Porque vou deixar de usar meu Mastercard Black Unlimited do Santander a partir de hoje

Programas de fidelidade 17

Por Fábio Vilela

Pessoal, hoje termina a promoção Quero Mais Bônus do Santander que ficou no ar pelos últimos 3 meses dando até 6,6 pontos por cada U$ gasto dependendo da modalidade do seu cartão.

Screen Shot 2016-06-30 at 07.17.22

Com o fim da oferta, o cartão volta a pontuar 2,2 por U$ e pra mim não é mais interessante continuar usando o meu Mastercard Black Unlimited como cartão principal e vou explicar o porquê.

O Santander Esfera (programa de bônus do banco) só possui 3 parceiros internacionais para transferência de pontos: Iberia, Aeromexico e LAN. O Iberia Plus é o único que eu realmente considero vantajoso (para tickets em cabine premium) já que você consegue emitir passagens para Madrid saindo em vôos diretos de Guarulhos por 85.000 (ida e volta) em classe executiva em baixa temporada.

Tendo em vista este cenário, eu vou voltar a usar ao meu bom e velho The Platinum Card da American Express que pontua os mesmos 2,2, os pontos não expiram mas que possui 14 parceiros: Tap, Tam, GOL, Air France, Delta, KLM, Alitalia, British, Iberia, Singapore, Emirates, Taca (Lifemiles), Avianca (Amigo), Azul.

Então pra mim, vale mais a pena concentrar os gastos no American Express para otimizar o uso dos meus pontos e quando acontecer uma nova promoção do Santander – voltar a concentrar no pretinho. Como as vezes acontece de algum lugar não aceitar AMEX, continuo a usar o MB Unlimited do Santander como cartão secundário e também  para pagar as taxas de embarque dos meus bilhetes emitidos com milhas/pontos já que o seguro de viagem garante cobertura mesmo que a passagem não tenha sido pagante.

Pra quem quiser conhecer mais sobre os dois cartões eu já fiz uma matéria os comparando que você encontra aqui.

E aí, quem mais vai seguir esta mesma estratégia?

17 respostas para “Porque vou deixar de usar meu Mastercard Black Unlimited do Santander a partir de hoje”

  1. Eduardo disse:

    Não uso nunca mais o TPC, tive graves problemas com o cartão, acho que o melhor cartão, mesmo não pontuando como os melhores, é o Porto Seguro Infinite, o atendimento é espetacular!

  2. andre disse:

    nao entendi uma coisa, quando se paga a taxa de embarque de uma passagem emitida com milhas com o cartão aciona o seguro viagem??
    certeza isso? não é somente se se compra a passagem com o cartão?
    se sim isso é só com o black santander ou com o amex platium e outros blacks também?
    abraços e obrigado

  3. Carolina disse:

    Eu abandono meu MC platinum do Santander hj e volto ao outro que apesar de dar a mesma pontuação, tem mais milhas aguardando transferência e tb to negociando dar um upgrade pra Black

  4. etl81 disse:

    Estou fazendo o mesmo. Só o Membership Rewards não ser aglutinado pela Livelo… Se for, acabou TPC…

    • Paulo disse:

      Não será. Na verdade, alguns cartões que saíram do Membership Rewards para ir para o Livelo (o Green, Platinum Card e Gold Card). O The Gold e o The Platinum continuam no Membership Rewards.

  5. Marcos da Silva disse:

    Gostei da dica de usar o MB para pagar as taxas de embarque (mesmo que emitida com milhas), não lembrava disso. Valeu Fabio.

  6. Ricardo Marques disse:

    O Platinum AMEX pontua 2,2 para cada U$ 1? Puxa… Sabe dizer por que o Platinum VISA só pontua 1 para 1?

  7. Henrique disse:

    Só um comentário sobre a política de seguros do cartão: na prática, o que já vi dizerem é que se você comprar uma passagem com milhas usando milhas adquiridas pelo cartão X, pagar só a taxa de embarque no cartão X habilita seus direitos ao seguro e etc. No caso, se comprar uma passagem com milhas vindas do Y (TPC) e pagar taxa com o X, não tenho tanta certeza se o seguro vale. Agora, que é uma confusão comprovar o que aconteceu na hora do vamos ver, é. Sempre tive essa dúvida, na verdade.

  8. Luciana disse:

    Como conseguir esse Platinum da AE? Tenho o Platinum Personnalite mas gostaria muito de mudar.

  9. Celia disse:

    Verdade Fabio, eu faria o mesmo que você. O problema é que o Santander black que emito passagens é da conta salário do meu marido. Ele usa muito o priority pass e não quer trocar para o American express Platinum. O que você acha do programa de milhagens da Aeroméxico? Atualmente estou usando a Tap para emitir por causa daquela última promoção Santander 100% para a Tap. Mas as milhas dessa conta tap devem acabam no fim desse ano. Me dá umas dicas de uso da Aeroméxico para emitir star alliance? Obrigada.

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis