Pergunta da semana: Você gastou todas suas milhas Smiles antes da mudança da tabela?

Diversos 69

Por Fábio Vilela

Pessoal, a partir de hoje já está em vigor a nova tabela de resgate do Smiles, que para a tristeza de todos, sofreu uma desvalorização tremenda, aumentando significavelmente a quantidade de milhas para resgate de passagens.

Ontem foi o último dia da tabela antiga, e o site ficou instável por diversas horas, acredito que seja pelo número de acessos e emissões.

Então eu quero saber de vocês: Quem aqui gastou tudo que tinha e limpou a conta?

Bom, no meu caso eu fiz só 4 emissões, e não gastei nem 1/3 do que tinha lá, primeiro porque com a agenda de viagens que tenho hoje não consigo me programar com tanta antecedência, e segundo pois ainda acredito que eventualmente o Smiles deve fazer promoções com milhas reduzidas cobrando o valor antigo novamente.

Ah, sem falar também nas novas parcerias que estão por vir como Etihad, TAP e Alitalia. Então achei prudente deixar um saldo lá. Mesmo porque como a cia vai cobrar a mesma quantidade para Primeira Classe e Executiva, o valor atual está super competitivo com os que tem no mercado para vôos de longa distância, ainda mais que agora Ásia e Oriente Médio fazem parte da mesma região, ou seja, possibilitando uma emissão super vantajosa usando a regra do stopover.

Só um pequeno exemplo: a American Airlines cobra 90k e 110k em executiva e primeira classe respectivamente para um trecho da Am. do Sul para Oriente Médio com a Etihad. Agora o Smiles vai cobrar 100k (seja First ou Business), ou seja, está dentro do padrão das outras cias. Mas a grande vantagem é que o Smiles permite stopover, ou seja, creio eu, que poderemos fazer São Paulo > Abu Dhabi (Stop) > Tokyo – já que segundo regra do programa, o stopover pode ser feito na região de destino, e como Abu Dhabi e Tokyo agora são considerado Ásia, é um resgate e tanto. Mas tudo isto são suposições que estou fazendo, e penso que poderá ser possível.

Mas quero saber de vocês, o que pensam a respeito?

69 respostas para “Pergunta da semana: Você gastou todas suas milhas Smiles antes da mudança da tabela?”

  1. ELCIMAR disse:

    Pra não dizer que zerei, tenho hoje 365 milhas…rsrsrs
    Gastei minhas milhas que tinha numa viagem ida e volta executiva para a Europa e uma para Nova York. Vou agora em agosto para Nova York e Maio/2015 para Europa.
    Chego em Madrid pela Iberia e volto por Roma pela KLM, fazendo uma parada em Amsterdã.

  2. Paulo disse:

    Parece-me precipitada a comparação entre valores de resgate do Smiles com outros programas, nomeadamente o AAdvantage.

    O Smiles é um programa muito mais dificil de conseguir um bilhete premio, não apenas pelas regras do programa mas, principalmente, porque os atendentes não respeitam as regras do próprio programa, alguns exemplos :

    a) Todo o resgate tem que ser feito com uma única empresa parceira – Outros permitem que vários parceiros levem o passageiro até o destino. Nem sempre a parceira consegue oferecer lugares em todos os trechos

    b) Conexões – O Smiles tanto pode permitir um resgate GRU-DTW-NYC como pode argumentar que Detroit não é um ponto válido de conexão… regras aleatórias

    c) Conexões domésticas – O Regulamento do Smiles permite que as conexões domésticas sejam parte do bilhete internacional; São incontáveis os casos de clientes que tiveram que emitir bilhete separados, por exemplo POA-GRU*Gol e GRU-NYC*Delta

    d) O Smiles permite conexões unicamente nos vôos apresentados no sistema web, ainda que exista um vôo válido com tempo maior de conexão, sem chance de emitir o bilhete

    e) Os atendentes Smiles são francamente mais despreparados do que atendentes até da TAM, quanto mais se compararmos com programass estrangeiros

    f) A regra do Smiles “use it or lose it”, isto é. caso se perca um vôo todo o bilhete é perdido torna-se injusto pelo preço extorsivo cobrado.

    g) O Smiles possui regras opacas, mesmo quando os parceiros oferecem disponibilidade o Smiles argumenta que “o parceiro que não abre espaço”, problema do cliente.

    Poderia seguir aqui enumerando mais e mais exemplos; A falta de profissionalismo até para seguir o regulamento deles faz com que o Smiles necessite ser oferecido com desconto em relação a parceiros internacionais. Se estivesse precificado ao mesmo valor já não valeria a pena e, mais caro como é o caso, é descartável.

    Quanto ao seu comentário Multiplus e aumento de custos nos resgates: O Multiplus queria diminuir os resgates TAM em cabinas premium e conseguiu seu objetivo, já que o programa não emite tantos bilhetes TAM, apesar das continuas promoções de 20% de bonus em transferencias.

    Programas de fidelidade são bem mais complexos do que alguns “bananenses” que os gerem conseguem perceber…

    • Fábio Vilela disse:

      Paulo concordo com suas observações.
      A única comparação feita aqui com o AAdvantage foi somente no quesito quantidade de milhas entre uma região e outra, e não dos benefícios dos programas e possibilidades de resgate.

  3. Valdeir disse:

    Torrei todo o meu saldo, incluindo milhas que comprei na promoção de 50% de bônus.
    2 trechos em executiva pela Qatar GRU-DOH-MLE / 10/2014 – 150.000
    2 trechos em executiva pela Qatar MLE-DOH / 10/2014 – 60.000
    1 trecho em executiva pela AF GRU-CDG / 12/2014 – 52.500
    1 trecho em executiva pela KLM AMS-GRU / 01/2015 – 52.500
    2 trechos em executiva pela Qatar BKK-DOH-GRU / 03/2015 – 150.000

    Quando a TAM mudou sua tabela, eu emiti apenas 02 trechos em executiva para África do Sul e voltando das Ilhas Mauricio (que tabela era essa? 30K executiva para JNB) e me arrependi de não ter gasto todo o meu saldo. Desta vez não cometi o mesmo erro.

  4. Marcelo disse:

    Conta zerada também! Milhas gastas no trecho GRU-CDG – CDG-GRU em executiva.

  5. Eduardo disse:

    Torrei 300mil milhas para mim e minha esposa para a o Vietnam e Japao voando AF em executiva nos trechos: BSB-CDG-SGN com retorno pelo japao via HND-CDG-GRU. Era bom que a tabela continuasse como antes…

  6. Victor disse:

    Torrei tudo desde o anúncio de aumento, emitindo alguns trechos para o ano que vem em datas que nem queria ou sei se poderia viajar.
    Mas fazer o que, não me surpreenderia se aumentassem tudo de novo até o final do ano…

  7. JESSICA disse:

    Acabei de chegar de uma viagem de um mês onde utilizei muito bem minhas milhas porque foi tudo bem programado e num post do Fábio li a opinião de várias pessoas que tem pena de usar as milhas e o próprio Fábio sempre usa tentando render o máximo que pode fazendo stopover. Fiquei tentada a emitir, mas como não tinha nada em mente e não gosto de viajar sem planejamento achei melhor não usar e fiquei com um saldo bem alto. Acho que esta correria tem que ser planejada pois pode acabar virando prejuízo. Com o aumento nas tabelas e a preferência pela executiva vou diminuir o gasto das milhas viajando menos vezes e ficando mais tempo, como fiz agora.

  8. CarlosCF disse:

    Aproveitei a promoção do Itau dobrando as milhas e finalmente zerei minha conta transferindo tudo pro smiles, depois peguei os pontos do Bradesco e mandei pra la com a bonificação de 30%! Então emiti 4 executivas GIG-CDG-GIG, ótimo negócio levando em conta que consegui o CDG-GIG noturno(que quase nunca tem disponibilidade, a AF direcional os pax com milhas ao voo diurno). Essa viagem saiu incrivelmente barata, levando em consideração os pontos bônus que ganhei com as promoções de cartão de credito!

  9. Luis teixeira disse:

    Torrei com 3 x GRU-CDG (Paris) em business para mim, esposa e filha. Ainda fiquei com uns 50 mil. Só vejo piora no Smiles e o programa como morto p viagem em business ou first.
    A tristeza foi a volta q emiti de BA business (milha AA) e morri na taxa de combustível em 4,5kR$ para os 3.
    Era muita vontade de queimar os pontos do Smiles. Rsrs

  10. Carlos disse:

    As tabelas foram atualizadas e, por enquanto, estão cobrando os mesmos valores na executiva e primeira classe da Qatar. Se realmente esta tabela se aplicar à primeira da Etihad, não vai ser de toda má.
    Em tempo, também torrei meu saldo do Smiles. Quem dera o pague contas ainda desse para fabricar um saldo como o do Fábio.

  11. Dênis Colli disse:

    Hoje cedo ainda estava disponível resgates com a tabela antiga.
    Torrei minhas 70k com trechos mais exóticos. No trecho FRA-DOH paguei 22,5k agora pesquisei está por “somente:” 100k. Ainda não aparece disponibilidade da Etihad.
    Para mim valeu muito a pena!

  12. Tlars22 disse:

    Consegui emitir GIG – GRU – ATL – LAS em executiva (37.500 milhas) e MIA – GIG (25.000 milhas )em classe turistica! Rsrs

    Qual modelo faz a rota GRU – ATL? É muito velho? Nunca viajei em executiva. To bastante ansioso para a viagem!
    O ruim é que a volta eu só consegui voos da Aerolineas Argetinas, dai volto na cozinha. kkk

    • Fábio Vilela disse:

      É o B767-400ER, tem vários relatos aqui no site.
      Basta clicar no menu Executiva, que você vê lá.
      Quanto a Aerolineas nunca voei, também queria ter experimentado.

  13. Solange disse:

    Torrei tudo! ainda mais com a transferência ganhando 100%. Vamos meu marido e eu agora sem setembro para a Croácia e Turquia em executiva e já emiti também em executiva para o próximo ano GRU -DOH-PER e DPS-CDG-GIG.Oceania e Indonésia.
    Foi uma pena aumentarem a pontuação de resgate…
    Agora, nunca consegui emitir uma First pelo Smile, será que isso vai mudar?

  14. solange disse:

    Torrei tudo! ainda mais com a transferência ganhando 100%. Vamos meu marido e eu agora sem setembro para a Croácia e Turquia em executiva e já emiti também em executiva para o próximo ano GRU -DOH-PER e DPS-CDG-GIG.
    Vamos para a Oceania e Indonésia.
    Foi uma pena aumentarem a pontuação de resgate…
    Agora, nunca consegui emitir uma First pelo Smile, será que isso vai mudar?

  15. Pedro disse:

    Ainda tem muitas passagens pela tabela antiga… Principalmente pelas parceiras européias

  16. Luka disse:

    Torrei quase todas as minhas milhas numa viagem pra Ásia pro ano que vem: GRU-CDG-BKK (Tailândia), SIN-CDG-GRU em classe executiva pela Air France.
    De um tempo pra cá, o Smiles MUITO RARAMENTE disponibiliza bilhetes de primeira classe para a Ásia. Não acho que isso vai mudar….espero estar enganado…..
    E se for pra viajar de executiva, eu acho a nova tabela do Smiles muito alta, 200K ida e volta pra Ásia… Pela US Airways, por exemplo, custa 120K.

    • Fábio Vilela disse:

      O Smiles nunca disponibilizou bilhetes de Primeira Classe para a Ásia, já que a AF não libera, e a Qatar não tem Primeira Classe para lá.

  17. Paulo Marcelo disse:

    Gastei tudo mas estou feliz pois emiti uma BSB/LONDRES (executiva AF), PARIS/DUBAI (EXECUTIVA AF) e DUBAI/PARIS (primeira com a QTAR) E PARIS/BRASILIA (executiva AF). Total do prejuizo 157.500 milhas mas acho que foi um bom negócio!!!!

  18. junior disse:

    Comprei duas passagens GRU-CDG-MAD, MUC-CDG-GRU por 110 mil por pessoa. Depois outras duas GRU-DTW-SFO, LAX-DTW-GRU por 75 mil por pessoa. E por último emiti para dois o trecho HND-CDG-GRU por 75 mil por pessoa. Tudo em executiva. Ou seja, torrei 520 mil milhas. Meu saldo hoje, zero, e ainda precisei comprar uma parte das milhas com o desconto de 50%. Mas valeu a pena até agora.
    Uma dúvida Fábio, pensei também nessa possibilidade de stop no oriente médio, mas no novo regulamento não se fala nada de stopover. Para mim ele não será mais possível.

  19. Leandro disse:

    Fábio

    Torrei tudo e comprei mais algumas para fechar a volta. Comprei GRU-TXL e volta LDN-GRU em business. Faltavam algumas milhas para a volta, e um trecho avulso era muito caro, mesmo em economy. Então aproveitei a oferta de milhas com 50% a mais para compra do SMILES e gastei o que gastaria para voltar em econômica, porém emiti em executiva. Achei que foi bom negócio.

  20. MTorres disse:

    Não gastei…como estou em duvida se passarei o carnaval na Europa ou nos EUA, não gastei ainda. Porque? Por que existe MUITA disponibilidade pra datas pra Europa, e a tabela não vai mudar por enquanto. Ja pros EUA eu achei pra Fev e março, mas já como 35 k o trecho. E só de GOL. Prefiri esperar a mudança e torcer pra aparecer de Delta.

    Fabio, será que essa mudança tambem tem a ver com aquele erro da Gol com a Delta? Vou passar reveillon em NY (saindo de Vix) por 300 reais kkk Acho que a Delta ficou p*ta e sumiu com os assentos no Smiles.

    • Fábio Vilela disse:

      Não, as promoções da Delta não influenciam na disponibilidade do site não.
      O que acontece é que os lugares diminuem, mas elsa não são correlacionadas.

  21. Ricardo disse:

    Eu consegui gastar tudo. Comprei 8 trechos de executiva, sendo:
    a) 2 passagens GRU/DTW (ida e volta) por 37.500milhas cada trecho pela DELTA.
    b) 2 passagens LAX/Honolulu (so ida) por 22.500milhas cada passagem.
    c) 2 passagens PPT(Polinesia Francesa)/LAX (só ida) por 30.000milhas cada passagem pela Air France.

  22. Giancarlo disse:

    Emiti semana passada. Hoje de manhãzinha ainda estava a 52500 business para europa, mas agora já corrigiram.

  23. Nt disse:

    Consegui torrar tudo o que tinha! 75000 milhas ida e volta exec. pela Delta para os EUA. Saldo: 410 milhas, rsssss!!

  24. Christian disse:

    Emiti o máximo que pude pra conhecer as executivas antes do aumento: Reveillon em Londres com Iberia e Carnaval no Marrocos com AirFrance.
    Com o que sobrou e acumulo pretendo priorizar destinos locais, Noronha, Patagonia Argentina…

  25. Alice disse:

    Fabio, emiti uma viagem para voar na Dreamliner 787 da Qatar para a família inteira. Mesmo assim não consegui gastar todas as milhas. Vou ficar de olho nas suas sugestões e oportunidades que possam aparecer. Abs!!

  26. Fernando Guerra disse:

    Eu estava com umas milhas vencendo, então aproveitei e emiti duas passagens GRU-EZE na executiva da Qatar.

    Vou levar a Dona Onça para um passeio em terras hermanas em novembro, e aproveitar para conhecer a melhor executiva do mundo, mesmo sendo um voo curto.

  27. Paulo bottcher disse:

    O mercado vai acabar fazendo o programa repensar e comecar a fazer promocoes nos valores de milhas antigos.. O mercado sempre vence!

  28. Fabrício Barboza disse:

    Não emiti nenhuma, para falar a verdade. Falta de condições (tempo e financeira) para viajar por hora ou em um curto período. Apesar de poder emitir para até daqui um ano, achei mais prudente esperar.

  29. Eduardo disse:

    não consegui gastar tudo, emiti 2 passagens em primeira e gastei um pouco e aproveitei a tabela antiga…

    só acho meio dificil conseguir manter o diamente… e hoje já devo ser ouro..kkkk

  30. Joao Paulo Mello disse:

    Emiti TXL-CDG-LAX com o resto que tinha lá, 30k de business era excelente! Acho difícil (impossível?), a Etihad disponibilizar a first deles, mas vamos ter fé! rsrs. Quanto a promoções com o valor antigo, seria um sonho, mas pouco provável acredito eu. Infelizmente… =/
    A principio, com a Etihad começaria hoje Fábio? Não aparece nada

    • Fábio Vilela disse:

      Bom, a Etihad disponibiliza a First para todos os parceiros deles, então somente se o Smiles não tiver interesse.
      Diferente da Air France que só libera para clientes elite do Flying Blue e para nenhum parceiro.

  31. Schincariol disse:

    Gastei tudo o que tinha para emitir em executiva para o ano que vem. Pelo histórico do Smiles em não liberar ou dificultar assentos em Executiva e First não acredito que isso vá mudar tão cedo!

  32. Heber Cruz disse:

    Como não tinha muitas milhas gastei tudo em uma viagem.
    Fiquei curioso quanto á primeira classe. Em que companhias e eu que rotas se pode usar as milhas Smiles par emitir passagens na primeira classe?

    • Fábio Vilela disse:

      Na Qatar Heber.

      • Heber Cruz disse:

        Obrigado, Fábio, pela informação sobre a Qatar. A quantidade de milhas para emitir a passagem é a mesma de outras empresas? Em geral há disponibilidade?

        • Fábio Vilela disse:

          Olá Heber,
          A qatar costuma ser generosa nas passagens com milhas sim.
          Qual quantidade você está perguntando?

          • Heber Cruz disse:

            Fábio,
            Procurando no Smiles voos de Guarulhos para Doha, não achei nada na primeira classe e na classe executiva eram mais de 500.000 por trecho!

          • Fábio Vilela disse:

            Heber,
            As unicas rotas que a Qatar tem avião que tem a cabine de Primeira Classe é entre Doha e Paris e Doha e Londres.
            Saindo do Brasil o avião não tem essa classe.

          • Heber Cruz disse:

            As minhas perguntas vêm da sua afirmativa:
            “Mesmo porque como a cia vai cobrar a mesma quantidade para Primeira Classe e Executiva, o valor atual está super competitivo com os que tem no mercado para vôos de longa distância, ainda mais que agora Ásia e Oriente Médio fazem parte da mesma região, ou seja, possibilitando uma emissão super vantajosa usando a regra do stopover.”
            Como eu posso usufruir da primeira classe com as milhas Smiles?

          • Fábio Vilela disse:

            Somente nas rotas entre Paris e Doha e Paris e Londres com a Qatar.

          • Heber Cruz disse:

            Entendi. Obrigado.

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis