Posicionamento oficial do Smiles sobre o aumento da tabela de resgate

Programas de fidelidade 35

Por Fábio Vilela

Pessoal, o Smiles me procurou para pode passar o posicionamento oficial do programa em relação ao aumento da tabela que postei hoje.

O Smiles esclarece que, em função da variação cambial, foi efetuado em 25 de fevereiro um reajuste no valor para resgate em milhas de bilhetes da classe econômica de voos para a Europa de algumas das suas companhias aéreas parceiras. A partir desta data as passagens da Air France e KLM podem ser encontradas a partir de 42.500 milhas e da TAP, a partir 55 mil milhas.
Não houve alterações de preço na classe executiva dessas companhias aéreas, nem nos demais trechos nacionais ou internacionais.
O Smiles mantém válida a tabela de valores mínimos para resgate de passagens para a Europa na classe econômica, a partir de 35 mil milhas, por meio da parceria com a Alitalia, que tem 17 voos semanais partindo do Brasil, sendo 10 de São Paulo e 7 do Rio de Janeiro.

Primeira vez na vida que eu vejo um programa de fidelidade alterar o resgate baseado na cotação do dólar. Só no Brasil mesmo!

Quero saber de vocês o que acharam?

Publicidade
Publicidade

35 respostas para “Posicionamento oficial do Smiles sobre o aumento da tabela de resgate”

  1. Maria do Carmo Ducco disse:

    Fábio e leitores se puderem informar qual melhor opção de milha para voar para Lisboa ou Porto?
    A Smiles tem parceria com a TAP, e como a Smiles não anda confiável,
    Gostaria de alguma sugestão. Viagem prevista para Out/nov 2018

    Abraços

  2. Gabriel disse:

    Olá Fabio,

    acompanho sempre seu site, mas nunca havia comentado aqui. Até agora. Gostaria de expressar meu total repudio e desprezo pelas empresas de milhagem que infelizmente hoje lucram mais que suas controladoras. Elas encontraram otarios como nós que acabam acreditando em suas promessas de inicio e depois alteram sem previo aviso suas regras de resgate. Acredito que elas deveriam ser reguladas como bancos. Pois trata-se de uma situação bastante similar. É como se deixassemos nosso dinheiro depositado em uma poupança sem juros, que além de tudo ficassemos restritos a sacar ou comprar produtos apenas naquele banco e a mercê de sua cotação deste “câmbio”.

    Aproveito este também para denunciar outro roubo promovido por este programa que se auto intitula “sorrisos” em inglês, mas só pode ser a seus acionistas e gestores que devem estar bastante satisfeitos em lucrar as custas de seus usuarios.

    Realizei algumas simulações do trecho CWB-MVD para o feriado de 21 de abril e verifiquei que:
    1o – nas cotações com valores digamos mais acessiveis (11mil milhas) não é oferecido o desconto de cliente clube ou diamante que funciona apenas nas cotações estratosfericas (de 21 por 19,6 mil pontos)
    2o quando simulo um numero menor de passagens (2 passageiros por exemplo) as cotações estao maiores (13 a 15mil) do que quando simulo 3 adultos e 1 criança por exemplo. ou seja estão cobrando tarifas diferentes para clientes que compram no mesmo momento dependendo do numero de passagens, algo que ao meu ver e acredito que legalmente não seja o correto.

    gostaria de saber se mais alguem já percebeu este ou outros novos motivos pra chorar e nao para sorrir como eles fazem questão de alardear por esta campanha ridicula de 365 motivos. estou realmente repensando minha escolha de transferir milhas para esse programa fraudulento. seria providencial uma ação coordenada dos procons e também do MP em relação a estes casos recentes.

    desculpe pelo longo texto, mas é muito prejuizo ao usuário acumulado…

    • Fábio Vilela disse:

      Gabriel,
      Ótimas observações, concordo com você, e os prejudicados são sempre os clientes.
      Em relação as simulações para MVD não sei te falar, às vezes algum leitor pode te responder.

  3. Renata Maia disse:

    As passagens da Delta sumiram do Smiles.. Se bobear, vem mais coisa por aí..

  4. Renato disse:

    Motivo para sorrir nº 182…

  5. Niltinho disse:

    E quando o dolar baixar, sera que eles vao voltar com esse aumento?? brincadeira hein…

  6. Fernando disse:

    Esse programa smiles só está me oferecendo mesmo uma coisa, raiva. Moro em São Luis e para utilizar qualquer trecho com eles é um verdadeiro absurdo. Agora essa desculpa medíocre de usar a cotação do dólar para aumentar as milhas, é no mínimo uma afronta à inteligência.

  7. Luciano disse:

    Essa explicação é tão ilógica quanto a política de preços dos Free Shop brasileiros (que, são todos do mesmo dono). quando o Dolar sobe, os preços em dolar também sobe e a gente paga dois aumentos…
    Mas quando o Dolar cai, os preços em Dolar também…. sobem, porque “nóis é troxa” mesmo;

  8. Baran disse:

    Ahá, o velho truque de colocar a culpa em fatores externos!

    É muita picaretagem, façam-me o favor…

  9. Victor disse:

    A desculpa mais esfarrapada que poderiam ter dado. Só faltou explicar como é que a variação cambial influencia a emissão de passagens na classe econômica mas não tem o mesmo reflexo na executiva… Por favor!

  10. Cid disse:

    interessante, o valor do querosene para a aviaçāo baixou muito mais que a variaçāo do dolar. E a tabela de resgate?? Mais uma manifestaçāo que as empresas tratam mal seus clientes “fieis” (na prática refens).
    Isto só muda com a mobilizaçāo de todos e evitar acumular milhas e voar Gol.

  11. Victor disse:

    Palhaçada
    Engraçado que os cartões passaram a pontuar menos e a reduzir a validade das milhas alegando que o câmbio estava valorizado.
    Agora que o real derreteu ninguém se manifestou a respeito e o smiles ainda vem com essa. Pra mim, chega. Do governo nos fazendo de palhaços não tem como escapar, mas dos bancos e programas fajutos de milhagem ainda dá.

  12. viajaromundo.com disse:

    Que desculpa absurda…. era melhor inventar outra… tipo: “nosso estagiário reparou que estávamos cobrando a mesma quantidade de milhas para os EUA e para a Europa, precisamos mudar isso!”

  13. PB disse:

    Smiles não parece ser sério nem honesto, logo podem argumentar o que quiserem.

    Quem acredite na boa fé e ética deles, que conitnue enviando milhas para eles.

    Nem com bonus de 50% ou 100% vale a pena, porque eles mudam a tabela a qualquer momento.

  14. Felipe disse:

    Realmente o Smiles é uma vergonha. Aqui no Brasil não é fácil acumular milhas. Quando vejo os relatos no exterior fico triste com nossa realidade.

  15. Henry disse:

    Sabe qual é a solução para isto ???
    – vocês pressionarem seus cartões de crédito a fazerem convênios com programas de fidelidade no exterior, tipo Iberia Plus, Delta, Singapore…
    – se os cartões não quiserem, tentem conseguir um cartão de crédito do Santander ou Amex, que tem convênio com diversos programas do exterior…
    Ai.. vcs não precisam ficar na mesmice de Smiles e Multiplus e Azul….

    • Polido disse:

      O primeiro passo para ver alguma mudança seria quem tem cartoes smiles(bb/bradesco) cancelar esses lixos, fiz isso ano passado com a mudanca da tabela da executiva, se eles querem colocar na bunda do povo, façam eles sentirem no bolso, cancelem os cartoes e deem como motivo – mudanca da tabela. Mas como ng vai fazer nada, smiles esta mais que certo mesmo, brasileiro é otario e aceita tudo quieto, só lamento profundamente isso.

  16. Sidney disse:

    Fábio,

    Parabéns, por estar sempre atento e gerando o debate nesta situações.
    Se esta foi a justificativa do SMILES, devemos exigir que realmente reajustem a tabela, adequando-se às novas cotações do dólar. Ou seja, rebaixem-na.
    Assim, devemos ter uma redução de aproximadamente 15% nas tabelas de resgate.
    Senão vejamos:
    Gastos de R$ 100.000,00 num cartão que pontua a 2 milhas por dólar gasto geravam aproximadamente. 76,900 milhas com dólar a 2,60
    Agora, gastos de R$ 100.000,00 no mesmo cartão com dólar a 3,05 geram aproximadamente 65.500 milhas.

    Se é pra se adequar ao “novo dólar” que o façam corretamente.

    Abs

  17. Marcelo disse:

    Quero saber se o dólar cair se eles vão reduzir o valor da emissão novamente.
    Afff, tem umas que não dá pra acreditar.

  18. Fábio Leme disse:

    comentario: que nooojoo!
    Trouxa somos nós milheiros que acumulamos e gastamos com o Smiles!
    Vou deixar de transferir para Smilesemissao.
    Sempre temos surpresas deconfortaveis com Smiles, não é a primeira vez!!!

  19. Jose disse:

    Analisando a situação friamente, embora absurda a situação, por incrível que pareça faz sentido a explicação do Smiles. Acredito que todos perceberam que o Smiles determinou que cada 10.000 milhas vale uma determinada quantia (em geral não mais que 300 reais, podendo ser bem menos). Eles vendem as milhas a uma média de 350 reais, nas melhores das promoções. Quando os bancos e outros parceiros compram as milhas do smiles, se especula que ela receba em média 200 reais. Bem, quase todas as fontes de receita do Smiles e em reais, e para vender as passagens das parceiras, ele vai pagar em dólar ou euro… Assim, a desvalorização do real em mais de 20%, “justifica”, esse aumento de 20% dos pontos, pois o programa vende as milhas para as pessoas e parceiros nacionais em reais, e paga, em moeda estrangeira, as parceiras AirFrance e TAP. Porque ela não aumentou das demais?? Resposta simples, porque se aumentasse da Delta, teriam que publicar uma nova tabela, uma vez que é a única parceira que voa aos EUA, a Alitália não aumentou, pois a parceira é nova, está até fazendo promoção (talvez porque teve tarifa mais baixa, não sei), e também porque precisa manter uma parceira com os preços conforme tabela publicada no site e evitar problemas com o Ministério Público. Se ver voos da GOL a 40 mil pontos trechos nacionais, vai entender que o programa deu um valor X a cada 10 mil milhas. A Qatar eu não sei se ainda não aumentou, mas eu espero que deva aumentar em breve, porem como a disponibilidade é baixíssima saindo do Brasil, acredito que o impacto não seja tão grande
    Se pensar em valor X, dá para entender porque a TAP teve uma tabela tão ruim como parceira (lembra que ela cobra 100 euros de taxa de combustível, que e proibida, porém ela cobra assim mesmo, como o Smiles iria pagar esses 100 euros de diferenca a TAP – exigindo mais milhas na parceira). O mesmo raciocínio vale para a ETIHAD, não acredito fábio, que foi a parceira que exigiu um valor superior, mas que os bilhetes prêmios deles eles cobram um valor mais alto, e como o smiles não deve pagar mais de 200reais para cada bloco de 10 mil milhas, fica fácil entender porque o programa cobra 50% a mais de milhas na economica, 100% executiva e 200% primeira classe.
    Posso estar enganado, mas acredito que o problema seja esse, o SMILES tem um valor máximo que ele aceita para um bloco de 10 mil milhas, e qualquer alteração de custo ou lucro, ira resultar em aumentos da tabela… Existem alguns resgates ainda bons, algumas promoções boas, porém esse perfil de programa que busca o lucro acima de tudo, não incentiva a fidelidade do passageiro. Não sei como as pessoas irão reagir, mas espero que diminua muito o caixa do SMILES e ele repense em sua política monetária. Infelizmente o programa tem que ver que não é possível ganhar sempre, as vezes ele tem que aceitar perder..

    • Leonardo disse:

      José, entendo sua explicação mas o Smiles recebe em Dolar inclusive dos bancos nacionais. Nada é transacionado em Real. Então a conta deles é a mesma sempre indiferente se o Dolar está em 1 ou 4 Reais.

      • Jose disse:

        Eu nao defendo o Smiles sob hipótese alguma. Acho o atendimento um lixo, e desde que virou uma empresa a cada dia temos notícias piores. Porém, as milhas que os bancos brasileiros compram do Smiles e em real certo? Quero dizer o preço que os
        Bancos pagam por lotes de 10 mil e fixado em reais, certo? Não acredito que seja em dólar, pois na minha visão não teria sentido algum para os bancos. Os
        Bancos sim, estão bem satisfeitos pois com dólar alto, a quantidade de pontos que eles liberam aos clientes todo mês diminue absurdamente, logo cai as despesas do banco com milhas, pois a quantidade que o cliente recebe está atrelado ao dólar. Porém a o valor que o Smiles recebe acredito não estar atrelado ao dólar. O que eu quero dizer é que o programa virou empresa que só busca lucra, e qualquer alteracao de lucro será passada imediatamente ao consumidor….

    • Victor disse:

      Seu pensamento estaria correto se todas as milhas adquiridas, seja por meio de cartões ou de voos, já não fossem convertidas pela cotação do dólar. Por isso que o seu cartão pontua x milhas por dólar gasto, e não por real.

  20. Marcio Correa disse:

    Tem de avisar para o pessoal do Smiles, que o carnaval acabou, porque com esta “justificativa” ou pensam que somos palhaços, ou que ainda estamos fantasiados de tal. Lamentavel, duvidam da nossa inteligência. Smiles “to fora”!

  21. Juan Cabral disse:

    Fábio, seu blog é excelente. Passei a acompanhar depois de uma indicação de um amigo meu de Natal.

    Com relação ao Smiles, cada dia fico mais decepcionado, felizmente minhas milhas já estão se esgotando e vou focar na transferência para outros programas. Espero que a Avianca Brasil passe a adotar o Lifemiles (tem ideia de quando isso vai ocorrer?) o quanto antes e os bancos permitam transferência, pra mim ele é um dos melhores programas da América Latina.

    Foram-se os tempos bons do Smiles… Em 2013 emiti por 30k Munique-Doha-Dubai pela Qatar em First, também por 30k Cairo-Amsterdam em Business pela KLM e, a cereja do bolo, em 2014 Hong Kong-Paris-Rio-Natal em Business por 75k. Infelizmente hoje isso não é mais possível. Tinha aproveitado a promoção do BB e transferi 100k, ganhei 30k e comprei pela Alitalia por 65k em julho Roma-São Paulo. Os 85k que me restam vou ver como faço para usá-los… Felizmente a Gol sempre faz promoções nacionais e os trechos saem bem em conta. Mas vou cancelar o meu cartão Smiles BB Platinum.

    Fábio, tenho uma dúvida… Sou Gold na Aegean e, devido à alteração de regras, tenho que conseguir 24k até 24/11, eu já estou com mais da metade disso, em julho provavelmente completo, mas queria saber de você se, em caso de eu completar em julho, terei até julho de 2016 para completar os outros 24k ou o sistema adota o dia 24.11 como “meu aniversário” de categoria? Se for julho eu prefiro não pontuar tudo e esperar até novembro chegar para completar…

    Desculpa pelo post longo, e, mais uma vez, parabéns pelo excelente blog! 🙂

  22. Leo disse:

    ANTES NÃO PRONUNCIASSEM! As milhas são pontuadas em dólar. Por acaso vão aumentar a proporção quando da pontuação? Quem transfere X pontos, irá receber X + Y% de pontos?

    Usar dessa desculpa é fazer uma afronta à inteligência dos clientes!

  23. Jose disse:

    Realmente, a cara de pau do SMILES, não tem tamanho. Incrível como o programa não aprender com os próprios erros. Ano retrasado, antes do aumento da tabela, eles tentaram aumentar sem aviso prévio, e sofreram ameaça do Ministério Publico de multas altíssimas se não voltassem a tabela antiga, e ressarcissem todos os clientes lesados durante o período. Será que esqueceram, que para novo aumento de tabela, eles devem comunicar todos os participantes com pelo menos 90 dias? Espero que o Ministério Público interfira não somente nesse caso, mas na tabela de executiva da TAP, assim como tabela da ETIHAD, que eles não tem a coragem de publicar de maneira transparente no site. Acredito que quantas mais reclamações, maiores as chances do Ministério Público agir de maneira rápida e punitiva no SMILES. Para quem quiser enviar a queixa o e-mail é pjconscap@mpsp.mp.br.

  24. Roberto disse:

    Com o aumento do dolar , na conversao de R$ para U$ , se terá menos milhas , é justamente o inverso do que dizem, será mais dificil acumular.

  25. Célio Cássio disse:

    Infelizmente o smiles, assim como o Fidelidade, só vale a pena qdo acontecem as grandes promoções. No dia-a-dia vale mais a pena ficar de olho e comprar os bilhetes nas oportunidades que surgem.

  26. Flavio disse:

    Duvido eles baixarem a quantidade das milhas quando o dolar voltar a cair…. Absurdo…..

  27. Daniel disse:

    Interessante: por que não houve a redução da tabela quando o dólar caiu (ou estava mais baixo)?

    Ridículo.

    Com tal aumento, NÃO MAIS TRANSFIRO MILHAS PARA O SMILES…

    Dizer que com a Alitalia está mantida tabela inferior é o mesmo que indicar que todos os clientes buscarão a Alitalia e será uma dificuldade IMPAR para achar bilhetes.

    Buscarei pontuar em outra companhia, inclusive na compra de bilhetes.

  28. Jairo disse:

    Quem não tem o que dizer, poderia ficar calado! Justificativa sem nexo!

  29. Leonardo disse:

    Eles não precisam aumentar a tabela de resgate porque o Dolar subiu já que todo o acúmulo feito no programa inclusive de bancos brasileiros é feito em Dolar. Ou seja, eles pagam e recebem em Dolar. Este aumento é injustificável! Somente para a empresa lucrar mais nos resgates pois estão ganhando mais nos acúmulos com o Dolar alto.

Deixe uma resposta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis