O Voo Comercial Mais Curto do Mundo

Diversos Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Recentemente, noticiamos aqui no site que a Singapore Airlines havia retomado o voo mais longo do mundo. Entre Cingapura e Nova Jersey, o voo, que tem mais de 19 horas de duração e percorre cerca de 9.000 milhas, é equipado apenas com Business Class e Premium Economy. Certamente um sonho para qualquer amante da aviação.

Do lado oposto a esse trajeto há um voo bem peculiar:

O voo comercial mais curto do mundo.

Viajar de avião nem sempre é a maneira mais rápida de se viajar pois, além do tempo do voo em si, é preciso chegar com um mínimo de duas horas de antecedência ao aeroporto. Nessas mesmas duas horas, viajando a uma velocidade média de 80 km/h, seria possível percorrer 160 km de carro. É por isso que muitas vezes uma viagem de avião mais curta que isso não se mostra viável para uma rota comercial. 

Entretanto, esse não é o caso quando há algo a mais no caminho, como por exemplo no trajeto entre duas ilhas. Nessa situação, viajar de avião costuma ser uma opção mais rápida do que de barco. E é exatamente dessa condição que surgiu o voo comercial mais curto do mundo.

Resultado de imagem para world's shortest commercial flight

O norte do Reino Unido, mais precisamente a Escócia é um lugar repleto de ilhas. 790 delas, para ser exato. A maioria dessas ilhas possuem voos entre si ou que as conectam à cidade de Edimburgo. E é na ilha chamada Westray que o voo mais curto de todos se conecta à vizinha Papa Westray e a seus 90 habitantes.

A distância

A distância percorrida é de 2,7 quilômetros e leva de 53 segundos a 1 minuto e 30 segundos para ser completada pelo BN-2B-26 da Longanair. A viagem consome apenas 10kg de combustível da aeronave e custa entre £17 e £36 ida e volta. A rota é uma obrigação de serviço público para a companhia aérea que é concedida pelo conselho da região juntamente com outras rotas entre as demais ilhas. Segundo a Longanair, a rota é utilizada por professores, médicos, policiais e demais moradores da região.

Resultado de imagem para world's shortest commercial flight

Milhas

Infelizmente não é possível emitir esse trajeto com milhas (inclusive nem consigo imaginar quantas milhas custaria), mas eu adoraria ver um review desse voo aqui no site. O que acham?

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.