Primeira Classe da British Airways no A380 – Londres para Miami

Cias Aéreas Primeira Classe

Por Fábio Vilela

Enfim, penúltima perna antes de chegar no Brasil – até que eu estava ansioso afinal seria minha primeira vez viajando no A380 da British – ou seja, experiência inédita.

O embarque aconteceu pontualmente, mas o avião demorou a decolar por causa de uma manutenção não programada, o que nos atrasou um pouco.

Vôo British Airways BA 0209 – 01/11/2017
Londres (LHR) ✈ Miami (MIA)
Assento: 1K – Primeira Classe
Partida: 14:15 / Chegada: 20:10 / Duração: 9h50
Aeronave: A380

A primeira classe fica na parte inferior do avião, logo abaixo das escadas e consiste em 14 assentos. Logo que embarquei a comissária me deu as boas vindas e me encaminhou pelo assento.

O layout é 1-2-1 e apesar de seguir “basicamente” o mesmo tipo de assentos dos demais aviões da cia, eu achei estes um pouquinho mais modernos e bem acabados.

Para quem viaja acompanhado as poltronas centrais são as ideais, e caso você queira um pouco mais de privacidade pode suspender a divisória – que neste caso não é aquela cortina xexelenta que tem nos B747/B777.

Eu peguei a poltrona 1K – curiosamente eu não conseguia marcar nenhum assento na janela somente pelo app da BA – depois que eu inseri meu número Gold do Executive Club liberou para mim – então acredito que algumas poltronas devem ficar bloqueadas para clientes elite.

Diferente dos demais (B777/B787 e B747) este assento tem um espaço significante maior como um todo.

O “pitch” e a largura são idênticos aos demais – portanto quanto à isto a poltrona é exatamente igual.

Nesta foto aqui vocês conseguem ter uma noção melhor de espaço – a poltrona pode parecer estreita na imagem mas eu não senti incomodo em relação à isto. Notem que o casulo da cadeira também faz uma pequena volta ao redor do assento te garantindo um pouco mais de privacidade.

A poltrona ainda oferece um pequeno armário para você pendurar sua roupa e guardar seus objetos pessoais.

O assento tem 2 venezianas mas que não possuem aquele “shade” azul que eu particularmente acho o máximo.

Do meu lado direito fica a mesa e um porta trecos que esconde o joystick do IFE, tomadas e portas USB’s.

Um ponto positivo do assento 1K é a privacidade – ele fica bem ao lado da escada, portanto você não tem contato visual/direto com nenhum passageiro.

Como de praxe, o descanso dos pés na first da BA também serve de assento caso você queira chamar um outro passageiro para sentar com você – desde que também esteja na First.

O controle da poltrona ficava ao meu lado direito podendo ser personalizável através desta bolinha.

 

Novamente preciso destacar o atendimento da BA – apesar de não ter um produto fenomenal na First – em praticamente todos os vôos que fiz com eles nesta viagem fui super bem tratado – comissárias educadas, gentis e solicitas. Neste vôo inclusive consegui que o comandante gravasse um vídeo para meu sobrinho dando parabéns  já que era aniversário dele e eu estava longe.

A comissária então veio me entregar o cardápio (me chamando pelo nome o tempo todo) – ponto positivo!

O amenity – o mesmo em todos os vôos – necessáire da Liberty e pijamas com a logo da BA + palavra First.

Fone de ouvido noise cancelling.

Entretenimento de bordo era OK – mas a qualidade da imagem e a interface deixam a desejar.

O serviço então começou com bebidas e mix de nuts.

Logo veio os canapés – bem simples por sinal – uma fatia de salame, presunto de parma, uma lasca de queijo, uma azeitona e um tomate seco.

Pedi o duo de salmão como entrada e estava maravilhoso – era um filet defumado + tartare – divino!

Pedi o pork belly de prato principal que veio acompanhado de um purê de maçã – muito bom por sinal.

A sobremesa – muito bem apresentada por sinal – foi um bolo de chocolate.

E por fim – um vinho de sobremesa acompanhado do prato de queijos.

Terminei de comer e fui me trocar no lavatório – aliás ponto negativo para os banheiros da First no A380 da BA – são minúsculos e não tem nenhum diferencial se comparado aos demais.

Quando voltei a comissária perguntou se queria que arrumasse a cama – disse que sim. Prontamente ela pegou os amenities e já à preparou.

Apesar de vocês ter que dormir na diagonal isto não prejudica seu conforto – o edredon e duvet oferecidos são de ótima qualidade. O fato do avião não ter wifi é um ponto negativo pois quando você está sem sono a internet te ajuda a passar o tempo e distrair.

Você não tem muita privacidade em relação ao corredor – mas como expliquei para vocês ali em cima que o 1K não tem contato direto com outro assento – isto não é um problema.

Quase chegando em Miami foi oferecido o segundo serviço – eu particularmente não gosto deste afternoon tea que a BA oferece como segunda refeição – além de muito simples ele tem uma aparência barata para uma primeira classe. Poderiam elaborar mais e servirem algo mais criativo, não acham?

Bom, em uma visão geral – a BA não tem um produto luxuoso e nem uma cabine 5 estrelas – mas fui surpreendido pelo atendimento e cordialidade das comissárias. Com certeza voltaria a voar de novo.

E vocês já voaram com a BA – como foi sua experiência?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
8.6

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis