Mastercard vai permitir que compras sejam pagas com pontos em qualquer estabelecimento comercial

A MasterCard vai ampliar a sua atuação no segmento de soluções em fidelidade e lança no mercado brasileiro, especialmente para o varejo, emissores e adquirentes, com três plataformas que permitirão aos consumidores uma melhor experiência na interação com os programas de fidelidade de forma mais simples, segura e conveniente.

Screen Shot 2016-02-17 at 20.18.28

A partir deste mês, estarão disponíveis tecnologias que possibilitam, por exemplo, pagar as compras do dia a dia com pontos em qualquer estabelecimento comercial que aceite MasterCard no Brasil e no mundo via aplicativo, obter pontuação bonificada ou com crédito direto na fatura ou receber ofertas personalizadas de acordo com o padrão de consumo.

As inovações em fidelidade foram projetadas a partir das necessidades mapeadas no mercado brasileiro. O varejo, por exemplo, busca capturar o maior número possível de transações, sem, no entanto, afetar a experiência no ato do pagamento (checkout). “Os consumidores, por sua vez, de acordo com estudo MasterCard, quando participam dos programas apresentam dificuldades em juntar pontos suficientes para resgate, têm a percepção de que valem muito pouco no momento do resgate ou de que vencem rápido demais. Essa experiência é incompatível com a necessidade do consumidor que prefere opções imediatas, fáceis e tangíveis”, pondera Valério Murta, VP de produtos e soluções da MasterCard Brasil e Cone Sul.

Com as soluções, o estabelecimento, emissor ou credenciador recebe a tecnologia pronta para implantar no negócio sem a necessidade de desenvolvimento ou treinamento. “O escopo passa por todo o processo: estratégia, segmentação, engenharia financeira, tecnologia, campanhas de acúmulo de resgate, comunicação e mensuração dos programas”, explica Valério Murta, VP de produtos e soluções da MasterCard Brasil e Cone Sul.

Outro benefício está relacionado à experiência do consumidor que passará a ter acesso a programas mais eficientes, simples e seguros. Como consequência as marcas passam a conquistar a preferência do consumidor o que potencializa a conexão com seus respectivos públicos e aumenta a fidelidade.

Como funciona?
Pague com pontos: permite aos usuários pagar suas compras com pontos em qualquer estabelecimento que aceite MasterCard, no Brasil e no mundo.
A empresa gestora do programa define o valor dos pontos, controlando o custo como desejar. Com isso, o consumidor vincula seu cartão MasterCard ao programa e utiliza um aplicativo para escolher qual compra deseja pagar com os pontos no ato da transação (que ocorre normalmente com o consumidor pagando com seu cartão no POS da varejista), desde um cafezinho até uma passagem aérea. A MasterCard roteia a transação normalmente e realiza a conversão dos pontos sem nenhum impacto para o adquirente ou o varejista.

Dessa forma, os programas melhoram a gestão do custo do ponto, os consumidores ganham a liberdade de resgatar pontos em mais de 35 milhões de estabelecimentos e os varejistas beneficiam-se com incremento de vendas sem nenhuma alteração no terminal do ponto de venda.