Primeira Classe da TAM no A330 – São Paulo para Nova York

Meu check-in foi feito no guichê da Premium Business no T3 e eu esperei meu vôo na sala VIP Latam e que não vou postar novamente pois tem inúmeros relatos aqui no site.

OBS: Tem coisa pior do que este papelzinho do cartão de embarque? Sei que é sustentável e tudo mais, mas aff, eu odeio! Prefiro aqueles mais rígidos.

Aliás, para quem não sabe os vôos para Nova York da TAM tem saído do Terminal 2, então é bom você reservar pelo menos uns 15-20 minutos antes do horário do embarque pois a caminhada é longa e lá não tem sala VIP para esperar.

Neste dia meu trajeto foi operado por um A330 – que são as aeronaves mais antigas da TAM e que ainda possuem a cabine de primeira classe. Eu estava na executiva e gentilmente a TAM me convidou para viajar na poltrona da First – mas claro, recebendo serviço de business. Pelo o que me foi informado, alguns clientes fidelidade Black e Vermelho Plus também tem conseguido como benefício voar lá na frente, e caso não tenha ninguém elegível, a cabine vai vazia já que todos os assentos são bloqueados.

Vôo TAM JJ8080 – 13/10/2015
São Paulo (GRU) ✈ Nova York (JFK)
Assento: 1A – Primeira Classe
Partida: 23:00 / Chegada: 08:00 / Duração: 10h
Aeronave: A330

Um agente do Special Service me acompanhou durante todo o trajeto até a porta da aeronave quando me apresentou pra chefe de cabine durante o embarque.

Passei pela executiva – que não foi e não vai ser reformada já que a TAM vai devolver todos os A330 com a chegada dos novos A350. Notem que os dois últimos assentos da esquerda são diferentes (são retrofitados da primeira executiva que a TAM teve no A330 quando eles chegaram) pois são de uso de descanso da tripulação. Não sei o motivo específico de serem outro modelo – se é por conforto ou algo do tipo.

Já na antiga “First” o layout é 1-2-1. Neste meu vôo em específico todos foram ocupados por outros clientes elite da cia. Mesmo as cabines sendo separadas, a cortina entre a Executiva e a Primeira fica aberta o tempo todo, para não haver diferenciação entre as cabines.

Eu já havia viajado algumas vezes nesta First e por mais que não seja um produto muito atual o conforto da poltrona é ótimo tanto para dormir quanto para relaxar. Notem que quem viaja no meio tem a possibilidade de ir mais perto do colega do lado apesar de ter uma pequena e discreta divisória entre eles.

Conforme falei pra vocês meu assento foi o 1A que fica na lateral ao lado da janela.

Vejam que o espaço da poltrona em si é bem considerável.

O descanso dos pés (apesar de ir afunilando) ainda tem um tamanho suficiente para permitir que você se mova sem problemas enquanto estiver deitado.

TAM Primeira Classe A330 - 1

Ao lado dele tem um pequeno armário onde você pode guardar suas coisas como sapatos, etc.

TAM Primeira Classe A330 - 2

O controle de ajustes da poltrona tem 3 posições pré-estabelecidas além de ajustes manuais.

TAM Primeira Classe A330 - 3

O entretenimento de bordo tem um interface bem antiga e um certo delay entre o momento que você aperta o controle até a TV responder.

TAM Primeira Classe A330 - 25

A qualidade não é das melhores e o fato da TV ficar bem longe do assento prejudica já que ela tem um tamanho “pequeno” se comparado à distância.

TAM Primeira Classe A330 - 26

Luz de leitura individual com ajuste de intensidade.

TAM Primeira Classe A330 - 4

Os fones apesar de serem noise-cancelling não tapam todo o ouvido.

TAM Primeira Classe A330 - 18

O amenity kit tem permanecido os mesmos dos últimos vôos que fiz com produtos da marca Rituals.

TAM Primeira Classe A330 - 17

Antes de decolarmos foi oferecido espumante com castanhas. Nesta foto ficou parecendo que tinha algo no meu copo né? Mas não tinha não!

TAM Primeira Classe A330 - 5

E logo foi entregue o cardápio e a carta de vinhos.

TAM Primeira Classe A330 - 6 TAM Primeira Classe A330 - 7 TAM Primeira Classe A330 - 8 TAM Primeira Classe A330 - 9 TAM Primeira Classe A330 - 10 TAM Primeira Classe A330 - 11 TAM Primeira Classe A330 - 12 TAM Primeira Classe A330 - 13 TAM Primeira Classe A330 - 14 TAM Primeira Classe A330 - 15 TAM Primeira Classe A330 - 16

Uma coisa que acho bacana no serviço de café da manhã da TAM é o folheto que você assinala as opções que você deseja assim a comissária já chega com sua bandeja pronta.

TAM Primeira Classe A330 - 33 TAM Primeira Classe A330 - 32

O serviço – conforme já falei – foi todo de business. As comissárias extremamente educadas e super solicitas durante todo o vôo e também no serviço.

Como vocês já sabem o esquema de refeição da TAM é o famoso “bandejão”, ou seja, vem tudo de uma vez. Já falei aqui inúmeras vezes que não aprovo pois gosto de comer devagar. Por ex. enquanto tomo a sopa, meu prato principal vai esfriando por causa do ar, por isto eu particularmente não gosto.

Eu optei  pela massa (sorrentinos de alcachofras)  como prato principal que por sinal estava boa. Ahh, neste caso a sopa é considerada a “entrada”. Nem preciso falar nada né?

Vejam que não há lugar para colocar os pães que elas servem, justamente pelo fato da bandeja já ficar bastante cheia. Aí elas colocam onde há espaço, rs.

TAM Primeira Classe A330 - 27 TAM Primeira Classe A330 - 28 TAM Primeira Classe A330 - 29

Não comi a salada pois acho que falta um molho consistente mais cremoso – só azeite e vinagre não dá, rs.

TAM Primeira Classe A330 - 30

E de sobremesa sorvete Haagen-Dazs e um chocolatezinho antes de dormir. Ainda acho que a TAM tinha que oferecer uma colher menor pois esta mal cabe no potinho.

TAM Primeira Classe A330 - 31

Não há serviço de abertura de cama (turn-down service) por isto eu mesmo preparei a minha. A poltrona como vocês podem ver é total flatbed e oferece um espaço suficiente para um adulto grande dormir com conforto.

Eu estou cada vez mais craque na arte de fazer uma cama. Vocês não acham? Rs.

Olha se não esta foto não é digna?! 😛

Pedi um travesseiro extra e também outra manta, assim forrei o assento e usei a segunda pra me cobrir. Dormi igual um bebê até quando fui despertado quase chegando em NY para o café da manhã.

Conforme solicitado naquele papelzinho que mostrei pra vocês, o café da manhã chegou já pronto com as opções que eu havia pedido. Gostei!

TAM Primeira Classe A330 - 39

Bom, meu vôo foi super tranquilo e agradável. O conforto da poltrona fez toda a diferença, afinal quando pagamos mais caro para voar com mais espaço o mínimo que se espera é uma noite bem dormida né? Com certeza se eu estivesse ido na business antiga não teria tido um descanso apropriado pois a cadeira “tobogã” não é nada confortável! O serviço “bandejão” continua sendo um downfall e eu acho realmente uma pena uma cia servir na classe executiva desta maneira. Eu não aprovo, e vocês?

Pode parecer redundante e repetitivo mas eu faço questão de sempre agradecer todo o time do Special Service da TAM que me trata com um carinho e atenção super especial em qualquer situação nos aeroportos quando estou voando JJ. Eu sou fã numero 1 e pra mim, eles fazem do atendimento exclusivo a grande diferença da cia.

Bom, espero que tenham gostado de mais um relato!

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
8,0