Primeira Classe da Etihad Airways no B787-9 – Abu Dhabi para Zurich

Minha conexão em Abu Dhabi foi relativamente curta – praticamente nem 2 horas – foi o suficiente para eu passar no First Class Lounge & Spa (leia o review aqui) , tomar banho, fazer a barba e pedir pra passarem minha roupa pois queria embarcar arrumadinho, rs.

Faltando poucos minutos antes de dar o horário de ir pro gate uma funcionária da Etihad se apresentou pra mim no lounge e disse que iria me acompanhar até o avião. Fomos então até o portão e notei que o embarque seria em uma posição remota – mas pra minha surpresa a Etihad tinha preparado um carro particular pra me levar até a aeronave (ser blogueiro nessas horas tem suas vantagens) e não precisei esperar o ônibus que levou os demais passageiros. No carro foram eu, o motorista e esta Personal Assistant da Etihad que inclusive foi comigo até na porta do avião e me apresentou pra tripulação e pro chefe de cabine.

etihad-b787-first-class-022

Vôo Etihad Airways EY 73 – 13/11/2016
Abu Dhabi (AUH) ✈ Zurich (ZRH)
Assento: 2A – Primeira Classe
Partida: 02:35 / Chegada: 06:50 / Duração: 7h10 
Aeronave: B787-9

O layout da Primeira classe no novo B787-9 da Etihad é 1-2-1 sendo que metade das poltronas são viradas pra frente e o restante para trás, conforme figura abaixo. Vale lembrar que a cia possui B787-9 com 3 classes ou também só com 2.

screen-shot-2016-12-13-at-13-07-34

Como eu não queria “voar de costas” optei por sentar na 2A que era a última poltrona do lado direito e que possui 3 janelas estrategicamente posicionadas. O chefe de cabine muito gentil por sinal se apresentou e disse que estaria à minha disposição durante o trajeto. Na verdade eu acho que quando eles vêem passageiros embarcando acompanhados do VIP staff da Etihad eles tratam de forma diferente – pelo menos eu posso sentir – já estou craque, rs.

A primeira “coisa” que me chamou a atenção foi o fato da poltrona ser ligeiramente mais estreita que as demais cabines que a Etihad tem – acredito que até mesmo por causa da fuselagem do avião. Caso você viaje acompanhado a melhor escolha são as poltronas do meio que possuem divisórias retráteis que te permite um contato melhor (ou não) com o companheiro ao lado. Na porta da First Suite (nome dado a esta classe no B787-9) você tem um pequeno armário para pendurar roupa e guardar uma pasta fina por exemplo.

Não existe bin (compartimento superior de bagagem) e você precisa colocá-la embaixo do banco onde você apoia os pés. Confesso que o espaço é MUITO apertado e mal coube minha Rimowa – que é aquela mala de mão menor. Um outro ponto negativo é que caso você esteja deitado, não vai ter acesso nenhum à sua carry-on já que ela vai ficar “presa” debaixo dos seus pés e a única forma de você conseguir pegá-la é tirando o assento da posição cama e voltando ele para a vertical.

A poltrona também oferece diversos compartimentos como porta-trecos, tomada universal (que fica longe), USB (que fica perto), controle eletrônico das funções do assento como posição, iluminação e chamada de comissário. As portas da suíte são fechadas e abertas de forma manual e não eletronicamente como na Emirates. 

Como o avião é bem novo você consegue notar o fino acabamento da cabine, seja na costura a poltrona, no couro pouco usado do assento e no próprio material usado – tudo de muito bom gosto!

Nesta foto vocês conseguem ter uma idéia melhor do espaço e acredito que dá sim pra perceber que a cabine é um pouco mais “apertada”. Vocês notam também? Pelo menos o cumprimento é o suficiente para uma pessoa alta como eu (tenho 1,85m) se esticar sem se sentir espremido.

Os passageiros recebem um amenity kit com produtos de higiene pessoal, uma sacola, pijama e pantufas – não abri nada pois vocês já estão cansados de saber o que vem. O fone de ouvido noise-cancelling e com padrão de qualidade alta. O entretenimento de bordo é controlado pelo joystick que também é touchscreen – detalhe que se você quiser consegue assistir a programação na tela do controle. Falando em programação ela é bem variada – repleta de filmes, tv ao vivo, séries, games, etc. O avião possui wifi e o valor é U$22 para uso ilimitado – a velocidade é satisfatória e a conexão funcionou estável durante o trajeto.

Ainda em solo como de praxe da cia foi servido um welcome drink com uma carta de boas vindas assinada pelo chefe de cabine assim como castanhas. O chef à bordo veio entregar o cardápio e perguntar posteriormente quais seriam minhas opções.

etihad-b787-first-class-023

O horário que este vôo sai é muito ingrato – praticamente quase às 03 da manhã, então as opções do cardápio eram café da manhã ou o dine on demand – que é quando você mesmo escolhe o que quer comer montando seu prato com os ingredientes disponíveis no cardápio. Eu não queria tomar café da manhã então minha única opção foi escolher o jantar – que na verdade não era jantar – eu escolhi salada, carne com batata e legumes, prato de queijo e sobremesa.

Pelo fato do serviço não ser um “jantar” completo em si – eu achei bem fraco. Na verdade há diversas opções de snacks e lanches rápidos (como sanduíches, etc) que você pode escolher – acredito que seja justamente pelo horário do vôo.

A salada estava super fresca porém só tinha azeite e balsâmico como molho – eu geralmente gosto de molho cremoso. Não havia opção de entrada por ser um serviço mais expresso – a carne estava ótima, no ponto! O prato de queijo muito bem apresentado e com uma boa variedade e o bolo de cenoura uma delícia também – mas só experimentei pois não sou muito fã desta pasta americana/chantilly que eles colocam por cima.

etihad-b787-first-class-041

Falando no serviço eu fui praticamente o único passageiro que comeu – todos os outros optaram por dormir e acordarem mais cedo pro café da manhã – acho que eu devia ter feito o mesmo né? Mas queria registrar como seria a refeição e acabei optando por comer ainda de madrugada. O chef que me serviu durante todo o tempo – extremamente solicito e educado e sempre fazendo questão de “explicar” os pratos.

Depois de terminar pedi a comissária para arrumar minha cama enquanto eu fui no banheiro me trocar – aliás sempre esqueço de tirar foto dos toaletes né pessoal? Vocês precisam me lembrar! :/

Estes voos noturnos do Oriente Médio pra Europa “quebram” qualquer cidadão pois você não consegue dormir nem descansar direito pois a duração é muito pequena – aprox. 7 horas). A cama é confortavel assim como o edredon e travesseiro de otima qualidade. Consegui descansar pouco pois logo já me acordaram pro pouso – dispensei o café da manhã.

Notem nas fotos que mesmo com a porta fechada qualquer comissário que passar no corredor consegue olhar por cima – portanto comportem-se, rs.

Quase chegando em Zurich tomei só um mix de frutas vermelhas antes de desembarcar pois fisicamente não caberia nada mais dentro de mim, rs.

etihad-b787-first-class-055

Bom, como vocês puderam ver este vôo não foi nada de especial – achei o atendimento OK mas muito aquém de uma primeira classe luxuosa ou com atenção fenomenal. Isto pode ter sido ao fato do voo sair de madrugada mas o que eu particularmente acho que não poderia interferir afinal quem paga para voar de First quer um serviço especial do início ao fim, independente do horário que o vôo parta ou saia, concordam?

E aí, o que acharam? Gostaram desta nova cabine do B787-9?

OBS: Tentei mudar novamente o layout da disposição das fotos – por favor postem nos comentários se desta forma ficou melhor.

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
8,5