Primeira Classe da Emirates no A380 – Dubai para Toronto

Hora de começar a maratona de volta pra casa – no horário combinado o motorista da Emirates veio me buscar no hotel para me levar para o aeroporto de Dubai. Os carros que buscam os passageiros da primeira classe vem escrito Emirates First na porta – acho o cúmulo da ostentação, rs.

img_9989

Há uma entrada específica no terminal para passageiros voando Business e First no aeroporto. Quando o carro estiver aproximando da área de embarque para te deixar é necessário virar a direita e seguir a placas indicativas – não tem erro. Lá você conta com guichês preferenciais e também imigração e raio-x exclusivos.

Como tudo é muito grande no aeroporto de Dubai, este ambiente deixa de ser intimista e na minha opinião passa a impressão de ser uma área comum do próprio prédio. Meu check-in foi super ágil e a funcionária que me atendeu foi extremamente educada. Logo já estava com meu cartão de embarque em mãos e segui pro lounge da Primeira Classe.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Depois de passar no raio-x e controle de passaporte peguei o trem e fui pros portões A que é de onde meu vôo iria sair. Chegando lá você usa um elevador para ir pro saguão principal. E ao chegar no saguão principal você pega outro elevador para acessar os lounges. O da primeira classe fica no 4 andar e o da business no 5. Vai entender!

Bom, como já tenho alguns relatos deste lounge aqui no site, não vou fazer um novo afinal nada mudou por lá. Mas sugiro que você leia a matéria aqui para ter uma idéia da magnitude desta sala vip.

Aliás, uma comodidade enorme do First Class Lounge da Emirates é que você consegue embarcar direto da sala VIP através de um elevador exclusivo. Basta seguir os sinais do número do seu portão. Não é feito anúncio e você precisa ficar atento aos monitores.

O embarque começou pontualmente no horário marcado e logo eu já estava dentro do A380. A primeira classe fica no segundo andar do avião, mas como há diversas pontes de embarque você já consegue entrar pelo andar de cima.

Vôo Emirates EK 241 – 24/10/2016
Dubai (DXB) ✈ Toronto (YYZ)
Assento: 4A – Primeira Classe
Partida: 09:55 / Chegada: 15:45 / Duração: 13h50 
Aeronave: A380-800

Ao embarcar fui já acomodado no meu lugar pela comissária que me acompanhou até o assento. O atendimento foi ligeiramente melhor neste vôo – mas nada de significativo. Assim que ela te traz o champagne de boas vindas ela entrega também um folheto do “banho à bordo” para você se inteirar de como funciona. Ela já te pergunta se você quer usar o Shower Spa (chuveiro) e que horas pra elas poderem se programarem. Tudo tem que ser agendado! Falei então que queria tomar banho um pouco antes do pouso, então ela marcou e iria me avisar quando fosse o horário ideal.

O layout da First é 1-2-1 com 14 “suítes” sendo 4 fileiras nas laterais e 3 nos assentos centrais. Não vou me prolongar muito na descrição da poltrona pois é exatamente a mesma do meu vôo passado que postei ontem – então dispensa comentários.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sabe uma dúvida? Nesta foto abaixo vocês conseguem ver a cestinha com snacks que fica disponível para cada passageiro no assento. Sinceramente eu me pergunto se os clientes realmente comem isto, pois há tanta coisa gostosa e requintada sendo servida durante o vôo que estragar o apetite com besteira é uma grande bobagem, não acham?

Enfim, desta vez o champagne oferecido no embarque foi DOM – diferente do meu outro voo saindo de Johannesburgo – um upgrade, não acham?

Não posso negar que em quesito ostentação a Emirates leva o prêmio, rs. É tudo muito brilhante e “luxuoso”, desde a iluminação até os materiais usados no acabamento da poltrona. Tudo na poltrona é controlado por um tablet, desde o entretenimento de bordo, luzes, posições e até as portas da sua suíte. Os clientes tem praticamente tudo à disposição – kit de escritório, espelho pra maquiagem, amenity kit, tomadas, portas USB, fones noise-cancelling e um completo entretenimento de bordo.

Este vôo tinha wifi – U$1 para cada 500MB porém ele quase não funcionou – velocidade péssima, lenta e nem mensagem no WhatsApp consegui trocar. Postei somente uma foto no Instagram com muito custo, pois de resto parecida uma conexão dial-up.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O menu foi entregue ainda em solo pra podermos escolher as refeições. Lembrando que na First o sistema é Dine on Demand, ou seja, você come o que quiser, quando quiser e quanto quiser. Vejam que além das refeições principais o menu também oferece snacks durante o vôo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como o vôo é diurno, optei por ter o café da manhã primeiro para só depois ter as refeições principais quando já estivesse chegando perto do Canadá. Repetindo o fiasco do meu vôo passado achei a apresentação do café super fraca. As opções foram cesta de pães, café, frutas e ovos (à sua escolha). Mas notem o prato de frutas – sem nenhum detalhe especial – feio e sem cuidado. O ovo estava bom por sinal e acredito que foi feito na hora – ponto positivo!

Novamente senti muita falta de atenção dos comissários – o serviço é feito de uma forma muito mecânica sem humanização ou cuidado especial.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os passageiros da Primeira Classe contam com um bar self-service exclusivo na cabine – ele fica de frente aos chuveiros. Lá você encontra bebidas e alguns snacks.

DCIM100GOPROGOPR5387.

Agora se você quiser pode ir para o Lounge no fundo do avião que fica disponível para todos os passageiros Business/First. Ele é bem maior e conta com sofás, comissários preparando drinks, snacks e TV. É muito mais confortável e descontraído passar boa parte do voo aqui pois pelo menos você estica as pernas, interage com os outros passageiros, etc. E claro que eu peguei o véu da comissária pra fazer esta foto clichê pois se não for pra causar eu nem saio de casa, rs.

Aliás, sabe a impressão que eu tive? Que os comissários que servem a business são muito mais simpáticos e prestativos do que os da First – pelo menos os que estavam trabalhando no lounge eram nota 10!

Enquanto eu fui pro lounge pedi para a comissária da First preparar minha cama que logo mais eu estaria de volta e já ia querer deitar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Depois de fazer meu book fotográfico por lá voltei pro meu assento para dormir – afinal eu tinha que aproveitar esta suíte né? A cama já estava pronta e preparada. Conforme vocês já sabem a Emirates oferece uma privacidade enorme nas poltronas da First já que ela possui portas deslizantes que garantem uma boa noite de sono já que você consegue se isolar do resto do avião.

O assento não é muito largo e quando na posição cama te impede de levantar – por exemplo como vocês podem ver na foto abaixo, se eu quiser sair, preciso abrir as portas pra colocar minhas pernas já que não tem espaço suficiente para fazer isto quando o assento está reclinado.

O fato da poltrona contar com saída de ar condicionado individual é um plus pois assim você consegue se cobrir e ficar geladinho e evita de passar calor se a temperatura ambiente do avião estiver baixa. Consegui dormir boas horas de sono afinal o edredon e o travesseiro são fofos e confortáveis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acordei e então chamei a comissária para dizer que já poderia servir a segunda refeição. Esta sim é a principal – começou com canapés, caviar, sopa, prato principal, queijo e sobremesa. Tudo estava muito bem apresentado e saboroso desde o começo até o final. Desta vez o caviar estava ótimo e sem muito sal e o filet estava no ponto ideal – o que é difícil de achar em comida de avião.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Terminando a orgia gastronômica chegou a hora de tomar banho afinal estávamos quase chegando em Toronto. Pra mim este é o melhor banheiro à bordo de todas as cias que já voei: amplo, com espaço à vontade (inclusive para sentar) e até chão aquecido.

Não há toalhas de papel e cada vez que alguém usa o banheiro (não necessariamente o chuveiro), entra uma funcionária para limpar e empilhar as toalhinhas de novo. Serviço impecável! O banheiro tem secador e outros amenities nestas gavetas como escova de dente, aparelho de barbear, etc.

Bom, vou explicar como é o funcionamento do chuveiro. Você pode ficar quanto tempo quiser dentro do banheiro, mas de água corrente você só tem 5 minutos – Sim, se vira nos 30!

Você tem um medidor eletrônico dentro do box que vai mostrando o nível de água. Quando ele vai chegando perto do amarelo você já começa a desesperar, rs. O segredo é você se molhar, desligar a água (neste momento você dá uma congeladinha de leve por causa do ar condicionado). Depois se ensaboa e liga a água de novo. Desliga a água e lava a cabeça. Enxágua os cabelos e pronto, acabou sua água!

Faltando apenas 1 minuto pra água acabar ele desliga automaticamente, ou seja, é seu último suspiro pra poder terminar o que está fazendo. Caso haja turbulência tem um banquinho dentro do box que serve pra você sentar e lavar os pés também, por exemplo.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outro detalhe que vale a pena mostrar – Lembram do bar da primeira classe? Pois é, se foi! Ao sair do banho ele se transformou em um espaço ZEN com uma cachoeira artificial, chá e flores. Demais né? Pequenos detalhes que fazem a diferença – ficou parecendo um SPA.

Confesso que mais uma vez me decepcionei pelo atendimento e serviço que achei muito frio e mecânico. Lógico que as comissárias são super profissionais e educadas (quanto à isto não há dúvida), mas elas não vão “the extra mile” para poder agradar ou surpreender o cliente. Tive a sensação de um serviço frio e monótono. Pra mim tudo faz parte da experiência que acredito deve ser completa do check-in no aeroporto ao desembarque no seu destino.

Mas enfim, chega de blábláblá e mimimi Fábio, afinal viajar na First da Emirates e tomar banho à bordo é um máximo, rs!

Ah vale lembrar que chegando em Toronto a cia também disponibiliza motorista para te levar pro hotel/casa/escritório.

E aí, a First da Emirates está aprovada por vocês ou não?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
8,6