Lounge Key vs. Priority Pass – Entenda a diferença no acesso às salas VIP’s

Pessoal, vários leitores estão me mandando emails sobre o fim da parceria com o Priority Pass pelos cartões Mastercard Black – porém não tem motivo algum para ficarem desapontados ou chateados e vou explicar o porquê.

O benefício de acesso à  mais de 1000 salas VIP’s pelo mundo oferecido pelo PP agora será feito diretamente pela Mastercard Airport Experiences em parceria com o programa Lounge Key – que pertence exatamente ao mesmo grupo do Priority Pass – Collinson Group. 

Portanto, o seu acesso às salas conveniadas não muda absolutamente em nada  – somente o fato de você não ter mais o cartão físico do PP, ou seja, você agora apresenta apenas o seu MC Black e voilá!  A diferença é que a MC resolveu adotar um programa próprio mas que utiliza dos mesmos lounges do PP.

UPDATE: Alguns leitores me apontaram que há algumas salas que aceitam PP mas não LK, portanto pode ser que o número de lounges disponíveis agora sejam menores. No site do LK mostram 850+ disponíveis e do PP 1000+, portanto a diferença não é tão significativa.

Este benefício agora está disponível à todos os clientes Mastercard Black e, para utilizá-lo é super simples: basta criar previamente uma conta, o que pode ser feito via aplicativo ou no site. Basta acessar https://airport.Mastercard.com/pt  ou baixar o aplicativo na App Store ou Google Pay, buscando por “Mastercard Airport Experiences”. Lá, o cliente Black também pode obter a localização tanto das salas VIP quanto das ofertas.

Eu adicionei o meu no app do celular e lá mostra todo meu histórico do LoungeKey assim como a política de acesso para a minha modalidade do cartão que é o MC Black Unlimited do Santander.

OBS: Quando adicionei o cartão recebi um SMS de uma compra autorizada de R$10.74 em nome de Lounge Key mas acredito que seja só para verificação pois ela foi cancelada imediatamente depois.

A cobrança do acesso é exatamente a mesma que o seu banco já oferecia – no Brasil até então o que eu sei é o seguinte:

  • Cartões MC Black Unlimited Santander – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.
  • Cartões MC Black Porto Seguro – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.
  • Cartões MC Black SICREDI – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.
  • Cartões MC Black Sicoob – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.
  • Cartões MC Black Safra – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.
  • Cartões MC Black Inter – Todas as visitas gratuitas – acompanhantes pagam U$27.
  • Cartões MC Black do Bradesco (migrados do HSBC) – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.
  • Cartões MC Black AAdvantage do Santander – 4 visitas gratuitas e as demais pagas U$27
  • Cartões MC Black Caixa – 2 visitas gratuitas e as demais pagas U$27
  • Demais cartões emitidos no Brasil – Todas as visitas pagas U$27

OBS: Se alguém tem alguma informação atualizada à respeito, favor colocar nos comentários.

A melhor forma de saber qual é o seu plano e a sua política particular de acesso é adicionando o MC Black no aplicativo que mencionei ali em cima.

Um ponto que é sempre bom comentar é que tanto o Lounge Key quanto o Priority Pass te garantem acesso aos lounges independentes de qual cia você esteja viajando e/ou classe.

Ah, e vale lembrar que para quem tem o cartão Visa Infinite que ofereça o benefício  – a bandeira ainda vai continuar a fornecer o Priority Pass.

Como eu tenho o combo VI/MC Unlimited do Santander agora vou ter os dois – Priority Pass e Mastercard Airport Experiences. E vocês, quais são os cartões que possuem que oferecem o PP? Já receberam o comunicado também?