Primeira Classe da Etihad no A380 – First Class Apartment – Paris para Abu Dhabi

Avaliações Cias Aéreas Primeira Classe

Por Fábio Vilela

Meu segundo voo nesta jornada de Round-the-World foi com a Etihad Airways – no First Class Apartment do A380. Quando cheguei p/ fazer check-in em Paris, o station manager falou que estavam felizes que eu iria voar com eles, ou seja, já vou deixar bem claro que eles sabiam que eu estava à bordo, apesar do fato que quem comprou minha passagem fui eu.

Aliás, vocês estão em acompanhando no instagram? Seguem lá @fabiovilela!  Bem, eu contei nos meus stories que tive uma desagradável surpresa no dia do meu embarque. O meu segundo voo com eles, era de Abu Dhabi p/ Amman na Jordânia e operado por um B787-9 com Primeira Classe, porém a aeronave foi para manutenção e acabou sendo trocada por um A321, sem First e com aquela executiva meia-boca que vocês já conhecem. Fiquei extremamente chateado, afinal, pra mim que trabalho com isto, uma troca de aeronave estraga todos meus planos, afinal eu comprei aquele voo especificamente pra pegar aquela cabine, mas enfim…. não tinha nada o que fazer a tempo para poder acudir e acabei mantendo o itinerário original.

Eu já estou tomando as providências para saber qual tipo de compensação que irei ter, e aviso vocês posteriormente, ok?

Em Paris eu fiquei no próprio lounge da Etihad, mas isto vai vir em outro post.

Eu sempre chego uns 10-15 minutos antes do horário no portão – afinal gosto de entrar assim que liberam para fazer boas fotos. No gate as filas ficam designadas para Primeira Classe, Executiva e Econômica. O embarque aconteceu no horário previsto respeitando as prioridades e classes de serviço.

Vôo Etihad Airways EY 38 – 12/11/2018
Paris (CDG) ✈ Abu Dhabi (AUH)
Assento: 1H – Primeira Classe
Partida: 20:45 / Chegada: 06:30 / Duração: 6h45 
Aeronave: A380-800

Na porta fui recepcionado pela Cabin Manager que me deu às boas vindas e me acompanhou até o assento.

Logo na entrada você já fala: WOW! A Etihad foi a primeira cia no mundo que introduziu somente 1 corredor em um avião de fuselagem larga, o que já dá para ser uma idéia do tamanho das “cabines” da First. A Singapore copiou com as novas suites, rs.

Para vocês terem uma idéia do layout vejam o mapa de assentos.

screen-shot-2016-12-12-at-09-20-02

Há 9 assentos da Primeira Classe chamados de First Class Apartments, onde 4 são na janela e os outros 5 no corredor. Eu optei por sentar no 1H, pois para fazer as fotos a disposição da poltrona no corredor facilitaria as imagens, além do mais na hora de dormir, você não fica com a cabeça perto do corredor sem assistir a TV (mais no final explico o porquê). Então se me perguntarem meus assentos favoritos são os 1H, 2H, 2C, 5C, 5H. Lembrando que das 9 “suítes”, 6 podem ser conjugadas se transformando em camas de casal – 1H com 2H, 3K com 5K, 3A com 4A.

Aqui vocês conseguem ter uma noção melhor da suíte – que além da poltrona tem um sofá que vira cama.

Cada First Class Apartment tem um espaço de 3,6m2 – nada mal né?

A poltrona não foi feita para “dormir”, e a reclinação dela é muito limitada – no máximo você consegue colocá-la em posição relax – pra ficar um pouco mais inclinado.

Caso você queira dormir só há uma forma – que é pedindo pro(a) comissário(a) preparar a cama que é onde fica este sofá.

Eu gosto do fato da poltrona estar toda envolvida por “paredes” – parece que você está em um trono, rs.

O espaço entre a poltrona e o sofá-cama também é satisfatório para você conseguir caminhar sem ficar trombando.

A TV fica de frente a poltrona, mas ela é presa à uma haste flexível o que permite você desacoplar ela da parede e girá-la caso for dormir. Na porta da “suíte” está o armário para você pendurar casaco, camisa ou até mesmo guardar a pasta do seu computador pois tem largura suficiente.

Ao lado da TV tem uma luminária e também fica o porta-revistas e folheto de segurança.

Não há bins (compartimento superior de bagagem), então toda sua bagagem de mão pode ser armazenada debaixo do sofá (que é o que vira cama). Vejam que a portinha abre proporcionando mais espaço caso a mala for maior que o tamanho oferecido. (que foi meu caso).

E na outra outra parte tem um compartimento – mas que não abre a portinha.

Os clientes também contam com um “vanity mirror” na suíte como se fosse um “camarim” para você se embelezar, rs.

Antigamente em outros voos que eu já fiz no First Class Apartment eles costumavam colocar alguns amenities aqui – mas desta vez estava tudo vazio.

