Primeira Classe da Qatar no A380 – Paris para Doha

Cias Aéreas Primeira Classe 9

Por Fábio Vilela

Continuar Trip Report de 3 meses atrás ainda tá valendo? Yeah people, I know – me julguem! Mas vocês sabem que as coisas saíram um pouco do eixo, mas enfim – vida que segue!

Vôo Qatar Airways QR040 – 01/12/2017
Paris (CDG) – Doha (DOH)
Assento: 2A – Primeira Classe
Partida: 15:00 / Chegada: 23:30 / Duração: 6h20
Aeronave: A380

Acho que comparado com a Lufthansa, a Qatar é a segunda cia que eu mais viajei de Primeira Classe, portanto dispensa comentários e narrativas mais detalhadas sobre a cabine – e vamos focar só no serviço, ok?

A escada de dentro do avião que leva para o segundo andar é bem estilosa e eu acho esta decoração uma das mais impressionantes de todos os A380 disponíveis no mercado.

Peguei a poltrona 2A – a última do esquerdo.

O layout é 1-2-1 dividido em 2 fileiras totalizando 8 assentos – semi privados.

Demorou um pouco até os demais passageiros embarcarem então aproveitei para fazer um ensaio fotográfico enquanto a cabine era só minha, rs.

De todas as F’s de A380 que eu já voei – a da Qatar com certeza é uma das mais elegantes – tanto pelos detalhes quanto pelos materiais utilizados.

Além disto, a poltrona é super larga o que te permite movimentar de um lado para outro mesmo deitado.

O assento é bem auto-intuitivo de aprender a mexer – de um lado um pequeno tablet com controle da posição de assentos e do outro fico o joystick da TV.

Fone de ouvido noise-cancelling de boa qualidade.

O entretenimento de bordo é super completo e com uma vasta programação.

Além disto os passageiros da Primeira Classe recebem um voucher para usar a internet – máximo 200MB.

Durante o embarque só foi oferecido bebidas não-alcóolicas e café árabe com tâmaras – que eu AMO! A tripulação me disse que por causa da legislação de CDG não poderia servir em solo – alguém já passou por isto?

A nécessaire que vocês já estão acostumados era da Bric’s – de ótima qualidade.

Os produtos de higiene de beleza/higiene pessoal eram da Monte Vibiano.

Ainda em solo também foi distribuído o cardápio e a carta de vinhos.

Gosto do fato da Qatar oferecer até 5 azeites aromatizados.

O serviço por parte das comissárias foi bem satisfatório. Em Dezembro a Qatar estava servindo Taittinger na First como drink de boas vindas – não sei se isto mudou.

Depois trouxeram um suco energizante e bebidas com azeitonas – que estavam péssimas e amargas.

O serviço começou com 2 pedaços de frango e molho (tipo de maionese) – nunca vi algo tão simples e mal apresentado para uma primeira classe!

Para compensar logo depois veio o caviar – eu até achei que não seria servido pelo fato do vôo ser diurno – mas foi. Nota 10!

Pedi então o famoso Arabic Mezze – que sou fã – uma delícia!

Depois ainda completei com quibe.

E por fim, posta de bacalhau com molho de pimenta vermelha – supimpa!

Para complementar – prato de queijos e vinho doce.

E claro – duas sobremesas – o bolo de chocolate.

O famoso sorvete “gourmet” que eles oferecem.

E se não bastassem, ao final de tudo, você ainda recebe chocolates Godiva – ou seja, é para explodir mesmo!

Fui então no banheiro me trocar – que por sinal é enorme – tem até sofá como vocês já conhecem.

Nas gavetas da pia você encontra amenities como kit dental, kit de barba e pente.

Foi oferecido uma pequena manta (embalada) caso eu quisesse usar durante o trajeto junto com 2 travesseiros.

Pelo fato do voo ser diurno, a Qatar não oferece duvet, edredons, pijamas, etc – ponto negativo né?

Em contrapartida a poltrona é larga, espaçosa e confortável – sem reclamações.

A Qatar tem um grande defeito, que é fazer segmentação do serviço da primeira classe de acordo com o horário do voo. Conforme falei: em voos diurnos os passageiros da First não recebem pijamas, nem duvet, nem edredon e tão pouco o “turndown service” – e se o voo sair pela manhã, esquece o caviar também (exclusivo apenas p/ almoço e jantar).

Em contrapartida se o seu trajeto for noturno você já tem todos estes serviços a mais.

Agora eu pergunto – o passageiro que voa durante o dia com a mesma duração de tempo de voo, pelo mesmo preço, não precisa dormir confortável, é isto?

Minha opinião: ou você tem um serviço de qualidade e homogêneo na primeira classe ou é melhor não ter. Concordam?

Avaliação

Média
9.0
Publicidade
Publicidade

9 respostas para “Primeira Classe da Qatar no A380 – Paris para Doha”

  1. Claudio o souza disse:

    Tenho amigos que são pilotos da Qatar e uma coisa ruim eles fizeram tirarão o beneficio para amigos voarem na classe executiva com desconto aí quebrou nos uau

  2. Luiz disse:

    Olá Fabio.
    Acredito que os voos que saem as 02:00 am com 10hrs de duração estejam incluídos edredom, etc correto? Pelo horário do voo Sabe me informar qual é a primeira refeição servida (jantar, café da manhã)?
    Desculpe meu desconhecimento sobre as politicas e procedimentos nesse horário, se puder ajudar lhe agradeço.
    Abs.

  3. Marcos R disse:

    Quando o PdP noticiou a volta das emissões First no Smiles, ainda com 100 mil milhas, emitimos Sydney-Doha-Paris, que eu e minha esposa voamos no início de fevereiro. Nós já tinhamos voado em 2016 (também pelas instruções do Fabio) Doha-Bangkok-Doha, e, constatei que a qualidade se manteve, com os tradicionais altos e baixos da Qatar. O check-in em Sydney foi lento e confuso, a sala VIP da Qantas é apenas razoável (o Spa estava fechado), com jantar a la carte e atendimento “mais ou menos”. Não havia NENHUM comissário no momento da nossa entrada no avião, eram apenas três passageiros na F. Quando entregaram o welcome drink avisei a um comissário hiper simpático (do Sri Lanka, como tantos da Qatar) que iríamos jantar duas horas após a decolagem, ele anotou as nossas escolhas. Bastou o aviso de apertar os cintos se apagar surge uma outra pessoa abrindo a mesa e colocando a toalha. Avisei a ela que não era a hora escolhida para o jantar, ela me encarou de cara feia, apontou para a toalha e soltou um “Don´t want it?”. Eu sugeri a ela que consultasse o seu colega, logo depois ele veio se desculpar. O Jantar foi OK. Como a minha mulher não havia escolhido o Oscietra Caviar no jantar, pedi caviar como entrada do café da manhã, e fui atendido, ainda me disseram que haviam duas porções disponíveis. Ponto positivo! Na chegada em Doha não havia mais ninguém nos esperando na porta do avião, como era costume em 2016, seguimos direto para a sala Al Safwa, praticamente vazia. O intervalo dos vôos era de 2h35, e negaram acesso às suites. No entanto, próximo à sala “kids” existem agora cabines com chuveiro. Aqueles doces maravilhosos que o Fabio fotografou em 2016 já se foram, e o free shop exclusivo já não tem mais os produtos típicos do país, ou seja, a sala VIP já não é a mesma. Café da manhã no restaurante, comida OK, nada de espetacular. Sem auxilio seguimos até o gate para o vôo seguinte, dessa vez a tripulação da F era 100% feminina e bem inepta para atender uma primeira classe. O sistema de entretenimento estava inoperante, avisaram que era um problema em todo o avião e estavam consultando a base da empresa em Doha para resolver o problema. Como já tinha tomado café duas vezes (no vôo anterior e na sala Al Safwa) dispensei o café e fui passear pelo A-380, quando constatei que, no andar de baixo os passageiros da econômica estavam usando normalmente os seu monitores, bem como alguns da executiva também. Perguntei para a comissária da First, e ela inventou uma desculpa péssima (estão consertando aos poucos). O fato é que duas horas depois da decolagem, depois de umas vinte tentativas por parte da equipe, conseguiram ligar as TV´s. Ainda que o “amenity kit” seja bonito, antes havia um vidro de 30ml de perfume Armani, agora não tem mais perfume francês na necesssaire. Ou seja, continua faltando um diferencial na Qatar para ter um primeira classe memorável, ainda que a poltrona e a cabine sejam funcionais e muito bonitas.

  4. Gustavo disse:

    Até uns 2 meses atrás era muito fácil encontrar First no Smiles por 120.000 de Paris para Bangkok. A disponibilidade nas rotas que agora têm qsuite ficou complicado.
    Não sinto necessidade de voar primeira classe, principalmente num voo diurno. First que não seja suite então…

    • Fábio Vilela disse:

      Gustavo,
      Pelo o que eu saiba a Qatar removeu o A380 da Bangkok por isto não aparece mais no Smiles.

      • Gustavo disse:

        Fábio, não sei se ja cobriu o programa de fidelidade da Etihad, mas ontem decidi “estudá-lo” e fiquei impressionado como há muita disponibilidade por poucos pontos. Vi muita opção de business por 40.000 pontos apenas. Para quem não tem cartão que transfere 1:1 até acho que vale apenas transferir os pontos livelo, que tem deságio. Fica mais em conta do que emitir Biz capenga no Smiles e igual a tabela do Amigo

Deixe uma resposta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis