Nova Classe Executiva da Air France no B777-200ER – Paris para São Paulo

Depois de um transfer super vip de carro até a aeronave embarquei pelo elevador privativo da jetbridge e fui pro meu assento. A minha personal agent me apresentou pro chefe de cabine que prontamente se ofereceu para fazer um tour na aeronave comigo. Ele inclusive me levou ao descanso da tripulação que fica no andar de baixo perto do banheiro da classe econômica – no mesmo nível onde é levada a carga do avião.

IMG_6089

Vôo Air France AF456 – 10/12/2015
Paris (CDG)  ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 7A – Classe Executiva
Partida: 10:30 / Chegada: 19:25 / Duração: 11h40 
Aeronave: B777-200ER

A nova classe executiva da Air France é no modelo 1-2-1 e é divida em 2 seções. A primeira e maior com 7 fileiras e a segunda com 3 – mais privativa.

Estas são as fotos da mini-cabine que fica logo depois da galley e antes da classe econômica.

Air-France-New-Business-Class-01

Eu sou fã deste layout espinha de peixe e principalmente deste modelo de assento que a AF adotou que pra mim é o melhor que há no mercado no momento já que o encosto dos pés não afunila.

Air-France-New-Business-Class-03

A divisória que separa os dois assentos do meio é removível – é como se fosse uma tábua que o comissário retira e guarda em algum bin caso você esteja viajando acompanhado.

Air-France-New-Business-Class-019

Fui então pro meu assento 7A (que fica na cabine maior) e comecei a tirar fotos pra vocês conhecerem melhor. Esta é a quarta-vez que viajo na nova Business da AF e pra mim ela continua sendo uma das melhores (se não a melhor) opção de classe executiva pra Europa saindo do Brasil.

A melhor forma de saber se o seu vôo terá a nova business é checar o mapa de assentos, se for 1-2-1 é o novo, caso for o antigo é 2-3-2 que é bem inferior e com conforto bem mais limitado. No embarque foi servido champagne e suco pela tripulação.

Pelo fato do assento ser levemente na diagonal você consegue ter mais privacidade ainda no seu own working space.

Os detalhes da cabine assim os materiais usados são de alta qualidade e de extremo bom gosto e elegância.

IMG_6107

O famoso descanso dos pés – que é algo que influencia e MUITO nas minha avaliações. Ponto positivo pra AF que adotou o modelo que não afunila (o mesmo da AA no B77W) e oferece um ótimo conforto ao passageiro enquanto dorme possibilitando movimentação sem limitação de espaço.

IMG_6108

Os amenity kit foi oferecido na cor vermelha e azul e continha produtos de higiene pessoal e cosmético da Clarins.

IMG_6096

Foi oferecido também pantufas, saco para sapato e capinha para o headphone.

IMG_6100 IMG_6114

Embaixo da mesinha tinha um porta revistas, USB e tomada universal.

IMG_6102

 

Ao lado esquerdo estava o controle do entretenimento de bordo que é touchscreen e também um compartimento onde está o fone de ouvido.

Este lugar também serve de porta-trecos já você pode guardar pequenos objetos.

IMG_6105

A TV tem um tamanho ideal e a programação é bem variada.

IMG_6111

A tela é touchscreen e também pode ser acessada via joystick. E falando em entretenimento acho que o avião peca por não ter wifi – o que acho essencial em vôos longos.

IMG_6110

O controle da posição de poltrona fica do lado esquerdo e é em aço escovado – elegante na medida certa.

IMG_6103

A tripulação desde o meu embarque e até o final do vôo foi extremamente atenciosa, educada e solicita. Ainda em solo foi distribuído o MENU com as opções de refeições do trajeto.

IMG_6115 IMG_6116 IMG_6117 IMG_6121 IMG_6118 IMG_6119 IMG_6120

Adivinha? Tinha GINGER ALE! Uhulll! AMO – Se um dia quiserem me agradar podem mandar caixas pra minha casa tá? Rs.

O catering da Air France dispensa comentários é sempre muito bem elaborado e saboroso. De início para Mise en Bouche foi um creme de queijo de leite de cabra com beterraba e avelãs.

IMG_6124

Depois de entrada foi camarão e vieras sauté com vinagre de fruta cítrica e fricassê de abobrinha e tomate. Achei a apresentação bem simples – isto deve ser porque estava mal acostumado com a orgia gastronômica do meu vôo de ida na Primeira Classe.

IMG_6126

Optei pelo filet de bacalhau já que ele era assinado pelo François Adamski. Ele veio com molho de carne, aipo e castanhas. Apesar do bacalhau ter soltado bastante água no forno misturando com o molho o sabor estava ótimo.

IMG_6128

De sobremesa optei pelo mousse de coco com chocolate, sorvete e bolinhos – todos ótimos. Eu pulei a seleção de queijos pois já estava bem satisfeito.

IMG_6133

Reclinei o assento para dormir – ele é total flatbed e oferece um ótimo conforto. (A foto foi tirada ainda em solo pra aproveitar a iluminação)

Vejam que a poltrona emenda com o footrest se transformando em uma cama total reta e sem afunilamento.

São oferecidos uma manta e um travesseiro – de ótimo tamanho por sinal.

Pelo fato da poltrona ser levemente na diagonal você consegue ter uma privacidade maior já que o casulo do assento protege seu rosto de ficar em contato direto com o corredor.

Há um pequeno bar (no modelo self-service) que fica montado na business com bebidas e alguns snacks e até sorvetes Haagen-Dazs. Aqui não dá pra ver direito mas as comissárias estilizaram o rótulo da coca-cola e fizeram um laço.

Como eu mal consigo dormir em vôo diurno logo depois do almoço tive fome de novo e pedi alguma coisa pra comer. A aeromoça me disse que tinha torta de frango e que poderia me servir. A torta estava uma delícia mas a apresentação deixou muito a desejar. Ela me serviu na vasilha de alumínio que é levada ao forno, ou seja, ficou parecendo uma marmita, rs. Bom, acho que não custava nada ter retirado o alumínio e ter servido em um pratinho, concordam?

IMG_6136

Quase chegando no Brasil foi servida a segunda refeição de forma mais expressa – tudo ao mesmo tempo na bandeja.

A entrada foi um royale de foie gras com manga e gengibre e alguns legumes crocantes – delicioso!

De prato principal optei pelo risoto de batata-doce com brunoise da abobrinha – infelizmente o prato estava quente só por cima, o arroz que estava no fundo estava frio. Mas foi algo que não me incomodou pois detesto comida quente, rs.

IMG_6154

Bom pessoal, o trajeto foi super agradável e esta classe executiva é minha favorita pra viajar já que é no layout 1-2-1. O catering da AF alinhado com o atendimento profissional fazem da experiência de vôo um momento super agradável.

Aproveito para agradecer a Air France por todo o apoio que me deram durante esta viagem, inclusive a gentileza de permitirem eu usar as facilidades Première na volta mesmo sem estar voando de Primeira Classe.

A cia se reinventou com esta nova First Class e Business Class e com certeza já está na minha lista de empresas favoritas para serviços premium já que ela oferece o que há de melhor para os clientes que buscam serviços de primeira e atendimento personalizado se tornando extremamente competitiva no mundo da aviação. Well done!

E aí, o que vocês acharam?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
9,0