Posicionamento da Iberia sobre a transferência de pontos para a British

Pessoal, a saga da promoção da Iberia (Já encerrada) continua, cada dia com novas declarações e tentativas de esclarecimentos!

Postamos recentemente no site que a empresa liberou a transferência dos Avios promocionais do Iberia Plus para o Executive Club (British). Nós inclusive fizemos o teste através de uma conta que possuía apenas Avios da promoção e conseguimos transferir sem problemas.

Diversos sites especializados pelo mundo continuaram questionando os termos da transferência, pois não ficou claro a questão da validade dos pontos na conta da British, ou como a Iberia iria proceder com as contas que optaram por realizar esse tipo de transferência.

O site americano The Points Guy conseguiu um posicionamento oficial da Iberia, vamos traduzir aqui:

“Após escutar os pedidos e feedback dos clientes sobre essa promoção, nós decidimos que vamos permitir que os nossos membros do Iberia Plus transfiram os Avios promocionais através da ferramenta “Combinar meus Avios”. Nós já liberamos a transação em nosso sistema.

Para evitar qualquer desentendimento, gostaríamos de lembrar nossos clientes dos termos e condições da promoção, assim como do programa Iberia Plus, e da ferramenta “Combinar meus Avios”, que ainda se aplicam.

Entre eles incluem, mas não se limitam a:

  • Avios transferidos não serão considerados como resgates. No dia 01 de dezembro, os Avios obtidos através desta promoção, que não forem resgatados na conta Iberia Plus até essa data, serão descontados da conta Iberia Plus. Isso pode levar a um saldo negativo de Avios nessas contas Iberia Plus de onde os Avios foram transferidos.

  • Os participantes do Iberia Plus devem estar de acordo com os termos e condições da ferramenta “Combinar meus Avios”, como em “Combinar meus Avios não pode ser utilizado para transferir para ou do programa Iberia Plus dentro do prazo de 90 dias após se inscrever no programa”.

     

Ou seja, transferir Avios para a conta British pode gerar um saldo negativo em suas contas Iberia Plus no dia 01 de dezembro.

Vamos exemplificar o nosso entendimento:


Cenário 1 – Só tenho Avios da Promoção

Se você criou sua conta para aproveitar a promoção e teve 90.000 Avios creditados e deseja realizar a transferência você vai se deparar com a seguinte situação:

Transferência: Transferir os 90.000 para a British e zerar sua conta Iberia Plus.

No dia 01/12/18: Sua conta Iberia Plus ficará com um saldo NEGATIVO de 90.000 Avios, pois a transferência de Avios não é considerada como um resgate efetivamente e a Iberia vai “retirar” seus Avios promocionais.

Como fica: A partir dessa data todos os novos acúmulos passarão a diminuir seu saldo negativo, e você só poderá voltar a utilizar seus Avios no Iberia Plus quando conseguir quitas essa “dívida”.


Cenário 2 – Tenho Avios antigos e os da Promoção

Digamos que você já possuía conta no Iberia Plus e tinha um saldo de 100.000 Avios. Após a promoção você recebeu mais 90.000 Avios promocionais, totalizando 190.000 Avios em sua conta. Nesse cenário você vai se deparar com a seguinte situação:

Transferência: Transferir os 90.000 para a British deixando um saldo de 100.000 no Iberia Plus.

No dia 01/012/18: Será debitado de sua conta Iberia Plus 90.000 Avios, pois o programa vai considerar que os Avios promocionais não foram utilizados para resgate. Você ficará com um saldo de 10.000 Avios.

Como fica: A partir dessa data você passará a acumular normalmente e poderá utilizar o programa, porém saiba que sua conta que tinha 100.000 Avios antes da promoção agora têm apenas 10.000 Avios de saldo.


Dúvidas

O que acontece se eu transferir pontos para British e depois “devolver” estes mesmos avios para Iberia? 

Não sabemos e o call center não soube nos responder. Eu imagino que o prazo de validade não seja estendido.


Vantagens de transferir para a British

Uma das grandes vantagens seria a extensão do prazo de validade de seus Avios na British, pois segundo as regras de validade dos Avios do Executive Club, os pontos possuem 36 meses de validade e seu prazo de expiração é renovado toda vez que há alguma movimentação na conta.

Na teoria Avios provenientes da Iberia devem seguir essa regra. Não há um posicionamento da Iberia/British em relação a isso.

A British possui uma tabela de resgates diferente da Iberia e conta com outros parcerias para resgate de passagens utilizando os Avios que a Iberia não têm. Alem disso, em alguns casos as taxas aeroportuárias são menores.


Conclusão

Mais regras criadas APÓS a comercialização das passagens e divulgação da promoção! Injusto!

Eu, Ale, não sou advogado, mas imagino que seja possível entrar na justiça para evitar que sua conta seja negativada!

Tenho a impressão que terei dor de cabeça se enviar meus avios para o programa da British. Imagino que precisarei investir tempo na busca dos meus direitos.

Por hora, manterei na Ibéria e farei de tudo para usa-los por lá! Tentarei ao máximo evitar dor de cabeça.

Vamos ficar antenados para qualquer novidade.

Aliás, todo mundo recebeu os Avios? Como está o caso de vocês? Alguém pretende enviar os Avios para British?