Primeira Classe da Garuda Indonesia no B777-300ER – Amsterdam para Londres

UAUUUUU ! – Não tenho outra palavra para poder começar a descrever a experiência que foi voar na Primeira Classe da Garuda Indonesia. Acredito que poucas vezes tive um atendimento tão impecável, consistente e extremamente profissional quanto deste vôo. Este é o tipo de relato que tenho gosto e prazer de narrar todas as informações pois foi tão único que merece toda a riqueza de detalhes.

Só uma breve introdução à respeito deste trajeto – a Garuda operava o vôo Jakarta – Amsterdam(escala) – Londres, e por isto era possível comprar somente a última perna – que foi o que eu fiz já que é BEM mais barato (informações sobre o preço vou colocar no post de conclusão deste TR). Infelizmente este vôo foi descontinuado e por isto eu resolvi fazê-lo na última semana de operação.

Bom, vamos começar do começo (bem redundante né? Rs!). Sai do lounge relativamente cedo e fui pro portão de embarque que conforme falei pra vocês não era nada perto. Chegando lá tinha um balcão com alguns funcionários da cia checando passaporte e boarding pass antes de liberarem as pessoas para sentar na área do portão.

Assim que a funcionária viu que eu estava de First ela saiu da posição dela e pediu que eu a acompanhasse – ela me colocou lá em frente a entrada da porta do “finger” sentado em uma área e isolou a mesma com um cordão de proteção.  Ela me disse que um outro agente da cia voltaria para poder me acompanhar no embarque e me apresentar para tripulação. Tudo feito de forma muito simpática mas claro mantendo o profissionalismo.

Antes de anunciarem o embarque uma agente veio, se identificou, me cumprimentou e disse que já estava pronta para me levar. Ela então passou o cartão magnético na porta do finger, abriu e logo já fechou pois disse que o embarque seria feito somente após 5 minutos. Chegando na porta da aeronave ela me apresentou para a tripulação da First e também pra chefe de cabine que logo abaixaram a cabeça (saudação típica asiática) e me desejaram as boas vindas.

IMG_4939

Vôo Garuda Indonesia GA088
Amsterdam (AMS) ✈ Londres (LGW)
Assento: 2A – Primeira Classe
Partida: 09:15 / Chegada: 09:35 / Duração: 45m 
Aeronave: B777-300ER

O layout desta Primeira Classe é 1-2-1 dividido em 2 fileiras.

DCIM101GOPROGOPR4031.

Todos os assentos são “suites” privativas com portas deslizantes. Os assentos conjugados no meio da aeronave permitem uma interação melhor, mas caso você esteja viajando acompanhado ou de um estranho a divisão é retrátil e te permite um pouco mais de privacidade.

DCIM101GOPROGOPR4033.

Eu gostei muito das cores e acabamento desta cabine – as bordas em madeiras alinhada com este cinza deixaram o ambiente mais elegante e claro, chique!

DCIM101GOPROGOPR4148.

Como eu era o único passageiro, vocês já imaginaram como as comissárias me trataram? Sim, como um rei, aliás, um sultão, rs! Elas só faltavam adivinhar o que eu queria, o tempo todo estavam preocupadas em me satisfazer – atendimento impecável. Na hora do welcome drink eu pedi champagne e elas disseram que eu poderia ficar com a garrafa até a decolagem. Nada mal para um Champagne Laurent Perrier Cuvee Rose Brut  né? A bebida veio acompanhada de toalha umedecida e macadamias.

DCIM101GOPROGOPR4042.

Enquanto eles terminavam de fazer o embarque fui fazer um book fotográfico do assento. Como vocês podem ver ele é amplo, confortável e garante um espaço de sobra pro passageiro.

DCIM101GOPROGOPR4047.

Mesmo com a porta aberta você ainda tem privacidade pois a divisória ao lado da sua cabeça impede que as pessoas vejam o que você está fazendo.

DCIM101GOPROGOPR4160.

O acabamento nas laterais era todo de madeira – eu só não gostei desta borda alaranjada ao redor da TV.

DCIM101GOPROGOPR4050.

Uma coisa que prezo e acho muito válido é quando o passageiro possui sua própria saída de ar condicionado – pois às vezes a cabine está fria ou quente e você consegue controlar a saída de ar em você.

IMG_4959

O descanso dos pés era amplo e também servia de assento caso algum outro passageiro da First quisesse sentar com você.

DCIM101GOPROGOPR4038.

O controle da poltrona era feito todo por este tablet – tanto a iluminação, massagem e posição.

IMG_4941

Ao meu lado esquerdo estava um grande compartimento onde você tinha um porta garrafas, o joystick da TV, fone de ouvidos e entrada USB.

DCIM101GOPROGOPR4044.Foram oferecidos diversos jornais nesta caixa de couro que ficou a minha disposição durante o embarque.

DCIM101GOPROGOPR4055.

O fone de ouvido era de ótima qualidade e claro – noise cancelling.

DCIM101GOPROGOPR4046.

O joystick da TV não era touchscreen mas respondia rápido aos comandos.

IMG_4966

A programação era bem vasta apesar da interface do entretenimento de bordo parecer bem antiga.

IMG_4962

IMG_4963

IMG_4964

IMG_4965

O vôo possui wifi e os clientes recebem este voucher para usá-lo gratuitamente.

IMG_4946

Como este trajeto tem duração somente de 45 minutos não é oferecido amenity kit. Mas claro que eu perguntei se tinha algum disponível do vôo anterior – elas foram lá e trouxeram pra mim nesta sacola – 2 pijamas e 1 pantufa.

DCIM101GOPROGOPR4057.

Na divisória do assento tem um armário para você pendurar sua camisa/jaqueta ou até mesmo guardar uma pasta fina.

Como o vôo é apenas de 45 minutos não há cardápio – somente carta de vinhos. E o bacana é que todas as opções estavam disponíveis!

IMG_4947

IMG_4948

IMG_4949

IMG_4950

IMG_4951

IMG_4952

Além do cardápio os passageiros recebem este kit escritório com papel, caneta e envelope.

IMG_4953

IMG_4954

Eu estava literalmente correndo contra o tempo – queria aproveitar o vôo, comer, tirar foto, tudo ao mesmo tempo e foi quase impossível pela duração. A refeição foi um prato frio – pato com legumes, geléia e salada e também frutas de sobremesa. Continuei com o Champagne para acompanhar.

IMG_4971

Nesta foto com as portas fechadas vocês conseguem ver que a privacidade que você tem é quase total – lógico que as comissárias conseguem te ver por cima, mas mesmo assim você tem sua intimidade preservada.

Fui então conhecer o banheiro que não tinha nada demais – bem básico.

DCIM101GOPROGOPR4137.

Aproveitei então para tirar fotos do assento na posição cama já que eu não teria oportunidade nenhuma de dormir pois estávamos quase pousando.

DCIM101GOPROGOPR4064.

O espaço é pra lá de satisfatório e a cama fica total flatbed.

DCIM101GOPROGOPR4073.

Com as portas fechadas não há ninguém que te incomode.

DCIM101GOPROGOPR4076.

As comissárias então viram que eu não parava de tirar foto e perguntaram o porque. Eu disse que tinha um site de aviação e que postava as imagens. Na hora elas falaram “Então espera aí Sr. que vamos montar uma cama pra você tirar fotos bem bonitas”. E isto faltavam mais ou menos uns 18 minutos pro pouso e mesmo assim elas fizeram questão.

DCIM101GOPROGOPR4080.

Elas então forraram o assento com o duvet, edredon e o prepararam como se fosse para um vôo de longa distância.

DCIM101GOPROGOPR4091.

Gosto das cores escuras – acho que fica bacana e elegante e acaba por evitar mostrar manchas e amassados no tecido.

DCIM101GOPROGOPR4086.

Mais uma foto da suíte.

DCIM101GOPROGOPR4097.

Depois elas foram super ninjas em desmontarem tudo em tempo recorde e prepararem a cabine para o pouso.

Assim que pousamos elas pediram para eu esperar sentado pois alguém viria me buscar. E assim que abriram a porta da aeronave o agente da Garuda em Londres se apresentou e disse que me acompanharia dali por diante. As comissárias agradecerem minha presença e eu claro, agradeci o serviço.

O PA da Garuda então me acompanhou na imigração, cortamos a fila e passamos em um guichê VIP para eu poder entrar no país. Depois dos trâmites concluídos ele retirou minha mala da esteira e foi comigo até o desembarque. Eu disse que tinha que pegar um ônibus até Heathrow – já que este vôo pousou em Gatwick. Ele então foi até o guichê comigo da empresa para eu retirar minha passagem, depois foi comigo até a parada do ônibus e acreditem se quiser – esperou o ônibus chegar – colocou minha mala e só depois disso me deixou. WOW – afinal ele não tinha obrigação nenhuma de fazer tudo isto, concordam?

IMG_4985

Bom, acho que pelo relato e pelas minhas palavras vocês conseguem ter idéia do nível que é voar na First da Garuda Indonesia. Se para o meu vôo que foi de 45 minutos me trataram desta forma, imagina nos de longo alcance? Depois desta experiência eu não vejo a hora de poder pegar um trajeto maior e poder curtir mais da GA e do ground services deles no aeroporto e Jakarta que eu já li que é incrível!

Por isto sempre falo – primeira classe a maioria das cias tem – assento que vira cama também – mas a experiência de se sentir especial são poucas que conseguem proporcionar ao cliente e eu posso afirmar 100% que a Garuda faz isto com maestria! Nota 10!

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
10,0