IATA testa novo método de pagamento de passagens aéreas

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA –International Air Transport Association) anunciou a conclusão bem-sucedida da primeira transação de compra de passagem aérea do sistema “IATA Pay” em um ambiente de teste ao vivo. A transação foi realizada em parceria com o ipagoo, empresa de serviços financeiros do Reino Unido.

O IATA Pay é uma iniciativa que tem o apoio da indústria para o desenvolvimento de uma nova opção de pagamento para os consumidores ao comprar uma passagem aérea diretamente do site de uma companhia aérea. Isso é possível graças à segunda Diretiva de Serviços de Pagamento da Comissão Europeia (PSD2) e ao regulamento de Open Banking do Reino Unido. Esses regulamentos incentivam o uso das chamadas transações de débito direto, em que os pagamentos são descontados da conta bancária do cliente e transferidos diretamente para a conta bancária do comerciante. Esse método oferece um nível muito alto de segurança tanto para o usuário quanto para quem recebe o pagamento, que pode ser feito de maneira instantânea.

O papel da IATA é desenvolver uma solução para que as companhias aéreas disponibilizem essa opção de pagamento em seus sites. O teste ao vivo com o ipagoo foi realizado na estrutura do Open Banking do Reino Unido com as companhias aéreas participantes do IATA Pay, incluindo a Cathay Pacific Airways, a Scandinavian Airlines e a Emirates.

Para as companhias aéreas, as vantagens do IATA Pay são:

  • Opção de pagamento mais barata quando comparada às outras alternativas.
  • Segurança superior.
  • Fluxo de caixa mais rápido, com pagamento imediato para a companhia aérea.
  • Processo de pagamento mais simples, resultando em menos vendas perdidas.

Para os consumidores, os benefícios incluem o acesso a um novo método de pagamento mais simples e altamente seguro.

“Os consumidores de hoje, principalmente os mais jovens, querem ter várias opções de pagamento, incluindo celular e peer-to-peer. O sistema IATA Pay atende a essas expectativas. Além disso, as companhias aéreas estão tentando administrar os altos custos com pagamentos via cartão – US$ 8 bilhões por ano e deve aumentar. Uma grande parte desse custo tem origem nas compras feitas diretamente nos sites de companhias aéreas. Um dos objetivos estratégicos da IATA é apoiar a sustentabilidade financeira das companhias aéreas, incluindo o controle de custos”, disse Aleksander Popovich, Vice-Presidente Sênior de Serviços Financeiros e de Distribuição da IATA.

Carlos Sanchez, CEO do ipagoo, disse: “Estamos muito satisfeitos com a conclusão da primeira transação ao vivo via Open Banking para o setor de companhias aéreas, ajudando a IATA e suas afiliadas a atingir suas metas de eficiência operacional e financeira. A tecnologia do ipagoo fornece serviços bancários seguros para a IATA em vários países. Estamos na vanguarda do desenvolvimento e inovação no setor financeiro e comprometidos em ajudar as empresas e seus clientes a aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Open Banking.”

A IATA também trabalha com o Deutsche Bank em um protótipo para a Europa (excluindo o Reino Unido), começando pelo mercado alemão, que deve passar por testes no início de 2019.

Depois disso, a IATA validará o conceito com a intenção de expandi-lo para outras regiões.


Para nós consumidores quanto mais opções de pagamento melhor, ainda mais se refletirem em um custo reduzido nas passagens.

O que vocês acharam da iniciativa?

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis