Primeira Classe da Qatar Airways no A380 – Bangkok para Doha

Chegou a tão esperada hora de experimentar a nova First Class da Qatar! Eu estava super ansioso pois apesar de já ter viajado na Primeira da Qatar no A340, no A380 a cabine foi totalmente remodelada apresentando um novo design e layout.

Atualmente o A380 faz as rotas de Doha para Paris, Londres e Bangkok e vice-versa.

Vôo Qatar Airways QR831 – 06/11/2014
Bangkok (BKK)  ✈ Doha (DOH)
Assento: 1A – Primeira Classe
Partida: 08:35 / Chegada: 11:35 / Duração: 7h00 
Aeronave: A380

A disposição dos assentos é 1-2-1 dividido em 2 fileiras totalizando 8 lugares. A tripulação deste vôo foi nota 1000! Do momento do embarque até a chegada em Doha só faltaram adivinhar o que eu queria.

Os assentos não são “suítes” como nas suas competidoras Etihad e Emirates onde os clientes podem fechar as portas e garantir um pouco mais de privacidade.

A cabine não tem compartimento superior de bagagem então você pode guardar objetos menores embaixo do footrest (descanso dos pés) e sua mala de bordo o comissário guarda em um armário.

Para quem viaja acompanhado as poltronas do meio são ideais e caso aconteça de você estar sozinho há uma divisória retrátil que você pode subir para garantir mais privacidade.

Neste vôo fomos um total de 3 passageiros então estava bem tranquilo tirar as fotos enquanto o resto do pessoal não apareceu.

A minha poltrona original era a 2A, mas quando os outros passageiros chegaram e sentaram ao lado preferi mudar pra 1A assim teria mais liberdade para tirar as fotos.

Confesso que fiquei encantado com o acabamento, decoração e material usado na cabine. O espaço que cada passageiro tem é bem amplo e aconchegante.

Tudo é de absolutamente extremo bom gosto e os pequenos detalhes fazem a diferença e charme do ambiente.

IMG_3208

Esta divisória lateral é eletrônica e você pode suspendê-la através destes botões para poder ter mais privacidade.

IMG_3257  IMG_3256

O assento tem um mini-abajur perto da TV e a tomada fica logo atrás – péssimo lugar já que é bem longe do assento.

IMG_3209

IMG_3211

A Qatar agora clama por ter a maior TV em uma avião – realmente ela é gigante – mas não sei falar quantas polegadas. O entretenimento de bordo era extremamente variado com muita opção de filme, jogos, música, flightmap, etc.

IMG_3222

Atrás da TV tem um pequeno closet para você pendurar (ou seria dependurar?) sua roupa.

IMG_3254

O footrest – que também serve de banco para outro passageiro caso queira comer à dois – é amplo e em couro.

IMG_3213

Ao meu lado esquerdo tinha o controle de intensidade da luz do teto assim como um botão de acesso rápido para colocar a cadeira na posição de pouso/decolagem.

IMG_3251

Já do lado direito estava os diversos controles de posição da poltrona assim como o joystick do IFE.

IMG_3218 IMG_3219

Além de controlar toda a programação da TV você também pode utilizá-lo para controlar as funções do assento.

IMG_3259

Entre elas privacidade, iluminação e posição.

IMG_3260

No encosto da cabeça do meu lado esquerdo estava a luz de leitura individual.

IMG_3266

O design e acabamento era impecável!

IMG_3267

O amenity kit distribuído foi da marca Giorgio Armani e com apenas cosméticos, tapa-olhos e meias. Os produtos como creme dental, escova, etc ficavam no banheiro.

IMG_3224

Bom, vamos ao primeiro ponto negativo deste vôo – por ele ser diurno – não é oferecido pijamas. Sim, acreditem se quiserem! Indaguei a comissária que ficou sem graça e disse que iria tentar achar algum no armário de amenities – aí ela me trouxe um XXL e um XS, ou seja, nenhum serviu. Aliás estou com estes 2 pijamas aqui em casa e quero presentar vocês, mas preciso de um leitor(a) bem gordinho e grande e um bem pequeno. Os pijamas e pantufas são da renomada marca Missoni – uma das mais prestigiadas do mundo da moda.

IMG_3247

O avião oferece wifi e os passageiros da primeira classe ganham um voucher para não precisar pagarem.

IMG_3255

Para os demais as opções são essas abaixo – achei o preço até justo para o pacote de 3 horas – ilimitado.

IMG_3271

Enfim, terminada a sessão de fotos vamos agora para o serviço. Ainda em solo fui recebido com champagne Billecart-Salmon Brut Rose. Alguém que entenda sabe se isto é caro ou barato?

IMG_3226

Logo depois (como é de costume nas cias árabes) foi servido tâmaras com café turco/árabe.

IMG_3245 IMG_3246

Bom, agora veio o segundo ponto negativo do vôo – o menu. Ainda devido ao fato do vôo ser diurno as opções são bem inferiores e restritas e para vocês terem uma idéia – nem caviar eles servem – igual acontece em todos os vôos noturnos.

Pode parecer frescura – mas não conheço cias que restringem a qualidade de serviço devido ao horário do trajeto.

IMG_3233 IMG_3234 IMG_3235 IMG_3236 IMG_3237 IMG_3238 IMG_3239 IMG_3240 IMG_3241 IMG_3242 IMG_3243 IMG_3244

O serviço começou com um smoothie – que eles bateram na hora – estava uma delícia, junto com torradinhas e suco de cenoura com gengibre.

IMG_3273

Eu indaguei a comissária sobre o caviar – já que eu sabia que eles serviam nas rotas em que a Qatar oferece Primeira Classe. Ela se desculpou e me explicou que em vôos diurnos não serviam a iguaria. Bom, passaram uns 10 minutos ela voltou junto com o chefe de cabine com o caviar. Disse que estava armanezado na galley deles do vôo que veio de Doha e não foi utilizado e que se eu realmente fizesse questão eles poderiam me servir. Lógico que optei por sim – eles então me explicaram que só teriam o caviar pra servir já que não havia à bordo nenhum acompanhamento que geralmente vem – ovos, claras, cream cheese, etc.

Achei bacana por parte deles quererem agradar o cliente mesmo não sendo parte do “roteiro”, afinal eles poderiam muito bem ter me falado que não era servido e pronto. Mas não, eles foram above and beyond para poder me agradar e conseguiram.

Junto com o caviar pedi o champagne Krug que eu sou fã e eles fizeram questão de falar “O Sr. pode ficar com a garrafa e quando terminar nos avise”. Oi?! E minha maturidade pra open bar, fica onde? Rs.

Para acompanhar me serviram torradinhas, geléias e diversos pães, afinal era o café da manhã.

IMG_3292

IMG_3293

Optei como prato principal o café da manhã árabe pois simplesmente AMO! Apesar de tudo estar delicioso para uma First Class achei “simples”. Aliás café da manhã não tem como ser incrementado bem elaborado como almoço e jantar né pessoal? Então ignorem o que eu falei sobre o “simples”.

IMG_3284 IMG_3278 IMG_3279 IMG_3280 IMG_3281 IMG_3282

Para terminar veio a seleção de frutas – bem apresentadas e bem cortadas.

IMG_3316

Terminando de comer fui me trocar (coloquei o pijama velho de guerra da AA, rs) e conhecer o avião. Logo em frente a poltrona 1A tem um mini self-service bar com revistas e algumas bebidas assim como o banheiro. Atrás deste bar fica o armário onde os comissários guardam as malas de bordo dos passageiros. Digamos que é um pouco não-prático afinal sempre que precisar precisa ir lá, abrir o armário e pegar. Mas são só 2 passos, então não é nenhum terror!

Entre os dois banheiros exclusivos da primeira classe está as escadas que dá acesso ao andar superior.

Olhem esta luminária – linda né?

Do lado esquerdo tem o mesmo bar.

O banheiro é super espaçoso, grande e tem até sofá. Há diversas flores – tanto no espelho quanto ao lado do sofá, assim como uma pia bem grande, toalhas individuais e produtos de beleza.

O vaso fica nesta última ‘almofada’ do sofá.

Você também pode pendurar sua roupa e levar o cabide para guardar no seu closet pessoal da poltrona.

E por fim fui conhecer o bar à bordo e confesso que é o mais bonito de todas as cias que oferecem este serviço. Ele fica localizado quase no fundo do avião – é preciso andar por toda a classe executiva até chegar lá. Enquanto eu estive lá tinha uma família com 2 crianças que ficaram o tempo todo correndo e brincando de jogar uma maçã (sim, a fruta!) um pro outro usando o balcão como se fosse a rede e gritando. E os pais não fizeram nada. Tudo bem que às vezes é difícil controlar os menores em trajetos longos mas eu acho que tudo tem um limite e um bar cheio de adultos que usam o ambiente para descontrair acabam ficando incomodados com tal fato. Eu mesmo fiquei, confesso pra vocês – não vou ser hipócrita!

Não esperei e voltei pro meu assento e pedi pro comissário me chamar quando o bar estivesse vazio pra tirar fotos – e depois de uns 40 minutos ele veio na minha poltrona e eu consegui fazer as imagens.

Além do lounge/bar ser super amplo o design dos móveis e disposição do sofá dão um toque especial ao ambiente.

O bar pode ser acessado tanto pelos passageiros da classe executiva quanto pelos da First – e atrás dele curiosamente ainda tem algumas fileiras da classe econômica.

As opções de bebidas alcóolicas no bar é super vasta e servem até KRUG – que no serviço de bordo fica restrito à First (se não me engano!).

IMG_3341 IMG_3340

O comissário foi tão gentil que disse que ia fechar todas as janelas e me mostrar todas as iluminações disponíveis do bar.

IMG_3343

Além das bebidas e até coquetéis tem também alguns snacks como mix de nuts, azeitonas e frutas.

IMG_3344

Estas iluminárias dão um “tcham”, não acham?

A minha iluminação favorita foi a roxa pois combina com a cor do balcão e a logo da Qatar então achei que ficou ideal!

Você pode sentar no sofá e apreciar a vista lá de fora. Por boa parte do tempo sobrevoamos sobre a Índia então a internet não funcionou.

IMG_3326

Voltei pro meu assento e veio o terceiro ponto negativo deste vôo – novamente pelo fato de ser diurno. Eles não oferecem turndown service – o serviço de abertura de cama.

Não que seja um problema ou esforço preparar a poltrona mas acredito que é um serviço diferencial que deveria ser prestado em todas as rotas onde tem Primeira Classe independente do horário.

Além disto não foi oferecido edredon e nem aquele “pad” para cobrir a cadeira – somente os travesseiros que já veio na poltrona e uma mantinha bem fraca. Ponto super negativo!

Eu suspendi a divisória e nestas fotos vocês conseguem ver que ela tampa praticamente metade do assento o que te dá uma ótima privacidade na hora de dormir.

O assento quando cama é amplo, confortável e bem espaçoso – quanto à isto não tenho nada o que reclamar.

Quase chegando em Doha foi oferecido um light snack – optei pelos espetinhos árabes de Kafta e Shawarma e Kibe.

IMG_3321

Ao desembarcar em Doha tinha uma funcionária me esperando com a plaquinha para me levar pro recém inaugurado Al Safwa Lounge – exclusivo para passageiros da primeira classe. Ela me explicou que todos os passageiros chegando em qualquer A380 de Primeira Classe com conexão tem este serviço em Doha.

IMG_3378

Bom pessoal, como vocês puderam ler eu fiquei um tanto quanto decepcionado com a Primeira Classe da Qatar no A380. Não pelo atendimento e nem cabine em si – quanto à isto a cia leva nota boa. Mas pelo simples fato da empresa fazer distinção e privilegiar passageiros que voam em trajetos noturnos com produtos superiores e mais elaborados.

Tomem por exemplo Lufthansa, Cathay Pacific, Asiana, Emirates – todas tem vôos diurnos e noturnos e o serviço é o exatamente o mesmo – sem diferença alguma – caviar, pijamas, turndown service, etc.

Então a minha dica é, se você vai viajar no A380 da Qatar opte por um vôo noturno para poder ter a experiência de curtir o melhor que a cia possa oferecer, já que no meu caso dei azar.

Com certeza voltaria a voar de novo afinal é um produto incrível, uma cabine linda e poltrona confortável.

Clique aqui e confira o Trip Report completo
Introdução - Em busca do status Executive Platinum
Sala VIP Admirals Club - Aeroporto de São Paulo (Guarulhos)
Primeira Classe da American Airlines no B777-300ER - São Paulo para Dallas
Classe Executiva da American Airlines no B777-300ER - Dallas para Hong Kong
Classe Executiva da Royal Jordanian no B787 - Hong Kong para Bangkok
Sala VIP THAI Royal Orchid - Aeroporto de Bangkok (BKK)
Primeira Classe da Qatar Airways no A380 - Bangkok para Doha
Sala VIP Al Safwa First Class Lounge da Qatar Airways - Aeroporto de Doha (DOH)
Classe Executiva da Qatar no B777-300ER - Doha para Cairo (Vendido como Primeira Classe)
Daytour em Cairo com a Cairo Overnight Tours
Four Seasons Cairo Nile Plaza
Cairo VIP Lounge - Aeroporto do Cairo (CAI)
Classe Executiva da Oman Air no B737 - Cairo para Muscat
Sala VIP Oman Air Business Class - Aeroporto de Muscat (MCT)
Classe Executiva da Oman Air no A330 - Muscat para Bangkok
Mandarin Oriental Bangkok
Sala VIP Cathay Pacific First and Business Class Lounge - Aeroporto de Bangkok (BKK)
Classe Executiva da Cathay Pacific no A330 (regional) - Bangkok para Hong Kong
Primeira Classe da American Airlines no B777-300ER - Hong Kong para Dallas
Sala VIP American Airlines Flagship Dining - Aeroporto de Dallas (DFW)
Classe Executiva da American Airlines no B767 - Dallas para Los Angeles
American Airlines Flagship Check-in e Flagship Lounge - Aeroporto de Los Angeles (LAX)
Classe Executiva da American Airlines no B787 - Los Angeles para São Paulo
Conclusão - Quantas milhas gastei e como emiti minhas passagens

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
9,4