Faça sua pergunta

Utilize esse espaço para comentários gerais e dúvidas. Comente Agora

Deixe seu comentário:

No momento temos 6.278 comentários/dúvidas em nosso mural, comente você também. Comentar Agora

  • FABIO BACCO:

    Boa tarde, gostaria de saber como posso ver disponibilidade de passagens para voos dentro dos estados unidos , como jfk para hnl

  • LUIZ ANTONIO GUIMARAES DE CARLIS:

    FABIO

    Conforme sua sugestao em 2017 comprei pontos na LIvelo e transferi p a TAP VICTORIA (100% bonus)
    com objetivo de viajar p Miami em classe executiva pela AVIANCA BRASIL .Hoje p minha surpresa tentei reservar na TAP 2 PAXS P MIami(Com AVIANCA BRASIL) e o atendente disse-me nao existe no sistema disponibilidade de reservas em executiva!!!! somente em economica.Que fica bem claro,n é que nao tenha disponibilidade mas sim que o sistema nao permite !!!
    Vc pode me ajudar,o Gajo da TAP disse-me p ligar p a Avianca do Brasil

    aguardo t
    abs
    Luiz Antonio

    • Humberto:

      A Avianca Brasil não disponibiliza assentos em executiva para programas parceiros. Já tentou na Avianca Internacional, com escala em Bogotá?

      Abraços e boa sorte.

  • Vito:

    Fábio, falei com a Tap-Victoria ontem e eles me informaram que, a princípio, não haverá mudanças na tabela Star Alliance nem cobrança de taxa de combustível. Assim sendo, voar na “maravilhosa” business da TAP vai ficar mais caro do que na First da Lufthansa (além da taxa de combustível, que também só se aplica a vôos da TAP). A lógica lusitana belamente ilustrada…

  • Juliana:

    ALguem sabe informar se houve alteracao na tabela de resgate tap com as parceiras?

  • Denis:

    Boa noite Fábio e Alê

    Tenho visto sistematicamente no Multiplus ao realizar buscas de passagens por pontos no site, que mesmo aparecendo na parte superior onde a data e a quantidade minima de milhas no dia para o bilhete pesquisado, não se encontra vôos para selecionar pela quantidade de milhas citada. Estou verificando este problema há muito tempo e consegui após trabalhosa abertura de processos na Multiplus que os valores fossem honrados algumas vezes (outras não), porém não sem antes muita briga e desgasate. Acredito que isso deva ocorrer com todo mundo. Vocês sabem o que está ocorrendo e qual a solução que vcs tem usado?

    Obrigado e um abraço

  • PAULO CESAR SANTOS:

    Sempre usei essa sala com meu Cartão Priority Pass. Ocorre que ontem o atendente simplesmente disse que a partir de então não usaria esse cartão e sim o cartão UNIQUE DO SANTANDER, entretanto não deixou claro que haveria cobrança. Não deixou via de recibo cartão de crédito, não emitiu Nota Fiscal e me estranha o fato de se cobrar algo em dólares no Brasil ( US$ 27.00). Já comuniquei e solicitei o cancelamento junto à MASTERCARD. Também questionarei SRF pela cobrança sem emissão de NF e transação em dólares que não é a moeda corrente no país.
    Lamentável essa atitude!!!

  • Felipe:

    Fabio,
    boa tarde! ou Boa noite, e dependendo do seu fuso horario, já que vc vive ares, qual Dica vc me da para acumulhar mais milhas? conseguir bons voos ? Faço muitos voos pela delta usando milha. Minha CIA predileta tb, apesar de estar em uma demanda judicial contra ela. Poderia me dar algumas dicas ?

  • Daniel:

    Fabio
    Estou tentando emitir uma passagem de MCO – GRU pela multiplus voando AA em executiva quando procuro no site da AA ele mostra disponibilidade para 4 passageiros sendo o primeiro trecho em economica MCO – MIA e o segundo trecho MIA – GRU em executiva ai eu ligo na multiplus para fazer a emissão eles dizem que não tem disponibilidade, ai entro no site da British para ver e mostra a mesma coisa da AA porém não mostra os trechos unificados somente separados, Vc saberia me dizer pq isso acontece ?

  • Amélia:

    Olá, gostaria de saber como devo proceder para processar uma companhia aerea internacional que não tem representação no Brasil?
    O fato ocorrido foi o seguinte: No dia 17 de Julho de 2017 eu tinha um voo previsto de Astana para Istambul, com conexão em Kiev. Do voo de Astana para Kiev, houve um atraso de mais de duas horas sem nenhuma justificativa da companhia área. Ao chegar no destino final que seria Istambul, descobri que minha mala havia sido extraviada. Como eu iria retornar ao Brasil no dia seguinte, a companhia area me orientou para fazer o reporte do extravio e retornar ao escritorio da companhia área no dia seguinte, antes do meu embarque, para ver se haviam achado a minha mala. Porém a companhia não me deu nenhum subsídio e tive que arcar com gastos de uma muda de roupa e artigos de higiene pessoal para passar um dia em Istambul. No dia seguinte, cheguei no aerporto e nada da minha mala. Retornei para o Brasil e só foram encontrá-la 21 dias depois. Nesse sentido, eu gostaria de processa-los por danos morais, visto que o materiais não se aplica, tendo em vista que devolveram minha mala. Mas como a empresa não tem escritório no Brasil e nem tem parceria com companhias áreas nacionais, é possivel entrar com tal processo?

  • Rodrigo:

    Olá, achei muito bacana o site de voces! parabens!!! faco muito essa conta de custo de milhas e gostaria de saber de voces, o que seria um bom custo para compra? sempre que olho na media custa 300 reais a cada 10mil milhas, ao meu é caro. O que seria um preço que começa a ficar vantajoso?

  • Hamilton:

    Olá Ale, com essa mudança da TAP para conseguir bilhetes prêmio o programa de milhas da Livelo ainda é uma boa opção? Tem algum outro programa onde possa juntar pontos e conseguir uma viagem para Europa (em business) ?

  • Walter Coriolano:

    Olá Fábio, tudo bem?
    Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo site.
    Tenho uma dúvida
    A American express do Brasil vai descontinuar em 05/03/18 programa próprio e vai transformar as milhas para a Livelo, devo deixar eu você recomenda transferir para Emirates, Pontos Multiplus, Smile ou outro parceiro do Programa Membership Rewards antes de ir para a Livelo?
    Pretendo utilizar nos próximos 36 meses para o Oriente os pontos
    Obrigado.
    Abraços
    Walter

  • ELIVAR OLIVEIRA:

    Olá bom dia!
    Fiquei sabendo que a LATAM vai adequar a classe executiva dos 777-300
    Viajo em maio para MIAMI, sabem me dizer se até já terao feito as adequações?

    Abs e parabens pelo site!

  • Gustavo:

    Boa noite Fábio!

    Preciso de um auxílio um tanto quanto incomum:
    Judicialmente o programa de milhagens Lifemiles foi obrigado a me conceder 2 bilhetes aéreos voando exclusivamente em First Class na rota GRU-Istambul. Obrigatoriamente deve ser emitido com as parceiras Star Alliance.
    Venho tendo dificuldades em fazer uma pesquisa que contemple voos somente em First Class.
    Você teria alguma dica para que eu possa pesquisar com sucesso?
    Qual a melhor rota/companhias aéreas a fim de que eu consiga todos os trechos em First?

    Obrigado

  • Roberto Rech:

    Boa tarde Pessoal,

    Moro na europa ha algum tempo, e estou pensando em adquiriu um membership com alguma parceira que me possibilite utilizar as salas vip nos aerportos. Qual voces recomendam entre os melhores e mais baratos.

    atenciosamente,

    Roberto

  • Fabio Soares:

    Fábio, vc teria algum tutorial de como pesquisar assentos da Emirates com as milhas da TAP?

  • Lucas Silva Lino:

    Gostaria de inibir meu cartão de crédito da minha conta Uber, grato pela atenção..!!

  • Vítor Silva:

    Algumas informações sobre o AmEx Platinum que colhi em contatos com setores de supervisão:

    O Membership Rewards, de fato, deixará de existir e o programa será de vez o Livelo, que eles consideram melhor que o MR.

    Os pontos dos membros Livelo expiram; ENTRETANTO os pontos transferidos dos membros MR para o Livelo NÃO EXPIRARÃO!!! Ou seja, não há motivo para qualquer pânico, pois os associados AmEx Platinum seguirão tendo seus pontos, em breve Livelo, sem expiração!!!

    Não haverá qualquer tipo de compensação nessa migração, pois se considera que não há perdas.

    Não haverá qualquer novo benefício neste ano para os membros Platinum. As melhorias apresentadas são a integração do sistema online, para que muitas funções da central possam ser realizadas pelo associado diretamente online.

    Finalmente haverá o retorno da sala VIP no Galeão, prevista pra reabrir este ano. Não há previsão de nenhuma nova sala no Brasil, nem própria nem em parcerias. Caberia aos associados Platinum entrarem em contato com a central e com o Ombudsman para pressionar por novos benefícios.

    Espero ter contribuído e que novidades venham e sejam compartilhadas para todos aqui!

    • Muito obrigado Vítor.
      O curioso é eles acharem que não há perdas – lamentável.

  • Camila Torres:

    Olá! Queria sugerir uma pauta sobre clubes de milhas. Tenho visto vários programas em que se paga uma mensalidade e vai acumulando milhas… Vale a pena? Quais os prós e contras? Que clubes vocês recomendam? Obrigada, e parabéns pelo site!

  • Bernardo:

    Fábio, é impressão minha ou a swiss está dificultando a emissão de bilhete por milhas emitidos através da TAP?

  • Lina:

    Eu sou Platinum na LATAM. Tenho algum benefício na bagagem num voo que comprei na TAP num tarifa discount?

  • Caetano:

    Boa tarde equipe PP, tudo bem? VI no site do Santander que o cartão Black Unique Visa está vindo com o Priority Pass, vocês já tinham visto isso? É real? Abs

  • GUILHERME:

    Fabio, emiti uma passagem em executiva da British pagando com dinheiro e posso marcar assento porque sou platinum na AA ! O problema eh q a British nao reconhece meu status na AA ( jah liguei no call center ) ! Vc sabe como resolver isso !

    Continue o grande trabalho ! Obrigado

    • Alice:

      Que eu saiba Platinum na AA não oferece marcação de assento na British nem na classe executiva. Eu quando era EXP da AA não quis pagar pela seleção de assentos num bilhete pagante (GRU-LHR-SIN-LHR-GRU) e acabei com os piores assentos da cabine business!

  • Claudio Roberto:

    Existe alguma cabine, seja business, seja first, onde um casal pode viajar junto com privacidade, i.e. sem poderem ser observados pela tripulação ou quem quer que seja?

  • lorenzo:

    ola Fabio,
    No dia 24 de dezembro eu e minha família estaremos indo para Atlanta na classe executiva da Delta.Meu pai reservou o bilhete pela smiles por 80 mil milhas o trecho,porem tem uma parada em Detroit(12 horas).Voce sabe de alguma coisa para fazer durante este tempo em Detroit(restaurantes ou lugares para visitar) ?
    obrigado

  • Luis Santiago:

    Fabio,
    Está sendo quase impossível achar qualquer viagem prêmio com Star Alliance no Lifemiles.
    Fiz o teste para datas proximas e distantes…EUA e Europa.
    Está sabendo de alguma coisa?
    Obrigado

  • Rodrigo Adriano:

    Assistencia de Viagem Amex. Recebi minha fatura pelo email do meu TPC e veio algo novo. Agora eu preciso emitir o seguro de viagem pelo http://www.seguroviagembs.com.br/. Antes a assistencia de viagem era automatica e era pela Axa Assistance. Agora vai ser pelo bradesco e somente terei ela se comprar com meu cartão. Antes era válido para qualquer viagem. Poderia confirmar isso ? O Seguro antes era muito bom.

  • Rodrigo Zon Soares:

    Boa noite! Acompanho o seu blog e graças a ele hoje consigo oportunidades para viajar em classe executiva, principalmente usando pontos. Estou programando uma viagem para Orlando para janeiro/2019 e vinha acompanhando a liberação de assentos em classe executiva em voos Delta. Acontece que quando virou o mês e era para iniciar disponibilidade de janeiro/2019, de repente não aparece mais as disponibilidades Delta. Saberia me dizer o que pode ter acontecido? Tentei diretamente pela Delta também e não encontrei essa disponibilidade também.
    Obrigado

  • barreto junior:

    Gostaria de saber se as passagens emitidas com milhas do programa victoria da tap tem cobrança de algum valor extra (taxa de combustivel) se utiliazadas para vovoes em companhias parceiras. obrigado

  • JOANNA FURTADO:

    OLA,
    QUAL O MELHOR PROGRAMA DO STAR ALLIANCE?
    SOU BLACK NA LATAM MAS VOO TRECHOS COM STAR ALLIANCE E GOSTARIA DE ATINGIR O GOLD STATUS O MAIS RAPIDO POSSIVEL.
    OBRIGADA

  • Doyle Krempel Junior:

    Fabio, bom dia
    Nao sei como podemos tratar deste assunto delicado, mas o BRADESCO/LIVELO errou no lancamento de minhas milhas do mes de Janeiro/2018
    Normalmente nao confiro as contas mas por coincidencia resolvi calcular e constatei que creditaram 6931 pontos quando o correto seria por volta de 11.000
    Cerca de 20 dias depois de aberto a reclamacao no atendimento do Cartao Visa Infinite e somente depois de falar com a minha Gerente Prime do Bradesco creditaram uma diferenca de 4.156 pontos dando um total de 11.087
    E’ muito preocupante !

  • mauro macedo:

    o acesso a sala Vip nos aeroportos brasileiros somente pode se estivermos embarcando ou podemos usar a sala ao desembarcarmos de um voo domestico? obrigado

  • Roberto:

    Viajei pela companhia aérea Avianca e apos retornar fiz o cartão fidelidade e tentei fazer a pontuação das milhas e não consegui os pontos, a Avianca me informou que não pontuou pois eu havia feito o cartão depois da compra das passagens e portanto só seria ser pontuado nas futuras viagens minha pergunta é : como poderia reaver essas milhas uma vez que eles não transferem para cartão de crédito ou para outras companhias aéreas?

  • Natan:

    Olá, na verdade quero deixar uma sugestão de melhoras.

    Acesso o PP sempre com meu celular é sempre abaixo dos post é artigos tem lá “ POSTS RELACIONADOS” até aí tudo bem, o problema é que os “posts” são muito velho, poderia pedir para o desenvolvedor colocar os postos novos, tanto os relacionados como os demais em todo o site, obriagdo.

  • Alexandre:

    Boa tarde Fabio e Alexandre,
    Tudo bem?

    Estou com uma duvida em relação à pontuação Latam Fidelidade em voos de parceiras comprados pelo site Latam (voos que são vendidos como JJ !!).
    Utilizando como exemplo um voo no dia 16/03 rota HND – GRU. O voo seria dividido em duas pernas, sendo a primeira operada pela JAL (voo com código LATAM BR JJ8337) e a segunda operada pela própria LATAM BR JJ8081.
    A minha duvida é se, para pontuação no fidelidade, o voo operado pela JAL (como código JJ) ira seguir as regras de pontuação dos voos JJ ou se ira seguir as regras de pontuação dos voos de parceiras aéreas.
    No site LATAM a informação dada na pagina de compra serve para voos JJ (200% de pontuação para as milhas voadas), essa seria a pontuação a ser considerada?
    Obrigado,
    Alexandre

  • Tiago:

    Boa tarde Fábio,

    Como encerramento do Membership Rewards pela Amex (Bradesco) qual cartão você indica para quem faz de duas a três viagens internacionais por ano?
    Abraços,

  • Gustavo:

    Fabio, que app você usa para controlar suas milhas, Oktoplus? Valeu!

  • Carla Regina Fiuza Lima:

    Fabio Parabens pelo excelente trabalho!
    Gostaria de saber como posso pontuar no Tudo Azul com um voo da TAP. Sei que existe parceria, mas nem o pessoal da Tap nem o da Azul me explicaram como pontuar. Na compra da passagem nao existe a opçao de pntuar no Tudo Azul, entao deve ser depois da viagem… Voce sabe como fazer? Obrigada

  • Diego:

    Boa tarde Fábio, uma das coisas mais úteis que aprendi aqui foi sobre a possibilidade de alterar voos, independente da disponibilidade com pontos, mantendo origem e destino, quando há alterações involuntárias em passagens emitidas com pontos Multiplus.
    Já consegui varias vezes efetuar essas trocas. Entretanto, nas ultimas semanas estou com dificuldades em fazer esse procedimento. Atendentes tem alegado que só poderia trocar caso houvesse disponibilidade com pontos e só poderia alterar para voos da mesma empresa. Sabe se houve alguma mudança ou é uma informação imprecisa de alguns atendentes?

  • Daniel:

    Gostaria de dicas pra comprar passagens na classe executiva. Como procurar, onde achar os melhores deals e as mais baratas. Grato.

  • Mauricius Vogel:

    Acredito que vale um post Fábio.
    Com a morte do Membership Rewards do Amex: marcada para 6 de março de 2018
    E agora, o que fazer??
    Cancelar o AMEX TPC e pegar qual? Visa Infiny Unlimited do Santander?
    ou pegar um cartão “mais simples” da “ELO” que também de U$1 = 2.2 pontos?
    Por fim, transferir os pontos para qual das empresas? antes do dia “D” = será que para a Executive Club, da British Airways ?
    Alguém da um HELP!?

  • tabata farias:

    boa tarde. iremos pra Istambul em 31/05 saindo de SP, vc sabe se existe algum programa de upgrade pra executiva?(esse voo não tem premium). obrigada. Tabata

  • John Salen:

    Olá! Uma dúvida, por acaso você sabe dizer se a TAM ainda tem o 767 sucatão com a business antiga e usa esta aeronave em rota internacional?

  • Silva:

    Fabio, tudo bom ! Lembro do seu relato da perda total da sua mala Rimowa, dai esta duvida: na pratica a garantia comprando aqui no BR é a mesma comprando la fora ? Abraco e boas viagens

  • Luiz:

    Fábio,
    Tudo bem?
    Sobre a sua matéria de status match do Hilton (Challange), sabe informar se podemos fazer o challange mesmo já tendo obtido status diamond anteriormente por status match?
    O meu status diamond vencerá em Março/2018, mas tenho viagens programadas no Hilton após essa data.
    Após “caducar” o status, será que consigo pedir o Challange.
    Forte Abraço

  • Bruna Vianna:

    Fabio, tudo bem?

    Comprei uma passagem pela Emirates de Dubai para São Paulo na classe econômica.
    Tenho milhas da Smiles e gostaria de saber se é possível fazer upgrade com minhas milhas para a classe executiva.

    Se sim, poderia me explicar como fazer?

    Agradecida,

    Bruna Vianna

  • marcia:

    gostaria de sair de Salvador ,onde moro para Paris e depois passar por Madri antes de voltar Como faço?

    • Rodrigo:

      Compra uma passagem com stopover em Madri na volta

  • Felipe:

    Amigo,
    estava lendo seus tutoriais para usar a smiles com a Delta. infelizmente o sistema mudou e o tutorial que estava sensacional caiu.
    coloque dicas de como acumular milhas, achar passagens com milhas de35 k 40k ou executiva, para seus leitores. tenho 100 k de milhas e nao consigo usar.

  • Caio Sá:

    Olá,
    Tenho uma dúvida, hoje sou LATAM Fidelidade Platinum. Tenho 2 viagens (cada qual com 4 trechos) já marcadas para os EUA via American.
    Minha dúvida é se pontuo na AAdvantage ou LATAM Fidelidade. Pergunto isso pois na LATAM, acumularia apenas 25% das milhas pela classe da tarifa) enquanto que na AA, não existe esta perda.
    Devo viajar mais 2-3x para os EUA via AA ainda esta ano.
    Estou na dúvida grande se mudo para AA e tenho chance de virar AAdvantage Platinum ou se busco manter a minha qualificação Platinum na LATAM.
    Obrigado
    Caio

  • ricardo ossanai:

    Oi, Possuo muito pontos multiplos. Qual a melhor maneira de viajar executiva para New York? Por pontos e pagando. Minha filha mora lá e eu sou obrigado a fazer esta ponte seguidamente.

  • cinthia:

    vamos supor q eu tenha comprado passagens para new york p mim e p minha filha. na hora do embarque por alguma razao ela nao pudesse ir. eu teria direito ao assento vago e a franquia de bagagem dela ja que paguei por isso?

  • Rogerio:

    Prezado, por favor, qual é a sua sugestão para utilizar United Mileage balance
    3,939? Não tenho intenção de voar pela United e não achei nada nesse valor para utilizar (reserva de hotel, etc.).

    Muito Obrigado

    Rogerio

  • Paulo Thomas Korte:

    Fiz a assinatura para no Clube Multiplus 10.000 para me tornar Gold. Tenho direito ao embarque preferencial ?
    Fui embarcar ontem em Milão e o atendente disse que eu não tinha. Consultei no site do Multiplus e também não achei a regra. Só achei aqui no seu site. Gostaria de saber onde encontro no regulamento esta facilidade para mostrar para os funcionários da Latam que nem sempre estão atualizados em minha próxima viagem.
    Obrigado.

  • Ricardo:

    O 787-9 da Air France não vem mais para o Brasil em 2018?
    Não aparece mais em fevereiro de 2018 a aeronave realizando um dos voos de SP-Paris.

  • Gustavo Rodrigues:

    Fábio, tenho o priority pass através do Unlimited Black. Ouvi varios comentários que a partir de 08-01 o priority pass ia ser cancelado.
    Mandei um e-mail para o priority pass e me informaram que o meu cartão está válido.
    Ele não vai ser renovado no vencimento ou vão continuar válidos?
    Meu vence em 2020
    Olha a resposta:
    Dear Mr. Rodrigues,

    Thank you for your email recently received.

    Please be advised that our records do show that this is an active membership received through MasterCard Black (Banco Santander Banespa (8328) Brazil).

    I trust that this assists you, if you require any further assistance you can call our Membership Services team on UK +44 (0)20 8680 1338, 24 hours a day, seven days a week.

    Kind regards,
    Ntombizanele Xozwa
    +44 20 8680 1338

  • Gustavo Botelho:

    Fábio, bom dia! Meu caro, gostaria de saber se você usa/já usou o ExpertFlyer, e se recomenda ou não para busca de upgrandes ou passagens prêmio? Vlw

  • renata:

    boatarde existe algum modo de trocar milhas tap pra executiva pq pela tap impossivel quvcs vcs recomendam algum site pq direto com a tap impossivel

  • Junior:

    Boa tarde Fabio!
    Gostaria de uma sugestão. Utilizando milhas StarAliance qual cia aéria vc recomenda dos EUA para ASIA (Filipinas ou Vietna) para voar de executiva e/ou 1a Classe?

  • Vinicius:

    Boa noite! Caso eu venha conseguir o status Black na Latam através do match (sou diamante no Smiles e aguardo resposta, um amigo já conseguiu), por quanto tempo consigo manter esse status? É difícil manter esse status tanto quanto consegui-lo?

  • FABIO BACCO:

    Boa noite Fabio, gostaria de saber se posso emitir passagem da united com pontos da multiplus, devo ligar na Multiplus , agradeço

  • Paulo Cesar Dias de Souza:

    Prezado Fabio

    Estou tentando chegar ao Status Platinum da Latam para obter descontos nos resgates em pontos do programa Multiplus, já fiz um voo de Guarulhos a Ezeiza – Ezeiza a Lima e Lima a Guarulhos na executiva, creio que a Latam não pontuou os pontos Elites, pois foram creditados apenas 2.144 pontos Elites desta viagem, esperava muito mais, já até inclusive abri reclamação junto a Latam, mas leva no mínimo 5 dias úteis para averiguação disto, vc teria alguma dica? devo fazer mais quantas viagens na executiva, exemplificando aqueles trechos de Guarulhos a Bogotá com escalas em Buenos Aires e Santiago, no entanto não estou conseguindo achar estes voos por um custo razoável. (vc tinha dado esta configuração em setembro / outubro do ano passado para qualificar como Black… achei muito interessante mas devido a uma série de problemas não consegui concluir os 4 voos, e estou tentando recomeçar a busca pelo Status que Platinum já me ajudaria bastante… aguardo um retorno seu se possível please!!!

  • moises:

    Fabio,

    Um voo saindo de EZE-JFK-EWR-MIA-GRU – (todos com AA )com menos de 24 horas entres os voos seria considerado um voo entre EZE-GRU e precificado como 20 mil milhas no multiplus. Ligo pra central mas toda vez que tento ver a quantidade de milhas eles desligam a ligação.

    Tentei verificar só EZE-JFK-EWR-MIA (35K-AA) e desligaram na minha cara duas vezes, rs.
    PLEASEE HELP!!

    • Moises:

      Esqueci de colocar o ponto de pergunta!!
      Um voo saindo de EZE-JFK-EWR-MIA-GRU – (todos com AA )com menos de 24 horas entres os voos seria considerado um voo entre EZE-GRU e precificado como 20 mil milhas no multiplus??

      • Paulo:

        Tá de sacanagem né Moisés. Isso é lá pergunta que se faça. Desse jeito vc realmente dará conta da dar nó em pingo d”água. 🤦‍♂️🤦‍♂️

  • Igor:

    Grande Fábio,

    Estou planejando voar pra Melbourne em Abril e gostaria de usar meus pontos.
    Tenho 400mil na Smiles e 130mil na Livelo. Qual seria a melhor maneira de voar Executiva?

    Pesquisando vi que a Latam faz Upgrade de cabine por 20mil pts, não não tenho certeza se vale para o vôo Santiago-Melboune. Mas se valer, uma opção seria comprar uma passagem Latam Economy e pedir o upgrade pagando com as milhas Livelo transferidas previamente para Multiplus.
    Com a Smiles não vejo outra opção que não emitir direto Emirates, mas por 320mil, é muito caro.

    Obrigado pelas dicas.

    • Igor:

      Eu pesquisei e encontrei uma possibilidade.
      Como sou Smiles Diamante, eu poderia pedir um Status Match para a Latam PASS, transferir os pontos Livelo para a Multiplu, emitir passagem Multiplus (que está 60mil em econômica) e pedir um Upgrade Cortesia pr Status Elite.

      O plano é perfeito, a Latam tem igualado status em 75% das vezes (segundo o statusmatcher) MAS, meu status match foi negado…..

      Mesmo assim emiti econômica com Latam. Vou tentar comprar upgrade no balcão.

      Ou posso tentar outro status match depois de quanto tempo?

  • Ingor:

    Fábio, é possível usar as salas vips da KLM (Amsterdam) e TAP (Porto) com o status diamante da gol?

  • HILTON ROGERIO FERREIRA VAZ:

    Grande Fábio, beleza! parabéns pelo site/blog/vlog/top passageiro de prima!! Quero ir à Roma em dezembro de 2018, seria muito cedo para comprar as passagens usando milhas?? sou cliente tam, clube 1000. será que pela lufthansa eu conseguiria up de cabine??? pelo site??

  • Lissac Tachard:

    Prezado Fábio,
    Gostaria de saber se existe alguma Sala Vip disponível para quem estiver viajando em Classe Executiva pela TAP nos aeroportos de Barajas, Charles de Gaulle e Heathrow.
    Grato.

  • Gustavo Rodrigues:

    Fabio, realmente esta dificil voo Business(Smiles) com a Delta. Consegui 3 passagens GIG x ATL, voo direto, em Julho somente de ida(18/07). 85000 cada. Volta foi impossível.
    Acabei emitindo a volta JFK x SCL x GRU todo em 787-900 na LATAM por 75000 cada. O voo direto, estava impraticável o valor.
    Acho que foi um bom negocio, visto o cenário atual.

  • Majo Noronha:

    Vou viajar para Toronto em meados de junho 2018 (visitar a filha que estuda no Canadá) e devo retornar no final de agosto. Posso comprar passagem ida e volta mas deixar a data do retorno em aberto? há algum custo adicional? Obrigada

  • José Augusto:

    Ola boa tarde, hoje com o dia de folga consegui tirar um tempo e ler seu site de cabo a rabo, que por sinal é brilhante. Creio sim que a preguiça mata e acaba deixando de lado muitas regalia, porem o tempo hoje em dia esta extremamente difícil para qualquer tarefa, viajo 3 vezes ao ano. Tenho muita vontade de viajar em Executiva porem fora do meu alcance por hora, gostaria de saber se você faz esse tipo de pesquisa individual e o valor que você cobraria para disponibilizar promoções e voo com preços legais, pois tenho a vantagem do período ( não tenho período especifico ) e sempre viajo com minha esposa. aguardo seu contato obrigado

  • SONIA NIMIR:

    Para receber e-mails do PASSAGEIRO DE PRIMEIRA preciso participar do WordPress.com? Vinha recebendo com regularidade os e-mails mas atualmente minha inscrição é rejeitada me direcionando ao site acima.
    cOMO FAÇO PARA ME CADASTRAR NOS E-MAILS?

  • Ricardo:

    Oi Fabio!
    Primeiro muito obrigado por suas dicas valiosas.
    Eu costumo viajar pelo Brasil e para os Estados Unidos e Caribe e agora vou me aventurar pela Europa.
    Você me recomenda um programa de fidelidade de HOTÉIS que cubra essas 4 áreas, ou pelo menos Europa e Estado Unidos?
    Fui membro do Le Club Accorhotels mas foi uma grande decepção…

  • Heloisa Linhares:

    Vou cancelar meu American Express platinum pois não concordo com a mudança para Livelo. Costumo emitir passagens para Europa e Oceania.Qual programa de fidelidade devo creditarminhas milhas?
    Gosto muito da Emirates e Lufthansa.

  • francisco marcos andrade de oliveira:

    eu sou americano e tenho passagem marcadas para dia 3 de marco de 2018 pela uma empresa

  • Mauro Cuperman:

    Li a matéria do UOL falando de macetes de quem só viaja de primeira e business, onde vc comenta que vc costuma gastar tudo no cartão de crédito, desde o pão na padaria até boletos bancários (alguns aplicativos permitem que você faça isto de forma gratuita).

    Qual seria esse app para pagar boletos no cartáo de forma gratuita ? Pago muitos boletos e seria otimo poder paga-los no cartáo, mas meus cartoes de credito cobram taxas muito caras e náo compensa…

    Obrigado

    Mauro

  • João Batista:

    Olá! Olha só, eu comprei passagens (duas pessoas) para Milão em junho, partirei de Brasília com conexão em Guarulhos. Paguei 180k milhas, tenho a opção de fazer upgrade para executiva por mais 80k. Você acha que vale a pena ou é melhor guardar essas milhas para outra viagem?

    • Com qual cia e quais pontos?

      • João:

        Latam/Multiplus.

        • João:

          Grato pelas dicas!

      • João:

        Latam / Multiplus. Obrigado pela ajuda.

  • MARCUS:

    Ola

    Gostaria de tirar uma duvida, sera que vale a pena fazer aqueles cartoesdas companhias aerasa ou ficar com o meu que é platinum

  • Gustavo Crepaldi:

    Fabio, bom dia!
    Tava lendo agora sua postagem sobre o Membership Rewards que será administrado pela Livelo, e com isso os pontos serão todos transferidos para Livelo, perdendo assim a possibilidade de transferir a pontuação para programas do exterior.
    Com isso, o The Platinum Card continua com a mesma avaliação?
    Hoje possuo o The Platinum Card e o Visa Infinite da Porto Seguro, e o visa me da muito mais vantagem do que o Amex. Priority Pass ilimitado, a taxa de conversão 2,2 pontos para cada dolar, mas só pode ser transferido para programas do Brasil e o da TAP.

  • Fernanda Isola:

    Oi, Tudo bem?
    Gostaria de saber se você tem algum post/tutorial sobre resolução de conflitos de passageiros brasileiros viajando com companhias internacionais.
    Viajei com a Bangkok Airways e eles entregaram minha mala aberta e quebrada – ela não fechava mais. Eu tinha 3 voos internacionais no dia seguinte e não havia tempo para consertar.
    Como solução, eles propuseram enrolar minha mala em plástico ou me dar uma mala de uma qualidade bem inferior e de uma marca que nem no Google eu conseguia achar! Eu comprei uma mala nova (mesma marca, modelo, tamanho e número de rodas da mala que eles estragaram) e chegando no Brasil eu enviei toda a documentação e solicitei o reembolso no valor da mala. Eles insistem que o máximo que eles aceitam pagar é USD140.00 – o que não resolve nada e fundamentam isso de uma forma juridicamente inadmissível – eles querem aplicar um tratado internacional super ultrapassado, desconsiderar o peso da minha mala para o cálculo da indenização e ignorar o fato de que receber um valor agora não resolve o problema que eu tinha de viajar com uma mala que não fechava.

    Estou pesquisando e o assunto é super mal explicado. Houve uma decisão recente do STF sobre o tema, mas ainda assim não tem nada na internet sobre isso.

    Queria saber se você tem algum conhecimento sobre o assunto.

    Obrigada!
    Fernanda Isola

  • Jose Campos:

    Ja tinha assinatura neste email e as msg do P. de Primeira sumiram. Tentei “cadastrar” novamente e aparece a msg “endereço ja cadastrado, veja sua caixa de entrada”. Só que nunca recebo nenhuma publicação, nem na entrada nem no span.

  • Luiz Ventura:

    Boa tarde. Consigo comprar uma passagem para Tailandia, ou Cingapura com pontos do cartão ITAU Master Card ? Por qual companhia aérea ? Obrigado.

    • Sim consegue, tanto o Fidelidade, Smiles, Amigo e TAP tem parcerias de cias que voam para lá.

  • Gustavo Botelho:

    Fábio, você viu que a AA vai passar a oferecer milhas adicionais no AAdvantage aos passageiros que informarem algum problema durante o voo, como Wi-Fi inoperante ou qualquer outro problema de bordo?

  • Gustavo Crepaldi:

    Fabio, boa tarde!

    Voo na Delta One, GIG – ORL – MIA, MIA – ATL – GIG, conta como trecho e milha qualificável para upgrade de categoria SMILES?

  • ricardo:

    Oi Fábio tudo bem ?
    Estou querendo ir a cancun e seguindo seu tutorial da US eu vi que tem passagens disponíveis para trocar por milhas . Como eu faço esta troca ? Eu tenho multiplus (LATAM) posso usar para esta troca? Obrigado. Ricardo.

    • ricardo:

      esqueci de dizer que achei na COPA as passagens para cancun. Obrigado

  • estêvão Zago:

    Fabio, me ajuda com uma duvida por favor.
    Qual programa você indica eu transferir meus Membership?
    Estou querendo emitir passagens para os eua.
    Obrigado

  • Rodrigo Rosa:

    Olá Fábio!
    Primeiramente parabéns pelo belo trabalho. Sigo desde o início e esta é a primeira vez que te faço uma pergunta. Aliás, duas:
    1. Eu sou fidelidade Latam Multiplus, mas estou morando em Portugal e usando bastante a Tap.
    Qual seria a maneira de transferir toda a minha pontuação da Latam para a Tap?
    2. E outra coisa, sou Gold Star Aliance pela Avianca. Existe maneira da Tap espelhar meu gold da Avianca, sendo as duas da Star Aliance?
    Um abraço!

    • 1 – Não tem como.
      2 – Infelizmente não, mas você pode usufruir dos benefícios de ser Gold voando TAP com seu cartão Avianca.

  • Sergio de Oliveira:

    Vejo muitas ofertas de passagens para a Europa, Roma é o meu interesse, e todas cuja viagem tem pelo menos uma escala em outro país. é possível utilizar só o primeiro trecho e permanecer alguns dias nesse paíus e prosseguir com o trecho final até o destino em outra data?

  • Regis:

    Olá Fábio,
    Sou leitor assíduo de suas dicas , ótimo blog
    Gostaria de saber em qual operadora você compra moeda americana ? Tem alguma dica para isso ?
    Grato,

    Regis Tironi

  • Andre:

    Ola Fabio
    Tenho um voo British intra europa. Sabe se eles antecipam gratuitamente no check in se tiver voo mais cedo (como a Latam faz) ?
    Obrigado

  • Victor Valeriano:

    Fabio,

    Tenho 270 mil pontos na Latam/Multiplus.
    Quero voltar de Roma para Aracaju de executiva (02 pessoas).
    Qual a forma mais econômica (empresa) para emitir essas passagens? Como faço isso?

  • osni Silvestre:

    Boa tarde
    Tenho uma passagem emitida com pontos latam classe executiva mais a latam mudou horário do meu voo é estou tentando mudar para vir de lufthansa mais eles não aceitam só querem me deixar alterar para voos puros latam
    Queira saber se vc pode me ajudar sobre assunto

  • Carlos:

    Boa tarde Fabio, estou com uma dúvida e talvez você por ser passageiro frequente indo para Europa possa me ajudar.
    Tenho cartão de crédito das bandeiras Visa e Mastercard (Platinum), porém quero emitir minha próxima viagem para Itália co milhas da Latam.
    Sabe me dizer se existe alguma maneira de ter o Seguro do Tratado Schengen se eu não fizer a compra da passagem pagando com um desses meus cartões e pegando com as Milhas?
    Agradeço desde já e parabenizo pelas dicas que sempre traz em relação aos programas de milhagem, acúmulo, etc.
    Abraço
    Carlos

  • ricardo ossanai:

    Olá. Fui comprar pontos múltiplos no botão comprar da pagina principal do site e o desconto era só de 50%. Mas ao acessar o link da tua reportagem aparecia o desconto de 60%!

  • Felipe Maia:

    Olá Fábio,

    Sei que você conhece bem esses voos. Gru-Frankfurt e GIG-Frankfurt. Ja fiz eles algumas vezes e sumiu agora a disponibilidade no site na united para qualquer data que seja. Você esta sabendo de algo? Abs

  • Flavio Azevedo:

    Gostaria de saber se o Km de vantagens dos posto Ipiranga valem a pena, ja que é necessário pagar para transferir para conta Multiplus ?

  • Ricardo Freitas Alves:

    Meu saldo atual é de 279.509 milhas, sendo que 107.800 (expiram em julho deste ano) são bõnus da promoção 8 a 14/01/2018. Eu e minha esposa pretendemos viajar em agosto para o Leste Europeu. Posso utilizar a totalidade das milhas bônus provenientes da referida promoção? De pronto, agradeço adisponibilidade da informação.

  • Carlos Vilhena:

    Em 2013, a Passageiro de Primeira informava que uma das vantagens da emissão de bilhete direto pelo site da American Express Membership Rewards era que a passagem assim emitida pontua no programa de Fidelidade da respectiva cia. aérea . Gostaria de saber se essa vantagem ainda existe ou se houve alguma mudança, por favor. No meu caso, me interessa especialmente em relação ao Latam Fidelidade. Perguntei à American Express e à Latam, mas não souberam me informar com segurança. Vocês saberiam dizer, por favor?

  • roberto:

    Oi Fabio
    Você ja; ouviu falar que a BA tem um A318 – ALL BUSINESS CLASS que faz a rota LCY – JFK? BA001/002/003/004. Apenas 32 assentos na aeronave. Vale um review, não?
    http://www.businessclass.co.uk/reviews/163512/

  • ERIKA:

    Oi Fabio tudo bem?
    A executiva da Latam – Rio de janeiro / Orlando vôo direto é ok?
    O valor é menor que SP/MCO, fiquei apreensiva que o vôo seja inferior….
    Obrigado
    Erika

  • Guilherme P.:

    Fabio, eu estava pensando em fazer um status challenge no Sky Medallion e começar a pontuar meus vôos da Gol, lá. Mas, percebi que houve uma baita desvalorização na tabela de acúmulo, nas principais tarifas com desconto, a partir de 01/01/18. Fica o alerta para os seus leitores. Abraços!

  • Martha:

    Olá!
    Quanto tempo de antecedência é o ideal para emitirmos um bilhete com milhas? Gostaria de ir para Tailandia em dezembro mas não há muitas opções de data. Devo esperar para ter mais opções ou já garanto a emissão e me encaixo nos voos disponíveis (LATAM).
    O que sugere? Obrigada!

    Abc Martha

  • Miguel:

    Fábio, aumentou absurdamente o resgate smiles delta. Praticamente executiva não existe mais! Se puder faça um post referente a isso! Obrigado

  • Paulo Gracia:

    Olá,

    Tenho o cartão LATAM Patinum mas hoje irei voar de AA. posso usar o lounge visto que ambas Cias são Oneword?

  • Renato:

    Não é uma pergunta é um fato que acho relevante;
    Boa tarde, quero compartilhar uma noticia que vem causando um grande temor em muitos passageiros com passagens compradas ou a comprar pela TAP, e talvez acho interessante divulgar esse desrespeito, a TAP tem terceirizado o serviço, isso mesmo, terceirizado a ponto de substituir o avião tripulação etc, tenho visto em fóruns de aviação e o negócio tá terrivel, está tendo problemas principalmente em Salvador, mas já aconteceu em Recife e Confins também.
    Já tinha visto isto uma vez em CNF que devido a um problema da aeronave da TAP e consequente cancelamento mandaram um avião da HIFLY um airbus com pasme 327 assentos de econômica sem executiva de fazer vergonha ao mais apertado airbus da Latam. Segue o registro abaixo da aeronave em questão de um xará meu do forum skyscrapercity:
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=143706887
    segue o detalhe das configurações das aeronaves HIFLY:
    https://www.planespotters.net/production-list/search?fleet=Hi-Fly&manufacturer=Airbus&subtype=A330-200&fleetStatus=current
    e detalhe olha pelas fotos as aeronaves que possuem “executiva” que horror:
    http://www.hifly.aero/en/a330/cs-tfz.html
    Vi que os vôos partindo de SSA TP 21 e 22 nos seguintes dias agora do mês de janeiro (07, 08, 10 e ontem 13) (informações extraídas do flight radar) foi terceirizado pra outra empresa a Euro atlantic, substituiram um airbus da TAP o A333 (C30Y255) por sinal um dos melhores por um boeing 767 da mesma, conforme fui no site deles pesquisar já que tem quase nenhuma informação na net também são desanimadoras as fotos:
    http://www.euroatlantic.pt/frota-2/
    Aí fica a questão de quem paga caro e o serviço vem pior do que o imaginado e ainda corre o risco de você comprar executiva e ir de econômica nessas empresas. Verdadeiro desrespeito.
    Grande abraço.

  • marcia:

    Oi sou super fã e seguidora, e estava so esperando uma promoção dessas pra ir para o multiplus. Acontece que o site de vcs estava travando, de certo pelo número de acessos e fui direto na página da multiplus, e só quando fiz a assinatura vi que os pontos quando debitados na hora, não dobraram.
    Como posso fazer pra ter o benefício, eu só fiz por causa da indicação de vocês.
    Fiz pra mim e pro meu tio Antonio Ballen. To furiosa pelo erro, deveria ter esperado o site normalizar. Não me dei conta. Tem como me ajudar?

  • rodrigo Faria:

    Caro Fabio.
    A fins de curiosidade, sabe se os voos que fazem REC-LIS com a TAP se essas aeronaves sao configurações antigas?
    ATT
    Rodrigo Faria

  • Barbara Farina:

    Querido Fábio,
    Desculpe se minha pergunta for idiota.
    Mas esses benefícios do novo programa Multiplus servem também para Europa.?
    Pra concluir:
    Pagarei uma mensalidade e acumularei 10000 pontos por mês , depois vou emitir o bilhete como? Usando os pontos e o valor em dinheiro, também?
    Por exemplo um trecho São Paulo-Milão, em postos gastaria cerca de 130 mil ( ida e volta). Fora isso eu pago um valor? É isso?

  • Fernando Zanon:

    Fábio,
    Parabéns pelo site, tem sido de grande utilidade.
    Estou com uma amiga morando em Orlando e gostaria de saber se conhece algum cartão americano que dê acesso ilimitado a sala VIP.

    Grato

  • Rosely:

    Ola! Me cadastrei no Clube Multiplus pela promoçao do seu site! Saberia informar, se os dois cupons para Upgrade de cabine é possivel usar na companhia parceira American Airlines?
    Obrigado!!
    Abraços

  • Rosely:

    Ola Tudo bem?
    Acumulo milhas na “multiplus” e Esfera tambem. Acompanho teu site e tem me ajudado bastante e atraves das dicas estou “ralando” e aproveitando promoçoes e acumulando milhas.
    No site da Multiplus tem o “Clube Multiplus”. Existem 3 tipos de planos e são mensais. Para os que acumulam 5000 e 10000 todo mes dá direito a upgrades na Latam. Vou pegar o do meio para exemplo. Acumula 5000 todo mes e paga-se uma taxa de 179,90 todo mes. Os pontos nao expiram tem muitas vantagens de dobrar pontos em promoçoes, ofertas exclusivas etc. Calculando, a cada 1000 milhas sairia R$35,98. Seria interessante assinar esse programa? Vou colar o link para voce ver ok? https://promo.pontosmultiplus.com.br/novoclubemultiplus/

    Abraços
    Obrigado!

  • Ricardo:

    Fabio,

    Tenho um systemwide que vence agora dia 31/01 e não vou usar. Você precisa?

  • edson:

    boa tarde,estou com uma duvida aqui…vai ser minha primeira viagem de aviao,alias estamos em 6 pessoas para ir para san andres na colombia.
    só que tem um casal de amigos que voltaria antes e querem comprar a passagem de ida para ir juntos conosco….tem essa possibilidade?? ou só consegue se comprarmos todas de ida e volta iguais
    att edson

  • Daniel:

    Boa tarde,

    Tenho alguns Avios mas não gosto de voar na Ibéria, qual seria a troca mais vantajosa no programa em classe superior?

    Obrigado!

  • Roberto Baldo:

    Ei boa tarde. Eu não entendi muito bem essa promoção da multiplus. Estou indo para Manila em julho e gostaria de ir e voltar de executiva. Se eu fizer o cadastro na promoção de 10.000 eu consecutivamente vou ganhar os cupons de upgrade, com esses dois cupons eu consigo gerar 1 trecho para Manila de executiva?
    E a questão do KM de vantagens, como funciona?
    Porque para a Ásia com 110.000 eu consigo ir e voltar

  • Rodolfo:

    Olá Fabio, bom dia.
    Percebi que caiu uns 90% disponibilidade de emitir business pela Delta, está sabendo de algo?

  • Edouard Moreau:

    Bom dia Fabio ! Feliz 2018 ! Tenho muitas milhas no AAdvantage da AA que é da Oneworld. Quero ir a Paris em voo direto da TAM. Vc sabe se eu consigo usar milhas AA para voar TAM ja que ambas sao oneworld ? Obrigado e …otimos vôos !

  • Ricardo Ossanai:

    Tudo bem? Acabei de assinar o novo clube Multiplus usando teu link. Diz uma coisa. Devo trocar meu cartão Itaucard TAM platinum pelo cartão multiplus? Ou é a mesma coisa?

  • Amanda:

    Boa tarde Fabio,
    Tem possibilidade de fazer upgrade da Delta voo de atlanta para sao paulo com passagens emitidas pela smiles?
    Digo porque não esta aparecendo a opção de executiva, alias, quase não tem.

  • JORGE LUIZ:

    Bom dia Fábio!
    Sou cliente smiles e percebo que temos poucas vantagens, viajo normalmente 01 a 02 vezes por ano.
    Pode me sugerir outra empresa para fidelizar?

  • Jefferson Cassiano:

    No final deste mês, estou indo a Olando a passeio com minha familia, mas devido a um imprevisto estou sem cartão de creido. teria como alugar o carro somente no dinheiro, ou no debito?

  • MARINA FERREIRA DE ANDRADE:

    Sobre bagagem, quantas malas, qual peso tenho direito por conta da passagem, na ida e no retorno: Orlando USA, a Campo Grande-MS.

    • Você deve entrar em contato com a cia aérea para verificar sua classe tarifária para saber o que está incluso.

  • Italo:

    Fabio, tudo bem? Efetuei uma compra de 6 bilhetes para Orlando e na hora de preencher, acabei não colocando o sobrenome de casada da minha cunhada. Preciso fazer alteração? Ou não teremos problemas no embarque?
    Abs

  • Abilio Augusto da Cunha:

    se a TAP vende uma passagem para um brasileiro online só de ida para Portugal, como pode ela te exigir passagem de volta na hora do chek in sinceramente não consigo entender. rss.

  • Niltinho:

    fabio, beleza? to tentando tirar um voo pra Dallas via AA agora final de fev, não mostra a Economy premium, essa classe saiu dessa rota?

  • Cesar Bittencourt:

    Oi Fábio. Segue minha dúvida / problema pra vc e os amigos que o seguem por aqui. Sou cliente Diamante do Smiles e de repente sumiram da minha conta os trechos e milhas qualificáveis. Alguém mais teve este problema? Alguém ouviu falar sobre algum bug no site Smiles?

    • Daniel:

      Eu tive! Já havia me requalificado para diamante e houveram dois episódios de sumiço das milhas qualificáveis. Eles acham que a gente é idiota e não sabe do que está falando…. uma atendente chegou inclusive a sugerir que eu estava confundindo o saldo de milhas e as milhas qualificáveis. Foi aberto um chamado de revisão de status e agora estou aguardando…

  • Cleverson Freitas:

    Fábio, você tem voado na Executiva dos 777 da Latam? Eles já remodelaram essa classe conforme anunciado no fim do ano passado? Ou você sabe qual é o prazo para eles modernizarem?

    Obrigado!

  • Estêvão Zago:

    Agora que vi que não se transfere do amex para AA.
    Onde você me indicaria usar as milhas do Membership?

  • Estêvão Zago:

    Fabio, boa tarde
    Tenho uma viagem para miami em abril e estou na duvida por qual companhia ir, tenho 500 mil pontos smiles, 200 mil no Membership e 160 no amigo avianca. Qual você indicaria para viajar na executiva?
    Outra coisa, você indica transferir do amex para american air lines? Pq não estou achando nenhuma promoção boa que envolva o amex.

  • João:

    Olá Fábio, tudo bem?

    Tenho 420 mil pontos no latam fidelidade e queria usar eles da melhor forma possível. Quero emitir 4 passagens de ida (eu, minha noiva e meus pais) de preferência para Londres. As passagens de volta meu pai vai comprar na conta dele da multiplus.

    Quais as opções? Achei bem pouca informação sobre como usar os pontos da multiplus fora da latam. No próprio site da multiplus não aprecem voos em executiva de Cias parceiras….apenas latam.

    O que me sugere? Pensei em ir para lá no final de maio ou começo de junho.

    Abs
    João

  • Mariana:

    Estou fazendo uma compra de passagens aéreas pelo site da Ethiopian. Consigo efetuar todo o processo de compra, mas ao final, já após ter introduzido dados do cartão – todos devidamente conferidos- e após dar seguimento com senha e token recebo a informação em tela que o serviço está indisponível no momento. Já fiz a tentativa em vários horários diferentes, mas continuo com o mesmo problema. Os dados do cartão estão todos checados e nenhum apresenta erro. Como poderia proceder?

  • Rodrigo:

    Fábio, tudo bom?

    Sei que não é uma pergunta de resposta única, mas espero que consiga me dar uma luz.

    Qual é o(os) melhor(es) programa para acumular as milhas viajadas, nacional ou internacional?
    Pois sempre realizo viagens internacionais – raramente na mesma companhia – e nunca sei onde creditar, se em algum programa internacional (Flying Blue, Delta, etc.) ou nos nacionais parceiros (Multiplus e Smiles).
    Se em algum internacional, recomenda acumular também os vôos nacionais nesses programas parceiros internacionais?

    PS1: no momento meus voos não são tão frequentes para me preocupar com categorias, infelizmente
    PS2: eu tenho TPC e Black, que sei que isso pode influenciar na escolha para complementar os programas

    Obrigado! E parabéns pelo site.

  • Giberto:

    Boa tarde, Fábio !

    Tenho uma dúvida e talvez voce possa me ajudar : emiti um bilhete one-way da American Airlines GIG-MIA-DEN e gostaria de saber se existe alguma punicao caso eu decida pegar milhas malas em MIAMI e abandonar o resto do voo ! Se fosse ida e volta eu sei q seria cancelado !

    Obrigado e continue com o grande trabalho !

    • Nenhuma – pode fazer sem problemas.

      • Guilherme P.:

        Fabio, aproveitando a pergunta: nos casos de passagem pagante com abandono do último trecho, os pontos são computados normalmente? Imagino que já tenho passado por situação semelhante. Obrigado!

        • Ótima pergunta – não vou saber te responder – mas penso que não é computado.

        • Gustavo:

          Guilherme,
          Já aconteceu comigo, de abandonar o ultimo trecho. Os pontos não são computados, pois entende-se que o trecho deverá ser voado para obtenção de milhas/pontos.

  • Mirian:

    Acompanho sempre seu site. Gostaria de saber sobre a taxa Complemento Miles&Cash que a Tap victoria está cobrando para emissão de passagem com milhas na classe executiva. No caso o varor é um absudo 389,64 euros por pessoa. Liguei e me informaram que são taxas aeroportuarias e que em dezembro elas aumentaram. Não procede, pois eu simulei a compra em dinheiro e esta taxa não existe. Será que posso comprar e depois entrar no procon para reaver estes dinheiro? A viagem vai ser para outubro. Eu lembro de vc ter comentado algo a respeito, mas agora que estou querendo reservar me lembrei. Vc pode me explicar melhor isso. Obrigada, adoro seu site.

    • Mirian,
      Pelos relatos que eu tenho tido dos leitores, eles estão fazendo isto – indo atrás dos direitos após a emissão.

      • Mirian:

        Fábio vc sabe se alguém já obteve resultado com ação judicial? Quem estiver lendo se já obteve resultado, favor compartilhar.
        No meu caso Fabio, vc acha que já posso entrar com a ação antes de viajar, já que vou só em outubro?

  • carol:

    Boa tarde…
    Estou querendo ir pra argentina esse ano com a minha filha e gostaria de saber qual moeda levar…se pode ser real ou peso argentino?

  • Ronald:

    Olá Fábio, Feliz Ano Novo!

    Estou procurando passagens de Atenas para Guarulhos em executiva no dia 14/05, e o site da Multiplus mostra que haveriam passagens por 100.000 pontos nesta data, mas os voos que aparecem embaixo são no mínimo 165.000. Liguei na Central e me disseram que é 165.000 mesmo, e que está tudo certo com o site. Você tem alguma dica ou comentário sobre este problema?
    Abraço!

  • Fernando Serrano:

    bom dia, posso utilizar milhas smiles para compra de passagens ou fazer upgrade ?

  • Bruna Ribeiro:

    Oi Fábio, tudo bem?
    Curto muito o seu site, parabéns pelo trabalho!
    Sou prima da Karol, por sinal ela que falou do seu site…gostaria de dicas sobre qual melhor percurso e como emitir passagem para Tailândia com pontos multiplus. Estou lendo seus posts e aguardando ansiosamente pelas dicas. Falando nisso, você gostou da Tailândia? Vale a distância?
    Agradeço desde já pela atenção.
    Bruna

    • Oi Bruna,
      No final desta série de reportagens que está rolando no site esta semana vou mostrar como fui pra Tailândia de primeira classe usando pontos.
      Gostei demais da Tailândia, país rico em cultura, lugares paradisíacos e um pessoal super receptivo.
      Vale a pena!

  • Gustavo Crepaldi:

    Fabio, bom dia!

    Voando DELTA, business, as milhas acumuladas no smiles, contam como milhas qualificáveis para troca de categoria?

  • Guilherme P.:

    Fabio,

    Acabamos de retornar do Caribe e tivemos a oportunidade de experimentar a Executiva da Avianca Internacional nos trechos GRU-BOG (A330), BOG-CUR (A320), CUR-BOG (A318) e BOG-GIG (A330, novamente). Desta vez, não consegui aproveitar as suas dicas, afinal, estamos na altíssima temporada e somos 2 adultos, 1 criança e 1 bebê. Ainda assim, li e reli seus relatos, para aproveitar ao máximo, por isso, como sempre, muito obrigado!!!

    De qualquer forma, seguem minhas impressões:
    * Os A330 estavam novinhos em folha e muito confortáveis!
    * O A320 e o 318 se parecem com a Executiva da Copa, mas, para 2 horas de vôo, dão muito bem conta do recado. Como você sempre fala, é uma pena não termos este tipo de opção nos trechos mais longos, dentro do Brasil, nas cias tupiniquins.
    * Em todos os trechos, fomos muito bem atendidos pela equipe de vôo, mesmo em vôos lotados até o talo. Inclusive, no último trecho, “flagrei” a Chefe de Cabine cobrindo minhas esposa com uma manta adicional, pois ela estava dormindo com nosso bebê. Um ato simples, mas que não vou esquecer.
    * O serviço de bordo nos dois trechos nos 330 estava uma delícia!

    Confesso que estava receoso do que iria encontrar, afinal, foram passagens pagantes. Porém, valeu a pena!

    De novo, agradeço as suas dicas! Bons vôos!

    • Guilherme,
      Muito obrigado por ter compartilhado com tantos detalhes!
      Pelo visto valeu a experiência.

  • Rony:

    Boa noite!

    Estou pesquisando voos para Londres e Paris no inicio de Junho em classe executiva, utilizando milhas Latam!

    Ao pesquisar todos os trechos possiveis, encontrei Sao Paulo – Marrakech por 70k em executiva, fazendo escala em Londres e Madrid.

    Minha dúvida é, posso comprar esta passagem, abandonar o voo após a escala em Londres, voando assim por 70k o trecho?

    A tarifa possui o erro de tarifa de milhagens, aonde mostra um valor na aba, e outro na escolha da passagem. Porém ja me aproveitei destas falhas anteriormente e a Latam cumpre o anunciado.

    • Se não tiver trecho de volta pode sim – vale lembrar que se tiver mala despachada deve pedir para retira-la em Londres.
      OBS: Voce conseguiu isto pelo site da LATAM?
      Pode me falar a data?

      • Rony:

        Eu estou pesquisando proximo ao Corpus Christi e apenas trechos de ida, sem comprar a volta.

        Pelo o que observei, existe este valor de 70k de GRU-RAK para as datas de: 28/05, 02, 03 e 04/06.

        O único voo de volta que vi quando você me perguntou foi no dia 06/06, RAK-GRU por 70k.

        Ah, eu utilizo o App pois só assim ele mostra todos os voos! (Ex: no site não mostra GRU-FCO em executiva com milhas. Mas no app mostra)

  • kristine:

    Boa Tarde,

    eu e meu marido temos o cartão mastercard black e viajaremos num vôo que sai as 6 da manhã do aeroporto de guarulhos. Não tem nenhuma sala vip da mastercard ou parceira (que dê o benefício por causa do cartão black) que possamos utilizar já que a do aeroporto de guarulhos só abre as 6?

    Grata

  • Antonio Soares:

    Minha esposa é deficiente. Sua perna direita não “dobra”. Qual a facilidade para viajar no avião da TAP para Portugal?

  • Ricardo Ossanai:

    Primeiro parabéns pelo site. Descobri agora e estou curtindo muito. Estou planejando uma viajem a Seoul-Tokyo em janeiro de 2019. Tenho milhas Multiplus suficientes para 2 passagens de primeira classe (aproveitei as dicas que deste sobre o Kilometro de vantagens). Como faço para emitir? Pq pelo site da LATAM tem somente executiva. E ano passado tentei emitir Fiat na emirates (usando pontos do Amex) e eles tinham somente uma vaga First por milhas por voo.

    • Somente pelo telefone da central de vendas LATAM ou lojas LATAM Travel.

  • Mauricio:

    Ontem esqueci um óculos dentro da sala enquanto aguardava o voo para Joanesburgo! Como faço para recuperar!
    Obrigado
    Mauricio Goes

  • Rosangela:

    Olá Fábio, sobre a promoção do Programa Amigo com o Santander (bônus de 100%), vc sabe dizer se os pontos já foram creditados? Transferi os pontos dia 06/12, mas ainda não foram creditados. Para mim o prazo de 15 dias úteis expirou em 27/12. Já registrei uma reclamação no Fale Conosco em 29/12, mas ainda não obtive resposta. Obrigada!

  • Daniel:

    Boa tarde,
    Alguém sabe o que está acontecendo com a disponibilidade da Delta no Smiles? Primeiro abaixaram o desconto dos cupons promocionais vinculado às transferências de milhas dos cartões de 30% para 20%, depois acabaram as promoções com esses descontos e por último acabaram as disponibilidades.
    Resumindo transferi muitas milhas pra Smiles contando com a ÚNICA parceira que considerava uma troca justa, e agora???????????

  • gustavo rodrigues:

    Fabio, boa noite!
    tenho um voo JFKxGRU com conexão em SCL coma Latam e a principio os dois voos com 787-9.
    Vi seu report do voo SCLxGRU, para um voo mais longo, vc acha que atende bem?
    E a imigração em Santiago, é tranquila?
    Terei 2:10H de conexão, como é a sala vip?
    Obrigado

    • Não tem imigração em Santiago já que você está em trânsito internacional.
      E sobre a sala vip tem relato aqui no site – é bem boa apesar do buffet fraco.

      • Gustavo:

        Obrigado!

  • arianne:

    sou cliente gold do A.Express, tenho direito a sala vip do terminal 2? meu marido que nao e cliente doAE pode entrar comigo? se sim , tem custo? qual o custo? grata

  • Andre:

    Boa tarde Fabio, imagino que você não seja grande fan da Alitalia, mas caso tenha pontos no programa Mille Miglia, veja o link abaixo, pois haverá mudanças em breve.

    https://www.alitalia.com/pt_br/millemiglia/news-and-promotions/loyalty-bonus.html?WT.mc_id=LOY_MM_BR_20171222&WT.z_newsletter=1

  • RICARDO TOMAS DA COSTA:

    como devo proceder para trocar pontos do programa Victoria da TAP por voos da AZUL ( STM – FLL ) ?

  • Flavia Diniz:

    Olá Fábio,

    Já li todos os tutoriais do blog e mesmo assim não consegui emitir minhas passegns.
    Vou pra Miami em janeiro e encontrei voôs na Copa por 50k milhas e gostaria de emitir via Smiles, porquee não encontro esse vôo no site da Smiles, liguei na central de atendimento e a moça disse que não era possível emitir se não fosse pelo site.

    Gostaria de saber se realmente não é possível.
    Obrigada.

  • Lucas Fernandes:

    Boa noite!

    Parabéns pelo blog. Gostei bastante do conteúdo e da sua interação com os leitores. Estou olhando passagem com saída e chegada no Brasil da cidade de Recife. Meu destino é Praga/Viena/Budapeste no mês de maio de 2018. Você acredita que aparecerá alguma boa promoção da TAP ou Condor até lá? Encontrei na TAP pelo valor de R$ 3.300,00.

    Agradeço desde já pela atenção.

  • Jose Cordeiro:

    Bom dia a todos

    Comprei uma viagem que inclui dois trajectos: Lisboa-Madrid e Madrid-Nova Iorque.

    Eu vivo mais perto de Madrid do que de Lisboa. Sou obrigado a ir a Lisboa ou posso apanhar o avião em Madrid?

    Alguém me pode esclarecer esta situação. Ainda não consegui ligar para as linhas de apoio da companhia. Obrigado pelos esclarecimentos que me possam prestar

  • Leny:

    Olá Fábio, td bem!? Saberia me indicar um hotel/Resort 5 estrelas em Sharm El Sheikh, Egito, que seja próximo ao centro.
    Obrigada.

  • Marco Antonio Serra:

    Olá!
    Poderia indicar um guia brasileiro/em português em Nova York, que preste bons serviços?
    Obrigado!

  • Gustavo Tanaka:

    Bom Dia,
    Gostaria de saber algum site ou pessoa para locação de casas em Orlando.
    Alguma indicação?
    Muito Obrigado

  • Renato Assis:

    Fabio,

    Parabéns pelo trabalho! Gosto muito das suas dicas.

    Sabe dizer o que houve com o voo da Qatar direto para o Rio de Janeiro? Não achei para venda nem informação de cancelamento do rota.

    Obrigado!

  • Henrique:

    Bom dia Fabio, tudo bem?
    Para compras de passagens executivas utilizando milhas LATAM em empresas parceiras Onewold, para encontrar disponibilidade, fica horas no telefone? Estou tentando comprar passagem executiva com a Qatar para mim e esposa para Hong Kong e não acho nenhuma disponibilidade. Sou fidelidade Black e dizem que tenho que ligar varias vezes para conseguir. Existe algum outro macete?
    Desde já muito obrigado,
    Abs,

  • Andressa:

    Vou viajar com minha filha de 2 anos e gostaria de levar a cadeirinha do carro para ela usar de SP/ Miami… cadeirinha tem aprovação para aeronave, mas Avianca não quer permitir. Será que tem alguma forma de exigir isso?
    Obrigada

  • Tiziano:

    Fabio Bom Dia,
    sabe me dizer se passageiro THAI, voo LHR – BKK, no embarque em Heathrow tem disponivel sala VIP com chuveiros ?
    Obrigado
    Abs

  • Filipe Amaral:

    Bom dia Fabio!!
    Gostaria de saber como faço para comprar os pontos da promoção KM para transferir para o programa Multiplus?
    Obrigado!!

  • Fabio:

    Fabio, querido como vai?
    Me lembro de já ter lido isso em algum lugar no blog mas não encontrei.
    Tenho uma viagem segunda feira de São Paulo para Tel Aviv com conexão de 12 horas de madrugada no Chile. Enfim, longa, mas com milhas hehehe.
    GRU SCL com a Gol e SCL TLV com a Alitalia.
    Consigo retirar as malas em SCL? Posso pedir para etiquetar até SCL e no dia seguinte despachar ate TLV com a Alitalia?
    AbraçoFabio, querido como vai?
    Me lembro de já ter lido isso em algum lugar no blog mas não encontrei.
    Tenho uma viagem segunda feira de São Paulo para Tel Aviv com conexão de 12 horas de madrugada no Chile. Enfim, longa, mas com milhas hehehe.
    GRU SCL com a Gol e SCL TLV com a Alitalia.
    Consigo retirar as malas em SCL? Posso pedir para etiquetar até SCL e no dia seguinte despachar ate TLV com a Alitalia?
    Abraço

  • Ricardo Oliveira:

    Bom dia Fabio tudo bom,
    para usar a sala vip da Amex em Las Vegas, São Francisco ou,Los angeles e Miami, posso estar em qualquer tipo de voo (domestico ou internacional) por qualquer empresa?

  • Marco Antonio Serra:

    Olá!
    Queria saber a sua opinião sobre executiva COPA X econômica premium AMERICAN, o que é melhor.

    Obrigado!

  • Gustavo Crepaldi:

    Fabio, bom dia!
    Primeiro gostaria de agradecer pela sua dedicação e carinho com os leitores. Hoje você tem disparado o melhor site sobre cias aéreas, hotéis, alugueis de carro e serviços nos aeroportos.
    Depois que passei a ler seu site, todas suas viagens e dicas, sempre procuro algo falado por você!
    Então, só tenho a dizer, meus parabéns!! Seu trabalho é sensacional!!!
    Espero poder lhe conhecer algum dia.

    Vamos lá!
    Em Julho/2016, fui pela Singapore Airlines para BCN, saindo de GRU, T3.
    As salas VIP de lá são muito boas, além do duty free.
    Em Outubro/2017, fui pela Delta para ATL, saindo de GRU, T2.
    As salas VIP do T2 são horríveis, não se compara nem de longe com as do T3.

    Agora minha pergunta:
    É possível eu entrar no T3, ficar na sala vip da Star Alliance ou Executive Lounge GRU, e próximo ao horário do meu voo, ir para o T2 fazer o embarque?

    • Sim claro – a caminha é longa, mas é possível – desde que o seu vôo seja internacional.

      • mylena:

        Sai do Japão com destino a Goiania, meu voou foi cancelado mas nisso eu já tinha despajadodo minhas malas, passei por 4 aeroportos quando fui pegar uma das minhas malas em SP não estavam na esteira nenhuma, é possivel alguem ter pego elas? onde elas poderiam estar? ja comuniquei a empressa do voou mais ate agora não acharam elas…

  • Torcato Daniela:

    Boa tarde a minha duvida é a seguinte; Tirei dois bilhetes de embarque para os meus pais ja a um mes, onde seleccionei a opçao mais uma mala de porao de 20 quilos, agora vejo que ao fazer o cheeking em cada bilhete tem ” mala de embarque despachada (20 kg)” Ai a minha questao! Cada um deles tem direito a levar uma mala de 20 kg? para alem da mala de mao? ou seja 2 malas de 20 kg mais 2 malas de mao? Obrigada.

    • Se em cada bilhete está incluso uma mala, é isto mesmo.
      Cada passageiro poderá levar 1 mala despachada + 1 mala de mão.

  • MARCELA:

    Oi Fabio! Tudo bem?!Vc conhece a voe simples? Recomenda?
    Obrigada

  • Estêvão Zago:

    Bom dia Fabio, é impressão minha ou os pontos do Amex Platinum esta sem muitas opções para transferir com bonus? Estou com mais de 200 mil pontos esperando uma promoção boa e nada.
    Você indicaria transferir para o livelo?
    Obrigado

  • Verônica Tavares:

    Olá, boa noite !
    Tenho uma passagem comprada pela air newzealand de SP para Brisbane (Australia), porém, estou correndo o risco de meu visto não ser aprovado em tempo para o meu embarque. Então resolvi buscar por alternativas e pensei em cancelar meu voo de Auckland (NZ) para Brisbane (AU), assim eu poderia ficar em Auckland aguardando meu visto sair e posteriormente compraria uma passagem para Brisbane. Porém, as atendentes do viajanet, site por onde minhas passagens, me disseram que isso não seria possível , que seria possível apenas que eu fizesse a troca do meu vôo por outro no qual Auckland seria meu destino. Elas estão corretas ??? Não encontrei nada no site da air newzealand que solucionasse minha dúvida.

    Obrigada desde já !!

  • FABIANA ARANDA:

    Olá, vou viajar com minha família, e eu e meu marido possuímos mastercard black, sei que temos acesso a sala vip da mastercard black do terminal 3 de GRU, porém nossas filhas de 5 e 9, podem entrar conosco, sendo menores de 16 anos? Ou teremos que pagar para elas entrerem?

    • Sim podem – de acordo com o site da MC.
      Dependentes diretos do portador do cartão com até 16 anos: Gratuito.

  • FERNANDO FIUZA VECCHIETTI:

    EM SETEMBRO/OUTUBRO 2017, LÍ A RESPEITO DE UMA PROMOÇÃO DA TAP , SÃO PAULO/LISBOA EM PRIMEIRA CLASSE POR 90.000 PONTOS. COMO ESTOU INDO PARA LISBOA EM MARÇO/2018, GOSTARIA DE SABER SE TEM FUNDAMENTO ESTA NOTÍCIA E EM CASO POSITIVO, ONDE POSSO PESQUISAR.
    GRATO

  • Marcos R:

    Lembra da promoção do LHW (Leading Hotels of the World) para clientes Diners?
    Graças ao seu post eu me filiei, e aproveitei a principal vantagem: café da manha incluído.
    Em janeiro vence a anuidade grátis, para seguir tenho que pagar 150 dólares.
    Você tem o LHW? Acha que compensa? Eles não tem tantos hotéis no portfólio, e só consegui usar duas vezes esse ano. Preciso de 5 usos para ganhar uma noite grátis. Na Austrália, Por exemplo, não tem nenhum hotel, e eu estou viajando para lá em janeiro pela First da Qatar, emitida por 100 mil Smiles (SYD/DOH/CDG).
    Vale manter o LHW?

  • Karina:

    Hey,
    Tenho uma passagem em aberto de Queenstown (NZ) para São Paulo pela Air New Zealand e gostaria de remanejar esse vôo para Tokyo, Japão. Não consigo verificar online essa informação….vocês sabem se é possivel por essa cia?

  • TRANQUILO PARAVIZICo:

    Comprei passagem para ACAPULTO, MEXICO pelo cc AMEX PLATINUM e gostaria de sabem que tipo de seguro tenho direito.
    Tranquilo Paravizi

  • Giuliano Lanza:

    Boa tarde. Gostaria de pedir ajuda com o seguinte: vcs tem alguma avaliação comparativa entre os benefícios de viagens (e outros) dos cartões MASTERCARD x VISA? Qual o melhor? Seguro viagem, seguro auto, salas VIP em aeroportos do Brasil e do mundo, etc. Obrigado. Giuliano Lanza

  • Guilherme P.:

    Fabio,

    Fazendo meu planejamento de milhas para 2018, descobri que a tabela de pontuação no Skymiles, voando Gol sofreu uma redução significativa nas tarifas mais comuns. Para quem, como eu, planejava abandonar o Smiles e pontuar no Skymiles, foi um banho de água fria. Acho que vale a pena dar uma olhada, pois já consta no site da Delta e no wheretocredit.

    Abraços e ótimos vôos!

  • Maurícius:

    Com o fim do PP nos cartões Santander unlimited mastercard fica a pergunta: quis bancos oferecem PP para os vida infinity ou nenhum oferece ?

  • Mauricius Vogel:

    Olá Fábio
    Recebi um e-mail do santander informando que o cartão AAdvantage Black tem direito a 4 acessos a salas vip Lounge Key e a partir do 5º acesso é cobrado U$27,00 por visita/por pessoa.
    Contudo meu cartão é o Black Unlimited e não sei se isso vai valer para o meu cartão também ou se será diferente.

    SAbe alguma coisa?

  • Paulo:

    Olá Fábio!
    Estou pesquisando passagens Delta via Smiles (GRU-ATL ou JFK) para o próximo ano, mas, mesmo usando o seu tutorial, só acho (pouca) disponibilidade em econômica, apesar de no site da Delta aparecer disponibilidade em alguns dias para classe O. Será que o Smiles bloqueou as emissões para executiva na Delta?
    Abraços!

    • Também notei isto Paulo,na verdade é a Delta que não está disponibilizando nada na tarifa saver pro ano que vem, portanto o Smiles não consegue enxergar.

  • Debora:

    tenho uma passagem saindo de Sao Paulo – destino Orlando com escala de 17 em Mexico com troca de aeronave – A pergunta é o que fazer numa escala de 17h no qual passa de um dia para o outro? a Aeromexico dá hospedagem? grata.

  • Marcos:

    [Sala Vip Latam Guarulhos – Terminal 3] Quem voa de First da British pode usar essa sala?

  • Victor:

    Bom dia.
    Numa das visitas ao seu site, vi uma propaganda da empresa VOE SIMPLES (de MG), que oferece passagens em executiva por bons preços. Você conhece ou já usou essa empresa? Recomenda como confiável?

  • Michelle:

    Oi Fábio, tudo bem?

    Eu agora estou morando em Vancouver (Canadá) e gostaria de saber se você tem alguma referencia de qual seria a melhor opção para que eu possa acumular pontos morando aqui? Meu objetivo é viajar tanto para o Brasil como para outros países.

    Obrigada.

  • Anna:

    Olá Pessoal, adquiri uma passagem aérea para os Estados Unidos em fevereiro/17, portanto antes da alteração das regras de bagagem tendo direito a 2 volumes de 32 kg. Acontece q fiz uma alteração no meu voo de volta agora em outubro e paguei as multas e diferença de tarifa. A minha dúvida é: a remarcação equivale a uma nova compra e valem as regras novas ou continua valendo as regras da data da compra? Lembrando q o código de reserva continua o mesmo. O eticket q me enviaram não possui nenhuma informação quanto às bagagens. Muito obrigada.

  • Alberto:

    Pessoal, eu não consigo disponibilidade em nenhum vôo Star Alliance pelo programa Amigo, mesmo vendo em outros programas que há disponibilidade. Alguma dica? Aproveitei uma primo de bônus 100% e me dei mal.

  • cristiane:

    Ola tenho 10000 milhas da TAP e nao consigo utiliza-las, pensei que a parceria da tap com a rede accor permitisse transferir pontos para o Le club da rede Accor, mas nao encontrei essa parte no site da TAP vcs tem alguma informacao a respeito disso…

  • Rodolfo:

    Olá Pessoal,
    vou voar de Avianca Brasil para o Chile e gostaria de saber como vocês fazem para utilizar a sala Star Alliance no T3 já que o voo sai do T2 em Guarulhos. É facil a conexão interna entre os 2 terminais ou tem que fazer todo o processo de passaporte e scan novamente?

    • Rodolfo,
      Que eu saiba a Avianca Brasil está usando a sala da GOL no T2 para passageiros premium e classe executiva.

    • luiz b.:

      É fácil, porem uma boa caminhada.

  • ket:

    ola! gostaria de saber se tem alguma promoção ou forma de emitir duas executivas ida e volta para europa em maio/2018 com 300 mil milhas. Estou procurando no site da smiles e não consigo achar executiva por esse valor para duas pessoas.
    Alguma dica?
    Obrigada

  • ronaldo:

    boa tarde
    meu voo esta marcado para sair de são Paulo as 21:25 e chega em natal as 23:48 o carreto é 22:48 por não ter horário de verão.

  • Jéssica:

    Tirei um bilhete na Ryanair e coloquei o sobrenome errado , no qual não aparece no bilhete de identidade . Não haverá outra forma de alterar sem ter que pagar 110euros ? Terei problemas ao embarcar ?

  • Leonardo Oliveira:

    Bom dia Fábio. Quais empresas aéreas a LATAM tem parceria fora da One World para emissão de passagens aéreas com milhas?
    Desde já agradeço muito

  • emmily:

    Comprei minha passagem junto com a da minha irmã, posso juntar nossa bagagem despachada em uma mala só?
    23 + 23 = 43 kilos em uma mala só?

    • Geraldo:

      Aprenda a fazer contas primeiro.

  • Marcos:

    A TAP cobra taxa de combustível mesmo para emitir passagens con cias da Star Alliance?

  • Renan:

    Fábio, boa tarde.

    Primeiramente parabéns pelo site.
    Gostaria de saber se no aeroporto de Madrid, tem sala vip cliente American Express Platinum?
    Desde já agradeço.

  • Mino Coelho:

    É legal as passagens de avião para voo doméstico quase triplicarem de preço no periodo de natal e ano , final de dezembro , começo de janeiro ? Isso não é especulação pura ? Lucro exorbitante ? é justo ?

  • JULIANA:

    Olá! Vou fazer uma viagem pela Europa em fevereiro, comprei a ida por um site e a volta por outro site. Sendo que a volta comprei de PARIS para GUARULHOS, no site de DECOLAR. A companhia Aérea é AIR MAROC. Porém, quando comprei, não estava com o passaporte em mãos, e preenchi o numero do CPF. Como faço para alterar? isso terá algum problema na hora do embarque? Não consegui alterar nem no site da decolar e nem no site da companhia. Desde já muito obrigada!

  • Marcos:

    Olá! Fiz a migração de pontos do cartão American Express para o programa TAP Victoria no dia 24/11 para aproveitar a promoção de 50% de bônus da Black Friday. Os pontos foram creditados na conta mas o bônus não.
    Alguém saberia dizer se isto está acontecendo com outros ou quando o bônus será creditado em minha conta no programa de fidelidade Victoria?
    Abraço,

    Marcos

  • Petrônio de Oliveira Lima:

    Os Brasileiros estão achando o gás de cozinha caro já pensou o restante dos produtos

  • Rafaela Martins:

    Bom dia.
    Gostaria de saber os documentos exigidos para viagem pela Air Europa saindo do Brasil com escala em Madri seguindo para Zurique. E se preciso de alguma vacina para entrar em Zurique e na Italia.

    Desde já agradeço.

  • Marcio Correa:

    Olá Fábio, como posso saber quais A 330-200 da TAP foram retroflitados?
    A promessa era de 7 até o fim do ano. Mas não sei as matrículas 🙁
    Abs.
    Marcio

  • Ricardo:

    O 789-9 da Air france não vem mais para o Brasil em 2018?
    Não aparece mais em março de 2018 a aeronave realizando um dos vôos de SP-Paris.

  • Victor Ferreira:

    Olá Fábio, como vai?
    Vou de executiva pela Ethiopian para Dubai, chego as 3am. Gostaria de saber se consigo utilizar a sala DCA em Dubai no DESEMBARQUE.

    Valeu, obrigado!
    Victor

  • Ricardo:

    O 789-9 da Air france não vem mais para o Brasil em 2018?
    Não parece mais em março de 2018 a aeronave realizando um dos vôos de SP-Paris.

  • Geraldo Dias:

    Qual é a quantidade e valor de ferramentas que posso trazer na bagagem de voo internacinal?

  • RODRIGO MANGUALDE DOS SANTOS AMARAL:

    Boa tarde,nao estou achando voo da Qatar pela smileses em setembro de 2018,aparece Emirates 300 mil milhas por trexo executiva (muito caro)e vo Delta Executiva 170 mil ,sabe algum motivo ?Grato

  • CARLOS SOTO:

    Gostaria de saber se é possivel transferir milhas do programa Voyager da South African, para o programa Lifes Miles da Avianca. Tenho 15.335 milhas no Voyager e vou acabar perdendo pois não sei como posso utilizar.

  • Flávio:

    Eu estou no Latam Fidelidade, com 10 trechos eu passo a ser Gold, com 24 eu passo a ser Platinum? Se eu não manter esses 24 trechos durante a cada ano que estarei usando o Platinum, meu status volta a ser Gold?

  • Felipe Vieira:

    Fábio, emiti uma passagem GRU-ATL-MIA mas meu destino final é a Cidade do México. Eu pretendia emitir MIA-MEX e vi que tinha voos pela Delta com preço legal e com conexão em ATL. É possível eu dar no show nos voos ATL-MIA E MIA-ATL para aproveitar um dia inteiro em Atlanta e embarcar só no trecho internacional da conexão ATL-MEX? Ou se eu der no show no primeiro trecho perco o segundo trecho?

  • Pedro Gama:

    Boa noite Fábio,
    Em Janeiro irei viajar para os EUA, através da Avianca em classe executiva. Em qual programa de milhagem vc aconselha que eu pontue? Tem algum que pontua mais esse trecho?
    Obrigado.

  • Leandro Cerri:

    Preciso alterar meu e-mail de lescerri@rc.unesp.br (ANTIGO) para lescerri@gmail.com (ATUAL). Como proceder???

  • Daisy Correa:

    Bom dia, Fabio Vilela. Tudo bem?
    Gostaria de Comprar um amenity Kit da Tumi, material rígido Prata Delta One. Lançamento da delta.
    E compro tambem o da Emirates que também é demarerial rígido, tipo maleta ja ci nas cores Laranja, Marron e Rosa. Fiquei apaixonada com eles. Pode me vender? Sou de BH e sigo seus Stories sempre ha uns anos, todos os dias.
    Se interessar e que tenha para vender, entrar em Contato. Quero muito! Como nao consegui ganhar nos sorteios que fez, eu gostaria de comprar. Obrigada
    👍🏻👊🏻💥🌈🌈🌈👈🏻🙋🏼‍♀️🙏🏻

  • Sandro Puentedura:

    Bom dia Fábio. Pensando em ir de Gru para Joanesburgo, qual executiva você indica como melhor? Latam ou South African? Abração!

  • janicejanice mattana:

    gostaria saber quanto e kilo de bagan de barreiras acuritiba se minha mala de eseso bagam agradeco

  • Givanildo Cirilo de Souza:

    Um propenso técnico, danificou o meu PC antigo. Comprei outro e troquei o e-mail. Preciso saber se posso deletar totalmene o PC antigo, sem prejudicar o andamento do novo? Isto porque o antigo e o novo, ambos estão com meu nome, apesar de os e-mais serem diferentes. Gostaria de deletar o antigo, mas tenho receio de interferir no novo PC.

  • Mauricio Magalhaes:

    Caro Fabio,

    Prazer falar com você,

    Gostaria de esclarecer uma dúvida ! Não encontro resposta no site da Latam. Eu era Platinum, diminui a frequencia dos voos e cai para Gold na Latam. Voltei a voar e há 2 meses passei novamente para o platinum. Segundo informações do site se eu voar até 31/12/2017 mais 10.000 milhas e 04 trechos em cabine superior (já voei 02 das 6). A grande pergunta é: como conquistei de novo o Platinum esse ano e minha categoria é válida até Março de 2019, eu tenho até 31/12/2017 ou 31/12/2018 para pular da Platinum para Black ? Isso não fica claro nas regras de classificação deles desde que começaram a considerar o ano civil e não os últimos 12 meses. Será que pode me ajudar a esclarecer isso ? Obrigado .

  • M. Tachard:

    Chego de um cruzeiro no Porto de Copenhagen as 8,30h, Posso pegar um vôo as 12,20h ou é muito cedo?

    Agradecido

    M.Tachard

  • Rogerio:

    Fábio , sabe dizer se alguém teve problemas com a promocao do smiles que dava 60% sobre as milhas transferidas mais 20% de volta sobre bilhetes emitidos? Eu me cadastrei, emiti varios bilhetes e recebi apenas os 60% sobre as milhas transferidas mas os 20% sobre as emissões nada. Já reclamei no smiles, reclame aqui e nada de retorno do Smiles. Se alguém teve problemas posta ai nos comentários……

  • Guilherme:

    Fábio, boa noite! O smiles está com uma promoção de até 100% de bônus, para quem transferir acima de 100k milhas até o dia 17/11, no entanto os trechos internacionais para emissão pelo smiles são extremamente altos. Considero até absurdo o que cobram pelos trechos internacionais nas cias parceiras.
    Na sua opinião, é vantagem transferir os pontos para o smiles com este bônus? Se sim, quais emissões considera interessante pelo smiles?
    Ou melhor deixar para transferir para outro programa?
    Obrigado.

  • Cesar:

    Ola,

    Eu virei Platinum member da AA e gostaria de saber se eu posso utilizar o Admirals Club, sem custo?

    Abracos,
    Cesar

  • Daniel:

    O programa Fidelidade LATAM mudou mais uma vez as regras. Sou cliente Black e sou favorecido, teoricamete, com o upgrade cortesia ilimitado. No ano passado obtive alguns upgrades, mas a partir de agora é praticamente impossível obtê-lo. Segundo o site LATAM, a partir de agora só se obtem esse benefício se o bilhete de economica for emitido na tarifa “control”. Isto é, tarifa econômica cheia, que é sempre mais cara que a Business em promocao. Ninguem irá obter/solicitar upgrade dessa maneira.
    Uma coisa eu nao entendi. Clientes Platinum e Gold podem obter o upgrade se a tarifa emitida for access. Confere essa informacao, ou o site esta com informacao errônea? Se estiver correto eles podem parar de fazer tanta propaganda com os upgrades ilimitados.
    Desde já, grato.

  • Marcio:

    Com a recente promoção do Santander, foi dito no post da promoção de que essa seria uma oportunidade para usar o cartão AAdvantage.
    Entretanto, simulando alguns resgates da AA, vi que os valores cobrados são bem altos para resgate em executiva. Considerando que não será possível aproveitar nenhuma promoção de transferência em dobro, uma vez que os pontos são transferidos diretamente para o programa, não estou conseguindo vislumbrar um bom negócio com o uso do cartão AA.
    Vocês sabem dizer se a American faz promoção de resgate com milhas reduzidas?
    Obrigado.

  • Izailde Furini:

    Quem tem direito de utilizar a Sala VIP LATAM em Guarulhos? E qual horário de atendimento?
    Obrigada

  • Marcos:

    [Cabana – Concorde Lounge – Heathrow]

    Existe um tempo máximo de uso da cabana in Heathrow? Minha conexão será de 11 horas e eu gostaria de usar a cabana por todo esse tempo, nem que seja para deixar as malas de mão e ir bater perna em Downtown. Alguém sabe se isso é possível? Se não, há outro lugar para deixar as bagagens de mão no Concorde Lounge?

  • Luiz Raffaelli:

    Fabio bom dia.
    Tenho um voo de AF amanha, aonde vc acha melhor pontuar na propria AF ou no smiles?
    O meu programa principal é o Victoria.
    Obrigado

    • Leny:

      Oi Luís.
      A AF é da SkyTeam.

  • Tiziano:

    Bom Domingo ! Nao tenho uma pergunta, mas uma informação.
    Voltei hontem de Lima com LATAM e descobri que LATAM não tem mais sala VIP no aeroporto Jorge Chavez. Me passaram 1 voucher de 20US$ para usar em um bar e/ou em restaurante como se um passageiro frequente procura alimentação e não um ambiente calmo e tranquilo aonde trabalhar…..Ademas, e infelizmente não posso passar as fotos, o restaurante estava lotado e tinha uma fila de aprox. 20 pessoas. Finalmente não deu para usar o voucher…ainda menos para descansar e trabalhar !!
    Como a mesma sala era utilizada pelos passageiros da ONEWORLD (AA pex) outras companhias estão sendo afeitadas.
    Alguem sabe se será definitivo o temporario ?
    Aonde iremos parar com a LATAM ??!!

  • hilton rogerio ferreira vaz:

    Grande FAbinho, desculpe a intimidade, mas acompanhando seus post fica dificil não ter. Parabéns pelo site. gostaria de saber como consigo pesquisar na lufthansa, por milhas, saindo do BRASIL, para EUROPA?? se puder, agradeço!!!

  • Luiz Cabral:

    Milhas da LIVELO se transferidas para VICTORIA TAP permitem fazer up grade em voos da TAP?
    Grato pela atenção.

  • Willian Munch:

    Oi Fabio, parabéns pelo seu trabalho.
    Vejo que voce é membro de muitos programas, a minha pergunta é um pedido de dica, como voce gerencia todos os seus logins e senhas? algum aplicativo especifico?

  • TACIO PRADO LINHARES:

    Bom dia, Fábio, tudo bem?
    Todos os anos vou para China pelo menos 4 vezes, sempre na excutiva da Turkish ou Qatar, além de muitos voos domésticos.
    Na sua opinião qual a melhor companhia da Star Alliance e da OneWorld para pontuar nesses voos de modo que eu tenha mais facilidade para resgatar voos com milhas.
    Meu interesse é sempre voos para Europa e Ásia.
    Muito obrigado e espero que vc possa me ajudar.

    Att

    Tácio Linhares

  • Luiz Fernando Ferrari MULLER:

    quero trasrmar as minhas milhas para multiplus ou outraa companhia

  • Luiz Fernando Ferrari MULLER:

    quantas milhas possuo na minha conta.Como transeri-las parao Itau

  • Luiz Cabral:

    Tenho milhas no SMILES consigo transferir para o VICTORIA TAP?
    Se sim, com as milhas no VICTORIA posso fazer up grade para executiva?
    GRato

    • Não tem como.

      • Luiz Cabral:

        Muito grato pela atenção, e pontos da LIVELO consigo enviar para VICTORIA TAP e com eles fazer up grade?

        • Alex Santos:

          Tenho conta BB e transfiro meu pontos direto do LIVELO para TAP VICTORIA pelo aplicativo do banco. A LIVELO nao tem o desconto de 20% nos pontos como acontece em outros bancos como Itau. Vc pode usar os pontos para up grade, sempre pediu grade e a quantidade de minhas sao 25000 milhas por trecho. Ja consegui ligando para call center da TAP e no proprio aeroporto na hora de embarque na loja da TAP. Se vc for SILVER ou GOLD na tap pode fazer ate no balcão de check in (ja fiz isso no aeroporto de Lisboa ), mas depende da boa vontade, pois vi semana passada ser negado para um passageiro dizendo que teria que ter feito na loja. Se nao for SILVER e GOLD nao consegue no aeroporto ou de ultima hora

  • Daniel:

    Ola ,
    Lendo alguns comentarios aqui , vi que alguns leitores , assim como eu e meus amigos , tb nao receberam os 20% de avios extras da promocao do santander … O prazo informado por eles ja passou a muito tempo , ja abri solicitacao , mas ate o momento nada..
    Voce Tambem teve esse problema ou sabe de algo sobre esse fato ?
    obrigado e Parabens pelo site!

  • Ludmila Mack:

    A alguns dias estava usando meu bilhete estudante normal, passei em um posto de recargas para ver o meu saldo porém ao tentar verificar o visor da maquina informou que meu bilhete estava bloqueado (fiquei sem entender o por quê) ao tentar usar meu bilhete ele funcionou normalmente, mas esta semana fui tentar usá-lo como em todos os dias e informou que estava sem saldo, e quando fui tentar recarregá-lo como na primeira tentativa não consegui, o que devo fazer?

  • Fernando:

    Olá Fábio.

    Onde vc indica eu mandar minhas milhas e da minha família para um voo gru-mad-ory-mad-gru pela Air Europa na classe de bilhete K?

    Obrigado pela atenção!

  • Silvana Rigolino:

    Minha pergunta e como posso transferir meus pontos da American Airlines (AA) para multiplus ou outra companhia porque fiz os pontos em uma viagem a Miami e agora precisava transferir para usar em viagem nacional

    Muito obrigada

  • Cassiano Vogel Parizotto:

    Gostaria de tirar uma dúvida…

    Dizem que os programas de milhas e fidelidade são mais vantajosos na hora de comprar passagens. Mas, no caso de viagens internacionais, das quais provavelmente não se usará uma companhia nacional, é possível utilizar dessas milhas como desconto ou somente quando se usa a companhia em si? Qual o melhor programa de fidelidade? Automaticamente, nos programas de fidelidade, já se ganha milhas? Como adiquiri-las?

    Obrigado,
    Cassiano.

  • Bruno Gennaro:

    Boa tarde Fábio,
    acompanho suas viagens e postagens e gostaria de uma informação… sempre troquei meus pontos com a multiplus e consegui sempre ótimas tarifas, hoje tem boas tarifas mas não muito atraente … ai resolvi fazer parte do clube da Smiles e em tres meses ja estou com 219.000 milhas, mas nao consigo ótimas tarifas para troca! Qual o melhor canal de troca da Smiles telefone ou site!? Se conseguir ajudar agradeço imensamente! Abraço.

  • Marcos:

    A sala vip da British (First) no Terminal 3 de Heathrow tem cabines (com camas) para descanso?

  • JOSE MACEDO:

    Bom dia, quero deixar de receber emails deste site. Mas no email não existe link para cancelamento (vai para uma página do wordpress).

    Como faço para me descadastrar ?

    • No email que você recebe no rodapé tem um link “Cancele a Subscrição”.
      Depois quando abrir a página basta clicar no botão azul “Delete Subscription”

      • Paulo Ed.:

        Boa noite, já me cadastrei varias vezes para receber publicações deste site mas nunca que recebo. Tem como pedir para o rapaz da TI me incluir? Muito obrigado.

      • JOSE MACEDO:

        NÃO CONSIGO.
        Não aparece esse segundo botão. Vai para a página > Gerenciamento de inscrições WordPress.

  • thiago gondim carneiro da cunha:

    bom dia .

    tudo bem ?

    hoje sou platinum na Latam , tenho alguns diferenciais na Oneworld .
    Viajando pela Iberia em trechos dentro da Europa , posso pontuar para LATAM ? Temos algum diferencial ? Podemos ficar em salas vip ?

    obrigado e acompanho seu blog a bastante tempo .

    abraços

  • Geraldo:

    Olá Fábio, como vai ?

    Sou visitante assíduo do seu site, e primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela qualidade das informações.
    Serei breve para não tomar muito o seu tempo.

    Pretendo me casar no próximo ano e passar minha lua de mel nos Emirados Árabes, penso que desembarque em DXB.

    Na sua opinião, qual companhia aérea seria a melhor opção de custo benefício.
    E você me indicaria alguma companhia para comprar as passagens por milhas pela classe executica ? Olhei pela Smiles e ultimamente tem sido muito caro.

    Um abraço, e obrigado.

  • Miguel:

    Fala Fabio, tudo bem? Preciso voltar da Asia para SP (Hong Kong ou CAN). Tenho muuuitas milhas AA e smiles. Já fiz algumas simulações. Uma delas seria CAN – DOHA – PARIS via smiles first Qatar 130k. E depois emitir para gru alguma opção. Alguma sugestão sua para vir da Asia para Gru?
    Obrigado.
    Abs

  • Yuriy Romanets:

    Bom dia,

    Gostava de perguntar se existe algum regulamento Europeu (geral) para os direitos de passageiro (ou outros direitos/obrigações) quando a possibilidade de correcção de um erro ortográfico (ou não só) no nome/sobrenome do passageiro numa reserva de voo?

    Obrigado,

  • Sal:

    Ola,

    Eu posso levar uma cadeira de rodas no lugar de uma mala? Saio de Londres para o Brasil com escala na Italia, obrigada.

  • Marlene Oliveira:

    Já tive o aplicativo. Desinstalei por engano. Fui baixar agora e não reconhecem meu número e senha. É o mesmo número anterior e a mesma senha.
    Gostaria de saber também, se há Cabify na cidade de Canela/RS
    Agradeço desde já.

  • maria angela:

    gostaria de saber se nas salas vip da avianca em bogotá se tem locais para fumantes

  • adriana lima:

    ola trabalho em cia maritima de cruzeiros e sai do Brasil em fevereiro desse ano e a franquia de bagagem era 2 de 32 kg porem agora estou retornando em novembro e eu nao sei em qual franquia me encaixo. A cia que compra a nossa passagem e pelo que eu sei existe uma regulamentacao que ao sair do brasil o governo americano exige uma “data” ou “passagem” mesmo que sem data de retorno no momento de engresso no pais. isso e verdade? e qual seria minha franquia? preciso urgente de ajuda!
    Ps . Ja chequei no site da tam e nao consigo uma resposta segura.

    Obrigada

  • katia:

    Bom dia,
    Comprei uma passagem de Palmas pra Manaus com escala em Brasilia.
    Gostaria de saber se posso deixa de embarca em palmas e pegar apenas a escala em brasília.

  • roberta:

    Estava lendo ontutorial sobre pesquisa de pontos oneworld e fiquei com duvidas. Eu consigo resgatar passagens dos membros oneworld com pontos multiplus?
    Consigo transferir pontos entre membros oneworl?
    Obrigada

  • Adriana Zilli:

    Oi, Fabio. Tudo bem? Viajo muito com minha família e já há um bom tempo te acompanho nas redes sociais. De uns 2 anos pra cá, nossas viagens têm sido feitas em executiva e, muitas vezes, com milhagem (o que não é fácil para 04 pessoas), mas quase sempre temos conseguido, desde que nos programando com antecedência. Acontece que estamos com muiiitas milhas vencendo em novembro (SMILES)e, desde setembro, meu marido tenta emitir passagens em executiva, para a Europa, para as férias de julho do ano que vem. Qualquer destino, não importa. Para a ida, consegue voos; já para a volta, absolutamente NADA. Nenhum destino, nenhuma data a partir de 20 de julho de 2018, nada!!! E isto tendo em vista Europa, deixo claro. Já tentou várias vezes contatar a SMILES, mas as desculpas são esfarrapadas e sem coerência. Tendo isto em vista e como você com teu blog e tuas redes sociais tem um meio que alcança muita gente, resolvi te contar a história. Quem sabe você publica algo no sentido, tenta algo parecido e conta tua história, não sei, mas é que já tentamos tanta coisa… só sei que é um absurdo o que a SMILES está fazendo. Chegaram a nos dizer que não tem as rotas e voos definidos ainda. Entretanto, além das passagens de ida disponíveis, tem sim as rotas e voos definidos em quaisquer sites, mas DESDE QUE para comprar. Quando se tenta usar as milhas… Nada. Agradeço a atenção e quem sabe com a tua divulgação consigamos alguma coisa.

  • Miriam:

    Olá,
    Estou preenchendo formulário no site air europa(suma) programa de milhagens, e apesar de colocar o número do bilhete exatamente como está na minha passagem, surge uma mensagem de formato incorreto desse número. Mudei o formato várias vezes e continua dando a mesma mensagem. Agradeço qq ajuda.

  • Carlos:

    Caros, sou cliente de mais de uma dezena de programas de milhagens e tenho mais de 5 milhões de milhas acumuladas além de quase duzentas passagens emitidas com milhas. Faço isso a uns 20 anos e não tive como não reclamar de um problema que estou tendo. Tenho hoje quase 1 milhão e meio de milhas smiles e sou obviamente diamante no programa. Faz uns 40 dias que venho procurando passagens para a Europa para julho do próximo ano e austrália para este fim de ano com datas livres a partir de 17 de dezembro. As passagens sumiram completamente. Não tem em nenhuma classe. Acredito que a smiles pode estar ou falindo ou está em dívida com as parceiras pois assim elas não disponibilizariam passagens para ela. Em agosto eu conseguia vários trechos para a Europa com várias companhias mas quando ia emitir dava erro. Entrei em contato com a smiles e tive várias respostas dizendo que havia uma incompatibilidade entre o site delas e da parceira, mas que ia ser resolvido. Faz 40 dias que sumiram todos os trechos para julho do próximo ano. Isso nunca aconteceu …tenho certeza pois como disse sou cliente antigo e usuário super acostumado a procurar incessantemente as passagens. Não consigo uma vaga para a Europa procurando todos os dias do mês de julho para madri , lisboa, frankfurt, berlim, paris, amsterdã, hamburgo, copenhagen, oslo, estocolmo, entre outros….Não é problema de sistema pois fora de julho tem passagens. A smiles resolveu boicotar a alta temporada…se é isso os clientes precisam saber!!! Uso minhas milhas para passagens executiva, mas não há disponibilidade nem para econômica em nenhum dia em julho do próximo ano.

  • Fabio:

    Alguem mais não recebeu os bonus na promoção de 70% do smiles? Liguei na central e me falaram que o sistema não registrou minha inscrição na promoção…

    • Viajante:

      Também não recebi ainda, mas no regulamento diz que os bônus e o upgrade de categoria podem acontecer até 10 de novembro…

  • Cesar Cosentino:

    qual sua sujestao pois preciso voar para fecha ex.platinum na AA e faltam 20.000 milhas ou 25 segmentos.

  • mauricius vogel:

    Caro Fábio
    passei pela sala vip do SDU e do CWB com meu priority pass do Santander Unlimited Black. Em ambas a lojas as funcionárias me informaram que em novembro o meu priority pass deixaria de funcionar e apenas iria funcionar o Loung Key.
    Fiquei na dúvida e isto é realmente real.
    Ainda, eu tenho o TPC que infelizmente não vendo dando tantas vantagens para nós brasileiros.
    Estou cogitando trocar ele por um Santander Unlimited Visa/infinity que esse pelo menos vem o Priority Pass.
    O que você aconselha? ou mantenho os meus cartões?

  • Eurico:

    Oi Fabio . Meu nome é Eurico e moro em Miami , preciso de um conselho . Sou Platinum da Latam , ja tenho 51 mil pontos acumulados ate hj , ainda tenho 3 trechos entre Salvador e Miami , com isso passo dos 60 mil pontos para a Categoria Black , o problema sao os 6 trechos em classe especial , como diz as regras da Latam . Qual a sua sugestao de viagem com o menor custo possivel para que eu possa mudar para Black ?????
    desde ja agradeço a sua atençao

    abs

    Eurico

  • LUIZ ALVES DE OLIVEIRA:

    Estarei Viajando dia 25/10/17, VOO JJ3119 (06:20 CGH), Retorno dia 29/10/17, Voo JJ3535 (14:05 NVT). Codigo Pedido:UHB7IP.
    Favor Informar se houve o pagamento de Bagagem ? Grato

  • Daniel:

    Quem chega/parte em Bangcoc (BKK) voando Qatar Airways Business tem direito ao Fast Track Service?

  • Bruno:

    Oi Fábio.

    Parece que está havendo uma dificuldade imensa em se emitir First Lufthansa com pontos Multiplus. Está sabendo de algo?

  • geovani rosa:

    ola bom dia !! gostaria de saber se no meu estatus do pis ficara situacao a pagar ate que eu va na agencia sacar ,pos nao tenho conta na caixa e nem cartao cidadao

  • Eduardo Menezes:

    Olá, Fábio! Tudo bem? Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelas dicas do site, pois, desde então, vimos que viajar em classe premium é possível para a maioria, basta algum esforço.

    Ultimamente tenho concentrado meus pontos no Tap Victoria, mas algumas dúvidas persistem e as informações o call center são super desencontradas. Sugiro, e peço (please!), que elabore um post desvendando os segredos do programa. Sei que as informações gerais você já as deu (6 segmentos, stopover, cabines mistas, etc); seria algo esclarecendo com exemplos práticos termos como sidetrip e backtracking, mistura de regiões, além de citar exemplos de negativas que o atendimento dá, mas que você sabe ser possível e consegue emitir na persistência. Lembro de você dizer que teve de fazer 12 ligações pra emitir um bilhete.

    Tenho certeza que muitos dos seus leitores têm essa curiosidade e muitas vezes não emitem bilhetes aproveitando ao máximo as possibilidades do programa por não conhecerem todos os segredos, ficando reféns do call center.

  • Vito:

    Será que é a nova First da Singapore? https://www.ausbt.com.au/concept-designs-for-new-singapore-airlines-first-business-class Eu sei que a notícia é velha, mas, se eles forem com fileiras 1-1-1, pode fazer sentido…

  • Petrina lopes:

    Boa noite, tenho um cartão itau card visa Platinum e um cartão personnalité master card Platinum gostaria de saber se posso usar a área vip do aeroporto de congonhas. se sim como faço para me cadastrar. Obrigada.

  • SUSANA SHIMIDZU:

    Bom dia Fabio,

    Tirei 05 passagens na Executiva de Dubai para SP com milhas, sendo quatro com milhas Smiles e uma da Skywards. Liguei para Emirates em SP para reservar carro e eles disseram que passagem com milhas Smiles não tem direito. Você sabe algo?
    Tenho duas funcionarias indo pela Econômica, vc sabe se o checkin é perto pois elas não falam inglês e tenho que ir junto.

  • Larissa Anselmo:

    Olá Boa tarde …
    Podemos utilizar as passagens aéreas depois da data da volta com quantos dias ? Estando no visto de turista

  • Guilherme P.:

    Fabio, sei que você, em algumas vezes, “abandona” o último trecho de uma viagem, geralmente em GRU, por motivos diversos. Quando a passagem é pagante, os pontos/milhas são creditados normalmente? Ou você já teve problemas? Obrigado, como sempre!

  • carlos monteiro:

    recebi um cartao elo grafite bradesco tenho direito de usar a sala vip ?e quais outras vantagens oferecidas?

  • everlyn:

    comprei uma passagem no cartao do meu pai sem ele saber , tem como ele saber o nome do passageiro pela agencia ?

  • alexandre:

    Bom-dia lindei post. de milhagem porém estou com uma dúvida se
    For possível responder eu agradeço.
    Eu tenho milhas em variados programas de alguns cias da star alliance, contudo eu poderia concentrar as minhas dessas empresa em uma única para emitir passagem? Ou no caso teria que ter quantidade suficiente em uma empresa só para fazer o resgate em voos parceiros ? Grato. Parabéns pelo blog adoro tudo

  • Cesar Bittencourt:

    Só pra registrar: comprei passagens para mim e minha filha no SUBMARINO VIAGENS com bagagem despachada. Quando verifiquei a reserva na TAP não estava incluída a bagagem de porão. Após algum sacrifício – usual ao brasileiro que quer ver seus direitos respeitados – consegui contato com o SUBMARINO VIAGENS e acredite se quiser, me perguntaram se por acaso eu “teria o print da compra”. Como não sou bobo, realmente fiz o print. Enviei pra eles e aguardamos solução. Achei um absurdo eu ter de enviar a prova do erro deles!!

  • Ana Paula:

    Oi Fábio, tudo bem ?
    Sigo a sua página no face e nunca tinha tentando emitir passagens com as companhias parceiras da TAM. Estou vendo os tutoriais e precisava de sua ajuda… tenho acumulados 400 pontos Multiplus, podendo aquirir mais 50 mil c/ a Multiplus na minha conta e 150 mil pontos pelo meu marido (transferência presente). Infelizmente já aproveitei a promoção do km de vantagens e não tenho pontos para transferir pelos km de vantagens no momento.
    Estou montando nossa viagem de férias para Tailândia e Singapura no final do ano, saindo após o Natal, dia 26 ou 27 e retornando por volta do dia 26 de janeiro. Como somos muito altos, sofremos muito nas viagens em classe econômica e tenho tentado, sempre, emitir executiva com pontos…
    Gostaria de conseguir emitir pelo menos as passagens brasil/europa com esses pontos, adquirindo no máximo mais 50 mil pontos com a multiplus…. e aí europa/bangkok pagaríamos a executiva em dinheiro mesmo…
    Pensei em fazer GRU-Frankfurt e Frankfurt/GRU a ida e volta ao Brasil. De Frankfurt emitir executiva em dinheiro para Bangkok….. o que vc acha ? Pensei emitir pela Multiplus, via LATAM, a volta dia 25/01 2 passageiros, por 208 mil pontos total ou vi pelo site da united q teria essa volta disponível o dia 24/01 por 87,5 mil pontos em voo operado com a lufthansa e swiss (entraria na emissão de passagens pela multiplus/oneworld ?), o que baixaria esse custo para 175 mil pontos para a volta de 2 passageiros em executiva).
    A ida eu tentaria emitir com parceiros…tentei ver no site da Bristh e também no site da United para empresas q ainda emitem passagem com pontos da multiplus, mas não consegui ter a certeza e os pontos que seriam necessários…. Você pode me ajudar ? Como vai ser uma viagem cara, com pagamento de executiva, o que eu conseguisse comprar com os pontos que já tenho ou comprando o mínimo possível para complementar já ajudaria… Espero que vc possa me ajudar. Obrigada

  • Marcos:

    Vou com minha namorada para Lisboa no dia 05.01.18 e voltamos de Roma no dia 21.01
    Gostaríamos de ir em classe executiva. Podem nos ajudar a fazer a melhor escolha ?

  • Julio:

    Bom dia Fabio,

    Fiz uma simulação com a Latam executiva GRU – CHC com stopover de 5 dias em Sydney.
    O valor final da executiva dito pela atendente foi de 140 mil pontos e não os 110 mil da tabela.
    Sabe me dizer se e cobrado algum valor para stopover ou eu não soube montar direito meu trecho?

    Obrigado,

  • Francisco José Meyen:

    Fábio,

    Bom dia. Gostaria muito de poder visitar a Aleamnha em Maio de 2018. Tenho alguns pontos no Livelo e gostaria da sua orientação e experiência para adquirir as duas passagens em classe executiva da Lufthansa. Caso seja possível me orientar, agradeço desde já.

    Aceito sugestão de compras de pontos / milhas ou de pagamento em pontos + dinheiro.

    Obrigado desde já.

  • Fabricio:

    Fábio, boa tarde
    Vou fazer um voo curto dentro da Índia, usando a Air Índia. Como não sei quanto tempo demorarei a retornar a este continente (minhas viagens ficam condensadas nas Américas) , qual seria (ou seriam) as melhores opções para se pontuar? Ela faz parte da Star Aliance, então acredito que seria melhor pontuar em outra empresa.
    O que acha?
    Abraço

  • Kamila:

    Boa tarde,

    Li uma publicação sua a respeito de serviço de sala vip nos aeroportos para cartões VISA PLATINUM, minha duvida é se a bandeira MASTER PLATINUM também oferece este mesmo serviço?

    Agradeço a atenção!!
    O conteúdo é excelente, parabéns!!

  • Rafael:

    Fábio,
    Comprei agora uma passagem de São Paulo para Tel Aviv pela Alitalia na Economy Premium. E como no trecho FCO-TLV a aeronave é um A321 que não tem economy premium, eles permitem selecionar um assento na classe executiva (que vai ser as primeiras fileiras com poltrona do meio bloqueada). Enfim, a duvida é: por eu estar voando de “executiva” nesse trecho, terei acesso a sala VIP em Roma? Se o cartão de embarque for emitido como Business deve ser possível, não? Eu sei que não terei em Guarulhos e na volta sei que terei em todos os aeroportos ja que será na executiva mesmo.
    Abs.

  • Murilo Ribeiro:

    Fábio boa tarde,
    Tenho duas passagens emitidas pela Avianca Brasil(O6), cgh-sdu, qual o cartão fidelidade das parceiras da Avianca Brasil tem o melhor custo beneficio para lançar, o da própria cia ou alguma outra?
    Obrigado.

  • Rodrigo Maia:

    Bom dia Fabio, preciso da sua ajuda.

    Tenho duas passagens emitidas com a Delta em classe executiva pagante para Janeiro e as duas estão no mesmo localizador, acontece que precisarei cancelar uma e queria manter a outra, sabe me dizer se é possível cancelar apenas uma ou preciso cancelar tudo? Obrigado

  • Eduardo Leie:

    Tive um
    Problema
    Com uma companhia
    Aérea que dificultou e causou demora na fila propositalmente para perdermos o voo provavelmente devido à overbooking. Tive q esperar 3 dias para um próximo voo e pagar taxa de troca de voo e diárias de hotel a mais. O q pode ser feito?

    • Rodrigo Maia:

      Você deve guardar todos os recibos das despesas que teve durante esses três dias, isso inlcui o Hotel, alimentação, deslocamento etc. Após isso entre com uma ação no juizado especial e você irá ganhar fácil fácil, ja me aconteceu duas vezes e ganhei as duas, uma inclusive eles me pagaram o custo inteiro da minha viagem, inclusive dos dias que estive viajando.

  • Vinicius:

    O The Platinum Card da Amex está cadastrando número de celular para envio de SMS com as confirmações das compras.

    • Como fazer para cadastrar?

      • Silva:

        Oi Fabio,
        para cadastrar ligar na central do amex 0800-728-7070.
        pelo que entendi so esta funcionando para o cartao principal ainda, nao para adicionais.

  • Gabriela Santos:

    Bom dia Fabio,

    Eu tenho pontos Multiplus, mas gostaria de voar com companhias aéreas parceiras, One World, como faço para emitir passagens com pontos da Multiplus?

    • Rodrigo Maia:

      Estou dando uma de Fábio… Para emitir com parceiros Oneworld somente pela Central.

  • paulo:

    ola tive! um problema com passageiros que esqueceram o passaporte com o visto, troxe o novo onde nao consta o mesmo. qual providencia tomar pra que eles entrem no pais?

  • frida:

    Quantas milhas da United ganho voando na classe executiva com a Ethiopian de GRU para Shanghai (ida e volta)?

  • Daniel:

    Escrevo o presente e-mail para noticiar que, após a implementação, na data de ontem, da nova ferramenta de pesquisa do LIFEMILES, não mais se encontra, até mesmo em econômica, bilhetes prêmios da ASIANA e da EVA em tal sistema.

    Bilhetes estes que, até a última terça feira eram plenamente fácil de encontrar. Continua a existir ampla disponibilidade em outras cias parceiras Star Alliance e, quando se pesquisa no site do LIFEMILES, não se encontra bilhete em classe alguma em tais duas companhias.

    Até então, poderíamos considerar mero erro sistêmico, mas não.

    Enviei e-mail para o LIFEMILES, indicando a possibilidade de erro do sistema. Em resposta, alegaram que não há erro algum e que se não há disponibilidade, é simplesmente porque o Lifemiles não possuiria acesso a tal.

    Temo que, com a eventual integração com o AMIGO, o LIFEMILES esteja começando a se “comportar” como este, ou seja, bloqueando emissões com alguns dos parceiros STAR ALLIANCE (além da SAA, com a qual nunca teve disponibilidade mesmo).

    Não seria o caso de fazer um post a respeito?

  • Jhon:

    Olha fabio:
    Lufthansa Lounges In Munich Now Open To Select American Express Platinum Charge Card Holders
    (Plus First Class For Centurion)

  • Fausto:

    Fábio,
    Parabéns pelo site e principalmente pelos stories do Instragram! Muito bom mesmo. Me tira uma dúvida por favor: Pesquisei no site da United voos em executiva para emitir uma passagem ida e volta (GRU-PUJ). Não consegui achar disponibilidade para emitir pelo Victoria da TAP. Mas se eu monto os trechos de forma diferente do apresentado na pesquisa eu consigo chegar ao meu destino passando por outras conexões que tem disponibilidade. A pergunta é: É possível combinar os trechos conforme a minha pesquisa ou somente dá para usar as combinações que o site informa?

    Abs.

  • Pedro:

    Fabio,
    Queria deixar minha sugestão de post, ou até mesmo aba no site: Um lugar em que a gente possa consultar os cartões de crédito, suas principais vantagens a salas vip a que dão acesso.
    Forte abraço

  • Fabio:

    Fabio, alguma sugestão de o que fazer com 60 mil milhas smiles que vão expirar em duas semanas? Estava esperando uma daquelas promoções Essa é pra voar, mas até agora nada… Tenho 270 k no total.
    Abs!

  • Daniel:

    Fabio
    Pretendo fazer uma viagem GRU – MLE – DXB – GRU pelo que pesquisei a maneira mais fácil seria de Emirates porem o custo em executiva é surreal, qual a melhor custo beneficio para emitir esses trechos com milhas pela Emirates em executiva ?

    • Tem um post aqui no site falando exatamente como emitir Emirates com pontos, use o campo de busca para encontrar.

  • Guilherme:

    Caro Fábio!

    Graças as suas dicas consegui emitir First na LH pelo Amigo; ida GIG-AMS e volta Paris-EZE.
    Preciso comprar um trecho EZE-GRU ou GIG, mas está saindo perto de R$ 1 mil. Tem alguma solução para me ajudar? Comprar milhas e tentar emitir por onde?

    • Conseguiu fazer tudo no mesmo bilhete com cabine mista?
      Quanto tarifou?
      Sobre EZE-BR, tem que ver o que compensa – Smiles ou TAM, não sei te falar de cabeça – tem que pesquisar.

      • Guilherme:

        Sim, tudo no mesmo bilhete; tarifado em 100 mil/trecho. Venho pesquisando há uns 15 dias e notei que eles flexibilizaram a questão das cabines mistas. É o “Amigo” despontando novamente como uma excelente alternativa.

  • Fabi:

    Eu comprei uma passagem na promoção e minha amiga não conseguiu, perdeu a promoção dai voltou no preço normal, muito caro, mas ela tinha reservado já só não tinha pagado dai queria saber se eu ligar pra companhia aérea eles podem colocar ela no mesmo voo que o meu mas no valor da promoção???

  • Daniel:

    Fábio:
    Tudo bem? Voo GRU MIA – classe executiva – LATAM ou AA? Tenho notado uma certa queda no nível de serviço da LATAM e nas próprias aeronaves, à exceção do A-350…
    Obrigado. Abraços

  • Fernando:

    Mais alguém tendo problemas para comprar no site da TAP Victoria? A partir de determinado ponto aparece
    “Attention please

    We are experiencing technical problems at the moment and are unable to proceed with your request. Please try again later or contact TAP. “

    • Rodrigo:

      Eu também estou tendo o mesmo problema. Já tem mais de 10 dias que o site apresenta esse erro. Percebi que só ocorre na opção de emitir bilhetes Multi-City (open jaw) com milhas. É o seu mesmo caso? Conseguiu alguma orientação da parte da TAP sobre como proceder? Obrigado!

  • Felipe:

    Olá Fábio,
    Gostaria de saber se tem previsão ou interesse para avaliar a business do voo buenos aires – auckland da air new zeland. Além de ser uma alternativa aos voos via santiago, me chamou a atenção o fato de ser a única rota comercial que passa próxima ao polo sul.
    Parabéns pelo blog, é ótimo!
    Abraço,

  • Cícero de Paulo M. Lobato:

    Uma bagagem compartilhada para dois passageiros pode ultrapassar o peso de 23 kg?

  • Viajante:

    Fabio, sabe se emissões na business da Emirates usando milhas Victoria dão direito aos transfers cortesia (no caso dos aeroportos que possuem esse serviço) e ao Dubai Connect (no caso de conexão longa)? Valeu!

    • De acordo com o site da Emirates não.
      “Chauffeur-drive service is not available on reward tickets booked via Emirates Skywards airline partners for travel on Emirates (with the exception of Qantas).”

  • Edna:

    Sou FF Star Alliance Primeir 1k. Tenho um voo partindo pela Copa Airlines, terminal 2, para Chicago, via Panama.
    Gostaria de saber se posso utilizar o lounge no terminal 2.
    Obrigada,

    Edna Havlin

  • Lucas:

    Fabio, voce sabe se a Avianca Brasil disponibiliza emissao de executiva por pontos via parceiros?
    Tento achar MIA ou JFK em varios meses e so tem economica..

  • David:

    Fábio,

    Tem alguma sala Lounge Key em GRU que seja 24h?
    O limite de 5 horas de permanência é realmente obedecido?

    Muito obrigado!

    David

    • No Terminal 2 a sala internacional da GOL é 24hrs, a doméstica funciona das 06:00 às 00:00.
      No Terminal 3, a GRU Executive Lounge funciona das 07:00 às 03:00, já a da Star Alliance só permite o acesso das 07:00 às 15:00 e depois das 21:00 às 03:00.
      Sobre o limite de horas, não sei se é respeitado.

  • Gustavo Botelho:

    Olá Fábio, tudo nas alturas? (desculpe o trocadilho, HAHA).
    Estou precisando de um help! Quero trocar o Latam Fidelidade pelo AAdvantage, pois seria mais interessante pra mim. Não há muitos benefícios, exceto o Espaço+ e o embarque preferencial, em voos nacionais pela Latam, o mais interessante seria em voos internacionais, upgrade de cabines, salas VIP… Do meu ponto de vista, a AA teria uma malha internacional que me melhor atenderia, todo território dos USA, e com uma conexão (Dallas, MIA, NYC) para Europa, Canada ou América Central. Enfim, só não seria interessante América do Sul (Chile, Argentina), mas não é toda semana que vou para essas localidades. Agora indo ao direto ao ponto, achei o AAdvantage bastante complicado. Pela Latam, para conseguir um Black, basta voar algumas milhas e/ou viajar em cabine superior, no programada da AA, tem algumas regras mais chatinhas, e eu não entendi muita coisa, já li e reli sobre EQM, EQS e EQD e ainda não está fazendo sentido na minha cabeça, tô viajando nisso kkk. Enfim, você teria como me explicar melhor, usar algum exemplo (tipo GRU-LAX, GRU-MIA, GRU-JFK…), por gentileza. Grato. PS: sempre acompanho suas avaliações, sempre justa e maravilhosas.
    Ah, se for muito trabalhoso, pode me cobrar uns Ginger Ales.

  • Cristiane Borsari:

    Ola Fabio, tudo bem?
    Você pode ajudar? Existe alguma sala vip para quem tem cartão visa plantium em Congonhas ou no Galeão? Nós vamos viajar pela LATAM, mas não somos clientes vips deles… Só temos o Cartão visa plantium. Muito Obrigada!

  • Guilherme:

    Fábio, você indica qual chip para uso de celular nos EUA?

  • ANA:

    Bom dia!!
    Chego de um voo internacional no aeroporto de Guarulhos. De lá, tenho outro voo para o Rio de Janeiro. Contudo, sou de Belo Horizonte. Posso descer em Guarulhos e comprar um voo de SP para BH sem embarcar no voo pro Rio? Em caso positivo, posso pegar minha bagagem ou ela vai direto pro Rio?

    Obrigada!!!

  • Eduardo:

    Vc está bem? Não está aos postando?

  • william:

    Fabio,

    emiti uma viagem, com partida e retorno em GRU, utilizando milhas da TAP Victoria e voando pelas companhias da Star Alliance.

    Ocorre todos os atendentes informaram que é cobrado taxa de combustível em vôos da Star Alliance, mesmo em voos com partida e retorno no brasil, , apenas não sendo cobrado em vôos da TAP.

    Está correto isso? A TAP não tinha deixado de cobrar essa taxa em passagens com milhas?

  • Leny:

    Oi Fábio! Vc saberia me dizer se voos na executiva P da Lufthansa, pontuam no Latam Fidelidade!?

  • Luis:

    Fala Fábio, tudo bem? Estou por começar um projeto para uma grande linha aérea para repensar o serviço de business class em voo da empresa. Sou sócio de uma empresa de Design de Serviço chamada Livework, não sei se você já ouviu falar… Tua experiência seria muito bem-vinda em nosso trabalho, te interessaria participar? Um abraço desde já, Luis.

  • Leny:

    Olá Fábio! Fiz 06 voos na executiva P da Lufthansa, mas quando solicitei a pontuação para a Latam, a mesma me disse q ñ pontua a executiva classe P😶. É isso mesmo!? A Latam ñ menciona esta “restrição’ no seu site.

  • KAYO ASSEN:

    Fábio, acompanho sempre seu blog e suas dicas para acumulo de pontos nos programas de Fidelidade. Mas gostaria de lhe passar uma informação quanto ao programa smiles, sobre a total falta de transparência que o site, atendimento telefônico e demais meios informativos do programa, que não nos repassam e nem nos detalham informações sobre as “MILHAS QUALIFICÁVEIS” de quando irão vencer e acabam debitando da conta passageiro smiles sem nenhuma notificação. Nem pelo meio telefônico nos detalham a quantidade de milhas que irão expirar em determinada data.
    Isso criou um problema não somente para mim, quanto para diversos clientes milhes pelo site Reclame Aqui.
    Para se ter uma idéia faltavam apenas 1000 pontos qualificáveis na qual iria alcançar a categoria Ouro (18.000 milhas qualificáveis) em um próximo trecho entre Teresina-São Paulo para amanhã (26.09), quando para minha surpresa na data de hoje a minha pontuação de milhas qualificáveis caiu de 17.000 para 13.300.
    Achei um absurdo pois sempre nos preparamos para conseguir mais milhas, adesão de novos planos de clube smiles, mas o sistema deles não tem nenhuma transparência com o cliente.

  • Bruno Godke Corrêa:

    Prezado Fabio, boa tarde.

    A Smiles lançou uma promoção hoje (25/09/17), onde transferindo a partir de 5.000 milhas, ganha-se 60% de bônus e um código para comprar até 30.000 milhas a R$ 0,02 cada.
    Comprando essas 30.000 milhas, elas valem para Milhas qualificáveis? (no caso, seriam 3.000).
    Desde já te agradeço e parabenizo pelo seu excelente trabalho.
    Abraço

  • Marcos:

    Uma dúvida: Cliente Smiles Diamante que compra bilhete Delta na Classe “Delta Comfort+” pode entrar na lista de upgrade para a Delta One?

  • Leonardo Muritiba:

    Olá boa tarde. Mais do que dúvida é uma sugestão de matéria para o site.
    Tenho notado a dificuldade em que é se achar uma passagem com pontos. Parece que as empresas não querem mesmo que você encontre voos.
    Algumas empresas, como por exemplo, a TAM, na minha opinião, é a que tem a melhor ferramenta de busca de voos com milhas.
    A TAM exibe a menor pontuação do dia, dias anteriores e posteriores como também pode exibir o mes inteiro. Isso facilita muito a identificar voos com menores pontos e ajuda quem tem flexibilidade de dia para viajar.
    A Azul não é complicada também, mas a Smiles é by far a pior de todas. Lenta e não amigável. Você so ve a opção do dia e se quer ver outro dia tem que clicar no dia e processar a busca toda novamente. É uma perda de tempo absurda.
    Acredito que essa seria uma dica/ reportagem interessante para o site do Passageiro de Primeira.

    desde ja muito obrigado,
    Leonardo Muritiba

  • otonio lira:

    VOOS LATAM PAGOS COM MILHAS NÃO SÃO ELEGIVEIS PARA QUALIFICAÇÃO DE UPGRADE DE CATEGORIA ? EXISTE ALGUMA FORMA MAS RAPIDA PARA CHEGAR A UMA CATEGORIA ELITE LATAM? MUITO OBRIGADO ANTECIPADAMENTE.

  • luiz cesar moraes:

    tenho cartao fidelidade da Tam – Gold. Numa viagem de Milão para Goiania quantas malas posso trazer de cortesia.

  • Gonçalo Cardoso:

    Bom dia.

    Alguém sabe dizer qual o melhor programa de fidelidade para voos na classe executiva para países da Europa?

    Obrigado.

  • Leandro Nicolau:

    Bom dia Fábio.

    Antes de qualquer coisa, parabéns pelo site e pelo excelente trabalho.

    Queria sugerir de você fazer um post lembrando a todos sobre a liberação de pontos extras do Santander.

    Sei que teoricamente nem é necessário isso mas… vai que algum desavisado acabe esquecendo… rs

    Bem, bom dia e mais uma vez, parabéns!

  • D. Bergamasco:

    Para quem irá o total apurado com a cobrança pelo despacho das bagagens?
    Para o bolso do passageiro, como forma de baixar as tarifas de voo, ainda não ficou claro. AS EMPRESAS ENRIQUECEM MAIS ou pagam propina ???…
    Agora a lei das campanhas eleitorais vai mudar… O DINDIM volta para o passageiro?
    Protesto com veemência contra esta COBRANÇA ABUSIVA.

  • Luciano Augusto Rocha:

    Fábio, olha isso:
    http://www.kibeloco.com.br/momolada-avoada/
    A criatura emitiu um bilhete em um site de aérea fora do Brasil e no campo “Apelido”…..
    colocou o apelido. kkkkkkkkk
    Vc já tinha visto isso?

  • Fabíola Gonçalves:

    Bom dia Fabio, tudo bem? Por incrível que pareça hoje estou conhecendo o seu site (não acredito que só hoje) e você esta de parabéns!
    Eu e minha família estamos planejando viajar ano que vem para Orlando. Somos em 16 pessoas. E estou arduamente procurando passagens por até R$ 3.000,00 ida e volta em classe executiva em qualquer cia aérea. Trecho (Curitiba/São Paulo ou outra cidade/Orlando). Mas a minha estratégia já que não possuo cartão com milhas é de questionar as cias aéreas diretamente. Como a pretensão é ir em Setembro/2018 e acredito ser um mês de baixa temporada estou tendo fé que conseguiremos algo rsrsrs. Você acha que é sonhar muito alto?

  • Andre Soares:

    Olá boa tarde ! Alguém sabe se as milhas voadas na Lufthansa e Swiss são elegíveis/qualificáveis no LATAM fidelidade.

    • Leny:

      Que eu saiba, a Lufthansa pontua na Latam. Mas fiz em Agosto e 2017, 04 voos com a Lufthansa na classe executiva e estou tendo dificuldade em obter as milhas referentes à estes voos, com a Latam.
      Na 1ª solicitação, foi negado. Agora já estou na 2ª.🙄🙄🙄

      • Andre Soares:

        Obrigado Leny, na pag da Latam eles falam que são parceiros mesmo, e que voo em business ganharia 150% (tirando o aspecto da burocracia para conseguir os pontos), porém minha duvida era mais no sentido de as milhas valerem para se qualificar para Gold/Platinum/Black, etc.

        • Leny:

          Valem sim, André. Pq vc tem mais de uma forma de subir de categoria: somente pontos elite ( Latam e Oneworld); somente segmentos ( voos só Latam ); pontos elite + segmentos. A pontuação varia de uma categoria para outra.

  • Vinícius:

    Já tem algum tempo que o TPC não participa de nenhuma promoção de transferência de milhas para alguma cia aérea via MR. Não sei se alguém já sabe mas é possível transferir os pontos do MR para a Livelo (como se fosse um parceiro, como a Multiplus, pelo site do MR, e os pontos são transferidos na hora) e participar das bonificações por lá.

  • alex:

    pessoal tenho muitas milhas da korean airlines.
    como cancelaram o voo sp-los ángeles estou sem saber o que fazer com essas milhas.
    nao consigo falar com um atendente da smiles.
    tem alguma sugestão?
    muito obrigado

  • Elisabeth:

    Como faço para registrar as milhagens de minha viagem feita mês passado? Tenho cartão fidelidade Tam.

  • elaine Fonseca:

    Gostaria de sanar uma duvida.
    Estou indo para o México e me falaram que se for pela cia American Airlines, precisarei de visto ou do contrario não conseguiria embarcar. Mas se não irei descer pois é apenas conexão.
    Isso é fato ou não?

  • Marcelo Marcondes:

    Boa notícia esta ou não?
    Cade aprova acordo entre Latam e American Airlines
    Valor 14/09/2017 08h58
    O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou um acordo entre
    a Latam e a American Airlines para o compartilhamento da malha aérea de
    passageiros e cargas em rotas entre a América do Norte (Estados Unidos da
    América e Canadá) e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e
    Uruguai).
    O sinal verde está no “Diário Oficial da União” (DOU) desta quinta-feira (14).
    O acordo, explica o relatório da Superintendência Geral do Cade, é maior do que
    um “code share” porque “pressupõe cooperação mais intensa, já que o mesmo
    permite coordenação de suas partes em diversos aspectos, como, por exemplo, na
    oferta de assentos, na precificação, em vendas, em marketing e em capacidade,
    além de prever o compartilhamento de receitas e, até mesmo, de lucros e
    prejuízos”.
    Para realizar sua análise, o Cade avaliou que os mercados envolvidos no acordo
    contemplavam voos para passageiros saindo de São Paulo (SP), Rio de Janeiro
    (RJ) e Manaus (AM) para Miami e outros dois das capitais paulista e carioca para
    Nova York.
    Em todos os casos, o Cade concluiu que “não há óbices importantes à entrada e,
    além disso, as condições de rivalidade nas rotas em tela são suficientes para
    afastar as preocupações concorrenciais derivadas de um eventual exercício de
    poder de mercado” pelas duas empresas.

  • Marcos R:

    Meu amigo, tira uma dúvida….. Cliente Smiles Diamante tem uma série de benefícios na Delta, incluido o upgrade list e o acesso aos assentos preferenciais (Delta Confort+)sem custo.
    Até aí tudo bem…
    E, se no mesmo localizador estiverem um Smiles Diamante e um Smiles Gold? Conseguem viajar os dois juntos nos assentos preferenciais? Ou, no pior caso, o cliente Gold “impede” que o outro se candidate à lista de upgrade no check-in?
    Alguém aqui já passou por essa situação?

    Para complicar ainda mais, fui tentar marcar o assento preferencial como Smiles Diamante, e recebi a seguinte informação no site da DELTA:

    “Associados Medallion precisam autorizar o recebimento de comunicados promocionais para solicitar um upgrade gratuito para Delta Comfort+®, agora que Delta Comfort+ é uma opção de reserva como Cabine Principal ou Primeira Classe.”

    Como eu vou “autorizar o recebimento de comunicados promocionais” ? Afinal sou apenas “assemelhado” ao Medallion, e não “associado” .

    Obrigado pela ajuda!!!

  • jacqueline:

    Moro em Fortaleza/CE, e comprei uma passagem a vista de Belo Horizonte/Fortaleza e Fortaleza/ Belo Horizonte partindo no proximo dia 17/09 ,para José Carlos Guimarães, portador de Déficit Cognitivo, ,idade 74 anos, com maior dificuldade apenas de equilibrio e locomoção. O passageiro tem capacidade de cuidar de suas próprias necessidades a bordo, necessitando apenas de ajuda para conduzi-lo ao toillet e em terra, de uma cadeira de rodas facilitando a sua locomoção. Sua condição física e mental não incomoda os outros passageiros. Trata-se de uma pessoa calma , acostumado a viajar com frequencia ,sozinho, de avião. Como o seu medico assistente reside em Fortaleza o formulário MEDIF foi devidamente preenchido nesta cidade. Fui hoje, dia 13/09/2017 entregar no balcão da companhia e fiquei ciente de que este deveria ser entregue na cidade de Partida (Belo horizonte) , o que não constava nas informações explicitadas no referido formulário, não havendo potanto mais tempo para as devidas providências necessárias. Diante disso, como devo proceder?

  • Marcos R:

    Smiles com promoção só hoje, descontos em todos os trechos para Clube e Diamante. Consegui emitir duas passagens juntas SYD-DOH-CDG na Primeira Classe da QATAR por 172 mil milhas cada, para o mês de janeiro.
    Está bem ruim, quando comparado às 100 mil milhas que eles estavam oferecendo há alguns dias, mas melhor do que os 200 mil da tabela. Pior mesmo é ver que, pela Emirates eles cobram 280 mil na Executiva!
    O site do Smiles está bem instável hoje, mas já recebi o localizador e marquei os assentos no site da Qatar!

    Daí vem a pergunta Fabio…. Qual a melhor maneira de emitir Brasil-Sidney? A Delta vende passagem com tarifa promocional, na faixa de 900 dólares. Pelo AAdvantage, alguma dica?
    Obrigado!

  • Fabio:

    Fabio, boa tarde! Tudo bem?
    Bradesco Prime e clube livelo com 120% de bonus para o Smiles!!!!
    O que voce acha???? Sei que o Smiles já está uma caca faz um tempo, mas é muito bonus né non?????
    Abração

    Fabio

  • JUNIOR:

    Não estou conseguindo fazer o Check-In da minha filha de 1 ano e 4 meses, o que devo fazer ou nao e necessário pois vou viajar eu ela e minha esposa

  • Andreia:

    Fabio, gosto muito dos seus posts e tem me ajudado muito a organizar minhas viagens. Voce ja utilizou o site max milhas para compra de passagens executivas? O custo é bem menor. Poderia comentar sobre isso? Obrigada!

  • Denize Rodrigues:

    Boa Tarde
    Quero saber se posso levar e consumir lanche no voo?

  • Ricardo Menezes:

    Boa noite.
    A última do smiles (sim é com letras minúsculas mesmo): a promoção “triplo de milhas na reserva de hotel” foi prorrogada, PORÉM se você tentar reservar algum hotel somente aparecem hotéis 1 (uma) estrela. Tentei em várias cidades e o padrão se repete. Liguei para o (péssimo) serviço telefônico e depois de um diálogo bizarro (“senhor a promoção foi prorrogada mas terminou em agosto”, “senhor, se os hotéis não aparecem é porque vendemos tudo”) o “atendente-robô” se convenceu que o site está com problemas. Então é isto: promoção “o triplo de milhas em qualquer hotel 1 estrela”!
    smiles em estado puro !

    • Ricardo Menezes:

      Recebi o email abaixo do SMILES:

      “Obrigado por contatar a Hotéis Smiles.
      Investigamos o motivo do site da Smiles mostrar resultados incompletos. O site está mostrando apenas hotéis válidos para a promoção para o triplo de milhas. Enquanto trabalhamos para resolver o problema, por favor utilize o seu navegador em modo incognito e deverá mostrar todas a opções disponíveis. Estamos à disposição caso haja maiores dúvidas.
      Atenciosamente,
      Hotéis Smiles Concierge”

      a sugestão acima não funciona. Alguém conseguiu descobrir como resolver ?

  • Jose Gustavo:

    Olá Fabio,

    Parabéns pelo site. Sou seu conterrâneo, e queria emitir uma passagem UDI – MIL para agosto/2018, pelo Smiles. Consigo achar a ida no dia 01/08, por um preço até bom, mas a volta não aparece nada. Na verdade só aparecem datas até 23/07/2018. Sou iniciante em resgatar passagens internacionais com milhas, você sabe se costuma demorar para aparecer as “voltas” assim? Tenho receio de comprar a ida, e ficar engessado na volta depois… O que você recomenda?

  • Andre:

    Oi Fábio, tudo bem?

    Ano passado aproveitei a promoção de 100% da TAP Victoria e transferi algumas das minhas milhas do TPC para lá. Porém, sofro com a pouca disponibilidade de voos que a cia portuguesa oferece para viagens prêmio, principalmente em classe executiva.

    Gostaria de saber qual é o programa de milhagem que você mais recomenda para viagens em classe executiva tendo como destinos principais a américa do norte e a europa ocidental.

    Obrigado e parabéns.

  • Karina Bernardes:

    Ola, vcs sabem se pode levar comida na mala de mao? mais exatamente, mandioca cozida? Do Brasil p o Canada pela Air Canada. Obrigada

  • Rosane:

    desculpe, esqueci de mencionar que o meu cartão foi feito aqui na Alemanha e como moro aqui ha pouco tempo ainda não sei falar o idioma para poder ligar para central de atendimento do cartão e obter informações de como transferir os pontos

  • Rosane:

    Boa tarde, como faço para transferir meus pontos do cartão AMEX para o Victoria?

  • Marco:

    O Ukutula é diferente do Lions Parque de Pretória? Seria melhor se hospedar no Ukutula ou em Joanesburgo e fazer um passeio até la? tem mais de um tipo de passeios? qual o melhor, ou pode fazer mais de um em um dia?

  • Rodrigo Maia:

    Fabio, lendo o regulamento para emissão Star Alliance no site do TAP Victoria, encontrei a seguinte informação:

    Bilhete de ida e volta (adultos e crianças): máximo de 6 segmentos.
    Bilhete de ida (adultos e crianças): máximo de 3 segmentos.

    Será que eles começaram a emitir apenas um trecho com as parceiras, ou estou enganado?
    Pois li diversas vezes no seu site que o programa TAP Victoria só emitia trechos unicos em voos puros TAP.

    Fico agradecido se puder tirar esta minha duvida.

  • AMilcar Vianna:

    Alguma dica sobre como voar para LAsvegas em executiva com milhas?( 30 de setembro a 07 de outubro )

  • MrViana:

    Ola Fabio! Você sabe se a Emirates oferece upgrade (pagante, dinheiro e não milhas) da business para a first no voo para Dubai? Vc sabe aproximadamente esse valor? :*

  • Rodrigo Maia:

    Olá Fabio, alguma previsão de voar nas novas Qsuites da Qatar entre LHR-DOH e CDG-DOH (essa rota começa a operar dia 23/09). Parece que vão ficar excelentes! Estou ansioso para ver sua avaliação! Abraço

  • luciano:

    Bom dia! Numa das promoções da Smiles que postou aqui, em 10/2016, comprei ida para os EUA hoje, na executiva (45 mil pontos). Contudo, devido a este furacão Irma, estou com medo. Minha volta é segunda feira de milhas American. Então eu liguei no Smiles pra cancelar e não isentam ainda a taxa. Não sei, as americanas estando isentando, inclusive a Delta, mas a Smiles não. Uso seu espaço porque tem muito mais audiência. Não acha que seria o mínimo devolverem os pontos sem taxa, e ainda dar a possibilidade de remarcação?

    • luciano:

      Entraram em contato e estornaram sem taxa os meus pontos. Achei justo.

      • Maravilha!

      • Rodrigo Maia:

        Que pena Luciano, por 45k pontos um trecho em Executiva acho que nunca mais pelo Smiles, quem dera eu encontrasse por esse valor!

  • Jose silva:

    Ola a todos, tenho a seguinte duvida, tnh voo marcado do porto para madrid, voo as 6e30 chegando as 8:45 a madrid.. De seguida tnh de madrid para milão as 9e45.. O fuso horario entre portugallo e espanha faz diferença? Ou ja esta cauculado? Isto com a ryanair btw.

    Cumprimentos

  • Andréa Fernandes:

    Boa noite, estarei viajando de executiva e gostaria de saber se tenho direito a levar um acompanhante para sala vip que estará no mesmo vôo.

  • Johannes Lambert Trenkle:

    Olá, gostaria de saber se um portador do Bradesco gold card tem acesso ao lounge?

    Grato pela resposta, Johannes

  • Paula K:

    Sou platinum da Latam e resolvi voar american. Devo pontuar na American ou pontuo Latam?
    Qual a mwlhor cia para fidelizar? Obrigada.

  • Tainara Serodio:

    Olá. Minha família e eu viajaríamos para Miami nesta quinta-feira, porém, há a possibilidade de um furacão chegar lá no final de semana. LIguei para a Latam, mas eles não sabem de nada ainda, ou não quiseram informar. Sabe me dizer se posso remarcar as passagens? Se terei custos ou nesse caso eles são obrigados a remarcar? Os bilhetes foram comprados parte com dinheiro e parte com milhas, classe econômica. obrigada

  • Flavia Aguiar Pequeno:

    Boa noite,

    Estou querendo viajar para miami com milhas do mutiplus, eu só consigo fazer voos pela latam? esta sabendo de alguma promoção de passagem para final de novembro?

    Obrigada pela atenção!

  • Bárbara Paz:

    Olá Fábio,
    Iremos para MIA em fevereiro de 2018 e a aeronave nos vôos mostrados pela AA são a 757. BSB-MIA direto.
    Pesquisei e não achei muita informação. Você sabe me dizer como é a aeronave?Enterteinimento a bordo(se tem tv, monitores, enfim). Disposição de poltronas? ainda mais que vou com meu esposo e filho e gostaria de tirar tais dúvidas.

    Obg,

    Bárbara

    • As poltronas são flatbed’s (viram camas) mas entretenimento de bordo somente na executiva.

  • Sergio:

    Qual a diferença entre o Clube Smiles e as Categorias Smiles?
    Ter um número Smiles me credencia a algum Clube ou Categoria?
    Quais as vantagens do Clube e das Categorias?

  • Transição Novo cartao fidelidade:

    Possuo um cartão fidelidade da TAM e por motivos de saúde não pude viajar só retornando agora. O que devo fazer para migrar para um novo cartão da LATAM.
    Estou viajando agora pro Mexico e gostaria de converter meus pontos dessa viagem para o cartão fidelidade.
    Atenciosamente,
    Sonia Silva cartao nº. 1191761800.

    • Não tem necessidade de migrar, o seu novo cartão é o seu CPF.

  • Antonio:

    Caro Fábio, tudo bem? Acompanho sempre o blog e está cada vez mais interessante. Queria uma dica sua, se possível: faço o trecho Porto Alegre x Lisboa mensalmente. Emiti algumas vezes via Smiles, mas agora a disponibilidade anda quase zero, ainda mais no voo direto. De resto, é sempre pagando, inclusive pela Azul, via Campinas. Consigo acumular bastante milhas no Esfera do Santander também. Este mês irei via Lufhtansa, por exemplo. A pergunta que gostaria de fazer é: melhor tentar acumular sempre no Victória ou você vê algum mais interessante? Em tempo, recomenda algum lounge terminal 1 de FRA e em GIG? Se puder responder, agradeço muito.

    • O problema de acumular na TAP é que você não conseguirá mandar os pontos do Santander – a nao ser que você trabalhe com outro banco.
      Eu optaria pela TAP sim.
      Os lounges da Star Alliance em FRA são na sua maioria da Lufthansa e muito parecidos.
      Aqui no site tem diversos relatos, não há nenhum muito melhor que o outro não.

      • Antonio:

        Obrigado, Fábio. Vou acumular as milhas voadas e amex na TAP e os do Esfera usar em algum voo azul ou smiles quando tiver disponibilidade.
        Abraço,

  • Ricardo Costa:

    Caro Fábio,

    Você saberia dizer se pontos transferidos de cartões (como Amex Platinum, Santander, etc) valem para a qualificação (subir de categoria) nos programas das empresas aéreas (como AA, DL, LATAM)?

    Obrigado!

  • Bernardo:

    Caro Fábio,

    Acabo de chegar de Zurique pela Swiss, e vivi um episódio um tanto quanto desagradável! Quando fui dormir, tentei colocar a poltrona na posição cama e, para minha surpresa, a reclinação estava limitada, até uma posição similar ao “tobogã”. Pedi auxílio a um comissário (chefe de cabine), e ele tentou resolver o problema, sem êxito. Por fim, disse que eu teria que dormir daquele jeito. Perguntei sobre outro assento, e ele me disse que a executiva estava lotada. Pedi que me colocasse na primeira classe, mas ele disse que não poderia fazer isto de modo algum. Então, me perguntou se aceitaria um voucher compensatório, com um crédito de CHF 300,00 para uma compra futura de bilhete ou 10.000 milhas no meu programa de fidelidade. Respondi que não via outra opção e teria que me conformar com esta situação lamentável. Ao final do voo ele me ofereceu o voucher, que é um código para eu usar no site da companhia. Qual a análise que você faz desta situação, tendo em vista toda a sua experiência em relação ao universo das viagens em cabines premium? Eu estou propenso a renunciar ao voucher e mandar um e-mail “descascando” a companhia. Achei descortês ele não me disponibilizar um assento na primeira classe, tendo em vista que havia cerca de 4 ou 5 disponíveis. Ou você acha que estou exagerando e que esta “briga” será inútil?

    Parabéns pelo excelente blog!

    Um abraço!

    • Bernardo,
      Realmente nestes casos, é quase que impossível mudar de classe por causa de um defeito no assento.
      Esta política de compensação (seja em dinheiro, voucher ou milhas) é bem comum, já que o funcionário não poderia fazer o upgrade por causa do incidente.
      Eu acredito que a partir do momento que você aceitou o voucher, teoricamente o caso já se tornou encerrado.
      Mas se quiser ir pra frente, eu infelizmente não sei te falar quais seriam os seus direitos.

  • RENATA FERREIRA DE OLIVERA:

    Boa noite!
    Quero saber se tenho direito de trocar o nome de um amigo por outro na compra de passagens com milhas?

  • Janaina Verissimo:

    Olá, primeiramente parabens pelo site.
    Por favor gostaria de saber pq não consigo acompanhar minha reserva pelos sites como checkmytrip???
    Esse código é da AZUL. Sempre acompanho meus voos pelo aplicativo do checkmytrip da Latam e outras cias. Mas é a primeira vez pela AZUL e não consigo cadastrar em nenhum outro site, somente o da AZUL.
    Obrigada pela atenção

    • No checkmytrip você só consegue acessar reservas que são feitas pelo Amadeus e a Azul não usa este sistema.

  • Diogo Mafra:

    Olá Fábio, tudo bom? Minha esposa é uma assídua leitora do seu blog e vive me dando updates de promoções e como maximizar nossas milhas. Recentemente peguei uma promoção da TAP para transferir minhas milhas da livelo com 100% de bonificação. Obrigado pela dica!

    Minha pergunta é: Com essa promoção, acumulei 300 mil milhas na TAP e ainda tenho umas 50/60 na livelo e gostaria de fazer o trajeto GRU – EUA – EUROPA – GRU todo em executiva, eu e a minha esposa, e como sou um avgeek, gostaria de pegar algum voo com o a380 (ainda não o conheço pessoalmente). Você recomenda alguma rota para isso? Acha que as 360k milhas serão suficientes? Caso não, quanto você acha necessário? (posso comprar pontos no livelo e transferir mais).

    Pretendemos viajar na 2a quinzena de maio de 2018 (sei que esta longe mas acho ideal planejar assim para poder usar melhor as milhas).

    Um abraço e continue seu excelente trabalho.
    Diogo

    • Diogo,
      Esta rota não é possível pois é triangular e envolve 2 regiões em um só resgate o que não é permitido pelas regras do TAP Victoria.

  • pedro Henrique:

    From March 25 2018, the flagship QF1/QF2 Sydney-London Airbus A380 service will run via Singapore instead of Dubai, replacing one of the two daily Sydney-Singapore A330 flights.

    QF1 will depart Sydney at 4.55pm to reach Singapore around 10pm, and then continue to London for a 6.50am arrival.

  • Pedro Henrique:

    Fabio, boa noite! Já sou leitor assíduo do seu site e já o parabenizei diversas vezes, mas o parabenizo novamente porque o site nunca cai de qualidade, sempre com informações muito úteis e conteúdo excelente! Tentei postar essa mensagem duas vezes, mas acho que o chrome estava com problema, desculpe se houve repetição!

    Vou fazer uma viagem a Europa e surgiu a possibilidade de emitir a passagem de volta de business, pela OneWorld através da LATAM, ou seja, devo emitir British ou Iberia. Como suas matérias de ambas são meio antigas (especialmente British, Iberia tem pouco menos de 1 ano), pergunto sua opinião sobre qual das duas emitir, já que tens conhecimento de causa e senso crítico sobre as duas cias… Muito obrigado!!

    • Eu optaria pela Iberia amigo, pois a British está com uns aviões bem surrados pro Brasil.

      • Pedro Henrique:

        Muito obrigado Fábio, fiquei na dúvida porque as fotos do site da Club World da British são lindas né… Vou de Iberia então! Abraço!

  • Lucas:

    Fabio, boa tarde!

    Estava lendo agora os termos e condições para cias star alliance no site da TAP e esta escrito:

    Bilhete de ida e volta (adultos e crianças): máximo de 6 segmentos.
    Bilhete de ida (adultos e crianças): máximo de 3 segmentos.

    Sera que estao aceitando emitir so ida agora?

    • Já falei isto diversas vezes aqui no site Lucas.
      É possível sim emitir só ida, mas vão te cobrar o valor de ida e volta.

  • Bruno Chagas:

    Boa tarde, Fabio!

    Primeiramente, parabéns pelo site. Possui dicas excelentes.
    Em segundo lugar, você falou que, apesar da LATAM ter saído da Star Alliance, ela manteve parceria com as cias membro do Miles&More e que seria possível usar os pontos da LATAM para emitir passagens nessas cias.

    A pergunta que faço é a seguinte: Você sabe qual a tabela de resgate para usar os pontos LATAM para emitir passagens das cias membro do Miles&More?

    Obrigado.

    • É a mesma para emitir nos parceiros oneworld que consta no site da LATAM.

  • eduardo nakahata:

    Fabio, boa tarde!

    Em primeiro lugar quero dizer que sou muito fa do seu trabalho. Acompanho tudo o que vc posta sobre suas viagens. Acho simplismente demais!

    Tenho uma duvida: Eu possuo do Santander American Airlines Black. Com ele eu recebi o Priority Pass.
    Gostaria de saber se com o Ppass eu tenho acesso gratuito às salas vip dos aeroportos ou preciso pagar uma taxa pra usa-las? Minha esposa e minha bebe tbem podem entrar comigo?

    Grande abraco e muito obrigado pela sua ajuda!

  • junior barreto:

    Bom dia, poderia me ajudar a decidir? vale a pena reativar milhas smiles com bonificação de 200%. Muito obrigado

    • Se o preço da passagem que você resgatar for maior que o valor da transação, vale sim.

  • Marcio Correa:

    Fábio, me esclarece uma dúvida: tenho um voo interno com conexão em São Paulo (SDU-CGH-CNF). Tem algum problema, penalidade, se eu fizer o primeiro trecho, desembarcar em CGH e abandonar o segundo trecho, no caso CGH-CNF? Abs, Marcio

    • Não, desde que não tenha malas.

      • Marcio Correa:

        Obrigado Fábio, é o meu caso, sem malas. Abs.

  • Kamila:

    Oi Fábio, não sei se voce pode responder minha dúvida:

    -tenho um voo partindo dia 02/09 NATAL- e chegando dia 03/09 em BUENOS AIRES (com conexao em SP, e em ASSUNÇÂO)
    porém queria antecipar esse meu voo pra um mais curto, apenas com 1 conexão, porém sempre que pesquiso, dizem que so posso antecipar voo dentro das 24h gratuitamente, se for voos com as mesmas conexões, e o meu é o único voo desse dia com conexão em Assunção. Será que consigo? existe alguma maneira sem ter que pagar?

  • Ana Claudia:

    Fabio
    Boa tarde,
    Estou indo para o Líbano via Qatar Airways, com uma parada em Dubai também. Você tem notícias de como as pessoas estão contornando esse problema do Qatar? Como ir e voltar de Dubai para pegar o voo de Doha de volta ao Brasil? Obrigada

    • Tem certeza que sua parada não é em Doha ao invés de Dubai?

      • Ana Claudia:

        Meu voo é o seguinte:
        – GRU-Doha-Beirute
        – Beirute-Doha
        – Doha-Dubai
        – Dubai -Doha-GRU
        Tudo Quatar airways, mas tenho certeza que o trecho Doha-Dubai-Doha foi cancelado.
        Minha dúvida é: Como as pessoas que estão voando pela Qatar airways estão indo para Dubai?
        Obrigada

  • Ingrid Jonas Sartoris:

    Boa tarde,

    Tenho uma dúvida: Eu comprei 4 passagens aéreas na promoção, ida e volta, acontece que eu perdi o horário e acabei perdendo a passagem de ida. Desta feita, eu tive que comprar novas passagens de ida, no entanto, a atendente não me permitiu comprar somente a ida, me obrigando a comprar ida e volta e pelo preço sem ser o da promoção, paguei praticamente o triplo do valor da passagem. O que devo fazer?

    Obrigada desde já!

    • Ingrid,
      Nenhum atendente pode te obrigar a comprar uma passagem da forma que ele quiser.
      A decisão final é sempre do consumidor.

      • Ingrid Jonas Sartoris:

        Então, mas agora já foi, o que devo fazer?

        • A partir do momento que você aceitou, não tem mais nada o que possa ser feito.

  • Daniel:

    Fabio,
    Tenho um voo de Latam em exec de GRU para JFK e em seguida tenho um voo domestico em First da Delta emitida separadamente, estava lendo aqui no site e vi que não teria direito de usar a sala Vip da Delta mas tenho o TPC voce sabe se ainda esta podendo acessar a Sala Vip da Delta com o TPC ?
    Qual a melhor sala por lá pois terei 4h para conexão e gostaria de tomar um banho antes do próximo voo
    Muito obrigado

    Daniel

    • Sim, tem direito – sem acompanhante e desde que esteja voando Delta.
      A melhor é a do Terminal 4, perto do portão B32.

  • Silvana Andrade:

    Mandei uma mensagem ontem, mas não sei se recebeu. Por isso vou repetir minha dúvida.
    Tenho milhas suficientes na Multiplus para 2 passagens na executiva, trecho CNF-MIA-CNF. Ida novembro e volta dezembro. Quero ir pela AA, pois é a única cia que faz voos diários e diretos. Pela Latam só com várias conexões e mais de um dia.
    Pelo site da AA, existem assentos disponíveis.
    Depois de vários telefonemas, fui informada que não existem nenhum assento disponível para os meses acima, pois a AA disponibiliza muitos poucos, mas que sempre disponibiliza mais assentos, porém sem aviso prévio. Em resumo, teria que ligar todos os dias e em diversos horários para saber se tem ou não assentos disponíveis.
    Impossível!!!!
    Bom, a Multiplus, via Google, informa que tem como transferir milhas para a AA, mas na realidade, não tem!
    Minhas dúvidas: Existe esta possibilidade? Se sim, qual o caminho? Teria como me orientar?
    O pessoal da Latam sofrem para dar informações e ainda sem terem certeza de nada!
    Triste!
    Estou descobrindo que ter Multiplus é fria!
    Muito obrigada,
    Silvana

    Aguardo ansiosa seu retorno!

    • Daniel:

      Tem um tutorial aqui no site que ele ensina como buscar assentos em parceiros OW pelo site da british, funciona muito bem esse método, eu já usei

    • Eu te respondi ontem lá no seu comentário Silvana.

  • José Filipe:

    Boa tarde!

    Estou tentando emitir um trecho FLN-GRU-LIS-FRA-TRN via Star Alliance.

    Pesquisando pela United (cfe suas dicas!), existe disponibilidade. Via callcenter do Avianca Amigo, diz não ter disponibilidade. Fui tirar a prova real no site da ANA e realmente a pesquisa não monta FLN-TRN, mas monta FLN-LIS e LIS-TRN. Mesmo GRU-TRN não funciona (!!!).

    A atendente da Avianca diz que não consegue montar os trechos em separados, que o sistema é quem tem que montar a conexão. Essa informação procede? Existe algum tipo de restrição da Star Alliance pelo nro de conexões de uma mesma passagem ou algo assim?

    Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho!

    • Sim, o atendimento da Avianca só monta o que o sistema faz automático, eles não são capazes de fazer trecho a trecho.
      Cada cia aérea tem um tipo de método.

  • Raphaela:

    Boa noite! Quero tirar uma duvida sobre o programa TAP Victoria! Eles têm um valor fixo de milhagens por trecho, correto? Mas eles têm obrigatoriedade de ter lugares disponíveis em milhagens, se aparecem lugares disponíveis para compra em dinheiro? Porque estou tentando emitir a passagem de executiva, para ida aparece, mas na volta não aparece nenhum voo disponível de executiva, mas aparece quando coloco como compra! Obrigada!

    • A quantidade de assentos p/ compra é diferente da quantidade de assentos para milhas.

      • Raphaela:

        Esse lance de emitir numa data disponível e pagar 50Eur para alterar, funciona também para executiva?

  • gabriel zanetti:

    Boa tarfde Fabio, acompanho seu site a muito tempo, gostaria de parabenizar o trablho incrivel, ja aproveitei muitas promos, tenho um duvida, tentei encontrar no site e em varios comentarios, mas nao conegui encontrar, desculpa pela pergunta meio besta, mas gostaria de emitir gru jnb em first pela luftansa, pretendo usar o Tap Victoria se houver alguma promo de 100% de bonus, como o programa so emite ida e volta, eu consigo cocmprar a ida de first e volta de busines, pq pretendo ficar uns 18 dias no destino, entao nao teria disponibilidade da volta em first disponivel, ou seria possivel emitir ida e volta em first, ou depois conseguir alterar essa busines pra first, fico no aguardo, forte abraco.

    • TAP não altera classe.
      Se você quiser ir e voltar de First, já vai ter que emitir desta forma.
      Você pode emitir para a data que tiver disponível de volta e ir pagando 50EUR cada vez que precisar alterar.

      • gabriel zanetti:

        mas eu consigo emitir a ida e a volta de first, depois pago 50eur e altero o dia? obg pela agilidade na resposta.

        • Sim, mudança de data é possível, só não é de classe.

          • Pedro:

            Suponha que eu emita então a volta em First para GRU, e se eu tentar alterar depois e só encontrar a volta em First para EZE depois business com a Turkish para GRU, eles fazem essa alteração?

          • Não pois conforme eu falei a única alteração que a TAP permite é data e horário.
            Mudança de rota/classe/conexão e itinerário não é possível.

  • Joao:

    Bom dia Fábio!

    Eu normalmente não voo Gol em voos domésticos pois minhas rotas de viagem e meu aeroporto de partida (VCP) me direcionam para Azul. Mas em minhas viagens internacionais, que é sempre para América do Norte eu sempre viajo de Delta. Esse ano finalmente estou próximo de alcançar status Platinum, mas ainda faltam 1.200 MQMs. O problema é que não tenho mais viagens previstas para o EUA esse ano. Minha pergunta é a segunte, consigo MQMs Delta voando Gol domesticamente?

    Obrigado desde já.

    Atenciosamente.

    Joao.

  • ALEXANDRA:

    ESTOU TENTANDO EMITIR O CERTIFICADO DE SCHENGEN E QUANDO COLOCO O 6 PRIMEIROS DIGITOS DO CARTAO DIZ QUE NAO E POSSIVEL PQ O CARTAO NAO E IDENTIFICADO. ESTA TUDO CORRETO COM OS DADOS. COMO DEVO PROCEDER.
    AGUARDO
    OBRIGADA, ALEXANDRA

  • karina:

    Boa tarde Fabio

    Sempre emiti passagens pelo Smiles, voando Delta, seguindo o seu tutorial. Entretanto, não é mais possível fazer aquela busca por semanas. É impossível localizar passagens atualmente! Vc sabe o que mudou?
    obrigada

  • Reginaldo Mulroth Barboza:

    gostaria de saber se existe algum tutorial para consulta de trechos Oneworld usando milhas Multiplos/Latam.
    Quero usar minhas milhas de forma inteligente, pelo que acompanho dos posts. Gostaria de dicas para uma viagem em família no final do ano hoje tenho 100.000 e posso acumular através do km de vantagens mais 100.000 pagando R$2.590,00.
    Qual melhor negócio ?
    Aguardo orientação.

  • Glauco Todesco:

    Outra coisa, a volta não precisa ser necessariamente por Portugal, por ser outro outro país da união européia.

  • Glauco Todesco:

    Olá Fábio e internautas!

    Eu tinha milhas na Iberia e no cartão do Banco do Brasil. Aproveitei a sua dica para transferir para a TAP e ter 100% de bônus na transferência. Eu li bastante e fiz alguma simulações pelo site da United para ver disponibilidade e preço das tarifas.
    Primeiro fiz a compra das passagens pela Iberia pois ficou disponível primeiro no mês passado (GRU->Londres)
    Hoje foi tentar comprar a volta pela TAP (Lisboa-GRU) e apareceu uma taxa de combustível que não apareceria no site da United do valor de 560 Euros para 3 pessoas.
    Fiz outra simulação com voo de ida e volta pelo site da TAP GRU->Lisboa->GRU e a taxa caiu para 97 Euros (3 Pessoas).

    Cancelar a viagem de ida (tarifa de U$ 50 por pessoa) e fazer tudo pela TAP (ida-e-volta) é uma boa?
    Alguma dica de como fazer a minha volta ou viagem gastando menos com essas taxas?

    Obrigado!

  • marli czarneski:

    saio de cleveland dia 31 de dezembro pela American airlines, quantas bagagen posso levar sem custo e se a mesma politica se aplica no voo de conexao que vou fazer em Sao Paulo com a TAN, Quero saber peso e quantidade de malas tanto de porao como de mao, obrigada

  • Luis felipe:

    eu gostaria de saber passagem Econômica pode usar sala vip da Gol ou só a primeira classe que pode usar.

    • luiz b.:

      olha no vip lounge guru

  • Stive:

    Professor Fábio, eu reparo que vc faz muitas viagens com conexões em outros Países antes do destino final.
    Vc usa múltiplos destinos para traçar a viagem ou existem alguma estratégia para essas conexões do tipo, se eu quiser parar na Itália antes de chegar em Nova York, então se eu for com alguma aérea Italiana saindo de São Paulo daria uma conexão na Itália é isso ?

    Abraço meu ídolo !!!!!!

  • Antonio:

    Caro Fábio, tudo bem? Acompanho sempre o blog e está cada vez mais interessante. Queria uma dica sua, se possível: faço o trecho Porto Alegre x Lisboa mensalmente. Emiti algumas vezes via Smiles, mas agora a disponibilidade anda quase zero, ainda mais no voo direto. De resto, é sempre pagando, inclusive pela Azul, via Campinas. Consigo acumular bastante milhas no Esfera do Santander também. Este mês irei via Lufhtansa, por exemplo. A pergunta que gostaria de fazer é: melhor tentar acumular sempre no Victória ou você vê algum mais interessante? Se puder responder, agradeço muito. Parabéns pelo trabalho. Abs, Antonio

  • Thiago B.:

    Fabio, Vc chegou a olhar a promo de REATIVAR MILHAS do SMILES e ganhe 150%? Tenho 8.000 milhas expirando. Se for reativar com a promoção vou para 20.000 e o valor será de R$ 400,00.OU SEJA, R$ 0,02. Ou seja, para quem estiver precisando, acho uma boa. principalmente nesses Bugs da Qatar e Emirates. Abs

  • TIZIANO:

    Fabio bom dia.
    Geralmente uso Multiplus para voos LATAM dentro da America do Sul, mas como agora tenho mais pontos do que preciso gracas tambem a varias promoções, como aquela que voce citou recentemente de 1;10.000, bombaram minha conta, queria ver se posso usar para Europa (América do Norte prefiro AAdvantage).
    Mas LATAM pede min 120.000 para GRU-LHR/Business o que me parece um exagero (Miles&More que uso normalmentee para Europa, pede isso para First e 62.000 para Business)!
    Tem outras companhias que aceitam Multiplus ? e se sim, como emitir ?
    Obrigado
    Att.
    Tiziano

  • Juliana:

    Bom dia Fabio!
    Queria sua ajuda, se possível!
    Minha sogra está vindo me visitar em Johanesburgo. Chegará muito cedo em GRU para embarcar as 18:00. Ela possui cartão de crédito da TAM mas vai voar econômica. Vc sabe me dizer se ela pode usar a sala vip da TAM? Caso negativo, tem alguma sala vip em GRU que eu possa pagar p ela ficar esse tempo longo de espera?
    Obrigada !
    Sua seguidora e fã
    Juliana

  • Fernando Neto:

    Olá Fabio, parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de contar com sua experiência para tentar elucidar um fato, na verdade dois rs. Estou pesquisando uma viajem para Nova York ou Boston na semana antecedente ao Natal. Minha preferência seria pela Delta, porém nenhum voo aparece disponível, mas ao olhar no site da Delta existe disponibilidade. Minha primeira dúvida é se existe o costume de mais pra frente tais lugares serem disponibilizados para compra via Smiles ou se por ser em alta temporada o normal é que não sejam disponibilizados. A outra questão que me deparo é que achei disponibilidade no dia 17/12 pela Air France com escala em Paris. Porém vi algo na pesquisa: existem dois resultados diferentes de voos onde eles alternam os trechos entre executiva e econômica, um custando 170k com o trecho Paris x Boston em exec e o outro custando 200k com o trecho GRU x CDG em execu. Quando pesquiso os trechos separadamente o sistema resulta disponibilidade nos dois voos em exec, quando pesquiso tudo junto não. Existe uma forma de conseguir estes dois trechos em exec? Agradeço antecipadamente a gentileza. Grande Abraço.

  • Rodrigo:

    Boa noite, Fabio, tudo bem?
    Acompanho há muito tempo o PP, mas tenho sentido falta de promoção da TAP Victoria e Caixa/Visa para transferência. Já participei de boas promoções, com 100% de bônus. Tenho 90 mil pontos no meu visa infinite para colocar em algum lugar e mais 25 mil milhas no Victória. Preciso de 2 bilhetes adultos e 1 de criança para Londres ou Roma (ou arredores), com ida em Outubro. Gostaria de alguma sugestão do amigo, se for possível , claro. Sei dos compromissos e da enorme demanda de mensagens. Mas seria muito gentil algum orientação. Ficaríamos muito gratos. abraços!!

  • Willian:

    Primeiramente gostaria de dizer que VOCÊ É UM GÊNIO hahahaha
    Também gostaria de dizer que hoje sou Diamante graças as suas dicas. OBRIGADO
    Agora vamos a pergunta… sempre há novas promoções de “transfira milhas e ganhe 50, 60, 70% de bônus.” Recentemente passei tudo para Smiles, zerei minhas pontuações nos cartões, acumulo cerca de 5 a 10 mil milhas por mês, então quando aparece essas promoções devo aproveitar em transferir o que tenho ou deixo acumular mais no cartão e esperar outra promoção?
    Um abraço e parabéns pelo trabalho.

  • Luiz Hypolito:

    Fabio, tudo bem?
    Procurei no blog e não encontrei: Você sabe se as aeronaves que fazem os voos diretos da TAP de GRU-OPO-GRU já foram retrofitados com a nova classe executiva?
    Grato pela atenção.

  • ADRIANO CARVALHO:

    Fábio veja se consegue me esclarecer uma duvida, preciso emitir uma passagem de Manaus (MAO) para Dublin (DUB) utilizando milhas da TAP, fiz a pesquisa no site da United mas não consegui montar uma rota para pegar a First da Lufthansa, como saindo de Manaus só tenho a opção da COPA a minha pergunta é a seguinte, (1) posso montar uma rota Manaus-Panamá-Ezeiza-Frankfurt-Dublin? e (2) a volta vindo por outra rota mais curta ? e (3) quanto sairia essa emissão?

  • Henrique:

    Fabio, tudo bem? Estou emitindo uma passagem com a TAP para voar Luftansa de first de SP para FRA, e a volta so tem pelo Galeão, dai preciso pegar um voo da Avianca para SP. Se eu emitir GRU-FRA-GIG-GRU, e no meio da minha viagem eles liberarem a volta direto pra SP, eu posso alterar ligando pra TAP e pagando a taxa? Li que se tiver um ponto de conexão posso ter problemas, por isso te pergunto.
    Super obrigado

  • Caroline:

    Fabio, tudo bem? Onde vc colocaria suas milhas nessa situação aqui:
    Em um vôo GIGxDXBxBKK (e retorno) de Business pela Emirates, vc colocaria a pontuação no Smiles (que está hoje com 13 mil pontos) ou no TAP Victoria que está com saldo zerado? Ou tem alguma outra sugestão melhor?
    PS: estava super empolgada para o trecho DXBxBKK que seria no A380 mas olhei minha reserva hoje e mudaram para o 777. Que droga, né? Tomara que mudem novamente até a data (daqui a 2 meses).
    Obrigada! Abraços!!

    • Acumule onde você irá usar os pontos depois para não ficar com eles espalhados.
      Na TAP você não irá ganhar status, somente milhas, já no Smiles você ganha os dois.
      Tem que ver o que pesa pra você 🙂

  • ERIKA RABELO:

    Gostaria de aprender mais sobre os programas de milhagem e as melhores formas de emitir bilhetes com milhas. Você indica algum material ou curso?

  • Cristina Araujo:

    Tenho um voo partindo de Buenos Aires À SP dia 31/12, com conexao em Santiago no Chile: Chego em Santiago as 20:40 horas e o voo com destino a Sao paulo só sai as 4:00 da manhã;
    Minha pergunta: tenho que retirar as malas? Posso sair do aeroporto sem elas? Compensa sair ? Queria pesquisar um local para jantar. Obrigado

  • DANIEL MOUTINHO:

    Tenho uma passagem TAP, na executiva, cujo retorno dar-se-á no dia 19.04.18, de Lisboa(via Porto), para o RIO. Pergunto se, SEM CUSTOS ADICIONAIS, poderia eu pegar esse vôo no Porto ?

    • Somente entrando em contato com a cia que opera seu voo para saber.

  • eduarda:

    se eu compra uma passagem hje pelo boleto internet banking poderei pagar na segunda?

  • Josmar Klemba:

    Ola Fabio!
    Lendo o teu post “Viajar de Primeira Classe e Executiva é “coisa” de rico? NÃO!” do dia 18/08/17, vc disse que emite 80% com milhas! (de forma sensacional diga-se de passagem!) Nisso me veio uma dúvida: eu vi que vc tem status “top” em vários programas aéreos. Como é que vc chega/mantém esse status? Pois até onde eu sabia, passagens com milhas não dão diretos a status?? Ou estou completamente errado? ou você mantém/consegue o status com os 20% de passagens pagas???
    Parabéns pelo site! Sucesso!

    • Faço muitos voos internos no Brasil que contam como trechos voados, além claro dos 20% das passagens pagas que eu compro são sempre em executiva e primeira o que turbina meu acumulo perante o status.

  • Paulo Henrique:

    Olá, tudo bem?

    Tenho uma viagem amanhã cwb -gru com a gol e gru-atl-mco saindo as 21:25, porém tem um voo gru-mco saindo as 21:55, sabe dizer se tem alguma forma de alterar o meu vôo para esse direto?

  • Leandro:

    Caro Fábio, gostaria de agradecer de coração as diversas informações que vc, há anos e de maneira gratuita, disponibiliza no seu blog. Graças a elas consegui fazer algumas viagens bem confortáveis com preços próximos ou até iguais aos de econômica, bastando procurar direito e saber o “caminho das pedras” que vc ensina direitinho. Fazia tempo que eu lhe devia um agradecimento. No mais, se eu puder abusar, gostaria de saber qual a sua opinião acerca da British. Tenho a opção de ir para Londres em Dezembro, a partir de GRU, e gostaria de saber qual a sua sugestão entre ir com a Tam (que já conheço graças as suas informações) e a British, que eu nunca voei, nem de econômica. Vc sabe algo sobre a executiva dela que faz essa rota (GRU_LON)? Procurei no blog e não encontrei nada, sinal de que vc nunca fez um trip report dessa rota, mas talvez vc saiba de outras pessoas que já fizeram e utilizaram. Se não souber, de toda forma, agradeço a atenção e parabenizo pelo blog. Nunca li nele nada que não fosse útil. Obrigado pela atenção.

    • Leandro,
      Eu optaria por ir de British ao invés de LATAM pelo layout da executiva que é 1-2-1 assim você tem a privacidade de ir sozinho.

      • Leandro:

        Fábio, muito obrigado. Tentei responder a mensagem antes, mas não sei se a aba ” responder” está correta. Então se aparecer esta mensagem avulsa, não me ache (tão) louco rsrs. Muito obrigado pela dica sobre ir de Executiva pela British. Apenas um detalhe, vou eu e minha esposa. muda algo? Ouvi dizer que a comida e o entretenimento são piores, mesmo na executiva, mas como conta com Fast Track valeria a pena para ganhar tempo na migração. Vc sabe algo sobre estes fatos? De novo, muito obrigado e desculpa a amolação.

  • Jose Flavio Mesquita:

    informação do voo JJ788 e JJ3361 , viagem de Belo Horizonte a Foz do Iguaçu em 21/10/2017 com volta em 25/10/2017. Está confirmado?

  • Tiago Masschmann:

    Boa tarde, Fábio!
    Te acompanho sempre pelo Insta e também aqui pelo site, pra aprender a viajar mais e melhor com tuas dicas 🙂
    Vamos ver se consigo tua ajuda pra uma dúvida sobre minha primeira viagem pra Europa, que ocorre em Setembro:
    Fiz o seguro oferecido pelos benefícios do Visa Platinum, que agora sai com nome de “Seguro Viagem” e não mais certificado Schengen.
    Pelo que o site da Visa informa, a partir de 01 de abril de 2016, a Carta de Schengen está incluída dentro do Seguro de Emergência Médica Internacional.
    Com esse seguro em mãos é o suficiente para apresentar na imigração, caso seja solicitado (Espanha – MAD é o local de entrada na UE)? Há alguma outra exigência?
    Obrigado! Um abraço

    • Tiago,
      Eu sempre utilizei o do MC e ele vem com a carta Shenghen, então não sei te falar sobre o VISA.

      • Tiago Ma:

        Certo, Fábio! Obrigado pelo retorno.
        Vou buscar mais informações sobre o seguro Visa, as coberturas estão de acordo com a exigência da UE, resta saber sobre o Schengen… Obrigado! Abraço

  • Deive:

    Amigo
    Parabens pelo site!
    Como faço para emitir no exectutive club usando pontos multiplus?
    É possível?
    Abraços

  • Michelle:

    Olá Fábio,
    Até hoje só usei o Smiles, acumulo pontos somente com o Visa Infinite da Caixa. Você não acha nenhuma vantagem usar o Milhas & Money pra marcar executiva? Uma ida e volta sai por + ou – 3.500 reais em executiva.
    Outra, tenho bastante dificuldade de achar trechos, pois sempre que viajo é pra Charlotte nos EUA.
    Enfim, tenho lido bastante, tentando encontrar outro programa vantajoso pra voar esse trecho específico CWB – CLT. Abraço!

    • Geralmente não, pois o valor da milha sai por volta de 0.025 ou até mais caro.

  • Alcilenne Paula:

    Moro no exterior e anualmente visito o Brasil. Gostaria de viajar executiva e por isso tenho buscado me informar sobre programas de milhagens, etc. Voce conhece algum programa de milhagem existente fora Brasil (Europa), sem ser cartao? (como Smiles por exemplo)
    Eu tenho programa de milhagens (Smiles e Multiplus) e pretendo comprar pontos. É possivel emitir bilhetes como a Lufthansa por exemplo, residindo no exterior? Pelo que li, sim, por telefone. Confere? Outra pessoa poderia ligar e reservar bilhetes ou somente eu?
    Parabens pelo blog e pelo trabalho 🙂

    • Você pode emitir bilhete residindo em qualquer lugar do mundo.
      Dependendo do programa pode ser via telefone ou site e qualquer pessoa pode fazer desde que esteja de posse dos seus dados.

  • Flavio:

    Fabio,

    Estava em Orlando na mesma época que você. Pena que não coincidiu o Animal Kingdom no mesmo dia. rsrs

    Lembro que uma vez, 2014, se não me engano você foi fez GRU-FRA-MCO de LH. Não encontrei relato da emissão deste voo.

    Minha dúvida:

    Pelo TAP Victoria, consigo fazer emissões com duas regiões diferentes no mesmo bilhete ?

    Ir para Europa com escala nos EUA Ou vice-versa?

    Ele vai cobrar as duas regiões, a região mais cara ou a de destino ?

    Se for possível, a regra do Stopover do Bilhete Star Alliance da TAP, tem que ser em qual região?

    Obrigado.

    • Não consegue não – vai cobrar 2 regiões e 2 resgates.
      O stopover pode ser na região de destino, de origem ou no caminho.

  • Katia:

    Boa noite e parabéns pelo site.
    Gostaria de saber comprei minha passagens não companhia Ethiopian e mudaram o horário de saida da minha escala, meu destino do final Bangkok, gostaria em saber por causa dessa alteração tenho direito de uma uma remarcação de volta sem custo ? Posso ?

    • Somente entrando em contato com a cia aérea para saber pois cada uma tem uma política.

  • Sergio Lopes:

    Prezado Fabio,
    Parabens pelo trabalho e muito obrigado por todas as dicas. Preciso de uma ajuda: como faço para reclamar sobre o descaso do TAP Victoria com o crédito de milhas voadas em uma empresa parceira Star Alliance? Estou há 2 meses esperando um crédito de milhas por um voo que fiz na Lufthansa de classe Executiva. Ja tentei o canal do Victoria (me dizem que tem que esperar a Lufthansa se manifestar), o canal da TAP (não respondem), o ReclameAqui (também não), e o canal da Star Alliance (que encaminhou para a TAP que não respondeu!!) . Estou decepcionadissimo com o programa! Agradeço muito sua ajudar. Abs

    • Sergio,
      Você já entrou em contato com todos os canais que eu iria te sugerir, realmente não tem o que fazer se não aguardar ou tentar por vias judiciais.

  • Leandro:

    Ola Fabio,

    primeiro parabéns pelo feito das first e pelo site.
    Eu estou tentando emitir uma passagem pela Star Alliance mas não estou conseguindo! veja se consegue me ajudar. Vejo sempre a disponibilidade no site da ANA, Lifemiles e Delta.
    Trecho encontrado, as vezes eles montam direto e as vezes montam com escala, opção multicidades.

    Quando procuro (site ou Central) dos meus programas – Amigo TAP não existe a disponibilidade. Ok.
    Peco pra pesquisar trecho-trecho, eles acham mas sempre dizem que não conseguem tarifar de uma vez so! tem q ser em passagens separadas. O problema maior é o AMIGO pois o voo que eu quero e para a europa mas faz escala na Turquia, como a mesma fica na ASIA (???) e não na Europa o valor vai la estratosfera.

    Vc tem alguma dica para que eu possa ter mais sucesso nessa empreitada?? aceito ideias alem do Fabio!

    • O Amigo é lamentável – não tenho nenhum conselho pra te dar.
      Já pela TAP se você montar trecho a trecho e estiver dentre as regras do programa você consegue emitir sem problemas.
      OBS: No caso específico da Turkish a cia estava com problemas em todos os parceiros da Star Alliance onde mostra o lugar mas não era possível emitir – isto já estava sendo resolvido segundo eles.

  • Vandre:

    Olá Bom dia,
    primeiro obrigado informações e dicas e parabéns pelo sucesso do site.
    Minha duvida é: como posso transferir ou transformar pontos latam fidelidade/múltiplos em pontos AVIOS da British Airlines para fazer up grade?
    Obrigado.

  • Neuris:

    Boa tarde Fabio,
    Parabéns por ter atingido mais uma , estou com uma duvida vou de Qatar para Doha, com o status Sapphire da LATAM posso ir com um convidado na Sala VIP executiva do aeroporto GRU?
    Obrigado

  • SANDRA HELENA:

    Olá! Gostaria de saber se posso esperar uma pessoa que vai chegar em um outro vôo, 10 minutos depois do meu, no aeroporto de Miami, antes de passar pelo controle de passaportes.
    Gostaria de passar com ele, no caso meu namorado, no controle de passaportes juntos, é possível, tem algum lugar antes que eu possa esperá-lo?
    Grata.
    Sandra

    • É só você não entrar na fila da imigração – espere por ali mesmo.

  • Arthur:

    Boa noite Fábio, tudo bom? Acompanho seu blog e Instagram já tem um tempo e aprecio muito suas dicas. Em relação à esses novos planos da Smiles, que agora você ganha na proporção de 10:1 em milhas qualificáveis, vale a pena assinar o clube 10000 onde se ganha 1000 qualificáveis por mês? Pois estou querendo focar em algum programa e atingir sua categoria mais alta e estou meio na dúvida onde focar.
    Desde já agradeço!

  • Estevao:

    Boa noite Fábio, amanhã tenho um vôo de EZE para Galeão com destino final em Goiânia. Meu vôo chega no Galeão as 00:20 e minha conexão sai as 8 da manhã. Tem algum louge que possa ficar nesse período. Tenho um filho de 3 anos e não sei o que é mais viável, ficar ou ir pra um hotel. Tenho priority pass e amex platinum.

    • Silva:

      Ola, priority pass tem acesso a este louge na parte externa terminal 2. Tambem tem acesso a outros lounges internos mas creio nao ser seu caso: https://www.prioritypass.com/en/loungesearch?entity=3586d372-0f58-4921-a67e-34e6280ffa48

      • Estevao:

        Sim, só que ficarei vagando pelo aeroporto das 00:20 as 8:30, e pelo que vi os longes estão fechados, somente do embarque internacional que fica aberto. Confirmam? Tô olhando pra reservar um hotel dentro do aeroporto no terminal 1.

  • Mariana Carvalho Massari:

    Ola Fabio, boa noite. Eu li em um post seu sobre o smiles e a Alitalia. Temos uma viagem programada para dezembro com retorno em janeiro mas não consigo encontrar passagens pela alitalia, alem dos preços em milhas estarem exorbitantes.
    Todas nossas milhas estão no smiles, e gostaria de saber se vc tem alguma ideia do que esta acontecendo com a alitalia e se existe alguma opção melhor.
    Desde já obrigada pela atenção
    Mariana Massari

  • Nena:

    Boa tarde, alguém me informa se consigo antecipar meu voo e de outro pessoa com reservas diferentes ao mesmo tempo? Preciso antecipar e estou com medo de conseguir o meu e da outra pessoa ficar de fora.

  • Niltinho:

    Fabio, tudo bom? Eu tenho 04 swus e to olhando viagem pra Hong Kong e volta de shanghai pra qq lugar do Brasil, qdo pesquiso e abro os voos vidualizo as possibilidades de swu, eles dizem que somente o trecho br-eua esta disponivel, os trechos eua-pacifico e ate os transcontinentais dentro dos Eua esta dizendo que nao sao oferecidos.. sabe de algo?!

  • Viajante:

    Aquele momento em que você é um dos maiores blogueiros do Brasil, passa horas por dia planejando os mais interessantes resgates em cabines premium, traça os roteiros mais surpreendentes, dá voltas pelo mundo, faz “mile runs” incríveis e ainda divulga tudo isso em posts muito divertidos nesse blog, e aí alguém supõe que tudo isso é uma atividade secundária e pergunta qual é a sua profissão… quem já não passou por esse constrangimento? kkkkkkk

  • Marcos:

    Quem viaja de First pela British pode usar a sala VIP da LATAM no Terminal 3 de Guarulhos?

    • Leny:

      Sim, Marcos.

    • Leny:

      Marcos, completando minha resposta, sim, no embarque.

  • Marcos:

    Bom dia, não sei se você pode me ajudar com essa minha dúvida.

    Eu moro aqui nos EUA, e tenho empresa no Brasil, (e aqui também) eventualmente preciso ir ao Brasil para visitar meus clientes.

    E me surgiu uma duvida referentes ao meus equipamentos de trabalho, existe alguma maneira de eu declarar eles da entrada, e não pagar os impostos sobre eles, afinal eu moro aqui nos EUA e os equipamentos vão voltar comigo.

    Muito Obrigado.

  • Rodolfo:

    Fabio,
    não sei se percebeu mas a Delta que tinha programado o A330 para o proximo ano na rota NY para SP mudou novamente para o B767 de Janeiro a Março.

  • Alex:

    Boa tarde como faço para fazer uma cotação e saber como posso compra as milhar

  • Andreia:

    Fabio, tudo bem?
    Queria tirar uma dúvida: vou pegar um voo com a United para EWR e na descrição da aeronave consta que será o 777-200! A minha dúvida é…eles ainda operam a executiva com aquelas poltronas da sua review de dez/2013????

    Obrigada pela atenção e adoro acompanhar seus stories!!!

  • Leandro:

    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo site e agradecer as informações que vc, Fábio, disponibiliza de maneira generosa, aqui no blog já há muitos anos e que sempre são úteis. Se eu puder abusar dessa generosidade, gostaria de lhe fazer a seguinte pergunta. Vou para Londres em Dezembro e estou na dúvida se vou de LATAM ou de BA. Já conheço bem a executiva da TAM, mas nunca voei de British e gostaria de saber a sua opinião sobre qual é a melhor neste trecho e se vc acha melhor sair de SP ou do Rio, considerando a qualidade das aeronaves e o serviço. Muito obrigado e me desculpe pelo tempo tomado.
    Grato

  • Eliane:

    Gostaria de receber feed de notícias
    Grata

  • Samuel:

    Olá, irei fazer uma viagem próximo ano no trecho Fortaleza\Manaus e meu voo será as 23:30 chegando em Manaus 02:30.. Meu Check in é as 14:00 o que devo fazer até chegar esse horário para ir pro Hotel? devo ficar esperando no aeroporto?

  • Thiago:

    Olá Fábio, tudo certo? Estou cotando passagens para Paris pela Air France. Hoje a tarifa business está 3k mais cara que econômica. Se eu comprar a econômica agora e optar por fazer o upgrade depois (não por milhas e sim pagando) vou pagar menos que 3k provavelmente? Faço esse upgrade pela central de atendimento?

  • Paula:

    Fabio, gostaria apenas de compartilhar com todos uma pegadinha da Smiles em a qual quase cai ontem.
    Estava pesquisando passagens para bali e bangkok pela smiles, aonde achei trechos de 250.000 pontos ida e 230.000 volta descritos assim: Sao paulo- bali cabine EXECUTIVA.
    Fui la comprei um monte de pontos transferi de cartao enfim maior maratona para alcancar todos que possibilitasse a viagem minha e mais 3 integrantes da minha familia fazendo pontos + pagando quando estava quase finalizando, fui abrir detalhado p ver trechos e horarios e adivinha oque acontece: APENAS 1 trecho de gru a dubai era executiva , de Dubai a Bali ECONOMICA.
    E a descricao em cima e : SAO PAULOao GRU – BALI EXECUTIVA entao p mim isso eh pegadinha, eles nao deveriam descrever assim, pois pode gerar confusao e enganacao no final. Nao eram 2 horinhas de economica era 14hrs !!Como foi p mim agora estou com um monte de pontos que vao ficar parados. Smiles para mim acho que deu. Nao mando mais 1milha p programa.

    • Fernando:

      Ocorreu o mesmo comigo com o Smiles
      Procurei executiva e comprei com pontos e dinheiro Hong Kong- Gru e para minha surpresa quando veio o e-ticket estava la Hong -Kong Dubai em econômica.
      É fogo não dá para relaxar!

  • Rodrigo Maia:

    Olá Fábio,

    Sabe me dizer se os pontos provenientes de reservas de hoteis pelo site da smiles contam para upgrade de categoria na proporção de 10/1.?
    Obrigado e continue com seu excelente trabalho!
    Rodrigo

  • Renan:

    Fabio td bem?
    Vc fez reserva de hotel naquela que deu o triplo de milhas??prq eu fiz “não reembolsável” e hj venceu o prazo para crédito das milhas (10 dias da data da reserva) caso tenha feito, já recebeu as milhas e os bônus??ou sabe de alguém que recebeu ou que está tendo o mesmo problema que eu??
    Obrigado

  • nazare maia:

    quero ir a italia entre abril e maio de 2018 incluindo cassia e assis lanciano

  • Marcos vieira bousquet:

    Caro Fábio,
    Primeiramente gostaria de agradecer as dicas principalmente sobre a First da lufthansa, concordo que talvez seja a melhor opção de First no mercado.
    Porém tive um problema no serviço do Porshe que no último dia 27, fra-gig usei por 3horas para uma volta a Wisbaden onde estacionei no theater park e retornei ao terminal. Para minha surpresa veio uma cobrança de 274 euros e no recibo havia um relato que eu havia rodado 263 km. Ou seja quase impossível as 16h no rush hour mesmo que desejasse eu conseguiria rodar isso. Resumindo estou sem resposta da avis e paguei quase 3x o valor combinado.
    Abraços Marcos

  • Guilherme:

    Fábio, sensacional o seu trabalho e dicas aos leitores. Hoje ao ver seu post no facebook, achei muito interessante a sua dica da empresa Bella Star Travel em Orlando. Sempre organizo as minhas viagens de olho em cada detalhe, resolvendo tudo direto com hotéis, locadoras e parques. Queria saber a sua opinião, se na próxima viagem vale a pena solicitar os serviços através da empresa, como forma de obter uma nova experiência. Na minha cidade não tem esta agência, qual unidade que você indica?

  • Daniel:

    Fabio, considerando apenas voos que consigo emitir pelo Victoria da TAP qual a ordem de sua preferencia de cias em executiva com destino a Moscou na Russia
    Acho que a primeira da lista seria unanimidade – LH né ? e depois Swiss ou Turkish ?

  • Diego:

    Olá Fabio, já teve algum schedule change em passagem emitida pelo Victória TAP voando parceiras ?

    Sabe a política deles ?

  • andre:

    Boa noite. Eu consegui comprar as milhas da livelo e transferir a tempo pra TAP. Estou com uma quantidade boa de milhas la agora, porem estou querendo voar pros EUA. Vc saberia dizer como faco pra checar a disponibilidade de assentos com milhas da TAP em voos das aereas parceiras?

    grato

  • Diogo:

    Boa noite! Vi uma promoção no site do BB em parceria com a Azul pelo dia dos pais.
    O link do site é: https://tudoazul.voeazul.com.br/web/azul/bb
    Estou na dúvida se vale a pena, pois eu gostaria de usar esses pontos para uma viagem internacional e não entendi muito bem se a promoção contempla isso e se é válida para as parceiras da Azul.
    Poderia verificar, por favor?
    Obrigado!

  • Paulo:

    Olá Fábio!
    Tenho um voo em novembro entre MCO-GRU com a Latam. O voo seria operado pelo A350, mas hoje a cia mudou para o 777-300; pesquisei no site e vi que os voos partindo de MCO e MIA serão realizados pelo Boeing e apenas os que saem do JFK são operados pelo A350. Sei que você está em round trip agora, mas soube dessa troca de aeronaves nos voos partindo dos EUA? Obrigado e boa viagem!

  • Maiara:

    Bom dia Fábio…
    Acompanho diariamente seu insta, adoro seus videos!!!! 😍
    Maaaas, tenho uma curiosidade… Qual a sua profissão?
    Parabéns pelo sucesso e que Deus lhe abençoe e acompanhe em cada viagem!! 😘😘

    • Paulo:

      Pelo que percebe ele é jardineiro.

  • Renato:

    Fábio é uma pergunta misturada com indignação, dia 27 passado embarquei pela Qatar via GRU com destino a EZE, os bilhetes foram emitidos pelo smiles na classe executiva. A atendente no balcão quando ouviu que eu falei que iria a sala vip tão logo confirmasse o check-in a mesma falou que não teria direito, fora o péssimo atendimento do tipo “você adquiriu via smiles né?” (por isso você está aqui), a mesma ainda me “sugeriu” que fosse a sala vip do smiles no T2. Simplesmente saí com minha namorada e depois de acessar a área restrita nos dirigimos ao balcão da sala da Latam, onde fui bem atendido por sinal, lá me pediram o passe, falei que não me deram, me perguntaram se era upgrade, falei que não, até que ligaram pra alguém da Qatar com nossos nomes e fomos liberados. Aí fica a questão, será que nosso caso foi pontual ou será uma nova politica onde todos que adquirirem bilhetes na classe executiva via smiles não vão ter acesso a sala vip? Ou seria somente um erro de atendimento como nos disseram no acesso a sala? Obrigado e fica o alerta se precisar de mais dados estarei a disposição.

  • Luciano:

    Fábio, nas feiras que vc visitou, viu alguma das soluções apresentadas nessa matéria?
    https://incrivel.club/admiracao-curiosidades/assim-serao-os-avioes-no-futuro-124560/

    Um abraço

  • Solange Valiente da Silva Krampe:

    Boa tarde,
    Em fevereiro do corrente ano me associei ao Le Club Accor Hotels, marícula 3081031.34042894-6, inclusive já me hospedei no Ibis Parque Olímpico em junho, mas ainda não recebi pelo correio o meu cartão.
    vou viajar brevemente e gostaria de recebê-lo com a maior brevidade possível.
    obrigada

  • Piraja de Carvalho Filho:

    media de preços voos são paulo madri

  • Felipe Vieira:

    Oi Fábio,

    Para emitir por parceiros LATAM devo consultar no site das parceiras a quantidades de pontos e depois ligar na própria LATAM para eles emitirem?

  • MARIA HELENA SALVIA TEIXEIRA:

    Comprei passagem de São Paulo- Santiago vôo LA 753, Santiago- Auckland vôo LA 801 para o dia 30/08/2017. Gostaria de saber como faço para transferir (comprar ) o assento espaço mais no vôo LA801?Sou alta e idosa, tenho 66 anos. Estive na Latam do aeroporto de Guarulhos e me informaram que, eu
    deveria ter já comprado o assento espaço mais quando comprei a passagem.

    Muito obrigada e aguardo resposta

  • Danelise:

    Faremos uma viagem ao EGITO. Estamos em 04 pessoas.
    Em Curitiba embarcaremos com a AZUL até GUARULHOS. Lá retiraremos as malas no terminal 1 (antigo 4) e vamos embarcar para o Cairo com a ETHIOPIAN.
    Pergunta: como se deslocar do terminal 1 até o balcão da ETHIOPIAN para o check-in? É longe? Devemos ir de ônibus ou à pé? Quanto tempo demora esse trecho? Pode nos enviar orientações/mapa?

  • Adriano:

    Prezado Fábio,
    Primeiramente, te parabenizo pelo excelente trabalho esou seu fã e seguidor na newsletter e instagram.
    Já te enviei um e-mail uma vez contando que acumulei por anos milhas no Smiles sonhando viajar de executiva (viajo pouco) e quando quase tinha, eles aumentaram a quantidade de milhas necessárias. Fui seguindo suas dicas, aproveitando formas de potencializar o acúmulo e em novembro vou fazer minha primeira viagem de ida de executiva (não consegui a volta) na Delta.
    Eu ia então te perguntar que assentos você indicaria sentar pois vou estar com minha esposa (que vai tentar dormir pois tem medo) e com minha filha de 7 anos (terei que cuidar dela, ver alimentação, banheiro, etc), pois eu imaginei que o avião seria o A-330 espinha de peixe.
    Só que acabei de simular uma compra no site da Delta e apareceu como aeronave um B-767-400.
    O vôo é GIG-ATL-MIA (06/11/2017), 22:50h.
    Depois é um MD-90.
    Pode me ajudar com informações dos vôos, onde sentar?

    Também com algo mais que ache importante eu saber nessa primeira viagem de executiva e minha primeira viagem para os Estados Unidos.

    E sobre Sala Vip em Atlanta com o Visa Infinite.

    Agradeço imensamente.

  • Jorge:

    Fábio, parabéns, mais uma vez por seu trabalho! Se possível, por favor me ajude com as seguintes dúvidas: 1. se emitir um bilhete para voar Lufthansa pelo Victoria, é possível remarcar o bilhete após a data da viagem. ou seja, se usar a ida (na data original) e der no-show na volta, perco a volta ou ainda posso reutiliza-la, pagando a multa de reemissão? 2. Posso fazer mais de um remarcação da volta, pagando as multas claros, ou há alguma limitação de remarcações no programa victoria?
    obg.,

  • Giuliano Seguro:

    Fabio, procurei aqui no site e não achei mas se ja tiver respondido isso antes, te peço desculpas adiantadamente rs

    Qual melhor jeito de transferir milhas da Amex pra AA? Todas as minhas milhas estao na AA mas ganhei 30k de bonus na amex e não queria perder esses pontos. Pensei em transferir pra SPG ou HH mas a conversão é horrivel. Tem algum jeito melhor? Preciso de 2 passagens SFO-GRU e esses pontos que tenho na Amex iam fechar a conta direitinho. Dicas? Ps. Moro nos EUA e meus cartões são daqui, não sei se isso influencia. Obrigado e abs!

  • Rogério:

    Olá Fábio, comprei um pacote para Porto Seguro partindo de Curitiba em julho pela Decolar e agora, na hora de computar meus pontos a Latam disse que não teria direito aos pontos nem do meu nem dos demais passageiros, por ter comprado pela Decolar. Procede isso? É legal ou cabe ação no Procon?

  • Thiago Luiz:

    Boa tarde Fabio,
    acesso seu site com certa frequencia e gostaria de lhe fazer uma pergunta se possivel
    Voei ida e volta o trecho GIG – JFK – CDG em julho/2017 pela American Airlines e necessito saber qual a melhor opção de pontuação… Multiplus ou AA?
    procurei no google tabela de pontuação de ambos, mas nao achei nada esclarecedor.
    Desde já agradeço.

  • Daniel A. J:

    Fabio, só um heads-up … South African está nas últimas. Pode quebrar em menos de 2 meses.

  • Roberto:

    Comprei classe executiva e para setembro e por incrível que pareca não consigo falar com a empresa por telefone.

  • Júlio:

    Olá, bom dia !

    Estou planejando uma viagem e pesquisando as passagens nesses sites de busca e comparação vi que o site MOMONDO tinha as passagens mais baratas para o local pretendido. Assim que eu seleciono a passagem o site me redireciona para outro site chamado AIR PROJECTS para efetivamente comprar as passagens.

    Gostaria de saber se esses dois sites sao confiáveis, uma vez que o air projects está cerca de 15% mais barato do que os outros sites

    Atenciosamente,

  • maria karina kemp:

    olá, tenho passagem comprada pela AA com destino à Cuba e conexão em Miami para dia 25/09/2017.
    Alguém saberia me informar se a compania aérea está vendendo normalmente o cartão QUE VALE COMO VISTO de entrada em cuba? Houve alguma alteração depois que Trump revogou algumas medidas de Oama em junho deste ano?
    Agradeço desde já.

  • claudia regina costa:

    oi boa tarde gostaria por gentileza saber a data e o local onde buscar meu passaporte..o site da policia federal fala que esta confeccionado…pois minha viagem esta marcada para final de agosto e estou preocupada..por favor peço ajuda de voçes para maiores informaçoes…desde ja grata..claudia

  • Arlete Dagostini:

    qual a vantagem do retrofit dos avioes na classe turistica?

  • Patricia:

    Oi Fábio, estou viajando de Premium Economy da Latam de Buenos Aires a Fortaleza,fazendo conexáo em Guarulhos e depois em Brasília,você sabe me dizer se tenho direito as salas vips dos dois aeroportos, pois estava verificando a localizaçao das mesmas e me parece que se localizam já dentro do embarque internacional.Obrigada.

  • roberto:

    Oi Fabio
    acesso diariamente seu site e aprendo muito com suas dicas. mas preciso confessar uma coisa: quando eu quero dar risada eu venho aqui pra ler algumas perguntas que as pessoas fazem a você…. nada contra perguntar (afinal nao ofende, né?) mas tem cada uma ….. penso que só pode ser zueira…. depois você poderia catalogar as mais absurdas/divertidas/sem noção e escrever um capítulo à parte em seu livro….
    abs,

  • Fabio:

    Olá Fabio, me dê um conselho por favor. Qual o melhor programa para eu jogar meus pontos de uma viagem realizada pela AA? Tenho alguns bons AVIOS na Iberia. Aconselha colocar lá? Muito obrigado

  • Alexssandro Robalo:

    Vou para uma formação no Brasil. Compraram bilhete Fortaleza – Rio no Latam Airlines Brasil no voo JJ9023 partida 03 de Agosto 03:25 chegada 03 Agosto 06:35. tenho direito a um volume mas no bilhete electrónico não vem especificado quando KG tenho direito na mala de porão.

    Vou de Cabo Verde – Praia para Fortaleza no voo dos TACV VR664.

    Ref. reserva WKS9KO data de emissão: 25 Junho 2017.

    Desde já muito obrigado.

  • George Ibiapina:

    Prezado Fábio, boa noite, tudo bem?
    Gostaria de uma orientação sua, qual a melhor locadora de carros na sua opinião aqui no Brasil? Sempre utilizei a Hertz tanto em minhas viagens nacionais como internacionais, tem alguma com a frota tão nova como a dela? E que forneça benefícios como ela tem com relação ao programa de pontuação? E você recomendaria algum site que faça uma busca geral em todas as locadoras para verificar o melhor preço de uma determinada categoria? Indica algum site que sempre tenha ofertas de locação de veículos? Obrigado. Abraço.

    • Nunca aluguei carro no Brasil George – não vou saber te ajudar.

  • WILLIAM YANG:

    Voltei recentemente de BsAs via AEP.
    A sala VIP deles não aceitam mais o AMEX emitido por outros países, somente o local Argentino.
    Perguntei a recepcionista e a mesma informou que fazem 2 meses que mudaram a regra…
    Infelizmente fui pego desprevenido nesta viagem…
    #ficaadica

  • Vinicius Montenegro:

    Boa tarde.
    Tenho um voo de classe executiva pela Qatar partindo de Guarulhos para Buenos Aires. Gostaria de saber como ter acesso ao sala para aguardar o voo. O voo dia 04/08.

    • Basta apresentar seu cartão de embarque na porta da sala vip conveniada em GRU.

  • MARIA ISABEL DAMASCENO RAPOSO THOMPSON:

    Necessito telefone de contato para esclarecer uma dúvida.
    Considerando que o meu voo é para amanhã, dia 1/8, tenho certa urgência desta informação.
    Atenciosamente,
    Maria Isabel Thompson

  • Larissa:

    Olá, eu comprei um voo na gol para as 04:32 da manhã de segunda feira (primeiro voo do dia). Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu embarcar em voo anterior (no caso dia anterior) indo ao aeroporto e solicitando o embarque antecipado mesmo estando fora das regras.. ser a que alguém já conseguiu ? Existem inúmeras vagas no voo.

  • ana gabrielly:

    Bom dia. Peço desculpa pela pergunta, mas ja pesquisei em tudo e, ate hoje nao encontrei a resposta.
    Como faço para acumular milhas?
    Devo cadastrar meu cartao de credito em alguma promoção?
    Qual site tenho que me cadastrar?
    Parabéns pelo sucesso.

    Obrigada

  • Daniel:

    Caro Fábio,

    Ora analiso minha viagem do segundo semestre de 2018 (sim, o verbo é analisar pois pondero que cias viajar, graças aos seus ensinamentos). Daí a pergunta:

    Ignorando a quantidade de pontos, caso você estivesse em Singapura e tivesse de retornar ao Brasil, qual das opções:

    (a) Business Qatar até DOH (A350, a qual, em tese, até outubro/2018, já pode ser configuração QSuite) e, depois, First British de DOH até GRU com conexão em LHR?

    (b) Business Emirates até DXB (ainda não viajei de business Emirates, tendo, até a viagem, “apenas” conhecido a First Qatar e a First e Business Etihad…) e, de lá, Business British até Europa e Business Iberia até GRU?

    (c) Business Qatar até os EUA (A350 e 777, os quais, em tese, até outubro/2018, já podem ser configuração QSuite) e, de lá, descendo para GRU Business Delta ou AA (LATAM, jamais)…?

    (d) Business Qatar até Doha, de lá pegando a First Qatar em voo diurno até CDG e depois descendo Business Iberia?

    OU OUTRA DICA/ROTEIRO/CIAS FACE SUA EXPERIÊNCIA, USANDO PONTOS MULTIPLUS OU SMILES (não me importa quantidade de pontos, pois investirei pesado em tal retorno… a ida será de First ASIANA via LAX usando Star Alliance).

    MUITO OBRIGADO!!!

    • Daniel:

      Em tempo, me esqueci de uma das opções que analisei:

      (e) Business Qatar entre SIN e Europa e, continente europeu, descendo ao Brasil de Business Iberia.

  • Thiago Marques:

    Oi Fábio, tudo bem? Primeiramente parabéns novamente pelo blog. Acompanho DIARIAMENTE todos os seus posts e já aproveitei várias dicas! Faz tempo que você faz um post sobre status match! Sendo smiles diamante, fiz o status match da Sixt e achei bem legal. Tem alguma dica usando o smiles? Abraço.

    • Thiago Marques:

      Ops.. faz tempo que você não faz um posto sobre status match. Abs

  • Bruno:

    Olá Fábio, tudo bom? Estou para emitir um bilhete Miami-Paris usando milhas Latam para voar em alguma das cias One World (AA, British, Iberia ou Air Berlin). Qual delas você recomendaria? Neste caso seria executiva e não primeira…rsrs

    • Iria de AA se conseguisse algum avião com as poltronas novas.

      • Bruno:

        Obrigado pela resposta! Alguma dica de como eu posso descobrir quais equipamentos tem as poltronas novas? A propósito, parabéns pelo blog! Te acompanho sempre e acho suas dicas super valiosas. Abraços.

  • Carlos Antonio Stedtler:

    Devido ao fuso horário entre Itália e Brasil, se sair da Itália às 16:55 (horário local) que horas chegaria ao Brasil

    • Thiago M.:

      Pergunta pro Google.. Aff.. rs..

  • leandro:

    Fábio, estou tentando emitir os seguintes trechos com a TAP (Star alliance): bsb-gru-ath; cai-ist; ist-gru-bsb, entretanto, o atendente me disse que não poderia emitir , pois eu estaria misturando 3 regiões (America do sul, Europa e oriente médio). Isto procede? O cairo (Egito) é considerado mesmo oriente médio e não norte da África? obrigado.

    • Ixi, não vou saber te dizer já que no site da TAP não está especificado cada país.
      Você tentou desligar e ligar novamente?

  • Cassiano Gomes:

    Meu passaporte não foi entregue e tenho viagem marcada para a próxima 4a feira, dia 26/07. Caso eu perca a viagem, pagarei uma multa considerável para reagendar. O que posso fazer? Existe alguma forma de reaver esse dinheiro?

    • As cias aéreas estavam cientes da demora da entrega de passaporte, então as vezes se você mencionar o motivo pode conseguir remarcar sem custo.

  • Niltinho:

    Fabio, quais as rotas atualizadas que posso emitir a suite do a380 da Etihad? para ir a Hong Kong ou Taipe do Brasil voce teria alguma sugestao? obrigado

  • Camila Nascimento:

    Bom Dia.

    Somos uma Empresa de Viagens com 30 anos no mercado internacional, iniciando nossas atividades no Brasil com um novo conceito de Turismo. Neste momento, estamos firmando parcerias com estabelecimentos turísticos em todo o país, visando gerar milhares de postos de trabalho diretos e indiretos. Gostaríamos de te convidar a fazer parte desta conquista.
    Gostaríamos de agendar uma reunião para lhe apresentar uma proposta de negócios.

    Aguardamos a sua resposta.

  • Andre:

    Sou cliente Latam Platinum e achei que a pontuação acumulada em voo AA no trecho GRU-DFW muito baixa (1.283). Uma semana anterior voei GIG-CWB recebei quase o mesmo valor(1.200)
    Como é feito o cálculo de pontuação com a AA?
    obrigado

    • Leny:

      Depois q a TAM se tornou LATAM, está meio enrolado a pontuação dos parceiros. Tb já percebi a baixa pontuação c os parceiros, mas no seu caso, está tããão baixo. Q categoria vc foi!? Em econômica promocional!?

      • Andre:

        Está baixo mesmo! Imagina receber 1.200 pontos em um voo para os EUA! A passagem foi Economy – O , segundo o bilhete da AA.

  • Estêvão:

    Boa tarde, tem algum artigo sobre o A330-200 da avianca, estou querendo aproveitar a promoção para miami por avianca. Outra coisa, não consegui achar sobre a tarifa em executiva, apenas econômica. Você teria essa tabela, e como emito executiva pelo site?

  • CARLOS ALBERTO:

    Boa tarde Fábio!
    Você tem planos de voar, nos próximos meses, com a Singapore Air? Tenho bastante curiosidade em ler uma avaliação atualizada sobre os serviços da Singapore (que infelizmente deixou de voar para o Brasil, em outubro passado).
    Abraços.

  • Ricardo:

    Boa tarde, Fábio, os programas de milha nacionais estão com promoções esta semana, entre outras coisas milhas bonus para transferência de pontos do cartão de crédito. O Amigo, da Avianca, está oferecendo 100%. Vale a pena?

    • Somente você pode responder esta pergunta Ricardo.
      Faça as contas de quanto gastou para juntar as milhas e o valor que gastará para emitir a passagem e veja se compensa ou não 😉

  • chayene:

    Bom dia, eu precisava comprar hoje as passagens para Madrid pela Air China, mas meu passaporte foi roubado e ainda estou tramitando o novo. Se eu esperar o novo chegar perco o bom preço. Infelizmente o site me obriga a colocar o dados do passaporte. Vocês sabem se posso colocar os dados do passaporte roubado (ainda válido até novembro) e depois alterar para o novo? O telefone da Air China não atende.

  • Ricardo:

    Olá, os programas de milha nacionais estão com promoções esta semana, entre outras coisas milhas bonus para transferência de pontos do cartão de crédito. O Amigo, da Avianca, está oferecendo 100%. Vale a pena?

  • Felipe:

    Fabio,

    Você notou que os vôos diretos da Latam para Madrid estão indisponíveis a partir de 01/11. Você tem notícias do cancelamento da rota? Descobri isso por acaso, pesquisando vôos pro fim do ano (tenho preferido emitir europa via Madrid, por conta da diferença de conforto do 350). Fiquei bem intrigado! Abs.

    • Sim, já tem uns dias e semana que vem vou postar um posicionamento oficial a respeito.

      • Felipe:

        Que pena…

  • kelliany:

    quero saber o que tenho direito, quanto a um voo que comprei na american airline e eles cancelaram so podendo vijar no outro dia, tive que ficar no aeroporto jfk em nova york e nada eles ofereceram, e o motivo foi que eles colocaram outros passageiros em nossas vagas pois tinham cancelado o voo também no dia anterior destas pessoas.

  • Neusa Beraldo:

    Bom-dia , vou fazer trinta e cinco anos de casada , queríamos ir para Portugal , nunca voe de executiva , primeira classe , gostaria de saber se posso comprar com milhas

  • Milena Kruger:

    Boa noite Fábio, eu tenho 17 anos e quero comprar uma passagem para o Rio de Janeiro pela DECOLAR.COM porque é mais barato, porém, não sei se devo comprar a de adulto ou criança, porque não mostra pra comprar somente uma passagem de criança para ir desaconpanhado e também mostra pessoas acima de 11 anos é cobrado taxa de adulto. Será que se eu comprar a de adulto tem algum problema? Desde já muito obrigado pela atenção.

    • Milena,
      Pode comprar como adulto pois adolescentes com idade a partir de 12 anos não precisam apresentar a autorização de viagem, sendo necessário apenas o documento de identificação com foto.

  • Claudio Vianey:

    Fábio, pretendo viajar para Detroit em Junho de 2018, utilizando milhas smiles, tenho observado que o programa só tem liberado bilhetes de executiva. Será que devo ter esperanças de comprar bilhetes na classe econômica? Obrigado.

  • Paulo:

    Bom dia, Fábio!
    Faz tempo que você não viaja, hein? rs Imagino o que você não está programando…
    Minha pergunta: vi em alguns relatos que você levou alguns convidados consigo utilizando o Priority Pass. Tenho um filho de 3 anos e o Priority nível prestige e vi que algumas salas aceitam criança abaixo de 2 anos. Será que o acesso dele será pago como convidado? Você sabe como funciona? No site do Priority não informa nada, apenas diz que convidados pagam 27 dólares. Obrigado e grande abraço!

    • Não sei sobre a política de crianças amigo.
      Sempre levei convidados adultos usando meu PP do Santander e nunca tive que pagar nada.

  • Daniel:

    Bom dia,
    Ainda é possível transferir Avios sem custo entre Iberia e British?

  • Lucass:

    Olá Fábio!

    Fiz um voo pela AVIANCA, queria saber se consigo resgatar as milhas dessa viagem na MULTIPLUS… Sabe me dizer? Ou só é possível resgatar pelo AMIGO?

    Obrigado!

  • Silvia:

    Boa tarde,
    Tenho pontos no programa American Express Rewards e gostaria de transferir para a AA para comprar uma upgrade, mas não sei como fazer, pois me parece que a AA não é parceira da Amex.
    Alguma dica?
    Obrigada,

  • AMPARO CISNEROS:

    Tenho o cartão TAP VICTORIA.
    Mas não estou conseguindo accesar nele, coloca que meu PIN está bloqueido e eu realizei duas viagens com Air china que é membro de Star Alliance e registrei as milhas por esse cartão e não consigo ver as milhas ném consigo utilizar elas.
    Que posso fazer? Estou tentando de conversar com eles mas nao tem jeito.

  • janaina:

    Olá! Vou p Europa em novembro e comprei um bilhete de volta MAD-OPO-GRU pela TAP. Gostaria de saber se poderia desistir do primeiro trecho e embarcar direto no Porto…será que da “no show”? Tem chance de negociar isso com antecedência com a empresa aérea? Grata!

  • SILVIA M C CUNHA:

    Boa tarde ! Por gentileza, seria possivel utilizar a sala LATAM , mesmo nao se enquadrando em nenhuma das categorias informadas , pagando uma taxa ? Voarei de TAM , de GRU para Barcelona e devido cidade de origem , terei que aguardar muito tempo no aeroporto . Seria um enorme conforto.
    Grata
    Silvia
    34 98838 4316

  • Débora Mendes:

    Olá Fabio tudo bem? Acompanho suas dicas, porém nunca viajei de avião… minha dúvida é; a latam antecipou o meu voo de CWB até FOR com uma escala em 8 h , como meu destino era Jeri, vou ter que pegar uma diária em hotel em For ou em Jeri mesmo, essa diária é de minha responsabilidade mesmo ou eu posso ser reembolsada ?

    • Você pode pedir para eles te reacomodarem em outro voo que atenda suas necessidades sem custo.

  • Susane Pacheco:

    Olá Fabio, tudo bem?
    Você sabe se em breve teremos alguma promoção da TAP para transferência de milhas e pontuação em dobro, igual tivemos no ano passado?
    Preciso aumentar meu saldo pois quero viajar com a família em Novembro, porem tenho apenas 100 mil pontos na TAP.

    • Susane,
      Teve duas promoções da TAP de 100% mês passado, por tanto não acho que terá outra tão cedo.

  • RONAN AUGUSTO DA SILVA:

    Quais empresas de Belo Horizonte/MG sao conveniadas ao bonus esferea.

  • othniel harfuch:

    estou tentando comprar passagens aéreas para miami ou orlando com pontos da smile, saindo dia 26/12 e retornando 01/01– mas não estou conseguindo .Tem alguma dica pra conseguir.
    obrigado

  • Andre:

    Olá Fábio
    Comprei passagem naquela promo de executiva pra Buenos Aires com a Turkish. No site apareceu o preço em reais, mas na fatura do cartão veio em dólar. Isso é normal na Turkish ?
    Abraço

  • marcio:

    Fabio
    bom dia!
    me da uma opinão tinha o cartão Citi AA platinum e com isso acumulava milhas para AA e fiz ja duas viagens com a familia toda ( 5 pessoas) com esse cartão por milhas.
    porem o citi não tem mais parceria com a AA.
    Tenho também master card Black Unlimited e o American express Platinum.
    Estou querendo cancelar o Citi Platinum Visa e o master card Unlimited e pegar um Master black AA para acumular milhas direto na AA o que acha?
    o Black AA do Santander tem os mesmos beneficio que o BLACK UNLIMITED?

    • Não tem não.
      Tem um post aqui no site que eu falo exatamente sobre a comparação deste 2 cartões.
      Depois dê uma olhada no campo de busca.

  • Mauro Martins:

    Bom dia Fabio …. obviamente que leio tudo no PP e te acompanho no Facebook e Instagram …. mas eu nunca consigo pegar as promoções com as milhas que tenho. Nesse ano fui para MAD e JFK e gastei muito mais milhas do que gostaria. Agora quero ir para JFK outra vez e no site do Multiplus aparece uma coisa que não consigo achar…. já no aplicativo do Multiplus tem ida para o JFK por 75.000 que não aparece no site (esse voo seria GRU-SCL-JFK), no site aparece por 110.000 milhas e não tem esse voo da Latam (chile). Na volta também a mesma coisa …. só que queria usar as milhas do Smiles … (tenho 150.000 no Multiplus, 105.000 no Advantage e 245.000 no smiles) …. claro que não tenho tua flexibilidade mas mesmo com meses de antecedência não consigo. Vejo os tutoriais, que são ótimos (a dica do da United é ótima), mas não se aplica nas milhas que tenho. abs cara ….

  • Bruno Nunes:

    quero assinar a newsletter

  • Daniel:

    Caro Fábio,

    Off-topic: o AMEX TPC não mais permite o acompanhamento online das compras.

    Percebi, desde o último dia 06/07, que meu Passbook não estava funcionando para tanto… hoje, ao ligar no teleatendimento, informaram que CANCELARAM O FUNCIONAMENTO DO AMEX NO PASSBOOK, sem qualquer aviso prévio ao cliente.

    Um cartão supostamente para um público segmentado apenas piora ano após ano… acho que ano que vem não mais renovarei, permanecendo apenas com o UNLIMITED do Santander.

  • Adriane:

    Viajarei pela Lufthansa no dia 22/12/2017 de Amsterdam/Frankfurt para o Rio de Janeiro.
    Cheho dia 23 às 7:05 hs, e devo pegar um voo às 9:10 hs pela Gol no aeroporto internacional Rio/Florianópolis. Será que devo arriscar com tão pouco tempo? O farto é que esse último vôo é o único direto do dia. Obrigada! Adriane

  • Samuel:

    Ola voce poderia me dizer quanto vale mais ou menos em dinheiro , 20.000 milhas da delta?
    Agradeço e muito obrigado pelo blog!

  • joao:

    Ola Fabio voce poderia me dizer como vc monta esses mapas com as rotas e as siglas nos seus trip reports? obrigado

  • Gabriela Neto:

    Boa noite,

    Sou cliente Tap Victoria Gold, e este mês farei uma viagem Maputo Lisboa, ida e volta pela companhia aéra TAAG.
    Uma vez que a Taag não é membro star Aliance, poderei entrar na mesma nos lounges das TAP (Maputo, luanda e Lisboa) ou só posso fazê-lo quando viajo pela TAP ou membro Star Alliance?
    As regras de acesso que encontrei são pouco claras neste assunto!

    Obrigado

  • Rafael Costa:

    Fabio bom dia.

    Clientes Amex gold card tem direito a entrar em alguma sala vip em GRU para voos Internacionais?

  • Jose:

    Fábio, tudo bem?

    Com você já aconteceu dos pontos do Santander demorarem mais do que os 3 dias úteis para caírem no Iberia Plus? O banco diz que os pontos foram transferidos com sucesso e a Iberia diz que não podem fazer nada (apenas checar se caíram pontos ou não). Obrigado!

  • Michelle:

    Gostaria de saber se vcs tem algum cupon de desconto para o grupo Melia, no paradisus Palama real Palma real ??

  • Cesar Bittencourt:

    Caro Fábio, mais uma vez recorro a sua ajuda. Seguindo sempre suas dicas, minhas viagens têm sido ótimas. Mas ocorre que emiti uma passagem para minha sobrinha pelo Smiles, e por algum motivo o último nome dela não saiu no bilhete. O nome completo da passageira é JADE ARANTES VARGAS DUMONT, o o DUMONT ficou faltando. Assim que percebi o erro entrei em contato com a Smiles que me pediu 10 dias úteis para a solução. 11 dias úteis se passaram e nada. As passagens (GIG-GRU-JFK e JFK-GRU-BSB-PMW) têm trechos Delta e Gol. A Delta disse que somente o Smiles poderia solicitar a correção, assim como a Gol. Não sei mais pra que canal de SAC pedir orientação. Já falei com Smiles (protocolo 170855846565), Delta Brasil, Delta US e Gol. Meu código Smiles: Diamante 707136780. Se vc tiver alguma canal que possa efetivamente ajudar e puder encaminhar este problema, eu agradeço muito. Agradeço você e boas viagens!!

    • Tente o site Reclame Aqui – eles costumam responder rápido por lá.

  • Renata Porto:

    Ola Fabio,

    Vou viajar com meus dois filhos (13 e 8 anos), gostaria de saber a questão da mala de mão. Tenho que levar 3 malas cada um de até 10 kg ? Ou posso levar uma mala com até 30 kg?

  • Maria das Graças Lima:

    Na promoção 100% bonus até 09.07.2017, posso fazer no fim de semana?

  • Leandro Correa:

    Alguém com dificuldade para falar na central victoria para resgatar passagens? Estou a três dias tentando… ja fiquei 40 minutos em espera e nada….

  • Felipe Vieira:

    Fábio, vejo que tens alguns posts relacionados a transferência de pontos entre o Multiplus e o Avios para emitir British ou Iberia. As instruções seguem as mesmas ou houve alterações? São posts um pouco desatualizados mas são os únicos que achei na internet com fontes que realmente confio.

    • Não tem como mais fazer este ping pong via Le Club não.
      A depreciação é grande e você perde na transação.

  • FLAVIO KENZO:

    ola FABIO,voce saberia dizer se tem como eu usar a sala vip da Mastercard Black,que esta localizada no T3,mesmo se eu embarcar no T2 ?

    • Se for voo internacional sim, tem um conector entre os 2 terminais.

  • Frederico:

    Fábio, uma dúvida. Quando você viaja em trechos pagos dentro do Brasil, em companhias brasileiras, você pontua nelas? Ou prefere transferir para as parceiras? Por exemplo, quando você viaja na GOL ou na TAM, para qual programa envia as milhas recebidas?

  • Marcio Correa:

    Fabio, veja se pode me esclarecer uma duvida. Se por acaso eu chegar em um lounge da SA em qualquer lugar do mundo e informar o meu numero Amigo Avianca ou outro qualquer, a (o) atendente tem como saber meu status, ou seja o sistema da SA me identifica? Pergunto isto, porque um dia esqueci meu cartão Gold e fiquei na duvida, mas para não atrasar a atendente, entrei com Master Black, ja que a sala aceitava.

  • Rui:

    Como faço para conseguir passagens baratas de GRU para BKK no Natal 2017, business? Tenho milhas e não consigo nenhum bom resultado. Em caso de pagamento em dinheiro tem alguma melhor que a Ethiopian Airline?

  • EMERSON:

    Prezados, Boa tarde !

    Gentileza verificarem pois desde a semana passada a Qatar voltou a operar com os 777-2 DZ-LR (seria mesmo um downgrade?) na rota DOH-GRU-EZE-GRU-DOH (vôos QR-773 e QR-774), fiquei surpreso pois desde 01/12/2016, conforme anunciado, as aeronaves 77W assumiram tal rota mas … não sei se é reflexo dos bloqueios  (rotas mais longas para o Brasil) e consequentemente perda de passageiros para Emirates com o A380, fato é que temos um número menor de assentos a ser oferecido pela Qatar e tb várias alterações nos horários dos vôos. Se possível verifiquem tal informação e tb se esse panorama pode refletir na futura rota anunciada de DOH-GIG-SCL-GIG-DOH.

    Abç

    Emerson

  • Eduardo Santos:

    Olá Fábio,

    Você sabe quais as companhias aéreas (internacionais) que permitem aumentar o status no programa de milhagens por meio da transferência de milhas por cartão de crédito e não necessariamente por milhas voadas na cia aérea?

    Pergunto isso pois a LATAM, por exemplo, permite upgrade gratuito para executiva para os clientes com status mais altos no seu programa de fidelidade. No entanto, a LATAM não contabiliza a transferência de pontos do cartão de crédito para upgrade.

    Eu sou diamante azul e Gol, no entanto, estas não oferecem o upgrade gratuito para executiva. Elas permitem aumentar o status pela transferência de pontos do cartão.

    Abraço,
    Eduardo

  • Ana Veiga:

    Olá Fabio, sou fã e acompanho a sua página e gostaria de te relatar sobre um problema super estressante que minha filha está vivenciando. Quem sabe você pode nos ajudar ou publicar algo que alerte os futuros viajantes sobre este problema.

    Em Maio/2017 ela comprou uma passagem – classe Executiva, milhas+dinheiro no Smiles Rio(GIG)/RJ até Rochester(ROC)/NY com troca de aeronaves em Buenos Aires(EZE), em trecho operado pela GOL, com conexão e espera de 8 horas para embarcar em voo da Delta para Atlanta, daí mais uma conexão de 1:30 até Rochester.
    Os problemas começaram no embarque GIG, na GOL às 5:00, onde somente neste momento fomos avisados que, como o tempo de conexão era maior que 6 horas, ela teria que retirar as malas no desembarque e despachar novamente no check in da Delta. Além do estresse de ter que retirar 4 malas de aproximadamente 30kg cada (sim, ela teve que levar quatro malas porque vai ficar 3 anos por lá) a GOL cobrou pelo trecho GIG-EZE por peso (kg) excedente e não por volume que é o padrão da Delta (teoricamente dono do bilhete), sem garantir que esta cobrança valeria pelo trecho completo GIG-ROC.
    Aceitamos, à contragosto, a cobrança por não termos outra alternativa dado que tínhamos somente 1:30h para embarcar ou perder o voo às 07:45.
    Ao chegar, às 11:09 em Buenos Aires (EZE-Terminal A), minha filha se dirigiu ao check in da Delta no Terminal C e verificou que o mesmo só abriria às 17:00!! Ou seja, desinformação e falta de respeito em profusão!! Resultado, minha filha, com quatro malas que não poderiam ficar desassistidas, de castigo no saguão do aeroporto, sem poder ir para a sala VIP que tinha direito, que dirá ir ao banheiro ou comprar uma água.

    Tentei ajuda na Delta que, claro, disse que a culpa não era dela e só teriam agentes lá quando abrissem o check in às 17:00, que sentiam muito mas eles nada poderiam fazer.
    Tentei a GOL que também disse que não poderia fazer nada, não tinham agentes ou loja no aeroporto e a única solução era aguardar o check in da Delta abrir. Importante ressaltar que no site da GOL está escrito “ • Você não precisa retirar a sua bagagem do primeiro avião, apenas no destino final.“ (https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/voos-com-conexao-ou-escala)
    Além disso a GOL ainda disse que essa regra de “tempo de conexão acima de 6 horas tem que retirar as malas e despachar novamente” era da ANAC!! Ainda perguntei como as regras da ANAC valeriam no aeroporto de Ezeiza, na Argentina – outro país, seriam válidas. Aí o atendente me disse que então deveriam ser regras do aeroporto, “deveriam?”, sério?!
    Liguei para ANAC e praticamente a ligação foi perda de tempo, a atendente não sabe das regras/leis e me informou que eu tenho que me cadastrar no site https://consumidor.gov.br e abrir uma reclamação por escrito.

    Fiz uma pesquisa na internet com várias palavras relacionadas à obrigatoriedade de retirar as malas em caso de conexões acima de 6 horas e não encontrei absolutamente nada!

    Ou seja, o cliente está completamente desassistido. A vantagem de pagar mais pela classe executiva e poder esperar o tempo para conexão nos lounges VIP não valem nada pois na maioria dos aeroportos, em especial Ezeiza, essas salas ficam em frente aos portões de embarque e após a Policia Federal, ou seja, depois de despachar as bagagens.
    Não sei de quem é a responsabilidade quanto ao bilhete, de acordo com o Smiles é da Delta, mas a GOL cobrou a tarifa com os parâmetros dela quanto a bagagem extra no trecho GIG-EZE. Ninguém se entende e não é culpa deles, então só pode ser nossa.
    Mesmo assim estou abrindo a reclamação na ANAC, relatando a propaganda enganosa da GOL em seu site e vou tomar as medidas cabíveis para que eles, Smiles, GOL e Delta sejam obrigados a informar sobre essas regras quanto ao tempo de conexão. Se isso tivesse acontecido não teríamos comprado essa passagem. Como diz o ditado “O que é combinado não é caro”.

    Desculpe o textão, mas mesmo não podendo me ajudar, você poderá ajudar outros passageiros a não entrarem na mesma furada!

    Obrigada por ler e parabéns pelo seu trabalho,
    Ana Veiga

  • Vantuil:

    Bom dia Fabio, estou buscando a tabela de regioes e seus paises do Victoria Tap, vc ja comentou algumas vezes que foi retirada do site, por um acaso vc nao ha tem….. gracias vantuil

  • EDUARDO LANGER:

    Fabio, boa tarde! Aquela série “Melhores programas para utilizar suas milhas/pontos para ir . . . em classe executiva e primeira classe” terminou? Ou tem chance de sair uma voltada para a Asia/Oceania? Obrigado!

    • Daniel:

      Lembrou bem, adoraria uma publicação sobre emissões para Asia/Oceania.

  • Mirian:

    Olá,Fabio, parabéns pelo site e sempre nos manter informados.

    As milhas em dobro a tap victoria, verifiquei e foram creditadas, portanto, achei estranho pois os 6.300 pontos que a livelo creditou + 126.000 pontos que comprei, eles dobraram somente os pontos que comprei, então fiquei com 252.000 + 6300 = 258.300. Está certo? Os 6.300 (Promotion (Birthday Promotion in Brazil for LIVELO) tbem foram transferidos no dia 12/06, por que não dobraram, vc saberia me explicar?
    Aguardo um retorno

  • Danillo Gomes:

    Olá Fábio, obrigado pelo site!
    Acaba de ser creditada as primeiras milhas do meu cartao Aadvantage Black do santander. Porém fui informado no momento da adesao que as milhas nao expiravam. entrei no site da american airlines e me deparo com a seguinte informaçao:

    Resumo do saldo
    Data da última atividade: 12/06/2017
    Milhas prêmio necessárias (expiram em 12/12/2018) 546

    lá diz que minhas milhas expiram sim. e em apenas 18 meses.
    Vou ligar pra lá pra saber informaçoes. estou chateado. gostaria apenas que voce soubesse. Sei que nao é problema seu mas apenas para ficar ciente e avisar outros leitores seus deste meu problema.
    Se for assim creio que irei cancelar o cartao. nao tem vantagem visto que a anuidade é alta.
    Grato

    Danillo Gabriel

  • Elita Sarzedas:

    Oi, Fabio, tudo bom? Acompanho muito seu blog e fico impressionada com seu conhecimento sobre as aeronaves, companhias, rotas e tudo mais. Fora o bom humor delicioso (ok, as vezes garoto-enxaqueca, mas quem nunca?) e inteligente que você destila. Quer ser meu amigo? Enquanto isso, me dá uma dica: Clube Multiplus – yay or nay? Minha meta é usar os pontos para ter hotel por, pelo menos, 30 dias por ano na europa. Me julgue por usar pontos para hotel e não para passagem, mas sempre acho umas executivas com umas tarifas legais e pago hotel com pontos acumulados do Amex Platinum – mas esse ano estou com dificuldade de fechar esses 30 dias – continuo gastando tanto ou mais no Amex, mas a conta ficou desfavorável. Me ajuda nessa missão de saber se vale o Clube Multiplus, please? Beijo e obrigada.

    • A conta é bem simples – o preço que você vai investir no Clube Multiplus vai ser mais barato do que se você pagasse a estadia?
      Se sim, vale a pena!

  • raquel maria da silva salinas:

    Boa noite,
    Troquei pontos por vôo e inclui 2 bagagens de 23 kilos,
    1 para mim e uma para meu esposo.
    .
    percebi que duas malas é muito para nós, tem como cancelar 1 bagagem e receber o reembolso de 1 bagagem? fiz no cartão de crédito.
    Agradeço a atenção

  • Edney Tuão:

    Quem é você Fábio Vilela?
    Por favor, não se ofenda com a minha pergunta. ☺️
    Deixe-me explicar… 😌
    Comecei a seguir voce no instagram há poucos dias e fiquei encantado com os seus posts…😍 Mas no seu perfil não tem muita informação sobre você…😢
    Por isso estou tão curioso para saber sobre sua profissão e como chegou até ela… se puder matar minha curiosidade…
    Ficarei feliz e realizado!
    😘😘

  • Maiara:

    Boa tarde, qual o horário de funcionamento da sala vip Latam no aeroporto de Santiago (SCL) ? Meu voo chega em SCL dia 27/12/17 às 22:55h e meu voo só sai no outro dia 28/12/2017 às 09:10 da manhã. Posso permanecer todo esse tempo na área vip ou ela fecha em determinado momento? Obrigada.

  • Cristnao:

    Boa noite.

    Gostaria de saber o que fazer quando minha bagagem é extraviada.
    Tem 5 dias que a Latam não me dá nenhuma posição sobre o incidente e queria saber se o valor para voô doméstico de indenização é de 2500 reais for inferior ao conteúdo da bagagem o que devo fazer?
    Agradeço desde já pela atenção!

  • luciano:

    Eu já vi algumas vezes aqui como se encontrar a primeira classe por pontos da Lufthansa. Só que agora que quero ir não consigo achar o post. Poderia me ajudar?

  • Angelica:

    Eu vou dos EUA para o Brasil. Tenho duas malas grandes, uma mala pequena de mao e uma guitarra.
    Como saber o quanto pagarei de bagagens?

  • Mariene Vasconcelos Wasa Rodig:

    Senhores,

    Tenho 65 anos, estou tentando comprar uma passagem para meu filho de Recife para Toronto, por 15 dias de estadia, mas os preços são uma loucura, muita escala, mudanças de aeroporto, muito tempo de espera, as vezes penso que ainda estamos no meio do século passado.
    Muita publicidade e pouco beneficio para o passageiro (cliente). Decepcionante!!! Muita promoção sem a continuidade, ou seja , sem mostrar como se inscrever. Façam fácil. Melhore os preços, e as escalas.

  • Fernanda Stefani:

    Oi Fabio,

    Recentemente vi um post a respeito de um website que traduziu para o portugues, onde dá para verificar quantas milhas se ganha em todas as cias aéreas parceiras a partir de uma tarifa em determinada companhia. Dá pra informar de novo pois não estou achando o post?

  • Isabela Montanaro:

    Olá, boa noite!
    Adoro seu blog, Parabéns!
    Eu gostaria de tirar uma dúvida!
    Você sabe se existe alguma cia aerea que permita viajar com pet na cabine executiva nos voos de sp para Miami ou Fort Lauderdale? Todas que pesquisei até agora permitem apenas na classe econômica.
    Obrigada pela atenção!

  • Gilberto Guimarães:

    Fábio, bom dia.
    Críticas e perguntas:
    Acabei de chegar de MCO com a Latam, voo JJ8087.
    Que vergonha a sala Vip que a Latam nos colocou em MCO. Fraquíssima. E a executiva do 767? Continua apertada e velha, precisando urgente de um retrofit. E a comida, parece mesmo comida de avião: Bem fraca. Pena, pois quando comprei esta passagem dizia que voaria no A 350.
    Mas o pior de tudo foi fazer o translado de GRU CGH. Marcado no relógio, 2:30hs.
    Te pergunto: Pq será que a Latam não põe um voo direto UDI GRU? Simples, vou parar de colocar meus pontos no Multiplus, pois perde-se muito tempo neste translado em SAO.
    Continue nos ajudando e um grande abraço.
    Gilberto Guimarães

    • Leny:

      Tenho o mesmo problema em relação à voos internacionais, na questão aeroportos. Talvez até pior: cancelaram TODOS os voos de JOI/GRU!!!! Sendo q Joinville é a maior cidade de SC e polo industrial.

  • celso costa:

    olá.
    tive 49000 milhas expiradas no programa tam/multiplus. nunca recebi nenhuma informação a respeito por nenhuma destas cias. você acha que posso recuperar isso por alguma meio jurídico?

  • Moacir:

    Prezados, tenho duas perguntas.

    Vou viajar para o Canadá. Tenho visto canadense.
    Como não tenho o visto americano, vou ir por Georgetown, fazer uma escala em Port of Spain e iuma conexão em Barbados, na ida. Pergunto: tem algum problema a imigração em Barbados? pois ouvi falar que eles criam problemas, com pessoas em trânsito.

    Outra opção é pegar pela Caribbean Airlines direto de Georgetown para Toronto, fazendo somente uma escala em Port of Spain. Porém, eu compraria vôos desmembrados. Neste caso, uma agente de viagens disse que eu comprando direto pela Caribbean, a empresa poderia, sem qualquer prévio aviso, mudar meu vôo, me mandando para uma conexão nos EEUU. Caso não fosse, a imigração do Canadá poderia questionar minhas passagens de ida e volta separados.
    Pergunto: As empresas aéreas podem me colocar em vôos diferentes do que eu comprei, me mandando para uma conexão nos EEUU, mesmo eu tendo comprado um bilhete que não previa isso? E a imigração pode me barrar por eu ter comprado os bilhetes de ida e volta separados?

  • Gabriela:

    Olá, boa tarde.

    Gostaria de saber se tenho direito ao reembolso integral da compra de uma passagem internacional pela Avianca por arrependimento de compra, e por estar dentro dos sete dias conforme art. 49.

    Aguardo um retorno com uma certa urgÊncia.

    Obrigada.

  • Marcelo Luis Vieira:

    Olá Fábio, sou um seguidor assíduo das suas postagens e gostaria de uma ajuda sua. Sou cliente Diamente da Smiles, e fiz uma compra de passagens com milhas na Smiles, da Delta Airlines, onde tinha um cupom de desconto de 30%. Realizei a compra no site, recebi email da Smiles confirmando o desconto dos 30% e abatendo do total das milhas, porém no meu extrato o valor descontado foi o total, sem o desconto. Aguardei alguns dias pra ver se era algum erro, e nada, entrei em contato com a Smiles e enviei os comprovantes de email que recebi da Smiles, onde comprova a transação bem sucedida com o desconto em milhas, porém depois de alguns dias recebi um email da Smiles, informando que:

    “Prezado Senhor Marcelo,
    Em atenção a sua manifestação, informamos que compreendemos o seu relato, porém, esclarecemos que a conforme a regra para emissões com o voucher promocional, para utilizar o voucher de desconto em emissão de bilhete, o voucher tem que ser selecionado no momento do pagamento para gerar o localizador.
    O voucher será apresentado na tela de pagamento.”

    Neste caso Fabio, onde tenho todos documentos (email , print) que comprovam que foi feito o desconto, que foi abatido os pontos ( são 144.000 pontos de desconto) , qual seria a sua sugestão que poderia estar fazendo?
    Fico no seu aguardo, pois em últimos casos, terei que procurar a esfera judicial para rever meus pontos!

    Obrigado pela atenção!

    • Smiles sendo Smiles – difícil viu!
      Já que você tem todos os prints porque não posta lá no ReclameAqui?
      Eles costumam ser mais ágeis por lá e resolver os problemas.

  • Jose:

    Oi, Fábio!

    Dúvida rápida e direta: com a troca da aeronave da British que fará GRU-LHR, qual executiva vc recomendaria o A330 Iberia entre GRU-MAD ou o próprio GRU-LHR da British. O destino não importa nesse caso, gostaria, por favor, de saber qual executiva você entende ser melhor para esses trechos.

    Agradeço a gentileza se puder responder essa questão!

    • Nunca viajei na executiva da British em voos longos, então não posso te dizer.
      Só conheço a Iberia.

      • Jose:

        Entendi! Muito obrigado pelo retorno!

  • Fabio:

    Fabio, bom dia!
    Você saberia me dizer se o cartão diamante do Smiles dá direto a Sala Vip da Delta em Atlanta ou Miami?
    Voo com a Delta, mas dessa vez em econômica e gostaria de saber se tenho algum benefício. Sky Priority já vi que tenho, mas não sei algo além disso.
    Aparece na reserva que sou Diamond Medallion / Elite Plus.
    Abraço

    Fabio

    • Sim, pode usar tanto em Miami quanto em Atlanta, desde que tenha conexão internacional no mesmo dia.

  • Valentina:

    Oi Fabio,

    Sigo o seu trabalho ha um tempo e adoro o seu estilo… preciso, e claro… elogiando e criticando com muita elegancia…
    Eu mesma escrevo um blog… nao no seu segmento…. escrevo muito sobre lifestyle… hoteis, restaurante, moda e etc… e sei o quanto eh dificil adotar o tom certo…
    Se um dia tiver interesse, passe no Valentina Bling Bling… eu adoraria saber a sua opiniao.
    Um abraco e Parabens

    Valentina

  • Humberto:

    Bom dia Fábio,

    Sabe informar se a Lufthansa está com algum tipo de bloqueio para o resgate da classe executiva também? Digo isso, porque estava verificando o trecho GRU-FRA e não achei nenhuma passagem disponível até o final de agosto, aí parei de procurar. As únicas opções existentes ou tem escala no Panamá (Copa) ou nos EUA (United) para aí sim ir para Frankfurt de Lufthansa no 747.

    Obrigado e grande abraço.

    • Não está com bloquei não, mas o fato da cia não operar mais o GRU-MUC sobrecarregou o GRU-FRA que raramente agora tem disponibilidade pois o voo vive cheio.

      • Humberto:

        Obrigado pelo pronto esclarecimento. Sabe dizer se os vôos Lufthansa saindo do Galeão também estão com essa alta ocupação?

        Obrigado

        • Galeão é mais fácil de achar sim.

          • Humberto:

            Obrigado mais uma vez. Vou tentar emitir por lá mesmo.

            Abraços

  • GLAUCIO DE SOUZA BONFIM:

    bom dia
    você tem alguma informação se a alitalia ira disponibilizar a ececutiva no smiles novamente?

    • Não tenho não.

      • Fernando:

        Fabio, boa tarde. Estou vendo o Smiles disponibilizar executiva no Smiles novamente. (ex – 23 e 24/11 – FCO-BOS – 60.000pts) ! Um outro leitor falou a pouco tempo sobre FCO-MEX tb.

        Sabe se voltaram a emitir para SP tb ? Não encontrei nenhuma data !

        Obrigado !

  • Bruno:

    Bom Dia Fábio tudo bom??

    Tenho uma dúvida, gostaria de entra no programa de milhas áreas…
    Quais seriam os melhores programas, você acha que eu devo entrar em vários?

    Grato
    Bruno

    • Bruno,
      Impossível responder esta pergunta, afinal cada pessoa tem um estilo de viagens.
      Clique na aba programas de fidelidade aqui em cima para você ler o conteúdo que já tem disponível para você começar a aproveitar as ofertas.

  • Rafael:

    Olá Fabio, bom dia.
    Gostaria de comprar uma Business da Lufthansa para voar entre Asia e Europa em Março/2018,
    pelas suas experiencias passadas qual época deve aparecer disponibilidade pela Multiplus?

    Desde já, agradeço.

  • Guilherme Di Giacomo:

    Fabio, tudo bem?
    Estou tentando buscar no site mas nao to encontrando essa informacao.
    Moro em Londres e meu sonho eh voar na First do A380 da Etihad. Queria saber qual o melhor programa de fidelidade e/ou o que mais tende a lancar promocoes de compras de milhas que permitam emitir passagens nessa cabine.
    Tem algum tutorial seu falando isso?

    Obrigado!

    • American Airlines, conforme expliquei ontem no post do cartão de crédito AA.

  • Joao Henrique:

    Fabio blz, vi um comentário abaixo sobre o Priority Pass de um usuário daqui do passageiro de primeira falando que os convidados de uma pessoa que tem o priority pass pagam 27 dólares e vc disse que nao inclusive na ultima publicação, olhei no site deles e realmente la falam que os convidados pagam 27 dólares, recebi o meu do Unlimited agora e recebi meu priority, posso levar algum convidado free ou so se pedir um cartao para cada um?
    Taxa de visita para associados
    SEM CUSTO
    Taxa de visita para convidados
    US$27

    • Convidado não paga nada.

      • Alexandre Vaccarezza:

        Fábio vou chegar no aeroporto e chamar a primeira doida que vir pela frente e entrar comigo no na sala vip pelo PP se cobrar será só 27 dólares ai vou tirar essa duvida, confio mais na sua palavra do que no site, abs

  • Edneia:

    Olá

    Após a promoção 1 ano livelo 100% de bônus o site da voeazul subiu o trecho em milhas da executiva. Acredita que até outubro deve baixar? Compensa esperar? Tem algum dia da semana ou horário que eles variam a tarifa. Isso porque consegui comprar a minha nessa tarifa mas do meu esposo não porque subiram a quantidade de pontos.

  • Fernando Hollanda:

    Fábio boa tarde. O que eu temia aconteceu. Algum tempo atrás eu questionei vc, a respeito do overbooking praticado pela TAP, no que diz respeito a passagens emitidas por pontos na classe executiva. Ia viajar em maio passado e tinha receio de ser preterido. Não deu outra. No retorno (10/06), ao abrir o chek-in, tentei realizar e qual não foi a minha surpresa na hora de marcar o assento: Favor dirigir-se ao portão de embarque. Quando cheguei no portão, pediram que eu me dirigisse à sala vip que lá eles tratariam do meu caso. Fui atendido pela funcionária ANA que justificou: como a minha passagem era a mais barata daquela classe no avião e eles tinham que embarcar um passageiro, simplesmente venderam o meu lugar a ele e para mim, restava vir de econômica ou escolher na executiva: Lisboa/Rio/SP ou no dia seguinte Lisboa/SP. Optei pelo retorno via Rio. Agora estou aguardando o resultado da reclamação que abri na TAP, para ver qual a compensação que terei. Aliás, vc conhece esse site: app.airhelp.com/
    Dizem que conseguem indenizações por atraso, overbooking, cobrando uma taxa.

    • Henrique:

      Que absurdo!!!!! Estraga a viagem de qualquer um! Pelo menos foi na volta… Se fosse na ida, eu iria ficar com raiva a viagem inteira. Boa sorte, Fernando.

    • Depois nos poste o desenrolar da história.

  • Luiz Fernando:

    Boa Tarde,
    Vivi no Mexico por 2 anos e efetuava muitos vôos pela Aeromexico que pertence a Skyteam. Agora estou de volta ao Brasil, porém tenho ido ao México com frequência a trabalho.
    Tenho muitas dificuldades para efetuar alguma emissão por milhas pela Aeromexico principalmente para empresas parceiras da Skyteam(Delta, alitalia e etc), o site do club premier é péssimo e é impossível encontrar alguma disponibilidade que não seja para a Cidade do México ou da Cidade do México para algum destino da própria Aeromexico. Tentei entrar pelo site da Delta e ver se conseguia algo, porém só pelo programa da Delta. Tenho programado duas viagens para Italia esse ano e tão pouco consegui disponibilidade para emissão saindo de SP para Roma pela Alitalia. A saída que encontrei é vender a milhas para amigos brasileiros que queiram vir para o Brasil e assim ficar ao menos com o dinheiro. Teria alguma idéia? sei da dificuldade porque nenhuma empresa brasileira pertence a Skyteam.
    Obrigado e parabéns pelas dicas do site!

  • luiz martins:

    melhor epoca para bilhetes Sao paulo/ NY em classe executiva ?
    att
    luiz

  • Gustavo Klein:

    Como saber se o voo 0080 da TAP (GRU/OPO) já está renovada? Se ainda não está, quais as chances de já estarem em outubro? Obrigado!

  • Daniel:

    Bom dia,
    Alguém sabe informar quando todas as aeronaves da TAP que fazem a rota Brasil estarão retrofitadas?

  • Marina:

    Boa noite Fábio;
    Desde ontem tento emitir uma passagem FLN – LAX para maio de 2018 via Smiles pela Delta e não consigo, o site mostra disponibilidade e na hora de emitir a passagem diz que não possuem mais assentos disponíveis, mas a disponibilidade no site continua…Alguém está conseguindo emitir??

  • Geraldo:

    Como faço para assinar o Clube Livelo?

  • Fabio:

    Fabio, boa tarde! Tudo bem?
    Uma dúvida referente a esta promoção de transferencia da Livelo.
    Sou cliente diamante no Smiles.
    Tenho um acúmulo razoável no Smiles e um grande acúmulo no Livelo.
    Gostaria de saber se no meu caso também vale a pena essa transferência para TAP ou se sigo com o Smiles. Afinal 100% de bonus não é de se jogar fora.
    Agradeço como sempre!
    Um abraço grande.
    Fabio

    • Fabio:

      Será que alguém tem alguma idéia sobre essa minha dúvida? Estou muito em duvida do que fazer!!!

    • Não mandaria pra Smiles de forma alguma.

  • Fabricio:

    Fábio bom dia
    Acabei de ver que a GOL lançou a Conta família, onde juntam as milhas de até 6 pessoas
    Será que vale a pena?
    Por um lado, otimiza o uso das milhas, e você consegue usar essas milhas para o grupo todo de uma vez só, ao invés de ficar pegando passagem por passagem nas contas, correndo o risco de perder a alocação dos assentos vizinhos um aos outros. Além disso, consegue gastar as milhas antes da expiração, mesmo se o saldo for pequeno de uma conta, pois junta na outra.
    Por outro lado, acho que acaba perdendo as oportunidades de ganhos nas promoções do tipo transfira suas milhas para um amigo e ganhe em dobro. Acho que eles não vão deixar isso acontecer, né? hehehehe

    E então, o que acha?

    • Pra mim o Smiles já morreu como programa para emitir executiva e primeira classe – portanto no meu caso, não vale a pena.

      • Fabricio:

        E será que vale para classe econômica?

  • IGOR VERISSIMO:

    Bom dia Fabio,
    Primeiramente queria parabenizar pelo seu site e rede sociais, pois você sempre posta informações muito interessantes. Apesar de eu não ser a pessoa que tem condições de comprar passagens de executiva e primeira classe, sempre acompanho para ficar por dentro do que vale ou não a pena no dia em que a oportunidade surgir para mim.
    Gosto muito de aviões, outro motivo que sigo você, pois sempre fico antenado nas noticias mais recentes.
    No caso, surgiu com a promoção da livelo de bônus de 100% na transferência de pontos, e transferi 200.000 pontos para o TAP Victoria, portanto terei 400.000 pontos no programa, e pretendo utilizar na minha viagem de lua de mel ano que vem para a Europa.
    Sei, pelos posts que você já fez, que a executiva atual da TAP, não compensa, pois é velha, apesar de estarem refazendo as cabines, mas não tenho a certeza se até Abril do ano que vem todos os voo terão essa cabine nova.
    Portanto, gostaria de saber sua opinião como melhor utilizar essas milhas para ir para Paris. Vi que a primeira classe da Lufthansa sai por 180.000 ida e volta (mas saindo de GRU ou GIG, salvo engano), quanto seria de Executiva? Outra informação é que sou de Fortaleza, então não sei quanto aumentaria por causa do trecho interno (for-gru ou gig).
    Por fim, minhas dúvidas seriam:
    – Compensa viajar por 100.000 pontos para voar de executiva da TAP? Ou seria melhor emitir uma executiva da Lufthansa e de quebra, viajar no 747 (que seria muito legal)? Reforço que uma escala em GRU ou GIG para obter um serviço melhor não seria empecilho, pelo menos para mim heheheh.
    – Emitindo executiva por pontos, dá direito a sala vip tanto em GRU ou GIG, quanto em FRA (no caso de conexão, caso viaje de Lufthansa)? (trecho seria FOR->GRUouGIG->CDGouORY)
    – No caso da primeira classe da Lufthansa emitido por milhas, dá os mesmos direitos de aluguel de Porsche? as mesmas regalias de ser levado ao avião em um veiculo particular, utilizar o terminal exclusivo da 1 classe?
    – Com relação a stopover, eu utilizando os pontos Victoria para comprar Lufthansa, tem como fazer stopover em Frankfurt?
    – Penso também em ver pela Swiss, você tem noção de quanto seria milhas por ela, em executiva? pode-se fazer também o stopover?
    – Resumindo o que já está bem longo, rsss: qual companhia entrega melhor experiência (em executiva e talvez primeira classe, salas vip, stopover, quantidade de milhas utilizada) para utilizar esses pontos Victoria.
    – Não sou um viajante frequente, então utilizar os 400.000 pontos (pra 2 pessoas) poderia sim, ser uma opção. Gostaria de entregar para minha noiva (e para mim também, já que nunca viajei de executiva ou primeira) uma experiência bem marcante.
    Desculpe o texto longo, e obrigado antecipadamente caso possa responder minhas dúvidas.
    Igor X. Verissimo

  • Priscila:

    Gostaria de entender quando vocês falam que tenho que ser de um clube, eu já tenho o Tudo Azul e o TAP Victoria. Para participar e ter os benefícios descritos neste informativo tenho que me cadastrar em
    Outro clube?

  • Thiago:

    Bom dia! Continuo vendo problemas na montagem de trechos internos do Smiles, agora também com EUA. Emirates para Asia, Delta para EUA. Se eu procurar GRU/EUA/GRU várias cidades tem dezenas de opções. Se colocar a partir de FOR, onde estou, não dá opções, ou seja, não monta a conexão. Tentei em 30 dias diferentes. Alguém passando por problema semelhante?

  • Carolina:

    Fábio, boa noite. Comprei uma passagem pela delta executiva destino final dallas, na data que eu queria só tinha pra lá na promo. Daria para cancelar só os trechos Atlanta-dallas e dallas-Atlanta? Ou só cancela se for tudo?

  • GABRIEL WOBETO:

    Fábio, em primeiro lugar parabéns pelo site. Fantástico!
    Gostaria de uma ajuda. Vou para miami partir do Galeão na executiva da Delta. Chego em atlanta bem cedo e meu vôo para Miami é à noite. Eu consigo usar o Delta club para tomar um banho e depois aproveitar o dia em Atlanta?
    Outra coisa, ainda é preciso pegar as malas despachadas, passar pelo RX e despachar novamente?

  • José Roberto Peres:

    A sala Vip do Bradesco fica na área Internacional? Se não, tem uma opção para quem tem o cartão AMEX PLATINUN na área internacional?
    Obrigado

  • Henrique:

    Fabio, tenho a chance de voltar de Hong kong para o Brasil na First da Emirates ou First da Lufthansa. Com Emirates, pego a380 nos dois trechos e com Lufthansa, a380 e 747. Qual voce escolheria? Nunca voei first em nenhuma delas. Já li e reli todos os seus relatos, mas ainda não me decidi. hehehe Se voce fosse, o que faria? Obrigado!

  • Marina:

    Boa tarde Fábio;
    Estou tentando emitir MCO p FLN em janeiro e como meus pontos estão na Multiplus estou horrorizada com o superfaturamento das passagens…216.000 e 229.500 em executiva… 100.000 em econômica…alguém pode me explicar isso?? Ligo no call center e me dizem q não tem disponibilidade com a AAirlines… Tudo bem q é alta temporada, mas esses valores são ultrajantes!!

    • Silva:

      Em agradecimento ao Fabio pelo tanto que aprendo aqui, fiz uma pesquisa rapida para voce simulando GRU, GIG e BSB e encontrei MIA-REC-GIG dia 17/jan por 95k. Vi varios dias bem caros mesmo saindo de MIA e MCO, talvez este trecho nem seja adequado para voce, mas ao menos é mais barato e chega “proximo” a FLN.

    • Henrique:

      Marina, concordo com você!! Estes valores estão ridículos! Com 200k multiplus voce emite um First da Lufthansa pra Europa! Estou tentando uma passagem de NY pra São Paulo para a última semana de Julho e só encontro por 189 e 229 mil! E pensar que estes trechos você achava fácil por 65k. Sobre American Airlines, nunca achei disponibilidade para emitir pela LATAM. Boa sorte!!

      • Marina:

        Sim Henrique, já simulei uma first com a Lufthansa com quinze dias de antecedência e achei por 200 mil pontos, e agora a Latam com esses preços exorbitantes….
        Já consegui emitir AA, mas com muito custo e insistência, todos os dias…Espero q consiga emitir sua passagem, boa sorte!

  • Sergio Henrique Borges:

    Boa tarde. Sou titular do cartão de crédito BB Smilles Platinum, juntamente com a minha esposa. Irei viajar em dezembro para Argentina cuja escala será em GRU. Já utilizamos a sala Vip em outra viajem e achamos sensacional e de excelente bom gosto. O que gostaria de saber, é que nessa próxima viajem a minha sogra de 74 anos irá nos acompanhar, portanto, ela poderá ingressar na sala conosco como convidada? Não havendo essa possibilidade, existe outra maneira dela nos acompanhar?

    Att. Sérgio

  • pedro:

    Fabio, quando você voou de first de Doha para Sydney com a Qatar, vc emitiu pela LATAM? Nao consigo de jeito nenhum emitir esse trecho com eles, eles dizem que nao cosneguem tarifar. SUper obg.

  • Rafael Ferreira:

    Fabio, li numa matéria sua que certa vez recebeu um voucher EMD da Avianca Internacional como compensação. Qual o melhor jeito de gasta-lo (ou menos estressante)? Como fez com o seu?

    Obrigado

  • Sérgio Antonio do Nascimento:

    Somos clientes PRIME e temos os cartões Visa Platinum. Gostaríamos de saber se podemos utilizar as salas VIP dos grandes aeroportos. Se s