Primeira Classe da British Airways no A380 – Londres para Miami

Cias Aéreas Primeira Classe 11

Por Fábio Vilela

Enfim, penúltima perna antes de chegar no Brasil – até que eu estava ansioso afinal seria minha primeira vez viajando no A380 da British – ou seja, experiência inédita.

O embarque aconteceu pontualmente, mas o avião demorou a decolar por causa de uma manutenção não programada, o que nos atrasou um pouco.

Vôo British Airways BA 0209 – 01/11/2017
Londres (LHR) ✈ Miami (MIA)
Assento: 1K – Primeira Classe
Partida: 14:15 / Chegada: 20:10 / Duração: 9h50
Aeronave: A380

A primeira classe fica na parte inferior do avião, logo abaixo das escadas e consiste em 14 assentos. Logo que embarquei a comissária me deu as boas vindas e me encaminhou pelo assento.

O layout é 1-2-1 e apesar de seguir “basicamente” o mesmo tipo de assentos dos demais aviões da cia, eu achei estes um pouquinho mais modernos e bem acabados.

Para quem viaja acompanhado as poltronas centrais são as ideais, e caso você queira um pouco mais de privacidade pode suspender a divisória – que neste caso não é aquela cortina xexelenta que tem nos B747/B777.

Eu peguei a poltrona 1K – curiosamente eu não conseguia marcar nenhum assento na janela somente pelo app da BA – depois que eu inseri meu número Gold do Executive Club liberou para mim – então acredito que algumas poltronas devem ficar bloqueadas para clientes elite.

Diferente dos demais (B777/B787 e B747) este assento tem um espaço significante maior como um todo.

O “pitch” e a largura são idênticos aos demais – portanto quanto à isto a poltrona é exatamente igual.

Nesta foto aqui vocês conseguem ter uma noção melhor de espaço – a poltrona pode parecer estreita na imagem mas eu não senti incomodo em relação à isto. Notem que o casulo da cadeira também faz uma pequena volta ao redor do assento te garantindo um pouco mais de privacidade.

A poltrona ainda oferece um pequeno armário para você pendurar sua roupa e guardar seus objetos pessoais.

O assento tem 2 venezianas mas que não possuem aquele “shade” azul que eu particularmente acho o máximo.

Do meu lado direito fica a mesa e um porta trecos que esconde o joystick do IFE, tomadas e portas USB’s.

Um ponto positivo do assento 1K é a privacidade – ele fica bem ao lado da escada, portanto você não tem contato visual/direto com nenhum passageiro.

Como de praxe, o descanso dos pés na first da BA também serve de assento caso você queira chamar um outro passageiro para sentar com você – desde que também esteja na First.

O controle da poltrona ficava ao meu lado direito podendo ser personalizável através desta bolinha.

 

Novamente preciso destacar o atendimento da BA – apesar de não ter um produto fenomenal na First – em praticamente todos os vôos que fiz com eles nesta viagem fui super bem tratado – comissárias educadas, gentis e solicitas. Neste vôo inclusive consegui que o comandante gravasse um vídeo para meu sobrinho dando parabéns  já que era aniversário dele e eu estava longe.

A comissária então veio me entregar o cardápio (me chamando pelo nome o tempo todo) – ponto positivo!

O amenity – o mesmo em todos os vôos – necessáire da Liberty e pijamas com a logo da BA + palavra First.

Fone de ouvido noise cancelling.

Entretenimento de bordo era OK – mas a qualidade da imagem e a interface deixam a desejar.

O serviço então começou com bebidas e mix de nuts.

Logo veio os canapés – bem simples por sinal – uma fatia de salame, presunto de parma, uma lasca de queijo, uma azeitona e um tomate seco.

Pedi o duo de salmão como entrada e estava maravilhoso – era um filet defumado + tartare – divino!

Pedi o pork belly de prato principal que veio acompanhado de um purê de maçã – muito bom por sinal.

A sobremesa – muito bem apresentada por sinal – foi um bolo de chocolate.

E por fim – um vinho de sobremesa acompanhado do prato de queijos.

Terminei de comer e fui me trocar no lavatório – aliás ponto negativo para os banheiros da First no A380 da BA – são minúsculos e não tem nenhum diferencial se comparado aos demais.

Quando voltei a comissária perguntou se queria que arrumasse a cama – disse que sim. Prontamente ela pegou os amenities e já à preparou.

Apesar de vocês ter que dormir na diagonal isto não prejudica seu conforto – o edredon e duvet oferecidos são de ótima qualidade. O fato do avião não ter wifi é um ponto negativo pois quando você está sem sono a internet te ajuda a passar o tempo e distrair.

Você não tem muita privacidade em relação ao corredor – mas como expliquei para vocês ali em cima que o 1K não tem contato direto com outro assento – isto não é um problema.

Quase chegando em Miami foi oferecido o segundo serviço – eu particularmente não gosto deste afternoon tea que a BA oferece como segunda refeição – além de muito simples ele tem uma aparência barata para uma primeira classe. Poderiam elaborar mais e servirem algo mais criativo, não acham?

Bom, em uma visão geral – a BA não tem um produto luxuoso e nem uma cabine 5 estrelas – mas fui surpreendido pelo atendimento e cordialidade das comissárias. Com certeza voltaria a voar de novo.

E vocês já voaram com a BA – como foi sua experiência?

Avaliação

Média
8.6
Publicidade
Publicidade

11 respostas para “Primeira Classe da British Airways no A380 – Londres para Miami”

  1. Renata Barros disse:

    Vc vê muita diferen;ca entre a First da BA e a executiva?

  2. Giovana disse:

    Oi Fábio, desculpe-me a indiscrição, mas como você consegue ser gold, etc, em todas essas companhias, voando, na maior parte das vezes, só com milhas? Exemplo, se eu voar na LATAM, mas a passagem for comprada em milhas, simplesmente não me deixam pontuar. Nas outras companhias é diferente?

  3. Marcos disse:

    Fabio, eu voarei na BA de HKG p/ LHR no mês que vem em Business. O meu voo será num B777, mas descobri que há um voo no A380 que sairá alguns minutos antes do meu. Vc sabe se a British permite antecipar o voo sem multas?

  4. Arnaldo Arruda disse:

    Voei BA Recife/Guarulhos/Londres/Edinburgh na econômica em Janeiro/2015, trecho trans oceânico pessimo. Sentado no meio entre 2 mulheres e pior o ar condicionado sem funcionar o suficiente, reclamei de uma comissária e ela disse que ali não era USA, não entendi e fiquei pensando que meu sotaque lhe pareceu que eu era norte-americano, mesmo assim uma grosseria e passei a noite sem conseguir dormir, com meus 2 bracos em cima das minhas pernas, pois as mulheres quando dormiram tomaram conta do apoio dos braços da poltrona apertada.
    No retorno fiz Edinburgh/Londres/Rio/Recife, o voo no 777 foi bem melhor, até os “lanches” da econômica.
    Em compensação quebraram toda minha mala coliacoram ela dentro de um saco plástico que não consegui reconhecer na esteira. Até depois de 1 hora. que fui o penúltimo a ser atendido no balcão de reclamação e foi chamado o encarregado do sertor que identificou o saco plástico com o que sobrou e minha mala (tenho aqui gravado e-mails dele) mas me disse que a BA não pagaria meu prejuízo em dinheiro e sim que comprasse outra malha e eu enviaria via correios o recibo de compra que fizesse de uma outra. Como aqui seria caríssimo uma mala da mesma marca não comprei outr e assim nunca recebi nem desculpa por isso. BA não mais, pelo menos na econômica e sim poderia nesse luxo aí, para pouquíssimos mostrado da postagem acima.
    Ano pssado (2017) eu voei para Europa pela KLM que junto as toalletes disponibiliza guloseimas de chocolate na economica. Poltronas melhores e nelhor tratado.

  5. Alexandre disse:

    Fabio, você chegou a ir no segundo andar? Sera que os banheiros de cima (mesmo sendo de executiva) não são maiores? Fiquei curioso pra saber o que fizeram naquele espaço da frente nos 380 da BA.

Deixe uma resposta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis