Lounge Key vs. Priority Pass – Entenda a diferença no acesso às salas VIP’s

Diversos 75

Por Fábio Vilela

Pessoal, vários leitores estão me mandando emails sobre o fim da parceria com o Priority Pass pelos cartões Mastercard Black – porém não tem motivo algum para ficarem desapontados ou chateados e vou explicar o porquê.

O benefício de acesso à  mais de 1000 salas VIP’s pelo mundo oferecido pelo PP agora será feito diretamente pela Mastercard Airport Experiences em parceria com o programa Lounge Key – que pertence exatamente ao mesmo grupo do Priority Pass – Collinson Group. 

Portanto, o seu acesso às salas conveniadas não muda absolutamente em nada  – somente o fato de você não ter mais o cartão físico do PP, ou seja, você agora apresenta apenas o seu MC Black e voilá!  A diferença é que a MC resolveu adotar um programa próprio mas que utiliza dos mesmos lounges do PP.

UPDATE: Alguns leitores me apontaram que há algumas salas que aceitam PP mas não LK, portanto pode ser que o número de lounges disponíveis agora sejam menores. No site do LK mostram 850+ disponíveis e do PP 1000+, portanto a diferença não é tão significativa.

Este benefício agora está disponível à todos os clientes Mastercard Black e, para utilizá-lo é super simples: basta criar previamente uma conta, o que pode ser feito via aplicativo ou no site. Basta acessar https://airport.Mastercard.com/pt  ou baixar o aplicativo na App Store ou Google Pay, buscando por “Mastercard Airport Experiences”. Lá, o cliente Black também pode obter a localização tanto das salas VIP quanto das ofertas.

Eu adicionei o meu no app do celular e lá mostra todo meu histórico do LoungeKey assim como a política de acesso para a minha modalidade do cartão que é o MC Black Unlimited do Santander.

OBS: Quando adicionei o cartão recebi um SMS de uma compra autorizada de R$10.74 em nome de Lounge Key mas acredito que seja só para verificação pois ela foi cancelada imediatamente depois.

A cobrança do acesso é exatamente a mesma que o seu banco já oferecia – no Brasil até então o que eu sei é o seguinte:

  • Cartões MC Black Unlimited Santander – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.
  • Cartões MC Black Porto Seguro – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.
  • Cartões MC Black SICREDI – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.
  • Cartões MC Black Sicoob – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.
  • Cartões MC Black Safra – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.
  • Cartões MC Black Inter – Todas as visitas gratuitas – acompanhantes pagam U$27.
  • Cartões MC Black do Bradesco (migrados do HSBC) – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.
  • Cartões MC Black AAdvantage do Santander – 4 visitas gratuitas e as demais pagas U$27
  • Cartões MC Black Caixa – 2 visitas gratuitas e as demais pagas U$27
  • Demais cartões emitidos no Brasil – Todas as visitas pagas U$27

OBS: Se alguém tem alguma informação atualizada à respeito, favor colocar nos comentários.

A melhor forma de saber qual é o seu plano e a sua política particular de acesso é adicionando o MC Black no aplicativo que mencionei ali em cima.

Um ponto que é sempre bom comentar é que tanto o Lounge Key quanto o Priority Pass te garantem acesso aos lounges independentes de qual cia você esteja viajando e/ou classe.

Ah, e vale lembrar que para quem tem o cartão Visa Infinite que ofereça o benefício  – a bandeira ainda vai continuar a fornecer o Priority Pass.

Como eu tenho o combo VI/MC Unlimited do Santander agora vou ter os dois – Priority Pass e Mastercard Airport Experiences. E vocês, quais são os cartões que possuem que oferecem o PP? Já receberam o comunicado também?

75 respostas para “Lounge Key vs. Priority Pass – Entenda a diferença no acesso às salas VIP’s”

  1. frederido torres disse:

    Fui ontem em Congonhas na sala Lounge Key e sou cliente Selec Santander. Teria que pagar os U$ 27,00.

  2. Leandro disse:

    Bom dia Fábio. Será que este benefício do Mastercard AirPort Experience se aplica a MasterCard black emitido aqui nos EUA? Procurei info aqui no site do Mastercard Luxury mas não encontrei nada ainda.
    Se alguém souber e puder compartilhar.
    Abraços

  3. Francisco disse:

    Fábio, me tire uma dúvida se possível, onde encontro as regatas para uso do longekey para portadores do mc Santander Unlimited. Fiz uso 02 vezes em salas vip e me foi cobrado as duas visitas na minha fatura, inclusive dos acompanhantes. Agradeço desde já.

  4. Lucas Cabral disse:

    “Como eu tenho o combo VI/MC Unlimited do Santander agora vou ter os dois – Priority Pass e Mastercard Airport Experiences. E vocês, quais são os cartões que possuem que oferecem o PP? Já receberam o comunicado também?”

    Fábio, eu também tenho o combo. Lá pelo início de 2017 o Satander Unlimited Visa Infinite apareceu com essa de lounge key. Fiz o cadastro e tudo certo. Agora com o MC não consigo realizar o cadastro. Aparece uma mensagem de erro dizendo que a conta é invalida (e que estou tentando fazer o cadastro com um usúario lounge key). Liguei lá e eles me informaram que o Santander ainda não tinha liberado o Lounge Key pro MC; entretanto, em ligação com o Santander eles informaram que a partir de 09/01 deste ano os PPs seriam cancelados e tudo migrado pro Lounge Key. Não consigo fazer o cadastro no mastercard airport experience usando meu cartão. Será que você poderia me dar um help? Obrigado!

  5. schar disse:

    acho um absurdo o MC Black Itau Personallite nao ter PP!

  6. Daniel Gadelha disse:

    Alguém sabe se o portador de um cartão adicional do MC Black Unlimited Santander também dá direito a acesso ilimitado + 2 convidados?

  7. Daniel disse:

    Também estou com o mesmo problema, tenho o Santander Unlimited e no aplicativo mostra que será cobrado $27.

  8. Igor Santos disse:

    Fabio, Feliz Natal primeiramente. Te mando uma mensagem sobre uma mudança no lounge key. Tenho um mastercard black unlimited do Santander (Alias, fiz mais por suas dicas) e começei a usar o app da mastercard Airport Experience. Quando cadastrei a uns 4 meses atras, estava perfeito de acordo com seu post, onde aparece que as visitas eram de graça e com direito e levar “unlimitted guests”. Bem, essa semana passei por GRU e fui na sala da gol. Funcionou sem problemas e ai durante semana fui fazer propaganda para amigo meu e para minha surpresa no app do airport experience mostra que a visita para o lounge custara 27 dolares. Liguei na mastercard e aquela velha historia do pessimo atendimento via call center, ninguem sabia avisar nada e parece que realmente mesmo tendo o master black unlimmited vai ter que pagar 27 dolares pelo app do lounge key. Continuo com o priority pass que nao muda muita coisa mas enfim..apenas para registrar essa pisada de bola da mastercard em nao fidelizar os cliente que pagam caro pela anuidade. Depois da uma pesquisada, abra seu app do airport experience e veja senao esta cobrando agora. Abrs

    • Fábio Vilela disse:

      Eu acredito que esta informação da cobrança é apenas o valor geral para todos os portadores do Lounge Key.
      Penso (não posso confirmar) que a política de gratuidade continua só mudou o layout do app.

      • Igor Santos disse:

        Se puder atraves de seus contatos confirmar seria legal. O app mudou e mostra que agora sera cobrado….inclusive para convidados eu acredito….nao vou pagar de pato, vou usar o Priority Pass.

  9. Ksouza disse:

    Lembrando que muitas salas VIPs restringem determinados horarios para o PP. logo nao esta sendo muito atrativo. Tive alguns problemas em washington, new york (jfk) e londres. E o pior foi na sala de Guarulhos da star alliance que somente aceita o PP Quando ha pouco movimento na sala. Pra mim, a melhor opcao é conseguir status vermelho na TAM pra entrar nas salas da oneword. Pena que ainda nao tenho o status.

  10. Samuel disse:

    Fábio ou leitores,
    Sabem me dizer se o MC Black da Porto dá realmente acesso ilimitado?
    Se sim, vou solicitar um.
    Obrigado

  11. enrique disse:

    tenho unlimited mc do santander, pedindo agora o vista infinite, vou ter ou melhor , continuar podendo usar o pp??
    de fato, tentei cadastrar no app meu cartao unlimited, ja tinha o mc aa, e nao deixa mudar…? o q fazer??
    grato, abs!!

  12. Lucas disse:

    Fabio, entrando no LoungeKey para aeroporto de guarulhos, la mostra varios restaurantes do aeroporto como RedLobster, Olive Garden com um menu especial, mas nao esta claro se entra nas visitas gratuitas. Voce tem essa informacao?

  13. Tarson disse:

    O cartão Black do banco Safra também da direito a acessos ilimitados ao portador e acompanhantes. Verifiquei hoje. Ele não está na sua lista.

  14. Kadu disse:

    Alguma outra alternativa para receber os %?

  15. Kadu disse:

    Estou pesquisando algumas alternativas para manter o Priority Pass. O TPC emitido nos EEUU dá direito ao PP e algumas ótimas vantagens. No entanto, me parece que o PP do American Express não dá direito a acompanhante e nem permite a emissão de adicionais sem custos. Pesquisei o Porto Seguro Visa Infinity dá direito ao PP, mas não estou certo se permite acompanhantes. A anuidade pode sair até de graca, dependendo da concentração dos gastos. Vou migrar para o Porto Seguro e avaliar a possibilidade de concentrar todos os gastos lá.

  16. Guilherme disse:

    Boa tarde.. Eu sou cliente Bradesco Prime (migrado do HSBC PREMIER). No HSBC tinhamos o MC Black titular + 1 dependente (ambos recebiam PP). Ao migrar para o Bradesco, recebemos novos cartões e NÃO mais o cartão PP. no primeiro ano era VISITAS ILIMITADAS E GRATUITAS, agora cada visita atraves do Lounge Key custa US$ 27,00..
    Abandonei isto e só uso meu PP que recebi com o PORTO SEGURO VISA INFINITE, que alias é muito bom, são 1 titular + até 4 dependentes (isentos de anuidade) e todos recebem o PP. Recomendo!

    • Samuel Tiago disse:

      A dobradinha Bradesco/Itaú no quesito benefícios dos cartões blacks são bem fraquinhos se comparados com o Santander, Porto Seguro e Safra pra quem viaja muito tem que ser esses três e o sicoob black Merit correndo por fora. No programa de pontos santander está na frente pois seus pontos não expiram.

  17. Andres disse:

    4 visitas do AA advantage black são anuais? Ou gastou as 4 pode apagar o app porque não terá mais nesta vida?

  18. Caio disse:

    Tenho MC Black Santander Unique e todas as visitas são U$27,00. Nenhuma de cortesia

  19. Arnaldo disse:

    Fábio, tenho dois MC Black, um da Caixa com direito a 2 visitas e um do Santander AA com direito a 4. O que está acontecendo é que não consigo cadastrar dois cartões no app. Você sabe como resolver para ter acesso pelos dois, quando um acabar o limite?

    • Wilver disse:

      Arnaldo, estou com o mesmo problema. Não consigo cadastrar dois cartões no aplicativo…

    • Thiago M disse:

      Sim.

      Você precisa realizar dois cadastros (ou seja, dois logins diferentes). Cada cadastro só aceita um cartão de crédito.

      • Arnaldo disse:

        Você conseguiu fazer os dois cadastros? Deu conflito no meu! Acredito que tenha que fazer com dois e-mails diferentes!

        • Thiago M disse:

          Consegui sim. São dois logins diferentes, mas sinceramente não lembro se usei dois emails distintos. Tenta fazer isso. Se eventualmente você precisar criar um email só para isso, veja essa dica:

          Alias (apelido) para e-mails do Gmail

          Posted on jun 2, 2015 by Feijão Costa

          Você sabia que todos os endereços de e-mails do Gmail pode ter milhares de Aliases (apelidos)?

          E você não precisa configurar nada! Basta adicionar o sinal de “+” e o texto que quiser ao final do seu usuário, que automaticamente esse e-mail cairá pra você.

          Ex.: Se seu e-mail é seunome.sobrenome@gmail.com, basta adicionar um “+spam” antes do arroba, ficando assim: seunome.sobrenome+spam@gmail.com.

          E isso vale, inclusive, pra e-mails de domínios que foram configurados pra usar Google Apps como servidor de e-mails… no meu caso, funcionaria como feijao+dev@feijaocosta.com.br.

          E pra que isso? Fica muito mais fácil de você criar regras no Gmail pra organizar seus e-mails, e até usar sempre esse +spam pra colocar em sites que pedem o seu e-mail pra cadastro, mas que não te interessa muito ficar enchendo sua caixa de entrada com esses conteúdos.

          E uma última coisa: endereço de e-mails que tem “.” também funcionam sem ele. Usando o exemplo acima, ele também funciona assim: seunomesobrenome@gmail.com.

          http://dev.feijaocosta.com.br/dicas/alias-para-e-mails-do-gmail/

  20. JARBAS disse:

    Concordo com o que um leitor falou acima. Nem todas as salas PP são LK… logo o cliente perde com isso! Por essa razão pedi para migrar o cartão do MC Black para o VISA INFINITE. Na Porto, por exemplo, o VISA INFINITE da direito as mesmas salas LK e você mantem o seu PP.

  21. Viploungeguru disse:

    Resumindo tudo, o bom é ter os 2, mas se for para optar que seja pelo PP !

  22. Fabio Moraes disse:

    O SICOOB Merit (MC), tem todas as visitas gratuitas incluindo acompanhante criança gratuito (idade varia de sala para sala)

  23. Leonardo F J disse:

    Uma dúvida, eu continuo utilizando o plástico Priority Pass que ganhei com MC Black AA para entrar nas salas sem problemas? Ou deixarão de ser aceitos e terei que baixar o App?
    Grato

  24. Guilherme disse:

    O lounge key eh um lixo, nao tem nada que preste no japao. Vamos perder muito.

  25. Kadu disse:

    Pelo visto, existem muitas diferenças entre as salas disponíveis. O problema é que vai ser difícil saber com antecedência e, provavelmente, só iremos nos dar conta ao bater com a cara na porta de Lounges com o logo do PP na recepção, mas que não aceitam o Lounge Key. JFK, por exemplo, tem uma única sala disponível em todo o aeroporto. Ou seja, na maioria dos terminais não haverá possibilidade de uso da sala Vip. Tenho o Visa Infinity do Safra e ele não fornecem o Priority

  26. Gustavo Barros de Oliveira disse:

    Pelo que entendi, o MC Black Unlimited do Santander vai deixar de oferecer o PP. Mas, os cartões continuam válidos até a data limite ou já perdem a validade imediata?

  27. Pedro disse:

    Não sabia que o Santander Infinite dava direito ao PP. é só pedir ?

  28. Daniel Lima Gadelha disse:

    Fábio, e quem pedir o Visa Infinite do Smiles? Eu sei que ele tem o LK, mas acredito que todas as visitas serão cobradas, certo?

  29. Willian Munch disse:

    Olá Fabio.
    Acabei de pedir um Mastercard Black SANTANDER SELECT UNIQUE. Eles informaram que teria o PP gratuíto, procede? e utilizaria esse APP tambem?

  30. fabio disse:

    mastercard black sicredi visitas ilimitadas e acompanhantes ilimitados

  31. Philippe disse:

    Fábio, tudo bem?
    Você colocou no texto que “Cartões MC Black do Bradesco (migrados do HSBC) – Todas as visitas gratuitas incluindo acompanhantes ilimitados.”
    Ou seja, os demais cartões MC Black do Bradesco que não foram migrados do HSBC entram na regra geral?

  32. Dani disse:

    Fabito, acho que a decepção maior ainda permanece diante dos clientes do MC Black AAdvantage do Santander (exemplo), que tem somente 4 visitas, onde por ser o último nível, deveria ser ilimitado.
    Mas experimentei recentemente utilizando o aplicativo e deu tudo certo.

  33. Rafael disse:

    Fabio, o cartão black do banco Sicredi oferece acesso gratuito e ilimitado para o titular e acompanhante também.

  34. paulo disse:

    O bradesco black migrado do hsbc diz que a gratuidade é só no primeiro ano, depois será cobrado, por enquanto o meu MAE aparece visitas ilimitadas. O Banco Inter black dá visitas ilimitadas, mas requer investimento de 250 k.

  35. Rafael disse:

    Infelizmente não é bem assim. Vários aeroportos tem salas vinculadas ao PP, mas não ao LK. Bogota, Medellin por exemplo não tem NENHUMA sala do LK. Cidade do México e Panamá apenas uma sala bem simples cada. E isso só para citar os últimos aeroportos que eu estive.

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis