KLM comemora 70 anos de operação no Brasil

Notícias 12

Por Fábio Vilela

Em 18 de outubro de 1946, a KLM operou a bordo do Friesland, um Douglas DC-4, com capacidade para 44 passageiros, seu primeiro voo para o Brasil.

print-klm2

Na época, a rota começava em Amsterdã e tinha escalas em Lisboa e Dakar antes de entrar em terras tupiniquins por Natal.

buenos-aires-1946

A aeronave ainda fazia paradas no Rio de Janeiro e em São Paulo e depois seguir até Buenos Aires, seu destino final. Esse trajeto durava três dias e meio e a frequência do voo era de 2 vezes por semana.

1946-dc-4-twenthe-op-schiphol

Exatamente 70 anos depois, o Brasil figura como mercado prioritário para a KLM por sua influência regional e global. Hoje, são 13 voos diretos do Brasil para a Holanda por semana, sendo 7 de São Paulo e 6 do Rio de Janeiro. Percurso é feito em 12 horas.

meal-on-board

Além da redução das horas de voo, muita coisa mudou. A companhia aérea não parou de investir em produtos, serviços e tecnologia, especialmente para os passageiros brasileiros.

print-33bb21da-2ece-11e4-a765-22000a9780da-large

Nosso mercado, hoje, recebe aeronaves com classes renovadas – entre elas, o Boeing 787 Dreamliner, o avião mais moderno e eficiente do mundo, que opera na rota Rio-Amsterdã – e tem menu de bordo assinado pelo estrelado chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó, em todos os voos que saem do Brasil.

print-8ad838d8-294a-11e4-89a4-22000a9780da-large

“Oferecer aos passageiros da KLM já por 70 anos uma ligação entre o Brasil e Amsterdã, e de lá para o mundo, é um marco muito significativo e simbólico. O desenvolvimento recente e futuro no importante mercado brasileiro é feito em conjunto com a nossa parceira GOL. Estou, portanto, feliz em comemorar hoje tanto o sucesso da nossa história, bem como o reforço da nossa parceria com a GOL”, afirma Pieter Elbers, CEO da KLM.

Publicidade
Publicidade

12 respostas para “KLM comemora 70 anos de operação no Brasil”

  1. Cristiano Andrade disse:

    Oi Fábio
    Quando “entrei pro mundo das milhas” o seu blog foi um dos primeiros que comecei a acompanhar. Com ele aprendi várias coisas e boas sacadas. Acho que diariamente acompanho o seu blog e mais uns poucos brasileiros e vários americanos também.
    Aprendi a tirar proveito das muitas viagens a trabalho e a planejar as viagens de férias com a família em grande estilo e custo mais baixo (quando não apenas milhas e pontos).
    Outro dia aqui no Blog alguém comentou que o blog está apenas replicando Press Realeases… eu fiquei com essa impressão também. Logo vários outros leitores saíram batendo que não é todo dia que tem ofertas imperdíveis de passagens… pois é…
    Semana passada tivemos Lufthansa, KLM, LATAM , TAP, Iberia, Alitalia… Todas com ofertas em Business para diversos destinos na Europa em diversas datas (pelo menos até maio). Não se tratavam de bug (o que até entendo não divulgar), mas tarifas promocionais oficiais.
    Que baita oportunidade de divulgar para os leitores: viaje apara Europa com preços difíceis de bater! Star Alliance, One World, Sky Team.. para todos os gostos!
    Poderia emendar falando como essas viagens poderiam acelerar alcançar status em algumas dessas cias/alianças…
    Fora isso várias promoções de bônus de transferência de milhas dos cartões, parece uma verdadeira guerra, cada um com suas vantagens, sweet spots etc… Também pouco ou quase nada sendo divulgado aqui, Avianca, Smiles, Livelo…
    Sei que gerenciar um blog é uma baita mão-de-obra, não conheço seu dia-a-dia, apenas uma constatação de que o que era uma dos blogs de “milheiros e viajantes” mais interessantes de se acompanhar pode estar perdendo a relevância.
    Posso dizer por mim, ainda entro no blog e dou uma olhada se tem coisa nova, mas digamos que não é mais o primeiro blog que eu entro…
    Antes de escrever pensei e repensei, estou escrevendo porque é uma percepção que tenho, com exemplos claros. Só escrevendo porque era o primeiro blog a qual eu olhava e gostava de acompanhar, é claro que gosto dos trip reports e até mesmo de uma ou outro press release, mas outras tantas coisas ficaram de lado. Eu sinto falta e posso falar por mim.
    Um abraço,

  2. Andrew disse:

    Viajei para Amsterdã na KLM e adorei, até a comida era bem saborosa.
    Fora o valor que é muito justo.
    Mas devido a uma tempestade em Amsterdã tive que voltar pela Air France e achei o serviço bem inferior, principalmente nos alimentos.
    A unica vantagem (que para mim não mudou nada) é que quase todos os atendentes falavam Português que sem duvida ajuda quem não fala.

  3. steve disse:

    KLM is the world’s oldest airline still running under its original name; it has been around for 97 years now! Isn’t that something?

  4. Keyllon disse:

    Fábio achei muito bacana essas fotos, muito interessante…. e essa rota de 3 dias!!??

  5. Daniel A. J. disse:

    Essa espreguiçadeira dos anos 40 era um luxo !!!

  6. Lucas L. disse:

    Fábio, o que falta para a GOL entrar na SkyTeam?

  7. IVAN CARLOS FELTES disse:

    Em toda minha vida de turista, conhecedor de quase todos os locais do mundo e tendo viajado pelas mais diferentes companhias aéreas, nunca me senti tão bem, tão bem atendido, tão confortável e sobremaneira acarinhado, como pela KLM. Só tenho a agradecer esse atendimento. E sempre que possivel usar das rotas dessa Companhia.

Deixe uma resposta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis