Em uma situação de evacuação de emergência da aeronave – Deixar para trás ou não os objetos pessoais?

Notícias 24

Por Fábio Vilela

Bom, como muitos de vocês sabem ontem um avião da British Airways pegou fogo no momento que se preparava para decolar no aeroporto de Las Vegas.

Das milhares de fotos que vi as que mais me impressionaram foram as que registraram os passageiros escorregando nos slides – enquanto o avião ainda estava em chamas – com seus pertences como malas mochilas, etc.

_85444288_jordan-masters-604242

Aparentemente todos estão calmos e sem desespero – ao que tudo indica estava tudo sob controle. Então não posso opinar se eles estavam autorizados a levarem seus pertences pela tripulação ou não.

Mas pessoal, é sabido que em uma emergência – ainda mais deste tipo – você deve deixar tudo pra trás e evacuar o avião o mais rápido possível por medidas de segurança, pois além das malas atrapalharem elas atrasam o fluxo de saída dos outros passageiros.

Aí fica minha pergunta: Será que agiram certo? E vocês, o que fariam? Eu acho que eu levaria apenas o celular (pra fazer uma selfie, rs, brinks!) e passaporte. Mas na hora do pânico, nunca se sabe!

Publicidade
Publicidade

24 respostas para “Em uma situação de evacuação de emergência da aeronave – Deixar para trás ou não os objetos pessoais?”

  1. Fabio disse:

    Não vou ser hipócrita. Se precisasse, seria o último a desembarcar para não atrapalhar ninguém, mas levaria tudo que me pertence.

  2. Eduardo Assumpção disse:

    Sei que é difícil, mas o desespero mais atrapalha do que ajuda nessas horas. Não que precisem para para pegar coisas no bagageiro, mas a correria piora a situação.

  3. Keyllon disse:

    Como sempre Fábio vc muito coerente com suas opiniões. Acho que vc disse tudo, certo não deve ser mas dependendo da situação eu tbm pegaria. Não serei hipócrita.

  4. Douglas D. disse:

    Bom… Eu levo apenas uma maleta que contém meus MacBooks,ela não vai no compartimento de cima pois como vc sabe Fábio telinha de retina basta uma brincadeira e acaba estragando tudo,pra evitar deixo no meio das minhas pernas mas enfim,supondo que eu tivesse alguma coisa no compartimento de cima,e estivesse em solo norte americano,europeu eu não pegaria nada,tudo lá no exterior é mais prático,acredito que não teria problema do seguro pagar,não demoraria 100 anos de minha vida,então porque não evacuar a aeronave e deixa tudo pra trás?! Agora e aqui no Brasil ? Aqui no Brasil jamais,mesmo que o fogo tivesse na poltrona da frente eu tentaria o máximo em pegar minhas coisas,aqui se eles resarcirem vai ser um voucher de ATR-72 da Azul !! Nem a cor do dinheiro veremos.

  5. Denis disse:

    Fábio, há uns dois meses teve um avião da Delta que saiu da pista no pouso em LaGuardia. Um passageiro fez um vídeo do desembarque de emergência (de dentro do avião!!!!) e postou no Youtube. Vale procurar. Mesmo com os comissários gritando para todos saírem e não pegarem os pertences, não adianta nada.

  6. Henry disse:

    Eu não saio da aeronave enquanto não pegar meus santinhos da Dilma e Lulla…
    Pra aproveitar que tá pegando fogo e jogar eles lá….rsrsrsrsrs…

  7. Thiago Monteiro disse:

    O ideal é você ter seus documentos pessoais, carteira e outras coisas importantes no corpo em um local de fácil acesso, separados em uma pequena bag. Assim, no caso de evacuação você pode sair rapidamente.

    Acho muito dificil que a BA tenha liberado para os passageiros saírem com os pertences, simplesmente porque isso não é o procedimento, mas vai saber né??

    Outra coisa e que é sempre bom avisar, não é porque você viu ou passou por uma emergência de que todas elas são iguais. É sempre bom prestar atenção na equipe de bordo porque mudam de aeronave para aeronave os principais procedimentos para evacuação.

  8. Paulo Ed. disse:

    Cara, sinceramente achei uma insanidade saírem daquela forma como se nada estivesse acontecendo. Daqui a pouco alguém vai dizer que, é porque são ingleses e são educados. Educados querendo morrer, só pode.Não tem lógica. Carteira e documento sempre anda na junto comigo( dentro porta dólar). Saiu faísca meu amigo, pulo longe. Ainda bem que foi em solo, já pensou lá em cima. Só Jesus.

  9. Thiago Hyppolito disse:

    Eu assisti um documentário uma vez, que mostrava como as empresas testavam o procedimento de evacuação de cada aeronave. Para o testes, eles colocavam todos os voluntários em uma aeronave e faziam simulações. Uma das dificuldades, era de como engajar os voluntários, uma vez que não era possível reproduzir uma situação de vida ou morte nessas simulações, e portanto, os voluntários não agiam da mesma maneira que agiriam, se sua vida estivesse em risco.

    Como eles resolviam isso? Depois de muitos estudos, eles fizeram o seguinte:
    Quando todos estavam sentados, com as portas fechadas, pronto pra começar o teste (ninguém sabia o que eles iriam fazer), era anunciado: “atenção aos voluntários. O primeiro que sair da aeronave ganha um carro zero”. As pessoas ficavam desesperadas pra ser o primeiro a sair e conseguia-se então, chegar a uma situação aproximada de como era a reação num momento de vida ou morte. Conseguia-se ver pessoas pulando por cima das outras, como se estivessem lutando pela própria sobrevivência.

    Pra que eu disse isso tudo? Pra dizer que eu estou sentado na cadeira, no conforto do ar-condicionado, e não sei ao certo qual seria minha reação. Porém, é de se imaginar que as pessoas que pegaram suas coisas, podem ter feito por que não estavam desesperadas. A tripulação cuidou de tudo, e as pessoas nem se deram conta da gravidade do problema.

  10. Daniele Polis disse:

    Acho que a gente não tem noção até passar por determinada situação.
    Quando eu estava no Canadá estudando a minha casa pegou fogo. Eu na hora fui tranquila e subi até meu quarto, peguei meu passaporte, celular, carteira e câmera, que estavam todos juntos, uma blusa de frio e saí.
    Eu não esperava que fosse agir de maneira tão tranquila, achei que fosse estar desesperada.

  11. luiz b disse:

    Minha mulher fala que sou meio paranoico , he he, mas sempre viajo com calça com vários bolsos grandes da north face, aonde ficam os passaportes , celular, dinheiro , cartões e documentos , portanto no caso de pânico além de estar com o que é de fato importante, estarei com as duas mãos livres !

  12. Osvaldo disse:

    O procedimento é este. Sair o mais rápido possível sem se preocupar com as bagagens. Mas entre 100 ou mais passageiros, sempre haverá algum mala preocupado com sua mala. Basta ver o :Permaneçam sentados até a parada total da aeronave. …Alguns não obedecem, não tem jeito.
    Mas dá pra imaginar o caos nestas emergências.

  13. […] mais em: Em uma situação de evacuação de emergência da aeronave – Deixar para trás ou não os objetos…. Fonte: R7.com – Viagens e […]

  14. Daniel disse:

    As pessoas são completamente irresponsáveis! Um 777 no momento da decolagem carrega aprox. 130 mil litros de combustível, ou seja, se explode não sobra nada, vai voar inglês pra tudo que é lado! e ainda pensa em levar qualquer pertence? No mínimo sair o mais rápido possivel do local.

  15. Evelin disse:

    Minha bolsa com os documentos e dinheiro estão sempre no meu pé. Nunca utilizo os bagageiros para isto. Com certeza desembarcaria com a bolsa. Agora a mala de mão que fica no bagageiro ficaria para trás, sem nenhuma dúvida.

  16. Fernando disse:

    Sou Eng. de Segurança, e vale lembrar que a vida não tem preço, vale muito mais que alguns pertences dentro da mochila.

    Temos que parabenizar toda a tripulação, agiram rapidamente em uma situação de alto risco.

    Em caso de emergências em aeronaves, siga as orientações de abandono. A tripulação está apta para qualquer emergência.
    E aproveitando o gancho, em caso de emergência em edificações siga as orientações dos brigadistas, participe dos treinamentos de brigada e leve a sério o plano de abandono de edificações.
    Muitas pessoas brincam, pensam que nunca vão precisar utilizar. Os simulados de abandono existem para orientar e saber o que fazer em caso de emergência.

    Não existem situações e situações. A situação de emergência é unica, siga as orientações e abandone o lugar.

  17. PB disse:

    Incêndio em aeronave significa que existem uns 60-90 segundos para evacuação completa e segura; Após esse tempo a fumaça tóxica dificulta enormemente a saída de sobreviventes, mesmo sem chamas visíveis.

    Se o incêndio é junto aos tanques de combustível o limite possível tende a ser reduzido.

  18. MTorres disse:

    Ja deixo carteira no bolsão da frente. Concerteza levaria a carteira e o celular. Seria instintivo.

    Maaaaas, se a fila pra evacuar estivesse demorando, e eu estivesse em frente do bagageiro, ia tentar abrir e levar. Não é certo, mas me conheço kkk

  19. Pablo disse:

    Com todo respeito ao passageiro da frente, vou passar por cima dele se ficar me travando pq quer pegar mala, casaco, tênis, cachorro, papagaio…

    O avião ta pegando fogo, tendo q ser evacuado e o cara olhando a bagagem. Affff o seguro se vira depois, amigo. Vc arrisca a sua vida e a de quem está segurando. No pânico vou tentar ao máximo respeitar a fila, fila de quem quer sair, não de pegar bagagem.

Deixe uma resposta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis