Nova Executiva “Premium Business” da LATAM?

Notícias 19

Por Fábio Vilela

Pessoal, essa informação não é oficial da LATAM, mas foi publicada pelo blog de aviação “Desde SCL” do Chile, então aparentemente aparenta ser verdade.

Segundo informações do blog, a LATAM Airlines está preparando a atualização dos interiores começará a ser disponibilizado a partir de novembro deste ano. O projeto faz parte de uma série de investimentos que a empresa vem trabalhando há meses para renovar o interior de 200 aeronaves.

Ainda segundo o blog, de acordo com a LATAM, será investido algo em torno de US$ 400 milhões na melhoria das cabines Premium Business e Economy além do desenvolvimento do conceito “LATAM +”, uma seção intermediária diferenciada.

A nova Premium Business terá assentos flat bed que oferecem maior privaciadade e acesso direto ao corredor aos passageiros. O layout passará a ser 1-2-1 para todas os aviões wide-body em substituição do atual 2-2-2.

O padrão de 30 assentos por cabine será mantido, com exceção do B767-300ER que opera no Peru e Colômbia.

Além disso os passageiros terão mais espaço para armazenar seus itens pessoais, além de telas de alta definição de 18 polegadas com um anova interface.

A nova Premium Business fará sua estreia em um B767-300ER em Lima. No ano de 2019 será introduzida em rotas internacionais a partir do hub de São Paulo (GRU), e a partir do segundo semestre de 2019 no Chile.

Como possuem menor operação de aeronaves wide-body, as subsidiárias da Argentina, Colômbia e Equador serão as últimas a receber as novas cabines.

Para os aviões wide-body, a classe Economy também será atualizada com novos assentos da Recaro, com tomadas USB em todos os assentos e tela de 12 polegadas.

Já entramos em contato com a LATAM para obter maiores informações e quando tivermos, iremos complementar o post!


Eu confesso que gostei e MUITO deste layout – por vários motivos: primeiro, ele atende uma demanda de vários tipos de passageiros. Eu que particularmente só viajo sozinho, tenho acesso ao corredor e liberdade para levantar quando quiser sem precisar pular o colega ao lado. Segundo, para quem viaja com criança ou acompanhado os assentos centrais ficaram em uma disposição que permite ter contato direto com seu companheiro(a) e filho(a) o que facilita a comunicação durante o voo, fazer um carinho, dar comida pro neném, etc.

O layout espinha de peixe (que eu também sou fã) tem um ponto fraco, pois você perde esta interação com o colega ao lado se sentar nas poltronas centrais, mas isto não acontecerá aqui.

E por fim, claro, todas as poltronas sendo flatbed – o que é uma maravilha, e se o layout/modelo se confirmar, será MUITO parecido com o da South African que eu coincidentemente postei hoje – e que confesso: é confortável e espaçoso – tanto para dormir quanto para trabalhar/comer.

E aí, o que acharam? Já não era sem tempo né da LATAM começar a investir em um produto mais atual e fazer um retrofit geral dos aviões. Eu gostei!

19 respostas para “Nova Executiva “Premium Business” da LATAM?”

  1. Joao Batista De Oliveira Junior disse:

    Premium Business Latan? Só se for comprando, porque com milhas Multiplus é inviável. Pessoal, estou a 3 meses numa luta para resgatar 2 bilhetes em Business da Ásia Oriental para o Brasil por 110 mil pontos e não consigo (eles simplesmente não mostram mais disponibilidade). Acabei achando e emitindo um voo do Oriente Médio por 100 mil pontos após semanas fazendo tentativas de emissão no site (em varios navegadores e computadores diferentes)…. em diversos dias e horários…. e pelo Call Center (tenho vários nomes, dias e horários anotados) . Após a emissão dos bilhetes eles CANCELARAM OS BILHETES. E ontem (23/08) recebi um ligação de Daniela Oliveira (setor de Mídia Social) dizendo que não há disponibilidade em Business na data e classe que eu quero (mesmo eu mandando por email para ela um print com a disponibilidade mostrando no site ontem mesmo horas antes (23/08), ela só disse que como era uma parceira (British Airways) a Latam não podia fazer nada no momento) e que poderia passar o caso para uma alçada superior. Desculpa essa dada semana passada por outros atendentes. Terei que emitir minhas passagens de outra forma agora. Perdi tempo tentando emitir com a Latam/Multiplus e agora irei gastar muito mais pra conseguir minhas passagens.

  2. Marcos Santos disse:

    Pessoal,
    Na opinião de vocês as poltronas da executiva são melhores no 777 o 767? Faço a rota GRU-LHR-GRU todo mês, mas, só voei no 777.
    Abraço a todos!

  3. Alisson disse:

    Vou assumir que fiquei um pouco frustrado. Esperava que a LATAM finalmente fosse oferecer consistência entre a frota, mas infelizmente parece que o novo assento vai ser limitado a poucas aeronaves.
    Os 787 já entregues e a grande maioria dos 767 vão seguir com o padrão atual, que pode até ser confortável (em partes), mas não aguenta o tranco e já está em péssimo estado de conservação.

  4. Mônica disse:

    Só fazendo coisas desse tipo pra recupera um pouco de interesse e credibilidade. A mudança de sistema, aumento abusivo na tabela de pontos, além da tortura em que se transformou a procura de assentos com milhas, fez a TAM perder muito do espaço que ocupava entre o público brasileiro. Tomara que seja a primeira de uma série de mudanças positivas.

  5. Max disse:

    Advogado do diabo: O layout 1 2 1 acarretará numa menor disponibilidade de assentos na premium business, correto? Será se ainda vai ter vaga para todo mundo black conseguir upgrade, principalmente nos voos mais concorridos (usa, paris, espanha e inglaterra)?
    Ou haverá dificuldade para obtenção do status black?
    Vcs preferem uma maior dispnibilidade no produto 2 3 2 limitado ou a solução corporativa de diminuir a disponibilidade e aumentar a qualidade foi certeira?

    • Gustavo disse:

      Sem querer polemizar mas na reportagem há a informação de que o padrão de 30 assentos será mantido. (É o número de asssentos nos 767 e 350).

      Nos 777 o padrão hoje são 8 fileiras com 7 assentos cada (56 assentos) esse eu acho mais complicado de se manter e acredito que será bem reduzido.

  6. Diogo disse:

    Eu preferia que fossse igual da korean
    Ótimo assento, mas cabe mais gente no mesmo espaço.
    Meu medo inicial eram diminuir os assentos da executiva, e dificultar o upgrad, mas agora eh perigoso espremerem mais a econômica

  7. Gustavo Botelho disse:

    Vocês vão querer cair dando pedrada em cima de mim (hahaha), mas eu gosto do layout 2-2-2. Na maioria das vezes voo acompanhado e não abro mão de ir na janela… acho que o ideal seria o layout da business da SWISS, que atende todos os públicos.

  8. Joao disse:

    É oficial sim. Está na página 9 da apresentacao de resultados de hoje pela manhã, e mais detalhes na análise completa.

    • Gustavo Botelho disse:

      Seria esse trecho:
      “Como um dos fatores mais importantes na
      escolha de uma companhia aérea e satisfação de passageiros, acreditamos que a transformação de nossa
      experiência a bordo não somente ajudará a fortalecer a fidelidade de nossos passageiros existentes, mas
      também a atrair novos clientes” afirmou Claudia Sender, Vice-Presidente de Clientes. Investiremos
      aproximadamente US$ 400 milhões para modernizar as cabines de cerca de dois terços de nossa frota nos
      próximos três anos. A transformação nos permitirá oferecer uma experiência a bordo líder do setor e atender
      melhor com mais opções, flexibilidade e personalização ao passageiro. Para os clientes que viajam em rotas
      long haul, a LATAM transformará a cabine de algumas aeronaves wide body Boeing 767 e Boeing 777, além
      de aplicar o novo design aos Boeings 787 e Airbus A350 com entrega prevista para os próximos anos. Para os
      passageiros que viajam em voos domésticos e rotas na América Latina, a LATAM transformará a cabine de
      mais de 150 aeronaves Airbus A320 e A321, obtendo um layout uniforme também nas aeronaves narrow body.

  9. Paulo Maior disse:

    Pobre de quem vive no Rio. Vamos continuar viajando nos calhambeques da LATAM, enquanto todas as regalias vão para nossos irmãos de São Paulo, sem nenhum rancor ou preconceito, por favor.
    Entendo que trata-se de decisão da empresa, mas, de novo, os cariocas são tratados de forma desigual.
    Maldito seja quem negociou a desistência da Azul de fazer o seu hub no Galeão.

    • Sílvio Carneiro disse:

      Até onde me lembro, houve uma tentativa da Azul em fazer o Santos Dumont hub regional, mas o governo estadual, o governador era $érgio Cabral na época, foi contra pois iria desvalorizar o Galeão que já estava em vias de ser privatizado. Parte do capital da Azul é de uma empresa chinesa(HNA) que tem participação no consórcio que controla o Galeão, parece que havia uma intenção de a Azul fazer do Galeão de fazer dele hub internacional. Que apodreça na cadeia o indigitado. Pagamos pelas políticas dele até hoje, refletindo até na operações do nosso aeroporto.

    • Gabriel disse:

      Me desculpe mas só viagem de Latam que quer, tem outras cias melhores para gastar seu dinheiro.

  10. Leny disse:

    Estava demorando está atualização. As aeronaves da Latam estavam muito desagastadas e os concorrentes estavam ganhando em conforto.

  11. André Arantes disse:

    Desde janeiro deste ano eu vinha vendo notícias de que haveria retrofit, mas apenas na executiva dos boeing 777, que adotaria o modelo dos A350, ou seja, 2-2-2. Essa reformulação geral e, em especial, esse layout 1-2-1 é uma baita surpresa. Como já tenho passagem emitida pra Miami ano que vem de business, vou torcer para já pegar uma nova cabine

  12. PAULO disse:

    Estava na foram executiva da Latam anda bem batida, e vários sem cama flat, que acho um absurdo…
    Já peguei um avião que a gambiarra foi tanta, que a 1a fileira da executiva invadia o corredor, e cadeirantes não conseguiam passar. Um absurdo…

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis