GOL já permite uso de aparelhos mobile durante voo

Notícias

Por Fábio Vilela

Após negociação com a ANAC, A GOL conseguiu que equipamentos portáteis em Modo Avião sejam permitidos em qualquer etapa do voo e com a segurança de sempre.

Por que essa autorização só veio agora?

Nossa parceira Delta Airlines conseguiu essa mesma vitória em seus voos nos EUA, o que nos motivou ainda mais a buscar a permissão da ANAC. O órgão regulador permite que as companhias aéreas ampliem o uso de dispositivos eletrônicos portáteis a bordo desde que sejam realizados testes e análises adequadas, visando sempre a segurança dos passageiros.

Realizamos, então, ao longo de meses, todas as análises de riscos possíveis com base em diversos testes para garantir a utilização segura dos gadgets durante todas as fases de voo, proporcionando, assim, mais possibilidades de entretenimento aos nossos clientes.

Quais dispositivos estão permitidos?

Os equipamentos portáteis liberados para utilização são tablets, e-readers, smartphones, players de música e videogames. Durante a movimentação da aeronave em solo, pouso e decolagem, eles devem estar seguros junto ao corpo – não podem estar soltos no assento –, sempre evitando que o portátil bloqueie de alguma forma a saída de emergência ou corredor. Já equipamentos grandes como laptops/notebooks ou dispositivos que não couberem no bolsão do assento deverão ser acomodados nos compartimentos superiores ou abaixo do assento, durante a decolagem e o pouso Os dispositivos que não possuem a função “modo avião”, como videogames portáteis, devem estar com o Wi-Fi e bluetooth desativados.

Por que durante pouso e decolagem não posso usar Notebook?

Esses equipamentos, assim como DVD players portáteis que não cabem no bolsão do assento à sua frente, devem, durante a decolagem e o pouso, ser colocados no compartimento de bagagem acima ou acomodados dentro de uma mochila abaixo de seu banco. Isso porque, quando solto, o equipamento pode apresentar risco de ferimentos devido ao seu tamanho e peso em caso de uma turbulência severa, colisões ou evacuações de emergência. Notebooks podem ser usados em “modo avião” após decolagem e antes do pouso de acordo com as instruções dadas pela tripulação.

Como os comissários de voo saberão que meu dispositivo está em modo avião?

Após a finalização do embarque e na iminência do fechamento de portas, os comissários farão anúncios solicitando que os dispositivos eletrônicos sejam colocados em “modo avião”. Após os anúncios, circularão pela cabine de passageiros procedendo à verificação visual para confirmar se as instruções foram seguidas. Todas as instruções fornecidas pelos comissários devem ser seguidas para garantir a sua segurança e dos demais passageiros.

Gostou da novidade? Agora você pode ler um livro eletrônico, assistir ou ouvir qualquer tipo de entretenimento e jogar games offline sem interrupções!

Fonte: GOL

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis