Em qual programa de fidelidade concentrar suas milhas e pontos?

Pessoal, depois das mudanças anunciadas pela TAM, GOL e Azul, recebi muitos emails com dúvidas de leitores perguntando onde concentrar seus pontos e milhas.

Bom, vou aqui explicar o que eu estou fazendo, e que acho que é uma das melhores opções. Quem tiver outras sugestões, serão bem vindas.

Pontos de vôos da TAM

Estou concentrando todos eles no programa Dividend Miles da US Airways, pois estou contando com a fusão com o AAdvantage que deve acontecer ainda este ano, portanto milhas Star Alliance se transformarão em milhas da oneworld. Como considero o AAdvantage um dos melhores programas do mundo (pra não dizer o melhor), acredito que esta seja a melhor opção, já que o meu intuito é ter ele como o meu principal programa, pois tendo status no AAdvantage, a partir do ano que vem, valerá também para a TAM, que entra na oneworld ano que vem.

Após a saída da TAM e US Airways, o melhor jeito para continuar ter status na aliança Star Alliance é pontuando no Miles&Bonus da cia grega Aegean Airlines, que requer apenas 20,000 milhas status para ser promovido a categoria Star Alliance Gold.

Milhas de vôos da GOL

Ainda acho mais vantagem pontuar as milhas de vôos da GOL no proprio Smiles, pois além de subir de categoria rápido, você tem a opção pelo programa de resgatar passagens de ida OU volta, por uma quantidade de milhas menor que a dos seus parceiros aéreos. Vale lembrar. que se você resolver acumular as milhas GOL no SkyTeam da Delta, o programa não permite resgate one-way, ou seja, sempre ida e volta.

Tem um jeito de poder usar as milhas provenientes de trechos voados da GOL em voos da AA, clique aqui para saber.

Pontos/Créditos da Azul

Por enquanto a Azul não tem nenhum parceiro aéreo, então o jeito é acumular no proprio programa TudoAzul.

Cartões de Crédito

Em relação aos cartões de crédito com excessão dos cartões Citi, Credicard e Diners, nenhum outro transfere pontos/milhas para o AAdvantage.

Eu uso o The Platinum Card da American Express como meu cartão principal por 3 motivos:

  • Pontos nunca expiram (o mais importante)
  • Conversão 2,2 por U$ gasto
  • Mais de 10 parceiros aéreos (TAP, TAM, TACA, Avianca, GOL, Singapore, Iberia, Air France, KLM, Delta, British Airways, Alitalia)

Um jeito de fazer uma possível emissão em vôos da American seria, usar a parceria entre o The Platinum Card da American Express e transferir para o Executive Club – da British Airways e emitir voos da AA. O programa da British é baseado em distância e conexão, ou seja, quanto mais conexões e mais longe for seu destino, mais AVIOS você irá gastar. Agora se você for pegar vôos diretos, a quantidade é igual ao do AAdvantage, por exemplo: Brasil para Dallas, Miami ou Nova York é 50.000 AVIOS por trecho em classe executiva, e em primeira classe é 75.000.

Já para a Europa, o programa da BA cobra 60.000 AVIOS em classe executiva em voos diretos para Londres, e 90.000 AVIOS em Primeira Classe.

Pague-contas

Desde que o Itaú aboliu o pague-contas fiquei orfão desta modalidade. Há algum tempo ensaiei pegar um cartão Smiles do BB, mas vi que precisava ter conta no BB, e acabei desistindo. Em outubro do ano passado cancelei meu Santander quando o limite do boleto passou a ser de R$3.000. Então não estou usando o pague-contas.

Se alguém tiver alguma sugestão e ou comentários, será bem vinda. Quanto mais gente participar, melhor conhecimento teremos!

Bom pessoal, acho que é isso, tentei resumir bem todo o assunto.