Embaixo do mesmo tinha mais 2 armários e um “mini-bar.”

A gaveta é ideal para você guardar pequenos objetos pessoais que ficam de fácil acesso pra você. O mini-bar nada mais é que uma gaveta com refringente e água – mas não é refrigerado.

No outro armário maior fica o edredons e o travesseiro.

E há também um pequeno suporte para bebidas junto com uma mesa.

As luminárias da cabine tinham controle de intensidade de luz.

Toda suíte já vem com um pequeno cobertor e travesseiro caso sinta frio durante a decolagem e enquanto a cama não estiver arrumada.  (Não é para levar pra casa viu? rs)

O amenity kit é da Acqua di Parma e veio em uma bolsinha de couro super bonita por sinal.

Já o pijama era da marca “A friend of mine” que até então eu não conhecia.

Curtiram deste kit? EU gostei do amarelo mostarda – achei elegante.

O fone de ouvido era noise cancelling e de excelente qualidade.

O controle do entretenimento de bordo é touchscreen e fica do lado direito na parede, podendo ser desacoplado de lá. Logo abaixo 2 entradas USB (o que achei fantástico) mais uma HDMI e entrada de áudio.

Ao lado esquerdo da poltrona (no encosto de braço) estão alguns controles do assento como iluminação, janelas, reclinação, enchimento da poltrona, aviso de não perturbe e idioma. Um pouquinho mais abaixo há as posições pré-estabelecidas do assento de fácil acesso.

O entretenimento de bordo é super completo com diversas opções como TV ao vivo, séries, filmes, games, câmeras na fuselagem, bate papo entre assentos, etc.

O avião também oferece wifi, que é de excelente qualidade e da Panasonic – passageiros da First ganham um voucher para usar sem custo. Você também pode adquirir pacotes conforme as opções abaixo ou usar seu login do iPass ou Boingo para conectar gratuitamente.

Lembrando que quem tem cartão ELO tem iPass gratuito (leia aqui) e quem tem cartão Mastercard Black tem Boingo gratuito (leia aqui).

Meu comissário era mexicano e uma simpatia só, chamava Hector. Antes de decolagem ele já trouxe o champagne com nozes como boas vindas.

Acho bem elegante a forma que eles servem – deixando esta bandeja junto com o passageiro.

A chef do voo (sim eles tem um chef à bordo) veio se apresentar e entregar o menu. Ela disse que a “sugestão do dia” era o black cod (peixe) – então acabei optando por ele – além, disto ela já sugeriu bebidas para acompanhar – inclusive o que queria tomar depois da decolagem, e logo anotou todo meu pedido.

OBS: A mesma chef me perguntou se eu iria tomar banho e que horas queria, para deixar agendado – sim, é preciso avisar.

Tirei foto do cardápio e da carta de vinhos para vocês conhecerem.

Logo depois da decolagem o Hector trouxe o champagne rosé que eu havia pedido pra chef acompanhado de mix de nuts, castanhas de wasabi (AMO) e azeitonas.

O serviço foi nota 1000 – em vários aspectos – simpatia, cordialidade, elegância e acima de tudo excelência na apresentação e cuidado com as refeições.

Você nota este tipo de diferença quando o comissário vai montar sua mesa – aqui eles posicionam todos os talheres e afins de forma correta e ainda verificam se ficou tudo “correto”.

Os talheres foram produzidos pelo Studio William exclusivamente para a Etihad.

O serviço começou com caviar russo com blinis (que é o adequado) e os devidos acompanhamentos. Quando pedi ao comissário para deixar a garrafa para tirar foto ele me disse: “Pode ficar com ela, beba o quanto quiser!”, rs.

Não sei se vocês sabem, mas a Etihad não servia caviar na F – entre as cias do golfo era a única. Agora ela serve – e eu adorei!

Depois segui com o salmão defumado.

Notem que os pratos são montados na hora, nada pré-pronto vindo do catering.

Seguindo o baile – ainda pedi o famoso Arabic Mezze – que são as entradas típicas do Oriente Médio – AMO!

Em seguida veio a sopa e algo interessante aconteceu – quando ele foi colocar ela na minha mesa, parte dela sujou a borda do prato. O comissário então pediu que eu esperasse antes de comer, trouxe um guardanapo e limpou a borda do prato que tinha ficado suja. Acreditam nisso? É este tipo de atendimento que faz a diferença – pequenos detalhes – grandes resultados.

Antes de passar para o prato principal, trouxeram sorbet de limão para “limpar o paladar”. Sério gente, isto é coisa de restaurante 5 estrelas – nota 10!

O peixe além, de super sabores estava desmanchando na boca.

Acompanhamentos estrategicamente posicionados no prato – apresentação que conta!

Seguindo com minha dieta de engorda – agora fui pro prato de queijos com torradas.

E por fim, pra arrematar minha orgia alimentar – profiterole com calda de chocolate e sorvete de doce de leite da Haagen-Dazs – dispensa falar se tava bom ou não né?

Terminei o jantar e fui pro “bar” enquanto a comissária se ofereceu para montar minha cama. A Etihad oferece um lounge a bordo que atende tantos os passageiros da Business quando da First e fica exatamente na divisão das duas cabines. Ele oferece 2 sofás, uma mesa de centro, bar e uma TV com programação ao vivo. (A mesa de centro é recolhida durante o pouso e decolagem). Curiosamente não tinha ninguém – acredito que pelo fato do voo ser de madrugada e todos estarem dormindo. Fiquei batendo papo com os comissários sobre fotografias, inclusive ele me encorajou a comprar um drone – me mostrou cada imagem incrível – agora estou coçando pra adquirir um.

De repente a chef chega pra mim e disse que o chuveiro estava pronto, aí eu disse “Mas eu quero tomar banho só antes do pouso!” Ela me falou “Mas faltam 1:10”. Eu fiquei muito assustado – não vi as horas passarem, acreditam? Passei as 6 horas acordado!

A Etihad possui 2 banheiros para a Primeira Classe – um enorme – somente com vaso e pia. E o outro que é um cubículo com o chuveiro, pia e vaso. Neste ponto eu acredito que eles erraram feio – deveriam ter colocado o chuveiro no banheiro maior pois é praticamente impossível se trocar depois de sair do BOX já que o espaço é mais do que limitado.

Este é o banheiro maior – que também é chamado de changing room.

Tem bastante espaço se comparado com o outro.

Amenities da Acqua di Parma.

 

Já o outro banheiro – é o que tem o chuveiro – conforme falei – MUITO pequeno, apertado – nada conveniente!

O sistema do banho funciona da seguinte forma: cada passageiro tem 5 minutos apenas de água corrida, sem limite de tempo que ele pode ficar dentro do chuveiro. A água só começa a cair se a porta do box estiver fechada e travada, caso contrário ela não é ativada.

Você regula a temperatura na torneira, e para ativar o fluxo de água aperta o botão que fica ao lado dela. Então o segredo é apertar o botão se molhar, apertar de novo e desligar. Você se ensaboa, e depois aperta novamente para enxaguar, e assim vai, rs.

No final 5 minutos é o suficiente para tomar um bom banho. Esta luz verde, amarela e vermelho vai indicando que sua água está acabando. Quando falta apenas 1 minuto, ele desliga sozinho, para você lembrar que é sua última chance de se molhar

Shampoo, condicionador e shower gel também eram da Acqua di Parma.

O banheiro oferece secador de cabelo para quem precisar, ele fica dentro do compartimento ao lado do espelho.

Terminei o banho e voltei pro meu assento somente para tirar foto, pois já estavam preparando para o pouso.

Notem que o encosto do sofá se desdobra formando a cama. A TV conforme expliquei para vocês acima é presa por esta haste que permite que você assista mesmo quando estiver deitado. Lembra que falei para vocês sobre a vantagem dos assentos que são no corredor? Então é porque quando a cama é arrumada você dorme com a cabeça pro rumo da janela, já que a TV fica perto do corredor. Já nos assentos que são na janela, você dorme com a cabeça no corredor (o que pode ser um pouco incomodo). Mas isto é questão de preferência.

A cama é confortável e mesmo pros altos e grandes o espaço é suficiente para ter ótimas horas de sono.

Uma foto mais nítida para vocês terem uma idéia do espaço com a cama “aberta”.

Fechando as portas você fica com uma privacidade sem igual – mesmo assim quem passa no corredor se quiser colocar a cabeça por cima consegue te ver – então nada de ficar muito à vontade, ok?

Veio este bilhetinho no travesseiro que eu acho que estava escrito “Você sabe que está apaixonado quando não consegue dormir, afinal a realidade é melhor que seus sonhos.”

Como não ia dar tempo de tomar café da manhã, o Hector só me serviu capuccino com croissant.

No final do voo a cabin manager, chamada Valentina, veio agradecer a presença, entregou uma toalha umedecida e entregou chocolates.

Bom pessoal, eu tinha lido muita coisa ultimamente sobre a Etihad, principalmente que a cia estava indo de mal a pior, cortando rotas, reduzindo os mimos para passageiros premium e com a qualidade do serviço em decadência. O que pude ver – pela minha experiência – foi totalmente o oposto.

Lógico que não posso ser hipócrita de dizer que não tive um atendimento diferenciado pois eles sabiam desde o check-in que eu estaria no voo, portanto a avaliação fica comprometida, mas de uma forma no geral – acredito que o atendimento continua ótimo, as refeições extremamente bem elaboradas e o produto exclusivo (como cabine) exclusivo e requintado. Se você ainda não teve a chance de aproveitar – vale a pena!

E vocês, tem viajaram com a Etihad ultimamente? Como foi?


Vejam a outra avaliação que o Fábio vez deste avião em 2015 – Clique aqui.

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
9.9

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis