Lufthansa Digital Aviation Forum

O Lufthansa Digital Aviation Forum apresentou diversas novidades tecnológicas que a cia irá implementar p/ melhorar a experiência do passageiro. Inclusive no dia que eu estava lá foi o lançamento oficial da internet de banda larga em voos curtos da empresa – sendo a primeira cia aerea do mundo a ter highspeed broadband em um narrowbody.

Mostro para vocês no final deste post o voo de demonstração que eu embarquei (um A319) que decolou de Frankfurt, sobrevoou a cidade e depois retornou ao aeroporto.

img_5489

Quer recepção melhor? #AmoMeusPatinhos

img_5518

Comissárias das cias que pertencem ao grupo da Lufthansa estavam dando as boas vindas.

img_5500

Durante todo o dia tivemos apresentações e workshops sobre realidade virtual, realidade aumentada, big data, inteligência artificial e serviços digitais.

img_5472 img_5486 img_5478

Este Gear VR Oculus é um dos gadgets de realidade aumentada que estavam disponíveis para os convidados do Forum – com ele você tem a sensação de estar em qualquer lugar do mundo utilizando apenas a tela do seu aparelho celular.

img_5485

Eu também pude “pilotar” um avião neste suporte móvel onde ele se movia de acordo com as manobras da aeronave – claro que meu avião caiu pois se já pilotar é difícil, com este “trem” movendo, se tornou impossível, rs.

img_5566

Lá também pude conhecer o CEO, Sr. Cartsen Spohr (já viramos BFF) e também o Sr. Harry Hohmeister, membro do Executive Board do Lufthansa Group and Head of Hub Management.

Durante o forum o jornalista americano Jeff Jarvis, autor de What Would Google Do? e professor na City University of NY’s Graduate School of Journalism também palestrou sobre estas novidades do mundo digital.

img_5508

Tem muita coisa que foi apresentada que é relacionada a parte técnica – que para nós passageiros não faz muito sentido.

img_5473 img_5495 img_5496 img_5497

Havia um mock-up da cabine da Premium Economy – que foi um grande lançamento da cia há alguns anos atrás.

img_5469

Aliás, esta foto abaixo é para guardar para posteridade – relíquia, rs.

img_5607

Bom, agora vou focar apenas no que se diz respeito as mudanças que influenciarão a vida do passageiro. Vários aplicativos estão sendo desenvolvidos e lançados no decorrer dos meses. O primeiro deles é sobre o Lufthansa WorldShop – o duty free da cia. No futuro os clientes vão poder tirar fotos de produtos aleatórios na rua ou vitrines de loja que o app irá redirecioná-los para o portal de compras da LH e lá ele poderá encontrar o produto e ainda decidir se quer pagar com dinheiro ou milhas.

O mesmo irá funcionar com a revista de bordo da cia – basta apontar o celular que voilá – você será redirecionado automaticamente para a página de compra do item desejado.

img_5525

Uma outra coisa interessante que achei (mas que não tem muita relação à vida do passageiro) é que a LH está utilizando a mesma tecnologia para auxiliar e ajudar os mecânicos da aeronaves. Por certas vezes algumas peças se soltam ou o trabalhador precisa de pedir um item específico no almoxarifado da cia – Agora usando somente o celular ele pode tirar uma foto que o software falará pra ele exatamente aonde ela fica, referência, etc – diminuindo assim o tempo em solo e aumentando a produtividade.

img_5537

A LSG também apresentou novidades: são as caixinhas inteligentes de refeições – válidas para voos curtos e/ou classe econômica. Os passageiros poderão apontar seus tablets/celulares para elas que uma comissária virtual aparecerá na tela informando os nutrientes da refeição e até mesmo dando dicas do que fazer no destino da sua viagem – não é demais?

img_5555

Confesso que a parte que mais me interessou foi da nova mala da Rimowa em parceria com a LH. Ela possui um sistema eletrônico de etiquetagem digital e você pode fazer absolutamente tudo de casa ou celular, chegar no aeroporto e apenas scanear a mala nos kiosks de auto-atendimento (onde estão disponíveis) ou no próprio guichê.

No app você consegue ainda rastrear a mala e inclusive já abrir uma reclamação e fazer pedido de indenização caso ela desapareça.

img_5594

Eu fiquei apaixonado e espero que a LH esteja lendo este post e me presenteie com uma, rs. #NaoCustaPedir

img_5600 img_5605

E antes de embarcarmos no voo de demonstração do A319, passamos no portão onde a aeronave estava estacionada. Lá conferimos o que a cia está fazendo para diminuir as filas nas portas das salas vips. Com um novo software o cliente poderá apenas scanear seu cartão de embarque em um sensor e entrar direto no lounge – não haverá necessidade de passar pela recepção. Além disto se houver alguma irregularidade do voo (como atraso, perda de conexão, etc) o app também já irá te informar.

img_5610 img_5612

E por último, fomos conhecer a nova internet banda larga – sendo a Lufthansa a primeira do mundo a ter esta tecnologia. Embarcamos em um voo curto somente para convidados.

img_5617

O melhor foi ver no painel do aeroporto o destino do mesmo “Sightseeing flight”, rs.

img_5621

Cada passageiro recebeu um amenity kit de agradecimento assim como um iPhone para poder acompanhar virtualmente o voo assim como o lançamento da tecnologia.

img_5623

Usando o iPhone com o app demo que estava instalado tivemos a oportunidade de conferir as novidades que haviam sido apresentadas no forum – como a caixinha de refeições.

img_5628 img_5631

Os organizadores do evento fizeram um streaming (como se fosse um facetime) do ar junto com o pessoal que estava no Forum e também live no Facebook e a qualidade da conexão e da imagem era de não acreditar – melhor que o Netflix aqui de casa.

Realmente eu torço para que outras cias adotem esta nova tecnologia e que internet de banda larga não seja algo muito distante do nosso futuro.

img_5656

Foi muito bom poder ver de perto e conhecer melhor o tamanho do esforço e investimento que o grupo LH está fazendo para melhorar não só a experiência dos passageiros mas também de todos seus colaboradores. É impressionante como os alemães sabem fazer as coisas bem feitas né?