Primeira Classe da Etihad Airways no A380 – First Class Apartment

Quase na hora de embarcar a mesma funcionária que me buscou, foi ao lounge me pegar para irmos ao portão. Na área de embarque há uma “entrada” exclusiva para os passageiros da The Residence, First, Business e Etihad Guest Gold.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira7

Após passar mais uma vez pelo controle de documentos e checagem do cartão de embarque, fui liberado para subir ao avião. Como todo o segundo andar do avião é Premium (The Residence, First e Business), o primeiro jetbridge é exclusivo para esses passageiros do upper deck.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira8

Na porta fui recepcionado pelo Andrew que era Cabin Manager e também pela Andrea que estava vestida como “mordomo” da The Residence. Como não teria passageiro na “The Residence” este dia, ela troca o uniforme durante o vôo para ajudar o serviço de bordo da First.

Logo na entrada você já fala: WOW! Primeiro porque a Etihad é a única cia no mundo que possui somente 1 corredor em um avião de fuselagem larga, o que já dá para ser uma idéia do tamanho das “cabines” da First.

Há 9 assentos da Primeira Classe chamados de First Class Apartments, onde 4 são na janela e os outros 5 no corredor.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira9

Para vocês terem uma idéia melhor, vejam a imagem do mapa de assentos da Primeira Classe, via SeatGuru.

Screen Shot 2015-02-09 at 09.08.20

Vôo Etihad Airways EY11 – 18/01/2014
Abu Dhabi (AUH)  ✈ Londres (LHR)
Assento: 2H – Primeira Classe
Partida: 02:35 / Chegada: 06:35 / Duração: 7h55 
Aeronave: A380

Eu optei por sentar no 2H, pois para fazer as fotos a disposição da poltrona no corredor facilitaria as imagens, além do mais na hora de dormir, você não fica com a cabeça perto do corredor sem assistir a TV (mais no final explico o  porquê). Então se me perguntarem meus assentos favoritos são os 1H, 2H, 2C, 5C, 5H. Lembrando que das 9 “suítes”, 6 podem ser conjugadas se transformando em camas de casal  – 1H com 2H, 3K com 5K, 3A com 4A.

Bom, cada First Class Apartment tem o seu assento com um sofá de mais de 2 metros de largura e espaço de sobra para um passageiro.

DCIM100GOPRO

A TV fica de frente a poltrona, mas ela é presa à uma haste flexível o que permite você desacoplar ela da parede e girá-la caso for dormir.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira10

Não há bins (compartimento superior de bagagem), então toda sua bagagem de mão pode ser armazenada debaixo do sofá. Vejam que a portinha abre proporcionando mais espaço caso a mala for maior que o tamanho oferecido. (que foi meu caso).

 

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira28

Na chegada todos os passageiros recebem uma bebida (conforme você desejar). e um cartão de boas vindas com toalhinha umedecido.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira11

Na porta da “suíte” está o armário para você pendurar casaco, camisa ou até mesmo guardar a pasta do seu computador pois tem largura suficiente.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira20

Nesta parede está o famoso “vanity mirror”, ou espelho da beleza.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira14

É como se fosse um “camarim” para você se embelezar, rs. A necessáire está lá dentro, porém vazia. Todos os amenities estão nas prateleiras dentro como meias, gilete, tapa olhos, escova de dentes, etc. Eu esqueci de tirar fotos (sorry pessoal!) do Pijama e das pantufas, mas foi exatamente o mesmo oferecido no meu vôo de conexão, que vocês conferem aqui.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira13

Na lateral do espelho tem um porta trecos para você guardar celular ou qualquer objeto pequeno assim como o fone de ouvidos.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira66

Embaixo dos espelhos tem um compartimento onde está a roupa de cama, ao lado o minibar com bebidas e uma gaveta.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira15

As janelas são eletrônicas e possuem duas camadas de venezianas que podem ser acionadas através do console da poltrona ou dos botões na mesma.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira17

O fone de ouvido com cancelamento de ruídos é ótimo, e junto dele veio o voucher para poder usar a internet gratuitamente durante o vôo.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira18

A internet é da Panasonic e tem uma ótima velocidade. Para quem quiser pagar custa U$19 pelo vôo todo, o que acho mais que justo, se comparado à algumas cias aéreas que cobram por MB trafegado.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira19

Ao lado esquerdo da poltrona (no encosto de braço) estão alguns controles do assento como iluminação, janelas, reclinação, enchimento da poltrona, aviso de não perturbe e idioma. Um pouquinho mais abaixo há as posições pré-estabelecidas do assento de fácil acesso.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira30

O controle do entretenimento de bordo é touchscreen e fica do lado direito na parede, podendo ser desacoplado de lá. Logo abaixo 2 entradas USB (o que achei fantástico) mais uma HDMI e entrada de áudio.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira29

A poltrona não foi “feita” para você dormir, então o máximo que ela reclina é isto aí (imagem abaixo). Dá para relaxar pelo menos e assistir a TV em uma posição confortável.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira31

Na TV você tem informações dos funcionários responsáveis pelo vôo como Pilotos, Cabin Manager e o Chef à bordo.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira35

O avião possui algumas câmeras externas que te permite assistir o pouso e decolagem na sua tela.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira36

O Rocco que era o chef à bordo era italiano e de uma simpatia imensa. Sempre tentava arriscar umas palavras em Português comigo.

O sistema da Etihad tanto na Business quanto na First é “Dine upon request”, ou seja, não há trolleys (carrinhos) passando. Você escolhe o que comer e quando comer, o que acho simplesmente fantástico. Pois nem sempre você está no fuso horário do resto do pessoal.

O chef me explicou que eu poderia simplesmente pedir pra ele fazer uma “criação” própria, que não estava no cardápio. Ele me explicou que o catering da Etihad embarca compartimentos separados com proteínas (carne, frango, peixe), legumes, molhos, acompanhamentos. E que ele pode montar algo na hora para poder surpreender o passageiro.

Ah, o gerente de alimentos e bebidas do vôo era brasileiro, chamava Bruno. Super educado veio diversas vezes na minha poltrona para saber se estava tudo certo.

Bom, fui olhar o cardápio para ver as opções oferecidas, vamos ver:

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira21 First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira22

Vejam que no cardápio você pode fazer a seleção do que quiser da “Grelha” com o que quiser, não há pratos prontos.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira23

Além disto há opções de snacks que você pode solicitar durante todo o vôo como sanduíches, saladas, etc.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira24 First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira25 First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira26 First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira27

Bom, até eu achar aonde ficava a mesa demorou um pouquinho, rs. Até que a comissária me ajudou e mostrou que ela ficava acoplada no encosto de braço do lado direito.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira33

A mesinha tem um ótimo tamanho, é de madeira(acredito eu) e bem pesada.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira32

O serviço começou com champagne, castanhas, azeitonas e alguns legumes fritos.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira41

Neste vôo optei por tomar champagne Rosé, que era da Jacquart.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira43

A comida estava ótima, desde a entrada até a sobremesa, tudo muito fresco e suculento.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira42 First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira44 First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira45

A sobremesa estava demorando e perguntei se já estava chegando, aí a comissária me falou que o Rocco queria me surpreender e estava fazendo algo especial pra mim. Quando chegou entendi o porque levou tanto tempo! Estava tudo uma delícia!

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira46

Logo no embarque a comissária pergunta se você deseja usar o chuveiro e quando. Eu a informei que queria usar logo após o jantar para poder dormir “refrescado”. Então logo que terminei de comer, ela me informou que a ducha já estava pronta. Há dois banheiros para os passageiros da First – um que contem o chuveiro e vaso, e o outro só com vaso.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira52

Para um banheiro com chuveiro eu achei ele pequeno. Nada comparado com a Emirates que é bem confortável e espaçoso.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira53

Nesta foto vocês conseguem ter uma visão melhor do tamanho. Para enxugar e se trocar lá dentro é bem complicado.

DCIM100GOPRO

O banheiro oferece secador de cabelo para quem precisar, ele fica dentro do compartimento ao lado do espelho.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira57

O sistema do banho funciona da seguinte forma: cada passageiro tem 5 minutos apenas de água corrida, sem limite de tempo que ele pode ficar dentro do chuveiro. A água só começa a cair se a porta do box estiver fechada e travada, caso contrário ela não é ativada.

Você regula a temperatura na torneira, e para ativar o fluxo de água aperta o botão que fica ao lado dela. Então o segredo é apertar o botão se molhar, apertar de novo e desligar. Você se ensaboa, e depois aperta novamente para enxaguar, e assim vai, rs.

No final 5 minutos é o suficiente para tomar um bom banho. Esta luz verde, amarela e vermelho vai indicando que sua água está acabando. Quando falta apenas 1 minuto, ele desliga sozinho, para você lembrar que é sua última chance de se molhar.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira55

A pressão da água é até boa considerando o fato que estamos em uma avião.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira56

A Etihad oferece um lounge a bordo que atende tantos os passageiros da Business quando da First e fica exatamente na divisão das duas cabines. Ele oferece 2 sofás, uma mesa de centro, bar e uma TV com programação ao vivo. (A mesa de centro aqui não está posta pois tirei esta foto no embarque, e a mesma é recolhida durante o pouso e decolagem).

DCIM100GOPRO

Já nesta foto vocês conseguem ver a mesinha de centro. O lounge comporta confortavelmente 5 à 6 pessoas sentadas.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira47

Notem que na divisão dos assentos estão as entradas para áudio e tomadas, para quem quiser assistir a TV que fica na parede.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira49

Há também várias revistas, livros e um jogo de gamão disponível para os passageiros.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira50

O bar pode ser no esquema self-service, mas há sempre uma comissária perguntando se você deseja algo.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira48

Depois voltei pra minha cabine que já estava configurada com a cama para eu poder dormir. Notem que o encosto do sofá se desdobra formando a cama. A TV conforme expliquei para vocês acima é presa por esta haste que permite que você assista mesmo quando estiver deitado. Lembra que falei para vocês sobre a vantagem dos assentos que são no corredor? Então é porque quando a cama é arrumada você dorme com a cabeça pro rumo da janela, já que a TV fica perto do corredor. Já nos assentos que são na janela, você dorme com a cabeça no corredor (o que pode ser um pouco incomodo). Mas isto é questão de preferência.

DCIM100GOPRO

Com as portas fechadas você tem privacidade o suficiente para poder fazer o que quiser, mantendo o bom senso, lógico.

DCIM100GOPRO

A cama é confortável e mesmo pros altos e grandes o espaço é suficiente para ter ótimas horas de sono.

DCIM100GOPRO

No travesseiro estava uma mensagem desejando bons sonhos e escrito “You know you’re in love when you can’t fall asleep becauase reality is finally better than your dreams.” Achei o máximo esta mensagem, pois retrata exatemente o que eu estava sentindo no momento. Ela significa “Você sabe que está apaixonado quando não consegue dormir, afinal a realidade é melhor que seus sonhos.”

Eu estava tão feliz e “excitado” de voar neste avião que ela representou bem o meu estado de espírito.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira62

Caso você estiver deitado há alguns comandos que podem ser acessados direto da parede onde está a TV, como as iluminações da cabine, janela e posição da tela.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira58

Além disto há um segundo console para você controlar a programação do entretenimento de bordo.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira59

No embarque a Andrea, perguntou se eu queria dar uma olhada na The Residence já que não tinha nenhum passageiro voando naquela data. Aproveitei para fazer umas fotos para vocês. No primeiro ambiente está a sala de TV que também serve como sala de jantar.

DCIM100GOPRO

E ao fundo está a cama de casal. Sério pessoal, é como você ter seu próprio jatinho!

DCIM100GOPRO

Uma super TV widescreen está disponível também no quarto do passageiro da The Residence.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira38 DCIM100GOPRO

Além disto ele possui seu próprio banheiro com chuveiro (separado dos demais passageiros da First).

DCIM100GOPRO

Eu pedi para não ser acordado para o café da manhã pois eu estava literalmente um zumbi de tanto sono e confusão de fuso horário. Mal consegui dormir neste vôo pois passou super rápido. Queria eu era ter dado volta ao mundo nesta cabine, rs.

Bom, quase pousando ela me acordou e me ofereceu lenço umedecido com leite.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira65

E uma pequena cesta com alguns quitutes e suco de laranja somente para eu não desembarcar com fome.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira67

Todos os passageiros receberam um cartão Fast Track para poder pegar a fila preferencial em Londres.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira68

Chegando uma funcionária da Etihad estava me esperando já com meu nome para me auxiliar com as malas e me acompanhar até o motorista.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira69

Coincidentemente peguei o mesmo motorista quando voei com a Etihad ano passado, e o mesmo carro, uma BMW.

First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira70 First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira71 First Class Apartment A380 Etihad - PassageirodePrimeira72

Bom pessoal, nem preciso falar que a Etihad reinventou o modo de voar. O atendimento foi impecável do início ao fim, comissários sempre atentos, solicitos educados e dispostos a fazer o melhor para poder agradar o passageiro. Só faltam adivinhar o que você quer.

A cabine do First Class Apartment, pra mim, é a melhor do mundo até hoje em quesito de First Class, não há nada igual no momento que se compare ao produto que a Etihad está oferecendo no A380 em conforto, funcionalidade, espaço e acabamento.

Conforme mesmo a campanha diz foi tudo “Reimagined”. Nota 10 para Etihad!

Clique aqui e confira o Trip Report completo
Sala VIP GRU Executive Lounge - Aeroporto de Guarulhos (GRU)
Nova Classe Executiva da Air France no B777-200
Sala VIP Air France - Aeroporto de Paris (CDG) - Terminal F
Classe Executiva da Air France no A320
Crowne Plaza Copenhagen Towers
Sala VIP SAS Business Lounge - Aeroporto de Copenhagen (CPH)
Classe Executiva da Turkish Airlines no A321
Arrival Lounge da Turkish Airlines - Aeroporto de Istambul (IST)
CIP Lounge da Turkish Airlines - Aeroporto de Istambul (IST)
Classe Executiva da Turkish no A330-200 (modelo antigo)
Hotel Long Beach Suites Dhaka
Balaka Executive Lounge - Aeroporto de Dhaka (DAC)
Primeira Classe da Jet Airways no B777-300ER - Operado pela Etihad
Etihad Premium Lounge - Aeroporto de Abu Dhabi (AUH)
Primeira Classe da Etihad Airways no A380 - First Class Apartment
Taj 51 Buckingham Gate Suites and Residences
Etihad Airways First and Business Class Lounge - Aeroporto de Londres (LHR)
Classe Executiva da Etihad no A380 - Business Studio
Etihad Arrivals Lounge - Aeroporto de Abu Dhabi (AUH)
Etihad Airways Premium Check-in - Aeroporto de Abu Dhabi (AUH)
Classe Executiva da Jet Airways no A330 (operado pela Etihad)
South African Platinum Lounge - Aeroporto de Johannesburgo (JNB)
Classe Executiva da South African no B737-800
Lodge Selous Siwandu - Safari na Tanzânia
Safari na Tanzânia - Jongomero Camp by Selous
Ras Kutani - Um paraíso na costa da Tanzânia
Tanzanite Lounge - Aeroporto de Dar es Salaam (DAR)
Classe Executiva da South African Airways no A319
Four Seasons Hotel The Westcliff Johannesburg
Air France-KLM Lounge no Aeroporto de Johannesburgo (JNB)
Classe Executiva da Delta no B777-200LR
Classe Executiva da Air Canada no CRJ705
Maple Leaf Lounge by Air Canada - Aeroporto de Toronto (YYZ)
Classe Executiva da Air Canada no B777-200LR
Conclusão da Viagem - Quantas milhas gastei e como emiti minhas passagens

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
10,0