Nova Classe Executiva da TAP no A330 – São Paulo p/ Lisboa

Finalmente o post que todos estão esperando – Como é voar na nova classe executiva da TAP, rs.

Bom, cheguei relativamente cedo em Guarulhos e fui direto p/ a fila de prioridade despachar minha mala. Em menos de 5 minutos já estava com o cartão de embarque nas mãos – nota 10 pro atendimento – a colaboradora que me atendeu era uma simpatia em pessoa, risonha e muito educada.

A sala vip que a cia portuguesa usa é a da Star Alliance (por motivos óbvios né?) e que eu não vou fazer review pois já tenho diversos aqui no site. Um detalhe que eu notei que mudou por lá é que agora tem uma pequena seleção de pratos quentes – tinha arroz, frango, macarrão e sopa. As opções de bebidas permanecem as mesmas e eventualmente (em determinados horários) tem um barman servindo drinks.

O embarque aconteceu no horário e a TAP sabendo que eu iria embarcar (desde o check-in) gentilmente me convidou p/ entrar primeiro na aeronave e conhecer o interior já que este é o primeiro A330 da cia com a nova cabine. Eles inclusive colocaram um personal assistant pra me acompanhar – eu fiquei 😮 – vantagens de já ser figurinha carimbada em GRU, né migos? Mas não se preocupem (recado especial para os mimimizeiro’s de plantão) que isto não influencia em nada na minha avaliação, afinal quem pagou a passagem fui eu então posso falar o que quiser.

Vôo TAP TP82 – 30/03/2017
São Paulo (GRU) ✈ Lisboa (LIS)
Assento: 6F – Classe Executiva
Partida: 15:40 / Chegada: 05:30 +1 / Duração: 9h20
Aeronave: A330-200

A TAP já está com 2 aviões reformados – o CS-TOL (o que eu voei – foto abaixo) e o CS-TOM.

img_0102

Como eu entrei primeiro pude tirar várias fotos – inclusive da disposição diferente dos assentos p/ vocês conhecerem. O layout é staggered mas segue um padrão diferente dependendo de cada fileira (6 no total) – 1-2-1 em algumas e outras 1-2-2.

DCIM100GOPROGOPR1263.

Eu gostei bastante da cor da cabine, da qualidade do estofado e do acabamento da poltrona – quanto à isto a cia está de parabéns!

DCIM100GOPROGOPR1245.

Notem que as poltronas do meio seguem de forma “desordenada” – um assento fica com 2 consoles enquanto outro fica mais exposto no corredor.

DCIM100GOPROGOPR1243.

Nesta configuração, os melhores assentos pra quem viaja sozinho são os 3J e 5J no quesito privacidade já que eles são os famosos “tronos”, ou seja, tem console do lado direito e esquerdo, te proporcionando um maior espaço – teoricamente em partes e já explico o porquê.

DCIM100GOPROGOPR1230.

A poltrona como vocês devem imaginar agora é flatbed e se transforma em uma cama quando reclinada.

DCIM100GOPROGOPR1233.

Apesar do conforto, ela é BEM estreita e pessoas com os ombros largos ou os mais gordinhos com certeza vão sofrer na hora de dormir. O descanso dos pés afunila e é bastante apertado (vou colocar uma foto mais pro final do post).

DCIM100GOPROGOPR1234.

Aqui vocês conseguem ver que o casulo, que ao mesmo tempo protege e dá privacidade, tira um pouco do espaço e da mobilidade do passageiro enquanto ele estiver deitado.

DCIM100GOPROGOPR1251.

Atrás do assento trono estão 2 poltronas laterais que dividem o mesmo console – ideal para quem viaja acompanhado.

DCIM100GOPROGOPR1247.

A única divisória entre um e outro é esta aqui – e que garante um pouco de privacidade.

img_0106

Já os assentos do outro lado (fileiras A e C) são alternados também. Metade tem o console p/ o lado da janela e os demais para o lado do corredor. Vejam que os assentos que tem o console ao lado da janela deixa o passageiro bem exposto, então quando ele estiver deitado, seu rosto fica bem próximo do corredor o que não é agradável já que não tem nenhuma proteção.

DCIM100GOPROGOPR1266.

O outro assento – tem o console ao lado do corredor – vejam como a privacidade é bem maior.

DCIM100GOPROGOPR1267.

Mais uma foto da cabine p/ vocês assimilarem como é o layout das poltronas.

DCIM100GOPROGOPR1273.

Como eu comprei minha passagem de última hora o único assento disponível foi o 6F – última fileira na parte do meio. Pelo menos tive a sorte de ser este, afinal tive liberdade p/ levantar quando quisesse sem incomodar o colega ao lado.

DCIM100GOPROGOPR1286.

Como vocês devem imaginar a aeronave está cheirando à “carro, oops avião novo” – acredito que por causa dos tecidos e materiais. Notem que o cinto é de 3 pontas – não sei o motivo. A Lufthansa também tem este modelo de cinto.

img_0120

Comecei então a explorar o assento assim que eles liberaram o embarque. No meu canto direito estava um compartimento onde você pode guardar alguns objetos pessoais. Neste mesmo lugar está o joystick do entretenimento de bordo, portas USB’s, porta-garrafa, gancho p/ pendurar o fone de ouvido, saída de áudio e luz de leitura individual.

img_0116

Um close-up.

img_0109

Embaixo estava o bolsão com revistas, folheto de segurança, etc. e a tomada com outra porta USB – ponto positivo.

img_0167

A poltrona tem 4 posições pré-estabelecidas portanto não é possível personalizar cada “parte” do assento. Por exemplo, você não consegue levantar só os pés, ou deitar só o encosto.

img_0105

O amenity kit vem nestas latas colecionáveis – imitando sardinha.

img_0171

Gosto do fato de usarem a embalagem preta – acho elegante da forma que é apresentado. O kit é bem básico – tapa olhos, caneta, creme da marca Karité, cacau p/ os lábios, meias e pasta com escova de dente.

img_0266

O fone de ouvido assim como o cardápio só foram distribuídos após a decolagem – o que não acho ideal afinal você fica entediado até poder começar a usufruir da programação.

img_0270

Falando nisso, o IFE é bem completo, rápido e touchscreen – a programação é diversa com boas seleções de filmes, músicas, jogos, etc.

img_0155

Vale lembrar que apesar do avião ter acesso à internet, o wifi é cobrado por kbytes – U$1 por cada MB trafegado, ou seja, melhor não oferecer do que enfiar a faca né?

img_0156

img_0157

img_0158

img_0159

img_0160

img_0161

img_0164

Ainda em solo foi servido bebida de boas vindas – espumante bem quente por sinal. Não teve amendoim ou mix de nuts.

img_0146

Vamos dar uma olhada no cardápio que foi entregue já em altitude de cruzeiro. Se alguém quiser comentar sobre a carta de vinhos – fique à vontade já que deste assunto eu não entendo. As opções de refeição são exatamente as mesmas de 1 ano atrás – quando fiz esta mesma rota – acho que está na hora de trocar né?

img_0190

img_0181

img_0182

img_0184

img_0185

img_0186

 

img_0188

img_0189

Em relação ao serviço: algumas comissárias atentas e solicitas já outras BEM , mas BEEEEM sérias mesmo – pra não precisar usar outro adjetivo, rs. O serviço de refeições estava ótimo – tanto no sabor quanto apresentação dos pratos e variedade de bebidas.

Os canapés de entrada estavam muito bem feitos.

img_0265

Uma coisa que notei e que atrapalhou e deixou o serviço bem lento é que as comissárias não faziam os corredores ao mesmo tempo conforme acontece na maioria das cias aéreas. Elas passavam o trolley de um lado e somente depois iam para o outro.

Não sei se vocês notaram mas nada do que estava descrito de opção de entrada no cardápio foi servido, rs. Vai entender né? Apesar disto o presunto de parma e a sopa de milho estavam saborosos.

Notem também que as comissárias não se atentaram a repor o gelo do meu copo e nem me oferecer mais bebida – como elas faziam um corredor por vez, tive que esperar pra poder pedir.

img_0264

Muita gente me questionou de ter elogiado o prato principal – por ser um “rocambole” de carne moída – o que não tem muito glamour. Mas confesso p/ vocês que o sabor estava ótimo – ainda mais com estas cebolas desidratadas em cima. O arroz estava bem empapado mas nada que interferisse no sabor.

img_0206

A sobremesa era prato de queijo OU o pudim. Como eu estava na última fileira e ela já tinha servido todo mundo ela me deu os dois – mas fez questão de enfatizar “Senhor, em caráter de exceção, rs.”.

Este pudim era e queijo com calda de goiabada – pensa num trem bão – ainda mais pro mineirinho aqui!

img_0271

E por fim foi servido café (ou cháfé, rs) com chocolate. Elas traziam uma caixa aberta e você poderia escolher qual quiser.

img_0222

Finalmente fui dormir, ou pelo menos tentar. O edredon e travesseiro são de boa qualidade e tamanho satisfatório, mas o horário que o voo sai do Brasil (15h40) e a duração são muito ingratos (por volta de 9hrs). Eu praticamente não preguei o olho!

img_0226

A poltrona apesar de flatbed é um pouco estreita, conforme já falei pra vocês no início do post.

DCIM100GOPROGOPR1297.

Agora aqui vou mostrar a foto p/ vocês do descanso dos pés. Ele é BEM apertado por estar no “casulo” do assento da frente e isto prejudica sua movimentação quando estiver deitado – por isto escolha sentar na primeira fileira. Eu “sofri” muito pois você teoricamente fica em um sarcófago e é praticamente IMPOSSÍVEL se movimentar – seja para um lado ou p/ o outro.

img_0143

A tripulação não me acordou para o café da manhã e eu só notei que já estavam servindo pois cochilava e abria o olho toda hora – ponto negativo.

Eu senti falta de uma opção quente no café da manhã – que não tem – foi servido somente frios (com geléia doce – alguém explica?), frutas, iogurte e bolinho. Outro ponto que vale salientar é que quando eles vem com a cesta de pães não tem um lugar específico p/ colocar (um pratinho por exemplo) então eles colocam em qualquer lugar da bandeja – o que eu acho muito deselegante e feio.

img_0281

Nosso voo foi o primeiro à chegar em Lisboa então não tinha ninguém na imigração – que eu já peguei filas kilométricas em outras ocasiões.  O horário é bem inconveniente – principalmente p/ fazer check-in nos hotéis, afinal entrar no quarto às 06:00 da manhã geralmente não é permitido. Fiz tudo super rápido e em 15 minutos já estava lá de fora esperando meu Uber (usei o wifi do aeroporto p/ pedir).

Só p/ reforçar – que este foi o primeiro de sete aviões A330 que serão retrofitados até o final deste ano e essa ação está inserida no programa de atualização de frota anunciado em 2016 pela companhia. Se me perguntarem como consegui saber o dia que ele iria fazer a rota – pesquisei no Flight Radar (só funciona na versão p/ computadores – pelo menos no celular não consegui), pelo prefixo da aeronave, dia após dia, até saber que ele viria p/ SP nesta data

Bom pessoal, só posso dizer que com esta aeronave a TAP se reinventa (Se comparado aos atuais A330 e A340) e passa a ser uma ótima opção entre Brasil e Europa com um produto bem competitivo pra quem busca uma business class que valha a pena – parabéns à cia – com certeza voaria outras vezes – nesta cabine nova, claro! Agora só falta fazer uma promoção do Victoria com 100% de bônus dos cartões ou 50% de desconto nas emissões, né non?

E aí, o que acharam do novo produto?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
8,3