Porque vou deixar de usar meu Mastercard Black Unlimited do Santander a partir de hoje

Programas de fidelidade 57

Por Fábio Vilela

Pessoal, ontem terminou a promoção Tudo no Cartão do Santander que ficou no ar pelos últimos 4 meses dando até 6,6 pontos por cada U$ gasto dependendo da modalidade do seu cartão.

OBS: Não se esqueça de liberar seu bônus a partir do dia 22/09.

Com o fim da oferta, o cartão volta a pontuar 2,2 por U$ e pra mim não é mais interessante continuar usando o meu Mastercard Black Unlimited como cartão principal e vou explicar o porquê.

O Santander Esfera (programa de bônus do banco) só possui 3 parceiros internacionais para transferência de pontos: Iberia, Aeromexico e LAN. O Iberia Plus é o único que eu realmente considero vantajoso (para tickets em cabine premium) já que você consegue emitir passagens para Madrid saindo em vôos diretos de Guarulhos por 85.000 (ida e volta) em classe executiva em baixa temporada. (leia mais aqui).

Tendo em vista este cenário, eu vou voltar a usar ao meu bom e velho The Platinum Card da American Express que pontua os mesmos 2,2, os pontos também não expiram mas que possui 14 parceiros: Tap, LATAM, GOL, Air France, Delta, KLM, Alitalia, British, Iberia, Singapore, Emirates, Taca (Lifemiles), Avianca (Amigo), Azul.

Então pra mim, vale mais a pena concentrar os gastos no American Express para otimizar o uso dos meus pontos e quando acontecer uma nova promoção do Santander – voltar a concentrar no pretinho. Como as vezes acontece de algum lugar não aceitar AMEX, continuo a usar o MB Unlimited do Santander como cartão secundário e também  para pagar as taxas de embarque dos meus bilhetes emitidos com milhas/pontos já que o seguro de viagem garante cobertura mesmo que a passagem não tenha sido pagante.

Pra quem quiser conhecer mais sobre os dois cartões eu já fiz uma matéria os comparando que você encontra aqui.

E aí, quem mais vai seguir esta mesma estratégia?

57 respostas para “Porque vou deixar de usar meu Mastercard Black Unlimited do Santander a partir de hoje”

  1. Francisco disse:

    Fábio, acompanho seu blog já faz um tempo e li uma vez que vc não iria aproveitar uma dessas campanhas do esfera, pq impuseram uma meta alta. E aí, na promoção seguinte, a mesta baixou?

  2. leonardo carvalho da rocha disse:

    eu idem, consegui metas de 6,6 em 2 meses , nos demais 3,7. agora usando american airlines gratuito santander pelos bonus de adesao nos primeiros 6 meses. Esperar para ver o que acontece

  3. Herick disse:

    Fábio, também aproveitei esse tudo no cartão a (durante a promoção consegui 4,65 por U$) , por enquanto vou continuar usando o “SATANder” Master Platinum Dufry devido a primeira anuidade grátis, alias teria dica de algum outro com anuidade grátis que pontue 1,5 ou mais por U$?
    Ou vale eu tentar negociar a próxima anuidade?

  4. Carol Greg disse:

    Alguém saberia me informar se o Mastercard Black ou Visa Infinite do Banco do Brasil fornecem certificado Schengen válidos com passagem com milhas (somente taxa de embarque paga com o cartão)? Já revirei o site e não consigo saber….

    • Fernando disse:

      Pior que não. Eu precisei acionar o seguro pelo Mastercard Black na minha última viagem e só passei raiva. Antes de viajar eu liguei confirmando e falaram que tava tudo certo. Na hora de usar, foi negado. Olha só o e-mail que eles me mandaram:

      “Recebemos as documentações, muito obrigada. Entretanto, ainda estamos pendentes do(s):
      Comprovante de Compra
      Uma cópia da fatura de seu cartão de crédito Mastercard, demonstrando o pagamento total das passagens do beneficiário (ou beneficiários) usando um cartão de crédito Internacional válido.

      Extrato de Acúmulo de Milhas (Em caso de uso)
      Favor enviar o extrato onde mostra como as milhas usadas para esta passagem foram acumuladas, comprovando que as mesmas são do Programa de Pontos do cartão Mastercard.”
      Repare que eles exigem que todas as milhas utilizadas tenham sido acumuladas no cartão.

      • Felipe disse:

        Fernando isso já aconteceu comigo.
        Emiti passagem para os EUA com pontos Amex, paguei as taxas com Mastercard Black.
        Minha esposa precisou de assistência saúde p. Depois para reembolsar foi um sacrifício.
        Isso foi em outubro do ano passado. Até agora não consegui resolver.
        Eu tenho a impressão que é melhor pagar as taxas de embarque com TPC.

    • Luiz de Freutas disse:

      … é melhor ter pelo menos um outro seguro além daquele fornecido pelo cartão de crédito .. como advogado tenho visto casos de clientes e a enorme vantagem que os seguros representam … pelo menos há contra quem brigar para obter reparação em caso de sinistro … tenho um seguro de viagem da assist card válido por 1 ano … comprado no corredor entre o T2 e T3 de GRU …

    • Leo disse:

      Carol.

      As regras estão descritas na resposta do Fernando. Ou seja, você tem direito ao seguro se pagar só as taxas de passagens emitidas com milhas desde que consiga demonstrar que gerou milhas suficientes no cartão de crédito do BB para emitir as passagens. Nas regras não fica claro se você precisa demonstrar que as milhas utilizadas foram realmente geradas pelo cartão – por meio de comprovantes de transferência entre o Ponto para Você ou Livelo para o programa de milhagens emissor, por exemplo -, mas eu não me arriscaria se não conseguisse comprovar.
      Abraço!

  5. Andre disse:

    Pessoal, totalmente off topic:
    Cuidado para não cairem na pegadinha do dia do Smiles!
    Eles estão com a seguinte promoção:
    “de 01/09 a 07/09/2017, cadastre-se na promoção, transfira a partir de 20.000 milhas do seu cartão de crédito para a Smiles e receba um código promocional para compra de até 15.000 milhas por R$ 9,90. ”
    Nessas promoções temos que ficar atentos que as milhas bônus normalmente só valem por 06 meses!
    Mas como a smiles está sempre inovando, nessa promoção específica, ao ler as regras vi que:
    “As Milhas Smiles adquiridas com o código promocional terão validade 01 (um mês) meses a partir do momento em que forem disponibilizadas na Conta Smiles.”
    Nunca tinha visto milha que valessem por tão pouco tempo! É o smiles sempre batendo todos os recordes!

  6. Vera Sanches disse:

    Oi Fabio, tudo bem?
    Queria te fazer uma pergunta para me ajudar a “gerenciar minhas expectativas”… rs
    Fiz o AMEX Platinum há um ano, houve desconto de 75% na primeira anuidade por que fiz a adesão com uma consultora de vendas em um momento que fizeram a oferta dos cartões AMEX na empresa que eu trabalho.
    Desde então concentrei as despesas minhas e da minha família nele, pois como vc fala, é o cartão no Brasil que de longe mais tem parceiros internacionais para transferência de pontos.
    Agora, com um ano de cartão, estão cobrando a anuidade no valor integral. Liguei para negociar o valor e depois de insistir um pouco o que ofereceram foi 33% de desconto. Qualquer coisa a mais iriam cobrar em pontos, o que acho que não vale a pena, pois o valor é absurdo… A média mensal das faturas desses primeiro ano foi por volta de 15 mil reais.
    O que queria pedir sua ajuda é te perguntar “o que esperar” da AMEX… rs é possível negociar com eles? Ou são daquelas empresas / bancos irredutíveis com algumas taxas independente do perfil do cliente?

  7. Kaue disse:

    Aos leitores do PP, As salas VIPs de Washington DC não estão aceitando o Priority Pass após as 14hs (horário local). nem o MC Black pelo Airport Experience MC. Existem três salas. Duas no terminal “B” e uma no terminal “A”. Com muito custo e choradeira consegui entrar sala da AirFrance.

  8. Luiz de Freitas disse:

    Prefiro manter os 2 cartões: TPC Amex e Santander Master Black … neste último acho as transferencias para a Iberia muito compensadoras apesar de raramente haver bonus nas transferencias … para compensar a Iberia cobra pouco em relação ao trecho entre GRU ou GIG e Madrid em Business Class e acho o serviço de bordo e a sala VIP em Madrid relativamente boas (good value for money) … outro ponto é que a emissão pelo site da Iberia (com a devida antecedencia) é tranquila e tenho viajado de/para a Europa em Business nos últimos 4 anos … os bilhetes podem ser emitidos somente one-way … a disposição dos assentos (e comida) em Business também é muito melhor do que os da British Airways … também não cobram taxa de combustível … Há muitas opções de/para outras capitais da America espanhola (EZE, SCL, LIM, BOG, PTY, entre outras) e Europa …

  9. Adriano Dias disse:

    Oi Fabio, sobre o MC Black, acredito que o benefício do seguro viagem só vale se a gente pagar a passagem integramente com o cartão, ou se emitir com milhas, mas que o programa tenha ligação com o cartão. Estou dizendo isso, pois emiti uma passagem pela TAP para outubro, e paguei as taxas com o meu MC Black, e na dúvida liguei na central de atendimento da Mastercard para saber e tinha direito ao seguro, e eles me passaram esta informação acima.

    Procurei no site deles, e realmente isto está previsto lá (página 16): https://www.mastercard.com/sam/wce/PDF/Guia_de_Beneficios-Black-2016.pdf

    E inclusive achei também este post seu onde se fala a mesma coisa: http://passageirodeprimeira.com/mastercard-black-unlimited-do-santander-vs-the-platinum-card-da-american-express-qual-o-melhor-cartao-do-brasil/

    Enfim, escrevi só para que outros, como eu, não achem que podem contar com o seguro nesta situação.

    Um abraço.

  10. Fabio disse:

    Isso mesmo, usa o TPC, até ele virar Livelo e perder todas as boas companhias aéreas gringas que temos no MR.
    Acho que esse é um diferencial imenso do TPC, se o Bradesco tirar isso na migração pro Livelo será uma chuva de cancelamentos!

  11. Karl Storrer disse:

    Fábio, off topic total: Acabei de receber um email da Smiles, dizendo para transferir 5.000 milhas do cartão de crédito para conseguir comprar 15.000 milhas por R$9,90. Conseguir 20.000 milhas fácil assim seria um bom negócio para mim, só que quando fui cadastrar o CPF na promoção, a conversa mudou e são 20.000 milhas que precisam ser transferidas do cartão. Aí vira um péssimo negócio. Será que o Smiles precisa de propaganda enganosa para sobreviver? Será que eles realmente acham que alguém cai na deles?

  12. Karl Storrer disse:

    Pensei que com esse cartão pudesse transferir os pontos para o TAP Victoria.

  13. Fernando disse:

    Fabio,
    Mas os pontos esfera podem ser transferidos para a Multiplus, por exemplo. E se você aproveitar as promoções com bônus extras pode ganhar até 55% a mais na transferência se for do Clube Multiplus e até 50% demais participantes.

  14. Carlos disse:

    Fábio, concordo em relação à flexibilidade do TPC, mas desde que a SQ parou de voar para cá, você efetivamente usou os pontos em alguma companhia estrangeira? (tirando TAP, que boa parte dos cartões transfere e Avios, que tem no Santa)

    • Fábio Vilela disse:

      A SQ tem uma ótima tabela pra business saindo do Brasil utilizando os parceiros da Star.
      50k por trecho pros EUA, 45k por trecho pra África do Sul.

      • Enorê Bondan Filho disse:

        Oi Fábio,

        Ao ver tua afirmação sobre a tabela da Krisflyer, notei nela que ela cobra 40K em business r/t entre a América do Sul e o Havaí. É possível (se disponível) emitir mesmo por esse valor? Visto que o Havaí é disputadíssimo mesmo pelos americanos (até para os americanos, o Havaí é lugar em que só viaja “rico”, devido à tudo custar o dobro do que no continente).

  15. Jose disse:

    Oi, Fabio,
    Entendo que o TPC vale a pena por causa do Membership Rewards, mas acho que, para quem vai aderir a um cartão novo, o MC Unlimited Santander ainda é melhor que o TPC restrito ao Livelo, concorda?
    Valeu!

  16. ANDRE K disse:

    Fabio,
    Não participei desta promoção pq os limites de gasto ficaram inatingíveis, algo absurdo.
    A partir de hj vou esperar mais um tempo para baixar bem minha media até a próxima promoção.
    Dai foquei meus gastos até ontem no ELO NANQUIM que estava dando 4 pontos sem restrição de limites.
    Qto a transferir para AMIGO o pontos, só se vc tiver muita paciência para lidar com as atendentes despreparadas.
    Fiz o AA BLACK e recebi o PP sem limite de uso.
    Abç

    • Andre disse:

      Boa Tarde Andre, vc verificou essa informação aonde do PP sem limite de uso.
      Pergunto isso pois o meu e de muitos outros vieram com um limite de 4 para PP e outros 4 Lounge Key/ano.
      Abs

  17. kit disse:

    Oi!
    Mas o programa da Amex para quem pede o cartao agora e o da livelo né?
    Só os antigos continuam no programa da próprio da amex correto?

    se o amex passar mesmo para o programa da livelo, o santander continua sendo a melhor opcao?

  18. Andréa disse:

    O Santander já foi muito bom para cartão de crédito, mas vem piorando demais. Aumentaram as transferências mínimas de todas para todos os programas de fidelidade e o banco está deixando de participar de várias promoções de bonificação na transferência. Parece que querem forçar o cliente a emitir as passagens pelo próprio programa Esfera, mas o prejuízo me parece enorme.
    Eu gosto de concentrar as minhas compras em um cartão só, no máximo dois, mas já estou repensando se cancelo meu Unique e solicito cartão de outra instituição financeira.

  19. Fernanda Stefani disse:

    Oi Fabio,
    Esse tagline está mais parecendo daqueles que a gente lê no jornal né? Mas na verdade, lendo o seu artigo, vi que você não vai deixar de usar o Black do Santander, mas usar menos…rs.

    Eu ainda prefiro concentrar meus pontos no Santander, pois uso as milhagens para o voos de terceiros que contratamos. E todos voam com as cias nacionais. Eu sempre pago as minhas passagens com $$, executivas ou não.

  20. THIAGO PEREIRA disse:

    Fábio.
    Tive informação de fonte segura que o Bradesco pretende até o final do ano migrar todos do Membership para o Livelo.
    Acho bom já procuramos uma outra opção para onde mandarmos nossas preciosas milhas.

  21. Victor disse:

    Faz bem. Uso a mesma dupla, TPC e mbb do Santander. O problema é que noto cada vez mais lugares recusando Amex e reclamando das taxas. No último ouvi do dona que Amex e bom pra ganhar milha mas que está se retirando aos poucos do mercado. Evidente que não é verdade, mas é compreensível que as pessoas tenham essa impressão. Deveriam fazer algo para fortalecer a bandeira. Mesmo nos países onde a aceitação não é tão ampla, a marca é forte.

  22. Khalil disse:

    Fábio, sobre o seguro viagem, você já se atentou para essa redação do Black : “A cobertura é fornecida automaticamente quando o custo total da passagem de uma Empresa de Transporte Comercial for cobrado do seu cartão Mastercard Black qualificado; e/ou ///adquirida com pontos ganhos em um Programa de Recompensas associado ao seu cartão/// (isto é, pontos de milhas por viagens). ”

    Enquanto que no Platinum, a redação é outra e não condiciona…

    A cobertura é fornecida quando o custo total da passagem de uma empresa de transporte comercial for cobrado do seu cartão Mastercard Platinum qualificado. Se as passagens foram compradas mediante ///resgate de pontos em programas de fidelidade///, a cobertura é fornecida se as taxas de embarque e eventuais impostos devidos tenham sido pagos com o cartão Mastercard Platinum qualificado.

    Eu particularmente quando vou comprar com milhas uso meu Platinum, ou até o Visa, que é semelhante a redação.

    • Fábio Vilela disse:

      Nunca tinha parado para pensar não, mas penso que pode ser só um “erro” de redação, pois teoricamente o Black é superior então não faria sentido.

      • Fernando disse:

        Pior que não. Eu precisei acionar o seguro na minha última viagem só passei raiva. Antes de viajar eu liguei confirmando e falaram que tava tudo certo. Na hora de usar, foi negado. Olha só o e-mail que eles me mandaram:

        “Recebemos as documentações, muito obrigada. Entretanto, ainda estamos pendentes do(s):
        Comprovante de Compra
        Uma cópia da fatura de seu cartão de crédito Mastercard, demonstrando o pagamento total das passagens do beneficiário (ou beneficiários) usando um cartão de crédito Internacional válido.

        Extrato de Acúmulo de Milhas (Em caso de uso)
        Favor enviar o extrato onde mostra como as milhas usadas para esta passagem foram acumuladas, comprovando que as mesmas são do Programa de Pontos do cartão Mastercard.”

        • Fábio Vilela disse:

          Mas é bem contraditório né?
          E se eu comprar milhas na Livelo e emitir a passagem? Como fica?
          Ou comprar no KM de Vantagens com o MC Black e mandar pra Multiplus?

          • Fernando disse:

            Pois é.. e o pior de tudo foi que antes de emitir, eu liguei lá, expliquei a situação e falaram que estava coberto. Na hora de usar o seguro, o contato é direto com a empresa e não teve jeito… eu argumentei de todas as formas e acabei ficando sem cobertura. No fim das contas, tive que desembolsar para pagar minhas despesas médicas. Cogitei ingressar com ação judicial mas felizmente foi coisa pouca e eu nem fui atrás. Mas para as próximas emissões, fiquei bem inseguro.

  23. Christina disse:

    Ufa, que alívio ler isso…rs Depois da sua postagem em 17/8: “Cartões American Express emitidos no Brasil – Anuidade cara e sem benefícios!” eu juro que fiquei na dúvida em relação ao cartão da AMEX. Fiquei preocupada também com comentários negativos de alguns leitores, mas analisando os prós e contras, decidi que iria manter o meu TPC da Amex, ainda vejo vantagens como essa que você cita (maior número de parceiros), pontua 2.2, não expira e tenho 5 cartões gratuitos para cada membro da família (o que eles adoram quando usam as salas VIP) e o valor da mensalidade é negociável, pago atualmente menos da metade do valor. Enfim…decisão acertada. Que bom!

  24. Jack disse:

    O Santander não transfere também para Avianca-Brasil?
    E da Avianca emite TAP.
    Vou manter o Santander Unlimited. Pois de tempos em tempos tem ótima troca de pontos em dobro para a Avianca.
    A última transferência que fiz Santander para Avianca foi com 120%.
    Mais alguem ?

  25. Ademar disse:

    Sim, você pode emitir o certificado normalmente. eu já fiz essa mesma operação.
    Boa viagem

  26. Flavia disse:

    Eu fiz o Cc Santander AAdvantage naquela promoção da primeira anuidade grátis (em abril, lembra?) e só comecei a usar esse mês. Eles não me impuseram nenhuma condição de gasto mínimo de 40mil mês como você tinha recebido, Fabio! Será que devo confiar? Será que esse cc é vantajoso mesmo?

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis