LAN e TAM concluem fusão e dão origem ao LATAM Airlines Group

A LAN e a TAM concluíram hoje a última etapa da sua fusão, formando a cia aérea mais valiosa do mundo na Am. do Sul – a LATAM Airlines Group.

Com as mudanças, surgem muitas dúvidas, então abaixo vou transcrever o que já foi postado pelo póprio grupo no blog da TAM.

  • Qual a expectativa da LAN e da TAM com a associação?

LAN Airlines S.A. e TAM S.A. se associaram para criar o LATAM Airlines Group S.A.Ambas empresas são líderes na região e brindam um serviço de classe mundial. Juntas têm o sonho de fazer com que viajar de avião seja uma experiência cada vez mais simples e próxima, facilitando a conexão entre as pessoas tanto dentro da América do Sul como com o mundo, fazendo com que cada vez mais pessoas viagem.

  • Qual aliança será escolhida após a associação?

Estamos avaliando cuidadosamente esse tema e esperamos tomar uma decisão dentro do prazo estabelecido, levando em conta a alternativa que ofereça os melhores benefícios para o Grupo, e principalmente para os clientes. Por enquanto, LAN continua na oneworld e TAM na Star Alliance.

  • Qual será o nome da nova companhia após a associação?

Com a fusão o nome social do novo holding será “LATAM Airlines Group” (“Grupo LATAM Airlines”). LAN e TAM e suas respectivas filiais continuarão operando com suas atuais marcas de maneira paralela e da mesma forma como têm feito até agora, com o serviço, segurança e qualidade de sempre, mantendo cada uma suas matrizes em Santiago e São Paulo respectivamente. Qualquer mudança relacionada com a experiência de viagem que seja consequência da integração será oportunamente informada aos passageiros e clientes de carga de ambas as companhias.

  • O que tem em comum as duas empresas?

Ambas as empresas compartilham uma visão sobre a indústria, valores, cultura de serviço e similaridade no tipo de frota, o que é muito importante. Mas o que constitui um dos principais benefícios desta associação, é que a LAN e a TAM são complementares em quase toda a sua malha, razão pela qual passageiros e clientes de carga poderão dispor de uma extensa opção de destino em todo o mundo.
 
PARA SUA VIAGEM

Antes de embarcar:

  • Comprei um bilhete para voar pela LAN. Posso trocar a passagem para voar pela TAM ao mesmo destino?

É possível utilizar bilhetes LAN para embarcar em voos TAM e vice-versa desde que as devidas alterações sejam feitas. Essas alterações devem ser feitas sempre pela empresa que emitiu o bilhete original.

  • Estando no aeroporto, posso utilizar minha passagem LAN para viajar em um voo da TAM e vice-versa?

Não está permitido mudar de voo de uma linha aérea a outra no aeroporto.

  • A associação afetará minhas reservas de viagem?

Não, a TAM e a LAN seguem operado como duas companhias aéreas de maneira paralela e nossos Clientes podem continuar viajando em ambas como sempre.

  • Como eu faço uma reserva?

Os Clientes podem continuar realizando suas reservas nos websites da TAMe da LANcomo sempre. Também podem fazer suas reservas nos escritórios da TAM e da LAN, nos Contact Centers da TAM e da LAN através de uma agência de viagem. Para conveniência de todos nossos clientes, também poderão reservar seu voo da LAN na TAM e vice-versa.

  • Os voos da TAM e da LAN terão sua numeração modificada?

Por enquanto, os voos da TAM e da LAN continuarão operando com seus respectivos números de voo sem alteração.

  • Mudei meus planos de viagem. Houve alguma alteração no processo de pedido de reembolso de passagens?

Não, o reembolso deverá ser solicitado sempre à companhia aérea que emitiu o bilhete.
 
Nos Aeroportos:

  • Como a associação afetará a minha experiência de viagem nos aeroportos? Haverá balcões de check-in e portões de embarque especiais? Quando poderemos notar as mudanças?

LAN e TAM seguem operando como duas companhias aéreas de maneira paralela, razão pela qual sua experiência no aeroporto não mudará.

  • Onde devo fazer meu check-in?

O check-in deve ser realizado na companhia aérea que opera o primeiro trecho de sua viagem.

  • Houve alguma alteração no processo de embarque?

Não, o processo de embarque permanece igual. É feito o embarque antecipado para passageiros com necessidades especiais e para os passageiros viajando em Primeira Classe e Classe Executiva da TAM e Premium Business, Premium Economy da LAN, além dos passageiros de categorias superiores dos Programas LANPASS e TAM Fidelidade.

  • Terei acesso às salas VIPs da TAM e da LAN?

