LATAM Fidelidade altera a tabela e cobra mais para voar em Executiva do que em Primeira Classe

Programas de fidelidade 42

Por Fábio Vilela

Pessoal, o LATAM Fidelidade fez algumas alterações na tabela de resgate para voar com parceiros. Aparentemente eu (como cliente) não recebi nenhum comunicado sobre estas mudanças, ou se chegou no meu email alguma newsletter a respeito passou despercebido. Bom, mas vamos lá!

Tabela p/ voar de Executiva nas cias parceiras usando pontos LATAM (valores por trecho).

Tabela p/ voar de Primeira Classe nas cias parceiras usando pontos LATAM (valores por trecho).

Primeiro eu queria salientar o fato do resgate Europa-Oriente Médio ter subido de 55k para 70k na executiva sem aviso prévio. Vocês estavam sabendo? Quem me alertou foi o leitor Pedro.

E segundo é que a LATAM está cobrando MAIS para voar em executiva do que em Primeira Classe. Oi?! Alguém explica? Este resgate Europa-Oriente Médio por 65k na Primeira Classe é um dos mais vantajosos do programa. Será que ele estaria com os dias contados? Pois agora ele está mais barato que executiva. Para quem não sabe, esta emissão (EU-OM) é ainda a melhor forma de voar na First da Lufthansa, Qatar, Qantas e British pagando bem barato, principalmente gerando pontos via KM de Vantagens.

Vale lembrar que o mesmo ocorre com os voos saindo do Brasil p/ África do Sul onde a executiva custa 210k o trecho e a First 95k. Só Jesus pra entender esta tabela, né non?

Qual a opinião de vocês? Estaria uma mudança de tabela próxima a acontecer?

42 respostas para “LATAM Fidelidade altera a tabela e cobra mais para voar em Executiva do que em Primeira Classe”

  1. Alexandre vaccarezza disse:

    Agora entendi pq estou há 3 meses tentando emitir uma passagem com companhia parceira e nunca tem uma vaga sequer, estavam aumentando a tabela .

  2. Alexandre vaccarezza disse:

    Os programas de milhares do Brasil só não acabam pq os cartões do Brasil só emitem para eles, se passassem a enviar para companhias como tap American iriam acabar, já enviei pedidos ao Santander para mudar mas um só não consegue nada.

  3. luciano xavier disse:

    Fabio mais um caso a ser estudado kkk a executiva latam no mulltiplus vix- jfk dia 17/09 sai a 88k milhas e a economica no mesmo dia 95k!! Como pode isso meu deos

  4. Renato disse:

    Oi Fabio, tudo bem?
    Tenho uma pergunta off-topic:
    Voo bastante no Brasil (100 trechos ano) e geralmente compro com antecedência as passagens
    Qual programa de fidelidade no Brasil vc considera o melhor para esse tipo de acumulo de milhas?

  5. Maria disse:

    Oi Fábio,

    Sempre tive uma dúvida quanta a tabela de parceiros da Latam, é uma referencia mínima de pontos necessários para um trecho que pode variar para mais ou a Latam é obrigada a seguir esse valores para qualquer vôo e horário?

    Abs
    Maria

  6. FabinhoBP disse:

    Por estas e outras razoes e que depois de mais de 5 anos como Fidelidade Black Signature eu decidi abortar todas minhas viagens neste lixo de companhia.
    Para voces terem uma ideia de como sao lixo, a minha esposa teve uma doenca grave a quase 3 anos atras (gracas a DEUS esta curada) e tive que adiar uma viagem ao Brasil e nem da multa da mudanca de data me aliviaram. Perdi a passagem pois era mais caro mudar do que comprar outra.
    Na epoca eu era Elite Zero na Delta e eles me deram reembolso integral de 2 bilhetes business class de Miami para Zurich.
    Avioes ultrapassados, milhagem altíssima na emissao de bilhetes premio, nenhuma consideração com seus clientes elite, enfim um lixo de cia aerea.

    • Fábio Vilela disse:

      Acredito que você não é o único que está abandonando a cia.

    • Mauro disse:

      Emiti passagens pela TAM, para um destino internacional com milhas. No dia do embarque fui surpreendido com o falecimento de um familiar. Liguei para a central de atendimento, e tiveram a coragem de me pedir cópia da certidão de nascimento de minha cunhada, e do filho falecido, para comprovar o parentesco e remarcar a passagem. Companhia picareta, com funcionários idiotas. TAM, nunca mais….

  7. Guilherme disse:

    Fabio,

    que empresa parceira eh essa que faz Brasil – Africa do Sul e tem first? So consigo pensar em British e American, mas com certeza a LATAM vai cobrar separadamente o voo pra EUA/Europa, não?

  8. Selma disse:

    Oi Fábio!
    Já aproveitei a First da Etihad por 3 vezes nos trechos entre Europa e Oriente Médio/Índia, graças às suas valiosas dicas !
    Muitíssimo obrigada por compartilhar!!
    Gostaria muito de conhecer a First da Lufthansa citada nos posts, com pontos da TAM, a 65K.
    Pode me dar algum exemplo de trecho para eu tentar? Minhas simulações foram todas em vão! E essas emissões de first são só por telefone, uma vez que através do site só aparece econômica e business?
    Obrigada!

  9. Daniel A. J. disse:

    Lamentável …

    Não sei por quê, mas na minha cabeça tocou aquela música do Casseta & Planeta: “Organizações … TABAJARA !”

  10. Julio Martins disse:

    Oi Fabio!

    Voce viu a promo da Livelo com Smiles que saiu hoje?

    ATT

    • Fábio Vilela disse:

      Vi sim, mas não achei interessante.

      • Julio Martins disse:

        Oi Fabio, Bom dia!

        Aconteceu ontem uma situação inusitada com a Livelo, ontem fui tentar comprar o resto dos pontos que precisava para emissão dos bilhetes e eles me disseram que não podia, pois ja estourei a cota de compras. Somente em Setembro. Você sabe me dizer aonde que eu poderia adquirir esses pontos, alem da livelo para eu completar no meu Tap victoria?

        Aguardo seu sugestão. Obrigado

  11. Gabriel Grande disse:

    Fabio, Tudo bem?

    Tenho pontos da Latam no Programa Multiplus, e estou planejando uma viagem GRU-CDG para Novembro e por isso gostaria de usar os pontos já existentes no Multiplus (+Transferência do cartão para o programa para completar os ponto necessários). Contudo, estou com uma dúvida:
    O trecho (ida/volta) em executiva está 240.000 pontos pelo multiplus, existe outra forma de usar os pontos já existentes no programa com cias parceiras da Latam? Pois somente aparecem voos Latam no portal do Multiplos.
    Outro ponto, sou novo em recuperar por pontos, esse valor cobrado está muito alto em pontos ida e volta executiva? Pois vendo no Livelo ou Smiles os valores estão ainda mais altos (360.000/ 400.000)

    Obrigado, Abs.

    Gabriel

    • Fábio Vilela disse:

      O mínimo que a LATAM cobra é 100.000 por trecho, podendo às vezes acontecer promoção, o que acho bem difícil.
      Se você emitir pelo call center com parceiros o valor vai ser 100.000 por trecho, portanto mais barato.

  12. Daniel disse:

    Caro Fábio,

    A única emissão que ainda restava vantajosa no Multiplus era a First do Oriente Médio para a Europa… e ficou óbvio que alterarão tal em poucos dias/semanas.

    Trata-se de um programa fadado a emissões regionais… Fica o lamento, e a certeza de que mais um ato da companhia faz com que clientes se afastem desta ainda mais.

    • Fábio Vilela disse:

      Agora nos resta aguardar p/ saber se isto irá ou não acontecer.
      Uma pena se o fato se confirmar!

      • Daniel disse:

        O pior é a falta de respeito com os clientes, seja ao efetuar a mudança de forma SORRATEIRA (sorrateira sim, pois alterar sem sequer soltar uma nota, enquanto publicam nota até para anunciar a “novidade” dos espumantes brasileiros), seja ao não conferirem prazo para a mudança (algo que seus parceiros Oneworld AA e BRITISH fizeram demonstrando respeito aos clientes).

        Deveriam logo assumir que sua tabela é tão FLUTUANTE como a do SMILES, onde, pelo menos, conseguimos descobrir on line quanto se cobra e respectiva disponibilidade….

        Não sei se concorda, Fábio, mas o FIDELIDADE e a LATAM parecem estar em queda livre: uma empresa que está cortando custos de forma exagerada, com piora incrível do atendimento e da qualidade na prestação do serviço (desde cobrança de água, fechamento de salas VIP’s, mudanças anuais no FIDELIDADE, dentre outras…).

        • Fábio Vilela disse:

          Também concordo, melhor usar o termo “Trechos a partir de” ou tabela flutuante para que ninguém se sinta enganado.
          Sobre a “queda” da LATAM e Fidelidade, acredito que esta seja uma visão geral dos clientes, infelizmente.

  13. Keyllon disse:

    Pelas milhas/pontos que estão cobrando no trecho doméstico, vejo como mal presságio viu Fábio…

  14. Julio Martins disse:

    Fabio, Bom dia!

    Tenho 500mil milhas da Tap Victoria, e estou querendo emitir GRU – DUBAI ( stop over ) -Maldivas e o retorno via Maldivas para GRU para 2 pessoas de classe executiva ( Emirates ). Por você ser experiente no assunto, você acha que vale a pena gastar essas 500mil milhas para esse trecho? Você teria alguma sugestão para gastar menos?

    Aguardo seu contato!

    • Fábio Vilela disse:

      Para este roteiro com stop em Dubai e levando em conta que suas milhas já estão na TAP é a melhor opção sim.

      • Julio Martins disse:

        Oi Fabio! Desculpe, mas eu errei a pergunta.
        Na verdade eu tenho 410mil milhas na Tap Victoria, e para eu fazer esse trecho acima terei que comprar mais 90mil. Você saber qual melhor programa que possa adquirir esse restante de milhas? Seria na Livelo mesmo ou você teria uma outra opcao mais barata? Iria fazer essa viagem em Outubro.

        Aguardo seu contato. Muito Obrigado

  15. DaN White disse:

    Ctz que foi erro do estagiário!!
    Amanhã irão “consertar” a falha e aumentar a First tb.

  16. Samuel disse:

    Ola Fábio, tem alguma dica ou sugestão para emitir um bilhete do Brasil para Londres com pontos multiplus?

  17. Ernesto P disse:

    Como sempre tudo na surdina. 2 situações: Se eles prestaram muita atenção na tabela, sabem que não dá para chegar de 1 class na África do Sul do Brasil sem passar por outra região, assim não adianta ter um preço melhor ou pior.
    Segunda opção é não terem prestado atenção em toda tabela e foi tudo mal feito.

    Provavelmente foi a segunda opção.

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis