Latam vai acabar com mínimo e máximo de pontos nos resgates de Clientes Elite

Diversos Programas de fidelidade

Por Alexandre Zylberstajn

A partir de 18 de junho,  clientes LATAM Fidelidade Black Signature, Black e Platinum deixarão de contar com valores mínimos e máximos nos resgates de passagens com pontos.

O benefício para os clientes elite passará a ser um desconto fixo de 10% aplicado ao valor mais barato.

Mais detalhes

  • O desconto será de 10% em relação à tarifa de resgate regular publicada para as categorias LATAM, Gold e Gold Plus;
  • Ele será válido também para as tarifas promocionais e para todas as rotas LATAM, incluindo novas rotas, como Melbourne, Tel Aviv e Lisboa;
  • O desconto de 10% é ilimitado e pode ser usado em todos as emissões;
  • O desconto não se estende às taxas de embarque ou serviços adicionais como assento LATAM+, bagagem, entre outros.

Como é hoje

Hoje em dia os clientes Black Signature, Black e Platinum contam com uma tabela de resgate exclusiva cujo benefício pode ser maior ou menor que os 10% de desconto.

Adicionalmente, existe a garantia de um piso e um teto pré estabelecidos para cada região. Veja o exemplo atual para a América do Norte:


Como funciona na prática

Teoricamente, uma passagem entre Brasil e EUA não deveria custar menos que 30 mil pts na econômica, mas felizmente é possível encontrar trechos por valores menores. Vejam um exemplo:

 

Por outro lado, a rota entre as duas regiões também não deveria custar mais que 216.000 pts em executiva em voos puro Latam – mas muitas vezes os valores nesses voos chegam a custar mais que o teto:

*Por meio do do call center, os clientes Elite costumam conseguir ter os valores dos tetos honrados.


Como vai ficar na nova condição de Resgate Exclusivo para Clientes Elite

A Latam passará a oferecer um desconto fixo de 10% para clientes Black Signature, Black e Platinum. Veja o exemplo:

Em quais situações a mudança é boa

A boa notícia para esses clientes é que  destinos que possuem pouca promoção, como Nova Iroque, Austrália, Nova Zelandia, ou as passagens em executiva para Tel Aviv, passarão a sempre contar com esses 10% de desconto, além daquelas passagens promocionais. O caso abaixo, onde Sao Pualo -> Londres é vendido por 28 mil pts vai ficar ainda mais barato.


Nossa opinião

No final, achamos que a balança não é boa.

O teto, mesmo que por meio do call center, era um benefício garantido para os clientes elite. A retirada do limite e sua substituição por apenas 10% de desconto, mesmo que fixo, não é interessante para os clientes mais fiéis da cia, que agora ficarão sujeitos a valores mais altos nos resgates – especialmente em datas mais concorridas. Ainda que o motivo para tal alteração possa ser mirar os grandes intermediadores na venda de milhas, ou reduzir o custo para o programa, ela acaba atingindo também os clientes elite do programa.

Os anos de 2018 e 2019 foram muito instáveis para os sócios do Latam Fidelidade. As alterações e ajustes foram e estão sendo feitos aos poucos e isso gera incerteza e insegurança para todos.

Volto a repetir: é difícil ser fiel sozinho, precisamos de estabilidade no mercado de fidelidade brasileiro.  E você, o que achou da mudança?


 

Recomendamos também a leitura do post que explicamos Como Funciona o Resgate Dinâmico/Flexível da Latam.

 

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.