Multiplus altera proporção de transferência para o Le Club
Pessoal, vocês viram que a Multiplus alterou a proporção de transferência para o Le Club?
Agora seguindo o mesmo modelo do Smiles a cada 3 pontos Multiplus = 1 ponto Le Club.
Eu não recebi nenhum aviso prévio desta alteração, e vocês?
AGRADECIMENTO AO FÁBIO VILELA….
Todos nós sabemos que sites têm na verba publicitária, um forte componente para a sobrevivência do negócio… é assim em todos os negócios que lidem diretamente com apresentação de conteúdo, sob qualquer forma, a pessoas…
Não acho justo julgarmos determinado site A, ou B, por, EM MOMENTO ALGUM, ter publicado a atitude ilegal e desrespeitosa que o Multiplus tentou perpetrar contra seus associados, aumentando a tabela de resgate para o parceiro Le Club…
Dentre os sites de turismo/viagens mais acessados, o PASSAGEIRO DE PRIMEIRA – PP, foi o primeiro a fazer a DENÚNCIA….
Esta atitude de denunciar práticas lesivas aos consumidores de viagens, tem se tornado uma prática recorrente do PP… sempre tem a coragem de denunciar…
Assim que li a notícia aqui, eu coloquei a minha modesta sugestão do que deveríamos fazer… enviar telegrama para o presidente do Multiplus (para depois ele não vir com o famoso discurso de que “eu não sabia.. são uns aloprados etc)…. também sugeri que fossem feitas denúncias aos Ministérios Públicos Federal e o Estadual, haja vista, ainda não ter solidificado o entendimento de qual deles tem a competência para conduzir o procedimento investigatório de SUPOSTO e EM TESE, crime contra as relações de consumo… então, sugeri (e eu particularmente o fiz) denúncia para os MP´s das duas esferas: federal e estadual.. aquele que se achar incompetente que decline em favor do outro, que já estará/estaria ciente e tomando providências…
Mas… outra ação que eu resolvi adotar, como sempre o faço quando programas de fidelidade/empresas tentam nos prejudicar, foi AMPLIFICAR a denúncia, encaminhando para mais dois sites de viagens/turismo…(sim, eu não sou totalmente fiel ao PP….rsrsrsrs – também busco adquirir conhecimento em outras fontes)..
Pois bem, um destes sites acolheu o meu pedido e abriu um tópico para que nós pudéssemos ali discutir/denunciar a conduta inadequada do Multiplus… muitos colegas lá do fórum, também frequentam o PP…
Mas.. um segundo site, em momento algum acolheu o meu pedido de que fosse aberto um tópico para denunciar esta atitude do Multiplus… certamente, o seu receio de perder verbas publicitárias, falou mais alto… talvez fosse um pouco mais difícil que propagandas e “ofertas” (que permeiam o objetivo daquele site ) determinasse uma dificuldade em se vender passagens da TAM, notória controladora do Multiplus..
Não vou entrar no mérito do porque este segundo site teve esta atitude… eles devem ter as suas dificuldades… mas, registro que a atitude, para nós, consumidores, no mínimo é lamentável…
Mas… isto só reforça e valoriza o PP – Passageiro de Primeira…
Foi o que primeiro fez a denuncia, não ficou bloqueando mensagens dos consumidores que estavam sendo lesados pelo Multiplus.. deu total divulgação e deixou o site a nossa disposição para que nós pudéssemos nos unir e tomar as providências para que o Multiplus revertesse a atitude.. o que acabou ocorrendo…
Ao FÁBIO VILELA e ao PASSAGEIRO DE PRIMEIRA, o meu sincero agradecimento por estar ao nosso lado..
ATENÇÃO: como disse o Matheus, os resgates voltaram a 2×1. Não sei por quanto tempo… Resgatei tudo que eu tinha.
O Multiplus parece ter percebido o desrespeito e o acionamento ao Ministério Público seguramente obrigou uma opinião de seu Jurídico; Lamentável atitude, muito pior quando envolve um programa de fidelidade que necessita construir credibilidade de longo prazo.
So na Banânia, o que era, mudou e deixou de ser para depois mudar de novo e voltar a ser… Muita incompetência para minha paciência.
Aos que transferem saldos para Accor, vale lembrar que o programa exige uma estadia por ano para não encerrar a conta, com todos os pontos.
Uma estadia a cada doze meses e todos os pontos da Accor têm validade renovada por mais doze meses.
Por último e não menos importante, um aplauso e um agradecimento ao Fábio Vilela por ter detectado esta falta de respeito aos consumidores, que permitiu que várias ações levassem a Multiplus a reconsiderar o desrespeito, irregularidade e falta de ética..
Oi Fábio,
Olhei a tabela agora – 16/04, 19h35min – e está com a pontuação antiga, 2 Multiplus para 1 Accor. Será que voltaram atrás? Favor conferir como está aparecendo para você. Abraço, Matheus.
Corrigindo os links para denuncia ao Ministério Público:
O Ministério Público EstaduaL é este:
http://www.mprj.mp.br/web/internet/cidadao/ouvidoria/faca-sua-comunicacao-aqui
Já o Ministério Público Federal é este aqui:
https://aplicativos.pgr.mpf.mp.br/ouvidoria/manifestacao/cadastrar.action?tipoServicoId=2
Pessoal, o que vai adiantar é fazer denuncias ao Ministério Público… EM TESE, PARECE, que estamos diante de um crime contra as relações de consumo…
Um cara postou um comentário com a dica de como enviar a denuncia para o Ministério Público lá no Rio de Janeiro… se vc é de outro estado é só pesquisar..
O cara falou, +- isto aqui:
Quem quiser fazer a denuncia ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o link é este:
http://www.mprj.mp.br/web/internet/cida … cacao-aqui
Já quem quiser fazer a denuncia na Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro, o link é este:
https://aplicativos.pgr.mpf.mp.br/ouvid … ervicoId=2
Em ambos os casos, o que se deve informar é que:
– A taxa de conversão há mais de 36 meses era de 2:1 do Multiplus para o Le Club;
– Ocasionalmente, o Multiplus fez promoção, reduzindo a taxa para 1:1, o que foi benéfico para o consumidor… isto ela alardeou aos 4 ventos (para faturar imagem positiva) e informou a data do fim da promoção;
– Vc enviou pontos para o Multiplus com o objetivo de transformar em pontos Le Club, para pagar hospedagens e estava aguardando o momento propício;
– Vc, normalmente, não utiliza os pontos Multiplus para emissão de passagens, porque eles pedem uma quantidade de milhas muito acima dos outros programas;
– VC EM MOMENTO ALGUM FOI COMUNICADO QUE ELES IRIAM MAJORAR A TAXA, pelo contrário, ESTES DIAS O MULTIPLUS FEZ PROMOÇÃO, DANDO BÔNUS DE 20,0%, amarrando ainda mais as pessoas ao seu programa;
– Em função de sua predileção para usar o Multiplus e a parceria dele com o Le Club, vc optou por usar cartões que tinham condições mais benéficas na relação com o Multiplus, mas que não tinham condições mais benéficas com outros programas de fidelidade de companhias aéreas. Isto acarreta que vc tb fica com estes pontos presos no cartão, pois se enviar agora para o Multiplus, para converter em Le Club, vc perde 33%…
– e cada um usa o seu argumento das perdas que vai ter com cancelamento de viagens porque não vai ter como pagar o hotel em cash, pois ia usar os voucher´s Le Club…
E nas duas denúncias vc questiona se aquele Ministério Público para onde vc está enviando a denúncia, é competente para processar o inquérito civil/criminal, e vc pede que, caso exista indícios de crimes contra as relações de consumo, que seja proposta a respectiva Ação Civil Pùblica contra o Multiplus..
Aqueles que enviaram telegrama para o Multiplus, em nome do seu presidente, podem também pedir que ele conste no polo passivo da ação (seja réu tb)…
NÃO SE ESQUEÇA de mencionar que se vc acha que existe crime contra as relações de consumo que isto é “EM TESE”… não afirme taxativamente que é… quem vai achar se existe indícios é o MP e quem vai dizer se realmente teve é uma sentença judicial condenatória..
Então, use sempre palavras do tipo “podendo, EM TESE, configurar crime contra as relações de consumo”…
Nas duas denúncias que eu fiz, eu me identifiquei e dei todos os meus dados e não quis que a autoria da denúncia fosse anônima… mas vc pode pedir isto no formulário… vc é obrigado a dar suas informações, mas tem um campo para marcar que não quer que seus dados sejam disponibilizados.
Vamos a justiça e tambem reclamar com a Accor, ja que o Multiplus tambem ja disse que quem mudou foi eles. Absurdo
João..
Isso é mentira do Multiplus… quem mudou foi ela e não a Accor.. tanto que no site da Accor continua 2:1…
O convênio do Le Club com o HSBC continua 2:1…
A Multiplus mente discaradamente..
Eles querem que as pessoas acionem a Accor, porque é mais dificil…porque é empresa estrangeira…
E mesmo que a culpa fosse da Accor, o que não é o caso, a Multiplus não pode simplesmente mudar a taxa.. ela que absorva eventuais prejuízos…
Lucro ela não divide conosco… mas prejuízo (que eu acho que não teve, é ganância mesmo.. viu o Smiles fazer 3:1 ou 4:1 e quer fazer o mesmo)
Fiquei muito chateado com esse absurdo. Se vc tiver cartão santander ou hsbc, passe para o avios 1:1 e de lá para o leclub 1:1. Custava avisar com antecedência de 1 semana, que seja? A multiplus iria quebrar? Olha a antecedencia que a avios faz quando muda, ou o AAdvantage. Aprendam com os líderes. Piada.
Qual o caminho para enviar pontos a partir da Ibéria para o leclub? Procurei intensamente pelo site, mas não achei. Obrigado
Luciano..
Como é que passa os ávios do Iberia para o Le Club… ????????
Que eu saiba só é permitido o caminho inverso, ou seja, passar pontos do Le Club para o Iberia…
A resposta oficial da TAM é que a tabela é “dinâmica” – esqueceram de combinar isso com as Regras do Programa e com a Lei no Brasil
Estariam então livres para cobrar bilhões de milhas por um trecho doméstico ?
ref.: http://www.reclameaqui.com.br/12682769/multiplus-fidelidade/alteracao-de-regras-de-resgate-sem-qualquer-aviso/
Temos que saber que a Multiplus seguramente acompanha o que está escrito nesta página.
Assim, segue para conhecimento da Multiplus e de consumidores a parte do Regulamento que a Multiplus desrespeitou e insiste em ignorar nos seus comunicados escritos aos clientes :
O Regulamento claramente utiliza o verbo divulgar para as informações, o que não inclui surpreender o cliente com aumentos de 50% nas regras de conversão. Mais explicita a necessidade de divulgação, o que não ocorreu já que a nova informação apareceu escondida, apenas para quem fosse de fato efetuar a conversão, que descobriria no ato.
Pior, neste caso temos a Multiplus informando um valor de conversão e a Accor ainda informando o valor anterior; Evidências que nem a comunicação entre os parceiros funcionou devidamente, confundindo o consumidor.
“4.5 Condições específicas do Resgate. As condições específicas aplicáveis ao Resgate de Pontos, tais como quantidade e equivalência de Pontos para cada serviço, produto, promoção e/ou programa do Parceiro, serão definidas pela Multiplus, e/ou pelo Parceiro e devidamente aprovadas pela Multiplus, podendo sofrer
alterações periódicas. A divulgação destas alterações será feita pela Multiplus e/ou pelo Parceiro aos Participantes através do site, e-mail, propaganda, entre outros meios de comunicação que possam ser disponibilizados pela Multiplus aos Participantes.
Vale a pena reclamar no consumidor.gov.br também antes de abrir um processo.
Outra…
Não adianta mais nada nós reclamarmos apenas por aqui…os caras da Multiplus não vão se mexer…
O que vai ter uma chance boa é cada uma ajuizar a sua ação de danos morais e materiais…
Aqueles que tiverem que cancelar viagens porque não vou conseguir os voucher´s suficientes para pagar os hotéis, terão direito ao dano moral, principalmente se for uma viagem dos sonhos e pela qual se preparou…
Os cancelamentos de passagens aéreas, como tem multas para o retorno das milhas, ou a simples perda do custo total da viagem, tudo isto vai gerar direito de receber o dano material..
Dano material, exige prova, tais como comprovantes…
Se vc perder milhas por causa dos cancelamentos (quando vc emite uma passagem quase na data da expiração, quando vc cancela a viagem, mesmo pagando a multa para o reembolso, quase todas as milhas voltam expiradas, e, na prática vc perde estas milhas..
O detalhe é que se vc perder, digamos 70.000 milhas, o Multiplus vai ter que ter indenizar em 70.000 x R$ 0,07 = R$ 4.900,00 que é o valor que as milhas valem pela tabela deles…
Vc tem o direito de recusar que eles, ao invés de te pagar R$ 4.900,00, queiram te dar 70.000 milhas para compensar… basta informar que o programa não se mostrou digno de sua fidelidade e que vc vai comprar as milhas em outro programa…
Vc tb terá direito a ser ressarcido das despesas de tudo que comprou antecipadamente para a viagem, como ticket´s de transporte, ticket´s de apresentações, se vc vai aos EUA e ia ficar em hotel da Accor em Miami/JFK/LAX/SFO e depois ia até a Disney, e comprou os bilhetes da Disney, estes bilhetes vc vai perder e tem direito a pedir o ressarcimento…
Enfim… tudo que vc vai perder porque não poderá pagar os hoteis Accor com voucher´s, vc vai poder pedir a respectiva indenização, mas tem que comprovar…dano material tem que provar com recibos, extratos de cartão de crédito..
Além disto tudo, deixe bem claro e REALMENTE faça a denuncia ao Ministério Público… até o final da tarde espero ter a certeza em qual Ministério Público vamos formalizar a representação: se no Estadual ou no Federal…
A competência é do MPE sim. Não é a repercussão nacional que determina a competência da Justiça Federal, mas sim o art. 109 da CF e lá não consegui enquadrar, de forma alguma, o absurdo que o Multiplus fez.
Cintia.
O art. 109 da CRFB fala da competência da justiça federal…
Em qual inciso está falando que é o MPE que tem competência para propor a respectiva Ação Civil Pública ???
A competência da Justiça Federal é só naquelas hipóteses do art. 109 da CF.
Todo o resto é MPE. Logo, como o caso não se enquadra no art. 109 da CF, é do MPE.
Simples assim.
Aos colegas que pretendem apresentar representação formal ao Ministério Público para o pedido de uma Ação Civil Pública conta o Multiplus, alguns aspectos:
– vou verificar com a Procuradoria da República no Rio de Janeiro, se a competência para abertura do inquérito apuratório é o Ministério Público Federal ou do MP do Estado onde o representante (associado ao Multiplus) reside… Imagino que, como o ato que o Multiplus, EM TESE, crime contra as relações de consumo, teve repercussão em todo território nacional, a competência deva ser do MP Federal. Se realmente for, é bem melhor, porque caso haja necessidade de alguma investigação policial, será a Polícia Federal que conduzirá as investigações. Até o final do dia, verifico de quem é a competência;
– sugiro que vocês imprimam seus extratos de movimentação no Multiplus, na Accor e no Kmdevantagens, desde o período mais antigo até o dia de hoje…guardem estes comprovantes;
– imprimam os comprovantes de pagamentos de envios de pontos do Kmdevantagens para o Multiplus… isto vc consegue acessando seu extrato do cartão de crédito;
– enquanto não se formaliza as representações, fica a sugestão de enviarem telegrama para o presidente do Multiplus, alertando para a possibilidade de se estar praticando, EM TESE, crime contra as relações de consumo e já comunicando que se não reverem a decisão, vão pedir comunicar ao Ministério Público a abertura de uma Ação Civil Pública.
Além de terem aumentado a quantidade de pontos na proporção 3:1, a conversão dos vouchers de 40 euros para reais no dia 03/04/2015 foi de 1 euro = 3,1785 reais e nessa mesma data o euro comercial era de 3,42 reais.
Em matéria de milhas e pontos o melhor é acumular nos cartões e aguardar uma boa promoção para transferir e logo após transferir não aguardar muito tempo para emitir tickets … o ideal seria transferir quando houver uma emissão;destino;promoção vantajosa pois o tempo para transferir do banco para o programa de fidelidade não é muito grande (alguns poucos dias, em geral) …
Outro ponto é ficar antenado nos vários programas de milhagem pois, em geral, as coisas não ficam fixas por muito tempo … Não dá para ser fiel aos programas de fidelidade, principalmente os nacionais …
realmente um absurdo a mudança sem aviso prévio.
Pessoal, isso ocorreu depois de 9h30 da manhã, pois às 9h29 eu fiz uma transferência de 12mil pontos do Multiplus para o Le Club na proporção de 2:1.
Ou seja, o fato é ainda mais grave pois pessoas que fizeram ou tentaram fazer no mesmo dia que eu foram prejudicadas, ficando ao sabor da sorte (a mais pura que tive) ou do azar, situação que gera uma baita falta de isonomia entre os consumidores.
Estou disposto a remeter a quem quiser uma cópia da mensagem de confirmação do resgate, para demonstrar isso, pois estou certo de que essa conduta da Multiplus não pode passar impune.
Consumidores lesados, uni-nos!
Enviei um telegrama para o Presidente da Multiplus.. com pedido de cópia e comprovação de recebimento…
Em resumo, se eles não reverterem isso aí, como envio de comunicado para modificar a tabela, com aviso prévio de, pelo menos, 6 meses, vou acionar judicialmente e mais importante, vou fazer uma representação ao Ministério Público, pedindo que movam uma Ação Civil Pública..
A consulta pública dos dados do Multiplus é a seguinte:
MULTIPLUS S.A.
CNPJ: 11.094.546/0001-75
Rua Ministro Jesuíno Cardoso Nº 454 – 1º e 2º andares.
Bairro: Vila Nova Conceição – São Paulo/SP – CEP 04.544-051
Nome do presidente da empresa:
ROBERTO JOSE MARIS DE MEDEIROS
Aconselho que vocês façam o mesmo… vamos mostrar ao Multiplus que nós não somos otários…
Fábio,
O que tenho visto desta empresas é que, a menor preocupação é com o cliente.
Mas quando querem vender, fazer propaganda sempre usam este discurso, que estão ali para o cliente, balela!!
Tudo bem que eles se “resguardam” com os termos. Mas, acredito ser uma das formas mais límpidas e autoexplicativa de uma empresa se denominar “má fé / mau caráter” fazer este tipo de coisa sem aviso prévio.
Não recebi nenhum e-mail sobre a alteração.
Estou juntando milhas na TAM em voos a mais de 1 ano para enviar e eles aumentam a proporção sem avisar.
Fábio,
Você poderia entrar em contato com a assessoria de imprensa deles e questionar porque o fizeram sem avisar os clientes? Se e possível voltar atras e dar um prazo para o pessoal enviar na proporção antiga. (Ninguém foi avisado)
Muita gente foi prejudicada e você poderia através do blog, nos ajudar!
Abraços!
Weber,
Já entrei em contato e estou aguardando retorno, ok?
Obrigado Fábio!
Putz…
Algum outro caminho para mandar pontos para o LeClub? Iberia/santander
Já vinha mantendo status com ele a alguns anos usando o Multiplus…
A alteração ocorreu hoje ou ontem, porque no dia 13/4 transferi nos usuais 2:1.
A Multiplus demonstra total falta de ética e nivelação pelo chão no seu trato com os clientes.
Sugiro queixas públicas, por exemplo Reclame Aqui, além dos meios judiciais e para-judiciais.
Esta alteração ocorreu ontem ou hoje porque no dia 13/4 transferi nos usuais 2:1.
Sem aviso prévio; Apenas enviam propaganda de spam ? Falta de ética !
Não sei te falar o dia que ocorreu.
Mudança feita hoje depois de 9h30, pois as 9h29 fiz uma trf de 12mil do múltiplas pra lê club. Que sorte ter me safado!!
Fábio..
Vc teve algum retorno do pessoal do Multiplus do porque eles fizeram esta modificação sem aviso prévio ????
Ainda não Henry, mas assim que eles me responderem coloco aqui. 😉
Liguei no Multiplus. Depois de alguma espera, a atendente retornou dizendo que a Multiplus pode fazer alterações sem aviso prévio, conforme seu regulamento.
Chequei o regulamento e ele não fala explicitamente sobre necessidade de aviso prévio, MAS diz que as alterações serão divulgadas:
“4.5 Condições específicas do Resgate. As condições específicas aplicáveis ao Resgate de Pontos, tais como
quantidade e equivalência de Pontos para cada serviço, produto, promoção e/ou programa do Parceiro,
serão definidas pela Multiplus, e/ou pelo Parceiro e devidamente aprovadas pela Multiplus, podendo sofrer alterações periódicas. A divulgação destas alterações será feita pela Multiplus e/ou pelo Parceiro aos Participantes através do site, e-mail, propaganda, entre outros meios de comunicação que possam ser disponibilizados pela Multiplus aos Participantes.”
Não recebi email nenhum tratando da desvalorização referente ao Le Club. Acabei de checar. Pelo contrário, recebi um email em 28 de janeiro fazendo propaganda da transferência ao Le Club à taxa de 2×1.
Estou abrindo uma reclamação no reclameaqui.com.br. Se não der resultado, Juizados Especiais.
Isso não pode ficar barato! Caso contrário, Multiplus e demais programas vão achar que podem fazer esse tipo de alteração sem avisar previamente.
Aliás, o Smiles já sabe que não pode fazer isso, já que tomou calor do Ministério Público quando quis alterar sua tabela do dia pra noite e teve de voltar atrás (depois realmente alterou, mas avisando previamente).
Falta o Multiplus tomar a lição.
Ricardo,
Independente da Multiplus atender seu caso específico, o que não fará, pois eu tentei no 0300 deles e a atendente falou isto que vc citou, vamos denunciar ao Ministério Público..
Eu vou formalizar uma denúncia…
Eles só podem mudar tabelas, se enviarem comunicação ao mercado consumidor com muita, mas muita antecedência.. não é enviar um e-mail dizendo:
“Olha… nós mudamos…” ou “Amanhã, ou semana que vem, vamos modificar a tabela”…
E porque não podem ?????????
Porque milhares de pessoas enviam pontos para o programa com uma regra de transferência com os parceiros…e claro, se eles mudam a tabela, será que a pessoa iria transferir estes pontos para o Multiplus ???
Se eu soubesse que eles iriam alterar para 3:1, não teria enviado meus pontos.. teria aproveitado outras promoções em outros programas…
Eu transferi um monte de pontos para o Multiplus para enviar para o Le Club… mas estava esperando ver se eles faziam uma promoção, daquela que fizeram 1:1 com o le Club..
Ao invés disto, eles, SEM AVISO PRÉVIO, mudam a tabela de 2:1 para 3:1, causando um IMENSO prejuízo aos associados.
Pela legislação, o Multiplus não pode mudar o contrato, ainda que de adesão, sem comunicado prévio aos associados.
Uma coisa é uma tabela de resgate de passagens que tem uma certa variação de milhas por trecho em função da demanda/temporada..
Outra coisa é uma tabela de resgate, que era fixa, na proporção de 2:1…
Se algum associado envia pontos para o programa com objetivo de enviar os pontos para o Le Club, nesta proporção de 2:1, o Multiplus não pode simplesmente MUDAR O CONTRATO, sem aviso prévio…
Eles sabem perfeitamente que estão totalmente errados…
Então… vou pegar todas as provas, que são envios recentes na taxa de 2:1 e mais alguns documentos e formalizar uma denuncia no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, na Promotoria de Direito do Consumidor, e denunciar o Multiplus por este abuso.
Vou tentar transferir os meus pontos na taxa de 2:1, mas mesmo que eu consiga, não vou deixar de fazer a denúncia ao MP…
E caso não consiga enviar em 2:1, vou entrar na Justiça, talvez JEC ou instância normal (tenho que ver o valor da causa, porque, só de dano moral serão mais de 20 SM, e somado ao dano material, pode ultrapassar 40SM)…
Paralelo a tudo isso, vou queimar o filme da empresa na mídia…
Eles conseguiram ser mais desonestos que o Smiles…
Acredito que esta realidade de 1:1 agora vai desaparecer pra sempre.
É… realmente com esse povo não dá para ser no amor… JEC neles!
O que quero dizer é: cadê a p* do aviso prévio?
Pois é, entrei em contato com eles para averiguar o fato.
Demorou ne, foi so o smiles, divulgar a taxa 3 por 1, o pessoal ate comentou tomara que o multiplus nao faça a mesma coisa. Dito e feito parece que resolveram seguir o smiles, que droga.
Deveriam pelo menos avisar antes e dar um prazo.
Exatamente, a Multiplus foi na onda do Smiles.
Estou pasmo. Absurdo não terem divulgado comunicado com antecedência. Vou ligar lá e tentar transferir o meu saldo todo para o Le Club, à taxa de 2×1. É (ou era) a única coisa que prestava em relação ao Multiplus.
Se não conseguir, vou de reclameaqui.com.br e Juizado Especial Cível.
A gente não pode ficar passível a esse tipo de abuso de alterações sem aviso prévio.
Palhaçada esse Multiplus.
Também acho um abuso!