Mumbai se torna o quarto destino a ser operado pelo A380 da Etihad Airways

A Etihad Airways, introduziu Mumbai à sua rede de Airbus A380 com o lançamento de voos diários que contam com seu premiado The Residence – a primeira suíte do mundo com três cômodos em um avião comercial.

Pic 1.

O voo EY204 de Abu Dhabi aterrissou no Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji, em Mumbai, na noite passada (1º de maio), por ocasião da comemoração do Maharashtra Day, o 56º aniversário da formação do Estado. Mumbai passa a ser o quarto destino do A380 da companhia aérea, após Heathrow em Londres, Sydney e Nova York, sendo que Melbourne está programada para ser a próxima cidade a receber o serviço a partir de 1º de junho.

A equipe de administração sênior da Etihad Airways, liderada por Mohammed Al Bulooki, vice-presidente Comercial para os EAU, viajou no voo inaugural, chegando para uma cerimônia tradicional de acendimento de lamparinas, que contou com a participação de funcionários da companhia aérea e a operadora do aeroporto de Mumbai, a GVK.

Pic 3

Devido à crise hídrica que atualmente atinge o Estado de Maharashtra, a Etihad Airways decidiu não prosseguir com uma saudação de água habitual que normalmente marca a chegada do primeiro voo de uma companhia aérea a um aeroporto.

A escolha do Maharashtra Day para lançar o maior jato de passageiros do mundo para a Índia reforçou o compromisso da companhia aérea com o país, no intuito de atender a um aumento na demanda por serviços aéreos e apoiar o crescimento do comércio e do turismo na Índia.

Com o upgrade das aeronaves, a Etihad Airways pode oferecer um serviço diário com o A380 entre Mumbai e o Aeroporto Internacional JFK, em Nova York, em ambos os sentidos, com uma conexão perfeita em Abu Dhabi, juntamente com a exclusiva proteção de fronteiras dos EUA, que permite aos clientes fazerem sua pré-liberação na alfândega dos EUA, em Abu Dhabi. O serviço é operado como voo de codeshare com a parceira indiana estratégica da Etihad Airways, a Jet Airways.

James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways, disse: “A Etihad Airways é uma companhia aérea jovem e inovadora, mas uma defensora de longa data do dinamismo da indústria da aviação indiana, operando para este país diverso desde 2004, quando Mumbai tornou-se a plataforma de lançamento de nossas operações aqui”.

“Trazer nosso principal produto para a Índia, com capacidade adicional de assentos, demonstra o nosso compromisso irrefutável com uma das economias que mais crescem no mundo, ajudando a satisfazer à crescente demanda e às expectativas dos viajantes por produtos e serviços superiores. Os principais mercados de ligação de e para a Europa, América do Norte e Oriente Médio, também se beneficiarão enormemente com o serviço aprimorado”.

“Nosso compromisso com a Índia é incontestável, tendo construído uma rede de rotas robusta e bem-sucedida com os nossos próprios serviços exclusivos, e os do nosso parceiro, a Jet Airways, que combinados nos dão 20% de participação de mercado, tornando-nos os maiores colaboradores do tráfego de passageiros de e para a Índia, maior do que qualquer outra companhia aérea internacional”.

As duas companhias áreas operam atualmente 254 voos por semana de 15 destinos na Índia para Abu Dhabi, e para outras localidades em uma ampla rede de cidades em todos os continentes. Ambos as companhias aéreas fazem codeshare nos serviços da outra de e para a Índia.

Neerja Bhatia, vice-presidente para o Subcontinente Indiano, acrescentou: “Estamos muito contentes em apresentar o nosso inovador The Residence, com uma sala de estar, chuveiro e quarto, e nossos revolucionários First Apartments e Business Studios, nos novos voos diários do A380 de Mumbai, que dão aos nossos clientes as melhores experiências a bordo com luxo e conforto incomparáveis.

“Maharashtra é um dos maiores estados da Índia, e sua capital Mumbai é uma cidade cosmopolita, dinâmica e popular. A rota de Mumbai para Nova York representa o maior mercado premium de viagem para fora da Índia, e com a temporada de férias se aproximando, este é o momento perfeito para trazer o nosso mais novo produto para Mumbai. Estamos ansiosos para receber os viajantes de Mumbai e de cidades vizinhas, pois acreditamos que o A380 vai atrair uma base de clientes muito mais ampla, interessada em experimentar a aeronave e seus serviços para Abu Dhabi e outros pontos de conexão”.

Rajeev Jain, CEO da Mumbai International Airport Ltd, disse: “Nós, no Aeroporto Internacional de Chhatrapati Shivaji, estamos contentes em receber o A380 da Etihad Airways em Mumbai”.

“Nós agradecemos à Etihad Airways por ter escolhido Mumbai, uma prova para seus clientes exigentes que voam para a cidade. As instalações operacionais de ponta para clientes no Terminal 2 e o A380 fly-by-wire estarão em boa companhia. Estou certo de que as operações do A380 da Etihad Airways serão uma experiência agradável para todos os passageiros e resultarão em um crescimento robusto em viagens no futuro”.

A equipe operacional inaugural do A380 em Mumbai incluiu 22 tripulantes de cabine e pilotos, todos indianos, o Comandante Ramesh Krishna, de Hyderabad, e o primeiro oficial Irfan Rizvi, de Mumbai.

O Comandante Krishna disse na chegada: “É uma grande honra pilotar o primeiro A380 da Etihad Airways para a Índia com lançamento de hoje do serviço de Mumbai. Sendo indiano, e vivendo e trabalhando nos Emirados Árabes Unidos, este é verdadeiramente um dia de orgulho para mim, meu país e meu país por adoção, pilotando o nosso maior avião para a Índia pela primeira vez”.

O A380 da Etihad Airways conta com uma capacidade total de 496 lugares – até duas pessoas no The Residence, nove First Apartments, 70 Business Studios, e 415 assentos Economy Smart.