First Wing Check-in e Primeira Classe da British Airways no B777 – Londres para Doha

Cias Aéreas Primeira Classe

Por Fábio Vilela

Chegando em Londres fizemos o mesmo esquema que em Nova York – pegamos um hotel perto de Heathrow, deixamos as malas, tomamos banho e fomos para a cidade almoçar. No final do dia retornarmos ao aeroporto para poder pegar nosso próximo vôo para Doha.

Falando em aeroporto, a British inaugurou recentemente o “First Wing”, uma ala dedicada aos passageiros que voam de First com a cia ou tem status Emerald na oneworld.

O local que é super elegante fica no T5 à sua direita, bem no final e é sinalizado com um grande aviso de “First” na lateral. Na entrada um colaborador checa sua elegibilidade e te garante o acesso. Consegui fazer umas fotos da parte de fora pois lá dentro não sabia se era permitido.

Ao entrar você tem diversos balcões e alguns sofás – bem intimista e personalizado.

Fomos atendidos coincidentemente por uma brasileira no check-in – super simpática por sinal. Despachamos nossa mala e logo prosseguirmos pelo controle de segurança exclusivo – tudo ainda dentro deste espaço reservado.

Após o raio-x você segue por um longo corredor que dá direto no Galleries First – o lounge da Primeira Classe da BA e para quem tem status Emerald na oneworld.

Para entender melhor todo o conceito do First Wing, assistam este vídeo da BA. É sonhar demais querer um serviço desses no Brasil? Rs.

Esta é a entrada do Galleries First.

OBS: Eu tô pagando de modelete aqui no site com estas fotos porque minha amiga que viajou comigo é fotógrafa, então aproveitei os cliques gratuitos, rs.

Como estávamos voando de First na BA, tivemos acesso ao Concorde Room (leia o review aqui) que é muito melhor e superior ao Galleries First.

Jantamos no Concorde Room onde o atendimento estava PÉSSIMO – funcionários sem paciência, servindo os pratos de qualquer jeito e sem um pingo de educação, aff!

Pouco antes do horário marcado para o embarque fomos para o portão – que infelizmente era na remota. Pegamos o primeiro ônibus e depois de uns 5 minutos dirigindo pelo terminal chegamos na aeronave.

Vôo British Airways BA 123 – 17/10/2017
Londres (LHR) ✈ Doha (DOH)
Assento: 1K – Primeira Classe
Partida: 22:10 / Chegada: 07:05+1 / Duração: 6h45m 
Aeronave: B777-200ER

Normalmente o  layout da First no B777 é 1-2-1 dividido em 4 fileiras. Mas sabe o que estou achando curioso agora ao olhar as fotos? No site da BA eles mostram uma First Class com apenas 3 fileiras centrais e 4 nas laterais (tanto no B773 quanto no B772), vejam:

Mas o meu avião tinha 4 fileiras centrais e 4 na lateral direita e 5 na lateral esquerda, ou seja, com uma densidade bem maior totalizando 17 assentos – será que era algum modelo diferente de cabine? Alguém aí sabe responder?

Além de nós, só tinha mais um passageiro, ou seja, a cabine foi praticamente vazia até Doha. Também se compararmos com a First Class que a Qatar oferece neste mesmo trecho, mas no A380 – dá para entender porque as pessoas não voam de BA.

Quem aí também ama viajar com a cabine vazia? Eu gosto muito – claro, além da privacidade – pelas fotos.

Não vou me prolongar muito nos detalhes dos assentos pois praticamente todos os aviões da BA com Primeira Classe possuem a mesma poltrona com alguns pequenos detalhes diferentes, portanto dispensa muita informação já que ontem mesmo fiz um post relatando sobre esta cabine.

Esta alta capacidade de uma primeira classe acaba por tirar um pouco a exclusividade – vocês concordam ou não?

Aliás, tenho que mencionar sobre a tripulação – nota 10! Dez mesmo! Foram SUPER simpáticas, queridas, educadas e prestativas durante todo o trajeto! Ao chegar já fui encaminhado para o meu assento, duas delas vieram se apresentar e dizer que estariam nos servindo e que qualquer coisa estavam à nossa disposição.

Esta cortininha que separa os assentos do meio da cabine é bem xexelenta né? Parece de ambulatório!

Como a cabine estava vazia acabei optando por sentar na 1K – ficava mais fácil da minha amiga tirar minhas fotos e também queria janela.

Nesta foto vocês conseguem ver que cada veneziana esconde 2 janelas.

Vocês gostam das cores deste assento? Eu particularmente sou fã de bancos escuros – evita mostrar desgaste e dá um tom de elegância à poltrona.

Diferente do B747, o descanso dos pés no B777 tem um apoio extra em couro na lateral – aumentando ainda mais seu espaço na hora de dormir.

A tomada como sempre mal posicionada.

Debaixo da mesinha tinham 2 portas USB’s – ponto positivo assim dá para carregar a câmera e o celular ao mesmo tempo.

Controle do assento, luz individual, joystick do IFE e comando da janela – tudo consolidado à minha direita.

Ainda em solo foi servido champagne e entregue o cardápio.

Além claro, do amenity kit padrão – pijamas e necessáire da Liberty.

Fone de ouvido noise cancelling – qualidade mediana.

Como vocês já sabem o assento possui um pequeno armário para guardar sua roupa – o 1K tem mais espaço ainda – então para quem viaja sozinho é a pedida.

O entretenimento de bordo era OK – seleção variada de filmes, séries, canais de música – mas a tela era pequena e com uma qualidade baixa de imagem.

Depois de decolar o serviço então começou com mix de nuts e bebidas.

Enquanto isto aproveitei para escolher a minha refeição pois durante o embarque fiquei muito ocupado com meu book fotográfico, rs.

Boa seleção de champagne, não acham?

De entrada pedi o “Meze” – um mix típico de diversos pratos árabes – muito delicioso por sinal.

A sopa de batata também estava boa e na temperatura ideal.

A apresentação da salada deixou um pouco a desejar – afinal é difícil mesmo ter uma salada bonita né? Detalhe especial para o molho oferecido (a quantidade) – era tipo um caesar – maravilhoso!

Pedi um bacalhau empanado que estava muito bom – nada oleoso e com um molho por cima (que não consegui identificar o que era) ótimo! Achei a apresentação fraca – parece que os vegetais grelhados estavam perdidos no prato – mas nada que comprometesse o sabor.

De sobremesa – cheesecake de vanilla com morango.

E por fim a comissária ainda me ofereceu cookies quentinhos – que eu particularmente amo.

Bom, este vôo também tem uma duração ingrata – não dá para descansar direito pois é bem curto. O pouco tempo que tive fiquei vendo filme e cochilei no máximo umas 2 horas.

A poltrona é total flatbed e vira uma cama quando reclinada.

O casulo da poltrona não é curvado o suficiente para poder tampar o seu rosto quando você estiver deitado – ponto negativo.

Aqui vocês conseguem ter uma idéia melhor do que estou falando.

Você precisa dormir na diagonal, mas pelo fato deste avião ter aquele apoio em couro extra que mostrei para vocês ali em cima – não prejudica seu espaço.

O edredon, duvet e travesseiro são de ótima qualidade – você realmente consegue dormir aconchegado e confortável com a roupa de cama oferecida.

O assento é bem estreito – vejam nesta foto – e olha que sou pseudo-magro.

Quase amanhecendo e chegando em Doha começou o serviço de café da manhã – eu já estava acordado então as comissárias não precisaram me despertar. Primeiro serviram o mix de pães com as frutas – que estavam bem “blehhh”.

Pedi poached eggs com molho holandês e tomates (ótimos por sinal) – estas bolinhas ao lado eram algo frito que agora não me lembro o que era. Olhando no cardápio está escrito Kedgeree arancini – alguém sabe o que é?

Bom, como vocês puderam ver o voo foi ótimo  – tripulação super atenciosa e prestativa – talvez pelo fato da First estar totalmente vazia. Penso que se tivessem mais passageiros a bordo, não seria possível ter um serviço tão individual já que a primeira classe tem 17 assentos.

A propósito, este avião que voei é o mesmo que faz a rota SP-Londres diariamente, então você já tem uma idéia do que irá encontrar quando sair do Brasil.

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
8.3

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis