Nova Classe Executiva da TAM no A350XWB – São Paulo para Manaus

Tanto meu vôo de ida quanto de volta para Manaus foram feitos no A350XWB da TAM na Premium Business (Executiva). Como o serviço foi praticamente idêntico em ambos os trechos não vou fazer 2 reviews – vou compilar as fotos tudo junto apenas neste aqui assim vocês conseguem ter uma visão geral do produto.

IMG_8731

Em GRU como sempre o pessoal do SS da TAM me salvando (Valeu mais uma vez pessoal!) e desta vez me acompanharam para que eu pudesse embarcar primeiro e conseguir fazer umas fotos da cabine ainda vazia já que o vôo estava literalmente lotado.

No portão de embarque NADA de balões ou faixa, banner para sinalizar o vôo inaugural – tudo estava correndo como se fosse um vôo normal. #FAIL

Uma das coisas que mais gosto neste avião além do design é o modelo do vidro do cockpit – parece a máscara da tiazinha, não acham? Rs.

IMG_8735

Vôo TAM JJ3408 – 25/01/2016
São Paulo (GRU) ✈ Manaus (MAO)
Assento: 5D – Classe Executiva
Partida: 09:30 / Chegada: 11:33 / Duração: 4h00
Aeronave: A350XWB

Logo na entrada do avião há um letreiro na parede desejando boas vindas à bordo – achei bacana esta novidade. O Sérgio do SS me apresentou pra Cyntia (chefe de cabine) que além de ser super simpática me deixou super à vontade pra poder passear pelo avião.

IMG_8677

Fui primeiro dar uma volta pela classe econômica para poder mostrar pra vocês – o layout é 3-3-3 (não muito adequado pra quem viaja sozinho ou acompanhado).

Todas as poltronas possuem entretenimento individual e tomadas.

IMG_8621

Os estofados são nas cores azul e vermelho.

IMG_8628

O espaço parece até razoável entre uma poltrona e outra – mas não cheguei a sentar para realmente saber se é confortável.

IMG_8618

IMG_8625 IMG_8629

Lá no fundo está a galley principal – ampla por sinal – o crew rest (famoso sarcófago para descanso da tripulação) fica aqui também.

IMG_8722

Se não me engano são 6 camas disponíveis.

Depois fui pra Premium Business – a classe executiva. O novo layout é 2-2-2 dividido em 5 fileiras.

As poltronas são largas porém curtas – quando reclinadas mal cabe um adulto com mais de 1,80m confortavelmente.

Há descanso para os pés – ottoman – e a cadeira na posição horizontal vira uma cama total flatbed.

Fiz várias fotos pra vocês poderem ver e conhecer de todos os ângulos.

Um defeito grave é que se você estiver sentado no corredor e o passageiro da janela quiser sair – não há como. Vai precisar fazer um salto ornamental pra poder sair dali, rs.

Eu não aprovo e nem acho este layout 2-2-2 o mais adequado no mundo atual de business class. Prefiro o 1-2-1 que atende tanto quem viaja sozinho quanto quem viaja acompanhado. Vejam por exemplo da Finnair, Qatar e Vietnam Airlines – todas com A350 adotaram o layout 1-2-1.

Classe Executiva da Finnair no A350

Classe Executiva da Qatar no A350

Classe Executiva da Vietnam Airlines

Classe Executiva da Vietnam Airlines no A350

Bom, voltando à realidade, rs – este é o modelo que a TAM optou.

Os controles da posição, joystick do IFE e tomada ficavam no console do meio.

IMG_8611

Há uma pequena divisória retrátil entre as duas poltronas – mas chega a ser até insignificante no quesito privacidade.

IMG_8650

Ao lado da divisória também estavam as luzes individuais de leitura com controle de intensidade.

IMG_9478

Embaixo do descanso dos pés tem um compartimento para você guardar seus sapatos.

IMG_8655

Tomadas, entrada USB e de aúdio ficavam embaixo do encosto do braço.

IMG_8672

Os bins deste avião são mais largos e possuem um design mais estratégico para que a cabine pareça maior.

IMG_8646 IMG_8642

O controle do IFE é bem simples – parece de plástico.

IMG_8692 IMG_8669

O entretenimento de bordo é bem completo com uma variedade enorme de filmes, áudio, séries, jogos, câmeras, etc. Fiquei extremamente decepcionado de saber que a TAM não optou por colocar wifi neste avião. O que não entendo é que a aeronave é totalmente apta pra ter a tecnologia, ou seja, seria um diferencial enorme já vir com esta facilidade. Vai entender…

IMG_8665

Das 3 câmeras disponíveis somente a da barriga do avião estava funcionando, o que deu para registrar algumas imagens interessantes.

IMG_8700 IMG_8674 IMG_9498 IMG_9502 IMG_9501 IMG_9503 IMG_9504

O IFE também tem a função PIP, ou seja, você consegue dividir sua tela em até 4 mini-telas assim não precisa parar seu filme para poder checar o mapa por exemplo.

IMG_8688

Tentei usar minhas músicas do iPhone mas ele não foi detectado pelo sistema.

IMG_9495

Achem o erro de português, oops, inglês, rs.

IMG_9508

O avião tem a famosa Mood Lighting que permite a tripulação controlar as cores da cabine permitindo assim uma atmosfera mais relaxante pros passageiros em vôos longos.

IMG_9524

Quanto ao serviço – quanta decepção! A TAM perdeu uma ENORME oportunidade de ter feito este vôo memorável. Bom, primeiro vou falar da parte boa – o Gaidoz comissário que estava servindo nós na business me surpreendeu trazendo 2 ginger ale pra mim na hora do lanche – como ele sabe que eu gosto e a TAM não oferece, fez questão de levar pra mim. Sem palavras pela atenção né? Valeu Alê 0 você foi nota 1000!

A tripulação toda deste vôo foi incrível – todo mundo super simpático e extremamente animados com o primeiro vôo comercial do A350XWB.

IMG_8680

Bom, vamos voltar a falar do serviço – tudo bem que foi um vôo doméstico de aproximadamente 4 horas – mas a TAM pecou e muito em não oferecer algo diferenciado, afinal era o trajeto inaugural. Se comparar com todas as cias aéreas ao redor do mundo, nestas ocasiões há comemorações à bordo, refeições diferenciadas, brindes, champagne (ou espumante que é mais barato) e até certificado para os passageiros.

O custo disso para uma cia aérea? Seria mínimo se pensarmos na experiência que causaria para os passageiros. Afinal todos que compraram para estar neste vôo era para curtir a ocasião especial – caso contrário poderíamos ter embarcado em qualquer outro dia da semana, concordam?

Sabe o que os passageiros deste vôo ganharam? Um chaveirinho da Airbus – apenas. Ahh e o lanche foi apenas um sanduíche frio de presunto e queijo – que dispensa comentários – deixo a foto falar por si só.

IMG_9489

“Olá, eu sou o sanduíche do vôo inaugural – prazer!”

IMG_9490

O banheiro da business é de um tamanho padrão com luzes estilo camarim no espelho.

Curioso que neste vôo tivemos 2 comandantes – e nenhum co-piloto.

Chegando em MAO teve a famosa celebração com os canhões de água.

Screen Shot 2016-02-01 at 11.24.59

Bom, mas o destaque mesmo do vôo apático que a TAM ofereceu foi poder encontrar e viajar com meus leitores na Premium Business. Para mim acho que nunca um vôo passou tão rápido – foram horas de conversas, trocas de experiências, fotos, selfies e lógico muita empatia. Se valeu a pena? Sem sombra de dúvidas – poder interagir e ter este contato mais próximo de vocês foi impagável e saber que o site de uma forma ou de outra tem contribuído para que vocês viajem mais e melhor – não tem preço!

Não vou citar nomes, mas deixo aqui uma das fotos (porque eu saí sério? Aff!) que tiramos para poder registrar este momento que foi tão especial. Pessoal, vocês são foda! Agora já podemos marcar a outra né? Mas não podemos esquecer de levar uma marmita de casa, rs.

IMG_8711

Para quem não sabe o A350 XWB será um dos principais aviões do Grupo LATAM a operar voos de longo curso, aos Estados Unidos e para a Europa. A empresa investiu US$ 7 bilhões (referente ao preço de tabela das aeronaves) na encomenda de 27 aviões do modelo, cujas entregas estão previstas para ocorrer até 2021. Quinze aviões serão do modelo A350-900 e doze serão do modelo A350-1000, com maior capacidade de transportar passageiros. Este ano a previsão de chegada é de 6.

E pensar que quando os A330 chegaram em 1998 a TAM parou o aeroporto de Congonhas para recebê-los! Tempos que não voltam!

E aí, o que acharam?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
7,8