Primeira Classe da United no B777 – São Paulo para Chicago

Cias Aéreas Primeira Classe

Por Fábio Vilela

Na hora de embarcar em GRU os passageiros da Primeira Classe e com status Global Services tem uma fila prioritária e especial para entrar no avião. Logo após as prioridades estabelecidas por lei, fomos chamados.

Vôo United UA 844 – 28/06/2015
São Paulo (GRU) ✈ Chicago (ORD)
Assento: 2K – Primeira Classe
Partida: 22:20 / Chegada: 06:55+1 / Duração: 10h35 
Aeronave: B777-200

O layout da primeira classe é 1-2-1 dividido em 2 fileiras, garantindo assim acesso ao corredor para todos os passageiros.

United First Class Primeira Classe-01

Notem que as poltronas do meio apesar de serem juntas ficam viradas para lado opostos, o que pode por ventura prejudicar a comunicação durante o vôo, rs.

Uma curiosidade: entre a Primeira Classe e a executiva não havia cortinas – foi a primeira vez que vi duas cabines diferentes sem “divisão”.

IMG_0040

Assim que embarquei já fui encaminhado para o meu assento 2k pela comissária. Apesar de não ser um modelo muito atual, eu gosto deste “design” com estas curvas que envolvem a poltrona.

United First Class Primeira Classe-03

Na poltrona estavam o duvet, cobertor 2 travesseiros e o amenity kit.

United First Class Primeira Classe-04

O descanso dos pés era amplo e confortável – Se você está pensando em chamar alguém pra sentar aí pra conversar ou jantar (que em algumas cias é possível, desiste!) Além do banquinho não aguentar, não é permitido.

United First Class Primeira Classe-010

Uma curiosidade deste assento é que o cinto é de 3 pontas – igual de carro. Neste caso você só tem que usar a terceira faixa pra pouso e decolagem. Em vôo de cruzeiro somente o cinto normal.

United First Class Primeira Classe-05

Ao lado direito do console estavam compartimentos para guardar pertences pessoais, tomada, controle da posição do assento, joystick do entretenimento de bordo e entrada USB e multimídia.

United First Class Primeira Classe-06 United First Class Primeira Classe-028 United First Class Primeira Classe-07

Já do lado esquerdo tem um compartimento logo na altura do ombro. Para abrir basta pressionar este botão.

United First Class Primeira Classe-09 United First Class Primeira Classe-08

E embaixo dele outro maior que foi onde eu guardei meus sapatos.

United First Class Primeira Classe-027

O fone de ouvido – apesar de ser classificado como noise cancelling – era de uma qualidade muito inferior com aparência de ser descartável. Pelo fato dele não cobrir toda a orelha acaba que o barulho externo prejudica a audição do entretenimento de bordo.

United First Class Primeira Classe-011

O entretenimento de bordo era bem completo com diversas opções de filmes, áudios, séries, etc.

United First Class Primeira Classe-030

O welcome drink foi servido em copo de plástico – não sei se é devido ao fato do avião ainda estar em solo ou por questões de segurança. Depois da decolagem foram usados copos de vidro normalmente.

IMG_0135

 

O amenity kit veio nesta bolsa – enorme por sinal.

United First Class Primeira Classe-024

Como a United é a cia aérea oficial do PGA Tour, veio alguns itens de gold no kit como aqueles pinos que você coloca na grama para equilibrar a bola.

United First Class Primeira Classe-025

Para uma First Class achei o kit bem “business class”. Aliás, deveriam oferecer pijamas e pantufas afinal além de dormir mais confortável ninguém quer chegar amarrotado no destino final né? Eu sempre levo meu pijama, mas para quem não tem este costume, acaba saindo prejudicado.

United First Class Primeira Classe-026

A cereja do bolo foi o wifi a bordo com ótima velocidade, qualidade e um preço super camarada – U$17.00 para o vôo todo. Eu considero wifi um diferencial enorme em um vôo longo  – acho essencial hoje em dia.

 

United First Class Primeira Classe-031

 

Bom, logo depois da minha sessão fotográfica, rs, recebi o cardápio – ainda em solo – para poder decidir a refeição.

United First Class Primeira Classe-012  United First Class Primeira Classe-013 United First Class Primeira Classe-014 United First Class Primeira Classe-015 United First Class Primeira Classe-016 United First Class Primeira Classe-017 United First Class Primeira Classe-018

A tripulação deste vôo foi nota 10! Super educadas, solicitas e de bom humor. Tinha uma senhora mais “cheinha”, uma querida por sinal, que toda vez que vinha no meu assento me falava que lá era “The best place in the house”. Eu perguntei o porque e ela me disse porque eu deixava meu ar condicionado ligado no máximo e ela quando ia me servir se refrescava (ela me disse isso se abanando, rs). Olha que coisa mais fofa do mundo! 😉

O serviço foi bem completo: castanhas, canapés, sopa, salada, prato principal e sobremesa.

United First Class Primeira Classe-032 United First Class Primeira Classe-034

Só a apresentação desta entrada que achei meio “feinha”.

United First Class Primeira Classe-033 United First Class Primeira Classe-035

O molho da salada você opta na hora se quer o cremoso ou o vinagrete. Além disto pode escolher croutons também. Achei a salada extremamente gelada, acredito que ela devia estar em algum cooler.

United First Class Primeira Classe-036

O salmão com molho cremoso de gengibre estava demais!

United First Class Primeira Classe-037

E este Sundae gente? Como lidar com esta bomba deliciosa? Ele é servido no esquema “half” self-service. A comissária coloca apenas o sorvete de creme e você escolhe todos os adicionais como calda, castanhas, chantilly, etc. Melhor que qualquer sobremesa gourmet!

United First Class Primeira Classe-039

Depois do jantar pedi pra comissária fazer minha cama – o serviço chamado de turn-down service. Antes dela começar fiz umas fotos do assento na posição horizontal para vocês verem que ele fica total flatbed.

United First Class Primeira Classe-019 United First Class Primeira Classe-020

Apesar de não ser uma suíte, o fato da poltrona ter esta curvatura no “casulo” te garante mais privacidade na hora que estiver deitado – ponto positivo.

United First Class Primeira Classe-021

O assento emenda perfeitamente com o descanso dos pés se transformando em uma cama.

United First Class Primeira Classe-023

O encosto dos braços são móveis e você pode abaixá-los para poder ganhar mais espaço.

United First Class Primeira Classe-029

Assim que voltei do banheiro a cama já estava pronta. Eles forram o assento com um duvet e só depois colocam o edredon.

United First Class Primeira Classe-040

Gosto muito quando as cias oferecem 2 travesseiros – nunca acho que 1 é o suficiente, e vocês?

United First Class Primeira Classe-041 United First Class Primeira Classe-042

Na galley da primeira classe um mini bar fica exposto à disposição dos passageiros com bebidas e castanhas. Poderia ter uns snacks também né? Afinal de vez em quando bate aquela fome no meio da madrugada.

United First Class Primeira Classe-043

Quase chegando em Chicago fui despertado para o café da manhã. Eu optei somente pelo cereal, mas tinha a opção quente com ovos também.

United First Class Primeira Classe-045

E antes de desembarcar recebemos um chocolate com esta toalhinha.

IMG_0252

O que fez desta minha experiência ser tão positiva (além do produto em si) foi a tripulação – realmente quando você pega uma crew disposta, bem humorada e pronta a ajudar não tem como ter uma viagem ruim. Nota 10!

Sempre gosto de deixar claro que não podemos comparar Primeira Classe de cias americanas com Asiáticas ou do Oriente Médio – pois são dois universos completamente diferentes. Apesar do produto ser mais “simples” e “reduzido”, considero que a United entrega um serviço de qualidade, consistente e profissional para quem busca viajar com mais privacidade e conforto do que na classe executiva.

E vocês, já viajaram de First na United? Como foi?

Avaliação

Média
8.6

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis