LATAM Fidelidade lança novo modelo de pontuação e qualificação do programa

Pessoal, o LATAM Fidelidade, vai allterar a forma de pontuação para o upgrade de categoria, que passa a contemplar as milhas percorridas, e também o acúmulo de pontos Multiplus, considerando o valor pago pela passagem. As mudanças serão implementadas no decorrer do primeiro semestre de 2017. Para maiores informações acesse o site da cia.

cartoes

Nova forma de acúmulo de pontos Multiplus em voos domésticos

O processo de acúmulo de pontos Multiplus em voos domésticos se tornará mais simples. A base vai continuar sendo o valor pago pela tarifa mas, a partir da implementação das alterações de pontuação, o cliente necessita saber apenas o índice multiplicador da categoria que faz parte.

  • Categoria LATAM – Índice Multiplicador 2,5x
  • Categoria Gold – Índice Multiplicador 4x
  • Categoria Platinum – Índice Multiplicador 6x
  • Categoria Black – Índice Multiplicador 7x
  • Categoria Black Signature – Índice Multiplicador 8x

Um cliente pertencente à categoria Platinum que compra um trecho de São Paulo/ Congonhas para Rio de Janeiro/ Santos Dumont por R$ 300, por exemplo, deve multiplicar 300 por 6 totalizando 1,8 mil pontos Multiplus.
Vale ressaltar que os clientes Platinum, Black e Black Signature ainda terão o acúmulo mínimo de 500 pontos Multiplus.

Nova forma de acúmulo de pontos Multiplus em voos internacionais

Já em voos internacionais, os passageiros que voam com a LATAM Airlines devem contabilizar o valor pago pelo bilhete em dólares* multiplicado por um índice correspondente a cada uma das categorias do programa o qual já faz parte.

  • Categoria LATAM – Índice Multiplicador 5x
  • Categoria Gold – Índice Multiplicador 8x
  • Categoria Platinum – Índice Multiplicador 10x
  • Categoria Black – Índice Multiplicador 11x
  • Categoria Black Signature – Índice Multiplicador 12x

Um cliente que está na categoria Black do programa e comprou um trecho de São Paulo/ Guarulhos para Miami por US$ 500, por exemplo, deve multiplicar 500 por 11, totalizando 5,5 mil pontos Multiplus.

*A conversão do valor pago pelo site em reais será feita pela taxa IATA do fechamento do dia

Pontuação oneworld

O acúmulo de pontos Multiplus para os passageiros que voam em empresas que pertencem à aliança oneworld permanece a mesma.

Pontos Elite – exclusivo para o upgrade de categorias

Outra novidade é, já a partir de janeiro, a introdução dos pontos Elite, nome dado aos pontos que qualificam o cliente a transitar entre as cinco categorias do programa: Latam, Gold, Platinum, Black e o Black Signature. Esta pontuação é exclusivamente acumulada a partir das milhas voadas em trechos domésticos e internacionais multiplicadas pelo índice de cada tipo de tarifa utilizada:

screen-shot-2016-12-05-at-14-01-03

Assim, um cliente que compra um bilhete na tarifa Flex para viajar entre duas cidades distantes 500 milhas, por exemplo, deve considerar o cálculo de 500 (milhas) vezes 150%, totalizando 750 pontos Elite no trecho voado.

Importante ressaltar que clientes de todas as categorias ainda terão o acúmulo mínimo de 500 pontos Elite.

Os associados do LATAM Fidelidade se classificarão para as categorias do programa somando Pontos Elite. O upgrade ocorre durante o ano, assim que o cliente atingir o mínimo de pontos Elite ou trechos voados necessários para se qualificar para cada uma das categorias Elite. Já o processo de manutenção e downgrade de categoria continua acontecendo no mês de março, considerando o ano anterior, sem nenhuma alteração com relação ao processo atual.

Vale lembrar que a quantidade de trechos percorridos continuam valendo para upgrade de categoria.

Pontuação oneworld

O pontos Multiplus acumulados a partir de viagens com parceiros da aliança oneworld continuam valendo para upgrade nas categorias do LATAM Fidelidade. Para conversão dos pontos Multiplus em pontos Elite, no entanto, o cliente deve considerar 50% dos pontos Multiplus acumulados.

Por ex. se você for de São Paulo p/ Miami com a American Airlines e a distância for 4.000 milhas você acumulará 2.000 milhas.

Para passagens compradas antes do dia 01 de Janeiro de 2017 vale as regras antigas.


Bom, já era de se esperar que o LATAM Fidelidade se equiparasse a tendência de mercado e começasse a pontuar as passagens (também internacionais) de acordo com o valor pago. A mudança não me surpreendeu muito, e vocês o que acharam?