Etihad vence prêmio pela Primeira Classe no B787

A Etihad Airways ganhou o cobiçado prêmio Crystal Cabin Award de 2016 na nova categoria “Conceitos de Cabine” por sua cabine de primeira classe no Boeing 787, com as novas First Suites da companhia aérea, exclusivas para sua frota Dreamliner. A cerimônia foi realizada na noite passada aqui Hamburgo como parte da anual Aircraft Interiors Expo.

B787 FIRST SUITE 2

Esta é a segunda vitória consecutiva para as novas cabines inovadoras da companhia aérea. Em 2015, ela recebeu o prestigiado prêmio por seus projetos e produtos de cabine no piso superior do Airbus A380.

O Crystal Cabin Award é o único prêmio que reconhece a excelência internacional em inovação interna de aeronaves. O júri internacional é composto por mais de 20 acadêmicos, engenheiros, representantes de fabricantes de aeronaves e companhias aéreas, bem como jornalistas especializados na área de design de interiores de aeronaves.

Peter Baumgartner, diretor Comercial da Etihad Airways, disse: “Mais uma vez a profunda inovação em torno da revolucionária cabine de Primeira Classe em nossa nova frota de Boeing 787 está sendo reconhecida pelos mais respeitados especialistas e profissionais da indústria, como ocorreu com o nosso A380 em 2015. Essa visão tem sido impulsionada por uma abordagem de criação conjunta com os consumidores e magnificamente colocada em prática pelos muitos funcionários da Etihad Airways envolvidos no projeto, juntamente com o Etihad Design Consortium”.

“Nós continuamos a desafiar as convenções da arquitetura de cabine moderna, deixando de seguir regras e adotando uma abordagem criativa para o design inteligente e a estética, o que continuará no futuro, enquanto nos preparamos para a chegada das nossas futuras frotas Boeing 777X e Airbus A350”.

O prêmio foi entregue em conjunto para a Etihad Airways e os membros do Etihad Design Consortium (EDC) – um grupo exclusivo de três importantes agências de marca e design, que juntaram suas habilidades para cumprir a visão da companhia de uma mudança revolucionária para a experiência moderna de voo.

O interior do B787 da Etihad Airways é tão ambicioso quanto o seu altamente aclamado A380, com a mesma inovação de ponta, evidente em todos os elementos do interior da cabine, das configurações exclusivas aos projetos revolucionários de assento, refletindo a próxima fase de maturidade da marca da companhia aérea e o crescimento instigante da moderna Abu Dhabi.

A primeira classe do B787 foi inteiramente projetada sob medida para a Etihad Airways, e o desafio para a companhia aérea e o EDC foi criar um produto que pudesse se igualar aos níveis ímpares de espaço, recursos e luxo oferecidos nos First Apartments do A380, mas que fossem reunidos de forma única em um produto que pudesse ser integrado a aeronaves menores, de ‘catálogo’ B787. Esta é a primeira vez que um projeto de suíte privativa de primeira classe foi desenvolvido para uma cabine B787.

Uma das principais diretivas para a equipe do EDC foi a criação de um ambiente projetado para complementar a aclamada filosofia de serviço e hospitalidade da companhia aérea, com espaços únicos que permitissem que o Chef de Bordo e a tripulação de cabine preparassem e oferecessem uma experiência de bordo inigualável com facilidade e eficiência. O trabalho também exigiu um design que integrasse plenamente os sistemas de entretenimento, iluminação, temperatura e conforto para oferecer aos passageiros de Primeira Classe da Etihad Airways uma suíte virtual de hotel boutique.

A cabine de Primeira Classe da Etihad Airways no B787 oferece aos passageiros um layout voltado para a popa da aeronave, com um corredor curvado original e um design inédito de cabine de avião, que permite maior espaço e privacidade e é esteticamente impressionante. Cada First Suite está equipado com um assento totalmente personalizável que se converte em uma cama de 204 centímetros totalmente plana com um sistema de amortecimento pneumático Lantal avançado. O assento é estofado em fino couro italiano da Poltrona Frau, uma marca exclusiva e  sinônimo de luxo presente nos interiores dos carros esportivos Ferrari e Maserati.

Cada suíte totalmente fechada tem portas de correr de 147 centímetros de altura para máxima privacidade, um minibar refrigerado individual, um armário pessoal e uma grande mesa dobrável individual com a opção de mesa dupla para refeições. Quatro das oito First Suites podem ser transformadas em espaços duplos compartilhados para os passageiros que viajam juntos.

Para desenvolver uma arquitetura de interiores de cabine premium para as First Suites, a EDC trabalhou em estreita colaboração com a Boeing para proporcionar cenários exclusivos de iluminação que complementam os revestimentos interiores e perfis de teto, bem como o estilo das suítes. O B787 apresenta janelas eletrocrômicas que são 65% maiores do que as janelas em outras aeronaves de sua categoria, oferecendo níveis elevados de luz natural. As janelas podem ser escurecidas com o uso de uma máscara óptica feita a partir de um gel eletrificado, que escurece quando a corrente é aumentada.

Os banheiros da Primeira Classe do B787 apresentam os mesmos elementos de design contemporâneo que são encontrados na frota A380 da companhia aérea.