Primeira Classe da Japan Airlines (JAL) no B777-300ER – Londres para Tokyo

Saí do lounge relativamente cedo pois gosto de entrar primeiro pra pegar a cabine ainda vazia e as fotos ficarem bacanas. No portão de embarque tinha uma área com cadeiras específicas para passageiros da First. Assim que eu cheguei no gate eles conferiram o passaporte e boarding pass e me colocaram neste lugar reservado.

O embarque aconteceu pontualmente no horário designado e eu pude entrar pela primeira jetbridge que estava atachada no avião.

Vôo Japan Airlines JL044 – 25/02/2016
Londres (LHR) ✈ Tokyo (HND)
Assento: 2A – Primeira Classe
Partida: 19:00 / Chegada: 15:55+1 / Duração: 11h40 
Aeronave: Boeing 777-300ER 

A JAL Suite – nome atribuído para esta primeira classe – é o modelo mais “novo” da cia, apesar de não ser tão recente ainda. O layout é 1-2-1 dividido em 2 fileiras.

DCIM101GOPROGOPR0334.

Para quem viaja acompanhado as fileiras do meio são ideais, mas caso você esteja sozinho a divisória te garante privacidade o suficiente para que você tenha seu espaço reservado.

DCIM101GOPROGOPR0335.

Assim que embarquei uma comissária já veio se apresentar com todo aquele estilo asiático que só elas sabem – voz baixa, sempre abaixando a cabeça depois de falar em sinal de respeito e claro sorrindo o tempo todo. Ela me deu às boas vindas e me perguntou se eu queria beber algo enquanto ela acomodava minha mala embaixo do assento. No final eu preferi colocar ela no bin mesmo pois ali no assento acabava limitando meu espaço.

DCIM101GOPROGOPR0356.

O assento é super espaçoso e confortável e oferece uma certa privacidade (apesar de não ser total). Confesso que não gostei da cor marrom escura no couro da poltrona – deixou o ambiente pesado. O que vocês acham?

DCIM101GOPROGOPR0351.

Logo ela trouxe uma toalha umedecida e champagne da marca Salon.

IMG_1369

A TV tem um ótimo tamanho mas um defeito grave que já já conto. A mesa não sai da lateral e sim debaixo da TV. Ela tem uma alavanca que você puxa que a destrava e assim você consegue puxá-la pra perto de você.

DCIM101GOPROGOPR0347.

Eu tirei foto com minha malinha de bordo debaixo do descanso dos pés pra vocês verem que tem espaço suficiente para guardar uma carry-on. Vejam que tem um cinto de segurança neste banco, que é para um segundo passageiro sentar caso queira jantar à dois. Mas pelo o que eu analisei tem que ser um passageiro asiático bem magrinho e pequeno pois o espaço é limitado.

IMG_1355

O assento também possui luz de leitura individual na lateral assim como no teto.

IMG_1375

Eu sou o Mr. Curioso e fico olhando cada detalhe. Notei que na lateral entre o assento e a fuselagem tinha um vão com esta grade. Gente sério, se eu enfiasse a mão ali dentro era capaz de um bicho me morder, rs. Aliás eu poderia também achar um tesouro. Nunca vi tanta sujeita e bagunça acumulado, achei que o acabamento poderia ter sido melhor, ou até mesmo ter algo tampando esta marmota.

Ao meu lado esquerdo estava o folheto de instrução e diversos compartimentos.

IMG_1347

Aqui vocês vêem o controle das poltronas – tanto os ajustáveis como os já definidos. Notem que para abrir os compartimentos é necessário apertar estes botões onde está escrito “Open”.

IMG_1346

Um dos compartimentos estava um dos 2 joystick que para a TV não funcionava, aliás nunca vi um sistema tão confuso igual à este da JAL. Neste da foto abaixo eu só consegui usar as funções de chamar comissário e luz, o resto não funcionava. Ele também era um telefone mas duvido que alguém use esta função.

IMG_1349

Aqui está o segundo joystick que era touchscreen… e veio a minha maior decepção. A TV do assento era enorme porém você não conseguia decidir absolutamente nada por ela. Deixa eu tentar explicar: Sabe quando você vê tudo que tem disponível no monitor e vai passando as opções usando o controle? Pois é, na JAL não é assim. Você precisa ver tudo que tem nesta mini-tela do joystick e só depois de escolher o que você quer (no caso dar PLAY) é que vai aparecer na tela. Péssimo né? Além disto havia um certo delay entre o comando e a resposta.

IMG_1350

Agora imagina pesquisar todo o entretenimento de bordo nesta telinha? Não dá né?

IMG_1405

A tomada também foi colocada em um lugar NADA estratégico. Super longe do assento e você só consegue carregar o telefone se tiver um daqueles fios de 2m caso contrário impossível!

IMG_1353 IMG_1386

O fone de ouvido era da Bose, noise-cancelling e de ótima qualidade – inclusive veio com pilhas.

IMG_1356

O amenity kit oferecido é WOW – Pijamas, produtos de higiene pessoal da Loewe, produtos de beleza da Shiseido e também Clé de Peau.

IMG_1485

A qualidade do pijama era ótima e confortável – por ser muito fininha não aconselho usá-lo sem cueca, você pode ficar constrangido, rs.

IMG_1403

Eu gosto bastante quando vem a logo da cia no pijama ou a palavra FIRST – só pra ostentar mesmo, rs.

IMG_1404

O vôo possui wifi e era possível comprar o passe para uso de forma ilimitada – U$18.80, que foi o qual eu adquiri. Mas a internet era extremamente lenta, muito devagar mesmo. Em vários momentos da viagem deixou de funcionar. Mas o valor era justo, então OK.

IMG_1379

Um outro ponto interessante que eu achei é que eles possuem um folheto explicando absolutamente tudo sobre o assento, assim o sujeito não fica perdido procurando os botões e sem saber para que serve cada um deles.

IMG_1380  IMG_1382 IMG_1383 IMG_1384 IMG_1427

Bom, logo a comissária veio pra entregar a carta de vinho/bebidas e o cardápio.

IMG_1390 IMG_1391 IMG_1392 IMG_1395 IMG_1397 IMG_1398

Eu falei pra ela que queria provar absolutamente tudo e como éramos somente 2 passageiros ela não hesitou em atender meu pedido.

IMG_1421

Veja que você pode optar pela culinária japonesa ou ocidental.

IMG_1424 IMG_1425 IMG_1426

Olha confesso pra vocês que poucas vezes comi tanto e tão bem em um vôo, além claro, da apresentação e atendimento. Comecei com saquê e canapés.

IMG_1414

Logo em seguida veio oo Amuse Bouche com Foies Gras, Geléia de Tangerina, Frango com ervas e maionese de wasabi, shallot assado, camarão grelhado e um mix de vegetais.

IMG_1429

IMG_1439

Pedi então o caviar, Foie Gras (de novo!) com Bresaola, pera assada e mix de nozes adocicados. Pensa num trem bão!

DCIM101GOPROGOPR0403.

Olha a delicadeza da manteiga, sal, pimenta e azeite.

IMG_1440

O prato de caviar também estava bem bonito e lógico uma delícia.

IMG_1448

Como eu já estava prestes à explodir, só experimentei um prato principal que foi o filet de porco recheado com prosciutto, blue cheese e molho de mostarda. DIVINO!

Detalhe que as comissárias sempre atentas em combinar a bebida e sugerir o drink certo para cada prato que eu ia comendo.

IMG_1465

E por fim um mix das 3 sobremesas disponíveis – todas ótimas. A apresentação meio fraquinha, achei que elas ficaram meio perdidas neste prato.

IMG_1471

Fui então no banheiro me trocar e aproveitei para tirar fotos porque achei 2 pontos curiosos.

DCIM101GOPROGOPR0433.

Primeiro – o vaso é eletrônico e tem chuveirinho! Gente, como ninguém pensou nisto antes? Claro que isto já é uma realidade no Japão tem tempo, mas dentro de um avião! É VIDA! Nota 10!

DCIM101GOPROGOPR0437.

DCIM101GOPROGOPR0443.

E a outra curiosidade é este suporte (vejam onde assinalei com a seta) que você destrava da parede e ele vira uma espécie de plataforma no chão pra você pisar. Sabe a utilidade? Pra você não molhar seus lindos pézinhos no xixi dos outros passageiros que fica escorrendo no chão. Não é demais? Os japoneses pensam em tudo.

Dentro do banheiro também tinha escova de dente – a quantidade só pros 2 passageiros e um pequeno origami feito de papel.

IMG_1487

A comissária então foi preparar minha cama. Ela me perguntou se eu queria um pad (uma espécie de colchonete) duro ou macio, já que poderia escolher qualquer um. Optei pelo macio e não me arrependi.

DCIM101GOPROGOPR0369.

Enquanto eu ainda estava em solo fiz fotos da poltrona reclinada para poder aproveitar a iluminação, vejam:

DCIM101GOPROGOPR0359.

Ela é total flatbed e tem espaço de sobra.

DCIM101GOPROGOPR0373.

 

DCIM101GOPROGOPR0362.

 

DCIM101GOPROGOPR0375.

Assim que a cama foi arrumada ela me chamou e eu fui deitar.

DCIM101GOPROGOPR0448.

Um defeito muito grande que achei neste vôo – quase MORRI de calor. Sério, duas vezes reclamei da temperatura mas nada foi feito. Porque será que eles mantêm o avião tão aquecido? Impossível usar o edredon.

DCIM101GOPROGOPR0461.

Nesta foto vocês conseguem ver que o casulo do assento tampa meu rosto o que garante privacidade na hora que você está dormindo. Os travesseiros eram grandes e de boa qualidade – macios e cheirosos.

DCIM101GOPROGOPR0488.

DCIM101GOPROGOPR0455.

 

DCIM101GOPROGOPR0458.

Aí no meio da noite me deu fome – sim eu sinto fome muito rápido apesar de comer pouco. Aí resolvi pesquisar no cardápio e no joystick quando vi a opção que poderia pedir comida direto pelo tablet. WOW! Aí eu pensei, gente este trem não vai funcionar, mas vou fazer um teste!

IMG_1518

Pedi um Japanese Style Hamburger – mas que vem sem o pão.

IMG_1521

Aparentemente deu tudo certo e o sistema confirmou meu pedido.

IMG_1523

E vocês não acreditam que depois de 10 minutos chega a comissária pra me servir!? Eu simplesmente AMEI! A carne estava ótima e ela veio acompanhada de uns negocinhos ali que eu esqueci o que era.

IMG_1528

Ahh esqueci de mencionar que na galley fica um pequeno bar – singelo e fraco por sinal – acho que mais para decoração. Pois só tinha 4 bombons e 2 garrafas d’água, rs.

DCIM101GOPROGOPR0497.

Bom, quase chegando em Tóquio optei pela refeição oriental afinal eu não poderia deixar de experimentar. Confesso que sempre fico confuso de como comer tudo isto pois tem todo uma técnica de você misturar um com o outro, etc. A comissária me ajudou de certa forma mas mesmo assim não me adaptei muito não. Acabei comendo só o salmão grelhado e o arroz, o resto não me apeteceu muito.

IMG_1537

Chegando em Tóquio as comissárias vieram agradecer pela presença – sempre sorrindo e abaixando a cabeça quando terminam de falar. É sempre impressionante a qualidade de hospitalidade que você encontra em serviços asiáticos, vocês concordam?

Bom pelas fotos vocês podem ver que minha experiência foi muito positiva. A JAL tem um serviço digno de primeira classe com um produto à altura – desde o atendimento até a cabine. Com certeza voaria de novo!

E aí, o que acharam? Já voaram de JAL? Lembro que uma época ela fazia GRU-JFK-NRT. Alguém chegou a fazer este vôo? E a First era tão boa quanto? Vamos compartilhar experiências!

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
9,3