Lufthansa comemora 60 anos de operação no Brasil

Nesta semana, a Lufthansa comemora 60 anos de operação no Brasil, um dos mais importantes portões de entrada da empresa aérea na América do Sul. Em 15 de agosto de 1956, a Lufthansa inaugurou oficialmente sua rota aérea de Hamburgo, Alemanha, para o Rio de Janeiro, Brasil.

O voo LH 500 partiu de Hamburgo e parou em Dusseldorf, Frankfurt e Dakar antes de aterrissar no Rio. Dois dias depois, em 17 de agosto de 1956, o voo Lufthansa D-ALEC partia do Rio de Janeiro de volta para Hamburgo, operado por um Lockheed G-Super-Constellation. No dia seguinte, em 18 de agosto de 1956, a frequência sul-americana da Lufthansa foi ampliada com o acréscimo de São Paulo, Brasil, à rota (D-ALEP).

Screen Shot 2016-08-15 at 14.37.00

O Super-Constellation que operou essa rota para o Rio de Janeiro e São Paulo era equipado com 48 assentos First Class “Comforette” que podiam ser transformados em espreguiçadeiras durante o voo. Quando o avião passou pela linha do Equador pela primeiríssima vez, os passageiros foram convidados a participar de uma pequena cerimônia na qual o avião foi batizado. Naquela época, o voo durava 26 horas em média.

Em 1956, a Lufthansa operava sua rota sul-americana entre o Brasil e Frankfurt com dois voos ida e volta por semana. Atualmente, a empresa oferece sete voos semanais do Rio de Janeiro para Frankfurt, e 12 voos semanais de São Paulo para Frankfurt e Munique. Hoje em dia, o tempo de voo do Brasil para a Alemanha é de aproximadamente 11 horas.