Primeira Classe da Emirates no B777 – Johannesburgo para Dubai

Finalmente hora de embarcar – ja imaginaram minha ansiedade? Não por voar na First da Emirates pois já voei outras vezes antes mas sim por passar a meia noite do meu aniversário onde eu mais gosto – no avião.

O embarque atrasou um pouco e não saímos na hora prevista – mas nada muito significativo. Durante a chamada foi respeitado as ordens de prioridade assim como classe de serviço.

Vôo Emirates EK766– 11/10/2016
Johannesburgo (JNB) ✈ Dubai (DXB)
Assento: 2K – Primeira Classe
Partida: 22:20 / Chegada: 08:20+1/ Duração: 8h00
Aeronave: B777-300ER

Assim que eu embarquei ninguém me acompanhou até o assento, apenas o comissário que estava na porta do avião apontou a direção pra onde eu deveria ir – já começou errado. Em nenhum momento o chefe de cabine veio se apresentar ou dar as boas vindas à bordo – coisa que em até uma simples companhia aérea é feito.

O layout da First nos B777-300ER é 1-2-1 dividido em 2 fileiras totalizando apenas 8 assentos.

DCIM100GOPROGOPR4670.

Todos os assentos são “suítes”, ou seja, cada passageiro possui seu próprio “ninho” com portas deslizantes.

DCIM100GOPROGOPR4663.

Não posso negar que em quesito ostentação a Emirates leva o prêmio, rs. É tudo muito brilhante e “luxuoso”, desde a iluminação até os materiais usados no acabamento da poltrona – resumindo impressiona mas é cafona!

DCIM100GOPROGOPR4667.

Abaixo da TV você tem sua própria bancada com espelho para maquiagem e kit escritório. Milagrosamente alguém apareceu e veio me servir champagne – mas se quer deu um sorriso ou se apresentou – um absurdo!

DCIM100GOPROGOPR4680.

Pelo menos era um Laurent Perrier para compensar a falta de atenção!

img_9532

Os passageiros também contam com esta pequena cestinha com snacks que é recolhida durante o pouso e decolagem.

img_9555

Abrindo esta gaveta você contra um kit de escritório com papéis, envelopes e canetas – sim, pode levar pra casa.

img_9552

Logo ao lado está a tomada universal.

img_9558

Detalhe para a borda da janela imitando madeira. Oi?!

img_9554

O vanity mirror é ideal para as mulheres que queiram se produzir antes de desembarcarem – e para quem quiser espremer espinha também, rs.

img_9553

Há duas portas USB – ideal para carregar todos seus gadgets – ponto positivo.

img_9568

Os clientes também contam com um mini-bar individual com bebidas que é acionado ao toque de um botão e surge como se fosse um mini elevador ao lado do seu descanso de braço – confesso que é o máximo. O compartimento não é refrigerado então teoricamente você terá que pedir gelo pra tripulação caso queira beber algo.

img_9545

Tudo do assento é controlado por este tablet que reune todas as funções do mesmo.

img_9559

img_9546

img_9547

img_9548

As portas são fechadas eletronicamente – também controladas por aqui.

img_9549

Logo abaixo você tem alguns botões de acesso rápido – como para chamar o comissário, fechar e abrir as venezianas da janela, etc.

img_9562

O joystick do IFE é touchscreen e de ótima qualidade – inclusive você pode optar por assistir a programação nesta telinha.

img_9575

Já do outro lado está o compartimento com o colete salva-vidas e um outro porta-trecos.

img_9591

img_9593

A poltrona oferece saída de ar condicionado individual o que eu acho essencial.

img_9567

Embaixo da TV fica um compartimento para guardar revistas, folhetos e o fone de ouvido.

img_9594

E é lá também que você deve guardar sua mala de mão já que não existe bin neste avião.

img_9557

Há duas fitas que você usa para prender a mala, sendo assim você evita que ela escorregue. Isto é um ponto negativo desta suíte pois quando você coloca a poltrona na posição cama você perde o total acesso a esta parte do assento, ou seja, não conseguirá pegar nada.

img_9685

O amenity kit contém produtos da Bulgari além de pijamas e pantufas.

img_9565

O fone de ouvido é noise cancelling e boa qualidade.

img_9572

O entretenimento de bordo é um dos melhores do mercado – são mais de 1.000 opções entre filmes, áudio, música, tv, jogos, câmera externa, etc.

img_9580

img_9581

img_9587

img_9586

img_9582

img_9583

img_9584

img_9585

img_9588

img_9589

Bom, ainda em solo me trouxeram o cardápio para eu poder escolher minha refeição. O serviço continuou uma porcaria – sim, esta é a palavra correta. Tanto o comissário quanto a comissária que me atenderam foram apáticos, não sorriram em nenhum momento e não faziam questão nenhuma de agradar ao passageiro.

img_9606

img_9610

img_9611

img_9613

img_9614

img_9615

img_9616

img_9617

img_9618

Começaram então com os canapés – boa apresentação e sabor.

img_9622

Seguido do prato de caviar – que é padrão na First da cia. Só para salientar – toda hora que viam me servir jamais me perguntaram se eu queria mais bebida, se estava satisfeito ou se até mesmo queria algo mais. Eles simplesmente deixavam o prato e pronto.

img_9627

Não sei qual a marca deste caviar mas ele estava extremamente salgado – não gostei – e olha que eu gosto esta iguaria.

img_9628

Depois eu pedi um Mezze – que seria um mix de diversos aperitivos/entradas. Apesar da louça e apresentação estarem bonitas achei que o que foi oferecido muito fraco – azeitonas, beringelas, patês, pães e legumes.

DCIM100GOPROGOPR4692.

img_9633

De prato principal pedi salmão com legumes – mais sem graça impossível! Prato sem sabor, apresentação barata parecendo que foi tirado de uma marmita de congelado e colocado direto no meu prato.

Não sei se repararam mas até agora eu estou bebendo o mesmo vinho, ou seja, eles não sugeriram para trocar a medida que fui pedindo outros pratos. Aliás, é querer demais né? Os comissários mal estavam falando oi, imagina sugerir um vinho? Rs.

img_9641

Terminando a refeição já passava da meia noite – e eu já havia me dado feliz aniversário – a arte de viver sozinho, rs. Enfim, quando de repente um dos funcionários chega, coloca o bolo na minha frente e sai. Sério gente, eu fiquei chocado e ao mesmo tempo surpreso.

Surpreso pois eu não estava esperando receber um bolo e chocado que o indivíduo foi se quer capaz de falar “Happy Birthday”. Ele simplesmente colocou lá e vazou. Tem base?

DCIM100GOPROGOPR4698.

Lógico que eu não estava esperando uma festa de aniversário com balões, velas e música. Mas eu acho que o mínimo de bom senso e educação que a pessoa poderia ter era ter me dando um parabéns – sério, até hoje quando lembro fico sem acreditar.

Mas como eu não iria deixar isto me abalar afinal eu estava lá para curtir e comemorar – apenas fechei a porta e fiquei lá na minha suíte, pleno e lindo tirando fotos e aproveitando minha viagem. Este avião não conta com wifi então nem postar nas redes sociais eu pude.

DCIM100GOPROGOPR4732.

Troquei de roupa e coloquei pijama – você pode pendurar seu casaco/jaqueta neste compartimento que fica entre as portas da suíte.

DCIM100GOPROGOPR4741.

Depois quando você já estive acomodado é só ligar o botão de DO NOT DISTURB para não ser incomodado durante a viagem.

img_9657

O teto do avião é todo estrelado com luzes de LED o que dá uma ótima sensação na hora de dormir – eu AMO!

DCIM100GOPROGOPR4736.

A poltrona em posição cama é estreita e de uma certa forma limita seus movimentos. Quando você está deitado, não há como você se levantar, sem por exemplo, ter que abrir as portas já que não tem espaço pra você colocar suas pernas.

DCIM100GOPROGOPR4746.

Mas fora isto é sempre o máximo você ter seu próprio cubículo dentro de um avião – a sensação de privacidade é ótima.

DCIM100GOPROGOPR4773.

Olha aí, o aniversariante do dia, rs!

DCIM100GOPROGOPR4814.

Quase chegando em Dubai a tripulação mais simpática que já vi (só que não!) veio servir o café da manhã. Acho que nem em classe econômica doméstica vi uma refeição tão simples e medíocre.

img_9673

Olhem a apresentação deste prato de frios – sério – feio, mal arrumado e sem um pingo de cuidado.

img_9681

Antes de desembarcar me entregaram este papel para eu usar a fila de imigração prioritária em Dubai.

img_9686

Depois de desembarcar segui os sinais do Chauffer Service para ir encontrar o motorista da Emirates que iria me levar para o hotel já que este é um serviço cortesia para passageiros first e business – pagantes.

img_9688

Entrei no carro e finalmente estava pronto para ir curtir meu aniversário com quem realmente me importava – meus amigos, rs.

img_9691

Bom pessoal, como vocês puderam ver minha experiência com a Emirates não foi nada agradável. Atendimento ruim, pratos mal apresentados, serviço que deixa a desejar e acima de tudo falta de atenção.

A impressão que eu tenho é que a Emirates está crescendo tão rápido e precisa na mesma velocidade treinar comissários, por isto penso eu que eles não recebem um “polimento” adequado para trabalhar em uma primeira classe – devem aprender apenas o básico e já se formarem – posso estar totalmente equivocado mas esta foi a imagem que tive – e olha que é a 5a vez que viajo na First da cia e quase sempre é isto que presencio.

Pra mim a empresa preocupa muito mais em ostentar e quantidade do que com qualidade em si – eu prefiro voar com uma empresa menor, com uma cabine um pouco mais simples e menos luxuosa mas ter um serviço atencioso, personalizado em que a experiência de voar seja realmente algo memorável – coisa que a Emirates não consegue entregar.

Falo isto com propriedade de causa pois tendo voando em inúmeras First Class pelo mundo, sei o que falta e o que não falta em um serviço para que ele seja justamente considerado 5 estrelas.

E aí, qual a opinião de vocês? Já viajaram na Primeira da Emirates? Como foi? Será que tive azar?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
7,7