Pergunta da semana: Com quanto tempo de antecedência você vai para o aeroporto?

Diversos 47

Por Fábio Vilela

Pessoal, hoje quero saber de vocês com quanto tempo de antecedência vocês vão para o aeroporto no dia de embarcar?

Eu, particularmente, como adoro conhecer aeroportos, chego sempre por volta de 5 horas do meu vôo quando é internacional.

Já para voos domésticos em algum país à fora, chego com 2 horas. Ex.: Dentro dos EUA ou Europa.

Aqui no Brasil sempre chego com 1:30 de antecedência.

Sempre procuro também marcar minhas conexões com 4 horas de intervalo, por ex. GRU-FRA-VIE sempre coloco um layover de 4 horas(neste caso em Frankfurt) quando estou chegando de um voo internacional para seguir para um doméstico (falo doméstico, mas eu sei que Alemanha e Austria sao países diferentes, mas por ser um voo de 1 hora, considero como sendo domestico, afinal a Europa é um grande paisão, rs).

Gosto de fazer tudo com calma, não gosto de correr e muito menos correr risco de perder avião.

E vocês, como costumam fazer?

47 respostas para “Pergunta da semana: Com quanto tempo de antecedência você vai para o aeroporto?”

  1. FIDELIS CABREIRA disse:

    3 a 4 horas

  2. Mariza disse:

    Já despachei a bagagem, quanto tempo antes devo chegar no aeroporto para o voo à Portugal???

  3. Caio davanso disse:

    Eu queria uma ajuda…
    Meu voo sai de Paris Orly para Madrid barajas as 20:10 num sábado.
    Ficarei em Amsterdam até o sábado, a viagem de trem dura aproximadamente três horas e meia e mais o táxi que precisarei pegar devido a malas e bebê, vocês acham que eu deveria pegar o trem que chega em Paris as14:35 ou o que chega às 16:35?
    Lembrando que ainda tenho o voo final que é a saída de barajas para o Brasil as 23 e como viajo com bebê queria evitar o cansaço dele.
    Obrigado.

  4. Thamires disse:

    Olá. Será que alguém poderia me tirar uma dúvida?
    Na compra de passagem pela TAP, Navegantes-Lisboa, há uma conexão de apenas 1h25min no aeroporto Galeão. Quais os procedimentos a serem feitos no aeroporto de conexão e vocês acham que é possível fazer o necessário em tão pouco tempo?

    • Naldo disse:

      Acho pouco tempo dependendo do movimento, eu sempre chego em GIG com , pelo menos, 3h de antecedência, pouco mais de uma hora para vc desembarcar, mudar de terminal(do doméstico para o internacional, que ficam bem distantes),passar pelo Controle de passaporte e achar seu portão, os voos para Europa saem do portões que ficam lá no canto no final do terminal. Cuidado, acesse a net e se familiarize com o terminal internacional do GIG. Boa sorte!

  5. Amanda disse:

    Para um voo doméstico no Brasil FLN-VCP, fiz check-in on-line e no cartão de embarque está escrito: Embarque 10:38 – Voo 11:18. Tenho bagagens a despachar. Que horas devo chegar? 1 hora antes do voo ou do embarque?

    • Paula Akemi Facen disse:

      Só acho que deveriam despachar as bagagens bem antes…em Congonhas 1:30 antes eu chego sempre bem cedo…mas tenho q ficar amarrada nas bagagens feito bola de ferro nos pés …isso é o pior !

  6. Julio disse:

    Estou para fazer um voo internacional, mas me bateu uma duvida agora. Vou desembarcar em Congonhas as 6:30 da manhã e meu voo para a Colômbia sai as 9:30. Ciente que se eu estiver com muita sorte, consigo sair do aeroporto as 7, com mais uns 40 minutos a 1 hora de translado entre os aeroportos, sera que vou ter problemas com meu voo? Visto que é recomendado que se chegue com 2 horas de antecedência, pergunto se existe um tempo limite para eu despachar as malas e garantir meu voo?

  7. José Maciel nogueira disse:

    Gostaria de saber com quantas horas de antecedencia eu devo estar no aeroporto para viagens internacionais?

  8. ranerio disse:

    Noooossssaaaa, aqui em brasília, eu saio de casa faltando 2 hs para o voo, chego geralmente em 30 a 40 minutos, e nisso já conto que os atrasados vão ser beneficiados “voo numero 2424 para guaratiba do sul, passem a frente”. Outro dia criei o maior caso na fila da TAM pois
    a) a fila de despacho de bagagem não tinha, era uma só para checkin e para despacho de bagagem.
    b) Esperei uma hora na fila e quando foi minha vez o agente de despacho queria botar uns de algum voo próximo na frente. Gritei com ele, falei que não e ele falou muito grosseiramente que ia levar para outro canto. Nem sei para onde levou, mas sei que fui o próximo a ser chamado. Acho que somos muito complacentes com as cias. Se elas não botam a quantidade de posições necessárias porque EU que vou colaborar com horário ainda mais de quem chegou mais tarde do que ?

    Em voo internacional costumo estar no aeroporto com 1:30 de antecedência aqui em Brasília e costuma sobrar tempo pois o aeroporto é pequeno.

    Eu já cheguei a quase perder conexões chegando de voo internacional para pegar o doméstico em GRU, com 2 hs entre os vôos, por causa de demora de esteira e filas. Em Frankfurt já fiz o desembarque, passei no raio x, cheguei na outra sala de embarque em menos de 20 minutos…. Diferença…

    Em GIG tb já perdi conexão com o vôo doméstico pq demorou 50 minutos para chegar a bagagem na esteira. Perdi por 10 minutos a conexão e fiquei 6 hs mofando no aeroporto. Ódio foi pouco para o que eu tive da Lufthansa que empacou as bagagens no dia.

    Na Europa eu geralmente tenho que pegar um trem, então costuma ser sempre assim, ou chega com 3 hs de antecedência ao vôo ou chega faltando 30 minutos, 30 minutos é aperado demais então pego as 3 hs de antecedências, mas aí fico nas salinhas VIP do Diners, que tem praticamente em qq aeroporto do mundo. Adoro e recomendo o Diners pelas salas VIP. Nos EUA eu prefiro usar pelo Amex Platinum pq dá a sala VIP da cia que vc tá voando, e quando é hub da cia costuma ser mais ajeitada a sala.

    Quando parto de CNF para vôo doméstico saio 1:30 de casa e chego com 30 minutos, e então chego no aeroporto com 1 hora de antecedências, mas é o aeroporto mais tranquilo para fazer embarque dos que uso, mas não tem sala VIP então não chego cedo de jeitooooo nenhum. Em brasília tem a do HSBC, aí quando saio direto do trabalho geralmente pego o voo de 21.30 e chego no aeroporto tipo 20.00 hs mas passei aperto esses dias que a rodovia para o aeroporto está em reforma e eu fiquei preso no tráfego.

    • Fábio Vilela disse:

      Você anda arriscando muito hein?!
      Não consigo viver neste perigo! HEHEHEHE

      • Naldo disse:

        Nossa muita adrenalina para mim tb, em março quase perdi um de Newark para Houston, pois o agente de segurança resolveu estender a revista, fiquei uns 30 min lá perto do raio x esperando o resultado do teste do adesivo que ele passou em mim. Tive que saí correndo sem meias nem sapatos, nunca mais! Reforçou minha obsessão por chegar sempre 2 h antes mesmo para voo doméstico.

  9. Mayra disse:

    Por mais que eu tente não consigo chegar com muita antecedência, o que é um grande erro e perigo, fora o estresse que às vezes isso me causa. Mas, como moro em interior, pego meus vôos de Pampulha/Confins ou Rio ou São Paulo, tenho que pegar um vôo para esses lugares e geralmente os horários são meio que apertados, e quase nunca posso ir na véspera. Então acabo fazendo 40/1 hora local e 1h30 internacional, o que confesso é corrido.

  10. Junior disse:

    Como a viagem pra GRU já começa quando saimos de casa, chego com no minimo 2h se for vôo doméstico e 4h se for internacional. Faço check-in pelo celular então prefiro chegar antes, guardar o carro, despachar a bagagem e como conheço GRU até no avesso, vou pra sala da AMEX e fico por lá até a hora do embarque. Tenho SMILES Platinum mas nunca usei a sala deles pois raramente viajo de GOL.

    Agora que descobri que REC também tem sala da AMEX, quando estou por lá, chego antes, despacho tudo e fico na sala até poder embarcar.

  11. costafac disse:

    Oi Fábio, vc é muiiito mineiro! Sua antecedência nas chegadas aos aeroportos são gigantes!
    Vou mostrar isso pra minha esposa que me acha muito preocupado com horários dos vôos.
    Mas eu também não gosto de correrias e estresses de última hora, nada como chegar com tempo hábil para fazer um reconhecimento antes.
    Abraço grande e continue assim, suas informações são muito úteis para quem gosta de viajar bem!
    Francisco
    Brasília – DF

    • Fábio Vilela disse:

      Francisco,
      HEHEHEH todo mundo fala mesmo!
      Mas pra mim a viagem já começa no aeroporto, então gosto de aproveitar todos os benefícios que eles oferecem.
      Tomar banho, beber um drink, comer, tirar fotos pro blog, etc, e tudo com calma! Afinal o prazer de viajar pra mim está no trajeto e não no destino.
      Valeu pelo elogio!
      Grande abraço.

  12. Yara disse:

    Domestico 2 horas
    Internacional 4 horas
    Gosto de lanchar na salinha da Amex!! Hehhehe

  13. Rodrigoclt disse:

    Costumo chegar 1 hora antes para doméstico e 1:30 para voo internacional.

  14. Vinicius disse:

    Se viajo a turismo normalmente chego mais cedo: 1:30 para voos domesticos e 2 horas no internacional qdo saio da minha cidade. A trabalho (domesticos, quase sempre) chego 45 minutos antes do voo, mas com check in feito. Na minha cidade nao tem sala vip no aeroporto, entao melhor ficar em casa mesmo.
    Qdo embarcando fora do Brasil (domestico ou internacional) chego de 3 a 4 horas antes, tomo banho na sala vip, como, bebo e aproveito o aeroporto. Enfim, é festa mesmo.

    • Fábio Vilela disse:

      Vinicius
      Aqui em Uberlandia tb nao tem sala VIP não, é chegar e embarcar, por isto não chego com muita antecedência.
      Em relação aos internacionais, também sigo esta linha, com muito tempo para relaxar e aproveitar todos os beneficios do aeroporto.

  15. Cleyton disse:

    Também gosto de conhecer aeroportos que ainda não visitei.
    No Brasil, vôos domésticos 1h30, exceto em UDI que dá pra chegar 40 min antes, e o aero é bem simples. P/ vôos internacionais 2h. Vôos fora do Brasil entre 3 e 4h principalmente nos EUA que os aeros estão quase sempre lotados e as filas bem grandes.

  16. ANDRE SGROTT disse:

    Voo domestico: 1:30 hs de antecedência;
    Voo internacional: 3 hs de antecedência;
    Voos fora do Brasil: 4 hs de antecedência mesmo sendo domestico ou internacional.

  17. Polido disse:

    Se eu pudesse chegaria um minuto antes de embarcar. Geralmente chego umas 2-3 horas antes em voo internacional / voo nacional nunca despacho nada e chego bem na hora mesmo, pouquíssimo tempo antes.

  18. Rosalina Vilela disse:

    ótima dica

  19. Schincariol disse:

    Como estava viajando não pude acompanhar muito o blog, mas agora estou de volta! Bem, para contribuir um pouco: Doméstico chego com 2 horas de antecedência (já tendo feito o check-in em casa) e internacional chego com 4 horas de antecedência (com check-in feito em casa).

  20. Fernando D disse:

    1 hora doméstico e 3 a 4 horas internacional.

  21. Carlos disse:

    Bacana ! Te confesso que sempre critiquei a “grande” antecedência recomendada pelas empresas … sem dizer que aqui dentro do Brasil, você chega cedo, pega uma grande fila, e sempre tem os atrasados que chegam e são atendidos sem o inconveniente das filas.
    Contudo, penso que sua postura é a mais correta, notadamente numa viagem de turismo.
    Estarei adotando a mesma antecedência.
    Abraços …

  22. Thomas Hisamura disse:

    Doméstico sem despachar mala e com chk-in online feito: 40 minutos. Com malas, 60 minutos.
    Internacional saindo de BSB (só tem sala vip do HSBC): 1:30
    Internacional saindo de outro aeroporto que tenha sala vip Star A, OW ou ST: 3 horas ou mais…

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis