurt? Tem q mudar de terminal? Qual a maior dificuldade? No aguardo. Desde já agradeço. Flavio

  • sidemar:

    Foi marcado três audiências contra o BMG uma o f disse que não notificou o banco, elas duas últimas disse que não encontrou o endereço do banco. Como proceder e isso e normal. Sendo que na última vez o cartório me avisou uma hora antes da audiência. Desde já agradeço a orientação

  • Agnes:

    Olá Fabio, acompanho seu blog a alguns anos e gostaria de te fazer um pedido: você poderia fazer um post com dicas e orientações sobre o acumulo de milhas / acesso aos lounges das opções de cartão de crédito disponiveis no Brasil?
    Sou cliente Citi e a mais de 10 anos uso o cartão Citi Advantage para acumular milhas AA. Hoje sou Executive Platinum na American e o cartão de crédito me ajuda muito no acumulo de milhas. Com a venda do Citi no Brasil para o Itau, tenho que o meu amado cartão Citi Advantage esteja com seus dias contados e eu não faço ideia de qual seria hoje a melhor alternativa.
    Obrigada!
    Agnes

  • Marina:

    Bom dia Fábio, li sua reportagem de 2015, de como achar disponibilidade no smiles atravéz do site da Delta. Li que vc salienta que na maioria das vezes; ou seja 99%; os valores são iguais, mas hoje olhando os valores diferem muito…Vc tem alguma outra alternativa de busca para o smiles….É q gostaria de ir para Paris de Air France…
    Obrigado

    • Marina,
      Você não deve ter lido direito – eu disse que 99% das vezes a DISPONIBILIDADE é igual e não os valores.

  • Daniel:

    Olá! Estou indo para a amazônia acampar, e gostaria de saber, se é permitido despachar na bagagem cartuchos de gás para fogareiro???
    Se alguém puder me ajudar! Obrigado!

    • Você deve entrar em contato com a cia aérea que opera seu voo.

  • Ivo Juca:

    Fabio, a Latam acabou com os resgates diferenciais para Platinum/Black em Black Signature em voos domesticos!!
    Agora tanto faz a sua categoria e sem avisar aos top tiers. Tem trecho por exemplo GRU – FOR- GRU no final do ano por 35.000 pontos a perna.

    Noticias BOMBA!!

  • Mauricius:

    Olá Fabio
    Essa promoção da Avianca amigo dando 120% no amex vale a pena?
    Consigo emitir passagens “com pontos justos” para EUA, Europa?

    Você recomenda?
    É simples o processo de emissão, pode ser pelo site ou somente callcenter?

  • Nelson Junior:

    Olá Fábio, não sei se chegou a ver esta informação, mas vai ai pra divulgar.

    http://exame.abril.com.br/mundo/brasileiros-precisarao-de-cadastro-para-entrar-na-europa/

    E alguém sabe em que site se faz isso?

    Abs

  • Gustavo Rodrigues:

    Bom dia, Fábio!
    Tenho uma dúvida!
    Tenho um voo comprado com milhas Smiles, a volta é JFK-GRU-SDU, houve uma mudança no voo interno e vou ficar 7h em GRU. Existe um voo mais cedo(3h após a chegada do voo de JFK). Quando eu for ao balcão de conexao para despachar as malas novamente, posso tentar antecipar o voo? Sei que por tel, no Smiles, não consigo.
    ABS e boa viagem.

    • Gustavo,
      Mas como houve esta mudança involuntária você pode entrar em contato com o Smiles pra ver se eles já te colocam neste voo.

  • Maria Creusa alves:

    Oi tudo bem,tenho uma passagem no dia 25 de Outubro, e gostaria de saber qual é meu horário do meu vôo é na latam. Por favor

  • Rodolfo Maio D Andrade:

    Ola Fabio , boa noite.
    Gostaria de saber se emitindo passagens na Executiva pelo Smiles para Delta, Alitalia , Qatar ou Multiplus pela TAM , American Airlines, Iberia se esse bilhete da o direito ao acesso as salas vip das cias ou por ser resgaste não é permitido.
    Abraços.

    • Sim, o acesso é permitido independente se o seu bilhete foi pago ou emitido com milhas.

  • JOYCEKELLE FRANZARS:

    tenho 105.000,00 de milhas quantos em dinheiro tenho de desconto se eu comprar 5 passagens areas no valor de 2.812,00 ida e volta.? desde já obrigada pela atenção

  • Luciano Cunha:

    Fábio, parabéns pelo seu site, que tanto nos auxilia.

    Por favor, esclareça uma dúvida…realizo com minha família vôos nacionais e alguns pela América (Sul, Central e Norte). Nada de Europa.

    Tenho atualmente 80.000 pontos, o que sugere ?

    Por qual, companhia devo trocar meus pontos ?

    Quando teremos promoções da Gol e da Tam ?

    Obrigado pela atenção.

    Abraços

    • Luciano,
      Não tem como eu te falar por qual cia trocar pois cada uma tem um resgate específico para algum tipo de região e também baseado na classe de serviço.
      Fique atento as promoções que posto aqui no site para você pode tomar sua decisão.

  • Tiago:

    Olá tudo bem?
    Tenho uma dúvida. Após comprar uma passagem lufthansa, recebi um email que a conexão foi alterada em 10minutos no trecho FRA-VCE.
    Busquei toda a internet, mas não consigo informações sobre estes casos.
    Queria solicitar o cancelamento pois desisti da viagem, mas a companhia alega que deveria ter sido feito em 14 dias após o comunicado por email e agora querem cobrar o cancelamento.
    Comp devo proceder?
    Muito obrigado!

    • Tiago,
      10 minutos não caracteriza mudança involuntária para pedir reembolso sem custo.

  • Raquel:

    Ola, gostaria de saber como é a classe executiva da Air China..
    Obrigada

  • Henrique:

    oi Fabio, tudo bem?
    Lembro que uma vez voce mencionou um site de um amigo no Canadá que é similar ao seu.
    Pode por favor me passar de novo que site é esse?
    Estou morando no Canada
    Muito obrigado mais uma vez

  • RENAN KIYOKAWA:

    fabio, boa noite
    nao sei se vc ja sabe, mas se vc fizer transferencia do livelo, com pontos mais dinheiro, ele te da opcao de comprar mais 150% do total que tenho de pontos, e por R$ 35,00 cada 1000 pontos.
    agora nao sei se no caso de tranferir para a TAP Victoria, ele bonificaria 100% do total contando o que vc compra na hora da transferencia.

  • Leandro:

    ola Fábio,

    eu encontrei uma tarifa, só de ida, para Jakarta pela Saudi airlines, no valor 470euros/ 1600 reais na bussines.

    Voce sabe me dizer se esse é um bom valor e se a companhia é boa?

    obrigado.

  • ANDRE PARISI:

    Mais uma da Alitalia, agora não aparece mais no Matrix Airfare Search !

  • Guilherme:

    Oi Fabio, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo site e lifestyle! Meu objetivo um dia é pensar somente em viajar.

    Gostaria de saber quais programas de milhagem você concentra seu acúmulo? Qual cia da OneWorld e StarAlliance?

    Hoje eu concentro no TAM Fidelidade porém tenho cadastro em cias internacionais como AA, LH, AF, British…

    Obrigado!
    Abs

    • Eu concentro em vários Guilherme, meu estilo de vida não pode ser baseado como modelo pois não tenho padrão nas rotas e cias que uso.
      Você tem que ver o que é vantagem pra você levando em conta as viagens que faz.

      • Niltinho:

        Fabio, sou AA Ex Plat acabei de renovar.. mas para 2017 com as mudancas o que voce recomendaria sendo que minha vida eu viajo muito domestico (LATAM e GOL) e vou umas 6x por ano aos EUA.. Melhor retomar o LATAM ou tentar manter o PLatinum? abss

        • Melhor LATAM que você tem o beneficio do up cortesia ilimitado.

  • Marcos Amorim:

    Boa tarde, Fabio! Tudo bom?

    Gostaria de tirar 2 dúvidas com você:

    – Se eu voar pela Lufthansa e pontuar no miles&more, eu consigo pontuar no latam fidelidade, também?

    – Eu tenho viajado todo mês o trecho GRU-LHR-GRU de econômica (infelizmente). Hoje, eu tenho status platinum no Latam fidelidade, mas, tenho voado por outras cias, também. Assim, com base na sua experiência, em qual cia/programa fidelidade você recomenda que eu concentre meus voos/pontos?

    Grande abraço!!!

  • Bruno Jussiani:

    Fábio boa tarde, tenho viagem marcada para Itália, ida 15.11 volta 25.11.2016, meu passaporte vence em 10.05.2017, tenho a necessidade de renova-lo, pela sua experiência, com relação a imigração.

    • Sim, pois ele precisa estar válido a partir de 6 meses da data de retorno.

  • Monica de Assis Cabrera:

    Preciso do segurode viagem obrigatorio que o cartao de credito fornece para viagem a Europa.
    Estou com dificuldade>

  • Silvia Helena de Ávila Ballarati:

    Boa noite! Gostaria de entrar em contato com a Sala VIP de Paris, Charles de Gaulle. Voltei de viagem no último dia 11 e esqueci lá um livro com documentos dentro. Minha prima vai embarcar no mesmo aeroporto vindo pra São Paulo no dia 19/10. Se fosse possível, ela poderia trazer o livro pra mim. Como devo proceder? voces podem me ajudar?

    • Você deve procurar a cia aerea parceria da sala que você esteve.

  • Andre Parisi:

    Boa tarde Fabio, no final de semana a Alitalia desconectou o seu sistema e informou que estavam fazendo melhorias no IT. Até ai tudo bem! Fiquei preocupado pois estou procurando um voo para Italia na classe Economy Premium, e como tenho flexibilidade monitorando as tarifas dezembro e janeiro, para compra de bilhete. Mas tive a curiosidade de verificar disponibilidade com milhas e qual não foi minha surpresa ao ver que atualizaram o site e a tabela ! Antes uma economica pura custava 80.000 pontos, e a business 120.000 (round trip). Introduziram as opções “standard” e “flex” onde, logicamente na standard nunca tem disponibilidade e a flex custa simplesmente um absurdo ! Te bilhetes custando a bagatela de 1.490.549 ! Sim, mais de um milhão e meio de milhas !!!! Desnecessario dizer que agora vou procurar o meu voo em outras cias. e mesmo se tiver que pagar mais caro. Boa semana para voce, a minha já ferrou!

    • Que complicado hein?
      Ainda bem que não utilizamos deste programa.
      Ou você usava?

      • Andre Parisi:

        Usava ! Os resgates são complicados, call center muito ruim de serviço mas com um pouco (ou melhor) muita paciência, consegui bons resgates. Entretanto, os ultimos resgates eu fiz com Smiles em condições muito boas. Business com 130.000 para mim e 170.000 para minha mulher. Mas, repito, Smiles. Ainda tenho saldo na conta AZ mas acho que vou comprar bilhete em Economy Premium e usar as milhas para upgrade.

  • André:

    Olá preciso falar sobre overbooking Executiva TAP neste momento estamos no Hotel aguardando voltar p Aeroporto Lisboa Ep ir p Brasil
    Grato

    • O que aconteceu e como eles te recompensaram?

      • Fernando Hollanda:

        Fábio boa tarde. Obrigado pelo site. É muito informativo . Por volta do dia 30/09, fiz um post exatamente sobre esse problema de overbook da TAP.p

  • Alexandre:

    Bom dia, boa tarde ou boa noite Fábio! Nunca se sabe por onde estás,rsrs! Gostaria de te passar uma experiência que eu e muitas outras pessoas estão tendo com a Livelo. No dia 12/10/16 o Banco do Brasil lançou uma promoção de aniversário do banco que pontuaria com bônus de 100%, válidos por 6 meses, quem transferisse pontos para o Smiles e a promoção só era válida para aquele dia! Pois bem, fiz o cadastro na promoção, efetuei a transferência diretamente da página do BB e não da livelo no dia 12/10, após alguns minutos chequei minha conta e os pontos foram debitados porém, não foram creditados na conta Smiles, então resolvi aguardar até o dia seguinte. Para minha surpresa os pontos não foram creditados e ainda recebi um e-mail da livelo dizendo que a transação havia sido cancelada(sem nenhuma explicação!!). Fiz contato com a livelo e me informaram que ainda tenho que aguardar 48hrs “úteis” para que entrem em contato comigo, para uma explicação…. Pelo que vejo nas várias reclamações(o site reclame aqui tá cheio), este dia não chegará… O banco do brasil debitou os pontos e repassou para a livelo que sumiu com eles. Como pode uma empresa que administra os pontos de 2 dos maiores bancos no brasil, cometer tantos erros!! Vou fazer contato com o BB e cobrar uma posição deles pois, esperar algo da livelo, nunca mais… Fazem uma promoção de um dia que pode muito bem ser configurada como propaganda enganosa e que cabe danos morais a isso. Decepcionado e sem meus 45K. Por que a Livelo comete tantos erros de empresa amadora. Peço vossa atenção a minha reclamação sobre a Livelo!! Acredito que não estou sozinho!! Um abraço! Alexandre

  • Alexandre Vianna:

    Fábio, há uma semana que tento entrar em contato com a TAP VICTORIA para emitir bilhetes em parceiras. A ligação fica na “musiquinha” , depois vem a pergunta se vc deseja esperar ou ser contatado em até dois dias. Ninguém nunca atende e o contato não ocorre. Creio que eles estejam sabotando esse tipo de resgate. Vc sabe de algo? Obrigado!

  • marcelo moreira soares:

    eu me cadastrar no mastercard lounge key.

  • Juliano Trench:

    Boa noite
    Estou tentando ir de lua de mel para Tailandia e gostaria de saber se vcs tem alguma dica para economizar com a passagem e como é uma data muito especial gostaria de ir de primeira classe. O roteiro que estou montando seria ida 01/05/2017 SP – Bangkok e volta 21/05/2017 Cingapura-SP
    Será que comprando milhas pela Alaska Airlines daria certo? Pode ser upgrade de executiva para primeira. Aguardo um retorno de vcs para realização deste sonho e ficarei agradecido de coração que jamais esquecerei. Obrigado desde já.

  • jorge:

    Fabio, boa noite. Você viu que a livelo lançou um clube de milhas? http://www.pontoslivelo.com.br/produto/clube-livelo-LIVProdClub
    Você acha que vale a pena aderir ao plano mais caro que te da 100.000 milhas no primeiro ano ao custo de R$ 2.400, 00? Está mais barato que a promoção ponto em dobro anterior. E por fim, a cláusula 5.3 diz: Os Pontos gerados em razão da participação no Clube Livelo poderão ser utilizados para qualquer Resgate no Programa Livelo, sem restrição. Será que isso se refere só a resgates na plataforma do livelo ou poderemos enviar para programas de fidelidade como a TAP por exemplo?
    Obrigado

    • Não confio neste programa depois do fiasco da última promoção, portanto não vou opinar a respeito. 😉

  • Bruno:

    Boa noite. Saindo de GIG, entre a business da Lufthansa (748) e a Iberia (A332) qual voce acha a melhor opção? A LH está mais cara em R$ 600 (Conforto, atendimento, conexão MAD vs FRA, etc); obrigado!

  • sayonara:

    Ola FABIO !!!! parabens pelo site maravilhosa suas dicas ,super importantes adoro !!!!!! Gostaria de uma ajuda ,quero ir para THAILANDIA e gostaria de saber sobre voos ,quais os melhores e hoteis !!! OBRIGADA E MAIS SUCESSO SEMPRE !!!!!!!!!

    • Sayonara,
      De uma pesquisada aqui no site, já fui pra Tailândia e tem os aviões que voei e hotéis que fiquei em Bangkok.

  • Maria Regina F G Guerra:

    Vou viajar em Novembro para Fort Lauderdale, na área econômica da Azul. Tenho um cartão AMEX PLATiNUM. Posso usar a sala VIP de Viracopos, ou é só para quem tem passagem na Classe Executiva?

    • Só quem estiver na executiva, cliente TudoAzul diamante ou possuir Priority Pass.

  • Anna:

    Fabio, vc ja fez um post (e eu não encontrei) sobre aqueles upgrades feitos no check-in? Conheço o da KLM/Aifrance porque usei algumas vezes e achei ótimo, mas queria saber como funciona isso nas outras companhias. Alguma ideia? As informações que eles dao nos callcenters achei muito vagas. TAP sei que lançou o serviço ha pouco.

    • Não tenho post a respeito disto não pois cada cia tem uma política – não divulgada – diferente.

  • jorge:

    Fábio, boa tarde. Li seu ultimo post sobre quantas milhas gastei e fiquei com a seguinte dúvida: no TAP vitória nós temos de emitir ida e volta para passagens de parceiros aéreos com no máximo 6 trechos correto? Esses seis trechos são por perna (seis na ida e seis na volta = 12) ou são no total (ida e volta tem que ter no máximo 6 trechos voados.)?
    obrigado

    • Seis no total (ida e volta).
      Independentemente se for 4 na ida 2 na volta, ou 1 na ida e 5 na volta, ou 3 na ida e 3 na volta.

  • werthman vilela:

    qual o melhor cartao de credito americano?

  • Louis:

    Você possuem algum link para RSS? Eu gostaria de acessar o conteúdo de vocês rapidamente com meu Feedly, mas não encontro o RSS de vocês

  • erli:

    Tenho um amigo que está no exterior, e deseja vir para cá, mas como ele vem com muita bagagem, porquê eles vêm morar aqui, está pedindo para eu pegar a bagagem dele, mas eu tenho medo, poderia me ajudar. Obrigada

  • Henrique Barros:

    Boa tarde, primeiramente parabéns pelo site e avaliações que realiza, são muito úteis e práticas. Já utizei várias de suas dicas e foram ótimas. Estou agora precisando de mais uma dela. A Smiles e a Delta fizeram promoção para algumas cidades dos EUA agora em Agosto. Sei que não tens bola de cristal, mas pela sua experiência, acredita que até o final de outubro hajam novas promoções? Encontrei o trecho que quero viajar e mesmo tendo as milhas suficientes para viagem fiquei na dúvida se compro logo ou não, pois por enquanto a ida e volta está por 170k milhas, em agosto vi por 42.500 cada trecho. Será que teremos em breve novas promoções assim? Obrigado e abraços.

    • Henrique realmente fica difícil prever, mas praticamente a cada 1-2 meses o Smiles faz promoção com a Delta. Acredito que possa acontecer sim ainda em Outubro pois temos o mês todo pela frente.

  • DELIO MARCIO FALLER PEREIRA:

    Precisa sim, mas é facílimo fazer. Você pode fazer na internet, no aeroporto… Peça um seguro para atender o

    Tratado Schengen.
    Pode fazer até em agência de viagem, como a CVC.

    O Tratado de Schengen

  • Jéssica Fogaça:

    Boa noite,

    No momento estou desesperada. Li que para ingressar na Europa, é obrigatório ter um seguro de saúde. Eu ficarei entre Holanda e Alemanha. Essa informação é verdadeira?
    Se sim, quais seguros você recomenda? Que seja em conta? Está super em cima da hora, viajo em um mês e não sei o que fazer. Nunca viajei pra fora antes, nem sequer já andei de avião.

    Fico no aguardo, agradeço muiiiiiiiiiiiiito!

    • Eu sempre uso o seguro do meu cartão de crédito já que compro as passagens por ele – chama carta Shengen.

  • Gabriel:

    Fábio, veja se você pode me ajudar com esta dúvida. Se um voo atrasa ou é cancelado e acabo perdendo o próximo voo (de companhias diferentes e emitidos em bilhetes separados), o que acontece? A companhia do primeiro voo é responsável por resolver o problema do segundo voo? Explicando melhor: tenho, por exemplo, uma passagem de Curitiba para São Paulo com a Avianca, e outra de São Paulo para Madri com a Tam. Se meu voo com a Avianca atrasa ou é cancelado, vou perder o voo com a Tam? Obrigado!

    • Sim, irá perder e a cia não é responsável justamente por terem sido emitidos em bilhetes separados, se isentando.

  • Ian:

    Oi Fábio,
    Parabéns pelo site e instagram, sigo há algum tempo.
    Uma dúvida… durante muito tempo fiz a besteira de me inscrever em programas de várias companhias, acabei ficando com a pontuação toda espalhada. Qual a sua sugestão para quem quer “começar do zero”? Gosto de viajar para destinos na Ásia, portanto tenho uma certa predileção pelas cias árabes. Presumo que valha a pena investir na Smiles, para voar Qatar e Etihad?
    Grande abraço!

  • Jose Maria de Moraes:

    No mapa dos assentos, há como me informar a posição da poltrona 45 K ? do A 350 ?

  • Vinícius:

    Veja a nova promoção do Santander: santanderesfera.com.br/maispremios

  • Marcos Amorim:

    Boa tarde, Fabio! Tudo bom?

    Primeiramente, gostaria de te dar os parabéns pelo seu trabalho!!!! Faz pouco tempo que eu o acompanho, mas, praticamente, já li todo o conteúdo do site.. de tão empolgado que fiquei. Inclusive já fiz uso de algumas dicas que você deu!

    Queria saber se você pode me ajudar com uma coisa:

    Acabei de me mudar para Londres, mas, viajo para o Brasil todo mês (infelizmente, ainda só consigo fazer de econômica). Hoje, uso o programa de fidelidade da Latam e estou na categoria Platinum. Mas, como o serviço da LATAM deixa a desejar, algumas vezes, tenho experimentado outras Cias. Assim, gostaria de saber, na sua opinião/sugestão, com base nessa frequência de voos, qual Cia/Programa Fidelidade você recomenda que eu concentre meus voos.

    Agradeço sua atenção e parabéns mais uma vez!!!

    Abraços.

  • Antonio:

    Boa Tarde Fabio,
    Tenho fidelidade Gold da TAM q me dá 25% de bônus nas passagens. Minha dúvida é se este bônus se aplica na tarifa base ou se é sobre a tarifa comprada. Por exemplo: comprei passagem internacional na tarifa CONTROL que dá 150% de pontos. O bônus do fidelidade GOLD se aplica sobre a milhagem da tarifa base (100%) ou sobre a tarifa CONTROL (150%)?
    Abraço e obrigado

  • Luciano Casanova:

    Coprei uma pasg agora tap Recife lisboa, ida e volta, sendo que comprei a basic, e quando fui tentar fazer upgrade com milhas não pode.

    Irei no carnaval novamente, e pesquisei em tudo que é lugar e não achei. Qual seria a classe da passagem economica na tap que permite upgrade com milhas a classic ou a plus? nem nas regras tarifarias dela no site informa a possibilidade.

    obrigado

    • Anna:

      Luciano Casanova, tive essa duvida e liguei pra TAP. Se vc for emitir com milhas Tap Vitoria, precisa ter comprado em tarifa Basic. Se for emitir com parceiras, Classic.

  • teresa miriam guemureman:

    Boa tarde Fabio;

    Adorei o que vc mostrou , pois estamos fechando a viagem pelo Danubio em Maio de 2017. Na sua opiniao é uma boa data para esta viagem ?

  • Roberto:

    Fabio, parabéns pelo site. Todos os dias visito religiosamente para me atualizar. Minha duvida é a seguinte. Vou emitir um bilhete na AA (multi trechos)
    Trecho 1 – GRU X CUN (conexão em MIA)
    Trecho 2 – CUN X MIA (direto)
    Trecho 3 – MIA X GRU (direto)

    Toda a viagem será em um único bilhete (localizador), sendo que ficarei 10 dias em Cancun e 4 em Miami. Gostaria de saber se no trecho CUN X MIA terei direito a duas malas de 32KG.

  • Carlos:

    Ola Fabio, sempre acompanho seu excelente trabalho por aqui!

    Voce sabe qual a melhor maneira de emitir o visto para Dubai?
    Sei que a Emirates emite para seus passageiros, mas estarei voando de Turkish.

    Muito obrigado Fabio!

  • Victor:

    Boa tarde, Fábio! Alguma dica sobre aluguel de carros nos USA com bons preços? Vc costuma usar alguma operadora, ou tem código promocional que possa ser utilizado em alguma locadora?

  • leonardo:

    Olá fabio, td bem?

    Recebi um contato da multiplus divulgando um serviço exclusivo de atendimento. Me passaram uns números e até whatsapp para quando eu tiver dúvidas entrar em contato diretamente ao invés do atendimento convencional. Disseram que é um serviço novo.

    Vc tem conhecimento desse serviço ou já ouviu falar?

  • Fernando Hollanda:

    Fabio bom dia. Adquiri duas passagens para Lisboa, classe executiva, com pontos, seguindo suas dicas. Ocorre que, conversando com amigos me disseram q o pessoal da TAP é terrível. Não respeitam os bilhetes adquiridos com pontos. Que para não ter problemas, eu deveria chegar com 4 horas de antecedência pois eles fazem muito overbooking. Até deram exemplo de um conhecido que tinha passagens compradas para 6 membros da família em dinheiro e por pontos, com o check-in feito e que, na hora do embarque foram “jogados” para a a classe turística, caso desejassem viajar juntos. Vc já ouviu algo semelhante? Sabe se isso tem ocorrido com frequência na TAP? Obrigado desde já

  • Pedro Pereira:

    Fabio boa tarde,

    qual o melhor programa fidelidade de cada uma das maiores alianças aéreas, star alliance, one world e sky team?

    Obrigado

  • David:

    Oi Fábio. Fui na loja da LATAM tentar emitir uma passagem First Class GRU-MIA no voo da American mas a atendente me disse que a LATAM não está mais emitindo com pontos trechos da American. Sabe se isso procede? Abraço. PS – Adoro seu blog 🙂

  • jorge:

    Fábio, bom dia.
    Estou pesquisando uma passagem em first da Lufthansa. No site da United, bem como no da ana aparece disponibilidade para o trecho que pretendo fazer, mas quando consulto na Taca não aparece assento disponível. Você sabe me informar qual desses sites é o correto? Tem algum outro mecanismo de busca mais preciso ou tenho realmente que ligar na TAP pra verificar a disponibilidade de assentos?
    obrigado.

  • jorge:

    Fabio, estou procurando passagens em frist da lufthansa. Utilizei o site da united e da ana e aparece disponibilidade para as datas que pretendo viajar, mas ao consultar o site da taca os lugares não estão disponíveis. Qual site de busca é mais confiável? Tem alguma forma de saber ao certo se tem ou não disponibilidade ou só ligando na TAP pra saber?
    obrigado.

  • Venicius:

    Bom dia Fabio.
    Fazendo busca pelo kayak, quando a melhor opção é pelo edreans ou expedia.
    Posso emitir sem risco de ser fria?
    Na mesma data e voos no site da da própria aérea os preços são maiores.
    Grato
    Venicius

  • Maria Dalva G. P. Sarraf:

    tenho duvidas como levar meus remedios no aviao.

  • Daniel A. J.:

    Fabio,

    Parece que o Victoria esta dando 50% de desconto na compra de milhas. Procede?
    Abraço

  • Humberto:

    Boa tarde Fábio,

    Acompanho o seu trabalho há algum tempo e graças ao site consegui realizar o sonho de viajar de executiva. Mas uma curiosidade que sempre tive é como você faz para “descobrir” as promoções de tarifas? Pergunto isso porque já tentei utilizar alertas de preço no Kayak, porém eles só funcionam com uma data específica e não é possível filtrar o tipo de cabine.

    Obrigado e continue nos presenteando com esses reviews e promoções.

    Abraços

  • PAULO HENRIQUE:

    Uma dúvida. Tenho pontos no ipiranga. Na transferencia para multiplus tenho que pagar . onde fica a vantagem

    • A vantagem é que esta é a forma mais barata de se comprar pontos Multiplus.

  • Fernando Santos Juliani:

    Boa tarde!

    Fiz uma compra e acabei esquecendo de usar o cartão fidelidade, como faço para incluir esses pontos no meu cartão ?

    Fico no aguardo.

    Fernando

    • Você deve entrar em contato com seu programa de fidelidade e solicitar os pontos retroativos.

  • Mário Carv:

    Como fazer para conseguir o cartão de credito da TAM/BRADESCO ou TAM/BANCO DO BRASIL ?

  • Mônica Braga Alves cabral:

    Olá gente,
    Vou fazer uma viagem pra Marrocos e terei uma escala, em Casablanca, de 16 horas. Vou pela Royal Air Maroc, li na internet alguns comentários que escalas acima de 8 horas a Maroc fornece o hotel e transfer gratuitamente para descando. Alguém pode me dizer se isso é verdadeiro?

  • Stevan:

    Boa tarde,

    Por acaso já teve conhecimento desta promoção interessante da Accor?

    http://www.accorhotels.com/pt-br/leclub/hotels-offers/promotion-47806-promotion.shtml?xtor=AL-40

    Imagino que seja apenas para quem recebeu o email no dia 23 de setembro, mas o pessoal da accor no brasil não soube explicar.

  • Tages Augusto:

    Boa noite
    Acompanho com muito interesse suas viagens e comentários diversos , assim como suas avaliações sobre toda sorte de serviços oferecidos pelas aéreas !
    Lendo sobre sua viagem Roma-São Paulo no B777 da Alitalia , restou uma dúvida . Estes aparelhos não estavam tendo seu layout todo reformulado ? Poltronas com novo couro , Wi-Fi atualizado , etc , etc ? Ou os voos de/para Brasil não receberão estes ” benefícios ” ?
    Aguardo sua resposta , e obrigado pela riqueza de detalhes com os quais você brinda seus leitores .
    Ab
    Tages

    • Tages,
      A reforma está sendo feita de forma gradualmente portanto não são todas as aeronaves que já receberam o novo interior.
      Portanto às vezes damos a sorte dela vir pro Brasil e às vezes não.

  • Wildna:

    Daar para comprar milhas com 3657 dotz

  • Marcia Cavinati:

    Bom dia Fabio!
    Estou tentando resgatar 2 passagens pela TAP, classe executiva, mas qualquer data que coloco só consigo
    pela turística. Tem algum modo de conseguir sem precisar ligar?

  • Gary Chávez:

    Fábio, o que você acha sobre o clube smiles?

  • carlos:

    Bom dia! acompanho seu site e redes sociais a muito tempo, gostaria de saber se tem algum site que consigo procurar passagens em classe executiva em promoções em dinheiro e milhas
    obrigado! fico no aguardo

  • Wilker Pimenta:

    Fabio, bom dia.
    Na promoção que voce mencionou sobre comprar milhas com 100% de bônus da livelo, no anuncio diz que a promoção teria validade para comprar as milhas ate dia 22 as 23:59hs, hoje liguei na livelo pra comprar
    e me disseram que essa promoção acabou tem 5 dias. Então como confiar nesses programas ?
    Ai liguei pra TAP pra confirmar e passagens para Europa que voce anunciou a 50K em classe executiva, na verdade sai por 110k.
    Ruim essas informacoes erradas.

  • Stive:

    Oi Fábio, tenho certeza que estarei fazendo a pergunta pra pessoa certa, vc.
    Vou comprar 3 passagens de classe executiva para New York, mas não queria viajar numa aeronave velha entende, como que eu poderia saber qual tipo de aeronave e sobre o assento full flat e tal, no caso o interior da aeronave ?

    Obrigado
    Sds

    • Todas as cias que fazem voo direto para Nova York (LATAM, American, Delta e United) possuem flatbed.
      De todas a American é a que tem o avião mais novo – procure pelo voo operado pelo B777-300ER (B77W)

  • Rogerio:

    Ola

    Preciso comprar uma passagem pela UNITED, tem que ser United pois meu filho com 8 anos, viajará com a turma da escola e professora para intercambio em JUN/17 por 2 semanas.

    A escola definiu apenas 1 voo United de GRU para IAD
    Ida 17/06/17 voo UA860
    Volta 01/07/17 voo UA 861

    Tenho bastante milhas em cias do Brasil: Avianca, TAM, Gol e Azul.
    Não tenho nada na United – Mileage Plus.

    O que vc me aconselha a fazer para comprar a passagem dele com milhas ?

    • Você pode usar pontos da Azul ou da Avianca, basta ligar no call center e verificar disponibilidade.

  • Reinaldo de Galles:

    Possuo um cartão de crédito Bradesco Prime Platinum Mastercard. Posso utilizar a sala vip da TAM no aeroporto de Guarulhos? O vôo não é da TAM.

  • Viajante:

    Fabio, a TAM tá com uma promoção interessante de resgate com milhas, alguns exemplos de trechos:

    GRU-JNB – 60k em business
    GRU-FRA – 70k em business
    GIG-JFK – 65K em business

    E a disponibilidade tá bem generosa!

  • Thais:

    Ola Fabio,
    Adoro seu site e desde ja agradeço as dicas valiosissimas. Queria te pedir uma opinião.
    Preciso emitir 2 passagens (ida e volta) para NY na segunda quinzena de novembro (ida +- 14 e volta +- 26- precisamos estar la para um evento de 16 a 18 e eu tb queria tentar pegar a black friday).
    Tenho:
    128.000 milhas no cartao Bradesco,
    37.000 no multiplus do meu marido
    20.500 no meu multiplus
    19.600 no smiles do meu marido (vi que se transferir ate 23/09 do cartao pro smiles ganho 100% de bonus)
    11.000 no meu smiles
    41.300 nos cartoes Santander
    e 12000 no cartao Itau.
    Tenho também dois bilhetes ida e volta para Orlando abertos para remarcação ate 04/2017 (multa ja paga), mas em tarifa mega promocional (paguei 280 dólares cada e as diferenças tarifarias para esse período são +- 800 dólares por passageiro).
    Na sua opiniao, qual seria a melhor estratégia para emitir as passagens com milhas/milhas+$??

    • A melhor seria transferir pro Smiles aproveitar os 100% + o saldo que você já tem e emitir pela Delta.

  • Henrique:

    Fábio, em campanhas “status match” divulgadas aqui, obtive sucesso com Alitalia, e posteriormente com o Amigo-Avianca Brasil, obtive o status Gold.
    Como previsto, o status Gold no Amigo prescreve em março/2017.
    Fora das campanhas públicas como as mencionadas, existe viabilidade para status match ?
    Se sim, em quais cias ou programas, sugere uma tentativa ?
    Grato.

  • Rogerio:

    Eu acessei a sala Plaza Premium usando o TPC, mas só da direito a uma pessoa portadora do cartão

  • Luana Marques:

    Boa tarde!

    Como faço para me cadastrar nesse site?

    Grata

  • Gustavo Dutra:

    Fábio, boa tarde.

    Não sei se vc vai se recordar, em 2014 a Air Berlin/Top Bonus fez um promoção para compra de milhas e agora estão com uma outra oportunidade de compra. Não é tão boa como a promoção anterior, mas pode ser uma boa chance de completar as milhas compradas naquela promoção (como é o meu caso).

    A promoção é válida até 02/10/2016 e cada milha custa EUR 0.02, mas dependendo da quantidade comprada vc ganha bonus de 50%, o que neste caso, reduz o valor médio para cerca de EUR 0.0133.

    https://topbonus.airberlin.com/web/tb/meilenkauf?

    Abs
    Gustavo Dutra

  • Pedro Peixoto:

    Boa Tarde Fabio,

    Gostaria de saber qual o melhor programa de fidelidade disponível nas três grandes alianças aéreas (Star Alliance, OneWorld e Sky Team) visando o melhor custo beneficio de cada.

    Hoje tenho o Latam Fidelidade (one world), MileagePlus (star alliance) e Skymiles (skyteam)

    Obrigado

  • Manuella:

    Oi Fabio.Estou tentando comprar passagens por milhas pela LATAM, em voos da LATAM. Quando faço a pesquisa com dinheiro, aparecem diversos voos. Quando tento por milhas, aparecem apenas 2 horários e ruins. Existe algum modo de ter acesso a todos os horários de voos por milhas????
    Obrigada

    • Os lugares com milhas são restritos a disponibilidade por isto não aparecem.

  • Daniel:

    Bom dia Fabio
    Tenho um voo em executiva pela LH chegando em GIG e uma conexão de 4 horas para meu voo para GRU com a Avianca (tudo emitido junto) posso usar alguma sala vip ?
    E tenho TPC, Master Black e Visa Infinite, alguma opção lá com esses cartões ?

    • O unico lounge doméstico por enquanto é o Plaza Premium Lounge porém não sei as regras de acesso.

  • Clecio:

    Qual é o horário que a sala fica aberta?

  • Norberto:

    Caro Fábio,

    Agradeceria muitíssimo se pudesse me informar se é possível voar na first utilizando smiles.
    Qualquer destino……

    Abraço, e renovo meus cumprimentos pelo blog.

  • Alan R Ribeiro:

    Oi Fábio,
    Vc viu que a Etihad está com um promocode que dá 30% de desconto nas passagens? Não chega a ser uma barganha mas pode ser um bom desconto pra quem conseguir viajar no período da promoção. O código é STFBUS para executiva e STFECO para econômica. Vale para viagens com ida até 23/11 e volta até 30/11.

    Mudando de assunto, preciso de sua orientação. Pretendo viajar para Austrália de executiva e gostaria de saber qual a forma mais econômica, de preferência pela Qantas. (Tenho cerca de 100.000) pontos no cartão Santander que podem ser transferidos. Qual sua orientação?

    • A TAM tem o melhor benefício 110k para cada trecho de executiva entre Brasil e Australia.

  • Ademi:

    Eu estava indo a cidade de mexico,mas desanimei,pois soube q tenho q pagar a passagem já inclusos taxas,e mais taxa de combustivel entre outras,alguém confirmaram ou desmentir?

  • Karl Storrer:

    Oi Fábio, boa tarde! Você sabe dizer se é possível utilizar os upgrades de 500 milhas do AAdvantage em vôos AA domésticos emitidos com milhas AA?

  • FABRICIO MACEDO MOTTA:

    Fabio, tudo bem? Obrigado por manter o site sempre atualizado e com ótimas dicas! Vi os tutoriais, mas tenho dificuldades em achar bons voos pelo Smiles. Por exemplo, para GRU-MCO o Smiles só oferece com coneXão em Atlanta, enquanto o site da Delta mostra a opção do voo direto. Há como usar milhas Smiles e emitir pelo site da Delta ou parceiros? Para Smiles, é só o que aparece na consulta do site mesmo ou compensa ligar e buscar mais opçoes de voos? Grato por sua atenção!

    • Não há como usar milhas smiles pelo site da Delta não.
      O que o site do Smiles mostra é o que tem de disponível e não é possível usar o call center para fazer emissão.

  • Marina:

    Fábio, bom dia, voltou a promoção do Ponto Frio e a Multiplus. A cada real gasto vc ganha 6 pontos, acessando pelo site da Multiplus. O q vc acha, levando em conta e comparando com o Km de Vantagens??

  • RODRIGO PELISSAO:

    Fabio,

    EU chego em GRU as 7:00 da manhã, meu voo com a ALITALIA, é as 15:30, o ckekin da ALITALIA só abre por volta das 12:00, existe a possibilidade de entrar na sala VIP?? ou primeiro preciso necessariamente fazer o chekin para entrar no embargue e ai ter acesso as salas VIPs????

  • Giulia:

    Gostaria de saber qual a marca do cookie acho que de aveia que tem na sala vip da american express do aeroporto de miami , teria como descobrir ? Eh muito bom e eu queria comprar ou fazer

  • Carlos:

    Boa noite, comprei voo pelo smiles Brasília/Fortaleza/Lisboa em novembro, o trecho de Fortaleza a Lisboa vai ser executiva pela TAP. Gostaria de saber se posso usar a sala vip do aeroporto de Brasília e se teria alguma no aeroporto de Fortaleza? Pelos relatos vi que a classe executiva da TAP não é das melhores, mas estava com promoção pelo smiles, teria alguma dica de poltrona ou alguma outra coisa?

    • Não pode usar em Brasilia não.
      Os assentos realmente são antigos e praticamente todos iguais, portanto não faz diferença.

  • Eduardo de Paula:

    Boa tarde! Gostaria de saber sua opiniao sobre a compra de pontos Multiplus através do programa da Ipiranga de Km de Vantagens. Existe uma oferta de 20mil pontos por 12×49,83. O que por minhas contas da 0,029 por ponto…. Vale a pena?

  • Bernardo:

    Boa noite Fábio,

    Poderia me sanar uma dúvida? Preciso marcar um voo pela Oneworld por milhas, se está disponível pelo Site do Executive Club, consequentemente aparecerá essa disponibilidade ligando na Latam? Pois fiz isso e a disponibilidade não está sendo igual.

  • Roger:

    E qual seria o procedimento? Site da Turkish, do membro da star aliança ou da própria star aliance? Please help

  • Roger:

    Ola!
    Repito aqui a pergunta que fiz na area de “contato”: Posso usar milhas miles and smiles da turkish airlines nos parceiros deles da star alliance?
    Obrigado!!

  • milton:

    estou viajando para san diego classe executiva. tenho direito a utilizar sala vip ou tenho que pagar uma taxa?

  • Cesar Bittencourt:

    Fábio, em Outubro farei os trechos pela Etihad (Economy comprada em promoção breaking deals) GRU-AUHNRT e NRT-AUH-GRU. Concentro minhas milhas atualmente no Smiles, mas tenho cadastro em diversos outros. Como cartão de crédito pontuador uso o Santander Mastercard Black Unlimited. O que vc sugere fazer com as milhas desta viagem?

    • Se você já concentra suas milhas no Smiles não justifica espalhar esta da Etihad em outro programa.

  • RICARDO MELO:

    No voo GRU ( SAO PAULO) a MELBOURNE pela QANTAS voce sai de GRU para em Santiago, embarca para Sydney , onde faz uma parada e troca de aeronave e segue para Melbourne.
    Minha duvida é:
    em Sydney somente troco de aeronave e faço alfândega em Melbourne, ou tenho que pegar minhas malas em Sydney e faço alfândega lá para depois ir a Melbourne?
    Grato

    • A alfandega geralmente é no primeiro ponto de entrada no país, neste caso Sydney.

  • maria Eduarda fernandes:

    gostaria de saber quais são as lojas de produtos baratos no newark , nova York , LA
    onde vende produtos eletrônicos , cosméticos , roupas , tudo bem baratinho
    desde já agradeço a atenção

    • Nosso site é especializado somente em passagens, você pode buscar no google este tópico em outros portais.

  • Daniel:

    Fiz, há duas semanas, um voo GIG-CNF pela TAM e, tal como sempre, inseri meu número AA para receber minhas 500 milhas. Sou GOLD no Aadvantage.

    Quando verifiquei no AwardWallet que foram creditadas meras 54 milhas, liguei na AA e me relataram que, desde o início de agosto, de fato apenas será creditado tal.

    Perguntei sobre o mínimo de 500 milhas garantido aos passageiros elite. E a resposta é que mesmo para os passageiros elite não mais haverá o mínimo de 500 milhas por voo, salvo se o voo, de cia parceira, for reservado via AA, ou seja, conter o AA no bilhete.

    Procede este entendimento? A AA acabou com o mínimo de 500 milhas em voos parceiros Oneworld ou foi informação equivocada (pois, ressalta-se, a atendente estava bem perdida e levou um tempo para consultar terceiros e me responder)?

    • Depende de qual era sua classe tarifária.
      Mas o mínimo de 500 continua sim, veja no site:
      Os associados da categoria elite obterão pelo menos 500 EQMs básicas em voos com menos de 500 milhas na American Airlines e American Eagle (incluindo voos em parceria reservados como um número de voo da American Airlines), companhias aéreas da oneworld® e Alaska Airlines.
      https://www.aa.com.br/i18n/aadvantage-program/elite-status/elite-status-benefits.jsp#minimummileageguarantee

    • Karl Storrer:

      Oi Daniel! Será que você não está confundindo as milhas EQM que são para qualificação nas categorias elite com as milhas normais de vôo para emissão de passagem? Voando TAM (ou LATAM), pela nova regra, você ganha apenas 25% das milhas da distância voada, se a tarifa da passagem for a mais baixa, o que provavelmente deve ser o seu caso. E a distância de GIG até CNF é de exatamente 216 milhas em linha reta (O gcmap.com mostra 223). Ou seja está correto o crédito de 54 milhas que é exatamente um quarto de 216. Agora, verifica se não foram somados mais 500 milhas de upgrade de categoria (EQM). Quem é básico ganha apenas 50% das milhas voadas em EQM na tarifa mais baixa da econômica. Como você é GOLD, o mínimo é 500 EQM. A boa notícia disso tudo, é que apesar das mudança na política de obtenção de milhas do AAdvantage que agora é de acordo com o valor pago pela passagem, quem voar nas parceiras Oneworld continua pontuando de acordo com a distância voada. A obtenção de milhas de acordo com o valor da passagem vale apenas para a American Airlines. Apesar que no seu caso, teria sido bem melhor ter multiplicado o valor em dólar da sua passagem por 7 e creditar as milhas. Mas para quem voa longas distâncias em Business ou First Class com as parceiras, ainda vale muito a pena!

  • luiz b:

    Revista viagem e turismo desse mês .

  • luiz b:

    Aviso a todos, a vacina contra a febre amarela agora é vitalícia, quem já fez não precisa fazer novamente em 10 anos .

    • Aonde viu isto Luiz?

      • mkm4k:

        Confirmo a informação do Luiz B. Após 11 de julho de 2016 a validade da vacina de febre amarela é vitalícia. O que é uma ótima notícia pois, apesar de muito necessária, é uma vacina que apresenta um pequeno risco .
        Fonte: Organização Mundial de Saúde – World Health Organization.
        http://www.who.int/ith/updates/20160727/en/

        Parabéns pelo trabalho Fábio!

  • Karl Storrer:

    Oi Fábio, bom dia! Eu estava lendo as regras do AAdvantage, onde sou GOLD, e faltam apenas 8000 milhas EQM para me tornar PLATINUM. Só que além disso eles dizem que eu preciso voar pelo menos 4 trechos com a American Airlines. Agora a pergunta: Se eu conseguir as 8000 EQM voando com as parceiras OW e atingir 100.000 EQM eles já vão me promover? Ou além disso eu preciso voar os 4 trechos com a AA?

    No meu entendimento isso valeria para voar os 60 trechos necessários para conseguir o upgrade, independente da milhagem, sendo que desses 60, pelo menos 4 devem ser com a American Airlines. Estou correto?

    Bons vôos

    • Karl Storrer:

      Só complementando, eu li tudo sobre os upgrades de categoria, mas eles não deixam isso claro!

    • Karl Storrer:

      E retificando, eu vou atingir 50.000 EQM!

      100 mil EQM é para Executive Platinum.

    • Os 4 trechos são obrigatórios para atingir qualquer nível.
      Você pode voar 1 milhão de milhas com cias da oneworld mas se não tiver 4 vôos com a AA continuará na mesma categoria.

      • Karl Storrer:

        E isso é válido para code-share? Por exemplo, se eu emitir GRU-SYD via DFW no site da AA, e a segunda perna é operada pela Qantas, porém com numeração AA, essa segunda perna conta também?

        • Não – somente AA puro.

          • Karl Storrer:

            Obrigado Fábio! Vou mudar a estratégia da próxima viagem!

  • Guilherme Nascimento:

    Fabio,gostaria de saber se existe possibilidade de resgatar passagem da British,de Dublin para Londres,utilizando pontos da Multiplus?
    Desde já agradeço
    Guilherme

  • NT:

    Olá Fabio, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelos últimos relatos e dicas.
    Sabe se há alguma cia aérea (preferencialmente Star Alliance) oferecendo status match atualmente? Tenho o da Turkish há alguns anos, mas acho que dessa vez não vou conseguir renovar a tempo.
    Li em alguns sites gringos, inclusive statusmatcher.com que a Air Berlin está oferecendo, mas é restrito a alguns países.
    Abraço.

    • Não estou sabendo não.

      • NT:

        Ok Fabio.
        Obrigado pelo retorno.

        • Alice:

          Oi NT! O status match continua ativo: https://www.airberlin.com/statusmatch mas só vale para os seguintes países: Germany, Austria, Switzerland, Sweden, Denmark, Finland, Norway and USA. Eu coloquei o endereço de um parente dos EUA e já recebi meu cartão Gold do Airberlin Topbonus que equivale a OW Sapphire. Usei meu Alitalia Freccia Alata para pedir o match. Boa sorte para vc!

          • Helio Oliveira:

            Amiga….empresta o endereço pra gente!!Rrsrsrrsrs

  • Marisa Lelis:

    Vou viajaar de royal air marrocos + gol posso acumular milhas smiles ou tenho que fazer cadastro na marrocos? pois na gol ja tenho.
    Obrigada

  • Larissa Marinho Ferreia:

    OLA COMO FAÇO PARA ADQUIRI CARTAO SAFIRA?

    • Você precisa voar 8000 pontos com a Azul, as informações você encontra no site da cia.

  • Daniel Goldsztein:

    Fabio, boa tarde.

    Vc sabe se o Air France 443 e 442 que faz GIG-CDG-GIG já está com o interior da executiva reformado como novo layout?

    Abs,
    Daniel

    • A melhor forma de saber é ligando pra marcar os assentos – se for 1-2-1 é a nova.

  • Cesar Bittencourt:

    Olha só a frustração. Sou cliente Select do Santander. Ontem chegou meu kit do Mastercard Unlimited Black. Na caixa o cartão black, o cartão de segurança e….. o cartão Priority Pass estava faltando. O slot para o cartão veio vazio. Pode ser uma falha da montagem do kit ou até mesmo furto. Hoje vou pessoalmente na agência pra ver o que consigo resolver. Tenho uma viagem pra Ásia em duas semanas e o cartão será muito útil. Entrei em contato com a PP pelo canal info@prioritypass.com pelo menos pra ver se consigo o número, assim posso ativar o aplicativo.

    • Cesar,
      Curioso é que o cartão PP que vem do Santander não permite que você adicione a versão digital do aplicativo.
      Quando eu logo na minha conta pelo computador também não mostra registrado as visitas.

      • NJunior:

        Fabio,
        No próprio site do PP tem a informação que os cartões “emitidos” por instituição financeira, podem não ter acesso ao cartão digital, veja:
        ” Porém, se você recebeu a associação à Priority Pass de uma instituição financeira, talvez não tenha acesso ao Cartão Digital de Associado.”

        Cesar,
        Quando eu recebi o meu KIT veio completo com o PP, porém as 2 vezes que pedi cartão adicional veio sem o PP.
        Mas foi simples de resolver, liguei na Superlinha e foi enviado sem problema algum e bem rápido, acho que +-uma semana…

        Espero ter ajudado.
        Abraços

        Júnior

        • NJunior,
          Opa, não sabia desta informação – valeu amigo!

          • Gustavo Rodrigues:

            Fábio, aconteceu o mesmo comigo essa semana. O Unlimited chegou na segunda, sem o PP o local estava vazio.
            Falei com minha gerente e ela falou que vai vir separado, em outra correspondência.
            Mas confirmou que vem.

          • NJunior:

            Fabio, aproveitando que falamos sobre o PP.
            Já li algumas vezes vc falando que o PP que vem com Santander Unlimited dá direito a entrar com convidados de graça nas salas VIP. Vc já usou desta forma? Já se passaram 90 dias disso, pois as vezes as cobranças demoram para cair na fatura.
            Pergunto isto porque nunca consegui uma informação confiável sobre este assunto. Já perguntei no próprio PP e informaram que esta definição de cobrar ou não é do Banco que forneceu o PP.
            Já perguntei para a minha gerente que falou que dá direito a 5 convidados, mas quando perguntei se ela não estaria confundindo com a quantidade de adicionais gratuitos ela confirmou a confusão.
            Ela tentou a informação com o suporte deles que não soube responder, apenas falou que dava direito.
            Tentei a informação na Superlinha que me informou que esta definição é de cada sala VIP.
            Resumo da opera, nenhuma informação 100% confiável.
            Por isto te pergunto, onde vc conseguiu esta informação? Já usou e realmente não cobrou???
            Minha experiência foi apenas com meu filho de 2 anos que foi liberado pela sala mesmo…
            Obrigado,
            Júnior

          • Sim, já usei em 3 salas vips na África do Sul com até 5 convidados e nunca paguei nada, inclusive já coloquei esta informação aqui no site.
            Não sei se depende do lounge parceiro, mas todas as vezes que usei nunca foi debitado.

          • NJunior:

            Obrigado Fábio.

        • Cesar Bittencourt:

          Falei com a gerente.
          Ela já pediu o novo cartão do PP que chega no máximo em 1 semana.
          Mas não me preocupei pelo fato de o cartão Mastercard Black Unlimited do Santander ter também o Loungekey, com acesso gratuito (sem cobrar os 27 dólares).
          A superlinha do Santander está fora do ar por conta da greve dos bancários.

  • Matheus:

    Oi, Fábio! Tudo bem?

    Uma pergunta:

    Tu sabe se consigo emitir cabines mistas pelo Victoria da Tap ou pelo Amigo?

    Mais especificamente, achei disponibilidade GRU-IAD-LAX pela UA (GRU-IAD em Business e IAD-LAX em econômica); nesse caso, conseguiria emitir normalmente como uma passagem em Business?

    Abraços

  • Epitacio Miranda:

    Fabio, tudo bom?
    Sei que cada passagem tem sua regra. Mas com sua experiência, você deve saber a resposta para minha dúvida:
    Estou pensando em emitir pelo SMILES uma ida e volta de GRU para MIA (na mesma reserva). Acontece que na ida, o voo faz conexão em Orlando, e eu pretendo descer em Orlando, perdendo o último trecho (Orlando – Miami). Pois o trecho só até Orlando é mais caro.
    Você sabe se eu teria problema em embarcar na volta (dado que estará na mesma reserva) de MIA para GRU após este “no show” no último trecho da ida? (para bilhetes comprados com dinheiro sei que geralmente sim, mas para milhas SMILES, não sei a resposta)
    Grande abraço e obrigado

  • Daniel Felicio:

    Fabio, boa tarde.

    Te sigo faz tempo no Insta e acompanho seu site, alem de gostar da sua terrinha(BERlandia), por ter amigos ai…

    Me da uma ajuda.
    Vou esquiar na Europa, França ou Italia, no Club Med em março do ano que vem.

    Tenho 120.000 milhas do cartão Itau, aguardando uma boa promoção para trocar.

    Esta tendo da Multiplus de 40%, da Smiles de 50% além da TAP soltar as loucuras de sempre.

    Ainda vou contar com a promoção da executiva LATAN por US$1.000,00 que teve esse ano.

    Me ajuda a decidir o que eu faço? Pago com milhas ou não? Se sim de qual programa ou espero mais um pouco.

    Muito obrigado.

    Abraço.

    • Eu acho que a TAP ainda tem o melhor custo benefício por 120.000 você vai e volta pra Europa de executiva com qualquer cia da Star Alliance e ainda por cima tem direito a um stopover gratuito.
      Mas claro que se aparecer alguma promoção pagante é melhor.
      Se fosse voce eu emitiria pela TAP e caso surja oportunidade de uma oferta melhor peça o reembolso das milhas mediante pagamento de taxa.
      Lembrando que ao transferir pra TAP você perde 20% do Itau.

  • PAULO RO BERTO HARDMAN:

    Tenho uma passagem de volta, PARIS- LISBOA- RIO para o dia 15/10. Quero transferir para 18/10, o trecho Lisboa- Rio, mantendo o mesmo vôo e horário (TAP 0075), pois gostaria de passar 3 dias em Lisboa e, como mudar esse trecho por agência de turismo fica caríssimo (comprei o bilhete por meio de uma agência), posso fazer essa mudança diretamente no balcão da Cia Aérea(TAP) em Lisboa, quando estiver indo para Paris, em 03/10? Como posso estimar o valor desse custo?

    • Neste caso a alteração deverá ser feita exclusivamente pela agência que é a “dona” do bilhete.

      • PAULO ROBERTO HARDMAN:

        Fabio.

        Perdoe-me a insistência sobre o mesmo assunto. De fato, gostaria sendo possível de beneficiar-me de sua experiência e conhecimento. É que pelo telefone 0300 210 6060, fui informado pelo atendente da TAP que, uma vez que houvesse utilizado o trecho de ida da passagem (Rio- Lisboa- Londres em 03/10), poderia ainda em Lisboa, no aeroporto e durante a escala de 2 horas e 55 min, no balcão da cia aérea, alterar, arcando naturalmente com os custos, um trecho do meu retorno ( Lisboa- Rio de 15/10 para 18/10). Só não faço isso no Brasil porque porque entre multas e taxas, simulei os custos pela agência e está me saindo muito caro, quase como o valor em reais de uma nova passagem!
        Você quer dizer que, no exterior, não conseguiria alterar o trecho de volta “de jeito nenhum” (nem no aeroporto lá fora!) pelo fato de haver comprado as passagens no Brasil através de uma agência?

        O que você sugeriria, se possível, como alternativa razoável?

        Atenciosamente

        Paulo

        • Não sei te falar Paulo, realmente precisa ver direto com a cia aérea pois cada bilhete tem uma regra diferente.

  • Marian Cantisano:

    Need 2 tickets NYC / Rio OCTOBER 25 or 26 return One passenger Nov 2 or 3 , the other 11th NOVEMBER

  • Marcelo:

    Olá, Fábio. Tenho 100 mil ponto no Banco do Brasil. Qual seria a melhor aplicação para eles? Tenho três viagens em vista, sem data marcada: Inglaterra/Escócia, Portugal e Estados Unidos.

    • 120 mil pra TAP pra ida e volta de executiva para qualquer lugar da Europa ou 90 mil pra TAP para ida e volta de executiva para qualquer lugar dos EUA.

      • Marcelo:

        Desculpe-me, esqueci de dizer, é para um casal (vixe!). Será que consigo duas de alguma forma?

      • Marcelo:

        Desculpe-me, esqueci de dizer, é para um casal (vixe!). Será que consigo duas de alguma forma? É bom negócio já transferir para algum programa e esperar promoções (como o Smiles)? Aproveitando para comprar mais pontos, se possível. Sou bastante noviço neste assunto… Qual aplicativo você usa para controlar seus pontos e não deixar vencê-los (eu perdi muitos pontos recentemente por isto)? E para pesquisas de preços de passagens?

        • Marcelo,
          De uma olhada na aba Programas de Fidelidade ali em cima que você vai encontrar a resposta pras suas perguntas.
          Para pesquisa de preço de passagem eu uso o Kayak que fica aqui na lateral do site.

  • RODRIGO:

    Fabio, chego em GRU as 7:00 da manhã, meu voo com a ALITALIA, é as 15:30, o ckekin da ALITALIA só abre por volta das 12:00, existe a possibilidade de entrar na sala VIP?? ou primeiro preciso necessariamente fazer o chekin para entrar no embargue e ai ter acesso as salas VIPs????

  • Gerson:

    Oi Fabio,nao sei se vc ja postou mas nao lembro de ter lido.
    A sala vip da Star Alliance em Gru esta aceitando entrada do amex.
    Abs,

  • Rodrigo soares:

    gostaria de trabalha abordo tenho todos os documentos necessários, meu inglês e básico

  • Maurício:

    Opa Fábio, estava dando uma olhada nas novas informações do The Platinum Card, agora que a página de informações é redirecionada para o site do Bradesco.
    Observei algo que me deixou temeroso na Assistência Viagem: Exclusivo para clientes e dependentes elegíveis com passagens pagas, integralmente, com os Cartões American American Express® Membership Cards*.
    Para o TPC não era necessário ter a passagem ter sido paga com o cartão. Eu mesmo no passado já usei duas vezes o atendimento tendo emitido a passagem por milhas.
    Você está sabendo de algo?

  • carlos:

    Fábio,
    Eu comprei uma passagem ida e volta de Zurique – Nova York – GRU
    Pelo site da American , em classe Executiva, depois que confirmaram o pagamento no site apareceu todos os trechos confirmados .
    Em seguida recebi via e-mail o e-ticket, só que no trecho NovaYork – GRU em classe econômica
    Tentei reclamar na central de reservas da American, mas disseram que não podiam fazer nada
    Como você acha que devo proceder?
    Poderia cancelar e comprar em outra cia mas acho muita sacanagem
    Grato

  • Luciano:

    Fabio,por meio da Kayak, encontrei passagens para um voo nacional na Flight Network. Você conhece essa agência? é confiável?
    Um abraço

  • Charles Roberto da Cruz Silva:

    Nunca fiz uma viagem internacional. Mas quando eu tiver a oportunidade de fazer, queria que fosse num voo com stopover mais longo, pois eu estava vendo o que é ofertado pela KLM, com destino final para Lisboa, e o máximo que consegui encontrar era de quase 9 horas em Amsterdã, para depois embarcar para Lisboa. Existe algo que seja pelo menos 48 horas? Também andei pesquisando o site da Air Canada, sem ver preços, em um voo saindo de São Paulo para Londres com conexão em Toronto. Só que não consegui encontrar o tempo de conexão.

  • vanessa:

    ola fabio, tudo bem? que site 10 vc tem aqui, parabens!
    eu nunca viajo, mas tenho muuuitas milhas. estou com ideia fixa de fazer trabalho voluntario no final deste ano (durante o recesso forense, já que eu trabalho no tribunal). encontrei um programa muito bacana em port elisabeth que me interessou, mas verifiquei que o smiles não opera para lá. estou considerando ir a uma cidade da própria africa do sul e comprar uma passagem interna por lá, mas não consigo de jeito nenhum! em janeiro não tem nada! o senhor sabe se tem tempo mínimo para os voos ficarem disponíveis na busca do smiles? eu nunca usei esta busca para algo mais complexo, apenas voos simples na america do sul. sei que é muito ocupado, mas aceito qualquer ajuda! obrigada desde já.

  • JOSE ITAMAR:

    Olá Fabio

    Eu resido em Londres e durante os ultimos 3 anos tive muita dificuldade em escolher um bom programa de fidelidade. Por fim decidi pelo Iberia Plus. Quero compartilhar meu raciocínio com você e gostaria de sua opinião para entender se faz ou não sentido.

    A Iberia trabalha com 2 classes, economica e executiva. Atualmente tenho o status prata e penso em fazer um esforço para migrar para o Ouro. O objetivo é a partir de então tentar desfrutar durante o ano do status de upgrades cortesia nos voos Iberia. As regras do programa não informam a respeito de upgrades “garantidos”.

    Minha pergunta é: Você acredita que o status Ouro do Iberia Plus pode me oferecer upgrades da economica para business com certa facilidade?

    Obrigado.
    Jose Itamar

    • Não sei te falar Jose, não sou familiarizado com este programa.

  • CINTIA PETTINATI:

    Boa noite
    Comprei uma passagem para Bangcoc via Istambul pela turkishairlines e gostaria de saber se há possibilidade de trocar milhagens para um upgrad para a classe executiva
    att

    • Sim, você deve entrar em contato com a cia para verificar os valores.

  • luciano:

    Boa tarde. Eu ja emiti com fidelidade por 65 mil pontos, executiva da british GRU-JNB, e pulei fora em Londres. Economizei milhas. Eu vi que na Star Alliance, emitindo do Victoria, é 50 mil milhas executiva América Central ida e volta saindo do Brasil. Não sei se sabe me responder, mas pelo Victoria posso emitir somente one-way, tanto voo puro TAP ou neste caso, pela Star Alliance? E outra dúvida (dúvida 2), será que consigo emitir com uma companhia americana para a América Central e pular fora nos EUA? Já tentou, ou teve essa ideia? Conhece algo a respeito? Fiz igual na Inglaterra e deu certo. E a terceira e última dúvida, emitindo com Victoria posso montar trechos, pelo Star Alliance, como você as vezes faz com suas milhas. Por exemplo, monto GRU-NYC-SEA com somente um bilhete?

    • Não pode emitir one-way pela Star Alliance.
      Não consegue fazer backtracking – ir pra Am. Central via Am. do Norte.
      Sim, pode montar trecho a trecho desde que seja no mesmo sentido e região da viagem.