Kayak te ajuda a planejar sua viagem através do messenger do Facebook

Pessoal, o KAYAK saiu na frente e mais uma vez inovando, lançou o atendimento por robôs (bot) no Facebook Messenger. Os brasileiros agora podem usar os chatbots para planejar e gerenciar viagens e pesquisar voos, hotéis e carros para locação.

Basta enviar uma mensagem no Facebook Messenger – por exemplo, “passagem para Fortaleza” ou “hotéis em São Paulo amanhã” – e o bot responderá imediatamente com várias opções. Perguntando “onde posso ir por R$ 300?”, o bot mostra os melhores destinos de acordo com quanto o viajante quer gastar. Além disso, o processo de reserva pode começar dentro do Messenger, facilitando a vida do usuário.

Screen Shot 2016-07-27 at 13.59.25

O bot do KAYAK ainda está em estágio inicial no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Muitos engenheiros da empresa estão trabalhando, diariamente, para melhorar cada dia mais a experiência dos usuários.

“O bot no Messenger mostra que as empresas estão compromissadas com a inovação, uma grande revolução no mercado. No KAYAK, sempre buscamos oferecer novas tecnologias aos nossos usuários e agora conseguimos facilitar ainda mais a experiência de quem viaja”, explica Kaio Philipe, Diretor do KAYAK Brasil.

Confira abaixo o passo a passo de como usar o bot no Messenger:

Início: Entre no Facebook Messenger. Abra uma nova mensagem. Coloque o nome KAYAK no campo “Para”. (Para encontrar o KAYAK, o usuário precisa primeiro curtir a página do KAYAK Brasil no Facebook.)

Planejamento: Inicie a conversa com mensagens sobre seus planos de viagem (por exemplo, “voos para o Rio de Janeiro amanhã”, “hotéis em Ipanema”, “carros em São Paulo em 20 de julho” ou “coisas para fazer em Nova York”). O KAYAK pesquisará em centenas de sites de viagens ao mesmo tempo e responderá com um resumo dos resultados e sugestões que passaram por uma curadoria.

Filtro: O usuário pode restringir a pesquisa, dando mais informações sobre suas preferências. Por exemplo: “apenas voos diretos”, “’apenas a companhia área X” ou “somente hotéis 5 estrelas”.

Explore: Se o usuário ainda não tem um destino definido e está procurando um pouco de inspiração de acordo com o preço, basta perguntar ao bot “onde eu posso viajar por R$ 300?” (ou qualquer outro valor) e o KAYAK dará as melhores opções disponíveis dentro daquele orçamento.

Reserva: Depois de conferir as sugestões, quando o usuário encontrar uma opção que o agrada, basta clicar em “Mais detalhes” para ser encaminhado diretamente para a página de reserva.

Gerenciamento: Os usuários com uma conta no KAYAK podem conectar sua conta do Facebook à do KAYAK e usar a ferramenta Trips, que funciona como um organizador de viagem. O usuário recebe notificações em tempo real sobre mudanças de portão, atraso do voo, status do check-in, onde retirar a bagagem, entre outras. Também é possível acessar as reservas e outros detalhes, tudo por meio do Messenger.

Essa integração com o Facebook Messenger no Brasil é um dos grandes lançamentos da empresa. Além disso, nos Estados Unidos estão disponíveis outras novidades como a integração com o Slack (que ajuda pessoas ou grupos a encontrarem a melhor opção de viagem) e com a Amazon Alexa (que responde a todas as perguntas de viagem através de comando de voz).