Primeira Classe da Etihad Airways no A330 – Abu Dhabi para Frankfurt

Hora de voar! Ah, vale lembrar um detalhe importante – não há anúncio de embarque feito no lounge da Primeira Classe então fique atento para não se distrair demais e acabar perdendo o voo.

Vôo Etihad Airways EY01– 01/10/2016
Abu Dhabi (AUH) ✈ Frankfurt (FRA)
Assento: 2A – Primeira Classe
Partida: 02:05 / Chegada: 07:05 / Duração: 7h00
Aeronave: A330-300

Vocês notaram que o número deste vôo é 01? Será que foi o primeiro vôo internacional da EY? Fiquei curioso pra saber!

O layout desta primeira classe é 1-2-1 dividido em 2 fileiras – sendo todas suítes com portas. Assim que embarquei a comissária já se apresentou, me deu as boas vindas e disse que seria a responsável por tomar conta de mim durante o voo – educação e atendimento nota 10!

DCIM100GOPROGOPR3742.

O couro tem esta aparência “velha” e enrugada, mas na verdade não é não. É exatamente o mesmo material usado nas poltronas da Ferrari – a Poltrona Frau.

DCIM100GOPROGOPR3777.

Não há compartimento de bagagens em cima do assento então tudo que você tem precisa ser guardado embaixo do ottoman – o descanso para os pés.

img_8103

Tanto o espaço quanto a privacidade da “suite” são ótimos.

DCIM100GOPROGOPR3744.

Gosto muito desta mistura de cores com formas geométricas que a Etihad vem utilizando depois que reinventou sua identidade visual.

img_8109

Notem que mesmo com as portas abertas você ainda fica protegido pelo casulo da poltrona. Detalhe que o voo estava lotado na First Class.

DCIM100GOPROGOPR3763.

Na First tem esta luminária no teto que achei o máximo – ela muda de cor de acordo com os estágios do vôo.

DCIM100GOPROGOPR3765.

Esta é a visão que você tem quando está sentado.

DCIM100GOPROGOPR3774.

Na porta do lado da TV também tem um armário que você pode usar para guardar pequenos objetos e pendurar sua jaqueta já que tem cabide lá dentro.

img_8105

Do meu lado direito tem luz de leitura individual e saída de ar condicionado – ponto super positivo!

img_8107

Já do meu lado esquerdo tem um compartimento onde fica o controle do IFE, tomada, saídas de áudio e porta USB – tudo de fácil acesso.

img_8096

Logo na frente está o controle da posição da poltrona – tudo feito de forma eletronicamente ao toque de um botão.

img_8133 img_8180

Mais atrás está o porta folhetos/revistas.

img_8097

Embaixo da TV tem um mini-bar com snacks e águas.

img_8101

É oferecido um cobertor ainda em solo caso você queira se cobrir antes das comissárias oferecem o serviço de abertura de cama – turndown service.

img_8102

Os amenities vem nesta sacola de presente – necessáire, pantufas e pijamas – tudo cortesia.

img_8111

img_8116

O fone de ouvido era noise cancelling da Phitek e de ótima qualidade.

img_8106

img_8122

A TV – enorme por sinal – tinha uma vasta seleção de filmes, séries, tv ao vivo, jogos, mapas. Além disto o voo oferece wifi – 17U$ para uso ilimitado – em todas as classes.

img_8135

img_8136

img_8137

img_8138

Ainda durante o embarque foi oferecido champagne Duval Leroy, tâmaras, toalha umedecida e carta de boas vindas.

img_8089

Acho o máximo esta atenção aos detalhes – a carta é um toque especial.

img_8118

Além disto eles passaram também oferecendo café árabe/turco.

img_8117

A Simone (que foi a comissária que me atendeu) me entregou o cardápio junto com a carta de vinhos para que eu pudesse escolher minhas opções. Isto foi feito com o avião ainda no gate. Os passageiros da Primeira Classe contam com um chef à bordo preparando as refeições.

img_8124 img_8125 img_8126

O que eu gosto muito da Etihad é que você pode montar o seu prato e também comer na hora que quiser. Não há carrinhos passando, ou seja, a hora que você sentir fome você pode pedir que eles montam sua refeição.

Pelo cardápio vocês conseguem ter uma idéia do que eu estou falando – por exemplo – eu escolho um tipo de proteína + acompanhamento + molho. Além claro, de você poder pedir o especial do chef – que é preparado na hora.

img_8127 img_8128 img_8129 img_8130 img_8131

Já em altitude de cruzeiro começaram o serviço – primeiro com bebidas e alguns aperitivos.

img_8143

Depois veio a salada – poucas vezes comi folhas tão frescas – nota 10!

img_8146

Depois pedi um Wagyu Sirloin com legumes – estava fantástico.

img_8151

E de sobremesa pedi um de cada – sorvete, cheesecake, frutas, baklava, etc, rs.

img_8158

Eu gosto bastante do catering da Etihad mas eu ainda acho que eles poderiam melhorar um pouco – por exemplo ela é uma das poucas cias que não servem caviar na Primeira Classe. Não que isto faça a diferença, mas acaba agregando valor ao produto, concordam?

Levantei então para ir me trocar no banheiro enquanto a comissária trouxe o duvet, edredon, pad e travesseiros para arrumar minha cama. Como vocês podem ver a poltrona é total flatbed e oferece espaço de sobra pra você se movimentar.

Cama arrumada (e impecável por sinal) então era hora de dormir. Confesso que este vôo é muito curto e acaba que você não descansa o suficiente mesmo porque ele decola às 02:00 – horário muito ingrato.

DCIM100GOPROGOPR3794.

Eu fingindo estar dormindo e agindo naturalmente, rs.

DCIM100GOPROGOPR3820.

O pouco tempo que tive consegui dormir – aliás eu desmaiei. O edredon é extremamente macio e o travesseiro de ótimo tamanho e maciez.

DCIM100GOPROGOPR3798.

Tirei esta foto para vocês terem uma idéia de como é ficar lá dentro com a porta fechada. Veja que se os comissários passarem pelo corredor eles conseguem te ver lá dentro, então nem pense em fazer nada proibido, ok? Comportem-se!

E vale lembrar que a única forma de você levantar é abrindo as portas, pois não tem outro lugar para você colocar os pés. As portas abrem e fecham manualmente.

DCIM100GOPROGOPR3815.

Até um cartãozinho desejando bons sonhos a cia aérea oferece.

img_8170

Eles nos acordaram para o café da manhã faltando apenas 45 minutos pro pouso – eu achei que foi muito apertado. Poderiam ter feito pelo menos com 1:20 pois tive que comer correndo pra dar tempo ainda de me trocar.

A seleção que escolhi foi cereal e depois ovos fritos. Detalhe para o acabamento das louças usadas – tudo de muito bom gosto e qualidade.

img_8173

Os ovos são preparados na hora de acordo com sua preferência e também acompanhamentos. Apesar de estar tudo delicioso eu mal consegui comer com calma pois logo já precisei ir tirar meu pijama pois iria pousar e não estava pronto ainda.

img_8177

Ao chegar em Frankfurt tanto a chefe de cabine quanto as outras comissárias que nos atenderam vieram agradecer pelo voo e pela preferência de terem escolhido a Etihad.

Eu gosto muito de voar com a EY, acredito que eles tem um serviço consistente, profissional e uma tripulação extremamente bem treinada. De todos os voos que eu fiz sempre fui muito bem atendido em todas as etapas por comissárias educadas, gentis e sempre preocupadas em proporcionar ao passageiro a melhor experiência.

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
9,6