Sim, os passageiros das categorias Comodoro e Premium Silver do LANPASS e os passageiros das categorias Fidelidade Black e Vermelho terão acesso às salas VIPs da LAN no aeroporto de Santiago e da TAM nos aeroportos do Brasil e Paraguai. Entretanto, o acesso as salas VIPs de outras companhias aéreas da Star Alliance e oneworld se limitará às categorias especificas (LANPASS Emerald e Sapphire para as salas VIPs oneworld e Fidelidade Black e Vermelho para as salas VIPs da Star Alliance). Qualquer novidade será informada com antecedência.
 
A bordo:

  • Que comodidades e serviços haverá a bordo dos voos TAM e LAN?

Ambas as companhias seguirão operando tal como faziam antes da associação, e os clientes podem esperar o mesmo serviço a que estavam acostumados em cada uma delas. Qualquer novidade será informada com antecedência.
 
Problemas de bagagem:

  • O que devo fazer caso precise de alguma ajuda com a minha Bagagem?

O Cliente deverá solicitar ajuda para a companhia aérea que opera o último segmento da viagem.
 
Após o voo:

  • A quem devo contatar para obter ajuda para situações após o voo?

Recomendamos comunicar-se diretamente com a com a companhia aérea que emitiu sua passagem. De toda forma, ambas as companhias receberão suas dúvidas e lhe oferecerão toda ajuda possível.
 
LANPASS:

Geral Programa:

  • Qual programa de fidelização será utilizado pela TAM e pela LAN após a associação?

A LAN e a TAM seguirão operando com suas respectivas marcas e produtos, bem como com seus respectivos programas de fidelidade de LANPASS e TAM Fidelidade. As regras de cada programa, suas categorias e saldo das contas de conta se mantêm inalterados.
 
Acúmulo de pontos ou quilômetros:

  • Será possível acumular KMS LANPASS quando eu viajar de TAM?

Sim, você poderá acumular KMS LANPASS quando voar na TAM. É importante informar seu número do programa de fidelização quando realizar sua reserva ou check–in.

  • Como poderei verificar se os quilômetros ou pontos acumulados por voos na TAM foram corretamente creditados?

Normalmente, o crédito de kms de outras companhias leva até 15 dias para aparecer no extrato de sua conta. Se seus km não foram registrados depois desse período, Acesse o LAN.com e complete o formulário de crédito retroativo.
 
Troca:

  • Posso resgatar KMS LANPASS por voos da TAM?

Sim, você poderá trocar seus KMS LANPASS no lan.com, nas lojas LAN ou Contact Center em qualquer voo da rede TAM de acordo às regras vigentes para resgate, tarifas e disponibilidade da companhia quando fosse solicitado. Consulte aqui para conhecer a quantidade de kms necessários para trocar.

  • Poderei trocar KMS LANPASS por upgrades de cabine ou usar os cupons de upgrade LAN ao voar pela TAM?

Não, os upgrades de cabine sejam por utilização ou cupons, não estarão disponíveis entras as companhias aéreas. Continuam existindo diferenças entre os programas já que ambas as linhas aéreas mantém suas operações separadas (como antes da associação).
 
Extrato de conta:

  • Posso somar meus pontos TAM Fidelidade – Multiplus com KM LANPASS em uma só conta?

Por enquanto, não será possível somar nem transferir pontos TAM Fidelidade – Multiplus ou KM LANPASS de uma conta para outra. Tampouco será possível acumular em mais de um programa por voo. Cada programa opera de maneira paralela.
 
Alianças:

  • Poderei trocar KMS LANPASS por prêmios em voos Star Alliance?

Não. Enquanto a decisão sobre as Alianças não for realizada, você poderá trocar seus KMS LANPASS só na aliança oneworld.
 
Qualificação à categoria Elite:

  • Poderei somar KMS LANPASS e pontos TAM Fidelidade – Multiplus para me qualificar a uma categoria superior em um dos dois programas?

Não é possível somar pontos e kms para a qualificação das categorias superiores. Por enquanto cada programa opera de maneira paralela, como também suas regras de upgrade para categoria superior.
 
Benefícios Elite:

  • Os clientes que possuem uma categoria superior no programa LANPASS terão acessos a benefícios preferências quando voarem pela TAM?

Se você é sócio Comodoro ou Premium Silver poderá ter acesso, junto a seu acompanhante, aos seguintes benefícios preferenciais quando viajar com a TAM: Check-in preferencial no aeroporto, embarque preferencial, prioridade de bagagem e acesso a sala VIP próprias da TAM. Para ter acesso a estes benefícios, você deverá apresentar seu cartão de sócio válido como identificação.

  • Sou cliente da categoria Premium ou LANPASS, terei algum benefício quando viajar pela TAM?

Todos nossos sócios, independente da categoria que tenham, poderão acumular KMS LANPASS quando voarem pela TAM bem como trocá-los por bilhetes prêmio nas duas companhias.