LATAM Fidelidade passará a pontuar vôos de parceiras de acordo com distância voada

Programas de fidelidade 22

Por Fábio Vilela

Boa notícia para aqueles que tem o LATAM Fidelidade como programa principal de acúmulo e resgate de pontos.

LATAM-Fidelidade-Logo

A cia me informou que a partir de Julho, os pontos acumulados no programa em voos com companhias aérea parceiras e/ou membros da aliança oneworld também serão calculados com base na distância percorrida em milhas entre a origem e o destino final, além do perfil da tarifa e da companhia aérea escolhida.

Este acúmulo por distância já havia sido anunciado mas só valeria para vôos TAM/LAN, mas ao que tudo indica agora passará a contar para todos os parceiros, o que é um grande avanço por parte do programa, não concordam? Pois antes se você fazia um vôo entre Brasil e Honolulu era apenas 5.000 pontos independente do numero de conexões. Agora, baseado em milhas o mesmo vôo pode acumular até 9.000 dependendo do número de paradas.

A TAM ainda salientou que os clientes começaram a ser informados sobre a mudança agora e as tabelas de acúmulo serão publicadas em breve.

Publicidade
Publicidade

22 respostas para “LATAM Fidelidade passará a pontuar vôos de parceiras de acordo com distância voada”

  1. Renato disse:

    Fábio, bom dia, há um equívoco no post, pois se o que vale é a distância percorrida entre a origem e o destino final, conforme afirmado no texto, o número de conexões independe na soma final acumulada. Também queria saber se nos voos da oneworld em cabine premium, a mesma irá contar para acúmulo de cabines especiais voadas, ajudando assim a diminuir a necessidade de pontos para upgrade de categorias. Em caso positivo, cada conexão em cabine premium contará para tal acúmulo ou apenas seria contabilizado como um único trecho ? Obrigado

    • Fábio Vilela disse:

      Existem dois tipos de pontuação que é levada em conta para upgrade de categoria.
      Distancia voada OU quantidade de trechos (conexões).

      • Renato disse:

        Obrigado. Também gostaria de saber, se na situação de milhas voadas, se nos voos da oneworld em cabine premium, a mesma irá contar para acúmulo de cabines especiais voadas, ajudando assim a diminuir a necessidade de pontos para upgrade de categoria no fidelidade. Em caso positivo, cada conexão contribuirá com o acúmulo de cabines premium ou será contabilizado como um único trecho ? Obrigado

        • Bruno disse:

          Creio que somente voos LAN e TAM entram na conta para upgrade com a condição especial de necessitar de menos milhas. Consultando o regulamento do programa, está escrito assim:

          5.2.4. A partir de 30 abril de 2016, caso o cliente não atinja a pontuação em voos necessária para ser promovido ou para manter-se na mesma modalidade de CARTÃO, ou não atingir a quantidade de trechos necessária, um terceiro critério de avaliação será considerado: o CLIENTE deverá ter acumulado nos 12 (doze) meses do ano Civil, no mínimo a seguinte pontuação exclusivamente em voos TAM, LAN ou oneworld, acrescido da quantidade de trechos (pagantes) TAM e LAN realizados, sendo, no mínimo: (i) 60.000 Pontos mais 6 trechos em cabine superior TAM e LAN (Premium Economy ou Premium Business) para o BLACK; e (ii) 120.000 Pontos mais 12 trechos em cabine superior* TAM e LAN (Premium Economy ou Premium Business) para o BLACK SIGNATURE.

          • Renato disse:

            Bruno, obrigado. O estranho é que no site eles informam que para upgrade do black os voos da oneworld contam em termos de acúmulo de cabine especial e para o black signature não. Acho que foi alguma falha na transcrição das regras, mesmo porque eles colocam no black essa informação entre parênteses e logo depois se contradizem. Porém, no caso dos voos na oneworld valerem para o black, continua a dúvida se cada conexão contaria como uma cabine especial ou apenas o trecho total. Quem sabe o Fabio possa alertar para essa contradição exposta no site, onde eles relatam como funciona o programa com cias parceiras ? 🙂 . Obrigado.

          • Bruno disse:

            O que estava escrito quando da divulgação, e o que entendi do regulamento (que é o que vale, e não o que está no site) é:
            Cada TRECHO voado em executiva ou First em companhias OneWorld contam para upgrade, mas não na condição especial.
            Exemplo: Black – 100.000 milhas (em qualquer companhia) ou 100 trechos (em qualquer companhia) ou 60.000 milhas (em qualquer companhia desde que com pelo menos 6 trechos executiva de voos LATAM)

          • Renato disse:

            Bruno , você tem razão. O regulamento é claro. Eu havia ficado confuso, pois no site está escrito da seguinte forma: CATEGORIA BLACK
            Acumulando 100 mil pontos em voos LATAM ou com companhias da aliança oneworld; voando 100 trechos LATAM ou juntando 60 mil pontos em voos LATAM e oneworld (incluindo 6 trechos em cabine superior, Premium Economy ou Premium Business), nos últimos doze meses do mesmo ano (janeiro a dezembro), você é promovido à categoria Black. Seu status na oneworld passa a ser Emerald e você ganha benefícios exclusivos. Então transcreveram de forma equivocada o regulamento para a página de upgrade de categorias. Obrigado

  2. George disse:

    Julho chegou e nada……… quanto amadorismo de uma das principais cias. Nem para soltar um informe adiando a informação ou coisa do tipo!

  3. Daniel disse:

    Fábio, uma dúvida: Quando o vôo em companhia parceira OneWorld for menor que 5.000 milhas, será considerado realmente as milhas (mesmo á menor) ou continuará considerando a pontuação mínima de 5.000 pontos? Por exemplo, faço muito o trecho MAO>MIA com AA, que nesse caso seriam 2.402 milhas. Até hoje pontuo no Tam Fidelidade e consideram esse trecho com a pontuação mínima, ou seja 5.000 pontos. Sabe me informar se isso vai permanecer?

    • Bruno disse:

      Se você for categoria Azul (Gold) ou superior é garantido pelo menos 5000 pontos em voos pro EUA, se sua categoria for Branco (LATAM) será um valor menor sim, mas como o Fábio disse, isso só passa a valer em Julho. No caso da AA, a conversão é 100%, mas com outra companhia pode ser menos.

    • Fábio Vilela disse:

      Pelas regras do programa o mínimo de 5.000 será garantido somente para clientes Gold, Platinum, Black e Black Signature.

  4. Roberto Jorge disse:

    Fabio,

    obrigado por ter ido atrás após minha dúvida levantada em outro post. Acredito que uma mudança será das tarifas mais baratas em econômica na AA, por exemplo, deixarem de pontuar 100% na LATAM.

    Aguardemos.

  5. Raphael disse:

    Com a alteração da forma de acúmulo da AA a TAM passa a ser minha opção a partir do segundo semestre.

  6. Bruno Almeida disse:

    Achei que já estava valendo pra voos TAM/LAN e parceiros desde a mudança no início do mês.

  7. Gus disse:

    Quanto aos voos nacionais, apesar da mudança anunciada para abril, a pontuação continua da forma antiga

    • Raphael disse:

      E os voos internacionais já estão com a mudança??
      Ultima vez que voei tam foi em março esse mês só voei American…

    • NJunior disse:

      Exatamente.
      No site da TAM para emitir os bilhetes continua aparecendo a pontuação antiga (500 / 1000 / 1500) conforme a classe/tipo emitida.
      E os créditos da mesma forma, inclusive sem somar os trechos para poder fazer UPGRADE por trechos voados.
      Muito estranho e absurdo, pois a comunicação desta mudança à partir de ABR/16 foi ano passado e até agora nada…
      Fábio, será que você consegue uma informação oficial da TAM sobre isto?

      • luciano disse:

        Recebi essa resposta:

        Prezado Sr. Luciano,

        Recebemos a sua mensagem com questionamentos a respeito do crédito de pontos de sua viagem de Fortaleza a São Paulo, realizada em 04/04.

        Gostaríamos de esclarecer que as novas regras para acúmulo de pontos no Programa LATAM Fidelidade entrarão em vigor para bilhetes emitidos após 29/04/16.

        De toda forma, seus comentários foram direcionados a equipe responsável para que possam efetuar os comunicados e atualizar nosso site de forma clara e precisa.

        Esperamos continuar contando com sua presença em nossos voos e permanecemos sempre à disposição.

        Atenciosamente,

        Luciana – Fale com a Gente
        TAM Linhas Aéreas
        LATAM Airlines Group S.A

Deixe uma resposta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis