Primeira Classe da Etihad “First Class Apartment” no A380 – Abu Dhabi para Mumbai

Bom, conforme falei pra vocês eu cheguei por volta das 20:30hs em Abu Dhabi e só iria sair no outro dia por volta das 14h35. A minha intenção de ter feito esta conexão longa era pra poder ir na Sheikh Zayed Grand Mosque pois queria fazer umas fotos lá durante à noite. Pelo fato deu ter saído do aeroporto eu precisei aplicar pro visto – ainda aqui no Brasil – online pelo site da Etihad mais ou menos uns 2 meses antes da viagem.

A mesquita é fechada na sexta-feira para turistas durante o dia por isto não conseguiria visitá-la na manhã seguinte então minha única oportunidade era aquela – apesar de já ter ido lá inúmeras outras vezes. Enfim, a mesquita fecha às 22hs, ou seja, eu tinha praticamente 1 hora para ir e voltar – e eu consegui, ufa! Confesso que compensou pois fiz umas fotos que ficaram incríveis – vejam algumas delas.

DCIM100GOPROGOPR6042.

Voltei então pro aeroporto e tive que re-fazer o check-in pra poder entrar na área segura novamente. A Etihad tem uma área dedicada para os passageiros voando Business e First em Abu Dhabi.

etihad-first-class-apartment-026

Os passageiros voando de Primeira Classe tem uma sala de estar exclusiva e guichês separados. Como eu já estava com meu cartão de embarque impresso desde o Brasil eu só passei direto e fui direto pra imigração – que também é exclusiva para estes passageiros.

etihad-first-class-apartment-027

Eu decidi que não iria pegar um hotel pois praticamente seria gastar dinheiro à toa já que no outro dia de manhã eu queria ir cedo pro lounge pra poder aproveitar o SPA, barbearia e café da manhã. Aliás não vou fazer review do lounge pois estive lá mês passado e a matéria completa vocês encontram aqui assim como a política de acesso.

img_7989

Quando voltei (ainda à noite) pro lounge eu falei que iria passar a noite lá e como as meninas já me conhecem afinal passei lá pelo menos 3 vezes nas últimas semanas elas separaram uma salinha privativa pra mim. Há 2 delas – ficam em frente ao salão principal onde o pessoal faz a refeição – nela há um pequeno sofá e duas poltronas. Confesso que não é dos mais confortáveis mas era o que tinha pra mim, rs – as meninas ainda me arrumaram um cobertor e travesseiro então foi tudo OK. Estas salas não podem ser reservadas e não foram feitas para serem usadas como quartos e funcionam no esquema quem chega primeiro pode usar.

A Etihad não oferece quartos para descanso como no lounge da primeira classe da Qatar (leia aqui) e da Emirates (leia aqui) que são suas principais concorrentes. Ao contrário disso há somente um ambiente com poltronas que reclinam e este enorme painel de LED que fica mostrando umas imagens holográficas – nada muito tranquilo para dormir.

Enfim, então passei a noite no lounge e acompanhei toda a movimentação do mesmo – entre as 03:00 e 07:00 praticamente não tem ninguém e você fica com a sala só pra você.

DCIM100GOPROGOPR6146.

Quase na hora de embarcar uma funcionária  foi ao lounge me pegar para irmos ao portão (este serviço de Meet and Greet foi cortesia do escritório da Etihad de SP que sabia que eu estava voando). Na área de embarque do portão há uma “entrada” exclusiva para os passageiros da The Residence, First, Business e Etihad Guest Gold.

Vôo Etihad Airways EY 204 – 02/11/2016
Abu Dhabi (AUH) ✈ Mumbai (BOM)
Assento: 1H – Primeira Classe
Partida: 14:35 / Chegada: 19:40 / Duração: 3h35 
Aeronave: A380-800

Após passar mais uma vez pelo controle de documentos e checagem do cartão de embarque, fui liberado para subir ao avião. Como todo o segundo andar do avião é Premium (The Residence, First e Business), o primeiro jetbridge é exclusivo para esses passageiros do upper deck.

Na porta fui recepcionado pela Cabin Manager que me deu às boas vindas e me acompanhou até o assento.

Logo na entrada você já fala: WOW! Primeiro porque a Etihad é a única cia no mundo que possui somente 1 corredor em um avião de fuselagem larga, o que já dá para ser uma idéia do tamanho das “cabines” da First.

DCIM100GOPROGOPR6220.

Para vocês terem uma idéia do layout vejam o mapa de assentos.

screen-shot-2016-12-12-at-09-20-02

Há 9 assentos da Primeira Classe chamados de First Class Apartments, onde 4 são na janela e os outros 5 no corredor. Este da foto abaixo fica próximo à janela.

Já o meu ficava rumo ao corredor. Neste vôo fomos apenas 3 passageiros no total. Eu optei por sentar no 1H, pois para fazer as fotos a disposição da poltrona no corredor facilitaria as imagens, além do mais na hora de dormir, você não fica com a cabeça perto do corredor sem assistir a TV (mais no final explico o porquê). Então se me perguntarem meus assentos favoritos são os 1H, 2H, 2C, 5C, 5H. Lembrando que das 9 “suítes”, 6 podem ser conjugadas se transformando em camas de casal – 1H com 2H, 3K com 5K, 3A com 4A.

Bom, cada First Class Apartment tem o seu assento com um sofá de mais de 2 metros de largura e espaço de sobra para um passageiro. Como vocês podem notar a poltrona não foi “feita” para você dormir, então ela reclina bem pouco. Dá para relaxar pelo menos e assistir a TV em uma posição confortável.

A TV fica de frente a poltrona, mas ela é presa à uma haste flexível o que permite você desacoplar ela da parede e girá-la caso for dormir. Na porta da “suíte” está o armário para você pendurar casaco, camisa ou até mesmo guardar a pasta do seu computador pois tem largura suficiente. Os clientes também contam com um “vanity mirror” na suíte como se fosse um “camarim” para você se embelezar, rs. A necessáire está lá dentro, porém vazia. Todos os amenities estão nas prateleiras dentro como meias, gilete, tapa olhos, escova de dentes, etc. Eu esqueci de tirar fotos (sorry pessoal!) mas é exatamente o mesmo oferecido em todos os vôos da Etihad que possuem First Class. Embaixo dos espelhos tem um compartimento onde está a roupa de cama, ao lado o minibar com bebidas e uma gaveta.

As janelas do “apartment” são com persianas duplas e acionadas de forma eletronicamente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não há bins (compartimento superior de bagagem), então toda sua bagagem de mão pode ser armazenada debaixo do sofá (que é o que vira cama). Vejam que a portinha abre proporcionando mais espaço caso a mala for maior que o tamanho oferecido. (que foi meu caso). Logo na chegada você já encontra um pequeno cobertor caso sinta frio durante a decolagem e enquanto a cama não estiver arrumada. O fone de ouvido com cancelamento de ruídos é ótimo e o IFE então nem se fala. Uma variedade enorme de filmes, áudios, tv ao vivo, câmeras na fuselagem do avião, etc. Outro destaque é que na TV você tem informações dos funcionários responsáveis pelo vôo como Pilotos, Cabin Manager e o Chef à bordo.

Ao lado esquerdo da poltrona (no encosto de braço) estão alguns controles do assento como iluminação, janelas, reclinação, enchimento da poltrona, aviso de não perturbe e idioma. Um pouquinho mais abaixo há as posições pré-estabelecidas do assento de fácil acesso. O controle do entretenimento de bordo é touchscreen e fica do lado direito na parede, podendo ser desacoplado de lá. Logo abaixo 2 entradas USB (o que achei fantástico) mais uma HDMI e entrada de áudio.

A internet é da Panasonic e tem uma ótima velocidade. Para quem quiser pagar custa U$19 pelo vôo todo, o que acho mais que justo, se comparado à algumas cias aéreas que cobram por MB trafegado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na chegada todos os passageiros recebem uma bebida (conforme você desejar) e um cartão de boas vindas com toalhinha umedecido. Acho que vocês já estão acostumados já com tanto review que eu tenho da EY aqui no site.

O Steven que era o chef à bordo era de uma simpatia imensa e foi ele que veio tirar meu pedido – fui o primeiro à ser atendido – e depois vou explicar porque estou falando isto.

O sistema da Etihad tanto na Business quanto na First é “Dine upon request”, ou seja, não há trolleys (carrinhos) passando. Você escolhe o que comer e quando comer, o que acho simplesmente fantástico. Pois nem sempre você está no fuso horário do resto do pessoal. Bom, fui olhar o cardápio para ver as opções oferecidas, vamos ver:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Optei pelo foie gras de entrada e o lamb loin de prato principal. Depois de decolar e o serviço começar o chef veio novamente ao meu assento dizer que não havia mais foie gras – eu curioso perguntei se não tinha embarcado já que eu havia sido o primeiro à escolher o prato, ou seja, não poderia ser falta de opção à bordo. Ele super sem graça disse que o passageiro que embarcou por último tinha status e que ele teve que dar minha refeição à ele. Na hora pedi pra falar com a Cabin Manager que era da Slovakia e eu relatei o ocorrido pra ela – mostrei meu Boarding Pass e disse que também tinha status – afinal meu Freccia Alatta Plus da Alitalia estava na reserva e desde novembro os benefícios de todas as cias pertencentes ao Etihad Partners se equipararam, ou seja, teoricamente meu status era equivalente ao dele. Ela ficou super sem graça, pediu mil desculpas e falou que isto jamais poderia acontecer já que eu tinha optado primeiro pela minha refeição. Me pediu licença e disse que voltaria dentro de instantes. Novamente o chef veio no meu assento – ele estava literalmente roxo de vergonha – sério fiquei até sem graça – e explicou o acontecido e novamente falou que foi um erro e que isto não era padrão da cia e que como realmente não poderia me servir o foie gras, ele iria preparar uma lagosta de entrada pra mim que não estava no cardápio – eu claro, aceitei – afinal não era o fim do mundo. Eu mesmo fiz questão de explicar pra ele que não estava achando ruim com o acontecido até mesmo pra melhorar a situação já que ele estava um pouco “desesperado.” O tempo inteiro que eu conversei com eles foi em tom “informativo” e não apontando o dedo na cara e dizendo que eles erraram – tive um papo com eles de amigo apenas salientando o ocorrido – foi tudo de forma muito natural.

Quero deixar claro que isto não foi um ato de “dedurar” o chef para a cabin manager e muito menos uma ação minha para prejudicar o menino – eu só relatei o que aconteceu pois acredito que o meu papel ali é este e com críticas construtivas é que o serviço melhora e falhas como estas deixam de acontecer.

Aliás eu quero esclarecer algo aqui – pois eu sofri um ataque de “haters”  nas redes sociais quando eu apontei este tipo erro. Eu não estou “sofrendo” por não comer foie gras ou qualquer outra comida da First – o ponto não é este – quando eu reclamo ou mostro este tipo de acontecimento é apenas para relatar pra vocês que erros acontecem e como eu estou ali para avaliar o serviço tudo faz parte do review – então se você for perder seu tempo pra falar asneira – desista pois não vou permitir este tipo de comentário no site.

A comida estava ótima e muito bem preparada – o serviço começou com drink e os aperitivos – castanhas, azeitonas (amargas de novo!). Logo depois veio o arabic mezze, a lagosta e por fim a carne – que estava super bem preparada, bem apresentada e no ponto. Dispensei a sobremesa pois estava satisfeito o bastante para continuar afinal tinha comido também no lounge antes de embarcar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conforme vocês puderam ver no mapa de assentos que coloquei a foto ali em cima a Etihad possui 2 banheiros para a Primeira Classe – um enorme – somente com vaso e pia. E o outro que é um cubículo com o chuveiro, pia e vaso. Neste ponto eu acredito que eles erraram feio – deveriam ter colocado o chuveiro no banheiro maior pois é praticamente impossível se trocar depois de sair do BOX já que o espaço é mais do que limitado.

O banheiro oferece secador de cabelo para quem precisar, ele fica dentro do compartimento ao lado do espelho. O sistema do banho funciona da seguinte forma: cada passageiro tem 5 minutos apenas de água corrida, sem limite de tempo que ele pode ficar dentro do chuveiro. A água só começa a cair se a porta do box estiver fechada e travada, caso contrário ela não é ativada.

Você regula a temperatura na torneira, e para ativar o fluxo de água aperta o botão que fica ao lado dela. Então o segredo é apertar o botão se molhar, apertar de novo e desligar. Você se ensaboa, e depois aperta novamente para enxaguar, e assim vai, rs.

No final 5 minutos é o suficiente para tomar um bom banho. Esta luz verde, amarela e vermelho vai indicando que sua água está acabando. Quando falta apenas 1 minuto, ele desliga sozinho, para você lembrar que é sua última chance de se molhar

Eu não tomei banho pois o vôo na verdade não durou nem 3 horas – então não deu tempo e eu já estava cheiroso pois tinha me trocado no lounge antes de embarcar..

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Etihad oferece um lounge a bordo que atende tantos os passageiros da Business quando da First e fica exatamente na divisão das duas cabines. Ele oferece 2 sofás, uma mesa de centro, bar e uma TV com programação ao vivo. (A mesa de centro é recolhida durante o pouso e decolagem).

O lounge comporta confortavelmente 5 à 6 pessoas sentadas. Notem que na divisão dos assentos estão as entradas para áudio e tomadas, para quem quiser assistir a TV que fica na parede. Há também várias revistas, livros e um jogo de gamão disponível para os passageiros. O bar pode ser no esquema self-service, mas há sempre uma comissária perguntando se você deseja algo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como o vôo é curto os comissários teoricamente não prepararam as camas pois literalmente não tem tempo de dormir mesmo. Mas eu queria tirar fotos então pedi pra eles montarem – o que fizeram na maior das boa vontade. Com as portas fechadas você tem privacidade o suficiente para poder fazer o que quiser, mantendo o bom senso, lógico.

Notem que o encosto do sofá se desdobra formando a cama. A TV conforme expliquei para vocês acima é presa por esta haste que permite que você assista mesmo quando estiver deitado. Lembra que falei para vocês sobre a vantagem dos assentos que são no corredor? Então é porque quando a cama é arrumada você dorme com a cabeça pro rumo da janela, já que a TV fica perto do corredor. Já nos assentos que são na janela, você dorme com a cabeça no corredor (o que pode ser um pouco incomodo). Mas isto é questão de preferência.

A cama é confortável e mesmo pros altos e grandes o espaço é suficiente para ter ótimas horas de sono. No travesseiro estava uma mensagem desejando bons sonhos e escrito “You know you’re in love when you can’t fall asleep becauase reality is finally better than your dreams.” Achei o máximo esta mensagem, pois retrata exatemente o que eu estava sentindo no momento. Ela significa “Você sabe que está apaixonado quando não consegue dormir, afinal a realidade é melhor que seus sonhos.”

Eu estava tão feliz e “excitado” de voar neste avião (apesar de ser minha 3a vez) que ela representou bem o meu estado de espírito.

Caso você estiver deitado há alguns comandos que podem ser acessados direto da parede onde está a TV, como as iluminações da cabine, janela e posição da tela. Você não precisa se levantar pois há um segundo joystick ao seu alcance.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E nesta foto, eu só fingindo que leio esta revista pra parecer natural, mas na verdade é pra ostentar mesmo o tamanho do meu First Class Apartment. Ah vale lembrar que este produto está disponível apenas nos A380 da cia que atualmente operam para Sydney, Nova York, Londres, Mumbai e Melbourne.

A The Residence ficou trancada o tempo inteiro e eles não tem mais autonomia para poder abrir e mostrar para outros passageiros sem autorização prévia – eu queria tirar fotos mas não foi possível.

Quase chegando em Mumbai a chefe de cabine junto com o chef vieram agradecer pela presença do vôo, se desculparam novamente e me entregar um folheto com o nome de ambos e pediu para que eu escrevesse à cia relatando o que aconteceu – achei bacana pois além de assumirem o erro eles fizeram questão que eu passasse isto à frente. Bom, eu não fiz isto pois não julguei necessário – afinal foi uma falha digamos que pequena.

Bom pessoal, nem preciso falar que a Etihad reinventou o modo de voar. O atendimento apesar das pequenas falhas no serviço foi satisfatório do início ao fim, comissários sempre atentos, solicitos educados e dispostos a fazer o melhor para poder agradar o passageiro. Só faltam adivinhar o que você quer.

A cabine do First Class Apartment, pra mim, é a melhor do mundo até hoje em quesito de First Class, não há nada igual no momento que se compare ao produto que a Etihad está oferecendo no A380 em conforto, funcionalidade, espaço e acabamento.

Espero que tenham gostado. Aliás, alguém de vocês já teve a chance de voar no A380 da Etihad? Como foi sua experiência?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
9,1