Primeira Classe da Qantas no A380 – Londres para Dubai

Cias Aéreas Primeira Classe 30

Por Fábio Vilela

Hora de embarcar e aquele friozinho na barriga que dá sempre quando vou experimentar um avião pela primeira vez. Para quem não sabe a Qantas opera a rota Londres > Sydney ou Londres > Melbourne (ambas com A380) com escala em Dubai. Por isto é possível você comprar somente o primeiro trecho ou o só segundo – que foi o que eu fiz.

Qantas First Class A380-020

Logo no jetbridge tem uma ponte específica para os passageiros da First que fica no lower deck.

Vôo Qantas QF 2 – 10/08/2015
Londres (LHR) ✈ Dubai (DXB)
Assento: 5K – Primeira Classe
Partida: 21:25 / Chegada: 07:30+1 / Duração: 07h5m 
Aeronave: A380-800

Qantas First Class A380-021

O layout da Primeira Classe é 1-1-1 com um total de 14 assentos, sendo 5 em cada lateral e 4 no meio.

Notem que entre a fileira do meio “F” e a da lateral “A” tem uma divisória retrátil que é suspendida durante o vôo para dar mais privacidade.

Aqui nesta outra foto vocês conseguem ver melhor esta divisória. Então teoricamente os assentos mais privados seriam os da fileira A já que este corredor fica só por conta deles. Porém eu não achei isto não. Os assentos K – do outro lado da janela – ficam virados na diagonal pro lado esquerdo, ou seja, a privacidade é muito maior, apesar do corredor ser dividido com a fileira K na hora de fazerem o serviço.

Assentos da fileira A com o corredor “exclusivo”.

Depois me dirige para a minha poltrona 5K que estava identificada com a numeração na lateral.

Qantas First Class A380-025

Notem que ela fica um pouco mais pra trás do que a 4K (última poltrona da fila do meio) então você tem mais privacidade ainda. O espaço é amplo e o acabamento da “suite” é em tons de bege, madeira e couro preto.

Para pouso e decolagem a poltrona fica “reta” contanto se você quiser assistir televisão ou dormir você deverá girá-la para a diagonal.

Comecei a explorar o assento para conhecer melhor. Do lado direito tem 2 porta trecos, sendo que o da parte de cima ficava o fone de ouvido e o de baixo completamente vazio.

Qantas First Class A380-023

A poltrona conta com luz de leitura individual e saída individual de ar condicionado. Acho isto um ponto SUPER positivo, pois às vezes a temperatura da cabine está alta e você fica lá suando igual tampa de marmita. Então nada mais justo que você ter controle do seu próprio clima.

Qantas First Class A380-045

A minha poltrona tinha acesso à duas janelas e nesta foto vocês conseguem ver o espaço que se tem entre o descanso dos pés e o assento em si.

As janelas são com veneziana dupla e você consegue acioná-las tanto pelo botão que estão nelas ou pelo controle eletrônico da poltrona.

Qantas First Class A380-046

O footrest é fantástico – amplo, confortável e também serve de “banco” caso você queira convidar alguém para jantar com você – que óbvio também esteja viajando na First.

Qantas First Class A380-027

O amenity kit era bem completo com produtos de higiene pessoal – inclusive creme de barbear e desodorante (coisas que geralmente não recebemos) pijamas e pantufas.

Qantas First Class A380-028

Qantas First Class A380-024

Ainda solo durante o embarque foi servido canapé de entrada e champagne Veuve Clicquot.

Qantas First Class A380-022

Fone de ouvido veio embalado neste plástico e era noise-cancelling do modelo que cobre toda a orelha – ponto positivo.

Qantas First Class A380-042

Qantas First Class A380-043

Qantas First Class A380-044

A tomada e portas USB (2 por sinal) ficavam logo abaixo desta mesinha onde foi servido o aperitivo.

Qantas First Class A380-026

O controle da poltrona era todo feito de forma automática por este “tablet”. E no encosto de braço estava o joystick do entretenimento de bordo.

Qantas First Class A380-041

Você tem acesso à varias funções como massagem (diversos tipos).

Qantas First Class A380-047

Qantas First Class A380-048

Controles pré-estabelecidos de posição de assento.

Qantas First Class A380-049

Controle do entretenimento de bordo.

Qantas First Class A380-051

Controle das janelas.

Qantas First Class A380-050

O entretenimento de bordo era bem completo com uma vasta seleção de filmes, áudio, séries, etc.

Qantas First Class A380-040

Além de permitir você acompanhar decolagem e pouso através de câmeras na fuselagem.

Qantas First Class A380-062

Ainda em solo foram distribuídos os cardápios com as opções de jantar. Bom, em relação ao serviço preciso falar que foi um dos melhores que tive até hoje. Todas as comissárias eram bem jovens (o que me surpreendeu) e super educadas. Sempre preocupadas em saber se estava tudo certo, sorrindo e de bom humor o que deixava um clima super descontraído. Nota 10 pro atendimento da Qantas!

Qantas First Class A380-032

Qantas First Class A380-033

Qantas First Class A380-034

Qantas First Class A380-035

Qantas First Class A380-036

Qantas First Class A380-037

Qantas First Class A380-038

Qantas First Class A380-039

Aqui tirei esta foto para vocês terem uma idéia de espaço caso convidem alguém para sentar junto com você para comer.

O serviço foi completo com sopa, entrada, salada, prato principal e sobremesa. Confesso que achei os talheres feios.

Esta entrada foi uma espécie de pizza, bacana por sinal!

Qantas First Class A380-052

O macarrão estava bom mas achei muito oleoso –  Ahhh e sorte a minha que não estava com muita fome pois só veio 3 unidades, rs. A salada (que quase não saiu na foto) era de folhas.

Qantas First Class A380-053

E de sobremesa pedi para experimentar as 3 opções. Gordinho da lancheira, rs!

Qantas First Class A380-055

Qantas First Class A380-054

Qantas First Class A380-056

Depois fiz um tour pelo avião para conhecer melhor. Fui pro andar de cima para visitar o “lounge”. A escada com o canguru lá no alto é toda estilizada e é um destaque do avião.

Bom, o lounge é bem pequeno e consiste apenas deste sofá vermelho com 4 lugares, alguma revistas e um monitor.

Há alguns fones de ouvido que você pode publicar na saída de áudio para poder ver TV.

Qantas First Class A380-057

Na lateral do sofá tem este canguru flutuando em 3D dentro do vidro – o máximo!

IMG_3622

Sinceramente não achei muita utilidade para este lounge não – diferente de cias como Emirates, Qatar e Etihad que possuem bar com snacks e etc, achei que este deixou um pouco a desejar.

Qantas First Class A380-058

Falando em bar do lado oposto ao longe tem uma mini estante que serve como tal – lá tinha algumas bebidas, frutas e snacks.

Aproveitei para ir no banheiro me trocar para poder dormir.

Coloquei a poltrona deitada para vocês verem que ela é super larga, flatbed e oferece espaço de sobra.

Uma coisa que esqueci de mencionar é que atrás da TV tem uma divisória retrátil que você aciona através de um botão. Aí você ganha mais privacidade em relação ao passageiro da frente.

IMG_3648

A comissária logo trouxe os acessórios para fazer a cama como duvet, manta, travesseiro e rapidinho já estava tudo pronto. O serviço de turndown service é oferecido à todos os passageiros da First.

Apesar de não ser uma suíte com portas, a curvatura do “abrigo” do assento te garante uma privacidade enquanto você está deitado.

Logo chegando em Dubai fui despertado para o café da manhã. Escolhi chá, torradas e oat meal.

Qantas First Class A380-061

Foi uma pena que este vôo foi tão curto e mal deu para aproveitar toda a experiência. Ah, eu também achei que o vôo deveria ter wifi – depois que a gente acostuma queremos ficar conectados todo tempo.

Bom, pra mim a Qantas é a prova que você não precisa de luxo para poder se destacar com seu produto. A cia tem uma cabine prática, funcional e que oferece um ótimo conforto para o passageiro de Primeira Classe.

O serviço, atendimento e atenção da tripulação jovem e super motivada a trabalhar fez toda a diferença no meu vôo. Minha experiência foi extremamente agradável e eu definitivamente voaria Qantas em uma outra oportunidade. Super aprovada!

E aí, gostaram? Vocês já viajaram de Qantas? Como foram suas experiências?

Avaliação

Média
9.1

30 respostas para “Primeira Classe da Qantas no A380 – Londres para Dubai”

  1. ANDRE disse:

    FIRST CLASS QANTAS NADA MAIS É DO QUE UMA CLASSE EXECUTIVA MELHORADA … É MAIS DO MESMO.

    MESMA IDÉIA IMPLEMENTADA PELAS COMPANHIAS AÉREAS AMERICANAS.

  2. FabinhoBP disse:

    Xara, eu achei a comida ridicula para uma primeira classe. Falando serio, tirando o “bandejao” ta parecendo mais a refeicao da Business TAM.
    E o tal lounge, um horror, melhor nao ter nada.
    Muito fraco mesmo, Quantas so se for de milhas e olhe la, pagar pelo bilhete de jeito nenhum, tem dezenas de opcoes melhores.

  3. Angela Marya Leonini disse:

    Viajei pela Quatá a Dubai gostei…

  4. Giuliano disse:

    Fábio marca um encontro com todos os leitores do seu Blog, pra gente te conhecer melhor. Para´bens por mais um ótimo reviem

    Forte Abraço

  5. Denis disse:

    Parabéns pelo post. Sem dúvida a Qantas oferece um dos melhores serviços entre os disponíveis no mercado. Tive ótimas expediências. Recomendo também.

  6. Caio Oliveira disse:

    Sinceramente, decepcionante. Cabine feia, sem um resquício de modernidade, o que seria condizente com a proposta do A380. O serviço de refeições e a louça, então, chegam a ser patéticos para uma primeira classe. Esse lounge do avião mais parece a sala de espera do dentista. A única coisa boa me pareceu a carta de champagnes, poderosa, videm os anos dos grand crus. Busquem na internet reviews sobre a first da Qatar no A380 e verão o que é uma cabine moderna, up-to-date, um serviço de caviar essencial, uma necessaire com produtos realmente finos (Acqua de Gió, porque Gilette e Rexona, sem comentários – cito até mesmo o creme de barbear Salvatore Ferragamo da Alitalia e da Etihad que deixam a pele sedosa) e acima de tudo: o que é um lounge de verdade nesse tipo de aeronave. Experiência sem igual no planeta voar na first da Qatar no A380.

    • Fábio Vilela disse:

      A Qatar pode até ter uma cabine elegante mas deixa a desejar pelo fato de não possuir portas que garantem a privacidade do passageiro, chuveiros e wifi ilimitado. Por isto sem sombra de dúvidas não acho que ela seja a melhor first no A380.

      • CAIO Oliveira disse:

        Chuveiros realmente não há, assim como não há champagne vintage. As portas não sinto falta, porque prefiro socializar com o pessoal (crew e passageiros) no confortável lounge – gosto muito de ter a sorte de viajar com alguém simpático ao meu lado, como no último sábado em que pude rir bastante do tobogã e da cara azeda do crew da TAP na rota LIS_GIG, com um jogador de futebol de Barcelona gente finíssima. E o wifi, em janeiro, era ilimitado, Fabio.

  7. Guilherme S disse:

    Usando lente nova, Fábio? Rsss! Muito bom seus relatos!

  8. Osvaldo disse:

    Você deu nota máxima para o atendimento. …
    Como você disse , comissários motivados e felizes em realizar seu trabalho.
    Precisa mais ? É isso. Simples.
    Abs

  9. Frederico disse:

    Uma sugestão, Fábio. Se possível, seria interessante mencionar como um brasileiro consegue emitir passagens para a companhia que está sendo tratada no post. Por exemplo, através de quais programas de milhagem, de quais companhias ou de quais cartões. Nos seus posts mais antigos, ao menos pelo que me recordo, isso era mais comum. De qualquer forma, parabéns pelos ótimos posts.

    • Fábio Vilela disse:

      Frederico,
      Antes de criticar você deveria pesquisar e se informar melhor.
      Em exatamente TODOS os Trip Reports no último post eu coloco como emiti minhas passagens, quantas milhas gastei, etc.
      Me mostre algum que está faltando por favor.

      • Frederico disse:

        Fábio, eu fiz uma simples sugestão. Eu, como talvez outros que acompanham o seu blog praticamente todos os dias, não tenho de cabeça todos os programas de milhagem. Não sei (de memória, posso pesquisar, é claro), por exemplo, se o AMEX transfere pontos para a Qantas ou se essa companhia tem convênio com alguma outra empresa aérea que receba milhas de cartões emitidos no Brasil. A sugestão seria apenas para incluir (nem sempre há tempo para isso, entendo) informações desse tipo para quem não é associado à empresa que está sendo comentada no post.

      • Oswaldo Gutembergue disse:

        Fabio,
        Sou admirador do seu blog, mas você precisa ter mais calma nas respostas para seus leitores. Lembre-se que suas publicações são ótimas, mas, às vezes, seus comentários curtos e grossos. Paciência meu amigo!!!!!

  10. Vinny disse:

    Fábio, uma dúvida: Você pode levar o Amenity Kit com você ou tem que deixar no avião?
    Abraço

  11. Daniel disse:

    Caro Fabio,

    Ao completar 10 anos de casamento, pretendo voltar a Seychelles. E pra já começo a planejar tal…

    E, para tanto, utilizarei, E MUITO, suas dicas, pois, pelo que vi, atualmente apenas Etihad e Emirates voam para lá, além da Air Seychelles. Ou seja, preciso da American Airlines ou parceira Emirates, pois pondero em emitir todos os bilhetes em FIRST, com milhas, saindo da Europa.

    Dai, como ainda estou na fase de planejamento, vem a dúvida: queira ou não, sairei dos Emirados Árabes para o destino final; o que sugere em First, Etihad ou Qantas, pois, pelo pouco que entendi, com 40k via AA eu emitiria uma perna??? Ou gastaria um pouco mais de milhas do TPC para ir na First da Emirates?

    Pretendo fazer uma viagem comemorativa inesquecível, e, como disse, suas IMPRESSIONANTES dicas são e serão de grande valia neste planejamento.

  12. Ricardo de Góes disse:

    Fábio, tem opção de tamanhos no pijama para escolher?

  13. Lucas disse:

    A pergunta mais feita aqui: O tour pelo aviao foi feito com pijamas? hahahaha
    Curti uma aeronave nova nos reviews, parabéns!

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis